You are on page 1of 9

GRAVIDEZ E LACTAO Ovognese O nmero dos ocitos primrios no aumenta aps o nascimento. Ficam latentes nos ovrios at a puberdade.

Antes do nascimento, o ocito primrio inicia sua primeira diviso meitica e para na prfase. Com a maturao do folculo, o ocito primrio aumenta de tamanho pelo surgimento da zona pelcida. Logo antes da ovulao se completa a primeira diviso meitica, formando ovcito secundrio e o primeiro corpsculo polar (que logo se degenera) e comea a segunda diviso meitica, que para na metfase. Com a fecundao, a segunda diviso meitica completada formando ovcito maduro e o segundo corpsculo polar, aps o mesmo se degenerar, a maturao se completa. Captao Ovular e Fecundao Por ocasio da ovulao, as fmbrias tubrias se acoplam sobre a superfcie ovariana, particularmente na rea do estigma. O vulo expulso captado pela trompa. Ser encaminhado para a zona ampolar, graas atividade rtmica ciliar e s contraes tubrias, que o encaminharo no sentido do stio tubouterino. Apesar do imenso nmero de espermatozides (sptz) encontrado no material ejaculado, apenas uma parte deles consegue atingir a trompa, e s poucas centenas alcanam o local de fecundao. Numerosos sptz envolvem o vulo no local da fecundao. No processo de penetrao ovular, surgem no acrossomo (parte anterior da cabea do espermatozide) pequenos poros por onde so excretadas enzimas: acrosina, neuraminidase e hialuronidases, com capacidade de lisar e afastas as estruturas da zona pelcida e da corona radiata. A penetrao da zona pelcida facilitada pela protena ZP3. A penetrao da zona pelo primeiro sptz cria uma barreira contra a entrada dos outros, devido captao de Ca++ pelo vulo causando despolarizao da sua membrana plasmtica e liberando proteases e glicosidases contidas em grnulos no vulo. Esse processo altera as glicoprotenas da superfcie zonal, como ZP3, de forma que o vulo passa a rejeitar, em vez de atrair outros sptz, impedindo a penetrao completa daqueles que haviam penetrado parcialmente. Isso impede a poliploidia. O ocito secundrio completa a segunda diviso, formando vulo maduro, o ncleo desta forma o pr-ncleo feminino. O segundo corpsculo polar formado liberado, deixando o vulo em estado haplide, isto , com 23 pares de cromossomos. O sptz dentro do citoplasma do vulo perde a cauda e a cabea cresce para formar o pr-ncleo masculino que tambm haplide. Assim pela fecundao ou fertilizao, os dois pr-ncleos geram um fuso sobre o qual se distribuem os cromossomos, sendo criado um novo indivduo diplide com 46 pares de cromossomos. Migrao e Nidao Ovular A medida que o zigoto passa pela tuba este vai sofrendo divises celulares mitticas (clivagem). O transporte do ovo pela trompa se faz s custas da atividade sinrgica da contratilidade, do aparelho ciliar e das secrees tubrias. Dura em torno de 3-4 dias.

O zigoto na forma de blastocisto chega na cavidade endometrial em torno de 6-7 dias aps fecundao. Cerca de 4 dias fica livre sem capacidade de implantar devido o trofoblasto imaturo. Atingida essa capacidade o trofoblasto segrega enzimas proteolticas que lisam as clulas do endomtrio, forando a penetrao do zigoto no endomtrio. H uma coincidncia com as condies endomtrio-deciduais favorecendo a nidao. uma perfeita sincronia entre a receptividade endometrial e a capacidade de implantao do trofoblasto. Nos 11-12 dias, o blastocisto se apresenta completamente includo no endomtrio. Hormnios elaborados pelo trofoblasto (gonadotrofinas corinicas) invadem a circulao materna. Atuando sobre o corpo lteo menstrual (ao luteotrfica), provocam seu maior desenvolvimento, com conseqente maior produo de progesterona e transformao de endomtrio secretor em decdua gravdica. Favorecendo o desenvolvimento embrionrio. A decdua gravdica ocorre em toda a cavidade uterina. Forma uma barreira mecnica e imunolgica contra qualquer invaso adicional da parede uterina pelo embrio. Funciona como rgo endcrino, produz: prolactina, relaxina, prostaglandinas, outras molculas com ao sobre os msculos do tero e sobre as membranas fetais (crion e mnion). Placenta O desenvolvimento comea no momento da implantao, isto , no 6 dia quando o blastocisto inicia a invaso do endomtrio. No trmino da 2 semana, o blastocisto penetrou completamente o endomtrio, momento que o local no estava bem reepitelizado. Esta data coincide com 28 dia do ciclo, podendo induzir ao erro, achando ser menstrual. O trofoblasto se adelgaa formando as vilosidades primrias. No decurso da terceira semana, forma-se as vilosidades secundrias. No 20 dia aps concepo aparecem os primeiros capilares fetais, concluindo as vilosidades tercirias. Logo aps o estabelecimento da circulao fetal intraplacentria, determinada pelo aparecimento das vilosidades tercirias, o sangue materno mantm contato com o sangue fetal pela barreira placentria. No final do 3 ms, a placenta se apresenta com forma discide, fixada na parede uterina pela face materna (placa basal). Sua face fetal (placa corial) fica na direo da cavidade amnitica. O sangue fetal flui por duas artrias umbilicais, seguindo pelos capilares das vilosidades e, por fim, de volta ao feto atravs de veia umbilical nica. As dimenses da placenta oscilam de 15 a 20 cm, e a espessura, de 1 a 3 cm. O peso mdio de 450 g (no termo). A placenta tem trs funes principais: 1) Metablica 2) Endcrina 3) De trocas Placenta - Metablica Principalmente no incio da gestao, a placenta sintetiza glicognio, colesterol e cidos graxos, e muito provavelmente, funciona como reservatrio de nutrientes e de energia para o embrio. Seu papel metablico est vinculado s outras funes primordiais, endcrinas e de trocas.

Placenta - De Trocas A principal funo da placenta consiste em propiciar a difuso de nutrientes e oxignio do sangue materno para o sangue fetal, bem como difuso de produtos de excreo do feto para a me. Nos primeiros meses, a membrana placentria ainda espessa, tendo a permeabilidade baixa. Por outro lado, no final da gravidez, a permeabilidade aumenta, devido o adelgaamento das camadas de difuso da membrana e devido expanso acentuada da rea da superfcie pelo crescimento, produzindo um aumento da difuso placentria. Vrios mecanismos contribuem para a passagem das substncias de um a outro compartimento. Placenta - Oxignio O O2 dissolvido nos sangue materno passa por difuso simples para o sangue fetal. O sangue fetal transporta excelente quantidade de O2 mesmo com PO2 baixa, devido: a hemoglobina fetal transportar 20 a 50% a mais de O2 do que a hemoglobina materna; a concentrao de hemoglobina no sangue fetal ser de 50% maior que a do sangue materno; pelo duplo efeito de Bohr: Efeito Bohr: variao da curva de dissociao oxignio-hemoglobina. ( PH acidez afinidade de Hb com O2, resultando liberao de O2 ) O sangue venoso fetal que entra na placenta transporta CO2 (cido), este se difunde para o sangue materno, com a perda de CO2 o sangue fetal fica alcalino (pobre em CO2) e o sangue materno fica mais cido (rico em CO2). Essas alteraes determinam capacidade de combinao do sangue fetal com o O2 e da ligao de O2 com hemoglobina no sangue materno. Isso fora uma quantidade maior de O2 pelo sangue fetal. Placenta - Dixido de Carbono O CO2 continuamente formado nos tecidos fetais. A nica maneira de excretar pela placenta. A PCO2 do sangue fetal mais alta que a do sangue materno. Esse pequeno gradiente atravs da membrana mais que suficiente para permitir sua difuso, devido extrema solubilidade do CO2 na membrana, permitindo difuso cerca de 20 vezes mais rapidamente do que o oxignio. Placenta - Excreo de produtos Esses produtos incluem, especialmente, os nitrognios no-proticos, como uria, o cido rico e a creatinina. O nvel de uria maior no sangue fetal que materno. Ela se difunde com grande facilidade pela placenta. A creatinina no se difunde facilmente, e est em nvel aumentado no sangue fetal que materno. A excreo ocorre em conseqncia dos gradientes de difuso da membrana placentria. Isto devido nveis mais elevados dos produtos no sangue fetal que o materno.

Placenta Endcrina A gravidez se acompanha de modificaes endcrinas nos compartimentos materno, placentrio e fetal que se relacionam intimamente. A placenta elabora hormnios proticos e esterides. um rgo incompleto, pois para sintetiz-los necessita de precursores no s maternos, mas principalmente, fetais. O vilo corial produz: Hormnio Gonadotrfico Corinico ou Gonadotrofina Corinica Humana (HCG) Somatotrfico corinico ou somatomamotropina corinica humana (HCS) ou Lactognio Placentrio Humano (HPL) Hormnio Tireotrfico Corinico (HCT) Hormnio Corticotrfico Corinico (HCC) Hormnios corinicos similares aos fatores liberadores e inibidores hipotalmicos: HCG uma glicoprotena com peso molecular de 39000, formada por duas subunidades, uma subunidade e uma subunidade . Forma-se no sinciciotrofoblasto. A subunidade idntica do TSH, LH e FSH, enquanto a subunidade tem 80% de homologia com a subunidade do LH. A secreo desse hormnio pode ser detectada pela primeira vez no sangue dentro de 8 a 9 dias aps ovulao, pouco depois da implantao do blastocisto no endomtrio. A secreo aumenta rapidamente com cerca de 9 a 12 semanas, quando comea diminuir entre 16 e 20 semanas o qual permanece baixo at o fim da gravidez. Atua no incio da gestao como estmulo para manuteno funcional e morfolgica do corpo lteo. como LH hipofisrio, tem ao luteotrfica. Protege o ovo, que se comporta como enxerto, da rejeio imunolgica materna. Estimula dentro do prprio sinciciotrofoblasto a sntese de esterides, atravs da ativao do sistema enzimtico glicognio-fosforilase e da aromatase, aromatizando os precursores C-19, transformando-os em estrgenos. Tem atividade tireotrfica intrnseca. Contudo, em base molecular, calcula-se que possua apenas 1/4000 da potncia do TSH humano. Altssimas concentraes de HCG podem induzir quadro de hipertireoidismo. Receptores do HCG so encontrados no endomtrio e miomtrio podendo inibir contraes induzidas pela ocitocina. Assim sendo, contribui para a quiescncia uterina, especialmente no incio da gravidez. Na diferenciao sexual para o feto do sexo masculino, a HCG estimula as clulas de Leydig fetais em torno da 9 semana para produzir andrgenos. Outros rgos como testculo, ovrio, timo e, principalmente, o rim tambm sintetiza a HCG. O HCG pode estimular a produo de relaxina, que produzido primeiramente pelo corpo lteo e mais tarde pela placenta. Esta aumenta a flexibilidade da snfise pbica e dos ligamentos das articulaes sacroilaca e sacrococcgea, ajudando a dilatar o colo uterino durante o trabalho de parto. Hormnio liberador de gonadotrofina hipofisria (LHRH ou GnRH) Hormnio liberador de tireotrofina(TRH) Somatostatina (inibidor do Somatotrfico) Hormnio liberador de corticotropina (CRH)

HPL Comea a ser secretada pela placenta em torno da 4 semana de gestao. Aumenta na mesma proporo da massa placentria, alcanando os nveis mximos aps 32 semanas, permanecendo relativamente constante depois disso. Facilita a preparao das glndulas mamrias para a lactao. Promove a liberao de cidos graxos a partir do tecido adiposo, fornecendo fonte alternativa de glicose para produo de ATP pela me. Induz a diminuio da sensibilidade insulina e da utilizao de glicose na me, determinando maior disponibilidade de glicose para o feto. HCT O soro da gestante tem efeito estimulante sobre a tireide durante toda a gestao. Alcana maior nvel no fim do primeiro trimestre. CRH (Hormnio Liberador de Corticotropina) So anlogos aos neuro-hormnios sintetizado pelo hipotlamo, e tambm formado no citotrofoblasto do vilo corial. considerado como relgio que estabelece as condies do nascimento. A secreo comea por volta da 12 semana e aumenta muito at o final da gravidez. O CRH proveniente da placenta tem um segundo efeito, aumenta a secreo de cortisol (necessrio para o amadurecimento dos pulmes fetais e para a produo de surfactante). Progesterona Durante as 2 primeiras semanas de gestao, ela estimula as glndulas tubrias e endometriais a secretarem os nutrientes de que depende o zigoto. A placenta comea a produzir progesterona em torno de 6 semanas e com 12 semanas j produz quantidade suficiente para substituir a produo feita pelo corpo lteo. Mantm o revestimento decidual do tero. A maior parte produzida pelo sinciciotrofoblasto, a partir de precursores do colesterol, de origem materna. exclusivamente uma interao materno-placentrias sem nenhuma contribuio fetal. Modula secreo de HCG e do lactognio placentrio humano. Inibe as contraes uterinas, em parte por inibir a produo de prostaglandinas e em parte por reduzir a sensibilidade a ocitocina. Impede a expulso prematura do feto. Estimula as bolsas alveolares das glndulas mamarias e aprimorar a capacidade de secretar leite. Estimula o centro respiratrio materno a aumentar a ventilao, que ajuda a dissipar maior quantidade de CO2, produzida pela mulher e por seu feto. Estrognio A produo envolve uma contribuio materna, placentria e fetal. No incio da gestao produzido pelo corpo lteo sob estimulao da HCG e depois pela placenta, porm para completar a sntese depende dos precursores dos hormnios esterides tanto materno como fetal. Em associao com a relaxina promove um relaxamento e amolecimento dos ligamentos plvicos e da snfise pubiana para melhor acomodar o tero em expanso. Atua no fluxo teroplacentrio aumentando-o.

Estimula a formao da PRL hipofisria, bloqueando os receptores prolactnicos mamrios inibindo a lactognese na gestao. Estimula a hiperplasia e hipertrofia das fibras musculares uterinas e sua atividade contrtil ao acionar a produo das prostaglandinas. Estimula a fora contrtil do miocrdio para aumentar o dbito cardaco na gravidez. Adaptao do Organismo Materno Gravidez A interao me-feto funciona como enxerto, induzindo alteraes fisiolgicas na me, denominadas, no seu conjunto como adaptao do organismo materno gravidez. Essas alteraes antecipam-se s demandas da gravidez e ocorrem muitas vezes antes de o ovo estar suficientemente desenvolvido para exigir grande suprimento. As alteraes fisiolgicas observadas na gravidez decorrem, principalmente, de fatores hormonais e mecnicos. Alteraes Circulatrias Maternas - Sistmicas o ajustamento contnuo do volume sangneo ao tamanho do leito vascular, de maneira que uma adequada e abundante corrente sangnea seja disponvel ao ventrculo esquerdo. So 4 adaptaes: 1) volume plasmtico: maior oferta de nutrientes e oxignio ao concepto 2) dbito cardaco: devido ao aumento do volume sistlico na 8 semana 3) resistncia vascular perifrica: alteraes bioqumicas nos vasos maternos no sistema das prostaglandinas, PGI2 TXA2, levando VD generalizada 4) reatividade vascular: os vasos serem insensveis aos efeitos vasoconstritores da angiotensina II, catecolaminas e outras substncias Alteraes Circulatrias Maternas Uterina Os mecanismos envolvidos esto direcionados a melhorar a perfuso uteroplacentria. So 3 adaptaes: 1) a invaso do trofoblasto na arterola espiralada destri a musculatura: resistncia, presso e fluxo 2) diminuio da resistncia uterina ao fluxo 3) aumento com redistribuio do fluxo uterino Alteraes Metablicas e Nutricionais Maternas A gestao visa fornecer as melhores condies para o crescimento fetal. Alteraes Metablicas: Metabolismo Protico: incorporado 1Kg de protenas pelo organismo materno, metade usado no organismo fetal e outra metade adicionada como protena contrtil uterina, glndula mamria e sangue materno na forma de hemoglobina. Metabolismo das gorduras: a gordura fonte de energia para gastos musculares maternos. A concentrao plasmtica de lipdeos e de lipo e apoprotenas aumenta na gestao. O LDL tem o seu pico na 36 semana decorre do efeito heptico do estradiol e da progesterona, inclusive a queda na LDL antes do temo paralela queda na relao estradiol-progesterona.

O HDL tem seu pico na 25 semana e diminui at a 32 semana e permanece constante at o final da gestao. Isso ocorre por ao estrognica. O declnio aps 24 semana coincide com o incio da resistncia insulina e do aumento dos nveis de insulina circulante. Metabolismo da gua: a reteno de gua mediada pelo aumento da osmolaridade com induo do centro da sede e liberao do ADH. Ganho de peso: At a 27 semana, pequena parte deste ganho decorre do feto e a maior parte da estocagem materna de gordura. Aps a 27 semana, o ganho de peso materno s depende do feto, havendo estabilizao ou perda de tecido adiposo materno. Modificaes Gravdicas Gerais conseqncia das alteraes circulatrias e metablicas-nutricionais. Aparelho circulatrio: h um aumento da rea cardaca, da freqncia cardaca e do consumo de O2. importante ter cautela na interpretao da ausculta cardaca da gestante devido ao aparecimento de um sopro sistlico (90% das gestantes) e a interpretao do eletrocardiograma, porque ocorre um desvio do eixo eltrico para a esquerda em funo da alterao de posio do corao. Alteraes sangneas: devido aumento da volemia plasmtica ocorre alteraes no hematcrito e no metabolismo do ferro. H queda da hemoglobina, hemcias e hematcrito e, em conseqncia diminuio da viscosidade. Aparelho urinrio: em decorrncia do aumento da vascularizao e do espao intersticial, o rim aumenta cerca de 1cm na gravidez e demora 6 meses aps o parto para retornar ao normal. O sistema excretor formado por fibras vasculares lisas. Este sistema sofre ao relaxante da prostaciclina, levando a hipotonia e estase de urina, resultando em maior incidncia das infeces urinrias durante a gravidez. Este fenmeno mais observado no lado direito devido a dextrorrotao uterina. Sistema respiratrio: o aumento da volemia e dbito cardaco determina o aumento do volume corrente pulmonar, a fim de permitir adequada oxigenao. Isso aumenta o volume minuto dando respiraes mais profundas e freqentes. Aparelho digestivo: o objetivo aumento da absoro de nutrientes para o feto. H um aumento do apetite e sede no 1 trimestre devido aumento da progesterona. Pela ao das prostaciclinas h uma lentido da evoluo do bolo alimentar. No estmago devido a hipotonia h maior tempo de esvaziamento gstrico . Em decorrncia do crescimento do tero e o aumento da presso abdominal associado ao relaxamento da crdia ocorre facilmente refluxo gastroesofgico. No intestino grosso pela lentido do bolo alimentar e devido a maior reabsoro da gua ocorre obstipao. Na vescula biliar a bile fica mais tempo em seu interior ocasionando clculos. Pele: o aumento da vascularizao ao nvel da pele ocasiona o aparecimento de eritema palmar. O aumento do hormnio melanotrfico eleva a pigmentao dando o melasma (cloasma) e pigmentao da linha alba (linha nigra) e a vasodilatao generalizada ocasiona elevao da temperatura. Postura e deambulao: com o decorrer da gestao o centro da gravidade se desvia para diante. Todo o corpo se joga para trs para manter o equilbrio, surge a lordose da coluna lombar. Os passos oscilantes, mais curtos, lembram a deambulao dos gansos marcha anserina.

Parto O tero fica progressivamente mais excitvel no final da gravidez. A causa exata desse aumento da excitabilidade permanece desconhecida. Dois efeitos que levam s contraes intensas responsveis pelo parto: alteraes hormonais progressivas e alteraes mecnicas progressivas. Fatores hormonais: Relao entre estrognio e progesterona: A progesterona inibe contratilidade uterina durante a gravidez e o estrognio aumenta a motilidade uterina. Entretanto, a partir do 7 ms, a secreo do estrognio continua aumentando enquanto a progesterona fica constante podendo diminuir. Efeito da ocitocina sobre o tero prximo ao termo: aumento do nmero de receptores na musculatura uterina e aumento da secreo por ocasio do trabalho de parto. O estiramento do colo uterino durante o trabalho de parto, podendo desencadear reflexo neurognico atravs dos ncleos paraventricular e supra-ptico do hipotlamo, determinando aumento da ocitocina pela neuro-hipfise. Efeitos dos hormnios fetais sobre o tero: a hipfise do feto secreta quantidade crescente de ocitocina, as glndulas adrenais fetais secretam cortisol, o qual estimulante para o tero, as membranas fetais liberam prostaglandinas no trabalho de parto intensificando as contraes. Parto Fatores mecnicos: Estiramento da musculatura uterina: o estiramento repetido no tero devido aos movimentos fetais provoca contraes. Estiramento do colo uterino: a cabea do feto distende o colo com mais fora (o mecanismo pelo qual essa irritao cervical excita o corpo uterino desconhecido). Hiptese: irritao dos nervos do colo uterino iniciam reflexos para o corpo resultando em transmisso miognica do colo para o corpo uterino. Mecnica do Parto As contraes comeam na parte superior do fundo do tero e propaga-se para baixo, ao longo do corpo do tero. No incio do trabalho de parto as contraes podem ser esparsas, depois ficam mais amide, havendo um curto perodo de relaxamento entre cada uma delas. Existe dois estgios de trabalho de parto: 1) fase de dilatao: leva em torno de 12 horas nas primparas e 7 horas nas multparas. 2) fase de expulso: leva em torno de 50 minutos para as primparas e 20 minutos nas multparas. Outro perodo do parto: secundamento - a descida e expulso da placenta aps o desprendimento do feto.

Lactao a secreo e a ejeo de leite a partir das glndulas mamrias. A glndula mamria origina-se de um espessamento em fita da epiderme, denominado de linha mamria. No embrio de 7 semanas, ela se estende da base dos membros superiores at a raiz dos membros inferiores. Pequenas pores desta estrutura (linha mamria) persistem em nvel torcico e penetra no mesnquima subjacente, formando 15-20 esboos epiteliais que se ramificam e se canalizam originado alvolos e ductos mamrios os quais se abrem na linha mamria originando o mamilo. A lactao dividida em 3 fases: 1) Mamognese:desenvolvimento da glndula mamria 2) Lactognese: incio da lactao 3) Lactopoese: manuteno da lactao Lactao - Mamognese A unidade morfofuncional das mamas o alvolo mamrio. O desenvolvimento da glndula mamria inicia com a puberdade e termina no climatrio ou com a castrao. Na menacme o estrognio exerce efeito proliferativo nos canais mamrios e a progesterona produz o crescimento e a expanso dos alvolos. A diferenciao completa do tecido funcional da mama requer, alm dos esterides sexuais, a participao de diversos outros hormnios: prolactina (PRL), hormnio do crescimento (GH), cortisol, tiroxina e insulina. Na gestao acentua-se o crescimento das estruturas glandulares mamrias pela produo acentuada de estrognios, progesterona e do lactognio placentrio humano (HPL), todos segregados pela placenta. Alm disso, a prenhez caracteriza-se pelo acrscimo do cortisol livre no plasma, hiperinsulinismo e hipertireoidismo fisiolgicos. A PRL cresce na gestao durante o 1 trimestre e aumenta progressivamente at o termo. Aps a expulso ocorre um acrscimo acentuado seguido de reduo mais gradual, condicionada existncia ou no de suco, por parte do recm-nascido. Lactao - Lactognese o incio da produo lctea que ocorre no ps-parto devido declnio dos esterides ovarianos e desaparecimento do efeito inibidor sobre a prolactina, principal hormnio da lactognese. Durante os primeiros dias apenas secreo de colostro, substncia com grande concentrao de protenas, anticorpos e clulas tmicas que ajudam o infante a imunizar contra infeces (gastrintestinais). Em torno do 3-4 dia ocorre apojadura. Lactao - Lactopoese A manuteno pela existncia do reflexo neuroendcrino da suco. A suco do mamilo age no eixo hipotalmico-hipofisrio e determina a liberao da PRL e de ocitocina. O estmulo do mamilo inibe no hipotlamo a liberao do fator inibidor da prolactina (PIF). Sem esse fator inibidor, ocorre a segregao da PRL. Consequentemente a PRL inibe as gonadotrofinas - FSH e LH A PRL mantm a secreo lctea e a ocitocina age nas clulas mioepiteliais e musculares situadas ao redor dos alvolos e dos canais intralobulares determinando contrao deles - ejeo lctea.

You might also like