You are on page 1of 20

R I E G A

Implementao de um Sistema de Telemedio na Rede de Distribuio de gua Cidade do Porto


. Critrios e Prioridades

O Projecto Rede Sem Fios de Ligaes para a Gesto e Poupana da gua, de acrnimo RIEGA, enquadra-se na Prioridade 2 do PO SUDOE Utilizao racional e economia da gua. Foi concebido pelos parceiros dos Estados-membro Espanha e Portugal, com a finalidade de configurar redes estveis de cooperao transnacional para gerar e proporcionar o intercmbio e a transferncia de inovaes e novos conhecimentos, no terreno, da aplicao de novas tecnologias de IC para uma melhor gesto da gua.

guas do Porto, E.M. R. Baro Nova Sintra, 285 4300-367 Porto Tel.225190800 Fax.225190810

FICHA TCNICA
REDE SEM FIOS DE LIGAES PARA A GESTO E POUPANA DA GUA - RIEGA EDIO
guas do Porto, E.M.

DATA
Dezembro 2009

NDICE
1. INTRODUO 1.1. 1.2. 1.3. ENQUADRAMENTO OBJECTIVOS ESTRUTURA DO DOCUMENTO 4 4 6 6 7

2. METODOLOGIA 3. CARACTERIZAO DAS SOLICITAES REDE DE DISTRIBUIO E AVALIAO DAS PERDAS DE GUA 4. ZONAS E LOCAIS PRIORITRIOS PARA INSTALAO DE CONTADORES COM TELEMEDIO 5. CONCLUSES

17 20

1. I N T RO D U O
1.1. ENQUADRAMENTO

O presente Estudo enquadra-se no Projecto REDE SEM FIOS DE LIGAES PARA A GESTO E POUPANA DA GUA, de acrnimo RIEGA, co-financiado pelo PO SUDOE, na sua Prioridade 2 - Utilizao racional e economia da gua. O RIEGA foi desenvolvido com vista criao de solues que permitam garantir o uso sustentvel da gua, prosseguir com a excelncia no abastecimento, controlar as condies de fornecimento e qualidade da gua, optimizando a gesto da Rede. Os seus objectivos so: Quantificar/conhecer os consumos reais, nomeadamente atravs da instalao de instrumentos de telemedio; Configurar redes estveis para gerao, intercmbio e transferncia de metodologias inovadoras e novos conhecimentos na rea das novas tecnologias, com aplicao optimizao da gesto da gua em meio urbano; Implementar uma plataforma interactiva de comunicao on-line empresa gestora / utilizador que permita uma maior sensibilizao dos destinatrios finais, melhorando o impacto da comunicao nos aspectos comportamentais e nas boas prticas de economia e gesto da gua.

Com a implementao do RIEGA espera-se atingir um conjunto de resultados que beneficiem os consumidores e, em ltima anlise, a populao em geral, nomeadamente os seguintes: Reduo dos custos de operao/manuteno na factura da gua; Prestao de um melhor servio, promovendo a economia/poupana do recurso gua; Aumento da responsabilidade social e ambiental; Melhoria da relao de proximidade e de confiana com a populao destinatria do servio. No caso do Porto, a problemtica que esteve na base do Projecto RIEGA prende-se com a necessidade de intensificar o combate s perdas no sistema de distribuio de gua, as quais acarretam custos, no s econmicos, mas tambm ambientais, numa perspectiva do aumento da eficincia na utilizao do recurso natural gua. A gesto de redes de distribuio de gua, tradicionalmente, tem considerado a medio e o controlo metrolgico peridicos como tarefas necessrias, essencialmente para efeitos de

facturao/cobrana, excepo dos pontos de articulao dos sistemas alta/baixa e/ou aduo/distribuio. Actualmente, dado o significativo volume de investimento envolvido, as decises sobre quando, onde, quanto e como manter/reabilitar/substituir condutas de distribuio tm de ser bem fundamentadas em critrios tcnicos, funcionais e socio-econmicos. O facto de se estar perante infraestruturas enterradas, no facilmente inspeccionveis, dificulta a tomada de deciso e reala a importncia do diagnstico indirecto e de metodologias de suporte deciso. Esta problemtica agudiza-se em reas urbanas, com elevado montante de investimento realizado ao longo do tempo, acrscimo e/ou forte concentrao espacial da procura, bem como acentuado envelhecimento das redes associado sua utilizao intensiva. Por outro lado, a desejvel ecossustentabilidade dos sistemas veio colocar a nfase na perspectiva do longo prazo, custos totais ao longo da vida dos projectos, gesto de riscos, exigindo cada vez mais uma gesto estratgica das redes de infraestruturas de distribuio. Urge aprofundar esta perspectiva, tarefa s possvel com o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, de ferramentas de apoio deciso e cooperao global. Numa poca em que a procura tende a exceder a oferta de gua e em que a estratgia da empresa visa implementar um sistema de gesto de infraestruturas de saneamento bsico enquadrado pelo modelo Porto, cidade sensvel gua, urge adoptar solues que conduzam a uma gesto sustentvel dos recursos hdricos, nomeadamente nos ciclos urbanos. Assim, importa accionar/implementar solues e mecanismos que permitam uma gesto integrada e sustentvel da distribuio da gua numa rede de abastecimento. Sendo comum registarem-se grandes volumes de gua perdidos nas redes de distribuio (perdas reais e aparentes), torna-se necessrio implementar sistemas de controlo e poupana de gua para contrariar esta tendncia gastadora. Estes sistemas passam por uma monitorizao contnua da rede, permitindo um melhor controlo e medio dos volumes aduzidos e realmente consumidos. Na Cidade do Porto, a antiguidade dos contratos de consumo, com consequente dificuldade de recolha de leituras reais e de alterao das condies de acesso, ou as irregularidades no registo dos consumos, tem originado problemas e fragilidades na quantificao das perdas reais causadas por fugas no sistema de abastecimento. As fragilidades referidas tm implicaes directas numa poltica de gesto sustentvel da gua, nomeadamente no uso racional da mesma e na deteco e previso de problemas derivados das fugas. O domnio e conhecimento dos consumos reais permitiro a valorizao do custo real do abastecimento e,

consequentemente ter impacto na contribuio financeira da entidade gestora competente e na facturao aos consumidores finais. Actualmente, a gesto do abastecimento cidade do Porto carece de um sistema moderno de controlo e transmisso de dados em tempo real/til, sendo que as irregularidades no controlo do consumo falseiam as perdas reais causadas por fugas na rede de distribuio de gua. Impera implementar sistemas de controlo que minimizem a dificuldade de quantificar o volume de gua consumida, proveniente da incerteza associada aos dispositivos de medio e/ou pelas leituras de difcil acesso. A actual monitorizao efectuada atravs de um sistema digital instalado em Zonas de Medio e Controlo fechadas (vide captulo 3) reportando dados, hora a hora. Contudo, este modelo de controlo apresenta algumas limitaes, pois no permite identificar com preciso a localizao do volume de gua perdido, mas apenas a sua quantificao. A soluo passa pela instalao de um sistema de monitorizao contnua da rede, como o que se pretende testar com o Projecto RIEGA. proposta a instalao de equipamentos de telemedio para leitura automtica de fluxos e transmisso remota de dados, em tempo real/til. Desta forma, mediante o controlo das leituras dos dispositivos de medio, podero localizar-se mais facilmente, na rede de distribuio, pontos de perda de gua.

1.2.

OBJECTIVOS

De modo a optimizar a estratgia de actuao para testar o referido sistema de monitorizao, nomeadamente em termos de seleco de locais piloto para a instalao de contadores de telemedio, foi realizado o presente Estudo, cujos objectivos so: Caracterizar as solicitaes Rede de Distribuio Avaliar as perdas de gua Identificar locais e definir prioridades, para a instalao dos equipamentos de telemedio Identificar e caracterizar zonas piloto, para testar tecnologias de telemetria, com comunicao de dados em tempo real.

1.3.

ESTRUTURA DO DOCUMENTO

Este documento encontra-se organizado em 4 captulos: o primeiro captulo apresenta o enquadramento e os objectivos do Estudo.

O captulo 2 apresenta a metodologia seguida para a recolha e anlise da informao utilizada. Nos captulos 3 e 4 so apresentados e discutidos os resultados obtidos. O 3 captulo ocupase da caracterizao das solicitaes e da avaliao das perdas actuais de gua na rede de distribuio, enquanto no 4 se apresentam e discutem os resultados da anlise dos dados recolhidos, e consequente seleco das zonas e locais prioritrios para instalao de equipamento de telemetria.

2. M E TO D O L O G I A
Para a caracterizao das solicitaes rede de distribuio foram compilados dados de consumos, clientes, localizao de pontos de controlo de volume e presso aduzidos, caractersticas das Zonas de Medio e Controlo. Foram criados mapas com vista anlise e apresentao espacial dos seguintes elementos: Identificao e caracterizao das zonas de medio e controlo (ZMC) Identificao e definio de tipologias de grandes consumidores Identificao e classificao de locais de consumo com dificuldade de acesso/recolha de leituras reais. Para a avaliao e caracterizao das perdas no sistema de distribuio, foi calculado o Balano Hdrico para cada ZMC. Este composto pelos seguintes elementos: gua entrada no sistema volume anual introduzido na parte do sistema de abastecimento de gua que objecto do clculo do balano hdrico. Consumo autorizado volume anual de gua, medido ou no medido, facturado ou no, fornecido a consumidores registados, a outros que estejam implcita ou explicitamente autorizados a faz-lo para usos domsticos, comerciais ou industriais e prpria entidade gestora. Pode incluir gua para combate a incndio, lavagem de condutas e colectores, lavagem de ruas, rega de espaos verdes municipais, alimentao de fontes e fontanrios, proteco contra congelao, fornecimento de gua para obras, etc.. O consumo autorizado inclui as fugas e o desperdcio, por parte de clientes registados, que no so medidos. Perdas de gua volume de gua correspondente diferena entre a GUA ENTRADA NO SISTEMA e o CONSUMO AUTORIZADO. As perdas de gua podem ser calculadas para todo o sistema ou para subsistemas, como sejam a rede de gua no tratada, o sistema de aduo, o sistema de distribuio, ou zonas do sistema de distribuio. Em cada caso, as componentes

do clculo devem ser consideradas em conformidade com a situao. As PERDAS DE GUA dividem-se em PERDAS REAIS e PERDAS APARENTES. Perdas reais volume de gua correspondente s perdas fsicas at ao contador do cliente, quando o sistema est pressurizado. O volume anual de perdas atravs de todos os tipos de fissuras, roturas e extravasamentos depende da frequncia, do caudal e da durao mdia de cada fuga. Perdas aparentes esta parcela das perdas contabiliza todos os tipos de imprecises associadas s medies da gua produzida/aduzida e da gua consumida, e ainda o consumo no autorizado (por furto ou uso ilcito). Deve ter-se em ateno que os registos por defeito dos medidores de gua aduzida ao Sistema, bem como registos por excesso em contadores de clientes, levam a uma subavaliao das PERDAS REAIS. gua no facturada volume de gua correspondente diferena entre os totais anuais da GUA ENTRADA NO SISTEMA e do CONSUMO AUTORIZADO FACTURADO. A GUA NO FACTURADA inclui no s as PERDAS REAIS e APARENTES, mas tambm o CONSUMO AUTORIZADO NO FACTURADO. Para a aplicao e avaliao das tecnologias de telemetria foram seleccionadas zonas piloto homogneas e fechadas, em que realizado o controlo de volumes e presso da gua aduzida, possibilitando, assim, uma quantificao mais precisa das perdas de gua.

3. C AR A C TE RI Z A O
D AS PE RD AS D E

D AS

S O L I CI T A E S

REDE

DE

D I S T RI B UI O

A V AL I A O

GUA

O presente projecto incide sobre o Sistema de Distribuio de gua, na rea territorial do Concelho do Porto, cuja densidade populacional de mais de 5,5 milhares de habitantes/hectare, sendo constitudo por 15 Freguesias - Aldoar, Bonfim, Campanh, Cedofeita, Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Massarelos, Miragaia, Nevogilde, Paranhos, Ramalde, St. Ildefonso, S. Nicolau, S e Vitria. A gua distribuda ao Concelho do Porto fornecida pela guas do Douro e Paiva, SA, sendo proveniente das captaes no rio Douro, na albufeira de Crestuma/Lever. O sistema adutor em Alta para o Concelho do Porto desenvolve-se desde a ETA de Lever at aos reservatrios multimunicipais de Jovim e de Ramalde e, a partir destes, o fornecimento de gua efectua-se atravs de doze pontos de entrega para o Sistema em Baixa rede de distribuio, conforme esquema a seguir apresentado.

A partir dos pontos de entrega, desenvolvem-se condutas principais para aduo s reservas em baixa, articulando com 6 reservatrios da guas do Porto, EEM, e distribuidoras secundrias, cuja extenso aproximada de 754 km.

Figura 1 Rede de Distribuio de gua no Concelho do Porto.

Na actualidade, esta rede de distribuio de gua serve aproximadamente 151.864 clientes e encontra-se dividida em 17 zonas de distribuio fechadas, designadas por Zonas de Medio e Controlo (ZMC), conforme Figura 2.
Amial Matosinhos

! Preciosa Mar ! AEP


Fonte da Moura

HS Joo Amial Porto Pedrouos Monte dos Burgos Hospital S.Joo

Amial Matosinhos ! IPO

IPO

Castanheira

AEP

Montes dos Burgos

! Amial Porto ! !

Castanheira

Fonte da Moura ! Carvalhido Preciosa Mar ! ! Pasteleira ! ! Inferior !

! Congregados - Superior ! Pedrouos-Alta Mdia Oriental ! ! Mdia Central


Nova Sintra 600

! ! Congregados - Alta

! ! Inferior
Nova Sintra 900

Figura 2 Zonas de Medio e Controlo, com a localizao dos pontos de monitorizao e controlo ( ), pontos de entrega ( ) e reservatrios ( ).

Cada ZMC possui equipamentos de controlo digital de caudal/presso nos pontos de entrega do Sistema e nos reservatrios. A monitorizao realizada nos pontos de entrega de gua Rede em Baixa, onde so medidos caudais, nos reservatrios, onde se registam caudais e nveis, e em pontos de controlo localizados estrategicamente na rede, onde se efectua a medio dos caudais e/ou presso (tabela 1).
Tabela 1 Localizao dos pontos de monitorizao e controlo digital.
ZMC AEP AEP AEP Alta Alta Alta e Superior Amial Matosinhos Amial Porto Amial Porto Amial Porto Amial Porto Carvalhido Carvalhido Castanheira Castanheira Castanheira Castanheira Fonte da Moura Fonte da Moura Fonte da Moura Fonte da Moura Fonte da Moura Hospital de S. Joo Hospital de S. Joo Inferior Inferior Inferior - VRP Pinheiro Torres Inferior, Pasteleira IPO Mdia Central Mdia Central Mdia Central Mdia Central Mdia Central Mdia Central Mdia Central Mdia Central - VRP Freixo Mdia Central - VRP Freixo Mdia Central e Oriental Media Central e Oriental Media Central e Oriental, Carvalhido Hospital de S. Joo Hospital de S. Joo Inferior Inferior Inferior - VRP Pinheiro Torres Inferior, Pasteleira IPO Mdia Central Mdia Central Mdia Central Mdia Central Local AEP - PE500 Conde da Covilh Francisco Rangel Alegria Boavista x Oliveira Monteiro Pedrouos Castanheira - PE434 Amial Matosinhos - PE470 Amial Porto - PE465 Estrada da Circunvalao Joaquim Bastos Regado Bl22 Antnio Bessa Leite Carvalhido Areosa Castanheira - PE425 Conde Castelo Melhor Pedro Hispano Boavista x Nevogilde Campos Monteiro Corte Real x Molhe Fonte da Moura - PE505 Preciosa x Circunvalao Hospital de So Joo Hospital S. Joo - PE455 Flores Mouteira Bl11 Pinheiro Torres Nova Sintra 600 - PE300 IPO - PE460 Areias Hospital de Santo Antnio Mouzinho de Albuquerque Santo Isidro Santo Isidro Vilar VRP Cerco Freixo Fonte Pedrinha VRP Freixo Bonfim Reservatrio do Bonfim Nova Sintra 900 - PE326 Hospital de So Joo Hospital S. Joo - PE455 Flores Mouteira Bl11 Pinheiro Torres Nova Sintra 600 - PE300 IPO - PE460 Areias Hospital de Santo Antnio Mouzinho de Albuquerque Santo Isidro Tipo de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Entrega Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Reservatrio Ponto de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Reservatrio Reservatrio Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Reservatrio Reservatrio Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Entrega Ponto de Entrega Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Reservatrio Parmetros Caudal Presso Presso Presso Presso Caudal Caudal Caudal Presso Presso Caudal e Presso Presso Caudal e Nvel Presso Caudal Presso Presso Presso Presso Presso Caudal Presso Contagem Clientes Caudal Presso Presso Caudal e Presso Caudal Caudal Presso Contagem Clientes Presso Caudal e Nvel Caudal e Nvel Presso Caudal e Presso Presso Caudal Caudal Nvel Caudal Contagem Clientes Caudal Presso Presso Caudal e Presso Caudal Caudal Presso Contagem Clientes Presso Caudal e Nvel

10

Mdia Central Mdia Central Mdia Central Mdia Central - VRP Freixo Mdia Central - VRP Freixo Mdia Central e Oriental Media Central e Oriental Media Central e Oriental, Carvalhido

Santo Isidro Vilar VRP Cerco Freixo Fonte Pedrinha VRP Freixo Bonfim Reservatrio do Bonfim Nova Sintra 900 - PE326

Reservatrio Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Ponto de Controlo Reservatrio Reservatrio Ponto de Entrega

Caudal e Nvel Presso Caudal e Presso Presso Caudal Caudal Nvel Caudal

Este sistema de monitorizao permite um melhor controlo dos caudais aduzidos, com quantificao mais precisa dos volumes perdidos, quando comparados com os volumes reais facturados. Esta constatao est patente na Figura 3, atravs da qual possvel observar a evoluo do volume de gua admitido na Rede de Distribuio do Porto.

Figura 3 - Evoluo do volume de gua admitida na Rede de Distribuio, relativa ao perodo 2006-2009.

Os resultados acima patenteados reflectem uma melhoria da eficincia e fiabilidade da rede de distribuio de gua, permitindo uma deteco precoce das anomalias/roturas. Os valores absolutos atingidos e, sobretudo, a rapidez com que foram alcanados, so bastante significativos, com resultados evidentes na reduo do volume real de gua perdido na Rede. Com efeito, em 2006, o volume total de gua adquirida correspondeu a uma mdia diria na ordem dos 103.000 m3, sendo o volume de gua vendida na ordem de 49.000 m3. A gua no facturada na rede do Porto correspondeu a 52,4% da gua adquirida. Em 2007, o mesmo volume de gua adquirida cifrou-se em 80.045 m3/dia para 48.069 m3/dia de gua vendida, 11

sendo de 39,9% a percentagem de gua no facturada. J em 2008 foi apenas necessrio comprar 70.784 m3/dia para vender 48.382 m3/dia, sendo a percentagem de gua no facturada de 31,6%. No ano de 2009, a percentagem de gua no facturada corresponde a 30.3%, uma vez que o volume total da gua adquirida correspondeu a 70.393 m3/dia, para 49.039 m3/dia de gua vendida. A evoluo positiva verificada, nos ltimos anos, ao nvel dos principais indicadores relativos gesto da rede de distribuio de gua, consta da tabela seguinte.

Tabela 2 Principais indicadores relativos gesto da rede de distribuio de gua. 2006 N. de Clientes gua Total Admitida Rede (m3) (m3) 152.001 37.675.719 17.941.185 19.734.534 52,4% 2007 152.681 29.216.316 17.545.272 11.671.044 39,9% 2008 151.864 25.836.135 17.659.303 8.176.832 31,6% 2009 151.658 25.693.558 17.899.240 7.794.318 30,3%

Consumo Autorizado Facturado Perdas - gua no facturada

(m3)

Percentagem de Perdas (gua no facturada)

As solicitaes a um sistema de abastecimento de gua so constitudas pelos consumos dos vrios grupos de utilizadores e por perdas fsicas de gua que ocorrem no conjunto de condutas e restantes elementos constituintes do Sistema (Figura 4).

Figura 4 Principais elementos dos sistemas de abastecimento de gua, com componentes do balano hdrico e localizao dos pontos de medio de caudal

12

O consumo de gua numa rede de distribuio inclui o consumo humano para uso domstico, comercial, industrial, agrcola, para utilizaes pblicas como hospitais, educao, rega de espaos verdes ou lavagem de ruas, bem como para outras utilizaes autorizadas e, eventualmente, no autorizadas. As perdas fsicas de gua so originadas por fugas, roturas e extravasamentos. Os consumidores do municpio do Porto, encontram-se subdivididos em diferentes tipologias, que se traduzem em diversos comportamentos de consumo e tarifrios. Actualmente, a maior parte dos consumidores do tipo domstico (83.5%) e empresarial (15.2%), correspondendo a 63 e 20% do volume de gua consumido, respectivamente (Tabela 3).

Tabela 3 N de Locais com contrato activo e consumo de gua, por tipologia (2007-2009). 2007 Tipo Consumidor N Domstico Social Empresarial Pblico Estatal Autrquico Prprios TOTAL 126.632 657 23.134 482 890 6 151.801 Consumo (m3) 11.138.476 497.722 3.655.577 1.434.562 766.025 52.910 17.545.272 N. 126.592 666 23.105 466 1.029 6 151.864 2008 Consumo (m3) 11.300.212 598.925 3.678.564 1.230.504 770.828 80.270 17.659.303 N. 126.885 567 22.612 525 1.063 6 151.658 2009 Consumo (m3) 11.190.154 683.484 3.591.996 1.369.160 989.185 75.261 17.899.240

Na tabela seguinte apresenta-se a caracterizao das ZMC, no perodo de 1/Jan. a 5/Nov. de 2009, no que diz respeito sua dimenso, em termos de n de clientes activos e gua consumida, bem como percentagem de gua facturada estimada e gua no facturada. Estes dados ainda no reflectem as duas novas ZMC, criadas recentemente, originadas pela diviso das ZMC Monte dos Burgos (criao da zona do Carvalhido) e da Castanheira (criao da zona Pedrouos-Alta). Em termos de n de clientes activos, a maior zona a dos Congregados Superior, com cerca de 34.000 clientes, seguida da zona Mdia Central, com cerca de 24.000 clientes, num universo de cerca de 151.000 clientes activos. Do volume de gua facturada, 17% baseado em estimativas. A percentagem de gua no facturada correspondeu, neste perodo, a 30% do total importado para o Sistema da Cidade do Porto.

13

Tabela 4 Caracterizao das Zonas de Medio e Controlo (ZMC) Valores registados em 2009, at 05.11
N de prdios 1 519 8.782 378 42 4.740 2.178 89 3.984 604 4.885 660 2.100 2.507 7.276 2.341 427 gua comprada (m3) 1.131.179 4.777.886 3.329.545 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 14a Hospital S. Joo IPO Congregados Alta Amial Porto Amial Matosinhos Monte dos Burgos AEP Fonte da Moura (VRP) Preciosa (VRP) Inferior Pasteleira Mdia Central Mdia Oriental Vale de Campanh (VRP) 418 53 6.669 2.507 110 4.996 789 5.644 3.289.039 754 2.577 2.962 10.960 5.734.588 2.566 427 3.242.139 430.891 3.673.030 12% 36% 6.220 650 449 63 102 6 6.771 719 1.530.655 1.118.089 830.216 633.624 149.685 178.374 979.901 811.998 15% 22% 36% 27% 2.104.018 354.791 2.458.809 14% 25% 3.088 7.245 5.318 16.111 187 953 909 7.367 52 166 113 524 3.327 8.364 6.340 24.002 110.676 483.686 3.055.272 1.082.301 46.982 2.764.573 588.929 1.393.604 779.629 29.056 1.788.379 401.387 287.674 145.753 4.781 448.202 97.421 1.681.278 925.382 33.837 2.236.581 498.808 17% 37% 16% 14% 20% 20% 28% 19% 15% 8.286 228 17.353 2.069 13.900 658 41 2.023 369 1.517 77 3 185 40 153 9.021 272 19.561 2.478 15.570 804.168 4.133.713 19% 36% 1.302 308 14.381 79 22 3.857 20 6 259 1.401 336 18.497 gua facturada (m3) Real Estimada Total gua facturada estimada (%) gua no facturada (%) Consumidores Activos Domsticos 918 29.417 (em 05.11.2009) Comrcio Outros 54 4.093 25 361 Total 997 33.871

N.

ZMC

N de ramais

1 2

Castanheira Congregados Superior

546 10.829

15a

Cerco do Porto (VRP)

235

235

1.437

31

33

1.501

TOTAL

41.085

662

52.380

662

25.713.855

14.531.597

2.901.740

17.433.337

17%

29%

126.144

2.087

22.578

94

2.086

39

150.808

2.220

Prdio entende-se por prdio cada entrada/caixa de escadas, com ramal autnomo.

14

Para o tipo de estudo que se pretende, sublinha-se a importncia da caracterizao dos componentes do balano hdrico para cada umas das ZMC, cuja terminologia consta da Tabela 4. No quadro seguinte, apresenta-se um resumo dos indicadores calculados para as diversas Zonas.

Tabela 5 Resumo dos principais componentes do balano hdrico, por ZMC (Valores registados em 2009, at 05.11)
Castanheira, Congregados, Superior, Hospital S. Joo e IPO 6.503.427 (100%) 4.138.215 (63,63%) 4.134.015 (63,57%) 4.200 (0,06%) 2.365.212 (36,37%) 220.194 (3,39%) 2.145.018 (32,98%) 4.134.015 (63,57%) 2.369.412 (36,43%) Congregados Alta e Amial Porto Monte dos Burgos Fonte da Moura e Preciosa Mar 3.289.039 (100%) 2.461.327 (74,83%) 2.459.227 (74,77%) 2.100 (0,06%) 827.712 (25,17%) 133.544 (4,06%) 694.168 (21,11%) 2.459.227 (74,77%) 829.812 (25,23%) Mdia Central e Mdia Ocidental 5.734.588 (100%) 3.676.292 (64,11%) 3.673.192 (64,05%) 3.100 (0,05%) 2.058.296 (35,89%) 197.229 (3,44%) 1.861.067 (32,45%) 3.673.192 (64,05%) 2.061.396 (35,95%9

Amial Matosinhos

AEP

Inferior

Pasteleira

gua Entrada no Sistema Consumo Autorizado Consumo Autorizado Facturado Consumo Autorizado No Facturado Perdas de gua Perdas Aparentes Perdas Reais gua Facturada gua No Facturada

46.982 (100%) 34.887 (74,26%) 33.837 (72,02%) 1.050 (2,23%) 12.095 (25,74%) 1.589 (3,38%) 10.506 (22,36%) 33.837 (72,02%) 13.145 (27,98%)

4.137.573 (100%) 2.609.648 (63,07%) 2.607.548 (63,02%) 2.100 (0,05%) 1.527.925 (36,93%) 147.978 (3,58%) 1.379.948 (33,35%) 2.607.548 (63,02%) 1.530.025 (36,98%)

2.764.573 (100%) 2.237.658 (80,94%) 2.236.608 (80,90%) 1.050 (0,04%) 526.915 (19,06%) 124.244 (4,49%) 402.671 (14,57%) 2.236.608 (80,90%) 527.965 (19,10%)

588.929 (100%) 499.858 (84,88%) 498.808 (84,70%) 1.050 (0,18%) 89.071 (15,12%) 22.626 (3,84%) 66.445 (11,28%) 498.808 (84,70%) 90.121 15,30%

1.530.655 (100%) 981.011 (64,09%) 979.961 (64,02%) 1.050 (0,07%) 549.644 (35,91%) 54.073 (3,73%) 495.571 (32,38%) 979.961 (64,02%) 550.694 (35,98%)

1.118.089 (100%) 815.770 (72,96%) 812.128 (72,64%) 3.642 (0,33%) 302.319 (27,04%) 44.524 (3,98%) 257.795 (23,06%) 812.128 (72,64%) 305.961 (27,36%)

De acordo, com a tabela anterior verifica-se que as ZMC que apresentam uma percentagem de perdas de gua superior a 35% correspondem Castanheira, Congregados, Superior, Hospital de S. Joo, IPO, Congregados Alta, Amial Porto, Inferior, Mdia Central e Mdia Ocidental. Muito embora os factores que influenciam as perdas de gua correspondam no s aos erros associados medio, mas tambm s perdas fsicas at ao contador do cliente, i.e., perdas atravs de todos os tipos de fissuras, roturas e extravasamentos, e ainda os relativos a ligaes ilcitas, considerou-se conveniente a sua identificao. Considera-se, igualmente, essencial proceder caracterizao do nmero de facturas emitidas com base em leitura real e estimada nas diferentes ZMC (Figura 5 e Tabela 6).

15

Figura 5 Nmero de facturas emitidas com base em leitura real e estimada por ZMC, em 2009. Tabela 6 - Indicador n facturas emitidas com base em leitura real / estimada, por local de consumo (CIL) com contrato activo, em 2009.
2009 N. total de facturas emitidas, em 2009 (B) Facturas emitidas c/ base em leitura real (C) 23.171 70.860 6.914 1.806 65.192 35.336 1.153 60.228 5.977 62.538 15.557 32.401 17.576 98.651 24.364 521.724 Facturas emitidas c/ base em leitura estimada (D) 83.681 261.122 14.272 2.442 184.442 100.083 2.453 193.915 26.278 144.147 29.923 78.228 61.483 220.832 65.578 1.468.879

N.

Zona

Locais de consumo (CIL) com contrato activo em 2009 (A) 8.205 25.145 1.612 311 18.793 10.161 275 19.485 2.455 15.457 3.304 8.402 6.012 24.044 6.746 150.407

(C)/(A)

(D)/(A)

(D)/(B)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
TOTAL

Castanheira Congregados Superior Hospital S. Joo IPO Congregados Alta Amial Porto Amial Matosinhos Monte dos Burgos AEP Fonte da Moura (VRP) Preciosa (VRP) Inferior Pasteleira Mdia Central Mdia Oriental TOTAL CIDADE DO PORTO

106.852 331.982 21.186 4.248 249.634 135.419 3.606 254.143 32.255 206.685 45.480 110.629 79.059 319.483 89.942 1.990.603

2,8 2,8 4,3 5,8 3,5 3,5 4,2 3,1 2,4 4,0 4,7 3,9 2,9 4,1 3,6 3,5

10,2 10,4 8,9 7,9 9,8 9,8 8,9 10,0 10,7 9,3 9,1 9,3 10,2 9,2 9,7 9,8

78% 79% 67% 57% 74% 74% 68% 76% 81% 70% 66% 71% 78% 69% 73% 74%

16

A partir deste ponto, os ganhos de eficincia na utilizao da gua importada exigiro uma maior compartimentao do controlo das perdas, de modo a caracterizar melhor, num sistema to vasto, o desempenho de cada parte, afinando a malha para localizao de anomalias de funcionamento. Assim, para as zonas de medio e controlo de maior dimenso, ser de apostar, para uma interpretao mais rigorosa da realidade, na delimitao de sub-zonas, com um nmero de consumidores compreendido entre os dois e os cinco mil e na avaliao das respectivas perdas reais com base no estudo dos caudais nocturnos.

4. Z O N AS

E L O C AI S

P RI O RI T RI O S

P A R A I N S T AL A O D E CO N T AD O RE S C O M

TE L E M E D I O

De forma a serem definidos os locais prioritrios de instalao de contadores volumtricos de telemedio, e com base na informao apresentada anteriormente, foram elaborados mapas de localizao de grandes consumidores, clientes sem leituras reais h 6, 8 e 12 meses e bairros sociais, os quais se apresentam de seguida.

Grandes Consumidores (consumo mdio 100 m3/ms), por tipologia 2009

Figura 6 Mapa com a representao dos grandes consumidores, por tipologia, em 2009.

17

Locais de consumo sem leituras reais (por perodo) - 2009

Figura 7 Locais de consumo sem leituras reais h 6 meses, em 2009

Figura 8 - Locais de consumo sem leituras reais h 8 meses, em 2009

18

Figura 9 - Locais de consumo com uma nica leitura real, h 11 ou mais meses, em 2009

Figura 10 - Locais de consumo sem qualquer leitura real, em 2009

Foram seleccionadas 2 zonas piloto para instalao de contadores de telemedio, a zona de Vale de Campanh e a zona do Cerco do Porto. Estas reas foram convertidas em zonas fechadas de abastecimento, em que feita a monitorizao contnua de volumes de entrada e presses da rede. Assim, garante-se um menor nmero de roturas e, consequentemente, menores perdas reais. O facto de se tratar de zonas com bairros sociais constituiu um factor importante para a sua seleco como locais de instalao de contadores, j que a diminuio de custos para o consumidor atravs da deteco precoce de fugas importante para a populao residente, economicamente mais carenciada.

19

5. C O N CL US E S
O sistema de Abastecimento de gua em Baixa ao municpio do Porto encontra-se organizado em Zonas de Medio e Controlo, cuja monitorizao permite um maior controlo de consumos e, consequentemente, de perdas reais na rede. Actualmente, serve cerca de 152.000 clientes, para o que importa do Sistema em Alta, gerido pala guas do Douro e Paiva, 5,7x106 m3/ano, dos quais 30% constituem gua no facturada. A maioria dos clientes do tipo domstico, 83,7%, correspondendo a 11,2 x106 m3/ano. Os grandes consumidores, considerados como os que apresentam consumos acima dos 100 m3/ms, tm uma forte representatividade nos sectores de actividade secundria e tercirio (Comrcio/Servio/Indstria), seguindo-se os sectores Social e da Sade. A empresa tem realizado um esforo importante para a reduo das perdas de gua na Rede. A implementao de um sistema de telemedio ir permitir um melhor controlo de perdas/fugas e irregularidades na rede de distribuio. As solues a implementar tm como objectivo primordial a garantia da melhoria da qualidade do servio, incremento da gesto preventiva e maior rapidez de resposta na gesto activa das Redes. Contribuem, tambm, para o estabelecimento de uma relao mais prxima entre o cliente e a Entidade gestora, atravs da plataforma interactiva de comunicao on-line Empresa / utilizador, desenvolvida especificamente para o Projecto, que permitir uma maior sensibilizao dos destinatrios finais, melhorando o impacto da comunicao nos aspectos comportamentais e nas boas prticas de economia e gesto da gua. Seleccionaram-se, assim, como prioritrios para instalao de equipamento de telemedio, os locais de difcil acesso (dificuldade de recolha de leituras reais) e grandes consumidores, para os mtodos walk-by e drive-by, cujo desempenho ser comparado. Por fim, definidos os requisitos para delimitao das bacias-piloto a testar no modo centralizado de recolha da informao, foram seleccionadas as zonas do Vale de Campanh e do Cerco do Porto para a instalao dos contadores com telemetria, teste da tecnologia a alargar a toda a cidade e avaliao dos resultados do projecto. Estas zonas, convertidas em zonas fechadas de abastecimento, em que feita a monitorizao contnua de volumes de entrada e presses na rede, so essencialmente reas de grande concentrao de habitao social, com clientes de um estrato socio-econmico mais desfavorecido, para os quais os custos gerados por fugas e roturas so mais difceis de suportar.

20

You might also like