You are on page 1of 14

Ao longo de algum tempo venho colecionando dicas quentes de manipulao do Registro do Windows 98 e tambm do Windows 95, vlidas para

aqueles usurio que gostam de ir alm de simples cliques em menus idiotas de configurao e para aqueles que no agentam mais aqueles programas intrusos que aparecem na inicializao do Sistema. E mais, algum que tenha a necessidade de alterar nomes de usurios ou registros de softwares, excluir ou alterar nomes de cones que aparecem na seu desktop, eliminar menus inconvenientes no boto iniciar, dar uma boa alterada na inicializao do sistema alterando ou excluindo programas idiotas que s atrapalham, detonar todos os programas estpidos que o Cds dos provedores insistem em instalar na sua mquina . Resumindo, deixar o seu sistema como o diabo gosta. Veja abaixo algumas informaes adicionais sobre o registro e como ele funciona. O que o registro do Sistema ? um lugar oculto onde so armazenadas todas e qualquer tipo de informao a respeito da configurao de seu sistema(Win98/95/NT), ou seja tudo o que feito tambm registrado no Regedit, tudo mesmo. O que acontece ? Toda vez que voc inicializa o sistema o windows verifica todas as configuraes possveis do Registro, como tipo de hardware utilizado, software, configuraes adicionais(papel de parede, caminhos de arquivos, registros de softwares, configuraes de Internet, arquivos essenciais para inicializao do sistema. E como ele sabe ? simples, toda a vez que voc desliga o seu computador o sistema operacional vai no Registro e atualiza todos os dados at aquele exato momento. Pronto, feito isso at o seu ltimo papel de parede utilizado registrado e tambm tudo aquilo que foi citado acima. Feito isso o usurio j pode desligar o seu computador, e da prxima vez que o sistema for carregado estar tudo no lugar e do jeito que voc configurou.

O registro do Win95/98/NT muito fcil de ser explorado e modificado. Primeiro voc deve ir em INICIAR/EXECUTAR. Execute o arquivo regedit.exe (digite regedit e Enter), abrir uma janela, pronto, agora s editar o registro do win95/98/ NT. Umas das ferramentas mais utilizadas a LOCALIZAR que fica no menu EDITAR, com ela voc pode localizar o que quiser e alterar o que quiser.

Vejamos algumas pastas do editor de registro (regedit.exe): 1] Hkey_Local_Machine Contm informaes especficas sobre o tipo de hardware, software, e outras preferncias de um determinado PC. Esta informao usada para todos os usurios que anotam sobre este computador. 2] Hkey_Current_Config Esta Chave aponta a uma filial do Hkey_Local_Machine \Config. Chave que contm informao sobre a configurao de hardware atual. 3] Hkey_Dyn_Data Esta Chave aponta a uma filial de Hkey_Local_Machine que contm vrios pedaos de informaes relativo Tomada do Sistema e configurao de Jogo. Esta informao DINMICA e significa que pode mudar como dispositivos somado ou removido do computador. 4] Hkey_Classes_Root Esta Chave aponta a uma filial de Hkey_Local_Machine que descreve certas

colocaes de software. Esta Chave contm informao essencial sobre OLE e arrasta e derruba operaes, atalhos, e aspectos de caroo do Windows 95 GUI. 5] Hkey_Users Esta Chave contm informao sobre os usurios que anotam sobre o computador. Informao genrica e especfica usada, e cada usurio que usa o sistema tem o prprio Subkey deles/delas. 6] Hkey_Current_User Esta Chave aponta a uma filial de Hkey_Users para o usurio que atualmente anotado sobre o sistema. 7] Hkey_Local_Machine\Config Contm informaes sobre configuraes de hardware alternadas para o computador. Por exemplo, pode conter informao sobre configuraes mltiplas pode ser usado quando o computador conectado a uma rede, quando undocked de uma estao ancorando, e assim por diante. Cada configurao alternada nomeada um identificador diferente, e esta configurao ID tem um subkey debaixo da chave de Config. Cada configurao aparece na lista de perfis de hardware na opo de sistema no Painel de Controle. 8] Hkey_Local_Machine\Software O subtree de Hkey_Local_Machine\Software contm informao de configurao sobre tudos softwares que pode escrever informao no Registro. As entradas nesta chave solicitam qualquer um usando este computador de particular, e inclui definies para associaes de arquivo e informao de OLE. O subkey de software contm, por exemplo, a informao voc soma quando registrando uma aplicao para usar uma extenso de filename especfica e informao somou durante instalaode aplicaes Windows-baseadas.

9] Hkey_Local_Machine\System O dados em Hkey_Local_Machine\System so organizados em jogos de controle que contm um jogo completo de parmetros para os drives de dispositivo e servios que podem ser carregados com Windows 95. Todos os dados que controlam startup descrito no subtree de CurrentControlSet debaixo de Hkey_Local_Machine\System. Este jogo de controle tem duas partes: A chave de Controle contm informaes que controla startup de sistema, inclusive o nome de cadeia do computador e os subsistema comear. A chave de Servios contm informaes para controlar a configurao de drives, sistemas de arquivo, e assim por diante. O dados na chave de Servios tambm controlam estes servios e chamam um ao outro.

Se voc estiver comeando agora a desvendar os segredos dos computadores esquea toda esse besteirada acima, conselho de amigo. Vamos ao que realmente interessa:

ATENO !
Antes de comear a edio de novas configuraes no registro vital para todos os usurios, principalmente aqueles novatos em computao que realizem um BACKUP completo de todo o REGISTRO DO SEU SISTEMA, nunca, nunca e nunca deixe de fazer isto.
Como fazer o BACKUP DO REGISTRO ? Mtodo 1: 1. Clique em Iniciar/Executar/Digite: Regedit/Enter. 2. Na janela do Editor de Registro clique no menu Registro/Exportar Arquivo de Registro. 3. Agora de um nome para o arquivo que ir armazenar toda o cpia do seu registro. (Sugesto: Registro). 4. Marque a opo Todos na caixa intervalo de exportao.

5. Indique o caminho onde esse arquivo ser armazenado(pode ser qualquer lugar, de preferncia um que voc no esquea). 6. Clique em OK e pronto, seu Registro est todo seguro. Todas as suas configuraes esto a salvo. Mtodo 2: Uma outra forma copiar da pasta System do Windows os arquivos System.dat e User.dat, para um disquete ou outro lugar qualquer. (Prefiro o 1 mtodo).

Como recuperar o seu REGISTRO caso seja danificado ? Bom, h vrias maneiras de realizar a devida restaurao do registro de seu sistema caso tenha ocorrido algum desastre como instalao de programas inconvenientes, excluso de chaves ou itens do registro, alterao indevida por parte de usurios no autorizados, problemas na inicializao do seu sistema e formatao do disco rgido. Mtodo 1: Computadores com o Win95/98/NT que inicializo mais acusam falta ou modificao de determinados arquivos ou uma ocorrncia de configurao desastrosa por parte do prprio usurio(o que mais acontece) :

1. Clique em Iniciar/Executar/Digite: Regedit/Enter. 2. Na janela do Editor de Registro clique no menu Registro/Importar Arquivo de Registro. 3. Busque o arquivo de backup que foi criado(se que foi) e clique em abrir. O contedo desse arquivo ser adicionado ao contedo do registro danificado. 4. Reinicie seu computador.

Mtodo 2 : 1. Localize o arquivo de Backup e de um clique duplo em cima dele. O seu contedo ser adicionado ao Registro. (Um dos mtodos mais fceis). 2. Reiniciar o seu micro.

Mtodo 3: Substituio do System.dat e User.dat : 1. Com posse dos devidos arquivos, voc deve copi-los para dentro da pastam System do Windows. 2. Reiniciar o seu micro. Mtodo 4: Computadores com o Windows 95 instalado e que no possuem Backup do Registro(eu no disse) : 1. De um boot na mquina e entre no prompt do Dos. 2. Quando aparecer a mensagem iniciando o Windows 95 tecle F8. 3. Entre no prompt do Dos DIGITE: CD C:\WINDOWS DEPOIS DIGITE OS SEGUINTES COMANDOS, PRESSIONANDO ENTER DEPOIS DE CADA UM. (OBSERVE QUE SYSTEM.DA0 E USER.DA0 CONTM O NMERO ZERO.) attrib -h -r -s system.dat attrib -h -r -s system.da0

attrib -h -r -s user.dat attrib -h -r -s user.da0 4. Reinicie a mquina.

Mtodo 4 : Computadores com o Windows 98 instalado e que no possuem Backup do Registro(eu no disse) : 1. 2. 3. 4. De um boot na mquina. Tecle CTRL at que aparea o menu de inicializaes do Windows 98. Escolha somente prompt de comando. Digite : Scanreg/fix : se quiser restaurar a cpia da ultima inicializao do sistema. Scanreg/Restore : se optar por datas de inicializaes sem problemas. Ele oferece 4 opes de datas .(Para mim essa a melhor maneira). Obs : Sempre que for preciso realizar a restaurao dos Arquivos do seu Registro voc dever Reinicializar o sistema para que todas as alteraes sejam reconhecidas.

Mtodo 5 : Quem avisa amigo : 1. Format c:/s 2. Instale tudo de novo.

ABAIXO UMA COLETNEA DE DICAS QUE CEDO OU MAIS TARDE IRO TE AJUDAR

a- Abra o RegEdit (regedit.exe) b- Localize por: {645FF040-5081-101B-9F08Mudando o nome da Lixeira 00AA002F954E}; c- D dois clicks em padro e ALTERE O NOME... Tirando itens padro da rea a- Abra o regedit.exe b- V para seguinte pasta: de Trabalho Hkey_Local_Machine\Software\Microsoft\Windows Quando o Win95 instalado, ele cria \CurrentVersion\explorer\Desktop\NameSpace] icones que voc no consegue remover c- L voc encontrar os items de sua rea de trabalho. da rea de trabalho, que o caso da d- Remova os que voc quiser e PRONTO... lixeira, meu computador, caixa de entrada... Se voc quer remov-los siga MAS LEMBREM-SE: se voc remover algum tem, no ser mais possvel recuper-lo... os passos abaixo: a - Abra o regedit.exe b- Abra a seguinte pasta: H_KEY_LOCAL_MACHINE \Software\Microsoft\Windows\ Adicionando novas dicas do dia CurrentVersion\explorer\Tips e pronto agora s adicionar para a entrada do Win95/98/NT. assim: c- Click no lado direito com o boto direito do mouse e selecione: novo e depois valor de sequncia d- Numere-o (como 51, se adicionar outro, 52 e assim por diante...) e- Depois de um duplo click em DADOS e escreva a dica...

a- Abra no regedit: HKEY_LOCAL_MACHINE\System Alterando o sistema de 16-bit \CurrentControlSet\ Control\FileSystem para 32-bit (nomes longos em b- D um duplo click no lado direito da tela com o boto qualquer arquivo de qualquer direito do mouse software sendo 16 ou 32 bit). c- Escolha novo, valor binrio Aqueles nomes do tipo Meus d- Nomeie-o de: NameNumericTail e d enter ~documentos. e- D um duplo click no valor que voc criou e coloque 0 (zero) como valor binrio completo. f- Click Ok e reinicie o Windows. a- Abra o regedit.exe b- V para seguinte pasta: HKEY_CURRENT_USER \Control Panel\desktop Aumente a velocidade do menu c- No lado direito da tela, click com o boto direito do mouse, INICIAR. escolha NOVO, depois VALOR DE SEQUNCIA. d- Nomeie esse valor de MenuShowDelay e mude seu valor para um nmero de 1 10 (1 o mais rpido). a- Abra o regedit.exe b- Abra HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\MS SETUP (ACME); c- Voc notar que no lado direito da tela tem os seguintes valores de sequncia: DefCompany (empresa de ou de compania) DefName (Nome de registro) - Para alter-los basta dar dois clicks em cada...

Mudando nomes default de usurios e empresas.

a- Abra o regedit.exe b- V em: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE \MICROSOFT\JANELAS\CURRENT version MUDE OS DADOS DO WINDOWS c- Voc notar que do lado direito da tela, existem vrios (Verso, NOME, OEM . valores... Mude os que voc achar conveniente... - Para modificar os tems, basta dar dois clicks sobre eles...

Mudando o cone do Meu Computador.

Se voc deseja que programas sejam executados ao iniciar o Windows sem que aparea no menu INICIAR.

Se voc deseja deixar um diretrio com FIXO para salvar seu documentos e quer que todos os editores de texto e etc... mandem salvar diretamente nele, faa o seguinte.

Desligando a animao das janelas Voc pode desligar a animao mostrada quando voc minimiza ou maximiza janelas.

a- Abra o regedit.exe b- Mande localizar pelo nome: Meu Computador c- Aperte o TAB para ir para a chave binria e d um duplo click na mesma... d- v para default icon e do lado direito da tela aparecer o local do cone, s trocar o endereo para o que tem o cone desejado. a- Abra o regedit.exe b- V para a seguinte pasta: HKEY_CURRENT_USER \Software\Microsoft\Windows\CURRENT_VERSION\RUN c- Adicione um novo valor de sequncia do lado direito da tela, dando um click com o boto direito do mouse e escolhendo NOVO. Digite algum nome parecido com o programa. d- Depois de ter nomeado, de um duplo click em DADOS e coloque o endereo completo do arquivo. a- Abra o regedit.exe b- Abra a seguinte pasta: HKEY_CURRNT_USER\Software \Microsoft\Current_Version\Explorer\User Shell Folders c- Criem um novo valor de sequncia como explicado no tem acima. d- Nomeie-o de: Personal e- e edite seus dados colocando o edereo da pasta desejada para se tornal DEFAULT Abra RegEdit e selecione . HKEY_CURRENT_USER, Control panel, Desktop, WindowMetrics . Aperte o boto da direita do mouse num espao vazio na janela da direita. . Selecione new, string value . Renomeie o novo valor para MinAnimate . D duplo clique em MinAnimate e entre 0 (desliga animao) ou 1 (liga) . Feche Regedit e todos os programas e reboot.

DICA especial: SE VOC QUER QUE NO APAREA MAIS AQUELA TELA CHATA DO WIN95 AO INICIAR FAA O SEGUINTE:

1- ABRA O msdos.sys no editor do msdos 2- Procure pela seo [opes] 3- Acrecente a seguinte linha a essa seo: logo=0 4- Reinicie seu computador e ento no ter aquela tela... Lembre-se que o padro "Logo1" ... se quiser retornar a essa opo. - Entre no regedit.exe -Mande, por exemplo, localizar a chave da lixeira: {645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}, aps isso, voc ver que do lado direiro da tela, existem dois valores, um o Padro e o outro o InfoTip, d dois clicks no InfoTip e modifique-o, depois para conferir so ir ao desktop, deixar a lixeira selecionada e deixar o mouse sobre ela... Voc pode fazer isso com todos os cones que tem esse InFoTip, e os que no tiver, s voc criar, mandando colocar um novo valor de sequncia e nomeando-o de InfoTip... 1. Execute o registro 2. Abra as pastas na sequncia: Meu Computador/HKEY_CURRENT_USER\Sotware\Mi crosoft\Windows\CurrentVersion\Polices\Explorer. Escolha Editar|Novo\Valor Binrio. Nomeia a nova entrada como : NoLogoff. Pressione enter e defina o seguinte valor : 01 00 00 00. Pronto, de um boot. 1. Abra o editor de Registro. 2. Abra as pastas na sequncia: Meu Computador/HKEY_CURRENT_USER\Sotware\Mi crosoft\Windows\CurrentVersion\Polices\Explorer. Escolha Editar|Novo\Valor DWORD. Nomeia a nova entrada como : NoFavoritesMenu. Pressione enter e defina o seguinte valor : 01 00 00 00. Pronto, de um boot.

Voc j deve ter percebido, que quando voc deixa o mouse em cima de algum cone na desktop, aparece quase que uma janela de help amarela disendo o que aquele cone faz. Se voc deseja modificar o mini help desses cones, faa o seguinte:

Acabe com o Prompt de Logoff. Aquele do menu iniciar Efetuar Logoff de <Nome-do-usurio>

Acabe com o menu favoritos no Menu Iniciar .

1. Abra o editor de Registro. 2. Abra as pastas na sequncia


Recebe mensagens do tipo Site Not Found ? HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM \CURRENTCONTROLSET\SERVICES\VXD\MSTCP. Escolha Editar|Novo\Valor da Sequencia. Nomeia a nova entrada como : DefaultTTL Clique com o boto direito do mouse sobre a nova entrada e escolha modificar e digite 64. 1. Abra o editor de Registro. 2. Abra as pastas na sequncia HKEY_CURRENT_MACHINE\Software\Microsoft \Windows\CURRENT_VERSION\RUN

Eliminar programas que insistem em aparecer na incializao do Windows .

O CD dos Provedores . Estes Cds entopem o registro do windows com programas case sempre HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\IE4\SETUP indesejveis, vejamos como \ActiveXFiles. elimin-los manualmente . HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft
\ActiveSetup\Chanels. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft \ActiveSetup\ComponentProgress\IE4. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\IE4\Options HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft \ActiveSetup\InstallInfo. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft \ActiveSetup\Jobs\Job.IE4.

Verifique se existem nomes suspeitos de programas nessa chave. Voc pode at mesmo deletar todos esses arquivos, o windows ter uma inicializao mais rpida . Vela tambm : RunOnce, RunOnceEx, RunServices e subkeys de RunServiceOnce. De um clique duplo em cima deles e ver a sua localizao e para quais programas eles apontam. 1. Abra o editor de Registro 2. Apague as seguintes chaves :

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft \ActiveSetup\Installed\Componentes\>{60B49E34C7CC11D0-8953-00A0C90347FF}UOL3456UOL Pgina Inicial. Voc poder altear a pgina inicial do seu navegador. Arquivos Intrusos que so instalados no seu compotador por estes Cds de provedores de acesso sem a sua permio. Modificar a origen dos arquvos de configurao. Alguma vez j tentou instalar um componente do Windows ou algm hardware e ele te perguntou a caminho dos arquivos de instalao do Windows ? Veja como mudar. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main. C:\Windows\System\Homepage.inf C:\Windows\System\Iedkcs32.dll C:\Windows\System\User.dat C:\Windows\System\Wavemix.ini Faa um backup desses arquivos antes de instalar esses Cds de provedores depois s restaurar a configurao original com essas cpias. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows \CurrentVersion\Setup\SourcePath. Estando a s mudar o endereo dos arquivos de instalao.

HKEY_LOCAL_USER\Software\Microsoft\Office\8.0\Word \Options. Escolha Editar|Novo\Valor da Sequencia. Nomeia a nova Voc rola atela do Word e nao entrada como : LiveScrooling Clique com o boto direito do sabe onde ela vai parar ? Mude mouse sobre a nova entrada e escolha modificar o valor e isso . digite 1. Da prxima vez que tentar rolar a barra num arquivo grande o deslize ser bem suave e gradativo.

a- D um click com o boto direito do mouse sob o boto iniciar e escolha EXPLORAR; b- O explorer abrir visualizando a pasta do menu iniciar; c- D um click com o boto direito do mouse em qualquer parte branca do lado direito da tela; d- Escolha "NOVO" e depois "PASTA"; e- Com isso voc criou uma pasta chamada: "NOVA PASTA"; f- Troque o nome "NOVA PASTA" para o seguinte cdigo binrio (ou se ja escreva tudo que est a seguir IGUALZINHO...) : Painel de Controle.{21EC2020-3AEAAdicionar um Painel de Controle ao 1069-A2DD-08002B30309D} seu menu iniciar. g- Quando acabar aperte enter. h- Feche o explorer e abra o menu iniciar clickando no boto iniciar...

GOSTOU??? Voc pode fazer isso com qualquer coisa, Meu Computador, Rede Dial-up, Impressoras... Basta voc ter o cdigo binrio correto... Como conseguir esses cdigos (e muitos outros...)? -Abra o regedit.exe v em EDITAR, LOCALIZAR e localize por: 21EC2020. ele lhe dar uma lista de VRIOS.

You might also like