You are on page 1of 10

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social


Por Ney Luiz Teixeira de Almeida

Tomando por base as profisses liberais e aquelas que atuam no mbito do aparato estatal prestador de servios, cuja formao de quadros profissionais exige uma instruo de nvel superior, ao Servio Social pode ser conferido certo destaque por ter conseguido forjar, com certa regularidade, ao longo de sua histria, uma srie de procedimentos de registro e avaliao das suas atividades. Desde os livros de ocorrncia, passando pelos relatos das suas abordagens individuais ou grupais, at as reunies de equipe, a profisso, durante anos, se ocupou minimamente de produzir informaes e organizar processos em que a sua prtica, ainda que no unilateralmente, pudesse se constituir em objeto de reflexo. Esta regularidade, contudo, esteve longe de sedimentar uma postura que atravessasse a histria do Servio Social com a mesma intensidade e relevncia. Da mesma forma, esteve muito distante dos processos de demarcao de preocupaes investigativas que requeressem a mobilizao e o domnio de um conjunto razovel de instrumentos e aportes tericometodolgicos, tal como ocorre entre os profissionais pesquisadores das diversas reas das chamadas cincias sociais. Concluindo, no conseguiu, contudo, o Servio Social forjar uma cultura profissional que se alimentasse diretamente, ou que indicasse um papel de destaque, s atividades investigativas, particularmente aos processos de sistematizao do seu trabalho, tomado integral ou parcialmente segundo um variado leque de enfoques.

- Este texto toma por base algumas reflexes produzidas por ocasio do Curso de Extenso sobre sistematizao da prtica profissional em Servio Social, que organizamos e ministramos em setembro de 1995 na Faculdade de Servio Social da UERJ como atividade ligada ao Projeto de Extenso Educao Pblica e Servio Social, e que foram inicialmente organizadas e divulgadas junto aos seus participantes num pequeno texto denominado Significado da sistematizao da prtica para o Servio Social. Ele foi originalmente publicado na Revista Em Pauta da Faculdade de Servio Social da UERJ nmero 10 em 1997. Em funo dessa edio se encontrar esgotada resolvemos atender solicitao de que o mesmo fosse novamente publicado. Contudo em funo de sua estrutura se reportar a um momento particular da trajetria do Servio Social, optamos por no produzir uma atualizao mais profunda de forma que no alterasse a abordagem inicial. - Professor assistente do Departamento de Fundamentos Terico-Prticos do Servio Social da Faculdade de Servio Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Curso de Servio Social da Universidade Castelo Branco. Doutorando em Educao pela Universidade Federal Fluminense.

Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

Podemos elencar, dentre as questes que ajudaram a determinar este tipo de cultura profissional, algumas diferenas significativas no percurso de amadurecimento intelectual da profisso, especialmente se considerarmos o debate produzido acerca do prprio significado social do Servio Social. As diferenas de rumo e de sustentao terica que o debate sobre o Servio Social tomou no Brasil e na Amrica Latina nos ltimos vinte anos tornam-se ilustrativas, neste sentido. inegvel o avano intelectual deste debate no Brasil, principalmente no que diz respeito: ao enfrentamento do significado social da profisso (IAMAMOTO & CARVALHO, 1982), a sua inscrio na diviso social e tcnica do trabalho na sociedade capitalista (IAMAMOTO, 1994 e NETTO, 1992), a sua atuao no mbito das polticas sociais (FALEIROS, 1980 e SPOSATI et alii, 1985) e questo terico-metodolgica (FALEIROS, 1985 e ABESS, 1989). Por outro lado, se o debate latino-americano no foi to fecundo ou profundo sobre esses temas, foi inegavelmente mais direcionado para os processos de conduo e sistematizao da prtica profissional. No se trata aqui de opor de um lado um debate de cunho mais terico e de outro um debate sobre o que se tem denominado comumente de prtica. Destacamos, apenas, que as nfases foram diferentes e trouxeram implicaes importantes tanto para a compreenso do Servio Social enquanto profisso quanto para a construo de procedimentos de sistematizao de suas atividades profissionais. Desta forma, o Servio Social ao passo que foi capaz de forjar certas rotinas e procedimentos de registro de suas atividades prtico-interventivas no conseguiu, porm, imprimir aos mesmos a marca de um esforo de sistematizao, quer da realidade social como das respostas profissionais formuladas que determinam a sua atividade profissional, o seu trabalho em sentido amplo. Para tomarmos apenas dois exemplos, dos limites deste processo empreendido pelo Servio Social, vale dizer que muitas vezes os registros acabam se transformando numa pea a mais na burocracia dos estabelecimentos onde atua o assistente social e que as reunies de equipe tendem a perder sua objetividade frente ausncia de outros instrumentos necessrios aos processos de avaliao e reflexo de seu trabalho.
Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional 2

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

A sistematizao da prtica para o Servio Social encerra, contudo, diversos significados. Tomando por base as produes do Centro Latino-Americano de Trabalho Social (CELATS, 1983), percebemos que ela engloba no s os procedimentos investigativos que demarcam a ao profissional como objeto de reflexo. A sistematizao da prtica foi entendida pelo CELATS como todo o processo de organizao terico-metodolgico e tcnicoinstrumental da ao profissional em Servio Social. Neste sentido, a preocupao com a sistematizao se inicia com a prpria delimitao dos referenciais que orientaro a eleio dos aportes tericos, da conduo metodolgica, da definio das estratgias de ao, do reconhecimento do objeto da interveno profissional, assim como de seus objetivos e da avaliao dos resultados alcanados. A preocupao com a sistematizao da prtica tornou-se mais familiar e presente entre ns em funo de uma das exigncias da formao profissional: a elaborao da monografia de concluso de curso. Este importante pr-requisito corroborou decisivamente para que o trabalho do assistente social, mais precisamente os aspectos que envolviam a atuao do alunado nos campos de estgio, se constitusse, com maior freqncia, em objeto de reflexo. Ainda que a monografia de concluso de curso no encerrasse apenas esta possibilidade, a de circunscrever o processo de investigao ao trabalho do assistente social evidentemente incluindo a o processo de aprendizagem realizado pelos alunos atravs do estgio supervisionado -, ela foi largamente construda nesta direo. Levando em considerao a literatura produzida pelo Servio Social de fcil verificao que ainda pouco comum as reflexes que resgatam as experincias profissionais realizadas ou em curso, independentemente dos recortes analticos atravs dos quais elas foram sistematizadas1. Esta preocupao se torna mais flagrante justamente em processos investigativos que visam a elaborao de monografias, no s as de concluso do curso de graduao como as dos cursos de ps-graduao2.

1 - Uma das poucas reflexes sobre prticas conduzidas pelo Servio Social sistematizadas e publicadas refere-se ao desenvolvimento da experincia de Belo Horizonte, cuja sistematizao proporcionou um rico debate metodolgico. Ver SANTOS (1987).

2 - Vale recuperar observao feita por NETTO (1996), respeito do levantamento realizado pela Professora Nobuco
Kameyama (UFRJ) sobre as dissertaes de mestrado e teses de doutorado em Servio Social, em pesquisa recm

Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

Longe de recuperar velhas polmicas como a que se discute se possui ou no o Servio Social uma teoria prpria, a sistematizao de sua atividade profissional se constitui numa etapa fundamental das elaboraes tericas dentro da profisso. Netto, ao recuperar este debate indica duas possibilidades de entendimento e significao da sistematizao da prtica profissional, relacionadas a dois tipos de entendimento do Servio Social: primeiro, como profisso cujo fundamento elementar um espao scio-ocupacional circunscrito pela diviso social do trabalho prpria da sociedade burguesa consolidada e madura; segundo, como profisso cujo fundamento elementar um corpus terico e metodolgico particular e autnomo. Vejamos:
Na primeira alternativa, a sistematizao (da prtica) aparece como uma dupla requisio: de uma parte, a condio para otimizar a prpria interveno prtica, organizando e generalizando a experincia dos assistentes sociais e cristalizando pautas de procedimento profissional, reconhecidas como tais e transmissveis via formao institucional; de outra, e fundamentalmente, o passo compulsrio para a fundao profissional, viabilizando o recorte de um objeto em funo do qual a elaborao terica desenvolveria o seu movimento de constituio de um saber especfico. (1989: 150).

A gerao de uma srie de dados primrios, particularmente ligados s condies de vida e de reproduo da populao, implementao cotidiana das polticas sociais, aos traos culturais e poltico de diversos segmentos sociais, facilmente reconhecida no trabalho do assistente social. Estes dados, todavia, podem passar anos sem serem trabalhados, ou mesmo virem a ser utilizados por outros profissionais em atividades de cunho investigativo. O esforo de sistematizao como um componente central do trabalho do assistente social no significa, portanto, apenas a gerao de dados e informaes, mas um processo que envolve a produo, organizao e anlise dos mesmos a partir de uma postura crtico-investigativa. Trata-se, na verdade, de um esforo crtico, de natureza terica, sobre a conduo da atividade profissional, constituindo-se como um esforo problematizador sobre suas diferentes

concluda: Esses dados esto sendo objeto de anlise e qualquer inferncia, feita agora, muito provisria; de qualquer forma, denotar o peso das preocupaes com a internalidade do Servio Social: 230 trabalhos (31% do total) incidem sobre a prtica e a formao profissionais; se a ele agregarmos os referidos histria profissional (42), teoria e mtodo (45) e instrumentos e tcnicas (23), a cifra chega a 330 (44,5% do total). Ainda que no tenhamos condies de afirmar que todos, ou parte substantiva desses trabalhos expressem processos de sistematizao da prtica, com certeza eles reiteram nossa observao de que entre as monografias que a preocupao com a prtica profissional mais se manifesta na delimitao dos objetos de estudo.

Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

dimenses em relao s expresses cotidianas da realidade social, mediatizadas pelas polticas sociais, pelos movimentos sociais, pela forma de organizao do trabalho coletivo nas instituies e, sobretudo, pelas disputas societrias. A sistematizao no trabalho do assistente social antes de tudo uma estratgia que lhe recobra sua dimenso intelectual, posto que pe em marcha uma reflexo terica, ou seja, revitaliza e atualiza o estatuto terico da profisso, condio social e institucionalmente reconhecida para a formao de quadros nesta profisso. Situamos tambm, dentre o leque de questes que valorizam a sistematizao como um momento importante do trabalho do assistente social, a sua dimenso realimentadora da prpria conduo de seu trabalho. Para alm da construo coletiva da histria da atuao profissional que este processo tambm encerra, ressaltamos aqui seu impacto mais imediato: a reflexo sobre alguma dimenso da atividade profissional favorecendo um reordenamento desta experincia. Neste caso, podemos ter, por exemplo, uma reflexo sobre certos instrumentos de trabalho, sobre a pertinncia dos mesmos aos objetivos propostos e ao aporte terico-metodolgico utilizado, assim como a experimentao de novas tcnicas, no como opes restritas ao mbito das opes metodolgicas, mas como possibilidades ancoradas nas tenses entre o projeto e as opes profissionais, com suas nuances ticas, polticas e terico-metodolgicas, e a dinmica da produo e da reproduo social que determinam as condies efetivas de nosso trabalho. A sistematizao possui, ainda, um outro significado importante para a profisso, que a sua contribuio nos processos de conquista de uma maior autonomia do Servio Social no mbito dos estabelecimentos onde atua. A maior e mais constante visibilidade da atividade profissional do assistente social sempre se constituiu num ponto de tenso para a prpria profisso como na sua relao com a populao e os demais profissionais. Neste sentido, a sistematizao de seu trabalho no s auxilia o prprio reconhecimento pelo Servio Social dos limites, dos avanos e da contribuio efetiva de sua atuao, como pode se tornar um componente importante de sua visibilidade social e institucional. Poderamos enumerar, ainda, uma srie de significados importantes do processo de sistematizao de sua atividade profissional para o Servio Social, contudo, dois se inscrevem
Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional 5

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

dentro das referncias que vimos apresentando at ento. O primeiro diz respeito a sua inscrio no trabalho do assistente social3 e no processo de trabalho institucional do qual participa, ou seja, fazendo parte da prpria dinmica da profisso ou da instituio4 e no sendo visto como uma atividade espordica, um apndice. A implicao mais expressiva que esta perspectiva acentua a possibilidade de incluirmos dentre as aes que nos levam a tentar superar a alienao que atravessa nosso trabalho, uma postura crtica, embasada teoricamente e que regularmente toma os rumos dado ao profissional, assim como os seus resultados, como objeto de reflexo. O segundo, que estaramos consolidando um trabalho que imputaria uma nova dimenso s tradicionais formas de registro da atividade profissional, superando uma lacuna histrica no Servio Social, e, h muito, reclamada: a ausncia de socializao das experincias profissionais. Para que esta ausncia no seja substituda apenas por relatos descritivos das atividades cotidianas, faz-se necessrio um processo de sistematizao das mesmas, ou seja, um resgate de experincias que seja ilustrativamente rico dos procedimentos mobilizados como problematizadores das questes relativas ao exerccio profissional, alando a socializao da experincia a um patamar de discusso que contribua tanto para o amadurecimento intelectual como para o maior reconhecimento social do Servio Social. Todo esforo no sentido de reconhecer a sistematizao como uma dimenso constitutiva do trabalho do assistente social encerra um conjunto de investimentos de diversas ordens: terico-metodolgico, tico-poltico, tcnico-instrumental e, sobretudo, scioocupacional. No estamos aqui imprimindo atividade profissional, e ao prprio assistente social, um perfil de trabalhador prximo ao daqueles que atuam nos institutos de pesquisa. Lembramos que a reflexo terica um componente significativo do trabalho e da formao do assistente social. Ressaltamos, na verdade, que o trabalho do assistente social deve ser necessariamente atravessado por procedimentos investigativos. Esta discusso no nova no

3 - Para um melhor entendimento da extenso e particularidades dessa insero ver ALMEIDA (1995) e FRANCISCO & CARDOSO (1995). 4 - Referimo-nos aqui possibilidade desta dimenso no ser apenas constitutiva do trabalho do assistente social, mas de um trabalho coletivo realizado por profissionais com diferentes formaes.

Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

Servio Social5 e nos remete a compreenso da unidade que existe entre investigao e ao na conduo terico-metodolgica e tcnico-instrumental da ao profissional. Desta forma, a sistematizao deve ser tomada como um reconhecimento e, mesmo, como uma incorporao ao cotidiano profissional da dimenso investigativa que o nosso trabalho encerra. Do ponto de vista mais operacional, um investimento desta ordem implica em alguns pressupostos. O esforo de sistematizao determina, portanto, alguns caminhos, algumas trilhas a serem observadas. Salientamos inicialmente que, explicitamente ou no, um esforo de sistematizao do trabalho do assistente social, assim como a prpria reflexo produzida nesta direo, informa uma dada concepo de profisso. O exame de certos objetivos, a discusso sobre o referencial terico-metodolgico, a anlise sobre a maior ou menor autonomia do trabalho do assistente social no mbito da organizao do processo de trabalho coletivo, ou seja, qualquer investimento crtico-investigativo no escapa da demarcao de uma concepo de profisso, possa ela ter sido explicitada ou no num projeto de interveno, ou de investigao, num relatrio, num texto, ou em qualquer forma de registro do trabalho dos assistentes sociais. praticamente impossvel nos propormos a uma reflexo sobre a atividade profissional sem mobilizarmos uma certa referncia compreensiva acerca da mesma. Um segundo pressuposto o de que todo trabalho profissional tem uma direo poltica, tica e terica. Estando estas referncias explicitadas ou no num projeto de atuao, a ao profissional possui sempre objetivos - ou se presta a alcanar alguns - ainda que sejam os do prprio estabelecimento onde o assistente social atua, tenha ele conscincia disto ou no6. Da a importncia de que o processo de sistematizao recobre criticamente estes objetivos, o que ocorre independentemente da problematizao que se proponha. Assegurar como parte da anlise do trabalho do assistente social a sua referncia aos objetivos propostos e a um projeto que o orientou, de fundamental importncia neste processo, visto

5 - Indicamos para um enriquecimento deste debate e para a ampliao dos horizontes sobre o significado da pesquisa para o Servio Social as reflexes contidas no Cadernos ABESS n 6 (1993). 6 - IAMAMOTO (1994) nos fornece um quadro de explicao interessante sobre a prtica profissional e as representaes e auto-representaes dos assistentes sociais, que vale ser revisto.

Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

que a atividade de sistematizao envolve preocupaes e procedimentos que devem realimentar a conduo do trabalho do assistente social. Um terceiro pressuposto, embora parea bvio demais, e que de suma relevncia para um empreendimento desta envergadura, a verificao preliminar de que este procedimento investigativo est, na verdade, demarcando o trabalho do assistente social, de sua equipe e, em ltima instncia, o prprio trabalho coletivo, como objeto de reflexo, visto ser impossvel separar a atividade de seu sujeito. No processo de sistematizao do trabalho profissional h uma importante identificao entre sujeito e objeto de investigao e as implicaes desta identificao devem ser observadas em suas vrias dimenses: tica, poltica, institucional e social. Outro ponto importante, referente a este processo, diz respeito ao arcabouo tericometodolgico necessrio para se elencar e conduzir os eixos problematizadores da reflexo do trabalho profissional. Trata-se, portanto, tanto da definio do referencial tericometodolgico de anlise como da eleio e construo dos instrumentos de coleta e anlise de dados e informaes. Observamos, neste caso, que pode haver coincidncia entre os instrumentos definidos no processo de sistematizao com aqueles j mobilizados durante a conduo do trabalho profissional, ou no. Como tambm podemos nos deparar com situaes onde os instrumentos de registro do trabalho profissional no foram mobilizados, inexistindo, portanto, um material emprico que d suporte s atividades sistematizadoras. Neste caso a sada mais comum, porm incompleta, tem sido o resgate oral da experincia, o que determina uma recuperao unidirecional da mesma, necessitando um investimento maior no sentido de se procurar outras fontes de consulta. A sistematizao, portanto, no implica nenhuma dimenso redentora da atividade profissional, mas um recurso que lhe recobra e lhe ressalta sua dimenso crtico-investigativa, a partir da angulao prpria que o trabalho profissional adquire enquanto participante de um processo de trabalho coletivo no mbito das estratgias institucionais de materializao das polticas sociais. Constitui uma dimenso importante do trabalho profissional que favorece uma reflexo contnua de suas respostas scio-institucionais em suas relaes de determinao com a dinmica do ser social. Trata-se de um recurso que permite imprimir ao
Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional 8

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

cotidiano, assim como a empiria que dele emerge nos procedimentos tpicos da ao profissional, a possibilidade de serem compreendidos a partir das relaes sociais que lhes do concretude e significado; alando a condio de um movimento de apreenso da dinmica social a partir de uma insero real e efetiva e da necessidade de se construir alternativas profissionais, determinadas no mbito de um trabalho coletivo, na trama institucional onde se materializam dimenses constitutivas da dinmica da sociedade, da relao entre produo e reproduo social.

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. Consideraes iniciais para o exame do Processo de Trabalho do Servio Social. Em Pauta-Cadernos da Faculdade de Servio Social da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ/FSS, novembro de 1995. n. 6. CELATS. Gua de la sistematizacin de la pratica. Lima: CELATS, 1983. FALEIROS, Vicente de Paula. A poltica social do Estado capitalista. So Paulo: Cortez, 1980. ______. Metodologia e ideologia do trabalho social. So Paulo: Cortez, 1985. FRANCISCO, Elaine Marlova; CARDOSO, Isabel Cristina C. O Processo de Trabalho do Servio Social. Em Pauta-Cadernos da Faculdade de Servio Social da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ/FSS, novembro de 1995. n. 6. IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovao e conservadorismo no Servio Social. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1994. IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relaes sociais e Servio Social no Brasil. So Paulo: Cortez, 1982. NETTO, Jos Paulo. Notas para a discusso da sistematizao da prtica em Servio Social. Cadernos ABESS. So Paulo: Cortez, 1989. n. 3. ______. Capitalismo monopolista e Servio Social. So Paulo: Cortez, 1992. ______. Transformaes societrias e Servio Social - notas para uma anlise prospectiva da profisso no Brasil. Revista Servio Social e Sociedade. So Paulo: Cortez, 1996. n. 50. SANTOS, Leila Lima. Textos de Servio Social. 4. ed. So Paulo: Cortez, 1987.

Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional

Retomando a Temtica da Sistematizao da Prtica em Servio Social Ney Luiz Teixeira de Almeida

SPOSATI, Aldaza et alii. A assistncia na trajetria das polticas sociais brasileiras. So Paulo: Cortez, 1985. VVAA. Cadernos ABESS. So Paulo: Cortez, 1994. n. 6.

Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional

10

You might also like