You are on page 1of 2

LOCKOUT / TAGOUT

LOCKOUT / TAGOUT

Quatro Passos Para Salvar Vidas


Passos para Conformidade de Lockout (Travamento)
O padro da norma internacional OSHA - Lockout/Tagout (29 CFR 1910.147) - requer que todas as fontes de energias perigosas sejam desligadas e travadas enquanto um equipamento seja reparado, limpado ou receba manuteno. Este deve ser colocado em estado zero de energia para que no ocorra nenhum acidente. Para tanto, deve-se seguir atentamente os quatro passos que seguem.

PASSO 1: DESENVOLVER UM PROGRAMA POR ESCRITO


Este passo o mais demorado e ignorado com freqencia. Tambm o item citado com mais freqncia entre as violaes da norma OSHA que acarretam em multas altas Um programa por escrito deveria incluir: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Escopo Sumrio Propsito Aplicaes Definies Autorizaes Regras Tcnicas para desligamento 9. 10. 11. 12. 13. 14. Tcnicas para Inicializao Bloqueios em Grupo Aes com Terceiros Mudanas de Turno / de Pessoal Equipamento Novo Modificao de Equipamentos Existentes 15. Treinamentos 16. Remoo do Dispositivo do Funcionrio Ausente 17. Materiais / Hardware 18. Inspees 19. Normas / Leis 20. Meios Alternativos de Proteo 21. Mtodos de Isolamento / Bloqueios

PASSO 2: CRIAR PROCEDIMENTOS DE BLOQUEIOS ESPECFICOS POR EQUIPAMENTO


Todo equipamento deve ter um procedimento de bloqueio passo a passo Os procedimentos de bloqueios devem incluir instrues e uma metodologia para: 1. Isolamento de energia em todos os pontos que controlam o equipamento 2. Liberao da energia armazenada 3. Verificao do estado zero de energia em cada ponto de controle A falta de procedimentos de bloqueios especficos por equipamento a Violao de Lockout/Tagout citada com mais freqncia pela OSHA. O software Locout ProTM torna a criao de procedimentos e cartes de bloqueios rpida e fcil. Possibilita alm da impresso dos procedimentos e cartes em impressoras convencionais, a impresso em etiquetas de alta performance com as impressoras de tranferncia trmica da Brady

74

QUATRO PASSOS PARA SALVAR VIDAS

PASSO 3: TREINAMENTO DOS FUNCIONRIOS


Tanto os funcionrios afetados quanto os autorizados devem ser treinados nos procedimentos especficos de controle de energias estabelecidos pela empresa. A verificao de treinamento exigida pela OSHA e outros rgos certificadores. O Software Brady Lockout ProTM Graphical Procedure writing possui tambm um mdulo de treinamento completo.

PASSO 4: IMPLEMENTAO DO PROGRAMA


Aplique ou anexe cada procedimento de bloqueio nos equipamentos a serem bloqueados. Utilize cadeados com caractersticas ESPECIAIS para este tipo de aplicao juntamente como os dispositivos de alta resistncia da Brady. Fontes de energia comum incluem gs, vapor, lquido, eletricidade, pneumticos, hidrulica e gravidade. Prepare-se para isolar e verificar se tudo est sob controle.

LOCKOUT / TAGOUT

www.brady.com.br

Lockout PROTM - Software da Brady


Software Grfico para Criao de Procedimentos - Lockout PROTM

O software contm tudo o que voc precisa para criar facilmente procedimentos grficos especficos por mquina em pouco tempo Utilize seu computador para criar procedimentos grficos especficos por equipamento, cartes e etiquetas de bloqueios. O software Lockout ProTM da Brady inclui: Modelos de procedimentos prontos para simplesmente preencher os espaos em branco Treinamento desenvolvido para funcionrios e teste de eficcia do treinamento Possibilita importar fotos digitais de equipamentos Vdeos com instruo de como aplicar os bloqueios

nico software completo para implementao de um programa de travamento (Lockout/Tagout) eficaz. Reduz o tempo desperdiado para a criao de procedimentos. Traz modelo de poltica baseado na norma OSHA.

Modelo de Procedimento elaborado no software Lockout Pro. Tambm pode ser impresso em impressoras convencionais neste molde

Verses e Atualizaes
Cdigo 65918 58977 58974 58975 58979 65919 58980 58976 58978 MS3280 Descrio Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro Lockout Pro PC - Software PC - Viewer PC - Upgrade da vs 1.0 para vs 2.0 ENTERPRISE - Licena Bsica* ENTERPRISE - Adm. Extra para Licena Bsica ENTERPRISE - Licena Servidor** ENTERPRISE - Upgrade Licena Servidor vs 1.0 para vs 2.0 ENTERPRISE - Licena Corporativa*** Pocket PC CD de Demonstrao (Solicite o seu sem custo)

* Licena Bsica: Instala em um nico servidor de rede. Possibilita at 3 administradores a criar e editar procedimentos. Qualquer pessoa com acesso ao servidor pode visualizar e imprimir pelo prprio computador. ** Licena Servidor: Instala em um nico servidor de rede. Administradores ilimitados assim como usurios para somente visualizar e imprimir os procedimentos. Pode-se definir o usurio habilitado a criar e editar conforme a necessidade. *** Licena Corporativa: Instala em mltiplos servidores de rede. Administradores ilimitados assim como usurios para somente visualizar e imprimir os procedimentos. Pode-se definir o usurio habilitado a criar e editar conforme a necessidade.

Imprima seus Procedimentos em etiqueta de vinil, assim como os cartes de identificao em material apropriado na GlobalMarkTM (colorido)

www.brady.com.br

LOCKOUT / TAGOUT

75

LOCKOUT PRO TM

SOFTWARE DA BRADY

LOCKOUT / TAGOUT

LOCKOUT / TAGOUT

You might also like