You are on page 1of 3

Escola Bsica 2,3/S de Vale de Cambra Portugus 11 ano (Turmas A, E e F 2008/2009) Prof Dina Baptista Unidade: Frei Lus

us de Sousa, de Almeida Garrett

Ficha de Aferio de conhecimentos sobre Frei Lus de Sousa, de A. Garrett

Grupo I | Leitura metdica dos 3 actos


ACTO I 1. A cena I abre com D. Madalena a ler e a repetir oralmente dois versos dOs Lusadas, de Cames. Qual o significado do livro aberto no regao de D. Madalena? 2. Resuma o conflito interior de D. Madalena, tendo em conta a expressividade do seu discurso. 3. Indique os passos do texto que traduzem o sebastianismo e comente o seu significado na pea. 4. Qual o significado e as consequncias dramticas do incndio do palcio de D. Manuel.

ACTO II 1. Compare as primeiras cenas de cada acto. 2. Identifique nas falas de D. Madalena a intuio da fatalidade e comente a importncia dessas premonies. 3. Estabelea um paralelo entre os dois palcios, a nvel de decorao, retratos, luminosidade, abertura para o exterior, ambiente sugerido. 4. Como se preparou a chegada do Romeiro? 5. No discurso de D. Madalena, neste acto II, indique os elementosque permitem considerar esta obra como uma tragdia. 6. Atente com pormenor sobre o dilogo central entre Frei Jorge / Madalena e o Romeiro e indique: 6.1. Os efeitos de suspense. 6.2. As revelaes graduais do Romeiro e o efeito que produzem nos interlocutores. 6.3. O significado da auto-identificao Ningum!. 7. Poderia a pea terminar no Acto II? O que falta ainda ser contado? Estar o processo de reconhecimento de D. Joo de Portugal completo? J todas as personagens reconheceram a sua identidade?

ACTO III 1.Como que Garrett ligou o Acto II e III. 2. At este ponto, quanto tempo decorreu na intriga? Podemos referir esse tempo como o tempo da representao ou o tempo da aco? 3. Encontre uma justificao para as palavras de Manuel de Sousa: Desgraada filha, que ficas rf!...rf de pai e de me e de famlia e de nome, que tudo perdeste hoje (cena I) 4. Como se prepara no texto, o sacrifcio final de Maria? 5. Como se integra o Romeiro no tempo presente? 6. Comente a importncia da moral crist na lio moral da tragdia.

Grupo II | As personagens
1. Procurando classificar as personagens quanto ao relevo na aco, a quem se poder atribuir o papel de personagem(ns) principal(ais)? A uma ou a vrias personagens individuais; A uma personagem colectiva (a famlia ou a ptria)? 2. tudo gente temente a Deus sem um mau para contraste www.sebentadigital.com | Portugus 11ano | Frei Lus de Sousa, de A. Garrett | A professora: Dina Baptista 1

(A. Garrett, in Memria ao Conservatrio Real)

2.1. O Romeiro inclui-se neste conjunto? Justifique a sua resposta. 3. Eu quis ver se era possvel excitar fortemente o terror e a piedade 3.1. Piedade por quem? 3.2. Terror perante o qu 4. Assinale a personagem que corresponde a cada aspecto caracterizador:

A. Madalena B. Maria C. D. Joo D. Telmo E. Manuel

__ supersticiosa __ pecadora __ patriota __ confidente __ fiel __ intuitiva __ doente __ angustiada __ decidido __ consciente __ marcada pelo destino __ cavaleiro __ dons profticos __ idealista __ devota a D. Sebastio __ curiosa __ perfeita __ anglica __ nobre __ dominada pelo remorso __ natureza romntica __ sentimental __ viril __ brao do destino __ anjo da vingana

Grupo III | Os Smbolos e os Mitos


1. O que sente D. Manuel (Portugal novo) por D. Joo (Portugal Velho)? 2. D. Madalena simboliza o primado do sentimento. 2.1. Recorde os momentos da pea mais ilustrativos desta afirmao. 3. Que significado simblico se pode atribuir s figuras de Maria e de Telmo Pais? 4. Elabore um texto expositivo-argumentativo subordinado ao tema: Frei Lus de Sousa: uma mensagem progressista e anti-messianista.

www.sebentadigital.com | Portugus 11ano | Frei Lus de Sousa, de A. Garrett | A professora: Dina Baptista

Grupo IV| As Caractersticas Trgicas e as Marcas Romnticas Aco Trgica


D. Madalena Hybris D. Manuel Maria Telmo D. Joo

Marcas Romnticas

Agn

Pathos

Climax

Catastroph

Outros aspectos

. Fatalismo: . O papel do coro: . Peripcia: . Agnrise: Fontes bibliogrficas:

. GUERRA, Jos e VIEIRA, Jos, (1998) Manual Aula Viva, 11ano Portugus B, Porto Editora. . MENDES, Alzira e DIAS, Gracinda, Sebenta Ensino Secundrio Frei Lus de Sousa, de Almeida Garrett, Edies Sebenta . PINTO, Elisa et alii (s/d) Plural, Portugus 11ano, Lisboa Editora.

www.sebentadigital.com | Portugus 11ano | Frei Lus de Sousa, de A. Garrett | A professora: Dina Baptista

You might also like