You are on page 1of 5

Era Medieval

O perodo dividido em dois grandes perodos: Alta Idade Mdia (sculos V a X), Baixa Idade Mdia (sculos XI a XV). A Alta Idade Mdia caracterizada pela consolidao do poder da igreja, a ampliao da servido e a formao dos reinos cristos-brbaros, dos quais o mais importante o imprio franco. Na baixa idade mdia ocorre o renascimento comercial, emergindo uma nova camada social, a dos burgueses. A partir deste perodo comeam a consolidar-se muitas das instituies do perodo moderno.

Primrdios da poca medieval


A decadncia romana em razo da ineficincia administrativa (Crise do sculo III), impulsionada pelas invases brbaras deu margem ao aparecimento do mundo medieval. Com a desagregao do imprio romano ocorre uma fuso entre as instituies romanas e as dos povos brbaros, acrescidas do processo de cristianizao.

Imprio Franco
A primeira dinastia do imprio foi a dinastia Merovngia (481-751). O unificador da dinastia em uma monarquia foi Clvis, conquistador das terras que forma a atual Frana. Um de seus sucessores, Carlos Martel derrotou os muulmanos na Batalha de Poitiers (732), contendo o avano islmico. Pepino, o breve, seu filho conquistou posies dos lombardos na Itlia e as deu ao papa. A segunda dinastia e principal foi a carolngia de Carlos Magno (768-814), filho de Pepino, o breve. Criou os missi dominici, inspetores que fiscalizavam as unidades administrativas do imprio. Criou marcas nas fronteiras de seu imprio. Incentivou as artes e a criao de escolas. Buscou promover feiras, com o intuito de integrar o comrcio europeu. O renascimento carolngio foi outro importante aspecto, um movimento de renovao no campo das artes, da arquitetura e do ensino. Carlos Magno ordenou que cada mosteiro e cada igreja tivessem uma escola dirigida pelo clero, aberta a todos. No conjunto ocorreu uma nfase na latinidade e na herana romana. Em 843 assinado o Tratado de Verdun que desmembra o imprio Franco. A diviso do imprio fortaleceu o poder da nobreza local e enfraqueceu o rei. O tratado fez com que os carolngios entrassem em decadncia.

Imprio Bizantino
O imprio Bizantino mantinha caractersticas significativas da civilizao helenstica, a lngua falada por exemplo no era o latim mas sim o grego e muitos ttulos administrativos e militares levavam nomes gregos, como o ttulo Basileus. Era um ponto de conexo entre as linhas de comrcio do Oriente e Ocidente. O mais importante monarca do imprio foi o Imperador Justiniano (527-565). Remodelando a capital Constantinopla e construiu a igreja de Santa Sofia e ordenando o direito romano. No governo de Justiniano o imprio atingiu sua mxima expanso. Outro importante acontecimento do imprio foi o cisma do Oriente: O imprio bizantino era frgil internamente. Querelas religiosas contribuam para esta fragilidade como muitas seitas que discutiam a natureza de Cristo como os arianos que achavam que Cristo no era igual a Deus, os nestorianos que sustentavam que Jesus era um homem convertido em Deus e finalmente os monosofistas que sustentavam que Jesus era somente Deus. Estas doutrinas foram consideradas herticas e seus partidrios preferiram separar-se da igreja. Neste clima instvel ocorreu a ciso da igreja catlica. Em 1054 criada a igreja catlica ortodoxa. O imprio foi finalmente destrudo em 1453, quando a cidade de Constantinopla tomada pelos turcos otomanos. Muitos eruditos bizantinos fugiram para a Itlia e de certa forma auxiliaram ao Renascimento. A cultura clssica foi muito bem preservada no imprio bizantino.

rabes
A pennsula arbica constituda de cinco sextos de desertos inabitveis. Sua populao foi obrigada a ocupar a populao costeira, ali se encontram as importantes cidades de Meca e Medina. Originalmente os rabes no formavam estados mas dividiam-se em tribos independentes, algumas sedentrias outras nmades cultuando uma srie de dolos. O papel estratgico da pennsula, colocava-os como intermedirios comerciais, 1

conectando frica, Europa e sia. O grande ponto de convergncia das tribos era a Kaaba, um templo aonde se encontrava uma grande pedra negra alm de muitos dolos particulares de cada tribo. Maom (570-632) fazia parte da famlia que guardava a Kaaba. rfo desde cedo, dedicava-se a atividades de pastoreio. Ao casar-se com Kadija pode transformar sua vida, j que sua mulher era muito rica. Segundo a tradio, quando tinha por volta de 40 anos teve uma viso do anjo Gabriel e comeou a predicar. Pregou a existncia de um nico Deus, instilando o fim dos dolos pagos. Em razo disto foi obrigado a fugir de Meca, em 15 de julho de 622, chegando a Medina. Esta fuga assinala o comeo da era muulmana. Em Medina converte muitas tribos a nova religio e consegue voltar vitorioso a Meca, derrubando os dolos da Kaaba. A doutrina bsica da religio islmica baseia-se no Coro. Foi escrito a partir das pregaes de Maom recolhidas por seus adeptos. O coro rene mais do que simplesmente preceitos religiosos. Apresenta disposies sobre a organizao da sociedade, governo e justia. A doutrina uma sntese de elementos de outras religies, sobretudo a judaica e a crist. Como no h uma organizao formal e h uma certa liberdade de interpretao do texto sagrado, a religio deu origem a inmeras seitas, muitas vezes, opostas em si, provocando muitos conflitos abertos. Os rabes inicialmente unificaram a pennsula Arbica e em seguida empreenderam a conquista de um vasto imprio. Os califas, sucessores de Maom, chefes militares e religiosos, formaram um imprio que se estendeu da ndia Espanha. Com o tempo o Imprio Muulmano acaba por fragmentar-se em trs califados: Bagd, Crdoba e Cairo. Ambos conquistados pelos turcos mais tarde. O contato dos rabes com outros povos permitiu a fuso de conhecimentos e o florescimento de uma brilhante civilizao. Com os egpcios aprenderam a agricultura e a irrigao. Introduziram na Europa um grande nmero de rvores e plantas, tais como o arroz, a cana de acar, o caf, o damasco, a amora, feijo. Desenvolveram e aperfeioaram as antigas indstrias do Oriente. Destacaram-se no ao de Toledo para o uso de armas. Desenvolveram um comrcio muito ativo. Suas caravanas introduziam mercadorias rabes no interior da frica e na sia. As relaes com a China tiveram especial importncia pois atravs dos rabes o mundo ocidental tomou contato com trs inventos fundamentais: a bssola, o papel e a plvora. A matemtica, a geografia e a astronomia devem muito aos rabes. Os alquimistas rabes foram os precursores dos qumicos modernos. A arte rabe famosa por seus arabescos, figuras geomtricos que no representavam figuras humanas ou animais, talvez a principal expresso artstica dos antigos rabes.

Civilizao Medieval
Aps a desagregao do Imprio Romano formam-se os reinos cristos-brbaros. Como os reis no cuidavam da defesa dos territrios os proprietrios locais tratavam de defender com seus prprios recursos uma regio. A populao era obrigada a solicitar proteo destes senhores, em troca realizavam servios ao seu senhor ou entregavam-lhe parte de sua colheita. A partir do sculo IX, os senhores feudais ganham fora cada vez maior, enfraquecendo os poderes centrais do rei. A relao de suserania e vassalagem surge entre os reis e estes senhores locais. Embora o poder do rei fosse relativo, os duques e condes em teoria no possuam a propriedade da terra, apenas o usufruto. Cada senhor devia prestar homenagem ao rei, ou seja, tornava-se seu vassalo. Os servios que um vassalo prestava ao suserano eram obrigatrios somente em circunstncias previamente estabelecidas como uma guerra. O senhor de cada reino por sua vez, era a figura central de cada feudo. Durante a idade mdia a agricultura e a pecuria eram muito importantes, por esta razo a posse de terra constitua uma das principais riquezas. O feudo compreendia as terras cultivveis, os bosques, os rios, os pastos. Normalmente um feudo era transmitido ao filho mais velho de um senhor feudal. Muitas vezes um grande nmero de aldeias ficava sob o domnio de um s senhor feudal. As terras do feudo eram divididas basicamente entre as terras do senhor e os campos abertos destinados ao resto da populao. Normalmente no centro do feudo ficava a casa senhorial, mas tambm havia uma regio destinada ao proco, alm das muitas vilas. Se no mundo contemporneo o princpio da igualdade rege a sociedade, no mundo medieval o fundamento da ordenao social a desigualdade. A sociedade era baseada em trs estamentos, o clero, a nobreza e o resto da populao, que compreendia a burguesia e o resto dos trabalhadores. Havia pouca mobilidade social neste modelo. 2

As principais atividades da nobreza era a guerra, a caa. Desde jovem o nobre era treinado para atuar em atividades guerreiras. Entre 18 e 20 anos era armado cavaleiro. A caa mais do que simplesmente uma atividade esportiva era uma verdadeira necessidade, dada a inconstncia da agricultura. A servido era uma forma de trabalho compulsrio, como a escravido, com algumas diferenas. Esta forma de trabalho era predominante na Idade Mdia. Um servo, diferente de um escravo, paga com seu trabalho o direito de viver nos domnios do senhor, mas dispunha de direitos que o escravo no possua. Um servo necessitava de autorizao do senhor para poder casar-se e podia ser vendido ou cedido junto com a terra que cultivava. Os herdeiros de uma propriedade podiam dividir entre os filhos de um servo. Havia em menor quantidade, os camponeses livres, com o direito de deslocar-se. Constituam obrigaes servis: a capitao, tributo pago por pessoa; talha, pagamento de uma parte da produo; corvia, trabalho do servo alguns dias da semana nas terras do senhor; banalidades, pagamento pelo uso do moinho, das estradas, dos fornos e dos abrigos; dizmo, dez por cento da produo dada a Igreja. A economia feudal era pouco produtiva e fundava-se na agricultura. No auge do regime feudal, nos sculos IX a XI, os feudos eram quase auto-suficientes. O comrcio desempenhava um papel secundrio no conjunto das atividades econmicas e o trabalho artesanal era regulamentado. Os arteses de um mesmo ofcio reuniam-se formando um mesmo grmio ou corporao. Geralmente cada uma destas corporaes escolhia um santo protetor, como So Crispim para os sapateiros, So Jos para os carpinteiros. Para ingressar em um determinado ofcio era preciso tornar-se um aprendiz, morando junto com seu mestre. Depois de um certo tempo, podia tornar-se um companheiro e finalmente tornar-se mestre. Alm das corporaes de ofcio haviam corporaes de comrcio, que estavam ligadas as circulaes de mercadorias, como a Hansa Teutnica.

Monarquias do ocidente europeu medieval


Embora os particularismos fossem fortes, algumas monarquias conseguiram estabelecer-se. Destacam-se o Sacro Imprio Romano-Germnico, a Monarquia Inglesa e a Francesa. O Sacro Imprio Romano-Germnico foi fundado em 962, o chamado primeiro Reich alemo, que durou at 1806 quando foi extinto por Napoleo Bonaparte. O ttulo imperial no era hereditrio. morte de um imperador sucedia-se uma eleio entre os titulares dos territrios que formavam o Sacro Imprio, o que gerava uma srie de negociatas que acabava enfraquecendo o poder do Imperador. Apesar dos ttulos e dos territrios teoricamente sob sua jurisdio, o imperador tinha poderes muito limitados. No decorrer da histria, Itlia e Alemanha, desmembradas foram pees no tabuleiro da poltica internacional j que sempre mantiveram uma tnue centralizao. O sacro imprio apenas atinge uma relativa estabilidade quando a famlia dos Habsburgos assume a coroa Imperial, no sculo XV. Voltando-se novamente ao reino francs (j trabalhado anteriormente), quando o ltimo rei da dinastia carolngia, Lus V, morre sem deixar descendentes, assume o trono Hugo Capeto, dando origem a terceira dinastia, que governou a Frana entre 987 e 1328, a dinastia capetngia. Ao assumir o trono, o reino era composto de principados hereditrios, ducados e condados. Em cada uma das unidades o titular dos feudos possua poderes soberanos. No perodo de decadncia da dinastia carolngia, o rei passara a ser eleito pelos senhores feudais, e desde ento o monarca no possua poder efetivo. Com Hugo Capeto, a Coroa volta a ser hereditria e inicia-se um processo longo de lutas contra os poderosos senhores feudais. Gradativamente atravs de guerras e alianas por casamentos, o pequeno feudo ocupado inicialmente por Hugo Capeto (um territrio que ocupava Orleans e Paris, em um pequeno trecho da Frana) foi tornando-se maior atravs de guerras e alianas dinsticas. Durante o reinado de Filipe, o Belo (12851-314), ltimo rei da dinastia dos capetos, o poder real j adquira imensa autoridade. Foi ele quem organizou o sistema de impostos e criou os Estados Gerais, em que eram reunidos representantes dos trs estamentos para tomarem conhecimento de suas decises. No fim da dinastia capetngia em 1328 o territrio da Frana j estar melhor esboado e comeava a apresentar traos do futuro estado moderno. A partir de ento se seguir a dinastia de Valois (1328-1589).

Igreja Medieval
A partir do momento em que os monarcas convertem-se ao cristianismo, a Igreja Catlica torna-se uma organizao formal. O papado organizou-se durante a Idade Mdia. Os papas conseguiram que o governo das Igrejas fosse independente dos monarcas. A igreja buscou inclusive reinar sobre as monarquias, da mesma 3

forma que estes reinavam sobre seus sditos. Tais pretenses foram combatidas e ficaram conhecidas como Querela das Investiduras. O poder do Papa em Roma cresceu em razo de dois fatos: o declnio do Imprio Bizantino, que no mais exercia soberania sobre Roma e o apoio dos francos. As reformas empreendidas no pontificado de Gregrio VII (1075) colocaram a Igreja catlica em conflito aberto com o Imperador do Sacro Imprio Romano-Germnico. Tais episdios ficaram conhecidos como Querelas das Investiduras. Quando assumiu o pontificado este Papa fez uma reforma no clero. Proibiu o clero de casar-se e tambm os proibiu que fossem investidos por qualquer imperador, ou senhor feudal. Antes, um bispo ou outra figura clero, como um bispo, possua seu cargo eclesistico ao mesmo tempo que possua um cargo de nobre, ou seja tambm administrava, tinha papel judicirio e militar, alm de prestar vassalagem. Gregrio VII no permitiu mais tal prtica. Muitos monarcas no se submeteram facilmente a esta deciso. Outro Papa importante foi Inocncio III (1198-1216). A partir de mais de quatro mil cartas de sua autoria possvel entender a enorme gama de problemas que teve de enfrentar. Desde intrincadas questes da poltica europia at problemas cotidianos muito variados. Existiram durante todo o perodo medieval muitas heresias, das quais a principal foram os Albigienses ou Ctaros, que se estabeleceu no incio do sculo XIII, por todo o sul da Frana, influenciados por idias orientais. Como os persas, acreditavam que existiam dois deuses, um bem e outro mal. Cristo seria um representante do Deus Bom. No comiam carne, pois acreditavam que a alma humana pode passar para o corpo de um animal. Seus sacerdotes eram chamados perfeitos, e os seguidores mundanos desta heresia poderiam livrar-se de todos seus pecados se fossem tocados por um perfeito. A igreja combateu os albigienses com tanto afinco quanto os turcos na Palestina. A cruzada dos albigienses durou dezessete anos (1209-1226). Extremamente violenta, implicou o extermnio fsico de populaes inteiras. Ao final do conflito todo o sul da Frana estava formalmente anexado aos domnios reais. Para combater as heresias foram criadas ordens religiosas e tambm a Inquisio (1229). Os franciscanos e os dominicanos eram ordens deste tipo. Ambas faziam votos de pobreza absoluta, no podiam possuir nada e deviam da caridade pblica, por isso foram chamadas de ordens mendicantes. Alm destas ordens tambm existiam as ordens militares. Destas ordens distinguiram-se a ordem dos cavaleiros teutnicos, a Ordem dos Templrios e dos cavaleiros de So Joo de Jerusalm, ou Hospitalrios. Estavam submetidos a todas as obrigaes religiosas dos monges do ocidente, faziam votos de obedincia e pobreza e consagravam-se ao ofcio das armas. Estas ordens acumularam uma enorme riqueza. No processo de formao das monarquias nacionais, perderam seus bens para o poder real.

Cruzadas
Chamam-se cruzadas as expedies militares empreendidas pelos cristos da Europa Ocidental nos sculos XII e XIII, com a finalidade de resgatar Jerusalm e o sepulcro de Cristo, em poder dos turcos. No sculo XI, a Europa Ocidental toma conhecimento de um novo povo islmico, os turcos que destruram o imprio rabe de Bagd, atacaram o Imprio Bizantino e tomaram a sia Menor. Tornaram-se uma ameaa a prpria Europa. Os turcos ao tomarem Jerusalm no permitem mais aos cristos cultuarem os locais sagrados desta regio, diferente dos muulmanos. Com isso a Igreja conseguiu mobilizar muitos indivduos para a retomada dos territrios sagrados. Havia tambm outros motivos. Um certo gosto por aventura e combate moviam muitos cavaleiros. Motivos econmicos tambm eram relevantes, muitos buscavam as riquezas do oriente. Existia tambm uma certa presso demogrfica, j que a populao europia comea a crescer aps o sculo XI. A primeira cruzada (1069-1099) conseguiu tomar Jerusalm e foi criado um reino francs na Palestina. Fundaram-se muitas ordens militares neste momento. A segunda cruzada (1147-1149) buscou auxiliar os franceses da Palestina, mas acabou resultando na destruio dos reinos cristos. A terceira cruzada (11891192) foi provocada pela tomada de Jerusalm por Saladino, sulto do Egito. Teve por lderes o Imperador Frederico Barbarroxa (morto neste momento), o rei da Frana, Filipe Augusto e o rei da Inglaterra, Ricardo Corao de Leo. Jerusalm permaneceu na mo de Saladino. A quarta cruzada (1202-1204) foi organizada por senhores venezianos e franceses, com patrocnio do Papa Inocncio III. Desviou-se de seu verdadeiro objetivo, ou seja, o Egito e a Palestina. Terminou destruindo o Imprio Grego, tomando Constantinopla e criando um imprio Latino no Imprio, que durou de 1204 a 1221. Sua principal motivao foi econmica. 4

As cruzadas criaram reinos cristos de curta durao: o Reino Cristo no Oriente e o Imprio Latino de Constantinopla. Graas s cruzadas as relaes comerciais entre Oriente e Ocidente multiplicaram-se. Os produtos do Oriente revelaram a existncia de uma atividade manufatureira muito bem desenvolvida, criando necessidades de consumo cada vez maiores na Europa. Ocorreu uma dinamizao das rotas comerciais, as cidades do norte da Itlia passaram a ter um papel econmico cada vez maior. As cruzadas contriburam para debilitar o poder da nobreza feudal, j que muitos nobres voltaram completamente arruinados das cruzadas, beneficiando os reis e a futura centralizao poltica do absolutismo.

Cultura Medieval
A cultura medieval marcada por uma forte religiosidade, diferente da cultura clssica predominante na antiguidade. A lngua predominante ainda o latim. A igreja tornou-se uma guardi da cultura que restou do Perodo Clssico, atravs do paciente trabalho dos monges copistas, enclausurados em seus mosteiros. Os rabes tambm contriburam para a preservao da cultura em vrios ramos. Na baixa Idade Mdia surgem duas importantes vertentes da arquitetura: O estilo romnico e o estilo gtico. A filosofia desenvolveu-se com a escolstica, cujo principal expoente foi Toms de Aquino, inspirado em Aristteles. O principal pensador que levantou sua voz contra a escolstica para o estudo das cincias foi Roger Bacon (1214-1294) que propunha o uso do mtodo experimental e no da autoridade, como queriam os escolsticos, para o desenvolvimento das cincias. Em virtude do crescimento urbano que se d na Europa tem-se a criao das universidades. Em torno das universidades observa-se um desenvolvimento intelectual expresso na filosofia escolstica e na arquitetura gtica. A maior expresso literria do sculo XIII Dante Alighieri (1265-1321), poeta florentino que escreveu A Divina Comedia. Obra que pode ser entendida como uma verdadeira expresso de toda a cosmologia religiosa da Idade Mdia.

Renascimento Comercial
A partir do sculo XI ocorre uma maior valorizao das atividades econmicas. As cruzadas foram importantes impulsores, j que aumentaram o interesso por produtos estrangeiros. As feiras passaram a ter maior importncia. No norte da Itlia, cidades como Florena, Veneza, Gnova e Milo tornam-se elos fundamentais entre ocidente e oriente. A desagregao do feudalismo foi impulsionada por este crescimento comercial. O crescimento das atividades comerciais est ligada, no nvel poltico, ao interesse dos monarcas em centralizar o poder e recobrar suaa autoridade, para isso era importante destruir os particularismos feudais.

Guerra dos cem anos (1337-1453)


Foi a ltima das grandes guerras feudais, opondo franceses e ingleses. A guerra foi gerada por uma srie de motivos, das quais a fundamental foi pretenso do rei da Inglaterra, Eduardo III, ao trono francs. No decorrer da guerra houve diversos momentos de paz, seguidos por momentos de guerra intensa. Durante boa parte do perodo de guerras, as terras francesas ficaram na mo dos ingleses, mas ao final do conflito os franceses finalmente conseguiram expuls-los quase que completamente. O principal resultado da guerra dos cem anos foi o declnio da nobreza feudal e o fortalecimento da autoridade do rei. Esse foi um passo importante no processo de constituio das monarquias nacionais centralizadas de poder absoluto. Um dos traos caractersticos da poca Moderna, que comea a desenhar-se a partir da Baixa Idade Mdia.

You might also like