You are on page 1of 14

ORIGEM DO MINISTRIO A OBRA DA RESTAURAO NO BRASIL

VU, PROFECAS, VISES, SCULO SANTO, DOM DE LNGUAS, ROUPA COMPRIDA, PO AZMO, LAVA PS, ETC., SO NORMAS, COSTUMES OU DOUTRINAS??? LEIA ABAIXO COM BASTANTE ATENO E TIRE SUAS DVIDAS! QUEM FOI MAGNO GUANAIS SIMES? QUAL O TIPO DE EVANGELHO MAGNO DESEJOU PARA OS CRISTOS BRASILEIROS? ACOMPANHE O TEXTO ABAIXO ELABORADO PELO PASTOR SISTEVAL GOMES DE ARAJO, QUE FOI UM DOS PARTICIPANTES DESSE MINISTRIO (A OBRA DA RESTAURAO NO BRASIL), JUNTAMENTE COM O PASTOR MAGNO E OUTROS SEIS.

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

COMO TUDO COMEOU AS MUDANAS A VISO DA IGREJA MUDANA PROFETAS E VIDENTES REVIRAVOLTA NA OBRA DA RESTAURAO COMO SATANS TRABALHA PARA ENGANAR O POVO DE DEUS ESTA A PERGUNTA QUE SE FAZ USOS E COSTUMES CULTURA DOS POVOS BATISMO S EM RIOS SCULO SANTO DOUTRINA? CUIDADO NAS INTERPRETAES DE TEXTOS BBLICOS NOME DOS FILHOS FALAR E SER ENTENDIDO PAULO EM CORINTO, CAPITAL DA ACAIA SIMBOLO DE SUBMISSO (VU) FONTES DE PESQUISAS AGRADECIMENTOS

No m

eu propsito narrar alguns acontecimentos da Obra da

Restaurao no B rasil, para difam-la, por no est mais ligado a denominao, e sim, atender ao pedido de alguns pastores e membros de igrejas, que desejam saber o incio da igreja que enunciou a restaurao. Quais foram as bases encontradas na Bblia Sagrada? Para isso, farei o possvel para no acrescentar nada alm do que sei. Participei, e por ignorncia; muita coisa, defendi, crendo que tudo era Deus fazendo no meio do seu povo. Como todos ns estamos sujeitos a errar, e por falta de conhecimento da Palavra de Deus, errei e levei outros tambm a errarem. Mas graas ao meu Senhor que me abriu o entendimento para ver a tempo onde eu estava, recorri a sua misericrdia, busquei o seu perdo, e no cesso de pedir: Pai perdoa-me, pela minha ignorncia, como tambm, peo a todos quantos levei ao erro que me perdoe!

COMO TUDO COMEOU:


No ano de 1.959 pastoreava a Igreja Batista da Paz, em Bonsucesso Estado da Guanabara RJ, o pastor Magno Guanais Simes, e nessa ocasio ele pregava o batismo no Esprito Santo, e os dons espirituais, como no era aceito por vrios irmos da igreja o que ele pregava por ser uma igreja Batista. Esse comportamento do pastor Magno levou-o a ser exonerado do ministrio pastoral da igreja, e na sua sada foram com ele 13 irmos. Passado um tempo, ele foi convidado para arrebanh-los, pois os mesmos, no estavam congregando em nenhuma igreja. Ele aceitou o convite com uma condio: Os irmos teriam que aceitar o que ele cria e pregava. Como foi aceito pelo grupo, passaram a congregar na casa de uma irm por nome de Augustinha. Passado um tempo todos foram congregar na Igreja Batista Bereana em Jacarezinho pastoreada pelo pastor Isidrio Pires dos Santos que mais tarde organizou a congregao batista em Bonsucesso e no dia 30 de julho de 1960, com vinte e cinco membros a congregao foi organizada em igreja com o nome de: IGREJA BATISTA MONTE CARMELLO, com sua sede Rua Teixeira Ribeiro n 117, e recebida pela Conveno Batista pelo Estado da Guanabara. Eu, (Sisteval Gomes de Arajo) estava chegando ao Rio de Janeiro vindo do estado da Bahia na companhia de um primo que era membro da igreja recm organizada, levou-me a conhecla e tive a oportunidade de conhecer o pastor Magno e famlia, e por ser tambm conterrneo fui muito bem recebido e logo foi pedida a minha carta de transferncia da 1 Igreja Batista de Itabuna para a Igreja Batista Monte Carmelo, tornando-me membro ativo. No tenho dvida, do que Deus estava realizando uma grande obra por intermdio daquela igreja. Pois muitas foram as converses e batismos.

AS MUDANAS:
Nessa ocasio estava surgindo no Brasil um vento de avivamento espiritual que envolveu vrios lderes batistas. Entre eles que me lembro tivemos o pastor Jos Rego do Nascimento,

Rev. Eneas Tognini e outros. O pastor Magno que j defendia o batismo no Esprito Santo, e, os dons espirituais, abraou o movimento, levando a Igreja Batista Monte Carmelo a viver o avivamento.

No final do ano de

1.961, a igreja foi levada a um retiro espiritual em

Tingu RJ. Fo i nesse retiro que se deu o primeiro batismo no Esprito Santo, segundo confirmou o pastor Magno, cuja a irm batizada, foi Devaldina Marques, membro da Igreja Batista em Inhama que tinha como seu pastor, Carlos Silva, que confirmava o acontecimento. A referida irm depois de algum tempo, tornou-se membro da Igreja Batista Monte Carmelo, juntamente com seu esposo Francisco Santa Brbara e outros irmos, porque o seu pastor recuou negando o que havia dito no retiro. Nessa ocasio estava o pastor Nelson Alves de Carvalho em retiro tambm em Tingu e fez um apanhado do comportamento do pastor Magno, a maneira de como ele estava conduzindo a igreja, com princpios no aceitos pelos batistas. O mesmo denunciou Magno para a Ordem dos Ministros Batistas, os acontecimentos ocorridos naquele retiro. Mais tarde, o pastor Magno foi convidado para prestar esclarecimentos a Ordem dos Ministros Batistas do Brasil seco do Estado da Guanabara. Magno sabia que havia de responder algumas perguntas e no teria oportunidade de fazer o seu discurso. O que fez ele? Se armou, escrevendo uma circular as Igrejas Batistas do Brasil, atacando a denominao em vrias reas, e, no dia do encontro, ele compareceu com a Circular e no momento que foi interrogado acerca dos acontecimentos do retiro, ele colocou nas mos de cada pastor uma Circular no falando nada, distribuindo depois para todas as Igrejas Batistas. Diante dos seus argumentos o mesmo recebeu uma comisso de pastores, tentando ver se ele se retratava das declaraes para continuar na Conveno. Porm, ele estava definido diante da sua posio tomada. Sendo mais tarde desligado da Conveno com a Igreja e da Ordem dos Pastores Batistas.

A VISO DA IGREJA:
A viso da igreja era a expanso do Evangelho, na conquista de almas para Cristo. Como se falava, e pregava-se, um avivamento, muitas igrejas aderiram o princpio da Igreja Batista Monte Carmelo, fazendo uma aliana, bem como seus pastores. At a, tudo normal. Com a adeso de igrejas e pastores, pregava-se que, o que estava acontecendo era o Santo concerto de Deus, com sua igreja, e por um tempo a igreja ficou conhecida como Igreja do Santo Concerto do Deus Vivo na Terra, e no espao de tempo, as coisas foram mudando.

MUDANAS:
Surgiram vrios profetas e videntes. Magno comeou a pregar que havia chegado o tempo do fim e que Deus, estava unindo seu povo na face da terra, cumprindo o que estava escrito no Evangelho de Joo 17:21, e no dia 06 de Agosto de 1.962, atravs do profeta Arlindo Dominato, disse o pastor Magno, que era o Senhor falando em profecia. Disse o profeta: Meus servos, a minha igreja uma s, no olheis para as denominaes, sou eu que opero e fao esta obra, quem poder impedir? Uni-vos para que eu possa revelar a vs o que resta. Eis que a minha paz vos deixo. No dia 14 de Outubro do mesmo ano, outro profeta de nome Olavo de Carvalho, profetizou o seguinte: Assim diz o Senhor: Edificarei de novo a minha obra, se vs me desprezardes, eu tambm virarei as costas para vs. Vs tendes que levantar em meu nome esta obra porque muito grande, no denominao que vale, registra agora: - o sangue do Meu Filho que vale, onde est outro fundamento? Eles tem que dar ouvidos a minha voz. Vede a minha palavra, se eu tirar o meu esprito, cares, no apostateis. Perigosa a hora

porque esto se levantando contra vs. Mas o meu anjo est convosco e Eu derribarei tudo. Proclamai a minha obra. Congregai. Ningum poder ficar longe. Eu falarei aos vossos coraes. Congregai! Congregai! Eu vos deixo a minha paz! No esta paz que o mundo a d!... No dia 24 de Novembro de 1.962, a profetiza Maria do Carmo Alves dos Santos, profetizou: Assim diz o meu Esprito. Eis que as denominaes jazem em trevas. Eis que derribarei uma por uma...Eis que sou Deus. Minha igreja uma. 31 de Maro de 1.963, o profeta Olavo de Carvalho profetizou dizendo: Assim diz o Meu Esprito: Meus servos! Meus servos! Cuidado! No entendeis a minha obra? Eis que tenho rasgado o vu, o Meu Esprito. Eis que rasgo o vu diante do meu povo. Porque no recebeis aqueles que os tenho chamado? Falando ao pastor Magno disse o profeta: Da ouvido meu servo. A quem darei a minha bandeira? Queres que a tire da tua mo? Eis que levanto agora! Aceitai todos aqueles que so chamados! Eis que rasgo o vu! No ters meu servo, aquilo que se chama separao. Eis que uno com meu sangue! o sangue! o sangue do Meu Filho, no ter denominao. Eis que rasgo agora com a minha mo, eis que os anjos cantam! Eis que rasgo agora. No ters mais domnio humano dentro da minha casa. Sou eu que falo contigo. Agora tu entendes que falo. Eis que vos amo. Eis que agora fao concerto eterno. Eis que tenho te levantado para a obra. Esta obra minha e no tua. O zelo da minha casa devorar, e eis que estou convosco para sempre, e eis que a minha paz eu vos deixo. Esta profecia se deu justamente quando a Igreja Batista Monte Carmelo, estava reunida em Assemblia para receber 115 irmos, vindo de vrias denominaes evanglicas do Rio de Janeiro. O pastor Magno consultava os irmos presentes se mandaria carta para as igrejas dos referidos irmos, pedindo transferncia, ou se deveriam ser recebidos por aclamao, receoso que as igrejas dos irmos no atendesse o pedido. Terminada a profecia, o pastor Magno Guanais Simes, declarou para os presentes naquela Assemblia que a partir daquele momento no haveria mais denominao e que no chamssemos mais de Igreja Batista Monte Carmelo e sim de: ex-batista, ex-Assemblia de Deus, ex-Metodista, ex-Presbiteriana e assim sucessivamente. Da para frente s igrejas seriam conhecidas por Igreja em tal lugar, incluindo o nome do bairro, rua e n. 11 de Julho de 1.963 foi feita uma comunicao aos rgos representativos das denominaes ao senhor presidente da Aliana Batista Mundial, Rev. Pastor Joo F. Soren, como tambm para a Confederao Evanglica do Brasil, na pessoa do seu secretrio Geral, Rev. Rodolfo Anders, isto no dia 30 de Junho de 1.966, informando-os que no havia mais denominao Evanglica, porque Deus havia derribado as denominaes. No ms de Maro de 1.963 houve uma profecia em que o profeta disse: Eis que completa a restaurao. No dia 11 de Janeiro de 1.963, disse o profeta: A minha igreja ser restaurada em toda a sua glria. 1.963 Agosto a Dezembro, vrias igrejas com seus lderes aderiram ao movimento. Nessa ocasio o pastor Elmir Guimares Maia, foi participar de um retiro no Estado de So Paulo com um propsito de combater as idias do pastor Magno. Chegando ao retiro, no houve argumento para o combate, e de volta ao Estado da Guanabara, o mesmo estava convicto que a obra era de Deus e juntamente com a Igreja Batista Missionria no Arpoador, aderiu ao movimento, e nessa ocasio, pela Rdio Rio de Janeiro, ele apresentava um programa intitulado: Uma Voz que Clama e no ms de Setembro de 1.963 foi mudado o nome do programa para A Hora da Restaurao, tendo como abertura dando nfase a Restaurao, Atos 3:19-21. Como prefixo. Mediante aos acontecimentos, pensava-se, ser Deus trabalhando com o seu povo, para realizar um grande feito na terra, e muitos de ns, no tnhamos o discernimento para combatermos o que estava acontecendo de errado, crendo que tudo fazia parte da chamada Restaurao.

PROFETAS E VIDENTES:
Aps o decreto da restaurao, o pastor Magno passou a dirigir a igreja pelas mensagens profticas e as revelaes recebidas pelos videntes. A Devaldina que era considerada a profetiza de confiana do pastor Magno era chamada de ungida do Senhor, porque o que ela profetizava tinha o crdito dele. Os videntes eram homens e mulheres de confiana, como: uma irm conhecida por Laura da Igreja em Pacincia e Fortunato Saraiva; que profetizaram que o Magno era o Elias e o Guimares Maia era a 2 testemunha do Apocalipse e Wilton Sayo Santos o 3 anjo. Assim como os demais profetas, Sayo tambm era o profeta de confiana do pastor Magno e de muitos. Foi ele quem profetizou para enviar os espias a Israel. Outro profeta de confiana foi: Nelson Silva Peres, que tambm profetizou com a Devaldina

Marques o envio dos missionrios: Pr. Aldovandro com um companheiro dele, a Israel levando a mensagem de Restaurao, o que nada aconteceu de importante, a no ser o gasto de dinheiro; sem resultado qualquer. No retorno deles ao Brasil, nada de importante ou relatrios tiveram para prestar ao povo. Viagem que se gastou uma fortuna, e no sabemos at hoje o que eles fizeram em Israel. Sabemos sim, que passado um tempo o Aldovandro, tornou-se uma das testemunhas do Apocalipse e segundo ele, iria reconstruir o Templo de Jerusalm, mas morreu sem cumprir as profecias dirigidas a ele pelos seus profetas.

REVIRAVOLTA NA OBRA DA RESTAURAO:


Ningum podia crer que Magno Guanais Simes e Devaldina, viviam um romance amoroso. Muitas pessoas, no creram quando isto veio a pblico, em uma Assemblia no dia 28 de Maro de 1.970. O que aconteceu? O profeta Antonio Matias, profetizou declarando que, ambos eram inocentes. A esposa do Magno teve de ir publicamente Assemblia, pedir perdo ao povo e tambm a Devaldina. por qu? Porque a profecia dizia que tanto Magno e a profetiza Devaldina Marques eram irrepreensveis, e o profeta recomendou que no fosse feito ajuntamento para fazer comentrios sobre o assunto, dizendo: Eu j tenho julgado na minha casa, tenho eu enterrado. Profecia mentirosa, Magno estava sim em pecado, por causa disso o pastor Elmir Guimares Maia, recebeu uma comisso por no aceitar o que estava acontecendo e por uma profecia da Devaldina Marques, a comisso foi a So Paulo, para destitu-lo da responsabilidade que tinha como a segunda testemunha. Essa profecia foi do dia 01 de Abril de 1.970, mas no dia 28 de Maro de 1.970, foi enviada pela Assemblia Geral das Igrejas na Obra da Restaurao no Brasil, uma comisso de pastores, com o objetivo de disciplinar o Guimares Maia, segundo o Magno, com base na profecia e na justia de Deus. Nessa assemblia, vrios pastores foram disciplinados; entre eles, estava o pastor Jorge Tompson que era presidente da ordem dos pastores, homem de quase 80 anos de idade, pastor da Igreja no Paraso em Niteri RJ. Outros pastores tiveram que se arrepender, pedindo perdo publicamente ao povo.

COMO SATANS TRABALHA PARA ENGANAR O POVO DE DEUS!


Depois de tudo isto, quem apareceu grvida? De quem o filho? Era a pergunta que muitos faziam. Do marido dela (da Devaldina)? Do Magno? A gravidez dessa mulher apareceu justamente depois que tudo foi julgado entre ela e Magno, em Assemblia publicamente, e de acordo com as profecias eles estavam em santidade. Chegamos ao dia 21 de Outubro de 1.970, sete pastores de confiana do Magno foram convidados a subirem a um monte, nas proximidades da Fbrica Nacional de Motores, em Joo Pinto, municpio de Duque de Caxias RJ. Foram trs dias de espera para saberem o que o Magno tinha a revelar. Muitas vises foram registradas, profecias foram levantadas pelos profetas presentes, um ambiente de autosugesto, psicologicamente preparado. No dia 25 de Outubro de 1.970, domingo, todos desceram para o monte mais baixo, chamado de Monte da Ligao, onde ali, esperava-se com ansiedade a revelao que o Magno iria fazer. Passado um tempo, ele deitado ao cho comeou a fazer declaraes estarrecedoras que correspondia no seu dizer A revelao de Mistrios Milenares, a ele revelado, e naquele momento, para os sete pastores ele declarou passando a revelar o mistrio, disse ele: Que a famlia real estava na terra, referindo-se a ele como o prncipe em Israel. Quem seria a princesa? Perguntou ele aos sete vares e ele mesmo antecipou a resposta A princesa Devaldina Marques, ela representa a igreja em toda a terra ao seu lado, e que h bastante tempo foi revelado a ele. Magno Guanais Simes, e o casamento de Devaldina Marques. Mulher casada civilmente com Francisco Santa Brbara, numa viso ela foi vista vestida de noiva e ele Magno, de noivo. Tambm apareceu um ser celestial (um anjo), celebrando o casamento deles, segundo ele, Magno passou trs meses sem ter relaes sexuais com ela, por no compreender sendo ela casada, apareceu vestida de noiva; de vu e grinalda, como me de uma garota de 9 anos de idade aproximadamente, filha legtima de Devaldina com seu legtimo esposo Francisco Santa Brbara. Disse Magno ter recebido uma nova revelao, para conhecer a Devaldina como mulher dele, o que foi feito noventa dias depois do casamento celebrado pelo ser celestial, disse Magno: Na minha experincia sexual tida pela 1 vez com Devaldina, percebi que ela era virgem... Encontrando assim a explicao para o vu e grinalda da viso. Este o mistrio oculto em Cantares de Salomo, a mais de trs mil anos. Que Devaldina a mulher de Cantares de Salomo e que ela representa a igreja na terra. O filho nascido de Devaldina no ms de Outubro de 1.970, filho de Magno Guanais Simes,

que saiu dos seus lombos, o filho da promessa dado por Deus, cujo nome ser Israel. E que estava buscando orientao para registrar a criana com seu nome, e a Devaldina o que seria feito oportunamente. Disse ele, que j tinha alugado uma casa simples para sua 2 esposa e que continuaria normalmente mantendo relaes sexuais com a esposa legtima Lurdes Simes e com Devaldina Marques. Disse tambm, que a legtima esposa ainda no estava sabendo do mistrio, mas que em breve, no somente ela, mas todo o povo de Deus na terra tomaria conhecimento do tal fato. Diante do que foi revelado pelo Magno aos sete pastores que estavam com ele, para receberem a revelao, o caso foi to srio que muita gente, depois de tomar conhecimento creram, como sendo um feito de Deus, e sem discernimento defendiam. Foram dias de trevas, de profunda angstia. Como agir? O escndalo foi muito grande, acabou a Obra da Restaurao, pensava-se...E as testemunhas apocalpticas? Foi um caos! 25 de Novembro de 1.970, pastor Sisteval Gomes de Arajo, fez um pronunciamento por escrito Igreja em Bonsucesso em protesto ao acontecimento e por isso foi excludo da comunho da igreja como traidor ao feito do Senhor. Lembrando que ele foi um dos sete. Mesmo tirado da comunho, em uma quarta feira com outros irmos, compareceram ao culto, e no encerramento Magno advertiu ao povo, que no desse ouvido a vozes estranhas; porque o feito do Senhor era muito grande e homem algum podia impedir o seu feito. Nesta hora o pastor Sisteval Gomes de Arajo pediu a palavra e foi atendido e sugeriu que fosse realizada uma Assemblia Extraordinria com a finalidade de julgar o procedimento do pastor Magno. No foi fcil, pois no momento houve um tumulto pelos defensores do referido pastor. No momento ele saiu do plpito em direo ao gabinete pastoral, o pastor Sisteval o acompanhou, fechando a porta, e, ficando frente a frente com ele, lhes fez algumas perguntas. Entre elas fizlhe esta: --O Senhor ainda o Elias? sua resposta foi. __No sei...no sei de mais nada! E a 2 testemunha do apocalipse? Sua resposta foi. __Tambm no sei!. Magno deixou o pastorado da igreja e um pastor por vingana juntamente com o marido da Devaldina, o denunciou para a polcia, e seria ele julgado por usurpao religiosa. Magno passou alguns dias andando como peregrino, rejeitado pela esposa legtima, sendo depois acolhido pelo pastor Sisteval em sua casa, depois partiu para a casa de parentes em Goinia, onde segundo dizem; suicidou-se; e o processo foi arquivado. Nos dias 5 e 6 de Dezembro de 1.970, foi realizada uma Assemblia Geral em Itagua, presidida pelo pastor Elmir Guimares Maia e o Magno foi excludo do rol de pastores da Obra da Restaurao e por capricho sem misericrdia, os sete pastores que foram com Magno ao monte, foram tambm excludos mesmo no crendo que o que ocorreu da revelao do Magno no era uma obra de Deus. Acabou a a idia das testemunhas apocalpticas. Magno o Elias morreu, a segunda testemunha caiu, o terceiro anjo Wilton Sayo morreu anos depois (segundo dizem) liderando um grupo das Testemunhas de Jeov.

ESTA A PERGUNTA QUE SE FAZ!


Como surgiu a idia da obra da restaurao e quais os textos bblicos aplicados? I Quando foi lanado o programa Radiofnico pela Rdio Rio de Janeiro, usava-se como prefixo, Atos 3:19-21, que no tem nada haver com restaurao da igreja. Diziam que a igreja estava apostatada, baseada neste texto. II Para provar que Deus estava restaurando as doutrinas bblicas, usava-se o livro do Profeta Habacuque 1:5, outro erro, porque doutrinas no se restaura, porque a Palavra de Deus infalvel, Eu (Sisteval) cheguei a escrever para a Revista (Estudando a Bblia em Classe), no ano de 1.982, provando que esse texto bblico nada tem haver com a Obra da Restaurao e no final da lio o redator cortou a matria dizendo que o Profeta Habacuque estava sim falando da restaurao destes dias. III - Outros textos bblicos usados para identificar a restaurao foram: Isaas 54:1-7; 29:11-24, Efsios 5:25-27 e Apocalipse 29:7. IV Pregava-se ensinado pelo Magno que a igreja passaria pela grande tribulao; mas o Senhor daria a ela um grande livramento, levando-a para o deserto onde a igreja ficaria por trs anos e meio, esperando o arrebatamento. Apocalipse 12:10-17, Cantares de Salomo 6:10; 8:5. V Para provar o fracasso dos pastores apostatados e infiis, Jeremias 23:1-4, II Timteo 4:15, II Pedro 2:17. A prova que Magno dava como sendo levantado por Deus para fazer a restaurao, era lido o livro do Profeta Jeremias 1:5-12 que no entendimento dele Deus o levantou no tempo do fim para realizar uma grande obra na terra, acabando com a apostasia.

USOS E COSTUMES:
importante que voc fique sabendo que tudo que se chama doutrina na Obra da Restaurao no Brasil, nada foi estudado teologicamente. Exemplo: Lava ps. Traje da mulher. Camisa de manga comprida para os homens. No beber refrigerante. O Batismo vlido, s em rio, guas correntes. sculo Santo dado na mo. (beijo) Vu para cobertura da cabea da mulher. No usar fotos nos lares (quadros fotogrficos). No usar bibels. Proibio de usar flores artificiais na igreja e nos lares. Foi tirado do estudo bblico o termo: Dominical, para Escola Bblica. Ceia com po azimo, o qual era feito com farinha de trigo, sal e azeite. Em uma Assemblia Geral, aps uma orientao de um rabino, de uma sinagoga judaica no Rio de janeiro, foi ento tirado o sal e o azeite, provado por ele que se o po tivesse sal e azeite, deixaria de ser azimo, porque, azimo no tem sabor. Todas essas coisas foram dadas por profecias como sendo verdadeiras, acreditava-se que os profetas e videntes estavam sendo usados por Deus. Alguns acordaram, saindo do engodo e confuso. Infelizmente, outros ainda esto ostentando esta bandeira do engano, levando muitas pessoas a crerem que os lderes do movimento (Restaurao) esto certos, porque esto com a Bblia que a Palavra de Deus, e, no param, para analisarem teologicamente o que a Bblia ensina.

CULTURA DOS POVOS:


Precisamos conhecer a cultura dos povos. Algum disse: se algum no conhecer a histria no conhece a Bblia. Porque conhecendo a histria conhecemos a Bblia. Foi o caso do uso do vu para as mulheres da igreja em Corintios. (Como exemploJ Conhecendo a histria ficaremos sabendo que no se trata de uma doutrina, mas fazia parte da cultura nos dia do apstolo Paulo, e, para aquela regio. Outra observao: Por que Paulo ensinou que as mulheres ficassem caladas na igreja, e se quisessem aprender alguma coisa perguntassem em casa a seus maridos? 1 Corintios 14:34-35. E no nosso pas (Brasil) e outros no temos tantas mulheres liderando na igreja? Ainda outra observao: Paulo ensinou que nunca fosse escrita viva, com menos de sessenta anos (60 anos), e s a que tivesse sido mulher de um s marido. Como seria entendido entre ns uma moa que se casou hoje, no tendo esta idade, trinta dias aps o casamento o marido veio a falecer? Na nossa sociedade ela considerada viva? Nos dias de Paulo, na sua cultura, de acordo com o que ensina em 1 Timteo 5: 9-10, estaramos em choque com seu ensinamento. Por qu? Ns gentios, no colocamos em prtica em nossas igrejas. Uma pergunta que feita por muitos: Lavar os ps aps a ceia doutrina? No!. Na 1 carta de Paulo aos Corintios 11:23-26, quando ele fala da ceia que o Senhor o ensinou, ele fala do po e do clice, dizendo que o que estava ensinando aprendera do Senhor. Observem que, Paulo no falou do lava-ps. No captulo 13 do Evangelho de Joo, o Senhor Jesus no estava celebrando a ceia dos captulos 26:17-30; Marcos 14:12-26 e Lucas 22:7-23. Porque no evangelho de Joo, era um jantar realizado antes da festa da pscoa. Jesus est exemplificando sua humildade, comendo naquela hora juntamente com o traidor, no mesmo prato, provando assim seu grande amor, lavando-lhe ainda os ps. Para isso ele disse aos seus que estavam com ele que procedessem da mesma maneira que ele, lavando os ps uns aos outros, at do inimigo. Ento podemos ver que, em nenhuma Igreja do Novo Testamento, encontramos este ato realizado pelos seus membros. Na Obra da Restaurao, para justificar que o lava-ps doutrina, usaram a 1 carta de Paulo a Timteo, captulo 5, versos 9 e 10, que diz: No seja inscrita viva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um s marido, seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado a hospitalidade, lavado os ps aos

santos, socorrido aos atribulados, se viveu na prtica zelosa de toda boa obra.

BATISMO S EM RIO:
Considerando que muita coisa na Obra da Restaurao, foi dada por profecia, o batismo s no rio aconteceu assim. Realizava-se um batismo no dia 31/05/64, em um rio, porque no tnhamos batistrio, foi quando o profeta levantou a voz e profetizou: Eis a o smbolo do Jordo. Aps a profecia, Magno, publicou que o Senhor restaurou o batismo e que dali por diante todo o povo do Senhor, tomasse conhecimento do feito do Senhor, restaurando o batismo em rio, e no se batizava mais em tanque. E os que eram membros da igreja, batizados em tanque, foram levados de volta ao rio para serem re-batizados, e, vrias igrejas que aceitaram como sendo a profecia vinda de Deus, levaram tambm seus membros. Cerca de 800 pessoas foram re-batizadas. Surge a a pergunta: Na regio onde no existe rio, ou mesmo que haja, mas que esteja poludo? Como proceder para batizar os novos convertidos? Creio que Deus no est preocupado quanto ao lugar em que se batiza, e sim que, aqueles que creram em Jesus Cristo, sejam batizados. Creio no existir nenhum pecado cometido por algum se batizar em um rio, em um tanque, em uma lagoa, bem como para o lder que os batizou. Assim, da mesma maneira, no h pecado para aquele que entregou sua vida Cristo, e no foi batizado, como o malfeitor que fora crucificado junto com Cristo, arrependido, pediu a Jesus que se lembrasse dele quando estivesse no Paraso, e a resposta de Jesus foi esta! Hoje mesmo estars comigo no Paraso! Julgai entre vs: Esta profecia procede de Deus? Se esta profecia procede de Deus, afirmamos que milhes de cristos piedosos, em todo mundo, esto condenados a uma eternidade sem Deus, por no terem sidos batizados em rio. Considerando ainda sobre a ceia celebrada com po azimo, usamos a lei de Gerson: O jeitinho brasileiro. Em uma selva, vrios ndios se converteram a Cristo. O missionrio que trabalha entre eles, fala sobre a ceia, mas como celebr-la se no existe a farinha de trigo na selva? Chegar a cidade ser uma longa jornada de 10 dias. Uma viagem dessa s para buscar um quilo de farinha de trigo? O missionrio no vai. Existe isso em nosso pas? Sim, existe. Aqui prximo a ns, no Amazonas, h tribos que esto distantes de cidades, h longos dias de viagem de barco. Nesse caso, o que far o celebrante se a ceia um memorial, uma lembrana da morte de Cristo? O que fez certo missionrio daquela tribo? Cozinhou a mandioca, partiu e celebrou a ceia e o povo se alegrou. Teriam eles pecado? A farinha de trigo que est a venda em nossos supermercados, uma farinha pura como aquela que o judeu, depois de colher o trigo processava seu preparo e servia sem mistura ? Acreditamos que no. Essa farinha poderia representar o corpo de Cristo, s porque no tem o fermento? Entretanto na lei Levtica houve oferta de sacrifcio com po levedado oferecido ao Senhor. Levtico 7:1113. Assim tambm como o sacrifcio de bode.

SCULO SANTO DOUTRINA?


Na Obra da Restaurao o sculo parece ser mais do que doutrina porque uma imposio. Foi ensinado que o sculo deveria ser dado, uns aos outros, em qualquer lugar: no nibus, no trem, no avio, na loja, etc. Irmos que trabalham na roa, irms lavando, roupa, loua, etc., por submisso, devem dar o sculo, quem chegar sua casa, ou encontrar o irmo que est chegando da roa com as mos sujas, suadas etc., e at mesmo h irmos na igreja ao irem ao banheiro no lavam as mos, acaba de lavar os ps (durante a celebrao da ceia), oscula os irmos e se isso no for feito so passivos de disciplina. Quando existe um encontro de um irmo com outro, que o irmo no oscula... Uma pergunta feita: -O irmo () est em pecado? Uma igreja quando era desligada da Assemblia Geral das Igrejas na Obra da Restaurao, a partir da esses irmos no eram mais osculados com base em Romanos 16:17. Nossa considerao. At onde sabemos o sculo um beijo, foi aplicado na Obra da Restaurao, em 27 de julho de 1964. Perguntamos: Quando surgiu o beijo ? A histria no revela-nos quando surgiu o primeiro beijo. Fica claro que os povos do mundo, todos se beijam. At os animais se atraem com sua forma de carinho beijando uns aos outros. Em Cantares de Salomo, a Sulamita falou do beijo. No salmo 2:12 diz: beija o Filho, Provrbios 24:26 tambm nos fala do beijo. Paulo tambm foi beijado pelos irmos, os quais expressaram seu carinho, amor e cuidado. Atos 20:35-38. Da, vemos que, o sculo Santo, ou o sculo de caridade como diz Pedro, no uma doutrina, e sim uma saudao que, usada em todo mundo, com formas diferentes. Na Obra da Restaurao aplicaram na mo, por

profecia, e para justificarem usaram o captulo 16:21 da I Carta aos Corntios, quando Paulo diz: Saudao da minha prpria mo. Fica bem claro que ele no tomaria o beijo para transform-lo em doutrina para a igreja, quando todos os povos se beijam. Na cultura dos romanos, corntios, tessalnicos, todos podiam saudar uns aos outros, com beijo, beijo santo, beijo de amor. Pedro chama de sculo de amor, em sua 1 carta, captulo 5 e o verso 14. Ento fica claro que o versculo 17 do captulo 16 da carta aos Romanos, foi interpretado erroneamente pelos lderes da Restaurao. Paulo falava neste verso no de uma rejeio ao sculo, mas de uma doutrina que ele ensinara a igreja, especificamente a doutrina do amor. Ento, entendo que precisamos conhecer a cultura dos povos, para no cometermos absurdos, e at injustias. Em nosso pas, temos 2.731 grupos de povos diferentes, e em cada cultura h formas diferentes de saudao. Exemplo: H um grupo que se levanta pela manh, a esposa d bom dia para o esposo e vice-versa; porm, se so cristos, s se cumprimentam depois da orao. No verso 22 de Romanos cap. 16, Trcio declara que foi ele quem escreveu a carta para os irmos, certamente a mando de Paulo, e diz: Eu, Trcio, que vos escrevi esta carta, vos sado no Senhor, como tambm manda a saudao de outros irmos. Trcio nada diz a respeito do sculo em sua prpria saudao. Amados, quanta coisa est no Novo Testamento que no aplicada igreja dentro de nossa cultura. Exemplos: Os judeus diziam que os gentios para se salvarem precisavam da circunciso Pedro combateu esta idia: Os gentios foram aconselhados a no comer o sangue de animais, carne sufocada da fornicao e coisas sacrificadas aos dolos. Na cultura escocesa o homem usa saia, e no criticado por isso. No Brasil se um homem faz isso sabemos o que acontecer. Podamos ver muitas diferenas regionais em nosso prprio pas com o povo brasileiro: linguagem, expresses, termos, msica e enfim. Concluindo, quero responder com a conscincia limpa diante de meu Deus, a quem j recorri a sua misericrdia e perdo por tudo que preguei errado, por ignorncia na Obra da Restaurao. Esta a pergunta que me fizeram: O senhor no acha pastor Sisteval, que a nossa igreja, apesar de ter sido apelidada de Obra de Restaurao, e que sofreu os impactos de uma obra falida, porm firmada nas doutrinas bsicas das Escrituras prossegue no rumo? Minha resposta : No meu entendimento, e de todos os cristos conhecedores da Palavra de Deus, doutrina transcede, ela vai at aos confins da terra. O que so doutrinas transcendentes? 1 Salvao Eterna. 2 Cristo salvador. 3 A santificao. 4 O batismo do arrependimento. 5 A regenerao. 6 A ceia em memria da morte de Cristo. 7 A ressurreio dos salvos e perdidos. 8 A volta de Cristo. 9 As operaes do Esprito Santo. 10 A Tri unidade e Trindade. 11 Os atributos de Deus. 12 Os atributos do Esprito Santo. 13 Igreja como corpo de Cristo. 14 Doutrina da salvao. 15 A doutrina de Deus. 16 A doutrina do homem. 17 A doutrina da pessoa de Cristo. 18 A doutrina das ltimas coisas. 19 A doutrina do pecado. Usos e costume no so doutrinas, sculo Santo, traje no doutrina, po Azimo no doutrina, batismo s em rio no doutrina, uso de jias no doutrina e muitos outros pontos que poderamos considerar. Considerando o que no doutrina e que, a Restaurao defende como doutrina, temos a dezenove pontos importantes, como doutrina que leva o pecador a ser restaurado pela graa de Deus. A restaurao no de doutrinas, pois elas no se restauram, elas so eternas, e

esto a para restaurar o homem perdido 2 Timteo 3:14-17, isso que continuo pregando: Jesus o Restaurador. As Igrejas Na Obra da Restaurao, obedecendo estes pontos importantes, estaro corretamente certas. Essas so BASES NEO-TESTAMENTRIA.

Cuidado nas interpretaes de textos bblicos.


O Apstolo So Paulo, em sua recomendao Timteo, disse: _Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade. II Timteo 2:15. Logo para conhecermos a Bblia, volto a repetir, precisamos conhecer as culturas. Um dos maiores motivos de que a Bblia um livro difcil de entender, o fato de ser antigo. Os cinco primeiros livros do Antigo Testamento foram, escritos por Moiss, em 1.400a.C., aproximadamente. Apocalipse o ltimo Livro da Bblia, foi escrito pelo Apstolo Joo, por volta de 90 d.C.. Portanto alguns dos livros foram escritos h mais ou menos 3.400, sendo que o ltimo deles h cerca de 1.900 anos. Isto mostra que na hermenutica, precisamos tentar transpor vrios abismos que apresentam pelo fato de termos em mos um livro to antigo. Devido a gigantesca lacuna temporal, um abismo enorme supera-nos dos autores e dos primeiros leitores da Bblia. Como no estvamos l, no podemos conversar com os autores e com os primeiros ouvintes e leitores para descobrir de primeira mo o significado que escreveram. Atualmente a maior parte dos leitores da Bblia, vivem, h milhares de quilmetros de distncia dos pases onde se deram os fatos Bblicos. Foi no Oriente Mdio, no Egito e nas naes Mediterrneas Meridionais da Europa de hoje, que os personagens bblicos viveram e peregrinaram. A rea estende-se desde a Babilnia no que hoje o Iraque, at Roma. (e talvez a Espanha, se que Paulo foi at l). Esta distncia geogrfica deixa-nos em desvantagem. O abismo dos costumes (cultural). Existem grandes diferenas entre a maneira de agir e de pensar dos ocidentais e das personagens das terras bblicas. Portanto, importante conhecer as culturas e os costumes dos povos dos tempos bblicos. Muitas vezes, a falta de conhecimento de tais costumes, gera interpretaes errneas. A meta da interpretao bblica, encontrar o sentido original do texto. A isso se chama EXEGESE, que consiste em ler o significado do texto. o oposto de EISEGESE. Atribuir significado ao texto. Se uma pessoa pode fazer com que um versculo bblico tenha o significado que ela deseja e outra pessoa disser que o sentido outro, algo que ela quer que seja, sem nenhum dos dois sentidos, deriva da afirmao bblica original, ento anulamos a capacidade de comunicao da Bblia, como obra literria normal. Se no aceitarmos o sentido normal e natural dos textos bblicos, vamos ler as Escrituras sem o menor controle. A Bblia foi afetada e influenciada pelo meio cultural, em que cada autor humano a escreveu. Isso significa que o interprete da Bblia, precisa atentar para os aspectos culturais. O desconhecimento de certos costumes pode gerar interpretaes erradas. medida que procedemos assim, temos condies de compreender e transmitir essas informaes com mais exatido. Se no atentarmos nestas questes culturais, podemos ser culpados de fazer uma EISEGESE, que projetar na Bblia nossos conceitos ocidentais do sculo XX, (a preocupao com o contexto fora-nos a um distanciamento de nossas interpretaes particulares e voltarmo-nos para o [...] mundo do autor. Hoje em vrios pases, preciso conhecer os costumes locais. Na Inglaterra, dirige-se do lado esquerdo da rua. Se voc se esquecer disso, certamente vai ter problemas! Ns percebemos costumes diferentes em grande parte da Bblia. Ento, para interpretarmos corretamente a Palavra de Deus, precisamos entender quais eram aqueles costumes e seus significados. Quando um missionrio vai para um pas de cultura diferente, precisa saber como aquele povo pensa, em que acredita o que diz e produz. Ele precisa entender a cultura local, para compreender as pessoas e comunicar-se bem, no entrando em choque cultural. Ser que certas passagens bblicas, esto restritas aquela poca, pelos aspectos culturais, no podendo, portanto, ser transportadas para nossa cultura, ou ser se que tudo que lemos nas Escrituras vale para hoje? At que ponto importncia da Bblia limitada pelo aspecto cultural? Se determinadas passagens tem essa limitao, ento como saberemos, quais aplicam a nossa cultura e quais no se aplicam. No Brasil come-se muito arroz e feijo e nos Estados Unidos, muita batata e hambrgueres. Apesar das razes histricas para os dois costumes, as pessoas no as conhecem e escolhem arroz e batata conforme a cultura as dirigir. Podemos beber leite ou no. S depende se decidirmos. Mas, para os SHILUK DO Sudo, os que podem beber leite so exclusivamente as

crianas e os homens. Eles crem se uma mulher menstruada beber leite, a vaca no mais o produzir. Nos Estados Unidos os homens, (a maioria) considera um ato de (cavalheirismo, abrir a porta para as mulheres entrarem primeiro). Mas na China exatamente o oposto. O ato de cavalheirismo os homens entrarem primeiro e no as mulheres. Apesar destes costumes opostos, cada um pensa que o seu modo de agir que est certo, agindo automaticamente sem pensar, se deve ou no, ser daquela maneira. Em So Paulo, supe-se que o certo a mulher andar do lado de dentro da calada quando acompanhada de um homem. Um paulista acharia muito estranho, ver no interior do Brasil, ou numa tribo de ndios dos Estados Unidos, um homem andando na frente, e a mulher uns bons metros atrs. Para os ndios daquela tribo, isso muito natural, pois essa maneira que o homem est protegendo a sua esposa de cobras ou animais ferozes. Podemos at achar que desprezo, at descobrirmos que sinal de proteo que dever do homem. Alm disso, naquela tribo, so as mulheres que possuem toda a propriedade. Quando se casam, os, homens tm que ir morar com a famlia da noiva, e no fim, no so donos de nada! Na verdade as mulheres so bem respeitadas.

Nome dos filhos.


A maneira de dar nomes aos filhos, no somente revela como prticas culturais so diversas, mas tambm revela muitas atitudes sociais, fundamentais que precisamos conhecer para entendermos diversos povos. estranho para ns, que em algumas partes do mundo, os filhos recebam nomes feios e vulgares. Mas o propsito de tal costume, espantar os espritos maus, para que no atormentem as crianas. Os monis de Nova Guin usam nomes como esterco de cachorro, ou esterco de porco. Certa vez um missionrio, cometeu um grave erro, chamando algum de esterco de cachorro, quando o nome certo era esterco de porco. Aquilo era um insulto, porque naquela cultura, o povo tem muito mais estimao ao esterco de porco do que ao esterco de cachorro. O povo mazateco, no Mxico, no d nomes feios para os seus filhos, mas sempre se referem a eles como crianas feias. Eles querem enganar os demnios que chamam de bons espritos mas um engano, pois estes no atormentam as crianas feias. Em outros lugares, os nomes so secretos. Alguns crem que se os feiticeiros descobrirem os nomes verdadeiros das pessoas, podem ento fazer mal elas. Outros povos, nem do nomes para os filhos, mas os chamam de numero um numero dois etc..

Falar e ser entendido.


A maneira de se utilizarem os sentidos das palavras, diferente de uma cultura para outra. Certa vez um portugus pregava para um grupo de jovens brasileiros e dizia que as igrejas devem dar a luz, quando, na verdade, ele queria dizer que a igreja deve ser luz no mundo. Os seus ouvintes tinham de conter o riso, porque entre eles, a expresso se aplica ao nascimento dum nen!. Por muitos anos uma missionria americana dizia: _ dormi como um pau, quando aqui no Brasil todos dizem: dormi como uma pedra. Aos nossos ouvidos tal expresso soa bem estranha. Certa vez, um pregador falava sobre a orao a ss. Ele usou a palavra derivada do ingls, que significa: ss, e disse que devemos ter corao na (privada) em ingls private! Em Romanos 4:7 lemos: Bem aventurados, aqueles cujas iniqidades so perdoadas, e cujos pecados so cobertos. Para ns, cobrir pecado significa perdoar pecados, mas, para os iligaynon, isso significa que os pecados, esto escondidos de Deus, como se esconde algo de uma pessoa. Tambm pela expresso Lucas 3:7 raa de vbora, entendemos que Jesus estava fazendo uma severa crtica, mas, tal expresso, se for traduzida literalmente para o balins, estar dando a entender que Jesus estava elogiando os fariseus. Para eles, a vbora um animal sagrado do paraso. Uma jovem irm numa igreja no Paraguai, o pastor a convidou para dar uma saudao igreja, ela disse: _ O pastor me deixou embaraada!. --Para eles no Paraguai ela estava dizendo: _ O pastor me deixou grvida!. Os zapotecas usam a palavra domingo na forma escrita domingo, mas que significa dana e no um dia da semana. Os astecas usavam a palavra glria mais para significar alvoroo. Para eles, a palavra Dios sol, por isso os missionrios traduziram o Joo 3:16, assim, Porque o sol amou ao mundo de tal maneira.... Outro exemplo que bem mostra o perigo destas palavras o uso da palavra esquisito, em espanhol e em portugus para ns,

esquisito significa diferente, estranho, isto , tem uma conotao negativa. J em espanhol esta mesma palavra significa, alm de uma coisa diferente, uma coisa maravilhosa! Assim que um chileno, visitando uma casa brasileira, elogiou o almoo dizendo: esta comida est muito esquisita. Podamos dar muitos outros exemplos das diferentes culturas existentes no mundo, buscandoas na prpria Bblia. Para isso, vamos andar um pouco com o Apstolo So Paulo no seu mundo, e o que ele enfrentou, para pastorear a Igreja nos seus dias. Na sua 2 carta enviada aos Corntios, captulo 11, versos 11 a 4, escreveu ele aos irmos daquela Igreja: __ Espero que vocs suportem um pouco, da minha insensatez. Por favor, sejam pacientes comigo. O zelo que tenho por vocs, um zelo que vem de Deus. Eu os prometi, um nico marido, Cristo, querendo apresent-los a Ele como uma virgem pura, o que receio, e quero evitar, que assim como a serpente enganou Eva com astcia, a mente de vocs, seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoo a Cristo. Pois, se algum lhes vem pregando um Jesus que no aquele que pregamos, ou se vocs acolhem um esprito diferente do que acolheram, ou um evangelho diferente do que aceitaram vocs o toleram com facilidade (N.V.I). Paulo percorreu toda a Judia e Samaria, na Jordnia e toda a nova revolucionria Israel, num navio Italiano, ele volta Grcia, passando por Chipre. Toda a ilha de Chipre, era consagrada a Afrodite, a deusa das ondas, a Anadiomene. Contavam os poetas, o modo como Geia, a terra que tinha se casado com Urano, o cu, e lidera, na primavera, muitos filhos, ficara indignada, porque durante o inverno, o marido a todos eles devora; Gia, pedira ento ao filho Cronos, o tempo que pudesse termo aos horrveis hbitos do pai, e ele, com um golpe de foice, cortaram os rgos sexuais do criador dos deuses; o sexo celeste, caindo no mar, formara na crista das ondas, uma forma viva, adorvel, o supremo gnito do cu, uma mulher encantadora, uma deusa, Afrodite... Parece que, ainda nos tempos de hoje, por ocasio de certas mars vivas, enormes massas de espuma, semelhantes a misteriosas formas humanas, se lanam sobre as costas cipriotas. O inegvel que h mais de dois mil anos, a deusa do amor era adorada em toda ilha; representavam-na sob o aspecto de um rgo grosseiramente talhado em certa pedra negra; no seu dia natalcio, uma imensa procisso, uma folofria monstruosa, estendiase no cumprimento de sessenta estdios; e a noite, as filhas de Chipre, tornadas sacerdotisas da divindade deviam integrar-se a prostituio sagrada... Era difcil imaginar, para um primeiro contato do Apstolo Paulo, com esse tipo de paganismo, um ambiente to oposto a pureza de Cristo, e a sua moral de respeito pela mulher e pela castidade.

Paulo em Corinto, capital da Acaia:


Corinto no era menos imoral e no possua certamente menos deuses, embora trocasse as arenas dos filsofos pela lida agitada do comrcio. Depois de Atenas, em frente a Ilha de Salamina, est Eleusis, pequena plantada a beira mar. A rota Atenas Eleusis, era marcada nos tempos paulinos, pelas multides que a luz de tochas, marchavam a noite para serem iniciadas nos mistrios eleusianos. As runas da antiga Eleusias, agora descobertas, mostramna na profuso das colunas, o fausto de uma cidade pequena e de um culto pago requintado. Ali, realizava-se a purificao pelo banho de mar, o sacrifcio dos pombos, e finalmente a grande procisso de tochas ao cair da noite at Eleusis. O grande Hall em forma de teatro era o nico grande templo construdo na Grcia, para abrigar uma congregao, pois a multido de cerca de trs mil, que ali se reunia, assistia aos mistrios de portas fechadas, muita semelhana de determinada sociedade moderna. Quando Paulo chegou a Corinto, vindo de Atenas, pode ver gritante contraste, por deixar uma velha e intelectual cidade Grega por outra nova, materialista e oficialmente romana. To grande, se no maior que Atenas, no havia Corinto celebrado o seu primeiro centenrio, quando o Apstolo a viu. Gregos, crios e judeus, cedo lhe perceberam a importncia comercial que se constituira em apelo aos seus velhos filhos, que haviam fugido para a ilha Delos, quando a cidade foi destruda em 164, para que regressasse para novas aventuras comerciais. Cidade onde imperava o dinheiro e a ganncia comercial, Corinto estava fadada, a tornar-se centro de desenfreada imoralidade. Em todo o mundo de ento Corintos, era conhecida como a cidade dos prazeres, e o verbo Corintianizar foi cunhado para descrever-lhe a licenciosidade. No captulo 11 da 1 carta de Paulo aos Corntios, Paulo se desloca da praa pblica para a igreja. O relacionamento entre marido e mulher, e a liberdade do crente. Algumas irms da igreja de Corinto estavam abusando da sua nova liberdade em Cristo, comparecendo aos cultos sem o vu tradicional, cuja falta no desonrava s a prpria mulher, mas tambm ao marido.

Smbolo de submisso (vu).


Por que Paulo diz que a mulher deve ter a cabea coberta quando ora e profetiza na igreja? Para entender plenamente as inferncias desse trecho, que devemos aprender algo sobre os costumes mediterrneos daquela poca. As mulheres usavam sempre um vu, quando se apresentavam em pblico. Alguns historiadores nos informam que, em Corinto, s as prostitutas andavam sem vu. um tipo de vu que cobria os cabelos, mas no o rosto das mulheres casadas, como sinal de serem elas, protegidas pela autoridade dos maridos. Simbolizava a submisso e segurana no papel de esposa. Algumas das novas crentes, porm, parecia acreditar que a sua liberdade em Cristo, ultrapassava qualquer submisso a autoridade do marido. verdade que o evangelho cristo eleva a mulher, pois no corpo de Cristo, se neutralizam todas as diferenas sociais. Homens e mulheres, jovens e velhos, escravos e donos, todos desfrutavam em Cristo, direitos e privilgios iguais. Deus tinha derramado seu Esprito sobre todos eles (Atos 2:16-18). Tanto os homens, como as mulheres, tinham o direito de orar e profetizar publicamente na igreja. Por isso, algumas mulheres crentes em Corinto, passaram a dispensar o vu, para salientar a sua igualdade com os homens diante do Senhor. Mas isso constituiu um abuso da liberdade crist, por criar um mal- entendido aos olhos do pblico descrente. Devemos medir as nossas aes, conforme o contexto cultural em que vivemos. Aquilo que pode ser plenamente aceitvel numa cultura, escandaliza em outra. Nos dias de Paulo, mulher sem vu, ou com cabelos curtos, era prostituta. As mulheres crentes que insistiam nesse uso, portanto, estavam criando uma confuso na mente dos no crentes e trazendo desonra para si e para seus maridos. A falta de vu significava, popularmente, uma falta de respeito a confiana e honra para com o marido. Uma mulher crist, de cultura bem acima do comum, a respeito de Paulo, conversando com algum, ela tentou encerrar o assunto com a seguinte observao: So Paulo era um velho rabugento, que no gostava das mulheres. Aquela dama distinta, de esprito independente, vivendo num mundo presente com as liberdades que a sociedade moderna lhe oferece, no poderia ter muita simpatia pelo Apstolo, ao ler os textos como os seguintes: O homem no foi criado por causa da mulher; e sim, a mulher, por causa do homem. (I Corntios 11:9). Esposas, sede submissas aos prprios maridos (Colossnses 3:18). O marido o cabea da mulher (Efsios 5:23) Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque no lhes permitido falar (I Corntios 14:34). Certamente essas passagens bblicas, aparecero iluminadas, por diferente luz se tivermos em mente. 1. Que no mundo que Paulo viveu a mulher tinha status diferente; 2. Que sua atitude era ocasionada pela prevalecente, proeminncia da mulher na igreja primitiva. 3. Que longe de objetar a proeminncia da mulher, Paulo reconhece e a usa habitualmente e, por desejar us-la assim, estava o Apstolo tentando salvar uma situao que, aos olhos da opinio contempornea, poderia parecer um excesso, capaz de prejudicar a prpria obra das mulheres. Estrabo , que conhecia bem a posio social da mulher nas cidades do oeste da sia, fala com nfase do poder que elas possuam e exerciam para controlar e modificar a opinio religiosa dos homens. Conta-nos, que em Damasco a grande maioria das mulheres, era de prosslitas do judasmo. Os damascenos eram obrigados a ter grande cuidado, quanto ao seu plano de assassnio dos judeus (por causa do temor de suas mulheres, porque, todas, exceto umas poucas, estavam ligadas aos adoradores judeus. Isto parece refletir a cena de Atos 13:50. Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posio, e os principais da cidade, levantar a perseguio contra Paulo e Barnab, expulsando de seu territrio (Antioquia da Persdia). Vemos pelas citaes acima, que a influencia da mulher, embora indireta era decisiva entre os judeus em matria religiosa. A congregao, qual, dois dos textos acima se endeream, havia sado em sua maioria do paganismo corntio. Basta dizer-se que naquela cidade, o principal culto pago ou de Afrodite, era servido no templo da Acrocorinto, por cerca de mil sacerdotisas prostitutas e sua influencia na religio, mas tambm nos negcios da cidade, era certamente marcante. Na sinagoga, a mulher ficava separada dos homens e deveria ter a sua cabea coberta por um vu, como sinal

de respeito e sujeio. A mulher que aparecesse em pblico na Turquia, antes do evento Kemal Ataturk, (1.925), com o rosto descoberto, era relacionada entre as prostitutas da terra e podia os homens enderear propostas amorosas. Da certamente o cuidado de Paulo, em I Corntios 11, determinando que a mulher usasse vu sobre a cabea. Este era o mundo e o sculo de Paulo, e, apesar do seu gnio, ele no pode sobrepor-se poca em que viveu. Acredito que, este trabalho realizado de pesquisa, de alguns costumes e culturas dos povos, vai esclarecer aos meus leitores, o que quer dizer: usos e costumes, cultura e doutrinas. Lembrando que, a doutrina ela transcedente, usos e costumes no transcedem. Que Deus lhe enriquea de conhecimento da sua bendita e preciosa Palavra. Fontes de Pesquisas: Comentrio Bblico / 1 e 2 Corntios Autor: Thomaz Reginald Hoover A Personalidade Viva de Paulo Autor: Dr. B. P. Bittencourt Costumes e Culturas / Uma introduo Antropologia Missionria Autor: E.A. Nida A Interpretao Bblica Autor: Roy B. Zuck Povos e Naes do Mundo Autor: Antonio Neves de Mesquita Agradecimentos: Ao meu Deus, por ter me dado graa, de ter realizado esse simples e humilde trabalho, com a finalidade de esclarecer aos seus filhos o que aconteceu na Obra da Restaurao no Brasil. Agradeo ao meu filho Crisstenes Gomes Arajo, que muito me ajudou na digitao desse trabalho que duraram vrias noites. Ao meu neto Clayton dos Santos, pela impresso, usando parte do seu tempo. A minha esposa, Rita dos Santos Gomes, pelas noites que s pde me ver as madrugadas. A minha nora Joana Darc e Filhos, por me servir o lanche das madrugadas.

Sisteval Gomes de Arajo Pastor 20 de Maro de 2.009

You might also like