You are on page 1of 8

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 9 Retorno sobre Investimentos


Objetivos desta Aula
Antes de fazer qualquer investimento, importante sabermos qual ser o retorno. No entanto, deparamo-nos com vrios parmetros para calcul-lo. Quando o investimento j foi realizado, tambm precisamos de um critrio para calcular e acompanhar seu retorno: retorno sobre o capital total investido? Retorno sobre o capital investido pelos scios (ou acionistas)? Lucro por ao? O objetivo desta aula indicar alguns caminhos para o clculo do retorno sobre o investimento, luz de casos de sucesso no mundo empresarial. Tenha uma tima aula.

Introduo
Aula 09 - Retorno sobre Investimentos
As taxas de retorno de investimento so a razo entre o lucro e o capital investido. As principais medidas tradicionais de desempenho so: Retorno sobre Investimentos (ROI); Retorno sobre o Ativo (ROA); Retorno sobre o Patrimnio Lquido (ROE); Retorno sobre os Ativos Lquidos (RONA); Lucro por Ao (LPA); ndice Preo / Lucro (P/L). O conceito do Retorno Sobre Investimentos (ROI Return Over Investiment) foi criado em 1977, por Gartner, disseminando-se quando os projetos de implementao de ERP (pacotes integrados de gesto) entraram na moda
Faculdade On-Line UVB

Matemtica Financeira

72

Anotaes do Aluno

uvb
na dcada de 90. No Brasil, grande parte das empresas j fez uso do mtodo ROI. No entanto, ele deve ser medido sempre em conjunto com o conceito de TCO (Total Cost of Ownership - custo total de propriedade). Na prtica, embora muitos crticos digam que ele ainda um exerccio puro de matemtica que sofre constantes alteraes e padece de erros, o ROI significa o retorno de determinado investimento realizado e contabilizado em meses nos quais ele ser amortizado para, ento, comear a gerar lucros. Recomenda-se no buscar nmeros estratosfricos para fazer comparaes, baseados em outras experincias de mercado. O retorno do investimento de uma companhia nunca igual ao de outra. O ROI foi sistematizado por uma srie de ferramentas criadas pelo mercado, e muitos sistemas possuem um mdulo que o contabiliza. No entanto, o ponto forte do ROI levar a uma ampla exposio dos motivos, envolvendo toda a cpula da empresa, em todos os nveis, para aprovar um investimento em um projeto. Os melhores resultados so obtidos quando existe um comprometimento global dos executivos. De acordo com o Gartner Group, 75% das iniciativas que no apresentam um ROI mensurvel falham por causa da falta de envolvimento dos executivos.

Faculdade On-Line UVB

73

Aula 09 - Retorno sobre Investimentos

Matemtica Financeira

Anotaes do Aluno

uvb

1. Clculo de retorno pela frmula Du Pont


Da Demonstrao do Resultado, extramos os seguintes dados:

Do Balano Patrimonial, extramos os seguintes dados:

Faculdade On-Line UVB

74

Aula 09 - Retorno sobre Investimentos

Matemtica Financeira

Anotaes do Aluno

uvb

Por meio dessa frmula, obtemos o Retorno sobre o Ativo e o Retorno sobre o Patrimnio Lquido. Podemos observar, ainda, os fatores que influenciam no clculo desses ndices e como podem ser direcionados para se atingir o retorno desejado.

2. Valor Econmico Agregado


Aula 09 - Retorno sobre Investimentos
O Valor Econmico Agregado (traduo de Economic Value Added - EVA) foi desenvolvido e popularizado por uma empresa de consultoria chamada Stern Stwart Co. e uma forma de medir a rentabilidade de uma operao empresarial. Esse mtodo deduz o custo do capital prprio para calcular o lucro lquido, dando uma medida correta ao conceito de lucro. Muitos analistas avaliam o ROI associado ao EVA (Economic Value Added), que serve como um parmetro para anlise de desempenho da gesto ou, ainda, como o retorno proporcionado pelas operaes da empresa acima do capital investido, corrigido pelo custo de capital, ou seja, quanto mais rpido se der o ROI em um projeto, maior ser o impacto no ciclo de produtos ou naquele setor envolvido e maiores sero os lucros. No entanto,
Faculdade On-Line UVB

Matemtica Financeira

75

Anotaes do Aluno

uvb
o inverso tambm verdadeiro, um ms alm do previsto tem impactos e desdobramentos em todo aquele ambiente. Porm, existem diferenas entre o EVA e o ROI. Com este, possvel calcular em quanto tempo feito o retorno do valor investido, enquanto com aquele, orienta-se para o aumento de valor da empresa. O ROI deve ser encarado como mais um elemento no processo de montagem de um projeto. No entanto, preciso reconhecer que ele fornece subsdios poderosos para que projetos importantes, porm mais lentos em seu retorno, sejam preteridos. Veja, abaixo, dois depoimentos de executivos de grandes empresas: Klabin - A introduo do EVA no processo decisrio de novos investimentos ajuda a assegurar que a empresa ir buscar um objetivo de crescimento disciplinado e rentvel. Perdigo - A gesto anunciou a adoo do EVA para avaliao de desempenho e remunerao varivel []. Esta uma deciso positiva e esperamos que a empresa melhore gradualmente sua rentabilidade []. At bem pouco tempo, o gerenciamento das empresas era voltado para o objetivo-fim de sua atividade principal: aperfeioar o servio / produto e aumentar a participao no mercado. Buscava-se o aumento do lucro, sem preocupar-se com a gesto financeira. Nesses tempos de economia global e altamente dinmica, no h sucesso empresarial garantido sem a correta explorao das oportunidades propiciadas pela gesto financeira. Temos uma contradio: ao mesmo tempo em que a moderna empresa no pode correr o risco de distanciar-se do seu negcio-fim, sob o risco de perder competitividade, necessita dominar a engenharia financeira. A velocidade da concorrncia cada vez maior, o administrador tem que estar cada vez mais voltado ao negcio da empresa e ao seu faturamento direto. O administrador precisa estar atento s mutaes do mercado e ter conhecimento completo de seu pblico-alvo.

Faculdade On-Line UVB

76

Aula 09 - Retorno sobre Investimentos

Matemtica Financeira

Anotaes do Aluno

uvb
O correto gerenciamento de recursos financeiros uma das principais pr-condies para que a empresa tenha processos ajustados para que suas atividades no relacionadas ao negcio tenham acompanhamento e controles eficientes. Gerenciar, adequadamente, recursos excedentes, captar no momento certo, e a custo compatvel, visando ampliar o mercado da empresa so decises acertadas. A metodologia do EVA Economic Value Added pode ajudar na gesto da empresa. importante no deixar que o EVA seja apenas mais um indicador, perdendo-se uma ferramenta revolucionria da gesto financeira. preciso que haja compreenso em todos os nveis da organizao, estabelecendo um equilbrio entre as estratgicas de investimento e de crescimento.

3. Exemplo
O que voc acha? - A empresa est analisando para investir em um projeto novo, cujas projees indicam aumento no lucro de $70 para $120, uma elevao na margem operacional de 5% para 5,9% e uma elevao no Retorno sobre Investimento (ROI) de 7% para 8%. - Como o Custo de Capital de 12%, um projeto que produzisse um TIR de 10% adicionaria valor? - Voc investiria nesse projeto? Soluo:

Faculdade On-Line UVB

77

Aula 09 - Retorno sobre Investimentos

Matemtica Financeira

Anotaes do Aluno

uvb

Negcio Atual + Novo Investimento Receita $ 1.400 Lucro Operacional $ 70 Margem Operacional 5% Capital Ativos $ 1.000 Lquidos ROI 7% Custo de Capital % 12% Custo de Capital $ $ 120 EVA ($ 50) $ 650 $ 50 7,7% $ 500 10% 12% $ 60 ($ 10)

= Resultado aps investimento $ 2.050 $ 120 5,9% $ 1.500 8% 12% $ 180 ($ 60)

O EVA uma estimativa do Lucro Econmico real aps subtrair o custo de oportunidade do capital empregado no negcio.

Sntese
Nesta aula, voc aprendeu que no basta calcular o retorno sobre os investimentos para medir a rentabilidade do negcio ou o desempenho dos administradores. O EVA mostra-se uma medida muito mais acurada, pois leva em conta, tambm, o custo do capital prprio e no apenas o custo de capital de terceiros.

Na prxima aula, faremos a anlise do fluxo de caixa descontado, uma importante ferramenta para se determinar o valor de um negcio, de uma ao, ou a viabilidade de um investimento. No perca!

Faculdade On-Line UVB

78

Aula 09 - Retorno sobre Investimentos

Descontando o custo do capital prprio, temos o Valor Econmico Agregado (EVA), que tem significado muito maior do que uma taxa de retorno percentual.

Matemtica Financeira

Anotaes do Aluno

uvb

Referncias
BRAGA, Roberto Fundamentos e Tcnicas de Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 1989. BRIGHAM Eugene F. ; HOUSTON, Joel F. Fundamentos da Moderna Administrao Financeira. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. GITMAN, Lawrence J. Princpios de Administrao Financeira. So Paulo: Harbra, 1997.

Faculdade On-Line UVB

79

Aula 09 - Retorno sobre Investimentos

Matemtica Financeira

You might also like