You are on page 1of 10

PAX AMERICANA E DOUTRINA BUSH: DILEMAS DA SOCIEDADE INTERNACIONAL NA ERA PS-BIPOLAR

Guilherme Sandoval Ges* Este artigo se prope a analisar a sociedade internacional que surge a partir do fim da Guerra Fria e seu complexo quadro de imbricaes geopolticas, cuja dinmica acelerada produziu em menos de uma dcada dois fenmenos transcendentes na histria da humanidade: a queda do muro de Berlim e a queda das torres gmeas. Independentemente da aceitao ou no do fim da bipolaridade ideolgica como marco inicial de uma nova era histrica, o fato que o colapso da Unio Sovitica gerou grandes transformaes jusgeopolticas nas relaes internacionais. Com efeito, em nenhum dos trs grandes paradigmas estatais da modernidade (Estado Absoluto-Estado Liberal e Estado Social), viveu-se a perspectiva de um cenrio internacional unipolar, tal qual a to propalada Pax Americana dos dias de hoje. A doutrina jurdica no costuma investigar os elementos tericos que informam essa perspectiva de unipolarismo geopoltico mundial e seus reflexos no campo jurdico-constitucional. Na doutrina ptria, um dos poucos autores que enfrentou o tema foi Daniel Sarmento, e, mesmo assim de forma perfunctria, valendo, pois, reproduzir seu magistrio, in verbis: O colapso do comunismo, simbolizado pela queda do muro de Berlim, eliminou uma das ideologias rivais que se defrontavam e disputavam espao num mundo at ento bipolar. Com o fracasso retumbante da experincia marxista-leninista e o advento da Pax Americana, o capitalismo ficou mais a vontade para impor, agora sem concesses, o seu modelo econmico e social, que constituiria, segundo alguns, o fim da histria. Como se o fiasco do socialismo pudesse ofuscar os problemas crnicos do capitalismo, em especial a sua tendncia para promover a desigualdade e aprofundar a excluso social. (Sarmento, 2002, p. 399).

32

Com a devida vnia, no concordamos com a viso do eminente jurista, na medida em que associa o conceito de Pax Americana ao fim da histria de Francis Fukuyama (1998) e, portanto, com a idia de triunfo do capitalismo e fiasco do socialismo. Com rigor, a concepo de Pax Americana muito mais ampla, um conceito geopoltico, cujo significado a imposio de um cenrio internacional unipolar com predominncia cntrica norte-americana em todos os campos do poder nacional (poltico, econmico, militar, cultural e tecnolgico). Na verdade, por ser a nica superpotncia ainda remanescente, acredita-se que estamos vivendo sob os auspcios dessa Pax Americana. No entanto, acreditamos que tal tipo de inteleco errneo, na medida em que os EUA no tm capital geopoltico suficiente para impor um cenrio internacional unipolar, vale dizer, um quadro mundial onde no haja reao poltica, econmica, militar, cultural e tecnolgica por parte das demais naes do mundo. O estabelecimento da Pax Americana seria sinnimo da natural envergadura dos EUA para reger unilateralmente as relaes internacionais, o que evidentemente no parece ser verdadeiro. Indiscutvel sua supremacia militar, cuja fora efetiva suplanta todas as demais naes do planeta em conjunto, fazendo mesmo valer a expresso second to none. No entanto, se inegvel a unipolaridade no campo militar, o mesmo no se d com relao s outras dimenses do poder nacional, em especial as dimenses econmica e cultural. Nesse sentido, pergunta-se: seria minimamente razovel, falar-se em unipolarismo cultural diante do choque de civilizaes, tal qual concebido por Samuel Huntington (1998)? E a reao do Isl e sua radicalizao religiosa? Seria sensato concordar com a idia de universalizao inconteste do pensamento ocidental? E mais ainda: seria ldimo aceitar a subordinao econmica e tecnolgica do Japo e da Unio Europia aos Estados Unidos? No seria melhor pensar-se em extremada competio desses trs centros mundiais de poder nas reas econmica e tecnolgica? E finalmente, a postura independente das potncias regionais Brasil, Rssia, ndia e China (o assim chamado BRIC)? No seria mais consentneo reconhecer um rol de naes emergentes em busca de liderana regional?

33

Com a devida vnia a pensamento contrrio, definitivamente, no podemos concordar com a idia de que estamos a viver sob o acicate de uma Pax Americana. Ao revs, o mundo dos fatos entremostra que no to simples como imaginaram aqueles doutrinadores do fim da Histria. De feito, a pretenso de uma ideologia nica e vitoriosa querer simbolizar o marco zero de um novo recomeo da histria da humanidade a partir do triunfo do capitalismo no destarte to convincente. No temos dvida, a sociedade internacional da Era Ps-Bipolar no pode - ou pelo menos no deve - ser caracterizada pela predominncia cntrica de um nico plo geopoltico de poder, ao contrrio, deve-se buscar nos elementos factuais do mundo real aqueles sinais identificadores de um cenrio internacional tipificado pela multilateralidade de escopo global .
1

H que se reconhecer que as tendncias mais significativas da sociedade internacional ps-bipolar apontam induvidosamente para uma correlao de foras antes vista como militar, mas hoje como scio-cultural. Pela primeira vez na histria, a poltica mundial ao mesmo tempo multipolar e multicivilizacional. A modernizao propiciada pelo fenmeno da globalizao da economia no est sendo acompanhada pela universalizao da ocidentalizao, muito ao revs, a influncia relativa do Ocidente est em declnio nas sociedades noocidentais, especialmente a islmica e a asitica. O Isl est explodindo demograficamente, ao mesmo tempo em que se radicaliza a questo poltico-religiosa entre os pases muulmanos e seus vizinhos. A perspectiva de nuclearizao do Ir assombra o mundo ocidental. A eleio democrtica do Hamas na Palestina desafia as estruturas da ordem jurdica internacional: como lidar com um grupo terrorista democraticamente eleito pelo povo? Enfim, as civilizaes no-ocidentais esto reafirmando cada vez mais o valor de suas prprias culturas como a indicar a forte comoo gestada pela publicao da caricatura considerada blasfematria do Profeta Maom, o que entremostra o hiato civilizacional dos dias de hoje.

Alis, um modo muito especial de compreender os fenmenos conflituais da sociedade internacional atual atravs do estudo da multipolaridade do mundo contemporneo, cujas identidades culturais passam a representar, em um plano mais amplo, verdadeiras identidades civilizacionais.

34

De tudo se v, portanto que, sob a gide de uma sociedade internacional psbipolar multifacetada, no h falar em ideologia nica, capitalista, democrtica, universal e neoliberal. Ao contrrio, o choque entre civilizaes imbricado com disputas comerciais que esto a haurir o complexo cenrio jurdico-polticoconstitucional do Estado Ps-Social. De suma importncia, por conseguinte, o exame percuciente se os Estados Unidos conseguiro impor um paradigma ps-moderno de Pax Americana, caracterizado pela supremacia absoluta da nao estadunidense em todos os campos do poder nacional. Preferimos optar pela construo acadmica de que o paradigma da ordem jurdica internacional de hoje em dia tende para multilateralismo de escopo global, sem predominncia cntrica de uma nica nao. Sob tal tica, advogamos a tese de que preciso fixar trs variantes do cenrio mundial ps-bipolar, em cujo seio se mesclam as dimenses econmica, cultural e militar. Com isso queremos destacar que a sociedade internacional da era ps-bipolar pode ser caracterizada a partir de um cenrio internacional que , a um s tempo: a) economicamente trilateral (Estados Unidos, Unio Europia e Japo), b) culturalmente multipolar (choque de civilizaes de Samuel Huntington), e c) militarmente unidimensional (supremacia norte-americana incontrastvel). Isso significar dizer, por outras palavras, que o fim da guerra fria criou um contexto mundial, no qual a superioridade militar dos EUA no foi necessariamente seguida pela sua hegemonia econmica e muito menos ainda pelo alinhamento cultural automtico ao pensamento ocidental. Convivem, nos primrdios da sociedade internacional ps-bipolar, uma economia mundial triangular, um multiculturalismo de escopo global e uma supremacia militar incontrastvel.2 Eis aqui, por conseguinte, um primeiro desdobramento sistmico da sociedade internacional contempornea.

Uma perspectiva como essa admite a idia de que a ruptura no equilbrio geopoltico bipolar gerou um quadro de multipolaridade com a predominncia dos Estados Unidos, mas, que no se confunde, em nenhuma hiptese, com ordem unipolar, sob o plio de uma Pax Americana, tal como os antigos modelos romano ou britnico. Aqui, h que se admitir que a superao histrica

35

Mas isso no basta, preciso avanar nessa investigao acerca das caractersticas que esto a tipificar tal sociedade e passar a analisar seu segundo grande dilema, id est, a queda das torres gmeas do World Trade Center que traz no seu bojo a justificao moral da to propalada Doutrina Bush. A questo que se impe saber quais seriam os impactos de tal doutrina sobre o Direito e em especial sobre o Direito Internacional Pblico. Seria legtima a elaborao da doutrina estadunidense nesse alvorecer do terceiro milnio? A primeira considerao a fazer diz com o ressurgimento de uma era de choque intercivilizacional que traz de per se elementos de guerra santa. De um lado, a violncia radicalizada da Al-quaeda e do outro a viso maniquesta de Bush: a luta do bem contra o mal. Nesse passo, o ataque de 11 de setembro de 2001 se tornou pretexto para a elaborao da Doutrina Bush, concepo da iniciativa preventiva que permite atacar primeiro e perguntar depois. Nesse sentido, no sem razo a crtica lacerante que vem recebendo do resto do mundo, seja pela interrupo que provoca no processo de consolidao do multilateralismo de escopo global, seja pelo menosprezo que empresta aos demais Estados nacionais e em especial ao direito internacional pblico. Em lapidar lio, o Professor Antnio Celso Alves Pereira ensina que: Consagrada como "Doutrina Bush", a nova estratgia

destaca, entre seus pilares o contraterrorismo e a legtima defesa preventiva. Formulada pelo Conselho de Segurana Nacional, presidencial mais precisamente Rice, pela e ento assessora de forma Condoleezza anunciada

definitiva pelo presidente em discurso na Academia Militar de West Point, em 01/06/2002, representa uma radical mudana dos conceitos geoestratgicos que vigoravam no pas desde a Guerra Fria, e se justificaria por sua finalidade, ou seja, criao de instrumentos legais para controle
do bipolarismo e o fracasso da ideologia comunista abriram caminho para um contexto internacional imprevisvel, hipercomplexo e ainda inacabado. Neste sentido, existe, indubitavelmente, um campo amplo de reflexes a fazer, no entanto, j possvel diagnosticar a natureza hbrida da sociedade internacional contempornea, cujo centro de gravidade gira em torno de trs grandes eixos: unipolaridade militar, pluralismo cultural e trilateralismo econmico.

36

absoluto de todas as atividades individuais, principalmente de imigrantes, e, da mesma forma, de concesso ao presidente de poderes para atacar preventivamente, em qualquer parte do mundo, grupos terroristas ou Estados hostis aos norte-americanos. (Pereira: 2006, p. 130). Em verdade, os desdobramentos dos atentados terroristas aos smbolos do poder nacional estadunidense ainda no so totalmente conhecidos. Pelo ineditismo do evento, h que se reconhecer que a compilao do quadro geoestratgico decorrente ainda incipiente; muitos subprodutos e resultados ainda no foram totalmente desvelados. No campo jurdico-constitucional da proteo dos direitos humanos, por exemplo, o leitor haver de se lembrar que a queda das torres gmeas impacta negativamente na garantia das liberdades individuais. A chamada lei patritica aprovada sob os influxos da Doutrina Bush vem neutralizando os direitos fundamentais em prol da segurana nacional. De feito, a Doutrina Bush desloca para a centralidade do constitucionalismo estadunidense a Guerra contra o Terror. Os fatdicos 11 de setembro de 2001 (EUA), 11 de maro de 2004 (Espanha) e 7 de julho de 2005 (Gr-Bretanha) so eventos internacionais que reforam a fundamentao tica desta cada vez maior denegao dos direitos fundamentais. Com isso, podemos constatar que o alvorecer do terceiro milnio vivencia um fenmeno jurdico no mnimo curioso e paradoxal, qual seja, o maior centro democrtico do planeta veste a roupagem absolutista ps-westfaliana para neutralizar os mais antigos direitos fundamentais do homem: os direitos civis e polticos de inspirao liberal burguesa. A questo no nem de negao de direitos sociais positivos, sujeitos reserva do possvel (limitaes financeiras do Estado) mas, sim, de eliminao de liberdades individuais e polticas, valores fundantes da sociedade norte-americana e direitos fundamentais de primeira dimenso. Como se v, os Estados Unidos que se auto-intitulam guardies universais do princpio democrtico, na verdade, violam

37

direitos humanos, seja na sua Base de Guantnamo em Cuba, seja em seu prprio territrio mediante a aplicao da lei patritica.
3

J no plano juspoltico, entendemos que a Doutrina Bush tem inspirao marcadamente antikantiana, vez que desconsidera a perspectiva da paz perptua, desqualificando a via da cooperao internacional e optando por um unilateralismo nocivo do tipo: ou meu amigo ou meu inimigo. Esta viso binria da cooperao internacional retrgrada e faz mais atual do que nunca a idia clssica de que no Direito Internacional, Deus est morto e o cu est vazio. (Citado por Mello: 2000, p. 51). Em nome da segurana nacional, a doutrina estadunidense retira, das profundezas de sua sepultura, conceitos superados da velha teoria dos negadores prticos do Direito Internacional (Espinoza, Lasson, Gumplowicz, Lundstedt e outros) (Mello: opus. cit., p. 103), cuja lgica conceitual se pauta na supremacia da lei interna e na inexistncia de normas cogentes de Direito Internacional Pblico. Podemos mesmo usar a figura retrica de um mundo internacional

hobbesiano, cujo estado de natureza catico legitima a idia de que os tratados internacionais s sero respeitados quando harmnicos com os interesses especficos do Estado-Leviat, o todo-poderoso, nico capaz de gerar paz e segurana no mbito internacional. Assim, cumpre-nos indagar at que ponto o conceito de segurana nacional d azo para a fundamentao tica da Doutrina Bush no plano internacional. Doutrinadores de escol h que radicalizam sua posio discordante, Noam Chomsky, por exemplo, v sinais de terrorismo de Estado nas aes externas norte-americanas, como a indicar sua lio:

Para alm disso, a invaso do Iraque, sem a devida autorizao do Conselho de Segurana das Naes Unidas, contribui para enfraquecer o direito internacional pblico no sentido de sujeit-lo a interesses geopolticos da nica superpotncia remanescente do planeta. Eis que atitudes deste jaez projetam quadro jurdico anmico nas relaes internacionais, isto , direito sem regras, direito sem soluo de continuidade, direito ad hoc. Sob tal tica, fica a sensao de que o princpio democrtico tem interpretao prpria quando aplicado Venezuela de Hugo Chaves e exegese diferente quando praticado no Iraque. Tudo ao talante da nao mais poderosa do planeta.

38

Para os Estados Unidos, a primeira vez, desde a Guerra de 1812, que o territrio nacional sofre um ataque, ou mesmo ameaado. Muitos comentaristas tentaram fazer uma analogia com Pearl Harbor, mas se trata de um equvoco. Em 7 de dezembro de 1941, as bases militares em duas colnias americanas foram atacadas - e no o territrio nacional, que jamais chegou a ser ameaado. Os Estados Unidos preferiam chamar o Hava de territrio, mas de fato era uma colnia. Durante os ltimos sculos, os Estados Unidos exterminaram as populaes indgenas (milhes de pessoas), conquistaram metade do Mxico (na verdade, territrios indgenas, mas isso outra questo), intervieram com violncia nas regies vizinhas, conquistaram o Hava e as Filipinas (matando centenas de milhares de filipinos) e, nos ltimos cinqenta anos, particularmente, valeram-se da fora para impor-se a boa parte do mundo. O nmero de vtimas colossal. Pela primeira vez, as armas voltaramse contra ns. Foi uma mudana dramtica (...) devemos reconhecer que em grande parte do mundo os EUA so vistos como um Estado lder do terrorismo, e por uma boa razo. Podemos considerar, por exemplo, que em 1986 os EUA foram condenados pela Corte Mundial por uso ilegal da fora (terrorismo internacional). (CHOMSKY: 2002, pp. 12 e 17). Sem concordar com a exegese forte de Noam Chomsky no que tange ao enquadramento dos EUA como Estado lder do terrorismo internacional, importante, no entanto, levar em considerao que os dois grandes dilemas da sociedade internacional ps-bipolar so decorrentes diretamente da poltica externa dos EUA. Com efeito, preciso que o leitor vislumbre criticamente os conceitos de Pax americana e Doutrina Bush, contrastando-os com a possibilidade de um cenrio prospectivo de multipolaridade sem predominncia cntrica unilateral. tempo de concluir, ressaltando a relevncia da compreenso do cenrio internacional ps-Guerra Fria. No h mais espao para inteleces ingnuas no campo internacional. O estrategista hodierno tem a tarefa de desvelar o enigmtico jogo internacional dos centros mundiais de poder, notadamente os Estados Unidos da Amrica, maior potncia econmico-militar do planeta. Analisar o cenrio internacional significa antes de tudo compreender os modelos de estratgia global dos EUA. E assim que, falar em Pax Americana, no momento em que o direito internacional pblico vivencia seu momento mais

39

melanclico, concordar com a imagem de um cenrio mundial unipolar, ditado unilateralmente pela nica superpotncia remanescente do planeta. Da mesma forma, falar em Doutrina Bush, enquanto concepo de legtima defesa, concordar com outra imagem distorcida do direito internacional pblico, qual seja, o desrespeito ao conceito de soberania nacional dos pases mais fracos do cenrio mundial. Na verdade, a idia-fora que impele a poltica externa estadunidense a perspectiva de obter legitimidade internacional para suas operaes de interveno unilateral. por isso que a nova estratgia de segurana nacional dos EUA no tardou a fixar seus dois novos pilares de sustentabilidade, quais sejam: (i) promote freedom, justice and human dignity e

(ii) confront challenges by leading growing community of democracies. Aqui, o leitor deve compreender, com agudeza de esprito, que no se trata de promover a prosperidade mundial, mas, to-somente de usar a fora axiolgica dos princpios reitores do atual Estado democrtico de Direito (dignidade da pessoa humana e respeito vontade majoritria) para fundamentar eticamente sua nsia interventiva. Com efeito, o gnio pragmtico do estrategista estadunidense logo percebeu a importncia da dignidade da pessoa humana como novo centro axiolgico do Estado Democrtico de Direito e por isso mesmo fachada ideal para legitimar suas intervenes militares em solo estrangeiro. BIBLIOGRAFIA CHOMSKY, Noam. 11 de setembro. Traduo Luiz Antonio Aguiar. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, pp. 12 e 17. FUKUYAMA, Francis. O fim da histria. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1998. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Pblico. 12ed., v.1. Rio de Janeiro:Ed. Renovar, 2000, p. 51.

40

PEREIRA,

Antnio

Celso

Alves.

Direitos

Humanos

terrorismo,

in

Direitos

Fundamentais:estudos em homenagem ao Professor Ricardo Lobo Torres (Orgs. Daniel Sarmento e Flvio Galdino. Rio de Janeiro:Renovar, 2006, p. 130. SARMENTO, Daniel. Os direitos fundamentais nos paradigmas liberal, social e pssocial-(ps-modernidade constitucional?). In: FERRAZ Jr., Trcio Sampaio (Coord.). Crises e desafios da Constituio brasileira. Rio de Janeiro, 2002, p. 399. RESUMO: O objetivo do presente trabalho apresentar, em linhas gerais, os impactos no mbito do direito internacional pblico e da geopoltica mundial da to propalada Doutrina Bush e de seu consectrio mais nxio, qual seja a tentativa de imposio da Pax Americana na era ps-bipolar. Em essncia, colima-se negar a perspectiva de um cenrio geopoltico unipolar com predominncia cntrica dos Estados Unidos em todos os campos do poder nacional. PALAVRASCHAVE: Direito internacional pblico, cincia poltica, direitos fundamentais de primeira dimenso, geopoltica mundial e relaes internacionais. *Capito-de-Mar-e-Guerra. Membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra. Doutorando em Direito Internacional pela UERJ. Professor de Direito Constitucional da Universidade Estcio de S. E-mail: guilherme.sandoval@terra.com.br.

41

You might also like