You are on page 1of 18

Universidade de Braslia Faculdade de Ceilndia Andressa Dias Gomes 10/0007503 Ednardo Marques Martins 10/0010067 Jennifer de Oliveira Freire

re 10/0013406 Jssica Vick de Oliveira Leal 10/0013686 Juliana Brando de Souza 10/0014381 Larissa Ranny Santos Oliveira 10/0014968

Diagnstico Scio Sanitrio


da

Regio Administrativa Recanto das Emas

Ceilndia, 28 de Julho de 2010.

1 CARACTERIZAO DA REGIO ADMINISTRATIVA

O Recanto das Emas foi criado pelo governador Joaquim Roriz dia 28 de julho de 1993 aps a aprovao da lei 510/93, passando a ser a 15 Regio Administrativa a existir. Tinha como objetivo atender os morados de outras Regies Administrativas com o objetivo de descentralizar as cidades que estavam lotadas. Nesse perodo, tinha sido iniciado no DF um programa para abrigar a populao de baixa renda e para erradicar as invases, conhecido como Programa de Assentamento e, com isso, foram distribudos 15.619 lotes semi-urbanizados para abrigar 86 mil habitantes. Esses assentamentos no tinham gua domiciliar, esgoto sanitrio e nem equipamentos de sade e educao, tinham carncia de servios bsicos, infra-estrutura e de oportunidades de trabalho, e a poeira era um problema tambm, j que as ruas ainda no eram asfaltadas.

Foto: Beto Monteiro / Arquivo Pblico do DF

Os moradores daquela poca relatam que a regio era repleta de chcaras, na qual foram desapropriadas para servir de lotes para os novos moradores de l, havia uma espcie de arbusto na regio chamado canela-de-ema, e tambm possua um stio chamado Recanto, onde viviam as emas. Com isso, deu-se o nome Recanto das Emas. No incio a RA possua uma situao precria para seus moradores, mas agora, ela vem se transformando em uma das cidades que mais crescem no DF. Com uma populao que excede a 130 mil habitantes, ela possui um forte comrcio, que por sua vez gera emprego e renda para a cidade. H programas sociais que incentivam o comrcio local e o alto ndice de empregabilidade, a cidade conta ainda com coleta de lixo periodicamente, possui dois postos de sade, sendo que um funciona 24 horas, a populao tem acesso ao transporte coletivo, possui quadras de esporte, faculdades, feiras, vrias lojas, bancos, igrejas, biblioteca pblica, escolas pblicas e particulares, supermercados, etc.

No perodo em que o Recanto das Emas estava sendo construdo, na dcada de 90, Braslia estava comemorando a primeira vez que seus moradores foram s urnas. A conquista do direito ao voto mostrava que a nova capital do pas ganhava vida prpria. 776,7 mil eleitores votaram em candidatos para o Governo do Distrito Federal, Senado, Cmara Federal e Cmara Legislativa do DF. O resultado demorou cinco dias para sair e mesmo com denuncias de alterao de boletim de votao o Distrito Federal que saa das urnas aspirava cidadania e participao popular. Dois anos depois da primeira votao e a um ano da inaugurao da cidade do Recanto das Emas, uma srie de denuncias de corrupo e medidas econmicas desastrosas levaram s ruas milhares de brasileiros insatisfeitos com o governo do presidente Fernando Collor de Mello. Braslia se transformou no centro das manifestaes da juventude cara-pintada. Em 29 de agosto, o gramado do Congresso Nacional foi tomado pelos manifestantes que comemoraram a aprovao do pedido de impeachment pelo plenrio da Cmara. O Presidente renunciou o mandato naquele ano. A ocupao do Recanto das Emas basicamente constituda por jovens que viviam em locais mais populosos no DF, sua populao representa a segunda gerao de migrantes que veio para Braslia. Pode-se notar a grande presena de nordestinos, principalmente dos estados de Cear, Piau, Bahia e Maranho. Depois dos nordestinos, os mineiros e os goianos so os que mais se destacam.

Quando os moradores so questionados sobre a diferena entre o incio da cidade e a situao em que se encontra hoje em dia, encontramos na maioria das respostas: a diminuio da poeira, j que quase toda a cidade asfaltada com exceo apenas das reas das chcaras e alguns trechos da cidade, e a prpria organizao da cidade que se tornou mais urbanizada e com forte comrcio que se torna vantagem tanto para o comerciante que lucra e aumenta o fluxo monetrio na cidade, como pra o morador que tem ao seu alcance lojas para cada uma de suas necessidades. Com relao infra-estrutura, a populao conta hoje com 99% de rede de esgoto, 100% gua potvel, 98% de asfalto e drenagem pluvial e 100% de iluminao.

Com o crescimento da populao e a necessidade de possuir lugares para frequentar em forma de lazer, so realizados vrios eventos culturais, incluindo shows, teatros e feiras de artesanato; incentiva-se os artistas locais, as danas e msicas regionais tudo isso faz parte do Projeto Recanto da Arte. E a festa mais importante e conhecida da cidade a FAREMAS, festa de aniversrio do Recanto das Emas que um evento cheio de atraes culturais, educativas e esportivas.

Devido o rpido desenvolvimento, a RA desenvolveu-se de forma desorganizada acarretando o inchao da cidade, com isso, a populao se queixa da superlotao dos postos e da falha de sistema de atendimento mdico, que falta remdios, mdicos e que a espera nas filas demorada. A violncia outro aspecto de insatisfao dos moradores, que relatam que mesmo com os postos policiais, ela continua, deixando as pessoas inseguras e com medo de andar a noite, principalmente. Os pais e alunos reclamam das escolas pblicas da regio, que conta com instalaes velhas, professores que muitas vezes faltam e prejudicam o desenvolvimento educacional, e tambm da violncia nas escolas, praticada pelos prprios alunos. Mas em contrapartida os moradores se orgulham do comrcio da cidade, que possui uma imensa variedade de comrcios e lojas, muitos alegam que raramente saem de l para comprar algo, que quase sempre conseguem o que precisam no prprio Recanto das Emas.

Jovens do Recanto das Emas encontraram no Hip Hop uma alternativa de educao. H trs anos, eles oferecem oficinas de Rap, break, DJ, grafite e skate. O maior evento cultural da cidade uma iniciativa deles, o Poero do Rock. O Recanto das Emas conta ainda com uma biblioteca na quadra 302, com um acervo de 10 mil livros e uma brinquedoteca na quadra 601, onde as crianas vivenciam momentos de lazer, convivncia a e aprendizagem. A cidade possui tambm um auditrio no centro Urbano entre as quadras 206 e 300, com 250 lugares. Encontram-se na RA algumas entidades e organizaes que ajudam a manter o ritmo da cidade, como: Pr-vida, Fenaes, Pastoral da Sade, Fenaes, que desenvolve trabalho scio-educativo com aproximadamente 400 jovens carentes da cidade. Atividades complementares de reforo escolar e cursos profissionalizantes so oferecidas gratuitamente, como tambm aulas de artesanato em cermica, capoeira, futebol, serigrafia, datilografia e informtica. Os cursos so sempre ofertados no perodo contrrio ao da escola. Os alunos recebem ainda duas refeies e tm direito a transporte gratuito e a FALE (Fraternidade Lucas Evangelista) que se dedica assistncia emocional, educacional e material s pessoas vivendo com o vrus HIV/AIDS e seus familiares. ENTREVISTA Nome: CELSO ALMEIDA SILVA AUTNOMO 47 ANOS y O que voc acha do Recanto das Emas, quais so os pontos positivos e negativos da cidade? R: O Recanto melhorou muito desde que vim pra c, as ruas asfaltadas foi um progresso. Eu sou bem satisfeito com o comrcio porque eu consigo tudo o que preciso, a variedade me surpreende. Mas o que me preocupa na cidade a violncia, que mesmo com o policiamento mais reforado ainda conta com a marginalizao, chega noite e muitos preferem ficar dentro de casa com medo do que pode acontecer na rua. O que voc tem a dizer do sistema de sade do Recanto das Emas? R: Estamos esperando at hoje o nosso hospital, temos uma populao bem grande e os dois postos no conseguem nos atender com eficincia. O que funciona 24 horas precisa de horrio marcado e no outro a emergncia s funciona noite. Sem contar que tem a falta de remdios, e a escassez de mdico s aumenta as filas de atendimento. E o que o Recanto das Emas pode oferecer como forma de lazer pra populao? R: Aqui tem as pocas de festividade, aqui tem muito show na feirinha e teatros, s vezes as bandas locais se apresentam. Mas o que mais agita a cidade o CARNARECANTO que so uns 4 dias de show na poca do carnaval. Voc acredita que o Recanto das Emas tem potencial para continuar evoluindo?

R: No s acredito como quero fazer parte dessa evoluo. As pessoas que esto aqui desde o comeo sabem o quanto a cidade mudou e melhorou, o comrcio, por exemplo, nosso maior orgulho. A gente tem vontade de ver o Recanto como uma cidade desenvolvida e pra isso precisamos de melhoria no sistema de sade, nas escolas e de nos preocuparmos em diminuir a violncia, que algo que nos deixa apreensivos, hoje em dia no deixamos nossos filhos sarem andando a noite por ai porque sabemos do perigo que correm. Talvez se o policiamento fosse mais eficaz a maioria dos casos de violncia seriam evitados e a populao viveria mais tranqila.

2 DADOS E CARACTERIZAO SCIO-DEMOGRFICAS

Fonte: danymotos.com.br/mapas

A Regio Administrativa do Recanto das Emas faz limite com Samambaia ao norte, ao sul com o Gama, a leste com o Riacho Fundo II e ao oeste com o municpio de Santo Antonio do Descoberto, no estado de Gois. Est a 25,8 Km do Plano Piloto e sua rea total de 10.147 hectares, dos quais 92,42 Km pertencem zona rural que constituda por ncleos: Vargem da Beno, partes do Monjolo e da Colnia Agrcola Ponte Alta. A principal referencia da cidade o monumento das Emas que est situado na entrada da cidade, a RA possui 59 quadras e 1156 conjuntos.

A populao do recanto das Emas composta de 102.271 pessoas, sendo que 51,5% da populao (52.628) masculina e 48,5% (49.643) feminina. Por etnia, 69.688 pessoas (68,1%) se declaram pardas, 25.259 (24,7%) se dizem brancas, 5.034 (4,9%) negras e 2.290 (2,2%) se declaram como sendo de outras cores.

Populao Urbana Residente por Faixa Etria Recanto das Emas - 2004
Faixa Etria At 01 ano 02 a 04 anos 05 a 06 anos 07 a 09 anos 10 a 14 anos 15 a 18 anos 19 a 24 anos 25 a 29 anos 30 a 34 anos 35 a 49 anos 50 a 59 anos 60 anos ou mais Total Populao 3.285 7.716 4.581 7.566 12.629 9.284 11.092 7.506 9.495 20.768 4.852 3.497 102.271 Percentual 3,2 7,5 4,5 7,4 12,3 9,1 10,8 7,3 9,3 20,7 4,7 3,4 100

Fonte: SEPLAN/CODEPLAN Pesquisa Distrital por Amostra de Domcilios PDAD 2004

Populao Urbana por cor ou raa declarada Recanto das Emas - 2004
Cor ou Raa Branca Negra Amarela Parda/Mulata Indgena No Declarada Total Populao 25.259 5.034 1.778 69.688 60 452 102.271 Percentual 24,7 4,9 1,7 68,1 0,1 0,4 100

Principais Ocupaes das Pessoas Residentes do Recanto das Emas -2004


Setor de Atividades Agropecuria Construo Civil Indstria Comrcio Administrao Pblica Federal Administrao Pblica GDF Transporte Comunicao Educao Sade Servios Domsticos Servios em Geral Outras Atividades Subtotal Desempregado Sem Ocupao Remunerada Total Populao 181 2.532 271 8.289 1.266 3.044 2.050 301 452 482 3.165 2.441 8.319 32.794 8.630 37.798 79.122 Percentual 0,6 7,7 0,8 25,3 3,9 9,3 6,3 0,9 1,4 1,5 9,7 7,4 25,4 100

Fonte: SEPLAN/CODEPLAN - Pesquisa Distrital por Amostra de Domiclios - PDAD 2004 Da populao residente no Recanto das Emas, 46.207 (45,2%) possuem 1 grau incompleto, 13.835 (13,5%) possuem 2 grau completo e 10.459 (10,2%) possuem 1 grau completo, sendo essas as formaes as de maior percentual. A cidade conta com 2 faculdades (Faculdade da Terra e Unicesp), 24 escolas pblicas, 14 de ensino fundamental, 2 de ensino mdio, 2 de jardins de infncia e 4 escolas classes; 9 escolas da rede particular e uma biblioteca pblica.

Populao Urbana Residente por Grau de Instruo - Recanto das Emas 2004
Grau de Instruo Analfabeto Sabe Ler e Escrever Alfabetizao de Adultos Pr-escolar 1 Grau Incompleto 1 Grau Completo 2 Grau Incompleto 2 Grau Completo Superior Incompleto Superior Completo Mestrado Doutorado Menores de 7 anos fora da Escola Total Populao 3.166 1.326 181 3.677 46.207 10.459 8.741 13.835 1.628 633 12.418 102.271 Percentual 3,1 1,3 0,2 3,6 45,2 10,2 8,5 13,5 1,6 0,6 12,1 100

Fonte: SEPLAN/CODEPLAN - Pesquisa Distrital por Amostra de Domiclios - PDAD 2004

Nmero de Pessoas Matriculadas em Escolas- Recanto das Emas 2005


Nveis de Ensino Especial Infantil Fundamental Mdio EJA Total Total 114 2.487 20.653 3.921 3.980 31.155 Rede Pblica Urbana 114 1.716 19.147 3.785 3.980 28.742 Rede Pblica Rural 42 316 358 Rede Particular 729 1.190 136 2.055

Fonte: Secretaria de Estado de Planejamento, Coordenao e Parcerias do Distrito Federal Anurio Estatstico do Distrito Federal 2006

A grande maioria da populao residente no Recanto das Emas solteira, apesar da maior parte da populao est na idade adulta e apenas 28% casada, entre 20 e 59 anos.

As taxas de fecundidade so mais elevadas na periferia, por isso h mais crianas morando nas cidades mais pobres, como Recanto das Emas e Parano, do que no Plano Piloto. Brazlndia a cidade que registra a maior taxa de natalidade, so 2,7 filhos por mulher. Em Braslia, a relao de 1,6 filhos e, no Lago Sul, de 2,1 filhos.

Taxa de Fecundidade ( por 1000 mulheres frteis )

90 80 70 60 50 40 30 20 10 0
Taxa de fecundidade

Recanto das Emas Parano Asa Sul DF

Taxa Bruta de Natalidade ( por 1000 mulheres frteis )


Recanto das Emas Parano Asa Sul

50 40 30 20

10 DF Fonte: DIVEP Relaes de eventos vitais 2005 0


Natalidade

Mortalidade por idade


1< 1a 4
27% 6% 2% 10%

55%

5 a 19 20 a 59 60 <

A baixa taxa de mortalidade entre a faixa etria de 1 a 4 anos, mostra graficamente uma boa qualidade nos servios de sade assistenciais aos primeiros anos de viva da criana, enquanto a maior porcentagem de mortalidade por idade est entre os maiores de 60 anos, revelando uma maior ateno assistncia as necessidades geritricas.

Mortalidade por sexo

Masculino
36% 64%

Feminino

Se analisarmos a taxa de mortalidade por sexo, a diferena notada quase o dobro uma da outra. Fatores como o maior cuidado que a mulher tem com sua sade, a maior tendncia de uma mulher freqentar regularmente um mdico e fazer exames peridicos, pode vir a refletir em uma longevidade feminina maior que a masculina, uma vez que os homens so menos atentos a essa importante prtica, at mesmo por uma vinculao histrica da masculinidade que era repleto de pr-conceito com exames mdicos e resistentes a tratamentos. Acostumados apenas a consultar um mdico quando seus problemas de sade impossibilitam seu trabalho.

Principais causas de mortalidade


65 60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 AIDS Chagas Neoplasia Diabetes Pneumonias Bronquite, Asma e enfisema DAC CE

O grfico acima mostra as principais causas de mortalidade com baixos ndices para Doena de Chagas, apresentando boas condies sanitrias e de assentamentos, evitando a criao do barbeiro, vetor da doena. Altos ndices para mortes por motivos cardacos revelam, possivelmente, uma populao com hbitos sedentrios e menos saudveis.

Esperana de Vida ao nascer

Esperana de vida por sexo


85 80 75 70 65 60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 Masculino Feminino Total

Recanto das Emas Riacho Fundo Asa Norte DF

A Esperana de vida no Recanto das emas est relativamente a baixo da mdia do Distrito Federal como um todo, isso se da pela falta de estrutura, desenvolvimento e segurana da cidade em relao s outras. A mdia de esperana de vida varia de 67 anos para o sexo masculino a 70 anos para o sexo feminino essa diferena entre sexos se da por diversos fatores, um deles o risco que os homens, como lideres de suas casas, correm ao se deslocarem para seus empregos, e tambm porque os homens no se preocupam com a sua sade como as mulheres se preocupam.

3 DADOS SOCIOECONMICOS

A populao economicamente ativa est dentro da faixa etria de 20 a 59 anos, que so as pessoas que ainda esto no mercado de trabalho sendo a base da economia local e regional, pois muitas pessoas trabalham em outras Regies Administrativas mais prximas como: Taguatinga, Ceilndia e Samambaia. O desenvolvimento acelerado do comrcio faz crescer o nmero de empregos, gerando renda para a populao. Com o incentivo de programas sociais desenvolvidos na cidade o desemprego combatido, servindo assim de gatilho para a economia local. Muitas pessoas no trabalham com vnculos trabalhistas, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese) de cada 10 trabalhadores, cinco so funcionrios de algum, sendo que quatro tm carteira assinada e um no tem. Nvel de Renda Per Capita indica o grau de desenvolvimento de uma determinada regio e o nvel de vida de seus habitantes. No caso do DF, a concentrao de rendimentos est diretamente ligada ao local da moradia, quanto mais distante do centro do DF, menor o nvel de renda.

Renda Bruta Mdia Mensal Domiciliar e Per Capita- Recanto das Emas2004
Renda Domiciliar Per Capita Em R$ 1.013 239 Em Salrios Mnimos 3,9 0,9

Fonte: SEPLAN/CODEPLAN- Pesquisa Distrital Amostra de Domiclios- PDAD 2004 Na cidade do Recanto das Emas a chefia domiciliar predominantemente masculina, herana de uma sociedade masculinizada que limita a mulher apenas aos trabalhos domsticos e familiares.

Chefia Domiciliar

76%

24%

Masculina Feminina

O ndice de Desenvolvimento Humano usado como base para comparao entre regies com intuito de medir o grau de desenvolvimento econmico e social. Para o clculo do IDH so levados em considerao 3 fatores: educao, expectativa de vida (longevidade) e renda. O IDH varia de 0 a 1, quanto mais prximo do 1 mais desenvolvido o local.

IDH por regio administrativa

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 IDH - Geral IDH Educao IDH - Renda IDH Longevidade

Recantos da Emas Lago Sul Brazlndia Distrito Federal

As empresas privadas que mais se destacam na RA so: a S Frango, usinas de asfalto, alm da Embrapa e EMATER. Na rea rural localizam-se fbricas de raes, iogurte e biscoito. Pesquisas no Recanto das Emas mostraram que do total de 1.746 estabelecimentos comerciais e prestadores de servios existentes na cidade, apenas 435 so licenciados (25%), sendo o restante (75%), atividades desenvolvidas informalmente.

Coeficiente de Gini utilizado para calcular a desigualdade de distribuio de renda. Varia de 0 a 1, onde 0 corresponde completa igualdade e 1 a completa desigualdade. Em relao ao coeficiente do Distrito federal o coeficiente do Recanto das Emas mais alto o que mostra a falta de distribuio de renda na cidade, onde muitos possuem condies boas de vida, como os grandes comerciantes da cidade que mantm a economia, e outros no possuem nada, moram em barracos sem condies de vida. Com isso podemos concluir que mesmo em uma cidade carente como o Recanto das Emas ainda existe a desigualdade social.

You might also like