You are on page 1of 27

RAZES OPRIMIDAS: INTRODUO A UMA NOVA GEOPOLTICA DO CONHECIMENTO Jos Eustquio Romo1 - UNINOVE, IPF jer@terra.com.

br
Resumo: Epistemologias oprimidas um ensaio que examina as produes cientficas e epistemolgicas de formaes sociais que foram silenciadas pela colonizao, dominao e, no limite, pelo extermnio. uma tentativa de extenso e reinveno do legado de Paulo Freire, especialmente no aspecto, defendido por ele, de que somente os oprimidos e oprimidas, em se libertando, libertam, tambm seus opressores. Este trabalho faz parte de um mais amplo, que investiga as contribuies dos oprimidos e oprimidas para as cincias, artes e religies, enfim para a cultura e para o processo civilizatrio. Palavras-chave: epistemologia; opresso e libertao; Paulo Freire.

INTRODUO Preferimos o termo razo, em lugar de racionalidade, porque, alm de melhor denotar o que se quer dizer, como se ver neste texto, o termo acrescenta o sentido de ter razo, nos argumentos e juzos. Nos ltimos anos, tem-se ouvido falar muito sobre a crise dos paradigmas, chegando mesmo a supor-se uma crise do prprio conhecimento. Neste texto, demonstrarse- que no h crise dos paradigmas, nem tampouco do conhecimento, mas o que acontece uma verdadeira dbacle, no do, mas de um paradigma; no da, mas de uma epistemologia tpica; no do, mas de um tipo de saber. H pensadores que, inscritos no universo mesmo desse paradigma em crise, como os autodenominados ps-modernos, tentam super-lo, propondo novos paradigmas, novas metodologias, novas perspectivas, novas gramticas, como dizem contemporaneamente. No entanto, no se trata de um problema de contedo, nem simplesmente de uma questo metodolgica, mas de uma verdadeira revoluo paradigmtica, ou, mais que isto ainda, est surgindo uma nova geopoltica do conhecimento. Trata-se, do lado do pensamento hegemnico, de um problema poltico com profundas implicaes gnosiolgicas e, do lado do saber contra-hegemnico, de um problema epistemolgico, com fortes conseqncias polticas.
1

Doutor em educao, pela Universidade de So Paulo; Diretor Fundador do Instituto Paulo Freire; Professor no Mestrado em Educao no Centro Universitrio Nove de Julho (UNINOVE), de So Paulo; autor de vrias obras, dentre as quais se destacam Avaliao dialgica (Cortez, 1996) e Dialtica da diferena (Cortez, 2000).

2 No uma questo de novas gramticas, porque as gramticas sempre tiveram (e ainda tm) o sentido do enquadramento, da regulao, da normalizao, da hegemonia. Uma nova gramtica do conhecimento certamente significaria uma nova norma para pensar, criada por algum que imagina ser possvel pensar de uma forma exclusiva, nica, singular, verdadeira e absoluta. O que necessitamos, agora, de uma nova geopoltica do saber, isto , do reconhecimento de vrios conhecimentos, da convico de que h vrios lugares de enunciao cientfica. Cabe enfatizar que vivemos em uma poca que tem possibilitado, por um lado, a potencializao da crtica falcia do conhecimento cientfico nico, da denncia do exclusivo espao de enunciao do saber; e, por outro lado, da necessidade de outras perspectivas, que tiveram origem em lugares diferentes dos tradicionalmente considerados como stios de formulao cientfica e epistemolgica. A capacidade para perceber essa complexa situao muito mais exigente do que aquela que prope, simplesmente, a substituio de paradigmas. 1. A Possibilidade de Razes Alternativas2 Muitos outros pensadores podem ser estudados em relao perspectiva deste subttulo, considerando que, cada vez mais, surgem, de diversas partes do mundo subalternizado, vozes que ressoam, oportuna e consistentemente, contra as epistemologias hegemnicas. Cada um a seu modo, mas sempre denunciando o sistema auto-referenciado etnocntrico, ou melhor, norte-americano-eurocntrico, branco, cristo e masculino, d sua contribuio para que saiamos da verdadeira aporia da crtica eurocntrica do eurocentrismo. Suas preocupaes com um conhecimento construdo a partir de outros referenciais, diferentes dos consagrados pelo sistema paradigmtico ocidental, tm emergido de todos os lados do planeta. Dentre eles h que se destacar Darcy Ribeiro, douard Glissant, Edward W. Said, Enrique Dussel, Paulo Freire e Walter D. Mignolo todos originrios, sintomaticamente, dos pases colonizados ou dominados pelo imperialismo ps-colonial.

As aspas, aqui, se justificam como se ver mais adiante, no prprio texto.

3 Como se ver mais adiante, o estrabismo epistemolgico, que antes parecia ser um limite, um signo de inferioridade gnosiolgica e epistemolgica, vem apresentando-se como uma vantagem, como uma vantagem comparativa para a percepo da complexa realidade contempornea. Voltaremos ao tema da dupla mirada dos povos colonizados, poltica e simbolicamente, com as reflexes em duas direes: (i) a dos que seguiram os grupos dos Estudos Subalternos e o do grupo Neplanta; (ii) a das pesquisas de Nstor Garca Canclini sobre as culturas hbridas3 e de Serge Gruzinski sobre as culturas mestias4, que seguem caminhos semelhantes. 2. O Sistema-Mundo sem Futuro De uma forma ou de outra, a maioria dos pensadores que enumeramos como autores de razes alternativas buscaram referncias no pensamento de Immanuel Wallerstein, que desenvolveu a concepo de Sistema-Mundo, com sua obra monumental The Modern World-System, (tres volumes)5. Para Wallerstein, o planeta est vivendo a crise final do Sistema-Mundo e ainda que generoso com os povos oprimidos, este autor no consegue superar seu pessimismo, na medida em que no v sada para a humanidade. Para ele, o mundo que emergir depois da etapa de anomia de cinqenta anos no possvel de ser previsto; no podemos saber como ele ser. Teremos um mundo imprevisvel, porque o que desaparece um SistemaMundo de cinco sculos de idade, que ser substitudo por outro, impossvel de ser conhecido ou previsto com as ferramentas analticas de que dispomos hoje.
O quadro que venho pintando no realmente muito agradvel. E um cenrio de grande desordem e incertezas e insegurana pessoal. um quadro de problemas estruturais fundamentais para os quais no s no existe soluo fcil, mas talvez at pouca perspectiva de que a coisa se amenize. um quadro de um sistema histrico em meio a uma grande crise. Alguns diro que uma viso pessimista. Eu sustento que realista, Seu livro Culturas hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade, publicada, originalmente, em 1989, teve quatro edies em Portugus, com uma reimpresso n a ltima (a que tivemos como referencia para este trabalho). 4 Com sua obra Colonizao do imaginrio; Sociedades indgenas e ocidentalizao no Mxico espanhol sculos XVI-XVIII (2003). 5 Dos quais apenas os dois primeiros foram publicados em Portugus.: O sistema mundial moderno; A agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europia no sculo XVI. Traduo Carlos Leite, Ftima Martins e Joel de Lisboa, Porto: Afrontamento, s/d. (v. 1) y O sistema mundial moderno; O mercantilismo e a consolidao da economia-mundo europia. Traduo. Carlos Leite, Ftima Martins e Joel de Lisboa, Porto: Afrontamento, s/d. (v. II).
3

4
mas no necessariamente pessimista. claro, se vocs esto certos que viveram at hoje no melhor dos mundos possveis, no ficaro muito contentes ao ouvir que ele est chegando ao fim. Mas se vocs j tiveram algum nvel de dvida de que este o melhor dos mundos, sero capazes de encarar o futuro com um pouco mais de sangue frio (WALLERSTEIN, 2003, p. 84-85).6

Wallerstein inicia o desvelamento das razes de seu pessimismo em relao ao futuro, considerando que se iniciou o esgotamento do sistema mundial moderno. Este sistema nada mais nada menos do que a economia mundial capitalista [que]7 existe desde o sculo dezesseis (id., ib., p. 18), ou antes, um sistema capitalista que opera com base na primazia de uma acumulao permanente de capital, atravs da transformao de tudo em mercadorias (id., ib., p. 19). A anunciada transio, de meio sculo de durao e conducente ao imprevisvel, ser caracterizada pela desordem, pela decadncia e pela desintegrao de nossas sociedades. Em sntese, as perspectivas de mais uma gerao sero tragadas pelo redemoinho da runa de um sistema que passou a ser geograficamente global (id., ib.) a partir da segunda metade do sculo XIX e, por isso, os malefcios de sua extino alcanar os lugares mais recnditos e mais distantes do globo (id., ib.). Com certeza, o sofrimento de Wallerstein maior porque, se ele considerasse que esta uma previso verdadeiramente pessimista, poderia alimentar a esperana na capacidade humana de superao de dificuldades historicamente acumuladas. Mas, no, se insiste que se trata de realismo e, em sua certeza cientfica, exacerba seu prprio sofrimento, na medida mesma em que o legitima cientificamente. Deixa uma fresta de possibilidade para aqueles que tiveram algum nvel de dvida sobre ser este o melhor dos mundos, e isso, apenas para terem o sangue frio para o enfrentamento do Apocalipse que se aproxima. Curiosamente, no momento em que se processava a globalizao, a colonizao global, a construo da Pax Capitalista e, enfim, a consolidao do sistema mundial moderno, perderam prestgio as grandes narrativas e sus defensores. Neste sentido, d uma grande contribuio localizando-se no universo desses defensores, entre os quais Fernand Braudel8 foi um dos importantes representantes. Desta perspectiva, ele constri a idia de sistema-mundo e, diferentemente de outros representantes da corrente historiogrfica da longa durao, em cujas reflexes a utopia ocupa um lugar privilegiado, especialmente
6 7

Todas as citaes extradas da traduo portuguesa. As interpolaes sero postas entre colchetes para melhor clareza do sentido dos extratos textuais citados. 8 Veja-se Gramtica das civilizaes (So Paulo: Martins Fontes, 1989).

5 quando falam de processos de civilizao e de trajetrias da humanidade, Wallerstein parece acomodar-se no nicho dos ps-modernos, negadores das grandes narrativas negadores e disseminadores do pessimismo. Uma verificao superficial dos ttulos dos ltimos livros deste autor demonstra cabalmente o o prprio pessimismo9. Este sentimento parece ser prprio, ironicamente, de quem sempre viveu (ou pensa viver) no melhor dos mundos possveis, como o personagem Dr. Pangloss, do livro Candide de Voltaire, criticado por Wallerstein. E ele continua:
Se como venho argumentando, realmente estamos passando por uma longa e difcil transio, caminhando desde nosso sistema mundial atual para outro sistema, ou mesmo para outros sistemas, e se o resultado final incerto, temos duas questes: Qual o tipo de mundo que queremos ter e por meio de qual meio ou caminho ser mais provvel que cheguemos a bom termo? [...] Contudo, a primeira pergunta em geral era feita em relao utopia e eu quero formul-la em termos de utopstica, isto , a partir de uma srie avaliao das alternativas histricas, do exerccio de nosso juzo relacionado racionalidade substantiva de possveis sistemas histricos alternativos. A segunda pergunta tem sido feita em termos do incoercvel progresso e eu quero apresent-la em termos do fim dessa certeza, ou seja, o desenvolvimento , sim, possvel, mas no inevitvel (WALLERSTEIN, 2003, p. 87-88).

A partir desse cenrio, pintado com cores to sombrias, a partir dos pressuposto wallersteinianos, que dilemas e desafios teria a educao contempornea, numa perspectiva freiriana? Ou Paulo Freire pintaria um outro quadro, outro cenrio mundial, localizando mais alm suas perspectivas, esperanas e utopias? 3. A Possibilidade Utpica Certamente, muito interessante confrontar o pensamento de um intelectual do Terceiro Mundo com o do pensador do Primeiro Mundo, especialmente quando o primeiro escreveu:
Devo sublinhar que este livro esperanoso10, otimista, mas no ingenuamente construdo de falso otimismo nem de v esperana. As pessoas, inclusive de esquerda, para quem o futuro perdeu, inclusive, sua problemtica o futuro um dado dado falaram eu mais um delrio de um sonhador inveterado.
9

Veja-se, por exemplo, entre outros,: The End of the World As We Know It: Social Science for the Twentyfirst Century (Minneapolis: Univ. of Minnesota Press, 1999), Un mundo incierto (Buenos Aires: Ed. Zorzal 2002) e Decline of American Power: The U.S. in a Chaotic World (New York: New Press, 2003).
10

Escreveu assim quase ao final das Primeiras Palavras de Pedagogia da autonomia; saberes necessrios prtica educativa (1997).

6
No tenho raiva de quem pensa desse modo. Lamento somente sua posio: a de quem perdeu a direo na Histria.

A ideologia fatalista, imobilizadora, que informa discurso neoliberal, caminha livre no mundo. Com ares de ps-modernidade, insiste em convencer que nada podemos fazer contra a realidade social que, de histrica se transformou em quase natural (FREIRE, 2004, p. 19). evidente que no nossa inteno envolver Wallerstein nas brumas do neoliberalismo. Mas, embora sua anlise da crise contempornea, com o aparato cientfico norte-americano-eurocntrico, seja talentosa, ele no consegue superar o pessimismo, porque o que est em crise o mundo da cincia que foi a gerado. EPISTEMOLOGIAS ALTERNATIVAS OU NOVOS PARADIGMAS? Toda vez que se impe um projeto poltico ou um pensamento a outrem e a reao a eles se autodenomina alternativa, mais nos convencemos de que se trata de uma inadequao, por uma srie de razes, dentre as quais destacamos: (i) a resistncia situao ou formulao dominante se transforma, simplesmente, em reao, na medida em que se apresenta como um outro encaminhamento, uma outra soluo apenas substitutiva; (ii) toda proposta alternativa estabelece-se em segundo lugar, tendo como referncia a substituda, j que a ela tem de recorrer para explicitar-se como diferente, para demonstrar a(s) alternatividade(s) contida(s) na proposta substitutiva. J destacamos esta fragilidade a propsito da discusso da Globalizao, quando, por exemplo, surgem expresses e conceitos como a globalizao alternativa, a outra globalizao etc. Nesse caso, propusemos o conceito de Planetarizao, que no uma mera reao Globalizao, mas uma outra formulao, uma outra proposta, que no busca qualquer referncia, nem terica nem poltica, na primeira, atuando como mera reao, ainda que seu antagonismo a ela seja radical por causa de seu prprio contedo e estratgias de implementao.

7 Assim, apenas provisoriamente estamos chamando de alternativas as

epistemologias silenciadas pelo poder das hegemnicas11, sendo que alguma delas so muito mais antigas do que as dominantes. Na verdade, na perspectiva de Kuhn, que ser examinado logo a seguir, seriam outros paradigmas cientficos, que surgiram e que no se impuseram no mercado das idias. Contudo, diferentemente de Kunh, estamos convencidos de que estas imposies nem sempre ocorrem por razes cientficas e epistemolgicas, mas que, ao contrrio, na maioria das vezes, algumas se tornam hegemnicas por razes de poder, silenciando e subalternizando outras. 1. Paradigmas Cientficos Como demonstra Thomas Kuhn, em sua obra Estrutura das revolues cientficas, os paradigmas so realizaes cientficas universalmente reconhecidas que, durante certo tempo, fornecem problemas e solues modelares para uma comunidade de praticantes de uma cincia (1995, p. 13). Os paradigmas, segundo ele, nascem de revolues cientficas, em contextos de decadncia do sistema referencial hegemnico e da emergncia de um novo conjunto de categorias que do uma nova legitimidade epistemolgica s afirmaes dos cientistas.
Neste ensaio, so denominadas revolues cientficas os episdios extraordinrios nos quais ocorre a alterao de compromissos profissionais. As revolues cientficas so os complementos desintegradores da tradio na qual a atividade acadmica normal est conectada (id., ib., 25).

Para ele, a cincia normal desenvolvida nos perodos de estabilidade relativa, acrescentaramos , contextos nos quais as cincias se desenvolvem, com tranqilidade epistemolgica, com a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizaes cientficas passadas (id., ib., p. 29). Kuhn complementa: Para ser aceita como paradigma, uma teoria deve parecer melhor que suas competidoras, mas no necessita (e de fato jamais acontece) explicar todos os fenmenos com os quais pode ser confrontada (id., ib., p. 38).

11

A utilizao provisria, aqui, no fora de expresso. que os grupos de discusso dos Paradigmas do Oprimido ainda no chegaram a um consenso quanto denominao mais adequada e que traduza a identidade das concepes cientficas e epistemolgicas no referenciada apenas nas suas antagnicas.

8 A esta altura da argumentao importante reiterar que a hegemonia de um paradigma nem sempre decorre de suas vantagens comparativas epistemolgicas, mas, na maioria das vezes, do poder poltico de seus defensores. Hoje, o prprio conceito de paradigma contestado e torna-se cada vez mais evidente que o estatuto cientfico de uma teoria no lhe conferido por sua superioridade cientfico-epistemolgica na discusso com as outras teorias, mas por sua consistncia no dilogo que estabelece com a realidade. E, como aqui se demonstrar, somente o argumento da fora e, no, a fora do argumento conseguiu amordaar e silenciar as teorias que desenvolveram essa consistncia dialgica com a realidade. Em sentido contrrio, de uma maneira geral, o dilogo das teorias hegemnicas com a realidade tem sido um ilusrio intento de for-la a enquadrar-se nos limites de hipteses, de metodologias e de procedimentos pr-estabelecidos e fornecidos por um projeto global (poltico) subjacente e oculto. No intento de reconstituir a histria dos paradigmas ocidentais, Immanuel Wallerstein, presidindo a Comisso Gulbenkian para a Re-estruturao das Cincias Sociais, em 1996, descreveu a trajetria em U:
Inicialmente, entre 1750 e 1850, a situao era muito confusa. Eram usados nomes muito grandes para designar as quase-disciplinas e poucos pareciam congregar apoios mais amplos. No perodo seguinte, entre 1850 e 1945, esta multiplicidade de nomes foi reduzida para um pequeno grupo-padro que, de forma clara, distinguia as disciplinas entre si. De nosso ponto de vista, somente seis nomes foram aceitos amplamente no mundo acadmico. Todavia, a partir de 1945, o nmero de designaes legtimas de reas de estudo estava, uma vez mais, em expanso e tudo indica que permanecer ampliando-se. Alm disso, ao mesmo tempo em que, em 1945, parecia existir demarcaes definidas que separavam as disciplinas entre si, estas distines foram sofrendo uma eroso contnua, a ponto de existir, seguramente, uma sobreposio e uma confuso considerveis. Em sntese, de uma maneira, regressamos situao de 17501850, com a existncia de um grande nmero de categorias que no oferecem uma taxonomia til (WALLERSTEIN, 2004, p. 124).

Percebe-se, claramente, que a discusso promovida na mencionada Comisso se limitou ao mbito epistemolgico, sem verificar os fatores e as implicaes polticas inerente aos contextos em que se davam os avanos e os recuos de determinadas formulaes paradigmticas. A sobreposio e a confuso a que se refere Wallerstein no poderiam ser debitadas na conta da fragmentao promovida pela denominada Ps-Modernidade?

9 2. A Ps-Modernidade e seu Fastio Auto-referenciado Na perspectiva proftica de Weber (1979, p. 150), a ps-modernidade12 significaria uma espcie de desencantamento com a modernidade que, no campo da cincia e da epistemologia significou a disseminao global da racionalidade ocidental, provocando um distrbio no limite, silenciando crenas, costumes e racionalidades discriminadas como primitivas ou tradicionais. Neste caso, a Ps-modernidade seria uma aliada para o resgate das vozes silenciadas? Penso que no, por causa de seus principais elementos. Entretanto, o exame da ps-modernidade, ou do ps-modernismo, no tarefa fcil nem pequena. Alm de ser um tema controvertido, a ps-modernidade vem sendo uma temtica polmica em todos os campos de discusso das artes, da economia, da filosofia, da geografia, da histria, da literatura, da sociologia e da teologia. Nada fica indiferente ao tema, nem sua polissemia, ratificando o que tem se tornado uma verdadeira nebulosa, no duplo sentido do termo grande e confusa.
muito raro que as reaes s questes levantadas pelos controvertidos termos psmodernidade, ps-modernismo e ps-moderno sejam sbrias, medidas e pensadas. O que acontece com mais freqncia a ps-modernidade ser apresentada como uma condio a que se adere, se celebra e se tenta promover, ou, pelo contrrio, de forma igualmente problemtica, se necessita criticar, menosprezar ou rechaar (SMART, 1993, p. 11).

Um pensador brasileiro a definiu de maneira simples: Ps-modernismo o nome aplicado s mudanas das cincias, das artes e das sociedades avanadas, desde 1950, quando, por conveno, encerra-se o modernismo (1900-1950) (SANTOS, 2006, p. 7-8)13. A Ps-modernidade insinuou-se na arquitetura e na computao, invadindo depois o cotidiano das pessoas, expandindo-se por todos os setores da vida humana, caracterizandose por especificidades muito prprias: tratamento computadorizado da informao e do conhecimento; estmulo ao consumismo por meio de uma moral hedonista; desconstruo do conhecimento e da arte e, finalmente, plantio das sementes do niilismo na filosofia.

12

Grafamos com letras maisculas as correntes de pensamento que a conceberam ou a aceitaram como explicao para a poca em que estamos vivendo; grafamos com minsculas, o fenmeno referido pelos analistas. 13 No se pode esquecer que outros autores, como o prprio Smart situa a ps-modernidade no perodo que cobre a segunda metade da dcada de 1970 at o final de 1980.

10 O homem ps-moderno tenta assassinar as categorias da modernidade e os grandes ideais que sempre estiveram presentes no horizonte do humanismo, como historicidade, desenvolvimento e conscincia social, migrando-se para o prprio interior pessoal e entregando-se ao presente, ao prazer, ao consumo e ao individualismo. Como fcil perceber, no h sada na Razo Ps-Moderna para a superao da Razo Moderna, mesmo que sua contribuio para a crtica da modernidade seja fundamental. que, ainda que altamente sofistica e, por vezes, aproximando-se da anlise politolgica, os pensadores ps-modernos no conseguem seno resvalar as questes polticas, mantendo-se no estrito mbito da discusso gnosiolgica, que se mantm no mundo das idias e das teorias, tomadas como epifenmenos. Mas, como superar uma racionalidade que referncia de sua prpria crtica? bvio que a Ps-Modernidade no conseguiu criar nem uma denominao especfica para sua substncia gnosiolgica, permanecendo prisioneira da falha de sua crtica, apresentando-se somente como posterior (ps) modernidade. 3. Crticas Eurocntricas do Eurocentrismo? Dois, entre outros autores europeus Boaventura de Souza Santos y Serge Gruzinski , desenvolveram crticas poderosas contra a razo hegemnica e concepes generosas sobre os povos epistemologicamente colonizados, ainda que, seguramente por causa de seus contextos especficos (europeus), no terem conseguido superar uma posio eurocntrica. O primeiro trabalha o conceito de Epistemologia da Viso que, contraposta Epistemologia da Cegueira, cria uma tenso entre conhecimento, regulao e emancipao (SANTOS, 2000, p. 246). Entretanto, considera esta tenso como intrnseca modernidade e parece no perceber a outra, e simultnea, cara da modernidade que a colonialidade, como destaca Walter Mignolo. Mesmo propondo uma Epistemologia dos conhecimentos ausentes, o socilogo portugus no consegue sair do crculo europeu de conhecimento, tomando em conta as vozes ausentes do sentido comum (europeu), porque, em nenhum momento, fala das verdades enunciadas de outros lugares, a partir do universo dos colonizados. Parece no conseguir entender que o silncio dos dominados e das

11 dominadas no deles nem delas, mas que um silncio imposto. Portanto, seria melhor falar de uma Sociologia dos Silenciados e, no, de uma Sociologia do Silncio, como sua sugesto em outra obra (2005). Serge Gruzinski, estudando a colonizao da cultura dos povos nativos, que viviam no Mxico pr-hispnico, fala de Cultura Mestia e constata que os indgenas lanavam um duplo olhar, ao mesmo tempo sensvel aos cnones do passado [nhuatle] e aberto para relaes novas... (2003, p. 103). Todavia, o conceito e mestiagem cultural est mais prximo da aculturao espanhola dos indgenas do que do reconhecimento de seu prprio conhecimento. A profunda anlise que faz no exame dos codex (pinturas de signos pictogrficos) e nas relaciones (escrita com signos fonticos espanhis a partir dos questionrios dos dominadores) do sculo XVI demonstram como os nativos foram capazes de assimilar e adaptar os cdigos dominantes, mas sempre no sentido de sua aculturao e dominao e, portanto, sua submisso ao imaginrio hegemnico. Percebe-se que Boaventura de Souza Santos avana mais que Serge Gruzinski e chega mais prximo dos pesquisadores sociais que buscam resgatar as epistemologias silenciadas. Sua proximidade de uma epistemologia alternativa deriva, seguramente, de sua posio em uma sociedade que, na realidade, est situada no sul do norte, ou seja, que se localiza em uma formao social (Portugal) que sempre esteve, com exceo do sculo XVI, oprimida no interior do contexto europeu. Da mesma maneira, os autores que examinaremos, a partir daqui, superaram, a nosso juzo, a viso norte-americana e eurocntrica, ou, pelo menos, perceberam a possibilidade de sua superao, porque viveram experincias colonizadas. Nesta parte do texto, examinaremos algumas das possibilidades de epistemologias alternativas, no esquecendo que outras so possveis, especialmente as mencionadas no incio deste trabalho, e sobre as quais falaremos, resumidamente, em primeiro lugar. 4. Walter Mignolo e a Razo Fronteiria ou Liminar Walter Mignolo, um argentino que vive nos Estados Unidos, trabalha na Universidade de Duke (Ohio) e pertence ao grupo dos Estudos Subalternos (Subaltern Studies) que, inicialmente, em 1982, era somente um conjunto de intervenes na escrita da

12 Histria Moderna da ndia para, depois, tornar-se uma designao geral de um campo de pesquisa prximo dos estudos sobre o ps-colonialismo. Mignolo um dos editores da revista Neplanta, que significa, como j explicado, viver entre (em nhuatle) e que, segundo sua prpria expresso, o viver entre inscrito em Neplanta no feliz lugar na posio mdia, mas uma referncia para una questo geral de conhecimento e poder (2000, p. 2). A construo mais importante de Mignolo sua formulao de uma racionalidade que denominou conhecimento liminar, desenvolvida na obra Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledges and border thinking (2000)14. O autor assim define o conhecimento liminar ou fronteirio:
... usarei a palavra gnosiologia para indicar um discurso sobre a gnosis e tomarei a gnosis, no sentido do conhecimento geral, incluindo doxa e episteme. A gnosis fronteiria, como conhecimento em uma perspectiva subalterna, o conhecimento concebido desde as margens externas do sistema mundial colonial/moderno; gnosiologia marginal, enquanto discurso sobre o saber colonial concebido na interseo conflitiva do conhecimento produzido desde a perspectiva dos colonialismos modernos (retrica, filosofia, cincia) ou de conhecimento produzido na perspectiva das modernidades coloniais em sia, frica, nas Amricas e no Caribe (MIGNOLO, 2003, p. 33).

Mignolo acrescenta que o conhecimento liminar, como o traduziram os brasileiros, uma reflexo crtica, a partir das margens internas e externas do sistema mundial colonial moderno. Neste sentido, Boaventura de Souza Santos e Serge Gruzinski estariam inscritos no universo dos pensadores das margens internas. 5. Darcy Ribeiro e a Razo Mestia Diferentemente de Serge Gruzinski, que tambm fala de uma cultura mestia, Darcy Ribeiro a descreve como uma racionalidade superior s que lhe deram origem. bastante conhecida a tipologia que faz das formaes sociais, dividindo-as em Povos Testemunha (os meso-americanos e andinos), Povos Transplantados (europeus no Novo Mundo) e Povos Novos (mestios do Novo Mundo). Atribui uma vantagem epistemolgica aos ltimos porque, segundo Darcy:
Na edio brasileira (2003) border thinking (pensamiento da fronteira) foi traduzido como pensamento liminar. Cabe destacar que, curiosamente, em ingls, o termo border no usado para designar as fronteiras entre os conhecimentos: Frontier is used figuratively, whereas border is not: the frontiers of knowledge, science etc. (Oxford Advanced Learners Dictionnary, p. 127).
14

13

Foi desindianizando o indgena, desafricanizando o negro, deseuropeizando o europeu e fundindo suas heranas culturais que fizemos a ns mesmos. Somos, em conseqncia um povo sntese, mestio, na carne e na alma, orgulhoso de si mesmo, porque, para ns, a mestiagem jamais foi um crime ou pecado (1995, p. 13).

Darcy sublinha que o carter mestio no s uma identidade especfica, como uma marca de superioridade epistemolgica potencial, pela capacidade de dupla mirada. 6. douard Glissant e a Razo Criolla Poeta, novelista e filsofo, o escritor caribenho douard Glissant, inicialmente, aderiu tese da negritude, chegando muito prximo das idias de Frantz Fanon um das mais importantes referncias de Paulo Freire para a elaborao da Pedagogia do oprimido. Freqentemente reporta-se aos conceitos que desenvolveu sobre criolizao, relao e Mundo-todo, ou terra-mundo, no sentido de localizar-se na trincheira dos defensores das epistemologias alternativas s teorias do conhecimento hegemnicas. Fundou, em 1959, a Frente de Antilhano-Guianense de autonomia, que acabou lhe valendo um exlio. Voltou a Martinica em 1965 e, ento, fundou o Instituto Martiniquense de Estudos. Vive, atualmente em Nova York e desde 1995 Distinguished Professor de literatura francesa na Universidade a Cidade de Nova York. Glissant chega a uma perspectiva diferente do hibridismo, porque v a possibilidade histrica de uma civilizao sem hegemonia. A criolizao o encontro, a interferncia, o choque, as harmonias e desarmonias entre as culturas do mundo... (GLISSANT, apud MIGNOLO, 2003, p. 71), a rearticulao de projetos globais na perspectiva das histrias locais (MIGNOLO, ib.). 7. Nstor Garca-Canclini e a Razo Hbrida Nascido na Argentina, em 1939, Nstor Garcia-Canclini professor e pesquisador na Universidade Nacional Autnoma de Mxico (UNAM), na unidade de Iztapalapa, desde 1990, onde coordena os estudos sobre cultura. Publicou Culturas hbridas: Estrategias para

14 entrar y salir de la Modernidad, em 1990, no Mxico, que foi traduzido para o portugus, alcanando, no Brasil, sua segunda edio, em 1998. Entende hibridizao como processos scio-culturais nos quais estruturas ou prticas discretas, que existiam como formas separadas, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e prticas (GARCA-CANCLINI, 2007), destacando que as formas separadas no so puras, mas o resultado de hibridizaes anteriores. Por mais que defenda sua metfora biolgica, o autor no consegue superar a inadequao de sua aplicao ao campo social, nem a esterilidade contida no significado original de seus resultados. Que os processos de hibridizao ocorreram na Histria e que, a partir do sculo XX, estes processos esto exacerbando-se no h dvidas; mas, entre o que ocorre na realidade e o horizonte cultural da humanidade, a utopia humana, h uma grande distncia. H uma superioridade gnosiolgica do conceito de hibridizao sobre o de traduo cultural, porque supera a perspectiva hegemnica de quem traduz. A idia de relao transversal de Glissant est, tambm, muito perto da primeira. 8. Enrique Dussel e a Razo Exterior Enrique Dussel, que vive no Mxico, consciente ou inconscientemente, elaborou uma poderosa insinuao do que poderia ser uma epistemologia alternativa-sntese, a que podemos denominar de Razo Exterior. No nosso entendimento, no chegou a formulla, claramente, porque acabou se enveredando para outras preocupaes. Mas, pelo menos, a insinuou, deixando uma vasta trilha de possibilidades para se pensar outros saberes e outras epistemologias como possibilidades diferentes s formulaes hegemnicas euronorte-americanas. Enrique Dussel Ambrosini teve uma intensa e diversificada formao acadmica. Nascido em Mendoza (Argentina), em 1934, radicou-se no Mxico, onde vive desde seu exlio, em 1975, obtendo uma segunda nacionalidade. Licenciado em Filosofia quando ainda estava em Mendoza, em 1957, concluiu o doutorado, tambm em Filosofia, na Universidade Complutense de Madri, dois anos depois. Licenciou-se uma segunda vez, em Cincias da Religio, no Instituto Catlico de Paris, dez anos depois de sua primeira

15 graduao, doutorando-se, tambm, uma segunda vez, em Histria, na Sorbonne (Paris), em 1967. A extensa e intensa vida acadmica de Dussel o resultado de sua formao e de suas atividades profissionais como professor de tica no Departamento de Filosofia da Universidade Autnoma Metropolitana, tambm na unidade de Iztapalapa. Na Universidad Autnoma de Mxico (UNAM), coordenador da Asociacin de Filosofa y Liberacin (AFYL). ainda Professor Convidado de vrias universidades na Europa e nos Estados Unidos: Frankfurt, Notre Dame, California State University, Vanderbilt University, Loyola University (Chicago), Duke University, Harvard University. Recibeu o ttulo de Dr. Honoris Causa da Universidade de Fribourg (Sua), em 1981, e da Universidad Mayor de San Andrs, de La Paz, (Bolivia), em 1995. Dussel autor de ms de 50 libros, publicados em diferentes idiomas, destacandose: Para una tica de la liberacin latinoamericana (Siglo XXI-USTA, Buenos AiresBogot, 1973-1980, t. I-V); Filosofa de la Liberacin (Edicol, Mxico, 1977); tica comunitaria (Paulinos, Madrid, 1986); El ltimo Marx (1863-1882) y la liberacin latinoamericana (Siglo XXI, Mxico, 1990); 1492: El encubrimiento del Otro (Nueva Utopa, Madrid, 1992); Apel, Ricoeur, Rorty y la Filosofa de la Liberacin (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, 1993); Historia de la filosofa latinoamericana y filosofa de la liberacin (Nueva Amrica, Bogot, 1994); tica de la Liberacin en la edad de la Globalizacin y de la Exclusin (Editorial Trotta-UAM.I-UNAM, Mxico, 1998); La tica de la Liberacin ante el debate de Apel, Taylor y Vattimo con respuesta crtica de K.O.Apel (Universidad Autnoma del Edo. de Mxico, Mxico, 1998); Beyond Philosophy: History, Marxism, and Libertion Theology (Rowman and Littlefield, Maryland, 2002); Towards an Unknown Marx. A commentary on the Manuscripts of 1861-1863 (Routledge, London, 2001); Hacia una Filosofa Poltica Crtica (Descle de Brouwer, Bilbao, 2001). Muitas obras foram publicadas sobre Dussel, o que demonstra, de certa maneira, sua consagrao ainda em vida. Sobre Dussel15 publicou-se: Ethical Hermeneutics. Rationalism in Enrique Dssels Philosophy of Liberation (Fordham University Press, New York, 1998); Thinking form the Underside of History. Enrique Dussels Philosophy of Liberation (Rowman and Littlefield, Maryland, 2000); Enrique Dussel. Un proyecto tico y poltico
15

As publicaes sobre Paulo Freire sero destacadas em momento prprio.

16 para Amrica Latina, na Revista Anthropos (Barcelona, 180, 1998), dedicada, integralmente ao pensamento dusseliano. Alm disso, necessrio acrescentar a edio de Histria e libertao, que uma homenagem aos 60 anos de Enrique Dussel (1996), assim como a que lhe foi prestada dez anos depois. Esta mais longa digresso sobre o pensador argentino-mexicano se deve ao fato de que ele conseguiu chegar ao umbral de uma nova geopoltica do conhecimento, na medida em que percebeu a necessidade da exterioridade, ou seja, a necessidade de localizao do pensador colonizado pela cincia e pela epistemologia euro-norte-americana em um lugar exterior ao espao circunscrito pelos referenciais desta racionalidade hegemnica. De fato, todo pensamento elaborado no mbito dos referenciais mencionados, por mais crtico que seja, ser sempre uma crtica norte-americana-eurocntrica do norte-americanoeurocentrismo. Lamentavelmente, parece que Dussel abandonou esta trilha para se dedicar a outros temas, mas continuou dando uma significativa contribuio, na medida em que descreveu e analisou, por exemplo, os processos civilizatrios que se desenvolveram na Amrica Latina e que foram silenciados pelas racionalidades dominadoras, como, por exemplo, em tica da Libertao na idade da globalizao e da excluso (2002). Ainda que tenha abandonado relativamente o conceito de exterioridade, para abraar ao que chama Analctica, Enrique Dussel continua dando sua contribuio epistemolgica para a busca de uma sada da crtica eurocntrica do eurocentrismo. e esse conceito deve ser resgatado para a construo do que chamamos Razo Exterior. Para ns, povos ex-colonizados, no fcil talvez, seja mais difcil do que para nossos colonizadores renunciar aos instrumentos de uma razo etnocntrica que nos foi imposta, para v-la como uma entre outras, e, no, como a razo nica, em um processo de resgate de razes silenciadas por ela. A sugesto de Dussel, com o conceito de exterioridade, exatamente a de que devemos tentar nos localizar na exterioridade da razo hegemnica (ocidental, branca, masculina e crist), transformando a geopoltica da enunciao cientfico-epistemolgica. Os problemas, a, so imensos, porque h que se iniciar pela discusso da linguagem mesma de que os ex-colonizados lanam mo, para no se cair, em todo momento, na tentao do idioma exclusivista idioma exclusivista do

17 Ocidente branco, masculino e cristo. Este trabalho exigir o trabalho de muitas pessoas, ou at mesmo de muitas equipes, durante muitos anos. Portanto, a contribuio sinttica de Dussel a de que necessrio situar a formulao do pensamento alternativo, qualquer que ele seja, na exterioridade do universo da Razo Ocidental hegemnica. PAULO FREIRE E AS RAZES OPRIMIDAS At hoje, Paulo Freire no entrou, na dimenso que deveria, a nosso juzo, no universo acadmico, especialmente no espao universitrio brasileiro. E mesmo que a contribuio dele seja consenso, especialmente no campo da alfabetizao de adultos e da defesa dos(as) oprimidos(as), sua presena cientfica e epistemolgica no tem sido devidamente no tem merecido o devido reconhecimento. As causas do noreconhecimento no so muitas, mas dentre elas podem ser destacadas: (i) a indiferena olmpica dos scholars em relao a sua obra, que consideram at interessante por suas intuies, mas muito prxima do ensasmo, do gnero literrio e, portanto, longe do rigor cientfico,e (ii) o credencialismo instalado na instituio universitria que no reconhece, por mais ricas que sejam, as idias de quem no portador da titulao a requerida16. Mais recentemente, temos observado que necessrio acrescentar mais um fator e este parece ser o mais importante: um dos mais enfticos componentes da concepo freiriana atribui uma vantagem gnosiolgica e epistemolgica ao saber dos(as) oprimidos(as), propondo, por isto, props uma Pedagogia do Oprimido e, no, uma Pedagogia para o Oprimido. Talvez, esteja ainda a razo do rechao acadmico a suas anlises e proposies, evidenciando uma espcie de reserva de mercado gnosiolgica. Felizmente, porm, nos ltimos anos, a distncia acadmica em relao ao pensamento de Freire tem diminudo, dado que as instituies universitrias e de pesquisa, em diversas partes do mundo, tm procurado, cada vez mais, aproximar-se dos referenciais freirianos, reconhecendo-os como uma das mais importantes expresses do processo de
16

Embora Paulo Freire tenha recebido o ttulo de Doctor honoris causa em dezenas das mais importantes universidades do mundo, em uma evidente demonstrao da relevncia, seja de seu trabalho de interveno educacional, seja de sua reflexo pedaggica, ele no percorreu todos os nveis do credencialismo exigidos nos meios acadmicos: graduao, mestrado, doutorado, ps-doutorado. Pelo contrrio, com relativa idade, conseguiu obter simplesmente a graduao em Direito, sem dedicar-se depois a esta profisso.

18 construo cientfica e epistemolgica dos fins do sculo XX. Deste modo, quanto mais se d a expanso do legado de Paulo Freire fora do Brasil e em diversos campos da reflexo, tanto mais seu pensamento reconhecido internamente, diminuindo-se a resistncia que se transforma, progressivamente, em referncia. Neste texto, pretendemos demonstrar que Paulo Freire contribuiu para o desenvolvimento de umas das perspectivas cientficas e epistemolgicas que vem se explicitando como, talvez, a mais revolucionria neste incio de sculo. Paulo Freire nasceu em 1921 e faleceu em 1997, portanto, com um itinerrio de cerca de 76 anos de una existncia intensa. Teve uma formao intelectual marcada pelos limites que caracterizavam qualquer jovem de famlia pobre da periferia do Capitalismo na primeira metade do sculo XX. Concluiu suas primeiras letras e o ensino secundrio com dificuldade, uma vez que a famosa crise dos anos 20, que se estendeu at a dcada subseqente do entre guerras, impactou o Nordeste Brasileiro profundamente e de maneira particular a famlia de Paulo Freire. Mais tarde, com cerca de 20 anos de idade, ingressou na Faculdade de Direito, graduando-se, embora tenha desistido da profisso de advogado em sua primeira causa: seu ganha po, em sua experincia inicial como profissional das leis dependeria da runa de um jovem dentista que comprara seus equipamentos a crdito e no tinha como saldar a dvida. Paulo Freire sacrificou sua sobrevivncia para no ameaar a sobrevivncia de outro profissional, jovem, que tambm iniciava sua carreira. Em 1944, casou-se com Elza Maia Costa e, certamente, por sua influncia caminhou, cada vez mais, em direo ao universo da educao e da pedagogia. Alm de dar aulas de Portugus no Colgio Osvaldo Cruz onde estudara , inicia seu trabalho no Servio Social da Indstria (SESI)17 de Pernambuco, dois anos depois, colhendo muita experincia para suas futuras intervenes na educao e para suas formulaes pedaggicas.

17

Na primeira metade do sculo XX, foram criados no Brasil os Servios Nacionais, nos trs setores das atividades profissionais: (i) na indstria, o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); no comrcio, o Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e no setor primrio da economia, o Servio Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Pouco depois foram criados o Servio Social da Indstria (SESI) e o Servio Social do Comrcio (SESC), para dar assistncia a seus respectivos trabalhadores.

19 Suas primeiras experincias com a alfabetizao de adultos, usando metodologia e procedimentos inditos, obtiveram expressivos resultados e logo repercutiram no aparato do Governo Federal, at o ponto em que o prprio Presidente da Repblica, por meio do Ministro da Educao, convid-lo para replicar a experincia dos crculos de cultura no mbito nacional. A coordenao nacional da campanha de alfabetizao no pde ser desenvolvida por causa do golpe militar de 1964 que interrompeu qualquer possibilidade de implementao das polticas iniciadas pelo Governo Nacional Desenvolvimentista passado18. Neste momento, Paulo Freire foi preso e, somente depois de mais de dois meses, conseguiu exilar-se, sucessivamente, na Bolvia, no Chile, nos Estados Unidos e, finalmente, em Genebra (Sua), permanecendo fora de seu pas por cerca de 15 anos. Como registrei em Pedagogia dialgica, tudo se perdeu, inclusive a Ptria, mas tudo se ganhou; Paulo Freire, ento se tornou em um cidado do planeta e o mundo ganhou sua obra e sua obra ganhou o mundo (ROMO, 2002, p. 34). Desde Educao e atualidade brasileira, publicado em 1959, em uma edio domstica, seguiram-se Pedagogia do oprimido, Educao como prtica da liberdade e tantas outras obras, pessoais, ou em co-autoria, mas sempre com a retomada e atualizao de idias esboadas nas primeiras. Paulo Freire demonstra, com o exemplo de sua prpria escrita, que qualquer legado cientfico pode ser preservado somente se for re-inventado em cada contexto especfico. O objetivo destas sumrias notas biogrficas no de competir com outras tantas biografias mencionadas sobre Dussel e outras tantas, to abalizadas, sobre Paulo Freire19; somente para enfatizar que no h sujeito individual da criao cultural de qualquer natureza. Ou seja, o gnio, por mais sbio que seja, no cria nada. Ningum cria qualquer coisa, pessoalmente, mas apenas os sbios organizam e exprimem o que havia sido criado socialmente, de maneira oportuna e adequada. evidente que do o toque pessoal ao que organizam e exprimem, porque cada um escolhe um meio especfico para esta organizao e expresso. Beethoven e Mozart, por exemplo, escolheram a msica para organizar e exprimir a interpretao adequada e oportuna do mundo em seu tempo; de outra maneira
Para conhecer mais detalhes sobre este perodo da histria do Brasil, veja-se meu texto Contextualizao no livro de Paulo Freire Educao e atualidade brasileira (2002). 19 Como as que esto no livro Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), organizado por Moacir Gadotti.
18

20 trabalharam Kant e Hegel, para quem a filosofia era o canal mais adequado para a organizao da interpretao socialmente desenvolvida de sua poca. Dussel escolheu a Filosofia e a Teologia para interpretar o mundo. Paulo Freire escolheu a Pedagogia e, talvez seja por isso que seus leitores e leitoras no compreendam porque suas obras, ainda que denominadas pedagogias, tratam de concepes gerais sobre o ser humano e, no, especificamente, das questes da educao. Entretanto, Freire no escolheu a Pedagogia porque fosse professor; escolheu-a como uma conseqncia quase natural de sua ontologia e de sua epistemologia. Sobre Paulo Freire, muito se escreveu e segundo seu mais autorizado bigrafo, Moacir Gadotti, para se ter uma idia, o educador norte-americano Donaldo Macedo enumerou, em 1987, aproximadamente seis mil ttulos entre livros e artigos sobre Paulo Freire, somente na lngua inglesa (s/d, p. 12). Em 1996, quando escreveu Paulo Freire: uma biobibliografia, Gadotti revelou que este nmero se tornara muito grande de acordo com o estudo realizado por Admardo Serafim de Oliveira, precocemente tirado do mundo dos vivos, e completado por Paulo Roberto Padilha, sem falar das inmeras homenagens, concesses de ttulos honoris causa, criao de ctedras livres, ctedras permanentes, grupos de interveno e de pesquisa e, finalmente, de Institutos Paulo Freire (IPFs), por todos os continentes. Depois de sua morte, a partir de 1998, os membros dos IPFs realizaram, de dois em dois anos, os Encontros Internacionais do Frum Paulo Freire. O primeiro foi em So Paulo (Brasil), em 1998; o segundo em Bologna (Itlia), em 2000; o terceiro em Los Angeles (Estados Unidos), em 2002; o quarto na cidade do Porto (Portugal), em 2004; o quinto em Valencia, em 2006. O prximo ser no Brasil, em 2008, com a temtica da Globalizao e seus impactos sobre os sistemas educacionais, os movimentos sociais etc. Os Encontros Internacionais congregam freirianos de todo o planeta na discusso sobre temticas epocais, como dizia Paulo Freire, de cada contexto especfico. Paulo Freire desenvolveu uma sntese que abre espao para abrigar toda as epistemologias alternativas. Ao propor a audincia, nos crculos de cultura, a todas as expresses, inclusive, s dos oprimidos, na verdade Paulo sintetizou no somente a possibilidade do resgate das racionalidades silenciadas, como tambm o das epistemologias contemporneas que tentam a construo de uma nova geopoltica do conhecimento fora do

21 mbito das epistemologias hegemnicas. Em suma, ele no s faz emergir as Razes Oprimidas, como tambm as Histrias Sociolgicas do Conhecimento (ou as Sociologias Histricas do Conhecimento), que no se confundem com as epistemologias hegemnicas e que so capazes enxergar outros lugares de enunciao cientfica, fora dos universos tradicionais dessas enunciaes. Mais ainda, demonstrando, em Pedagogia do oprimido, que.somente os(as) oprimido(as), em se libertando, libertam, tambm, seus(suas) opressor(as), acabou por potencializar que esses novos espaos de enunciaes apresentam vantagens scio-histricas de conhecimento sobre os espaos das enunciaes hegemnicas, em todos os campos da realizaes humanas. E nas tentativas de atualizao das potencialidades a emergidas que se desenvolve o trabalho dos diversos grupos de interveno e pesquisa da Ctedra dos Oprimidos, do Instituto Paulo Freire. INCONCLUSO: PARA UMA RAZO OPRIMIDA Pode parecer blague terminar um texto com o subttulo de inconcluso. Contudo, no se trata disso, nem, muito menos, de uma tentativa de causar espcie. Trata-se, pelo contrrio, de uma razo profundamente epistemolgica, do ponto de vista freiriano. Se Freire considera como fundamento da ontologia humana a autoconscincia a respeito da prpria incompletude, inacabamento e inconcluso humanos, implicando, com isso, uma epistemologia20 tambm incompleta, inconclusa e inacabada, no se pode concluir o que quer que seja, porque cada concluso , na verdade, uma inconcluso, a provocar mais indagaes. Tambm constante do subttulo, a expresso Razo Oprimida, merece uma explicao: no singular, pode trair a inteno de quem est convicto sobre a existncia de h vrias racionalidades oprimidas. Contudo, permitimo-nos mant-la para os efeitos deste texto, no sentido de que se trata de uma racionalidade-sntese, aberta a todas as

20

A partir daqui cabem as aspas em epistemologia, primeiramente porque so epistemologias e, em segundo lugar, elas a continuariam, porque apenas como fora de expresso poderemos falar em epistemologias, dado que a crtica dos conhecimentos somente poder ser feita como reconstituio sciohistrica desses mesmos conhecimentos.

22 enunciaes, oriundas de todos os espaos, evidentemente defendendo a maior legitimidade cientfico-epistemolgica das racionalidades silenciadas e subalternizadas. Sabe-se que h grupos trabalhando para o resgate das vozes cientficas e epistemolgicas silenciadas, desde os prprios europeus at os ex-colonizados, que tentam superar a crtica europia do eurocentrismo, como o grupo dos Estudos Subalternos e o movimento Neplanta, que se iniciou como uma publicao peridica. A expresso estudos Subalternos no parece adequada, porque conota uma inferioridade cientfica e epistemolgica; uma terminologia prxima, porm, denunciadora da dominao cultural, como Estudos Subalternizados, talvez, fosse melhor. Queremos destacar que a Ctedra do Oprimido, da Universitas Paulo Freire (UNIFREIRE), conta com muitos grupos de interveno e pesquisa, constituindo o que se poderia denominar grupo dos Estudos Oprimidos, em que cada um estuda um aspecto das razes emudecidas, silenciadas, por exemplo, o grupo que estuda a msica do(as) oprimidos(as); o outro que trabalha a sade dos(as) oprimidos(as). Todos tm como referncia dois alertas do prprio Paulo Freire: (i) no repetir suas idias, mas recri-las em cada diferente contexto e (ii) que o(a) opressor(a) no liberta ningum, nem a si mesmo. Recriando esta ltima assertiva, estes grupos tentam estender a todos os campos da criao humana o princpio da esterilidade do(a) opressor(a) e o da fecundidade do(a) oprimido(a). Por isso, provvel que, considerando-se as dimenses e a complexidade da misso, tenhamos, talvez, que dedicar o resto de nossas vidas tarefa de tornar visvel esta hipteses to atraente: a existncia de Razes Oprimidas que tenham desenvolvido epistemologias alternativas, que so competentes para a superao da crise da gnosis e da episteme que so hegemnicas, mas que no tm legitimidade cientfica. Desenvolvido por equipes de quase duas dezenas de pases, o projeto Globalizao e Educao21 acabou por provocar, na equipe brasileira, a discusso sobre a necessidade de aproximar mais os conceitos e categorias de Paulo Freire dos procedimentos do projeto. Como resultado das reflexes coletivas das equipes brasileiras, surgiu a idia de se aplicar o Crculo de Cultura como instrumento de pesquisa, transformando-o em Crculo
21

O projeto Globalizao e Educao (Educating the global citizen) um projeto de pesquisa, englobando os pesquisadores freirianos de cerca de 16 pases e seu objeto a verificao dos impactos do fenmeno da globalizao nos sistemas nacionais de educao.

23 Epistemolgico. Na verdade, tratou-se de mais um esforo de busca das Razes Oprimidas, porque com esta tcnica, at os pesquisados se transformam em sujeitos da pesquisa e da epistemologia a envolvida. Mais importante para os efeitos do que se quer aqui demonstrar, a vantagem gnosiolgica comparativa atribuda por Freire aos oprimidos e s oprimidas, no por causa de uma suposta superioridade ontolgica e epistemolgica deles e delas, mas por sua posio no processo scio-histrico. Somente aos oprimidos e s oprimidas interessa a reflexo sobre as relaes de opresso, bem como somente a eles e a elas interessa a transformao dessas relaes. por isso que, enquanto os dominantes decretam o fim da Histria, exatamente porque querem que a sociedade da qual usufruem os benefcios no se transformem. Alm disso, ocupados(as) em se apropriar de tudo, no tm tempo, nem disposio, para examinar as possibilidades de mudanas. So condicionados pela estabilidade, pela ordem e pela regulao, pois esto preocupados com a manuteno do status quo que lhes vantajoso... Por isso, cristalizam a histria. Os(as) oprimidos, ao contrrio, sonham com as mudanas de uma formao social que s lhes exige sacrifcios e sofrimentos e, por isso, esto mais abertos reflexo crtica. Alm disso, como vivem no olho do furaco das contradies afinal, percebem a incoerncia entre um discurso elitista que promete o paraso para todos e que o realiza, ao preo do inferno para muitos, apenas para uma minoria , so mais potencializados para uma Razo Dialtico-Dialgica do que para uma lgica estrutural imobilista. BIBLIOGRAFIA
BHABHA, Homi K. The location of culture. New York: Routledge Classics, 2004. BRAUDEL, Fernand. A gramtica das civilizaes. So Paulo: Martins Fontes, 1989. DUSSEL, Enrique. tica da Libertao na idade da globalizao e da excluso. 2. ed. Petrpolis RJ: Vozes, 2002. EAGLETON, Terry. Depois da teoria: Um olhar sobre os Estudos Culturais e o ps-modernismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. ELIAS, Norbert. O processo civilizador: Uma histria dos costumes. Trad. Ruy Jungmann, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993 (v. 1). ______. O processo civilizador: Formao do Estado e civilizao. Trad. Ruy Jungmann, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 (v. 2).

24

ENGELS, Friedrich. A origem da famlia,da propriedade privada e do Estado. Civilizao Brasileira, 1975. FOUCAULT, Michel de. Larcheologie du savoir. Pari: Gallimard, 1969.

Rio de Janeiro:

______. In GORDON, C . (Ed.). Power/ Knowledge; Selected Interviews and Other Writings. New York: Pantheon Books, 1980. FREIRE, Paulo. Conscientizao. So Paulo: Cortez e Moraes, 1979. ______. Educao como prtica da liberdade. 18. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. ______. Pedagogia da autonomia; Saberes necessrios prtica pedaggica. 3. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 (Col. Leitura). ______. Pedagogia da Esperana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. ______. Pedagogia do Oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. ______; MACEDO, Donaldo. Literacy: reading the word and the world. Mass.: Bergin Garvey, 1987. ______. Educacin y actualidad brasilea. Mxico: Siglo XXI, 2002. GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educao para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. ______ (org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. So Paulo: IPF/Cortez, 1996. ______. Paulo Freire, su vida e su obra. Colmbia: CODECAL, s/d. ______. Reading Paulo Freire; His life and work. New York: State University of NY, 1994. GARCA-CANCLINI, Nstor. Culturas hbridas: Estratgias para entrar e sair da Modernidade. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. GLISSANT, douard. Introduo a uma potica da diversidade. Trad. Enilce Albergaria Rocha, Juiz de Fora MG: Ed. UFJF, 2005. GOLDMANN, Lucien. A criao cultural na sociedade moderna. So Paulo: DIFEL, 1972. ______. pistmologie et philosophie politique. Paris: Denol/Gonthier, 1978. GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. So Paulo: Martins Fontes, 1978. GRUZINSKI, Serge. A colonizao do imaginrio: Sociedades indgenas e colonizao no Mxico espanhol - sculos XVI-XVIII. Traduo Beatriz-Perrone Moiss, Paulo: Companhia das Letras, 2003. HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multitude; War and democracy in the age of Empire. New York: Penguin Books, 2005.

25
KUHN, Thomas. Estrutura das revolues cientficas. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1995. LAMPE, Armando (org.). Histria e libertao; Homenagem aos 60 anos de Enrique Dussel. Petrpolis RJ: Vozes; So Paulo: CEHILA, 1996 (ed. bilnge). MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. MSZROS, Istvn. A educao para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005. MIGNOLO, Walter. Histrias locais/projetos globais: Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Traduo Solange Ribeiro de Oliveira, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. ______. Introduction: From Cross-Genealogies and Subaltern Knowledges to Neplanta. Neplanta: Views from the South. 1:1, Durham NC: Duke University Press, 2000, p. 1-8. OXFORD ADVANCED LEARNERS DICTIONARY. Oxford: Oxford University Press, 1989 (2nd impression). QUIGLEY, Carroll. A evoluo das civilizaes. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1974. REICH, Wilhelm. A irrupo da moral sexual repressiva. So Paulo: Martins Fontes, s/d. ______. Materialismo dialtico e psicanlise. 3. ed. Lisboa : Presena, 1977. ______. O que conscincia de classe? Porto: H. A. Carneiro, 1976. RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros: 1. Teoria do Brasil. Petrpolis RJ: Vozes, 1978. ______. O processo civilizatrio: etapas da evoluo sociocultural. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. ______. O povo brasileiro; A formao e o sentido do Brasil. 2. ed. So Paulo: Companhia das letras, 1996. ______. O Brasil como problema. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. RIGHI, Ilda Ramke. O processo do conhecimento na Pedagogia da Libertao: As idias de Freire, Fiori e Dussel. Petrpolis RJ: Vozes, 1995. ROMO, Jos Eustquio. Dialtica da diferena. So Paulo : Cortez, 2000. ______ et al. Conciliao, neoliberalismo e educao. So Paulo : Annablume/UNESP, 1996. ______. Pedagogia dialgica. So Paulo: Cortez/IPF, 2002. ______. Contextualizao: Paulo Freire e o Pacto Populista in FREIRE, Paulo. Educao e atualidade brasileira. So Paulo: Cortez/IPF, 2001, p. XIII-XLVIII. ______. Paulo Freire: Educador ou pensador do sculo XX, in GARCIA, Walter E. (org.). Educadores brasileiros do sculo XX. Braslia: Plano, 2002, p. 283-322, v. I. ROMAO, J.E. Dilemas e Desafios da Educao Contempornea: uma (re) leitura de Paulo Freire no Cenrio de Immanuel Wallerstein. Revista Portuguesa de Educao. , v.18, p.7 - 21, 2005.

26

SAID, Edward. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottman, So Paulo: Companhia das Letras, 1995. ______. Reflexes sobre o exlio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares, So Paulo: Companhia das Letras, 2003. SANTOS, Boaventura de Sousa. O Frum Social Mundial: manual de uso. So Paulo: Cortez, 2005. ______. A crtica da razo indolente: Contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2000, v. 1. ______. Um discurso sobre as cincias. 13. ed. Lisboa: Afrontamento, 2002. ______ (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as cincias revisitado. So Paulo: Cortez, 2004. SANTOS, Jair Ferreira dos. O que ps-moderno. So Paulo: Brasiliense, 2006. SCOCUGLIA, Afonso Celso. A histria das idias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. Joo Pessoa: Ed./UFPB, 1997. TAMARIT, Jos. Educar al soberano; crtica al iluminismo pedaggico de ayer y de hoy. Buenos Aires: Mio y Dvila/IPF, 1994. TORRES, Carlos Alberto. Democracia, educacin y multiculturalismo. Mxico: Siglo XXI, 2001. TOYNBEE, Arnold J. Um estudo de histria. Rio de Janeiro : E. W. Jackson, 1953. WALLERSTEIN, Immanuel. Le capitalisme historique. Paris : La Dcouverte & Syrus, 2002. ______. O sistema mundial moderno: A agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europeia no sculo XVI. Trad. Carlos Leite, Ftima Martins e Joel de Lisboa, Porto: Afrontamento, s/d. (v. 1). ______. O sistema mundial moderno: O mercantilismo e a consolidao da economia- mundo europeia. Traduo. Carlos Leite, Ftima Martins e Joel de Lisboa, Porto: Afrontamento, s/d. (v. II). ______. Unthinking social science: The limits of nineteenth-century paradigms. 2. ed. Philadelphia: Temple University Press, 2001. ______. Utopstica ou as decises histricas do sculo vinte e um. Petrpolis RJ: Vozes, 2003. ______. As estruturas do conhecimento ou quantas formas temos ns de conhecer. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente; Um discurso sobre as Cincias revisitado. So Paulo: Cortez, 2004, p. 123-129. ______ (org.). Para abrir as cincias sociais; Relatrio da Comisso Gulbenkian sobre a reestruturao das cincias sociais. Lisboa : Europa-Amrica, 1996.

27
WEBER, Max. From Max Weber: Essays in Sociology. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1970 (org. H. H. Gerth e C. Wright Mills).

You might also like