You are on page 1of 29

PRINCPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO

01. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) Quando se trata de examinar os efeitos da relao jurdica nos processos administrativos entre a Administrao Pblica Estadual e os cidados, INCORRETO indicar entre os princpios relevantes:

a) princpio do devido processo legal; b) princpio da jurisdio una; c) princpio da oficialidade; d) princpio da publicidade; e) princpio do informalismo procedimental.

RESPOSTA: B a) devido processo legal aquele que segue as normas processuais em vigor, legalmente previstas. Se alguma dessas regras no seguida, o processo conter um vcio que poder ser anulado. particularmente importante esse princpio na esfera judicial, mas a Constituio clara ao exigi-lo tambm no mbito da Administrao Pblica: Art. 5, LIV e LV.

b) jurisdio una - vigora no Brasil o sistema de jurisdio nica, insculpido no art. 5, XXXV, da
CF, pelo qual detm o Poder Judicirio competncia para decidir com fora de definitividade quaisquer litgios trazidos sua apreciao, inclusive os de carter administrativo. (a lei no

excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito)


c) oficialidade - a autoridade competente para decidir tem tambm o poder/dever de inaugurar e impulsionar o processo, at que se obtenha um resultado final conclusivo e definitivo, pelo menos no mbito da Administrao Pblica. d) publicidade - levar ao conhecimento de todos os seus atos, contratos ou instrumentos jurdicos como um todo. Isso d transparncia18 e confere a possibilidade de qualquer pessoa questionar e controlar toda a atividade administrativa.

e) informalismo procedimental - significa que, dentro da lei, pode haver dispensa de algum
requisito formal sempre que a ausncia no prejudicar terceiros nem comprometer o interesse pblico. Um direito no pode ser negado em razo da inobservncia de alguma formalidade instituda para garanti-lo desde que o interesse pblico almejado tenha sido atendido.

02. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) A doutrina contempornea perfilha o entendimento de que a estrutura normativa composta por princpios e regras jurdicas. Os princpios, que so mais genricos e abstratos do que as regras, no esto subsumidos a uma situao de fato (possuindo uma dimenso de peso ou importncia). Nesse sentido, nos termos do art. 37 da Constituio Federal, a Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios deve obedecer aos seguintes princpios: a) legalidade, informalidade, continuidade, segurana jurdica e ampla defesa; b) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia; c) legalidade, moralidade, razoabilidade, economicidade e motivao; d) legalidade, verdade real, proporcionalidade, oficialidade e moralidade; e) legalidade, moralidade, subsidiariedade, urbanidade e hierarquia.

RESPOSTA: B b) CF, Art. 37, caput : A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: 

03. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) O instituto de direito administrativo que se caracteriza quando o administrado ou a prpria Administrao Pblica perde o direito de formular pedidos em virtude de no o ter feito em prazo adequado a/o: (A) prescrio administrativa; (B) coisa julgada formal; (C) prescrio comum; (D) procedimento administrativo; (E) coisa julgada material.

RESPOSTA: A a) Primeiramente, cabe sublinhar o fato de que a prescrio administrativa exibe em seu ncleo a ideia de prazo extintivo. Quer dizer: quando se faz aluso quela figura, tem-se em vista o sentido de que inexistiu, na via administrativa, manifestao do interessado no prazo que a lei determinou. Portanto, est presente o fundamento que conduz aos prazos extintivos:

a inrcia do interessado. (Fonte: Jos dos Santos de Carvalho Filho. Manual de Direito Administrativo. 2009, p. 920.) "Podemos conceituar a prescrio administrativa sob duas ticas: a da Administrao Pblica em relao ao administrado e deste em relao Administrao. Na primeira, a perda do prazo para que a Administrao reveja os prprios atos ou para que aplique penalidades administrativas, de outro, a perda do prazo de que goza o particular para recorrer de deciso administrativa" Di Pietro

04. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) Acerca do princpio da moralidade, correto afirmar que: a) refere-se ao respeito aos princpios ticos de razoabilidade e justia, no sendo, contudo, pressuposto de validade de todo ato da Administrao Pblica; b) exige proporcionalidade entre os meios e os fins a atingir, entre os sacrifcios impostos coletividade e os benefcios por ela auferidos, impondo observncia aos valores ticos; c) enquadra-se nos denominados crimes de responsabilidade civil contra a ordem pblica a conduta do administrador em desrespeito ao princpio da moralidade administrativa; d) no vincula os servidores, mas sim os agentes polticos que detm discricionariedade para escolha e tomada de deciso para gesto da coisa pblica; e) exclui-se do controle jurisdicional dos atos administrativos seu exame, em virtude da ausncia de previso constitucional expressa. RESPOSTA: B b) Questo retirada do Livro Direito Administrativo de Maria Sylvia Zanella Di Pietro: " [...] A razoabilidade exige a proporcionalidade entre os meios os fins a atingir; entre os sacrifcios impostos coletividade e os benefcios por ela auferidos; entre as vantagens usufrudas pelas autoridades pblicas e os encargos impostos maioria dos cidados [...]" Essa questo misturou o conceito de razoabilidade com a de moralidade, quando expe a observncia aos valores ticos.

05. (NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) A professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, ao tratar do Poder de Polcia, afirma: " o poder de polcia no deve ir alm do necessrio para satisfao do interesse pblico que visa proteger; a sua finalidade no destruir os direitos individuais, mas, ao contrrio, assegurar o seu exerccio, condicionando-o ao bem estar social; s poder reduzi-los quando em conflito com interesses maiores da coletividade e na medida estritamente necessria consecuo dos fins estatais." O texto acima se refere ao seguinte princpio, aplicvel aos atos de poder de polcia: a) legalidade;

b) moralidade; c) impessoalidade; d) proporcionalidade; e) segurana jurdica.

RESPOSTA: D

06. (NCE-UFRJ

2001- TRE-RJ ANAL. JUD) O princpio que tem por propsito aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restries desnecessrias ou abusivas por parte da Administrao Pblica, com leso aos direitos fundamentais, recebe a denominao de:

a) razoabilidade; b) moralidade; c) legalidade; d) impessoalidade; e) eficincia. RESPOSTA: A

07. (NCE-UFRJ 2001- MPE-RJ AUX. SUP. ADM) O art. 37,1 da Constituio estabelece que as obras e servios pblicos sero atribudos aos rgos e entidades e no aos agentes pblicos que determinaram a sua realizao. Assinale a alternativa que indica o princpio aplicvel para esta hiptese:

A)publicidade; B)impessoalidade; C)eficincia; D)razoabilidade; E ) motivao. RESPOSTA: B

08. (NCE-UFRJ 2001- TRE-RJ ANALISTA JUD ADM) O conjunto de regras de condutas tiradas da disciplina interior da Administrao . O conceito de Maurice Hauriou, citado por quase todos os doutrinadores de Direito Administrativo, refere-se ao seguinte princpio da Administrao Pblica: a) impessoalidade b) moralidade c) legalidade d) razoabilidade e) proporcionalidade

RESPOSTA: B

09. (NCE-UFRJ 2001- TRE-RJ ANALISTA JUD ADM) Assinale a opo que contm apenas princpios sediados na Constituio Federal e que devem ser observados por servidor da Justia Eleitoral, no exerccio de suas funes: a) legalidade, imparcialidade, moralidade, eficincia e impessoalidade; b) impessoalidade, imparcialidade, moralidade, publicidade e eficincia; c) publicidade, legalidade, moralidade, eficincia e impessoalidade. d) inafastabilidade, publicidade, legalidade, eficincia e impessoalidade; e) moralidade, inamovibilidade, legalidade, publicidade e eficincia.

RESPOSTA: C c) CF, ART. 37 CAPUT: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

10. (NCE-UFRJ- 2004- MPE-PA - ADV) Relativamente aos princpios constitucionais da Administrao Pblica correto afirmar: (A) O princpio da motivao no se aplica aos atos discricionrios.

(B) O princpio da publicidade se esgota na publicao dos atos administrativos no Dirio Oficial. (C) O correto cumprimento da lei est vinculado realizao das finalidades a que essa lei se prope realizar. (D) A Administrao Pblica pode realizar tudo o que a lei no lhe probe. (E) o princpio da ampla defesa privativo do processo administrativo disciplinar. RESPOSTA: C 11. (NCE-UFRJ -2008-PREFEITURA VZEA PAULISTA AGENTE DE GESTO) O dever do administrador de buscar o atendimento do interesse pblico, sem estar motivado por preferncias ou averses pessoais, vincula-se ao princpio administrativo da(o): (A) motivao; (B) impessoalidade; (C) razoabilidade; (D) finalidade; (E) igualdade.

RESPOSTA: B

Da Administrao Pblica: direta e indireta

12. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) Quando se verifica que uma entidade configura um servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada, est-se tratando de: a) fundao pblica; b) empresa pblica; c) sociedade de economia mista; d) autarquia; e) associaes pblicas.

RESPOSTA: D a) Dec-Lei 200/67, art. 5, IV - Fundao Pblica - a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes. b) Dec-Lei 200/67, art. 5, II - Empresa Pblica - a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei para a explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. c) Dec-Lei 200/67, art. 5, III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria Unio ou a entidade da Administrao Indireta. d) Dec-Lei 200/67, art. 5, I - Autarquia - o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. e) associaes pblicas - A ASSOCIAO A UNIO DE PESSOAS QUE SE ORGANIZAM PARA FINS NO
ECONMICOS. (ART.53 DO CDIGO CIVIL ), mas a Associao Pblica pode ter fins econmicos.

Caractersticas: y y y no h direitos e obrigaes recprocas entre os associados (ART.53, pargrafo nico do CDIGO CIVIL) os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais. (Art. 55 C.Civil) dissolvida a associao o remanescente do seu patrimnio lquido ter a destinao prevista no estatuto, ou, na sua omisso, incorporado instituio municipal, estadual, ou federal de fins idnticos ou semelhantes. (Art. 61 C.Civil)

O trao distintivo entre a Associao Civil, ou Privada, e a Associao Pblica o de que esta pode ter fins econmicos e a primeira no. 13. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) O conceito de empresa estatal foi elaborado durante anos pela doutrina. Contudo, a edio do Decreto-Lei n 200/67, com as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n 900/69, trouxe o conceito legal de sociedade de economia mista. Acerca da criao das empresas pblicas no plano constitucional de 1988, correto afirmar que: a) independe de autorizao legislativa a criao de subsidirias das sociedades de economia mista;

b) somente por lei especfica poder ser autorizada a instituio de sociedade de economia mista; c) independe de autorizao legislativa a participao de sociedade de economia mista, e suas subsidirias, em empresa privada; d) somente por lei especfica poder ser criada sociedade de economia mista; e) somente por lei especfica poder ser criada sociedade de economia mista. As subsidirias no dependem de lei para sua criao. RESPOSTA: B a) A alternativa "a" est errada, porque diz que "INDEPENDE de autorizao legislativa a criao de subsidirias das sociedades de economia mista", enquanto o teor da alnea XX do Art. 37 da CF/1988 : XX - depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada; b) A alternativa b est correta, porque a questo fala que poder ser AUTORIZADA por lei especfica, assim como a CF, art. 37, XIX somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao; c) A alternativa c est errada, CF, ART. 37, XX, parte final. d) A alternativa d est errada, porque a sociedade de economia mista no ser CRIADA por lei especfica, mas sim, autorizada. e) a alternativa e est errada, porque a sociedade de economia mista precisa de autorizao por lei especfica e as subsidirias dependem de autorizao legislativa para sua criao.

ATOS ADMINISTRATIVOS

14. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista - Processual ) Quando o agente pblico, no exerccio de seus direitos e prerrogativas, procura emitir novo ato administrativo em contradio manifesta com o sentido objetivo dos seus atos anteriores, ferindo o dever de coerncia para com o outro sujeito da relao sem apresentar justificao razovel, deve ser aplicado o princpio: a) da boa-f objetiva; b) da segurana jurdica; c) do venire contra factum proprium; d) da legtima expectativa;

e) da presuno de validade dos atos do Poder Pblico.

RESPOSTA: C c) A expresso "venire contra factum proprium" significa vedao do comportamento contraditrio, baseando-se na regra da pacta sunt servanda. Segundo o prof. Nelson Nery, citando Menezes Cordero, venire contra factum proprium' postula dois comportamentos da mesma pessoa, lcitos em si e diferidos no tempo. O primeiro - factum proprium - , porm, contrariado pelo segundo. O venire contra factum proprium encontra respaldo nas situaes em que uma pessoa, por um certo perodo de tempo, comporta-se de determinada maneira, gerando expectativas em outra de que seu comportamento permanecer inalterado. o "Venire contra factum prprio" corolrio do princpio da boa-f, oriundo, por sua vez do PRINCPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA. A proibio de "venire contra factum proprium" diz respeito obrigao do sujeito titular de direitos ou prerrogativas pblicas de respeitar a aparncia criada por sua prpria conduta anterior nas relaes jurdicas subsequentes, ressalvando a confiana gerada em terceiros, regra fundamental para a estabilidade e segurana no trfego jurdico. A proibio de ir contra os prprios atos interdita o exerccio de direitos e prerrogativas quando o agente procura emitir novo ato em contradio manifesta com o sentido objetivo dos seus atos anteriores, ferindo o dever de coerncia para com o outro sujeito da relao sem apresentar justificao razovel. A regra tem aplicao, por exemplo, para impedir mudanas "repentinas" de orientao ou interpretao de normas tributrias pelos agentes fazendrios , artifcio utilizado para tributarse diversamente, de um dia para o outro, determinada categoria de produtos.(STF, RDP-10, 1969, p.184-185). Foi utilizada tambm, em caso concreto, no Estado do Rio de Janeiro, para obrigar a administrao, no caso a Caixa Econmica Federal, a respeitar em contratos de financiamento de compra de apartamentos o que divulgara em cartazes de propaganda, mesmo quando se constatou que nos contratos de financiamento a promessa contida na propaganda no constava e at previa clusula contrria.

15. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) O Municpio de Maca, no Estado do Rio de Janeiro, autorizou associao de artistas plsticos a instalao, em praa pblica localizada no centro da cidade, de uma feira para venda de quadros e esculturas. Passados 6 (seis) anos o novo Prefeito de Maca extinguiu o ato de autorizao para realizao da feira, alegando que a mesma no traz benefcios fiscais e culturais para a Cidade. Pode o Prefeito extinguir a mencionada autorizao? A melhor resposta a esse questionamento : a) sim, tendo em vista que essa autorizao um ato precrio e pode ser objeto de revogao;

b) sim, tendo em vista que essa autorizao um ato precrio e pode ser objeto de anulao; c) no, tendo em vista que essa autorizao s um ato precrio at atingir cinco anos; d) no, tendo em vista que essa autorizao um ato vinculado, somente passvel de anulao por deciso judicial; e) no, tendo em vista que essa autorizao no constitui ato precrio, passvel de revogao por deciso judicial.

RESPOSTA: A

1. AUTORIZAO - ato precrio, pois no h direito subjetivo do particular obteno ou continuidade da autorizao. Por isso, em regra no h direito
indenizao em caso de cassao do alvar. PERMISSO - a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao da prestao de servios pblicos feita pelo poder concedente, a pessoa que demonstre capacidade de desempenho por sua conta e risco. CONCESSO - a delegao de sua prestao feita pelo poder concedente mediante licitao na modalidade concorrncia pessoa que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. - Lei 8987/95 REVOGAO no direito administrativo um ato que se tornou inoportuno e / ou incoveniente. voltar atrs desfazendo um ato e no est relacionado com ilegalidade. ANULAO o desfazimento do ato administrativo por razes de ilegalidade, pode ser feita pela prpria administrao ou pelo judicirio, produzem efeitos extunc ( retroagem at o seu incio). No caso da questo aplica-se a revogao, pois quando feito por autorizao o ato precrio e discricionrio, ficando a disposio do admnistrador, que pode revogar quando achar conveniente e sem indenizao. LEMBRANDO QUE ESSA A REGRA! Segundo Hely Lopes Meirelles, a autorizao expedida com prazo determinado perde sua natureza de ato unilateral, precrio e discricionrio, assumindo carter contratual, tal como ocorre com a autorizao especial para o uso da gua e autorizao de acesso ao patrimnio gentico.

16. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) Quando se est diante de um ato administrativo oriundo de um rgo colegiado, e que representa a vontade majoritria dos seus componentes, o mesmo se materializa por meio de: a) decreto; b) deliberao; c) resoluo conjunta; d) portaria conjunta; e) ordem de servio.

RESPOSTA: B Atos Normativos: Atos gerais e abstrato. Editados dentro dos limites da lei para facilitar o entendimento desta. Os atos normativos so: Regulamento: Ato privativo do chefe do executivo. Decreto uma forma de Regulamento. Avisos: Atos normativos dos ministrios Instrues: emanado de qualquer autoridade pblica DELIBERAES : ATOS DE RGOS COLEGIADOS Resolues: atos de agncias reguladoras

17. Ratificao, reforma ou converso so meios de: a) conformao de atos administrativos instrumentais; b) desfazimento de atos administrativos nulos; c) convalidao de atos administrativos viciados; d) revogao de atos administrativos anulados; e) anulao de atos administrativos revigorados.

RESPOSTA: C Segundo Hely Lopes Meirelles Extino dos atos administrativos Extino natural: extingue-se pelo natural cumprimento do ato.

Revogao: em virtude de a administrao no mais julgar oportuno e conveniente o ato administrativo, pode aquela revog-lo motivadamente e garantido a ampla defesa dos interessados, fazendo cessar seus efeitos a partir do momento da revogao. Assim, todos os efeitos surgidos enquanto o ato permaneceu vlido tambm o so. prerrogativa da administrao no podendo ser invocada por meio judicial. Anulao/invalidao: quando um ato administrativo estiver eivado em vcio pode a Administrao anul-lo de ofcio ou por provocao de terceiro, ou pode o judicirio anul-lo tambm. A anulao age retroativamente, ou seja, todos os efeitos provocados pelo ato anulado tambm so nulos. Convalidao: o processo de que se vale a Administrao para aproveitar atos administrativos com vcios sanveis, de modo a confirm-los no todo ou em parte. Convalidase por ratificao, reforma ou converso. Na ratificao, a autoridade que praticou o ato ou superior hierrquico decide sanar o ato invlido anteriormente praticado, suprindo a ilegalidade que o vicia; Na reforma ou converso, o novo ato suprime a parte invlida do anterior, mantendo sua parte vlida.

18. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) A situao jurdica pela qual o administrado ou a prpria Administrao perdem o direito de formular pedidos ou firmar manifestaes em virtude de no o terem feito no prazo adequado configura: a) coisa julgada administrativa; b) decadncia administrativa; c) trnsito em julgado; d) Reformatio in Pejus; e) prescrio administrativa.

RESPOSTA: E A questo j traz em si o conceito de Jos dos Santos Carvalho Filho que conceitua a prescrio administrativa como "a situao jurdica pela qual o administrador ou a prpria Administrao perdem o direito de formular pedidos ou firmar manifestaes em virtude de no o terem feito no prazo adequado." A prescrio administrativa atinge duas esferas jurdicas: 1 - do administrado, que perdeu o prazo para interpor recurso administrativo; e 2 - da Administrao, que perdeu a oportunidade de punir um servidor ou de rever determinado ato administrativo. Fonte: Manual de Direito Administrativo; Jos dos Santos Carvalho Filho.

Prescrio: perda do direito de ao (mas NO do direito) por ter se mantido inerte no decurso do prazo estipulado em lei para agir. A pessoa no pode pleitear mais aquilo que gostaria, mas continua tendo o direito.

Exemplo: A tem prazo de 05 anos para cobrar a dvida de B . A no faz nada em 05 anos. A dvida prescreveu. A no pode mais cobrar de B judicialmente. No entanto, B pode, se quiser, pagar a A . Decadncia: perda do direito em si, por ter se mantido inerte por um logo prazo. A pessoa perde aquilo que teria direito. Exemplo: A (locador) informa a B (locatrio) que vai vender o imvel, dando prazo para B manifestar o seu direito de preferncia na compra. B nada faz. B perde o direito de preferncia. Se A vender o imvel para C, B no poder reclamar! 19. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) Os atos administrativos so classificados para efeito de seus estudos. Nesse sentido, alguns critrios so sistematizados pela doutrina, entre eles o critrio da liberdade de ao do Administrador Pblico. Esse critrio abrange: a) atos gerais e atos individuais; b) atos simples, atos compostos e atos complexos; c) atos de imprio e atos de gesto; d) atos vinculados e atos discricionrios; e) atos eficazes e atos ineficazes.

RESPOSTA: D Os atos, quanto liberdade da Administrao Pblica, podem ser: VINCULADOS: A ADMINISTRAO PBLICA, APS O ATENDIMENTO DE TODOS OS REQUISITOS EXIGIDOS PELA LEI AO PARTICULAR, S RESTA CONFERIR-LHE O DIREITO; LICENA, POR EXEMPLO. DISCRICIONRIOS: FACULDADE QUE O ADMINISTRADOR PBLICO GOZA PARA TOMAR DETERMINADAS DECISES (DENTRO DOS LIMITES DA LEI, CLARO), POR RAZES DE CONVENINCIA E OPORTUNIDADE - MRITO ADMINISTRATIVO; AUTORIZAO (PORTE DE ARMA, PERMISSO DE USO DE UM BEM PBLICO ETC.), POR EXEMPLO. No custa lembrar:

Requisitos ou elementos dos Atos Administrativos que so sempre vinculados: COMPETNCIA, FORMA E FINALIDADE. Requisitos ou elementos dos Atos Administrativos qu podem ser discricionrios: MOTIVO E OBJETO - LEMBRAR DE MRITO ADMINISTRATIVO; MOTIVO R I T OBJETO

O comando da questo quer saber a classificao dos atos administrativos no que tangue ao critrio da liberdade e no se o ato pode ser praticado com liberdade pelo administrador pblico. Sendo assim, os atos administrativos, podem ter classificaes, entre outras, quanto a: 1. LIBERDADE: VINCULADOS: j comentado; DISCRICIONRIOS: j comentado. 2. DESTINATRIOS: GERAIS: Caracterizam-se por no possuir destinatrios determinados. Exemplo: Decreto regulamentar. INDIVIDUAIS: So aqueles que possuem destinatrios determinados, produzindo diretamente efeitos concretos. Exemplo: Nomeao de aprovado em concurso pblico. 3. FORMAO DA VONTADE: SIMPLES: nica formao de vontade de um s rgo. COMPLEXO: aquele que necessita da manifestao de vontade de dois ou mais rgos para sua formao. COMPOSTO: formado por um s rgo, mas o ato depende da aprovao de outro rgo para que produza seus efeitos. Lembrando que est classificao exemplificativa e no esgota o tema.

20. (NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) Na desapropriao, a Administrao Pblica deve dar ao bem desapropriado o destino mencionado no ato expropriatrio. Se o imvel

desapropriado receber destinao que se mostre incompatvel com o interesse pblico, haver: a) tredestinao; b) caducidade; c) domnio eminente; d) afetao; e) reverso.

RESPOSTA: A Hely Lopes Meirelles: O desvio de finalidade ocorre, na desapropriao, quando o bem expropriado para um fim empregado noutro sem utilidade pblica ou interesse social. Da o chamar-se vulgarmente, a essa mudana de destinao, tredestinao. O desvio de finalidade, seja Lcito ou Ilcito, denomina-se Tredestinao. Portanto, h dois tipos de Tredestinao: Tredestinao Lcita: Desvio de finalidade que mantm o interesse pblico. Tredestinao Ilcita: Desvio de Finalidade no qual se perde o interesse pblico. Quando a tredestinao ilcita, por haver desvio de finalidade, a desapropriao deve ser considerada nula com a reintegrao do bem ao ex-proprietrio. No caso de tredestinao lcita, no cabe reintegrao do bem.

21. (NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) Em relao ao controle judicial do ato administrativo, analise as afirmativas a seguir: I. O Poder Judicirio no pode controlar o uso correto da discricionariedade administrativa. II. O controle judicial dos atos administrativos praticados pelo Poder Executivo pode ser exercido de ofcio ou mediante provocao do interessado. III. Quando houver na lei a previso de recurso administrativo, a parte interessada somente poder acionar o Poder Judicirio aps o prvio esgotamento da esfera administrativa. /so afirmativa(s) verdadeira(s) somente: a) I; b) II; c) III; d) I e II;

e) nenhuma. Resposta: A ITEM II - O controle sobre a Administrao pode ser interno, exercido pela prpria administrao - tutela e autotutela, e externo, exercido por rgo diverso - legislativo, administrativo ou judicial. A Administrao Pblica deve manter formas contnuas de controle para garantir a idoneidade do ato e do comportamento do ordenador de despesas ou responsvel por recursos pblicos. natural, portanto, que a primeira verificao seja levada a efeito dentro dos prprios rgos internos da Administrao. Assim determina a Constituio Federal em seu art. 70. Controle interno vigilncia obrigatria. No facultado autoridade superior omitir-se, sob pena de responsabilidade funcional. O controle externo EXERCIDO DE OFCIO pelo Legislativo e Tribunal de Contas, ou pelo Judicirio mediante PROVOCAO Como o Brasil no possui Tribunais Administrativos pois adota o sistema de Jurisdio Una, (nenhuma leso ou ameaa a direito pode ser excluda da apreciao do Poder Judicirio), temos como formas de controle externo, apesar de deixar natureza e efeitos diferentes: Controle Legislativo: * Como representante do povo, incumbe ao Legislativo o controle poltico e o financeiro, exercido este ltimo com o auxlio do Tribunal de Contas. Controle Administrativo: * Controle realizado pela Administrao Pblica por meio do Poder de Autotutela. * Controle realizado pela Administrao Pblica valendo-se do Poder de Tutela. * Controle externo realizado pelo Tribunal de Contas, de oficio. Controle Judicial: controle externo realizado pelo Poder Judicirio, QUANDO PROVOCADO, com carter de definitividade. ITEM III Aps a Carta Constitucional de 1988 no se tornou mais necessrio que o indivduo esgotasse a discusso na esfera administrativa para poder provocar o rgo jurisdicional. A nossa atual Constituio Federal, em seu artigo 5, inciso XXXV, consagrou o princpio da inafastabilidade do Poder Jurisdicional, ao preceituar que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito . 22. (NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) Sobre as diversas formas de extino e controle de um ato administrativo, analise as afirmativas: I. Denomina-se contraposio a extino de um ato administrativo em razo da prtica de um novo ato com efeitos opostos ao ato anterior. II. Como regra, todos os tipos de atos administrativos, vinculados ou discricionrios, admitem revogao por critrios de convenincia e oportunidade. III. O Tribunal de Contas, no mbito de sua atuao, pode controlar atos administrativos praticados por outro Poder. /so afirmativa(s) verdadeira(s) somente: a) I e II; b) I e III; c) II e III; d) I, II e III; e) nenhuma.

RESPOSTA: B I. certo. a contraposio justamente a extino ordenada por ato cujos efeitos so contrapostos ao ato anterior. II. errado. aos atos vinculados no cabe revogao, uma vez que estes so atos editados em estrita conformidade com o que emana a norma jurdica, sem que ao administrador caiba apreciao de convenincia e oportunidade. III. certo. o artigo 71 da CF/88 contempla que "o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica... II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, ben e valores pblicos... III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal..." Os atos administrativos esto sujeitos extino, que pode ser, conforme ensinamento de Jos dos Santos Carvalho Filho: a) Natural: decorrente do cumprimento normal dos efeitos do ato (exemplo: destruio de mercadoria nociva ao consumo pblico); b) Subjetiva: desaparecimento do sujeito que se beneficiou do ato (exemplo: licena para capacitao); c) Objetiva: desaparecimento do objeto do ato (exemplo: tomada pelo mar de um terreno doado pela Administrao Pblica); d) Retirada: quando os efeitos de um ato so extintos pela prtica de um outro ato. Nesse caso, temos: I Revogao: de competncia exclusiva da Administrao, tendo por objeto um ato vlido, motivada por razes de convenincia e oportunidade, com efeitos proativos ex nunc ; II Anulao: de competncia tanto da Administrao quanto do Judicirio, tendo por objeto um ato invlido, motivada por razes de ilegalidade, com efeitos retroativos ex tunc ; III Cassao: decorre do descumprimento, por parte do destinatrio do ato, dos requisitos que permitem a manuteno do ato e da fruio dos seus efeitos (Exemplo: da carteira nacional de habilitao) IV Caducidade: decorre da supervenincia de norma jurdica que tornou inadmissvel a situao antes permitida pelo direito e outorgada por ato administrativo precedente (Exemplo: licena para funcionamento de parque de diverso em uma determinada rea pblica); V Contraposio: decorre da emisso de ato com fundamento em competncia diversa da que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos so contrapostos aos daquele (Exemplo: exonerao de servidor, que tem efeitos contrapostos nomeao). O poder de revogao da Administrao Pblica, legitimado pelo poder discricionrio, no ilimitado. Existem determinadas situaes que, seja pela natureza do ato praticado ou pelos efeitos por ele j produzidos, so insuscetveis de modificao por parte da Administrao, fundada nos critrios de convenincia ou oportunidade. So os chamados atos irrevogveis, resultantes das limitaes do poder de revogar. So insuscetveis de revogao: 1) os atos consumados, que exauriram seus efeitos; Ex.: Um ato que concedeu licena ao servidor; se este j gozou a licena, o ato j exauriu seus efeitos, no h que se falar em revogao. 2) os atos vinculados, porque nesses o administrador no tem liberdade de atuao;

Ex.: Se o indivduo preenche todos os requisitos exigidos para o exerccio de determinada profisso regulamentada em lei, e consegue a licena do Poder Pblico para o seu exerccio, essa licena no pode ser revogada pela Administrao. 3) os atos que geram direitos adquiridos, gravados como garantia constitucional (CF, art. 5, XXXVI); Ex.: O ato de concesso da aposentadoria ao servidor, depois de ter este preenchido os requisitos exigidos para a sua fruio. 4) os atos que integram um procedimento, pois a cada novo ato ocorre a precluso com relao ao ato anterior; Ex.: No procedimento de licitao, o ato de adjudicao do objeto ao vencedor no pode ser revogado quando j celebrado o respectivo contrato. 5) os chamados meros atos administrativos, porque seus efeitos so previamente estabelecidos em lei. Ex.: Uma certido, um atestado etc. no podem ser revogados por ato de administrao. Referncia : Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

23. (NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) O ato administrativo motivado poder ser controlado atravs da verificao da compatibilidade das razes de fato apresentadas pela Administrao Pblica com a realidade e das razes de direito com a lei. O fundamento para o controle do ato administrativo na hiptese acima retratada : a) teoria dos motivos determinantes; b) principio da razoabilidade; c) principio da discricionariedade; d) conceitos legais indeterminados; e) desvio de poder.

RESPOSTA: A Em primeiro lugar, o que motivao? Motivao a declarao, por escrito, do motivo que ensejou a prtica do ato. um dos elementos obrigatrios do ato administrativo, sendo necessria tanto nos atos vinculados quanto nos atos discricionrios (com rarssimas excees). Em segundo lugar, o que a Teoria dos Motivos Determinantes? Quando a Administrao declara o motivo que determinou a prtica de um ato discricionrio que, em

prncipio, prescindiria de motivao expressa, fica vinculada existncia do motivo por ela declarado. Se o motivo indicado for distinto da realidade ou no sendo ele causa justificvel, torna-se vivel a declarao de invalidade do ato pelo Judicirio (ato nulo). Resposta baseada no livro Direito Adm. Descomplicado, Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. FONTE: http://www.questoescomentadas.com/2008/11/atos-administrativos-ii-questo-cespe-de.html

24. (NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) Em relao aos elementos constitutivos do ato

administrativo, correto afirmar que: a) competncia o elemento do ato administrativo em que pode ser encontrado maior discricionariedade para a Administrao Pblica; b) o elemento motivo tambm chamado de motivao; c) os atos administrativos, como regra, podem ser praticados de uma forma livre, desde que a lei no exija determinada solenidade como sendo essencial; d) o elemento motivo corresponde s razes de fato e de direito que servem de fundamento para o ato administrativo; e) o vcio de competncia no admite qualquer tipo de sanatria.

RESPOSTA: D REQUISITOS OU ELEMENTOS DO ATO ADMINISTRATIVO 1) Competncia ou Sujeito: a pessoa jurdica, rgo ou agente, que dispe de autorizao legal para a prtica de determinado ato administrativo. O que importa destacar que a competncia sempre decorre de lei, tornandose, por conseguinte, irrenuncivel e inderrogvel. 2) Objeto: o prprio contedo do ato, ou, mais precisamente, o efeito jurdico imediato que o ato produz. 3) Forma: A forma o revestimento externo do ato, a maneira pela qual a manifestao da Administrao se exterioriza para os administrados. Em regra, o ato administrativo reveste-se como formal, com o dever de obedecer fielmente a forma de exteriorizao que foi prevista em lei. No se aplica no mbito dos atos administrativos o princpio da liberdade da formas que vigora na relao entre os particulares, mas sim o princpio da solenidade. 4) Motivo: so as razes de fato e de direito que justificam a prtica do ato, o que impulsionou a Administrao para que produzisse determinado ato. O motivo refere-se tanto ocorrncia de uma situao ftica que levou a Administrao a emitir o ato, como tambm aos comandos legais que possibilitaram a atuao administrativa. 5) Finalidade: o interesse pblico que se busca atingir com a prtica daquele ato, ou, ainda, o efeito jurdico mediato que o ato produz. 1. Competncia A competncia dentro do ordenamento jurdico significa competir a , em outros palavras, a quem cabe o dever de fazer. 2. Objeto Objeto o prprio contedo do ato, tendo por escopo a criao, modificao ou comprovao de situaes jurdicas concernentes a pessoas coisas ou atividades sujeitas ao do Poder Pblico. O objeto mesmo que discricionrio ser dentro dos ditames da lei, caso contrrio, ser invalidado. 3. Motivo Nas palavras de Marcelo Alexandrino, motivo a situao de direito e de fato que determina ou

autoriza a realizao do ato administrativo, ou, por outras palavras, o pressuposto ftico e jurdico que enseja a prtica do ato. 4. Finalidade Diferentemente do motivo, a finalidade no visa determinar o porque da prtica do ato, mas sim, justificar pra que o ato foi praticado, que ser, sempre, o interesse pblico. 5. Forma A forma, como requisito do ato administrativo, significa revestimento exteriorizador vinculado e imprescindvel validade do ato nas palavras de Hely Lopes Meirelles.

25. (NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) A Administrao Pblica, no exerccio do Poder de Polcia, pode executar seus atos independentemente da manifestao prvia de outro Poder, ressalvadas poucas excees. A caracterstica do Poder de Polcia que legitima a conduta acima descrita denomina-se: a) imperatividade; b) auto-executoriedade; c) presuno de veracidade; d) presuno de legitimidade; e) discricionariedade.

RESPOSTA: B O poder de polcia tem como caractersticas CAD: C-coercibilidade, A-auto-executoriedade, Ddiscricionariedade. A auto-executoriedade "consiste na possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria administrao, independentemente de ordem judicial. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO 1) Auto-executoriedade: com fulcro neste atributo, a Administrao pode executar os atos administrativos dela emanados sem necessidade de provocar previamente o Poder Judicirio, ou, como leciona Hely Lopes Meirelles, este atributo "consiste na possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial". A autoexecutoriedade no se faz presente de modo indistinto em todos os atos administrativos. Demonstra-se imperioso que este atributo esteja previsto em lei, ou, ento, que se trate de medida de extrema urgncia cuja omisso possa causar um transtorno maior ordem pblica. 2) Imperatividade / Coercibilidade: os atos administrativos podem ser impostos aos administrados independentemente da concordncia destes. Um dos princpios informadores da atividade administrativa o da supremacia do interesse pblico, e a imperatividade decorre da instrumentalizao deste princpio. Este atributo tambm no inerente a todos os atos administrativos, pois nos atos que para produzirem os seus efeitos dependem exclusivamente de um interesse do particular (atos negociais) a Administrao limita-se a certificar, atestar ou emitir opinio. 3) Presuno de legitimidade e veracidade: em consonncia com a presuno da legitimidade ou legalidade, presume-se que todos os atos administrativos esto em conformidade com a lei. J em decorrncia da presuno de veracidade, presumem-se

verdadeiros todos os fatos alegados pela Administrao. Trata-se apenas de uma presuno relativa e como consequncia sempre inverter o nus da prova, cabendo ao administrado demonstrar a ilegalidade do ato emanado, ou a falsidade dos fatos expostos pela Administrao. 4) Tipicidade: Este atributo uma decorrncia direta do princpio da legalidade que, por fora do prprio art. 37, caput, da CF88, h de reger toda atividade administrativa.

26. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) Ainda que no exista uma unanimidade doutrinria quanto aos elementos do ato administrativo, a lei que regula a ao popular disciplina a questo ao referir-se aos elementos cuja ausncia provoca a invalidao do ato administrativo. Nesse sentido, o elemento que representa o crculo definido em lei dentro do qual podem os agentes exercer legitimamente sua atividade : a) forma; b) objeto; c) competncia; d) motivo; e) finalidade.

RESPOSTA: C Segundo a definio de Celso Antnio B. de Melo, "Competncia o crculo compreensivo de um plexo de deveres pblicos a serem satisfeitos mediante o exerccio de correlatos e demarcados poderes instrumentais, legalmente conferidos para a satisfao de interesses pblicos". Competncia o poder, resultante da lei, (ato primrio), que d ao agente administrativo a capacidade de praticar o ato administrativo: VINCULADO.

27. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) Os recursos administrativos so meios de controle dos atos da Administrao Pblica. A esse respeito, analise os itens a seguir. I - hierarquia orgnica; II - garantia do contraditrio; III - garantia da ampla defesa; IV - duplo grau de jurisdio; V - direito de petio. Constituem fundamentos dos recursos administrativos somente os itens:

a) I, II, III e IV; b) I, II, III e V; c) II, III, IV e V; d) II, III e V; e) I, II, III, IV e V.

RESPOSTA: B

28.(NCE-UFRJ -2008-PREFEITURA VZEA PAULISTA Administrativo: (A) presuno de legitimidade (B) imperatividade (C) exigibilidade (D) auto-executoriedade (E) competncia

AGENTE DE GESTO) elemento do Ato

RESPOSTA: E

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
(NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Tcnico Administrativo) A Administrao Pblica celebra contratos administrativos, que representam acordos de vontades destinados a criar, modificar ou extinguir direitos e obrigaes, tal como facultado legislativamente. Esses mesmos contratos so encerrados por diversos motivos, entre os quais NO se enquadra:

a) trmino do prazo; b) impossibilidade material ou jurdica; c) invalidao; d) inexigibilidade; e) resciso.

RESPOSTA: D A doutrina tradicional estabelece que a extino dos contratos administrativos se dar de formas especficas. Sabendo quais so poderemos eliminar as opes at alcanarmos a resposta correta. Baseando-nos pela doutrina de Jos dos Santos Carvalho Filho, de se concluir o seguinte: - Cumprimento do contrato: Quando as partes, aps o cumprimento de suas respectivas obrigaes e execuo completa do objeto, voltam aos seus estados iniciais. a forma natural de extino do contrato administrativo. - Trmino do Prazo: Todo contrato administrativo celebrado com tempo certo. Quando advm o termo final, h encerramento do contrato. outra hiptese de encerramento natural. Diante disso, eliminamos a letra A - Impossibilidade material ou jurdica: Pode ser que, durante a execuo do contrato, se d a impossibilidade de seu cumprimento. A impossibilidade material significa que surge um impedimento intransponvel para a execuo das obrigaes. o caso do desaparecimento do objeto, por exemplo. A Impossibilidade jurdica, por outro lado, significa que, embora seja possvel, em tese, o cumprimento da obrigao, as condies jurdicas no mais o permitem. Exemplo do contrato celebrado com a administrao com determinada pessoa e esta vem a falecer. Como caracterstica dos contratos administrativos, so intuito personae, no podendo seguir com pessoa diversa. Est afastada, ento, a alternativa B. - Invalidao: uma modalidade de extino dos contratos administrativos quando nele h vcio de legalidade. Faz-se necessrio a declarao de invalidao ou anulao do ato e, portanto, mais uma figura que encerra os contratos administrativos.
Deixemos de lado a alternativa C.

- Resciso: a clssica modalidade de extino dos contratos em geral e, tambm, dos contratos administrativos. A resciso poder ser amigvel, judicial, administrativa e, ainda, h aceitao do instituto da arbitragem para resciso dos negcios jurdicos. No
se pode, portanto, ter a letra E como correta.

A alternativa correta , ento, a letra D: inexigibilidade, por no ser um elemento de extino dos contratos administrativos

(NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) Quando um concessionrio de servio pblico descumpre condies necessrias manuteno do contrato e seus efeitos, a Administrao Pblica deve se valer da: a) caducidade; b) encampao; c) anulao; d) revogao; e) invalidao.

Resposta: A No Direito Administrativo Brasileiro, a palavra caducidade tem dois significados: o de extino de contrato pblico por inadimplncia do particular (acepo utilizada na Lei Federal n. 8.987/95) e de extino do ato administrativo por proibio posterior por nova lei da atividade antes permitida (acepo utilizada na Lei Federal n. 9.472/97). A Lei de Concesses de Servios Pblicos, no Brasil, prev a possbilidade de que a administrao (poder pblico) declare a caducidade da concesso, no caso de inexecuo total ou parcial do contrato por parte da empresa concessionria. Servios Pblicos Reverso Encampao Caducidade Resciso Anulao Pelo fim do contrato Por interesse pblico superveniente Inadimplemento ou adimplemento defeituoso Por iniciativa da concessionria Por ilegalidade na licitao e/ou contrato

Falncia, extino ou falecimento do titular quando um s

Formas de extino: Advento do termo contratual: forma pelo prazo do contrato; Encampao: mediante Lei especfica, por razes de interesse pblico, com direito a indenizao;

Caducidade: por descumprimento de obrigaes contratuais pelo concessionrio, sem direito a indenizao. Far de forma unilateral, sem a necessidade do Poder Judicirio; Resciso: por descumprimento de obrigaes pelo poder concedente. O concessionrio dever ir ao Poder Judicirio; Anulao: por razes de ilegalidade; Falncia ou Extino da Empresa e falecimento ou incapacidade do titulas, no caso de empresa individual. (NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) S se classifica um contrato firmado pela Administrao Pblica com particulares como sendo um contrato administrativo quando estiverem presentes as denominadas clusulas exorbitantes. Essa afirmao : a) falsa, pois a Administrao no pode agir arbitrariamente durante o contrato; b) falsa, pois a Administrao no pode agir discricionariamente durante o contrato; c) verdadeira, pois a Administrao tem o poder de impor sua vontade sem qualquer limite; d) falsa, pois a Administrao pode substituir o contratado a qualquer tempo; e) verdadeira, pois a Administrao tem uma posio preponderante no contrato.

Resposta: E
A Administrao Pblica mais relevante que o prprio administrado nesta relao porque por trs dela est o interesse pblico. LEI 8666/93- LEI DE LICITAES E CONTRATOS. CLUSULAS EXORBITANTES. Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: I - modific-los, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado; II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei; III - fiscalizar-lhes a execuo; IV - aplicar sanes motivadas pela inexecuo total ou parcial do ajuste; V - nos casos de servios essenciais, ocupar provisoriamente bens mveis, imveis, pessoal e servios vinculados ao objeto do contrato, na hiptese da necessidade de acautelar apurao administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hiptese de resciso do contrato administrativo.

A Administrao aparece com uma srie de prerrogativas que garantem sua supremacia sobre o particular. Tais peculiaridades constituem as chamadas clusulas exorbitantes, explcitas ou

implcitas em todo contrato administrativo. Alterao unilateral (art. 58, I da Lei 8666/93) Somente pode atingir clusulas reguladoras ou de servio (art. 58, 1). Manuteno do equilbrio econmico-financeiro (art. 58,2). Resciso unilateral (art. 58)

(NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) De acordo com o objeto e com as peculiaridades do ajuste, consideram-se espcies de contrato administrativo, para os fins da Lei n 8666/93: a) obras, compras, alienaes e consrcios; b) obras, servios, compras e alienaes; c) compras, servios, alienaes e participaes; d) compras, alienaes, participaes e obras; e) servios, alienaes, participaes e consrcios.

Resposta: B Lei 8666: Art. 1 Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

(NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polcia) A execuo dos contratos administrativos pode sofrer interferncia decorrente de situaes posteriores a sua celebrao. Uma das causas de mutabilidade resulta das aes e omisses da Administrao Pblica, como parte do contrato, que atingem diretamente a sua execuo, dificultando ou impedindo a sua realizao. Essa causa de mutabilidade denomina-se: a) fato da administrao; b) fato do prncipe; c) interferncia imprevista; d) teoria da impreviso; e) clusula exorbitante.

Resposta: A Fato prncipe: toda determinao estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisvel que onera extraordinariamente o contrato ou impede a sua execuo, ficando, por isso, a Administrao obrigada a compensar os prejuzos causados ao contratante. Fato da administrao: consiste em toda ao ou omisso estatal que possa incidir diretamente sobre os contratos, retardando ou impedindo sua execuo, nos termos da avenca, como acontece quando a administrao no entrega o local da obra ou no realiza as necessrias desapropriaes. FATO DA ADMINISTRAO Enquanto o fato do prncipe decorre de ato geral, o fato da administrao praticado pela prpria contratante e afeta determinado contrato (MEIRELLES, 1996, p. 209). Pode-se citar, por exemplo, o disposto nos incisos XV e XVI do art. 78 da LLCA, ou seja, quando a Administrao atrasa por mais de 90 dias os pagamentos devidos ou quando no deixa disponvel rea, local ou objeto para a execuo do contrato. fato do prncipe toda determinao estatal geral, imprevisvel, que impea ou, o que mais comum, onere substancialmente a execuo do contrato, autorizando sua reviso, ou mesmo sua resciso, na hiptese de tornar-se impossvel seu cumprimento. O fato do prncipe encontra-se expressamente mencionado (embora no definido) no art. 65, II, d , da Lei n 8.666 como situao ensejadora da reviso contratual para garantir a manuteno do equilbrio econmico-financeiro do contrato. Acerca do fato do prncipe, merece nota o sobre transcrito 5 desse mesmo art. 65. Tal pargrafo prev a reviso contratual (para mais ou para menos) sempre que houver modificao da carga tributria ou sejam editadas outras disposies legais (portanto gerais) que repercutam nos preos contratados. (ESAF/PFN/2003) 15 - Conforme a legislao federal vigente sobre o tema, a supervenincia de qualquer tributo ou encargo geral, ocorrida aps a data de apresentao da proposta, enseja a possibilidade de reviso dos preos do contrato administrativo em execuo. Esta alterao do contrato administrativo ampara-se no seguinte instituto: a) teoria da impreviso b) fato do prncipe c) fora maior d) fato da administrao e) caso fortuito gabarito letra - B Ocorre a causa justificadora de inadimplemento do contrato conhecida como fato da Administrao toda vez que uma ao ou omisso do Poder Pblico, especificamente relacionada ao contrato, impede ou retarda sua execuo. Nesta especificidade da ao ou omisso da Administrao relativamente ao contrato reside a diferena entre esta causa justificadora e o fato do prncipe, que veremos ao fim (conforme se explicar, o fato do prncipe sempre uma determinao geral do Estado, que atinge o contrato apenas reflexamente). O fato da Administrao pode ensejar a resciso judicial ou amigvel do contrato, ou, em alguns casos, a paralisao (nunca sumria) de sua execuo pelo contratado at a normalizao da situao. As hipteses de fatos da Administrao comumente mencionados pela doutrina esto, atualmente, previstas na Lei n 8.666, art. 78, incisos XIV, XV e XVI

SERVIOS PBLICOS
(NCE-UFRJ - 2007 - MPE-RJ - Analista Administrativo) Toda permisso de servio pblico pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, conforme estabelecido nas normas pertinentes e no respectivo contrato. Nos termos da norma regedora das concesses e permisses de servios pblicos, servio adequado se caracteriza por: a) compreender a modernidade das tcnicas, dos equipamentos e das instalaes e a sua conservao, bem como a melhoria e a expanso do servio; b) representar um nmero suficiente de obras e equipamentos para a prestao do servio pblico, bem como a necessria prestao de contas sociedade; c) satisfazer as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas; d) agilizar o atendimento dos usurios, prestando todas as informaes necessrias utilizao adequada dos servios permitidos; e) garantir a adequao dos meios aos fins necessrios prestao dos servios pblicos permitidos.

Resposta: O servio pblico deve ser adequado e obedecer aos seguintes princpios. 1. regularidade; 2. continuidade; pode haver descontinuidade temporria (emergncia, inadimplemento do usurio, para fazer reparos desde que com aviso prvio) 3. eficincia; 4. segurana; 5. atualidade; modernidade de equipamentos e servios 6. generalidade. O assunto trata da Lei 8987/95, em seu Art 6 e pargrafo 1.

You might also like