You are on page 1of 18

Curso de Direito Previdencirio

Cada um de ns pode trabalhar para mudar uma pequena parte dos acontecimentos... A Histria feita de inmeros atos de coragem e crena (John Kennedy)
Professor: Maycon Penizollo

ndice cronolgico

Cap. I Seguridade Social Cap. II Regimes Previdencirios Cap. III Beneficirios do RGPS Cap. IV Prestaes do RGPS Cap. V Financiamento da Seguridade Social

Legislao bsica aplicada ao curso

Constituio Federal: Arts 194 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91 (benefcios) Decreto 3.048/99 (RPS)

Captulo I Seguridade Social

Seguridade Social
CF/88, Art. 194: A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Sade

Seguridade Social

Assistncia Social

Previdncia Social

Seguridade Social

Sade

Assistncia Social

Previdncia Social
Destinada ao trabalhador e seus dependentes Carter contributivo e compulsrio

Acesso Universal e gratuito Carter no contributivo

Destina aos Hipossuficientes

Carter no contributivo

(FCC 2010 TRF/4 Regio Tcnico Judicirio) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos (A) sade e assistncia social, apenas. (B) previdncia social, apenas. (C) previdncia social e assistncia social, apenas. (D) sade e previdncia social, apenas. (E) sade, previdncia social e assistncia social.

(Cesgranrio 2005 INSS Tcnico Previdencirio) A Assistncia Social a poltica que prov o atendimento das necessidades bsicas, traduzidas em proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de deficincia. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que: (A) exigida a comprovao de ao menos 1 (um) recolhimento seguridade social para ter direito assistncia (B) aplicvel em carter exclusivo aos segurados e seus dependentes menores de 21 (vinte e um) anos ou maiores de 70 (setenta) anos (C) independente de qualquer contribuio seguridade social (D) so beneficiados apenas os dependentes de segurados que tenham cumprido o perodo de carncia previsto em lei. (E) so beneficiado apenas os segurados em dia com as contribuies previdencirias.

Princpios Constitucionais da Seguridade Social


CF/88, Art 194, Pargrafo nico: Compete ao poder pblico, nos termos da lei, organizar a Seguridade Social, com base nos seguintes objetivos:

I- universalidade da cobertura e do atendimento; II- uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; IIIseletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV- irredutibilidade do valor dos benefcios;

STF, RE 263252/PR, Rel. Min. Moreira Alves, 1 T., DJ 23/06/2000.

EMENTA: - Previdncia social. Irredutibilidade do benefcio. Preservao permanente de seu valor real. No caso no houve reduo do benefcio, porquanto j se firmou a jurisprudncia desta Corte no sentido de que o princpio da irredutibilidade garantia contra a reduo do quantum que se recebe, e no daquilo que se pretende receber para que no haja perda do poder aquisitivo em decorrncia da inflao. [...]

Princpios Constitucionais da Seguridade Social


V- equidade na forma de participao no custeio; VI- diversidade da base de financiamento; VIIcarter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

Conselho Nacional de Previdncia Social


Lei 8.213/91, art. 3

6 representantes do Governo Federal


3 representantes dos Aposentados e Pensionistas

CNPS

9 representantes da sociedade civil sendo:

3 representantes dos trabalhadores em atividade 3 representantes dos empregadores

(FCC 2007 TRF/2 Regio Analista Judicirio) Contribuem para a seguridade social, da mesma forma, aqueles que esto em iguais condies contributivas. As empresas NO contribuem da mesma forma que os trabalhadores, em conformidade, especificamente, com o princpio da (A) universalidade. (B) seletividade na prestao de benefcios e servios. (C) equidade na forma de participao no custeio. (D) irredutibilidade do valor dos benefcios. (E) natureza democrtica e descentralizada da administrao.

(FCC 2007 TRF/4 Regio Analista Judicirio) Para um trabalhador que no possua dependentes, o benefcio salrio-famlia no ser concedido; para o trabalhador que se encontre incapaz temporariamente para o trabalho, por motivo de doena, no ser concedida a aposentadoria por invalidez, mas auxlio doena. Nesses casos, est sendo aplicado, especificamente, o princpio constitucional da (A) seletividade na prestao dos benefcios e servios. (B) universalidade na cobertura e no atendimento. (C) equidade na forma de participao no custeio. (D) diversidade da base de financiamento. (E) democratizao e descentralizao da administrao.

(FCC 2007 TRF/3 Regio Analista Judicirio) A contribuio social sobre a receita de concursos de prognsticos um exemplo especfico do princpio constitucional da: (A) Diversidade da base de financiamento. (B) Carter democrtico e descentralizado da administrao. 3 (C) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. (D) Universalidade da cobertura. (E) Equidade na forma de participao no custeio.

(FCC 2007 TRF/3 Regio Analista Judicirio) Ao se conceder o benefcio assistencial da renda vitalcia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistncia estar sendo aplicado, especificamente, o princpio da: (A) Equidade na forma de participao no custeio. (B) Universalidade do atendimento. (C) Universalidade da cobertura. (D) Distributividade na prestao dos benefcios e servios. (E) Diversidade da base de financiamento.

(FCC 2005 TRT/11 Regio Juiz do Trabalho) A Constituio Federal de 5 de Outubro de 1988 disciplinou o Sistema de Seguridade Social, no Ttulo VIII, Captulo II, estabelecendo como um de seus objetivos a (A) Irredutibilidade do valor do benefcio, a fim de que seja mantido o padro de vida de todos os segurados do sistema, mantendo o valor real dos benefcios. (B) Diversidade da base de financiamento, j que para o sistema de Seguridade Social sero vertidas contribuies tanto dos trabalhadores como dos empregadores. (C) Universalidade de cobertura e atendimento, j que todos os riscos sociais devero ser cobertos e todas as pessoas devero ser atendidas, na exata medida de sua contribuio ao sistema. (D) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios, j que os riscos sociais que merecem proteo so selecionados e depois distribudos conforme a necessidade de cada qual. (E) Equidade na forma de participao no custeio, com idntica contribuio das empresas e trabalhadores, em decorrncia do princpio da solidariedade social.

(FCC 2010 TRF/4 Regio Analista Judicirio) Sobre o Conselho Nacional de Previdncia SocialCNPS, considere: I. O CNPS ter, dentre os seus membros, seis representantes do Governo Federal. II. Os membros do CNPS e seus respectivos suplentes sero nomeados pelo Presidente da Repblica. III. Os membros do CNPS representantes titulares da sociedade civil tero mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo. IV. O CNPS reunir-se-, ordinariamente, duas vezes por ms, por convocao de seu Presidente. Est correto o que consta APENAS em (A) I e III. (B) I, II e III. (C) I, II e IV. (D) II, III e IV. (E) I e II.

Princpios Constitucionais da Seguridade Social


Preexistncia do custeio em relao ao benefcio
CF/88, art. 195, 5: Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

Anterioridade nonagesimal
CF/88, art. 195, 6: As contribuies sociais de que trata este artigo s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no artigo 150, III, b.

Solidariedade
CF/88, art. 195, caput: A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, e das seguintes contribuies sociais:

(FCC 2010 TRF/4 Regio Tcnico Judicirio) Publicada lei modificando a contribuio social sobre a receita ou faturamento, (A) no poder ser exigida tal contribuio no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a referida lei, independentemente da data de sua publicao. (B) poder ser exigida tal contribuio imediatamente aps a data da publicao da referida lei. (C) s poder ser exigida tal contribuio aps decorridos cento e vinte dias da data da publicao da referida lei. (D) s poder ser exigida tal contribuio aps decorridos noventa dias da data da publicao da referida lei. (E) s poder ser exigida tal contribuio aps decorridos cento e oitenta dias da data da publicao da referida lei.

You might also like