You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS Grupo de Pesquisa Educao a Distncia e Prticas Educativas Comunicacionais e Interculturais EDaPECI

ANAIS DO II SEMINRIO EDUCAO, COMUNICAO, INCLUSO E INTERCULTURALIDADE

DE 12 A 14 DE AGOSTO DE 2009

AS TECNOLOGIAS: AUXLIO AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM


Jos Aldon Santos Garo1 UFS/NPGECIMA ngela Christina Santana Andrade2 NPGCIMA

RESUMO O artigo apresentado aborda um tema muito comentado e bastante freqente no dia-a-dia das pessoas, que a insero das novas tecnologias na educao, porm pouco utilizada no processo ensino/aprendizagem. Pretende-se com a proposta, analisar o desafio da educao diante das tecnologias que so lanadas a cada dia na sociedade, fazendo uma breve reflexo quanto ao seu uso no processo educacional e da contribuio para que o aluno se aproprie de conhecimentos necessrios que facilitem a aquisio de outros conhecimentos. Assim conhecer a histria da tecnologia como recurso educacional e verificar seu papel na construo da cidadania e, no processo de ensino/aprendizagem, contribuir para melhorar as prticas de ensino com o auxlio das tecnologias, interligando o aluno a realidade do mundo atual. O referido estudo apresenta como eixo temtico a formao para a vida, esclarecendo que: tecnologia(s) toda tcnica desenvolvida que facilite o ensino- aprendizagem, assim como, e, no apenas o mundo virtual. O trabalho est fundamentado em autores com estudos na rea, dentre os quais sero citados: Jorge. H, (2004), Pais, (2008), Cuban (1986), Charlot, (2005) e Losin, (1999). PALAVRA-CHAVE: Tecnologias, Ensino/aprendizagem, Formao e Cidadania.

1 2

Mestrando do Ensino de Cincias e Matemtica/EduCon/ aldon.gs@hotmail.com). Mestranda do Ensino de Cincias e Matemtica/EduCon /alegnaandrade@yahoo.com.br. 315

ABSTRACT The article presented deals with a much discussed topic and quite frequent in day-to-day life of people, which is the insertion of new technologies in education, but little used in the teaching / learning. It is with the proposal, considering the challenge of education in the face of technologies that are launched every day in society, making a brief reflection on its use in the educational process and contributing to the student ownership of knowledge is needed to facilitate acquisition of other knowledge. So know the history of technology as an educational and verify its role in the construction of citizenship and, in the process of teaching / learning, will improve the practices of teaching with the aid of technology, linking students to the reality of the world. This study shows how the training theme to life, explaining that technology (s) is all technique developed to facilitate the teaching-learning, as well, and not just the virtual world. The work is based on author studies in the area, among which are cited: Jorge. H, (2004), Pais, (2008), Cuban, (1996), Charlot, (2005) and Losin, (1999). KEYWORD: Technology, Teaching / Learning, Training and Citizenship.

INTRODUO

Sabe-se que o conhecimento tornou-se um dos principais fatores de superao das desigualdades sociais, de agregao de valores, criao de emprego qualificado e de propagao do bem-estar. A situao tem reflexos no sistema econmico e poltico. A soberania e a autonomia dos pases passam por uma nova leitura de mundo e sua manuteno, que depende nitidamente do conhecimento, da educao e do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, necessitam de posturas diferentes, iniciando pelo pensar educacional. Na era da informao e do conhecimento, o advento da Sociedade fundamentado por novas formas de organizaes e produes em escala mundial, redefinindo a insero dos pases na sociedade internacional e no sistema econmico mundial. A presente Pesquisa aborda o conceito de tecnologia sua histria, importncia para a educao e para sociedade. Procura ainda, demonstrar que as tecnologias da informao, comunicao, metodolgica e outras, complementam aos recursos j existentes, para ento facilitar o processo ensino/aprendizagem, tendo em vista que os lares dos alunos esto cercados de vrios recursos que ao mesmo tempo diverte e transmite informaes. Ao abordar o conceito de tecnologia e sua contribuio para sociedade, esta pesquisa salienta que a marcante presena tecnolgica nas sociedades no mais privilgio da elite, e sim, necessidade de todos. Logo a escola no pode fugir dessa necessidade to eminente. 316

Assim, o referido trabalho prope: analisar o desafio da educao diante das tecnologias lanadas a cada dia na sociedade; conhecer a histria da tecnologia como recurso educacional; verificar seu papel na construo da cidadania e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem; contribuir para melhorar as prticas de ensino tendo as tecnologias como auxlio inerente a educao; interligar o aluno a realidade do mundo atual e demonstrar que as tecnologias da informao, comunicao, metodolgica e outras, s vm acrescentar aos recursos j existentes, para ento facilitar o processo de ensino/aprendizagem, voltados a prticas ainda renovadoras. E ainda abordar reflexes a cerca do desafio da educao diante da sociedade, a fim de desenvolver conhecimentos que d suporte para as Mediaes Tecnolgicas na Educao. Por fim, esclarecer que as novas tecnologias no vieram para substituir o professor e sim para auxili-lo na sua importante misso de educar produzindo conhecimentos que sejam capazes de libertar em vez de alienar. A metodologia adotada qualitativa baseada em bibliografias que tratam do assunto e contribuem para uma mudana de postura frente a um tema recorrente e atualmente muito discutido e real imposta em todos os seguimentos da sociedade de maneira brusca, mas envolvente, alterando culturas, crenas, procedimento no trabalho, o comrcio e toda estrutura social.

1 AS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO E NA SOCIEDADE

Num tempo quase que imaginvel, assumindo valores sociais e econmicos fundamentais para o desenvolvimento da humanidade, a revoluo tecnolgica vem acontecendo em praticamente todos os lugares do mundo. Em geral, sem uma percepo clara sem maiores questionamentos. As novidades so apresentadas e rapidamente as pessoas se adaptam a elas, mais adaptar-se no suficiente, necessrio entender as mudanas, saber lidar com elas, refletir sobre e o mais importante, decidir se deve ou no se utilizar-se de tal proposta, para que no se caracterize a to praticada incluso excludente, essa tambm uma das reflexes que pretendemos fazer aqui. Esse o papel do processo educativo, fazer que o indivduo se aproprie do conhecimento partido de uma reflexo crtica e com autoridade perceptiva para decidir quando e como utilizar esses conhecimentos, alm de tudo, est preparado para tal. Com a 317

vinculao de processos que abordem as tecnologias como recursos para facilitar a aprendizagem, tambm estar oportunizando o aluno a se familiarizar com aquelas que lhes imposta no seu dia-a-dia. Com a sociedade da tecnologia nasce a era em que a informao flui a velocidades e em quantidades, mudando gradativamente os hbitos das pessoas que se no acompanham os repentinos avanos tecnolgicos, terminam excludos da sociedade, ao menos da sociedade tecnolgica. de suma importncia conectar o aluno com as mudanas de todo dia, pois na realidade atual a prpria escola estar de certa forma excluda das inovaes tecnolgicas, j que estas no chegam a ela em tempo real, talvez este seja um dos motivos do distanciamento entre aluno e escola.

1.2 AS TECNOLOGIAS, UM BREVE RELATO HISTRICO

O termo tecnologia pode incluir desde as ferramentas mais simples, como as que se usam para fabricar uma colher de madeira, e processos como a fermentao da uva, at as ferramentas e os processos mais complexos j criados pelo ser humano, por exemplo, a Estao Espacial Internacional e a dessalinizao da gua do mar, respectivamente. Historicamente a tecnologia to antiga quanto a historia da humanidade, quando as pessoas comearam a inventar ferramentas objetivando facilitar suas atividades cotidianas, como a caa, a pesca e a proteo, facilitar seu trabalho tornando-o mais rentvel com criaes simples ou mais complexa, esto usufruindo das tecnologias. As invenes sempre foram caractersticas dos seres humanos, j que so seres pensantes e o pensamento remete-os diretamente a descobertas que facilitem o seu modo de vida. Para serem criadas, todas as ferramentas necessita, antes de tudo, utilizar um recurso natural adequado, assim, a histria da tecnologia acompanha a cronologia do uso dos recursos naturais, desde as ferramentas e fontes de energia mais complexas. As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples: a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas como a pedra lascada e a roda, foram meios simples para converso de materiais brutos e crus em produtos teis.

318

As Novas Tecnologias da Informao no apenas ampliaram consideravelmente este repertrio de signos como tambm os sistemas de armazenamento, gesto e acesso informao, impulsionando um desenvolvimento sem precedentes do conhecimento pblico.
Para isso, as novas tecnologias da informao e ad comunicao vem adquirindo um papel relevante e, em muitos casos, principal. Criando o grande desafio de evitar que a introduo das NTIC gere mais diferenas entre aqueles que tm e que no tem acesso a elas, tanto na comunidade como na escola. (JORGE. H, 2004, p. 95).

Assim, como todas as grandes criaes, a tecnologia surge das necessidades do ser humano, assim que se apresentam as tecnologias, nascendo na maioria das vezes de uma necessidade simples e se tornando pea fundamental para vida de toda uma sociedade, quando as informaes so transformadas em conhecimentos. Processo executado na relao entre educao, tcnicas metodolgicas, escola, homens e saber. Conforme pensa Valente, (1999, p. 31), quando diz: A educao no pode mais ser baseada em um fazer descompromissado, ter que ser baseada no fazer que leve ao compreender.

1.3 AS TECNOLOGIAS, A INFORMAO E A EDUCAO

As tecnologias vm transformando as estruturas e as prticas de produo, comercializao, consumo, cooperao e competio entre os agentes, alterando a prpria cadeia de gerao de valores. Do mesmo modo, regies, segmentos sociais, setores econmicos, organizaes e indivduos so afetados diferentemente pelo novo paradigma, em funo das tecnologias, assim no se pode fingir que nada estar acontecendo, conforme comportamento da escola, que estar bem longe de atingir processualmente recursos tecnolgicos. Assim, o processo educacional vai estar sempre em dvida com a aprendizagem, de forma que perder a cada dia espao, para os meios de informao (s informao) que trafegam em bilhes a todos os momentos nos meios de comunicao de massa.
Considerar esta distino entre conhecimento e informao, torna-se mais necessrio na era das tecnologias digitais, cuja utilizao amplia as possibilidades de obteno de informaes e assim multiplica as condies de elaborao do conhecimento. No se trata de reduzir a importncia das

319

fontes tradicionais de informao, tais como o texto impresso, a comunicao verbal ou at mesmo a coleta de dados empricos. O prioritrio reconhecer que os recursos tecnolgicos digitais no s redimensionam as condies de acesso as fontes de informao, como tambm ampliam as situaes de aprendizagem, o que significa multiplicar as condies potenciais de acesso educao escolar. (PAIS, 2008, p. 21).

necessrio uma nova postura, para se transformar tantas informaes em conhecimentos e s a escola pode fazer isso e para tal faz-se necessrio a quebra de paradigmas de todos aqueles que diretamente so responsveis pelo acontecer da educao. Esse o grande desafio, transformar informao em conhecimento.

O desafio da aprendizagem se caracteriza pelo fato do conhecimento ser a sntese, efetivamente vivenciada pelo sujeito, obtida a partir de informaes. Por mais que consideremos a dimenso social da aprendizagem no conveniente reduzir a complexidade desse fenmeno que ocorre estritamente no plano da compreenso individual do sujeito, sobretudo, quando nossa inteligncia se volta para o fazer pedaggico. (PAIS, 2008, p. 20).

Subjacente a todas aquelas atividades corriqueiras est uma imensa malha de meios de comunicao que cobre pases inteiros, interliga continentes e chega s casas e empresas: so fios de telefone, canais de microondas, linhas de fibra tica, cabos submarinos transocenicos, transmisses via satlite. So computadores, que processam informaes,controlam, coordenam e tornam compatveis os diversos meios. Aglutinando e dando sentido estrutura fsica, esto s pessoas que a operam ou dela se utilizam. A capacidade de transmisso e a qualidade dos servios oferecidos so to grandes que o usurio nem se d conta de todo o complexo aparato que apia esses servios. A maioria das pessoas no tem a menor idia de como feita a comunicao se pela transmisso sem fio de um telefone celular, pelo canal de um satlite em rbita, ou por um cabo no fundo do oceano. O conjunto desses recursos forma uma verdadeira superestrada de informaes e servios. As tecnologias vm transformando as estruturas e as prticas de produo, comercializao, consumo, cooperao e competio entre os agentes, alterando a prpria cadeia de gerao de valores, a educao tem deixado muito a desejar nesse sentido. 320

Assim, as prticas educativas devem estar em sintonia com os desafios prprios da sociedade da informao. Se a tendncia verificada mostra uma exigncia de maior autonomia, adaptabilidades, iniciativa, criatividade e rapidez, a educao no deve se distanciar da busca dessas habilidades. [...] A complexidade um conceito de interesse pedaggico porque revela a existncia de um cdigo cujo domnio pertence tambm aos desafios do ato de ensinar. (PAIS, 2008, p. 25).

A educao uma forma sistemtica de planejar, executar e avaliar todo o processo de aprendizagem envolto a objetivos especficos da aprendizagem, focados na investigao, participao e pesquisa, onde a comunicao facilite o processo complexo de transformar informao em conhecimentos significativos, partindo de combinaes de recursos humanos e materiais. Tudo isso pode melhorar o ensino, mobilizar os aprendizes ou criar redes de colaborao, mas a maioria das pessoas que vivem no mundo tecnologicamente desenvolvido tem um acesso sem precedentes informao; isso no significa que disponha de habilidades e do saber necessrios para converte-os em conhecimento, esse o papel da escola. Um grande desafio para o uso intensivo de tecnologias de informao e comunicao em educao o de implantao de uma infra-estrutura adequada em escolas e outras instituies de ensino. O problema fundamental em relao disponibilizao dessa infra-estrutura essencialmente de custos: uma empreitada cara, envolvendo significativo dispndio inicial para aquisio e, posteriormente, para manuteno e atualizao do parque instalado. H em adio o custo do servio de comunicao e de acesso Internet. Logo estamos um pouco distante das tecnologias mais avanadas nas nossas escolas, mais isso no impede que dentro das limitaes utilizem-se recursos que despertem a curiosidade de nossos alunos. Comungamos com o pensamento de Charlot (2005, p.64), quando menciona: Concordo quando se diz que a responsabilidade estar na desigualdade social, na globalizao, mas no por essa razo que tenho o direito de deixar o meu aluno sem entender nada do que estou ensinando. Da mesma forma devemos fazer com as tecnologias, no devemos deixar nossos alunos deriva, quanto ao tudo que ele precisa saber referente as realidades tecnolgicas.

321

Hoje, as mudanas do sistema de produo e dos servios, as mudanas tecnolgicas e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crtico e que seja capaz de se adaptar s mudanas da sociedade. Essas mudanas j esto ocorrendo no sistema de produo, sendo um processo irreversvel. Por isso, o aluno no deve ser visto como um depsito que deve estocar os contedos transmitidos pelo professor, ao contrrio, ele deve ser capaz de transformar tais informaes em saberes que possam ser usados em benefcio prprio e dos demais. A informao que est sendo transmitida certamente obsoleta e essa postura passiva que imposta ao aluno no o prepara para viver na sociedade atual, a informao apenas, no o suficiente para o desenvolvimento, preciso qualificar, filtrar e selecionar, para ento chegar-se ao objetivo principal do processo educacional, que a construo do conhecimento. Nesse caso, tanto o professor quanto o computador podem exercer a funo de transmissores de fatos, mas de forma segura, objetiva e qualitativa. Dependendo do professor, o computador pode facilmente ser mais um recurso colaborador para a aprendizagem, como tantos outros utilizados, possibilitando fazer da escola um instrumento de transformaes de idias vistas cotidianamente pelos alunos, para isso, necessita de um pensar novo, de uma viso diferente, onde a democracia de anlise de fatos transcorra sem a banalizao dos pensamentos especficos. Para Cuban, (1986, p. 197). Sem uma viso mais ampla do papel cvico e social que as escolas desempenham nas sociedades democrticas, nossa atual nfase excessiva no uso da tecnologia na escola corre o perigo de banalizar nossos ideais nacionais. Por que o computador merece esse destaque dentre as tecnologias, a ponto de ser considerado objeto de estudo na escola? Se ele far parte da nossa vida, como j ocorre, ele ser simples e descomplicado, de modo que o usar sem saber que esteja usando. Este ser apenas mais um meio didtico, assim como temos o retroprojetor, o DVD, o mimeografo, a mquina de xrox, o livro e tantos outros, o fato que o computador tem na sociedade uma utilidade muito maior que os demais recursos, criando a necessidade de explorao pela escola. De fato, certas caractersticas do computador como capacidade de animao, facilidade de simular fenmenos, contribuem para que ele seja facilmente usado na condio de meio didtico. No entanto, isso pode ser caracterizado como uma sub-utilizao do computador se pensarmos nos recursos que ele oferece como ferramenta de aprendizagem.

322

Mobilizar a curiosidade do aluno, no caracterstica da escola, se fosse, no teria tantos problemas quanto aprendizagem, na verdade no se consegue competir com a realidade cotidiana deles, pois esto em constante contato com todo tipo de tecnologias, despertando um interesse por tais coisas, bem maior que pela escola. Essas tecnologias oferecidas pelo mundo exterior escola so os mesmos que podem ser oferecidos por ela, com uma diferena, a escola poder oferecer o servio de forma didtica, metodolgica, divertida e organizada. O fato que existe uma forte resistncia para utilizar estes recursos. Isso tudo revela o descompasso pedaggico em que se encontra a escola atualmente. Primeiro, assustador pensar que necessitamos de algo como o computador para tornar a escola mais interessante. Pois a escola deveria ser interessante no pelo fato de possuir um artefato, mas, pelo que acontece em seu espao em termos de aprendizado e desenvolvimento intelectual, afetivo, cultural e social. A proposta que o computador entre na escola como meio didtico ou como objeto que o aluno deve se familiarizar, mas sem alterar a ordem do que acontece em sala de aula. O computador nunca incorporado prtica pedaggica. Ele serve somente para tornar um pouco mais interessante e "moderno" o ambiente dessa escola.
Em contra partida, os futuros docentes, formados em Institutos em que os novos mtodos so no s ensinados, mas fazem parte da pratica [...] e esto harmoniosamente integrados, entraro sem nenhuma dificuldade em escolas em que existam novas tecnologias e serviro como catalisadores de transformaes naqueles em que ainda no foram incorporadas. (LOSIN, 1999, p.14).

Esse distanciamento metodolgico entre a escola e tecnologias apresenta diversas faces que necessitam de ser analisadas. Primeiro, o fato de no existir novas tecnologias na escola para todos, ou em todas as escolas; a inexistncia do conhecimento das famlias quanto s tecnologias, causando impossibilidades vivenciais com as mesmas; a resistncia dos profissionais da educao em se adequarem a uma realidade nova; as tecnologias que so colocadas no cotidiano social, sem a menor considerao informativa aos usurios e por fim, o grande nmero de pessoas que so excludos do processo tecnolgico.

2 CONSIDERAES FINAIS

323

Neste trabalho a proposta apresentada pelos autores foi, entre outros objetivos, analisar o desafio da educao diante das tecnologias lanadas a cada dia na sociedade e a contribuio dessas tecnologias para o trabalho de sala de aula. Igualmente, os autores evidenciam as novas tecnologias, como mais um recurso para o processo de ensino/aprendizagem, sua importncia e a acessibilidade as para uma construo social pautadas tambm nas tecnologias (computadores, webcam, filmadoras, entre outras) que a sociedade, em geral, possui em suas residncias, no trabalho e at mesmo nas ruas. Vale ressaltar a importncia do esclarecimento sobre tecnologia, ainda encontramos pessoas que pensam ser tecnologia o computador e outros meios surgidos aps ele. O que importa no ter uma nova tecnologia, mas saber utiliz-la em benefcio do objetivo definido. Na educao, principalmente, importante saber manusear desde o quadro negro ao computador. Sabemos que sobre a disponibilidade dos recursos na escola fica uma questo preocupante, geralmente colocada pelos professores, que a ausncia de tecnologia na escola e muitas vezes o quadro negro e o giz que o recurso mais tradicional falta. Em contrapartida, a sugesto que, cada vez mais, o uso do computador em sala de aula como fomentador do trabalho de professores e alunos seja inserido e no visto como empecilho desse trabalho.

3 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHARLOT, Bernard. Relao com o saber, formao dos professores e globalizao, Porto Alegre: Artmed, 2005. CUBAN, L Teachers and machines: The Classroom uses of technology since 11920. New York: Teachers College Press, 1986. JORGE H. Gutirrez Martnez. Educao e Novas Tecnologias Esperanas ou incertezas. 2004. L. Osin; Dimensiones Del Cambio em los Sistemas Educativos de America Latina. 1999. PAIS, Luis Carlos, Educao escolar e as tecnologias da informtica. Belo horizonte: Autntica, 2008. VALENTE, Jos Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/Nied, 1999.

324

325

You might also like