You are on page 1of 6

1

Professor: Srgio M. L. Berleze

Difrao em Fenda nica


Matheus Loss Lize Universidade Federal do Paran Centro Politcnico Jd. das Amricas 81531-990 Curitiba PR - Brasil e-mail: o.responsavel.do.grupo@ufpr.br
Resumo. Neste trabalho sobre difrao, apresentamos como ocorre o fenmeno da difrao em fenda nica. Com um laser incidimos o feixe sobre fendas com abertura variada com o objetivo de determinar a largura, e em uma fenda analisamos a distribuio da intensidade. Com o resultado determinamos erro do valore da abertura de duas fendas,nos dando uma motivao para o estudo da ptica. Abstract. In this work on diffraction, we present how the phenomenon of diffraction in single slit. With laser beam incident on the slit opening wide in order to determine the width, and a slit analyzed the distribution of intensity. With the result determined value error opening two slits, giving us a motivation for the study of optics. Palavras chave:difrao, Interferncia. mais facilidade. Alm disso, este trabalho ser sobre difrao de fenda nica.

Introduo
O entendimento do fenmeno de difrao de suma importncia para o desenvolvimento de novas tecnologias. Com base em redes de difrao pode ser feitos hologramas, onde seria usado em cartes de crditos para evitar falsificao, pode tambm ser usado para fazer espectroscopia de vrios materiais. J o estudo especifico de difrao de fenda nica tem aplicaes grandes em equipamentos de ptica. Por exemplo as lentes so como aberturas circulares de forma a criar padro de difrao e a sua compreenso levam a melhoria de equipamentos pticos. A construo de telescpio leva em conta o poder de separao de um conjunto de lentes de forma que possa distinguir duas estrelas muito afastadas. Ao passar um feixe de luz por um orifcio circular pequeno, notou-se que ao invs de formar uma sombra geomtrica com uma imagem de um circulo do tamanho do buraco, na qual a teoria da propagao retilnea da luz prev, uma imagem com franjas claras e escuras alm do tamanho do orifcio na qual a luz havia atravessado formada. Este fenmeno foi observado por Francesco Maria Grimaldi,em 1665[1], onde est deflexo dos raios luminosos ficou conhecido por difrao. O fenmeno de difrao explicado por uma teoria ondulatria. A difrao ocorre quando uma frente de onda atravessa uma obstculo na qual causa uma diferena de fase dessa onda que ao se juntarem h interferncia. Tem dois tipos de difrao, o de Fresnel na qual trata o fenmeno no regime quando o anteparo est perto da abertura na que o feixe atravessa. J a difrao de Frauhoefer tem uma aplicao ampla e pode ser explicada com

Base terica
Para a analise da difrao demonstraremos a condio das franjas escuras da figura de difrao(veja figura 1)[6]. J que a demonstrao para as franjas claras matematicamente mais difcil. As duas se tratam da interferncia entre as ondas, por percorrer caminhos diferentes, tendo como resultado a interferncia construtiva e destrutiva. Para a observao da difrao temos que a fonte na qual a luz seja emitida seja coerente, uma fonte que as fase inicial entre cada onda seja constante, no varie com o tempo.

Figura 1 - Padro de difrao, mximos e mnimos.[6]

Primeiramente vamos considerar que a luz seja monocromtica e a onda que chega na fenda seja plana. Quando a onda atravessa a fenda, utilizamos o Principio de Huygens-Fresnel que diz: cada ponto de uma frente de onda no obstruda constitui, e qualquer instante uma fonte de ondas esfricas secundrias, com a mesma frequncia da

primeira. A amplitude dessa onda em ponto qualquer devido a amplitude e as fases relativas. [2] .

Tomando a figura(2)[4], dividimos a fenda de aberturas a em 2, sendo P1 o ponto de mnimo, a diferena entre os caminhos r1 e r2 deve ser de /2, para haver interferncia destrutiva. Temos que se o ngulo entre r2 e o eixo central.

Figura 3 Triangulo que representa a diferena de caminho[4]

onde n um numero inteiro (n = 1,2,3,...). Esta a condio para os mnimos, contudo podemos fazer uma analise qualitativa para um mximo especifico. O ponto onde os feixes percorrem todos um mesmo caminho o do eixo central, que ser o ponto de mximo central.

Figura 2 Descrio da formao dos mnimos[4]

Figura 4 - Padro de difrao por fenda nica [5]

Partindo do pressuposto que a condio de Frauhoefer esteja satisfeita, ou seja que a distancia D seja muito maior que a abertura a (D>>a). Podemos dizer que os raios r1 e r2 so praticamente paralelos e com isso traamos um triangulo retngulo como mostra a fig(3)[3], de forma a distancia entre o caminho percorrido pelo raio 1 e pelo raio 2 sejam iguais. Com isso o que sobra do triangulo a diferena de caminho. Pela condio de mnimo a diferena deve ser igual a de /2, temos que: a/2 sen = /2 ou seja a condio para o primeiro mnimo : a sen = Fazendo uma abordagem parecida, dividindo a fenda em 4 encontramos o segundo mnimo, e quando fazemos isto para n divises a expresso para o ensimo mnimo dado por[4]:

A distribuio da luz est vinculada com a sua intensidade e com o ngulo , ou seja a distancia com que se afasta do mximo central. A expresso da intensidade dado por: I() = I0 ( sen()/ )^2 Onde: = asen() / (2)

sendo a o tamanho da fenda e o comprimento de onda. Quando =0 temos I() =I0 onde corresponde ao mximo central. A demonstrao da equao (2) pode ser vista com detalhe na referencia [2].

Procedimento experimental

a sen = n

(1)

Como vimos a expresso para os mnimos (1) fcil de ser demonstrada, com isso fizemos as medidas usando tambm os mnimos, pois so mais visveis e menos sujeitos a erros, porque a faixa de um mximo mais larga e fica difcil determinar exatamente o ponto correto. Para a medida dos mnimos utilizamos uma fonte de laser de comprimento (=632,8 nm), lminas de difrao e uma rgua.

Figura 5 Montagem experimental dos mnimos[3]

Figura 6 Montagem experimental da intensidade[3]

O feixe do laser foi incidido perpendicularmente com a lmina de difrao conforme a fig.(5). A distancia entre a lmina de difrao e o anteparo (na qual foi a parede) foi de 1 m. O padro de difrao observado pode se visto na fig.(4). Com um papel fixo na parede anotamos o mximo central e medimos a distancia entre cada mnimo. Fizemos este procedimento com lminas de diferentes aberturas, como mostra a tabela 1. Tabela 1: Distancias dos mnimos de cada Lmina. Largura da abertura de cada lmina A Largura= 0,04mm Mnimo Distancia 2x(mm) 38 81 124 162,5 17 37 57 78 96 116 8 17 26 35 42,5 51,5

Como a intensidade varia bastante tivemos o cuidado de ajustar a escala do fotmetro de forma a obter uma preciso melhor. Como no podemos deixar o ambiente sem nenhuma luz para fazer a medida precisamos ajustar o zero do fotmetro com um certa quantidade de luz, que foi pequena porm variava dependendo de fatores externos como computadores e outras luzes.

Discusso e resultado
Ao analisar qualitativamente vemos na tabela 1 que conforme a largura da fenda aumenta o espaamento entre os mnimos diminui. Isto bate com a nossa intuio se pensarmos que a medida que a abertura da fenda fica maior e mais perto os mnimos ficam um do outro at formar um nico feixe de luz e no tendo mais o padro de difrao. isto que vemos no dia a dia quando um feixe de luz passa por uma abertura muito maior que o seu comprimento de onda. A largura da fenda pode ser obtida usando os dados da tabela 1, plotando um grfico da distancia(x) de um mnimo em relao ao mximo central, em funo do nmero do mnimo. Para ter esta distancia dividimos os valores da tabela 1 por dois ( Distancia 2X). Utilizando a equao asen() = n(1) ,que para ngulos pequenos podemos aproximar sen() com a tan(), a fim de obter uma expresso que no dependa do ngulo . Pela fig.(2) temos que (3) tan()= P1P0/D Sendo P1P0 = X e D = L a equao(1) fica: aX/L n ou escrevendo X em funo do ensimo mnimo: X(n) = Ln/a (4)

1 2 3 4 1 2

B largura = 0,08mm

C largura = 0,15mm

3 4 5 6 1 2 3 4 5 6

Para a medida da intensidade utilizamos um fotmetro , na qual o sensor de fibra ptica foi ligada ao posicionador milimtrico (veja fig.6), de maneira que a fibra ptica estivesse no centro do posicionador (25mm na escala). Isto nos possibilita de fazer uma coleta de dados de ambos os lados do mximo central. A distancia entre o suporte e o sensor foi de 430mm + 0,5 a fenda de difrao usado foi de largura 0,04mm ( Lmina A).

Com isso a equao (4) nos d que o coeficiente angular da curva do grfico L/a.

Figura 7 - Grfico da lmina A Figura 9 - Grfico da lmina C

Pelo coeficiente do grfico da lmina A e usando a equao (4) temos que a abertura da fenda de 0,0303 mm.

Isto significa que os valores nominas dado pelo fabricante das lminas A e B esto podem estar incorretos. J a lmina C com um valor de 0,146mm contra 0,15mm apresentou um erro de 2,66%. Um valor bom considerando que medimos tudo com uma rgua que tem duas casas decimais de preciso e determinamos uma distancia de at 4 casas decimais com um erro menor que 3%.

Figura 8 - Grfico da lmina B .

No grfico da lmina B e C utilizamos o mesmo processo para determinar as aberturas de cada fenda. De acordo com a equao (4) a largura da fenda B de 0,063mm e a da fenda C de 0,146mm. Comparando os valores encontrados para a largura de cada fenda com os da tabela 1 vemos que a Lmina A foi encontrado um valor de 0,0303mm comparando com o nominal de 0,04mm isto representa um erro de 24,25%. O mesmo ocorreu com o da lmina B valor encontra de 0,063mm contra 0,08mm erro de 21,25%. Estes valores esto muito fora do esperado, porem este resultado foi obtido por outros grupos, dando uma maior validade os valores encontrados.

Figura 10: Grfico da intensidade em funo do ngulo da lmina A.

Como na coleta de dados medimos a intensidade e a posio do sensor, para usarmos a equao (2) precisamos da intensidade(I) em funo do ngulo(). Para isso calculamos o ngulo a partir da equao(3) , utilizando D = L e P1P0 = X, porm L= 430mm+ 0,5. .

Porm X a distncia relativa ao mximo central, adotamos o maior valor da intensidade e tratamos como o mximo central( X=0), com isso calculamos os valores das distancias e os valores de . A curva terica da figura 10 prevista pela equao(2) est muito prxima a dos pontos experimentais coletados, exceto pelo shift que teve no lado esquerdo, a fonte desse erro pode ser sido um erro de medidas feitas de um lado centro do posicionador milimtrico, como um erro na montagem da curva terica, pois a largura que usamos na equao foi a de 0,04mm que como vimos o valor mias provvel seja de 0,03mm. O nosso I0 foi introduzido na equao(2) como sendo o nosso valor mximo encontrado experimentalmente.

Referncias
1. Curso de fsica bsica- vol.4/ H. Moyss Nussenzveig, Cap. 2. 2. Optics Eugenge Hecht 2 edio -1987 Addison Wesley Publishing Company Inc, Cap. 4. 3. Apostila de Fsica ExperimentalLaboratrios de ensino de fsica, setor b. 2 semestre de 2011. 4. Fundamentos da fsica,vol.4/ Halliday, Resnick, cap.36 .8ed. 5. http://www.ifi.unicamp.br/~accosta/roteiros/3/nota %2003.html (acesso em 17/12/11) 6. http://www.dfq.pucminas.br/apostilas/Eng_fis2_co mputa%C3%A7%C3%A3o_s%C3%A3o%20gabrie l/fis2SG_pratica11.htm (acesso em 12/12/11) 7. Referencia do artigo sobre o olho.

Concluso
Sendo o resultado encontrado para os valores da abertura de cada venda sendo diferente dos valores nominais exceto a lmina C, este experimento serviu para corrigir o valor tabela que tnhamos sobre a abertura de cada fenda. Mesmo sendo um pouco contra intuitivo este fenmeno da difrao, que nos diz que haver mnimos e mximos e que dois feixes de luz ao se cruzarem pode dar escurido. Podemos analisar tanto qualitativamente vendo o padro de cada tipo de fenda quanto quantitativamente que nos forneceu um resultado muito bom para a fenda C. algo surpreendente como este fenmeno pode ser usado para medir distancias muito pequenas. Se soubssemos o tamanho de uma fenda a difrao pode nos fornecer o tamanho de um comprimento de onda da luz, que na ordem de algumas centenas de nanmetros! Comparando a figura 4, com o grfico da intensidade podemos ver que a intensidade dos mximos cai muito rapidamente, contudo na figura 4 conseguimos ver muito bem os mximos at 5 ordem. H estudos sobre este assunto, que descreve como o nosso olho processa a intensidade da luz. Um dos estudos nos diz que o nosso olho processa de forma logartmica da mesma forma que o nosso ouvido. Este assunto pode ser melhor analisado na referencia[7]. Isto serve como motivador no estudo da ptica, de forma a ser construdo tecnologia e para o entendimento de como o nosso corpo funciona.

You might also like