You are on page 1of 15

O Anglo Resolve

trabalho pioneiro. Prestao de servios com tradio e confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa rdua de no cometer injustias. Didtico, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante em seu processo de aprendizagem. A segunda fase da Fuvest consegue, de forma prtica, propor conjuntos distintos de provas adequadas s carreiras. Assim, por exemplo, o candidato a Engenharia da Escola Politcnica USP faz, na segunda fase, provas de Lngua Portuguesa (40 pontos), Matemtica (40 pontos), Fsica (40 pontos) e Qumica (40 pontos). J aquele que pretende ingressar na Faculdade de Direito USP far somente trs provas: Lngua Portuguesa (80 pontos), Histria (40 pontos) e Geografia (40 pontos). Por sua vez, o candidato a Medicina ter provas de Lngua Portuguesa (40 pontos), Biologia (40 pontos), Fsica (40 pontos) e Qumica (40 pontos). Com esse critrio, embora o conjunto de provas varie de uma carreira para outra, o total de pontos possvel no excede a 160, que ser somado pontuao obtida pelos candidatos na primeira fase, para efeito de classificao final.

A Prova de Fsica da Segunda Fase da Fuvest

Fsica
ATENO
VERIFIQUE SE ESTO IMPRESSOS EIXOS DE GRFICOS OU ESQUEMAS, NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTES 1, 2, 4, 9 e 10. Se notar a falta de uma delas, pea ao fiscal de sua sala a substituio da folha. A correo de uma questo ser restrita somente ao que estiver apresentado no espao correspondente, na folha de resposta, direita da questo. indispensvel indicar a resoluo das questes, no sendo suficiente apenas escrever as respostas. H espao para rascunho, tanto no incio como no final deste caderno. Quando necessrio, adote: acelerao da gravidade na Terra = g = 10m/s 2 massa especfica (densidade) da gua = 1.000 kg/m3 calor especfico da gua = 1,0 cal/gC. 1 cal 4 J.

QUESTO 01

Um elevador, aberto em cima, vindo do subsolo de um edifcio, sobe mantendo sempre uma velocidade constante Ve = 5,0 m/s. Quando o piso do elevador passa pelo piso do trreo, um dispositivo colocado no piso do elevador lana verticalmente, para cima, uma bolinha, com velocidade inicial vb = 10,0 m/s, em relao ao elevador. Na figura, h e h representam, respectivamente, as alturas da bolinha em relao aos pisos do elevador e do trreo e H representa a altura do piso do elevador em relao ao piso do trreo. No instante t = 0 do lanamento da bolinha, H = h = h = 0.

Ve

h H piso trreo

a) No sistema de coordenadas da folha de respostas, construa e identifique os grficos H(t), h(t) e h(t), entre o instante t = 0 e o instante em que a bolinha retorna ao piso do elevador. b) Indique o instante tmax em que a bolinha atinge sua altura mxima, em relao ao piso do andar trreo.

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

RESOLUO:

a) Para construir os grficos, precisamos das equaes dos movimentos. Para estabelec-las, devemos lembrar que, em t = 0, H = h = h = 0. Equaes 1) do movimento do elevador. um movimento uniforme com velocidade 5 m/s. Logo: H (t) = 5 t (SI) (1) 2) do movimento da bolinha em relao ao trreo. um lanamento vertical com velocidade inicial v0 = ve + vb = 15 m/s. Logo: h(t) = 15 t 5 t2 (SI) (2) 3) do movimento da bolinha em relao ao elevador. a diferena h = h H. Logo: (SI) (3) h = 10t 5t2 No instante em que a bolinha retorna ao piso do elevador: h = H 15t 5t2 = 5t Dessa ltima equao: t = 2,0 s. Portanto, temos de construir os grficos das funes (1), (2) e (3) no intervalo 0 t 2,0 s t (s) 0 0,5 1,0 1,5 2,0 H = 5t (m) 0 2,5 5,0 7,5 10 h = 15 t 5 t2 (m) 0 6,25 10 11,25 10 h = 10t 5t2 (m) 0 3,75 5 3,75 0

H, h, h (m) h(t) 15 H(t) h(t)

10

0 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 t (s)

b) A bolinha atinge a altura mxima no instante em que sua velocidade nula. v = 15 10 t 0 = 15 10 t t = 1,5 s

QUESTO 02

Um observador O olha-se em um espelho plano vertical, pela abertura de uma porta, com 1 m de largura, paralela ao espelho, conforme a figura a seguir e o esquema da folha de respostas. Segurando uma rgua longa, ele a mantm na posio horizontal, paralela ao espelho e na altura dos ombros, para avaliar os limites da regio que consegue enxergar atravs do espelho (limite D, sua direita, e limite E, sua esquerda).

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

Parede Observador O D Rgua E Lado de trs do espelho g

Porta aberta

a) No esquema da folha de respostas, trace os raios que, partindo dos limites D e E da regio visvel da rgua, atingem os olhos do observador O. Construa a soluo, utilizando linhas cheias para indicar esses raios e linhas tracejadas para prolongamentos de raios ou outras linhas auxiliares. Indique, com uma flecha, o sentido de percurso da luz. b) Identifique D e E no esquema, estimando, em metros, a distncia L entre esses dois pontos da rgua.

RESOLUO:

a) Os raios de luz que partem de D e E e tangenciam os extremos da abertura da porta (no plano horizontal que contm a haste) delimitam a regio do espelho que, efetivamente, ser utilizada pelo observador. Para determinar esses raios de luz, pode-se usar a seqncia de construes seguinte: 1) Determinao de O (simtrico de O em relao ao plano do espelho). 2) Unio entre O e os dois extremos da porta (linha tracejada). 3) Determinao dos pontos D e E (encontro entre a linha tracejada e o segmento de reta que passa pela rgua). 4) Construo dos raios de luz que, partindo de D e E, sofrem reflexo e retornam ao globo ocular (linha cheia).
(Vista de cima)

Rgua E

Escala 0 1m Parede Espelho

b) Os pontos D e E encontram-se identificados no esquema do item a. A partir da escala fornecida na figura: L = DE = 1,5 m

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 03

Uma pista formada por duas rampas inclinadas, A e B, e por uma regio horizontal de comprimento L. Soltando-se, na rampa A, de uma altura HA, um bloco de massa m, verifica-se que ele atinge uma altura HB na rampa B (conforme figura), em experimento realizado na Terra. O coeficiente de atrito cintico entre o bloco e a pista nulo nas rampas e igual a na regio horizontal.
Rampa B HB B L A Rampa A HA

Suponha que esse mesmo experimento seja realizado em Marte, onde a acelerao da gravidade gM g/3, e considere que o bloco seja solto na mesma rampa A e da mesma altura HA. Determine: a) a razo Ra = vA Terra/vA Marte, entre as velocidades do bloco no final da rampa A (ponto A), em cada uma das experincias (Terra e Marte). b) a razo Rb = WTerra/WMarte, entre as energias mecnicas dissipadas pela fora de atrito na regio horizontal, em cada uma das experincias (Terra e Marte). c) a razo Rc = HB Terra/HB Marte, entre as alturas que o bloco atinge na rampa B, em cada uma das experincias (Terra e Marte).

RESOLUO:

a) Como o sistema conservativo, enquanto o corpo desce a rampa:


i m

f m

mgH A =

1 mv 2 f 2

vf = Logo: Ra =

2gH A

2 g THA 2 g MH A

gT gT 3

Ra = 3
b) Aplicando-se o Teorema da Energia Mecnica:

atrito = m
mgL =

Como W = | Rb =

m|,
mg T L g = T gT mg ML 3

Rb = 3
c) Aplicando-se o Teorema da Energia Mecnica ao percurso total:

atrito = B A m m
mgL = mgHB mgHA L L L H B = HA Logo: R c = HA HA

Rc = 1
FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 04

Uma caixa C, parada sobre uma superfcie horizontal, tem em seu interior um bloco B, que pode deslizar sem atrito e colidir elasticamente com ela. O bloco e a caixa tm massas iguais, sendo mC = mB = 20 kg. Na situao representada na figura, no instante t = 0, dado um empurro na caixa, que passa a se mover, sem atrito, com velocidade inicial v0 = 15 cm/s.
l
L0 C

v0 x

45

15 0 15

45

(cm)

O bloco e a parede esquerda da caixa colidem no instante t1 = 2s, passando o bloco, depois, a colidir sucessivamente com as paredes direita e esquerda da caixa, em intervalos de tempo t iguais. a) Determine os intervalos de tempo t. b) Construa, nos sistemas de coordenadas da folha de respostas, os grficos abaixo: Quantidade de movimento QC da caixa em funo do tempo t Quantidade de movimento QB do bloco em funo do tempo t Energia total E do sistema em funo do tempo t Em todos os grficos, considere pelo menos quatro colises e indique valores e unidades nos eixos verticais.

RESOLUO:

a) Como a coliso frontal, perfeitamente elstica e entre corpos de mesma massa, haver permuta de velocidades. Portanto, desprezando-se o intervalo de tempo da coliso, no instante t1 = 2s (1 coliso) a caixa C pra e o bloco B adquire velocidade v1 = 15cm/s. A situao descrita representada na figura:

C t1 = 2s v1 B

15 0 15

75

x(cm)

Como v1 = constante e, da primeira para a segunda coliso, qualquer ponto do bloco B efetua um deslocamento s = 60 cm, tem-se: v1 = 60 s t = = 4s 15 t m s

b) De 0 a 2 s: QC = mCv0 = 20 0,15 = 3 kg QB = 0

A partir de t1 = 2s, de quatro em quatro segundos h permuta das quantidades de movimento.


QC (kg m/s) 3 0 10 20 t (s)

QB (kg m/s) 3 0 10 20 t (s)

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

A energia total E do sistema constante e igual energia cintica da caixa de 0 a 2 s: E= 1 1 mC v 02 = 20 (0, 15)2 = 0, 225 J 2 2
E(J)

0,225 0 10 20 t (s)

QUESTO 05

Uma determinada mquina pneumtica aplica, por meio da haste H, uma fora para cima e para baixo sobre um mecanismo externo. A haste H interliga dois mbolos, de reas S1 = 1,2m2 e S2 = 3,6 m2, que podem mover-se em dois cilindros coaxiais, ao longo de um comprimento L = 0,50m, limitado por pinos (E). O conjunto (mbolos e haste) tem massa M = 8000kg. Os mbolos separam trs regies: cmara C, mantida sempre em vcuo; cmara B, entre esses dois mbolos; regio A, aberta ao ambiente. A cmara B pode se comunicar com o ambiente, por um registro R1, e com um reservatrio de ar comprimido, presso constante P = 5,0 105 Pa, por meio de um registro R2 (conforme figura). Inicialmente, com o registro R1 aberto e R2 fechado, os mbolos deslocam-se lentamente para cima, puxando o mecanismo externo com uma fora constante FC. No final do percurso, R1 fechado e R2 aberto, de forma que os mbolos deslocam-se para baixo, empurrando o mecanismo externo com uma fora constante FB.

C R2 P S1 B L S2 A FB H FC H

P0 R1

E g

P0

(Considere a temperatura como constante e a presso ambiente como P0 = 1,0 105 Pa. Lembre-se de que 1 Pa = 1 N/m2). Determine a) a intensidade, em N, da fora FC. b) a intensidade, em N, da fora FB. c) o trabalho T, sobre o mecanismo externo, em J, em um ciclo completo.

RESOLUO:

a) Durante a subida da haste, as foras agentes na parte mvel da mquina so as que esto representadas na figura:
F1

Peso

FC

F1 = fora que o gs no interior do cilindro B exerce sobre S1. FC = fora que o meio externo exerce sobre a haste.
FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

Supondo-se que a haste suba com velocidade constante, a resultante das foras indicadas ser nula: FC + Peso = F1 FC + Peso = P0 S1 FC + 0,8 105 = 105 1,2

FC = 4 104 N
b) Durante a descida da haste:
F1

F2 = fora que o gs no interior do cilindro B exerce em S2.


FB F3

F3 = fora que a atmosfera exerce sobre S2. FB = fora que o meio externo exerce sobre a haste.

Peso

F2

Supondo-se que a haste desa com velocidade constante: FB + F3 + F1 = Peso + F2 FB + P0 S2 + P S1 = Peso + P S2 FB + 105 3,6 + 5 105 1,2 = 0,8 105 + 5 105 3,6

FB = 9,2 105 N
c) Como T =

subida + descida ,

T = FC L + FB L T = 0,4 105 0,5 + 9,2 105 0,5

T = 4,8 105 J

QUESTO 06

Uma experincia realizada para estimar o calor especfico de um bloco de material desconhecido, de massa mb = 5,4 kg. Em recipiente de isopor, uma quantidade de gua aquecida por uma resistncia eltrica R = 40 , ligada a uma fonte de 120V, conforme a figura. Nessas condies, e com os devidos cuidados experimentais, medida a variao da temperatura T da gua, em funo do tempo t, obtendo-se a reta A do grfico. A seguir, repete-se a experincia desde o incio, desta vez colocando o bloco imerso dentro dgua, obtendo-se a reta B do grfico.
T(C)

40

A B

30

120V R 20 6 12 18 t minuto

a) Estime a massa M, em kg, da gua colocada no recipiente. b) Estime o calor especfico cb do bloco, explicitando claramente as unidades utilizadas.

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

RESOLUO:

a) A potncia fornecida atravs do resistor : = U2 1202 = R 40 = Q t

= 360 W

Sendo:

Q=

t.

Para a experincia A, tomando-se o intervalo de tempo de 0 a 6 min (t = 360 s), a quantidade de calor fornecida gua : Q = 360 360 Q = 3602 J No intervalo de tempo referido, a variao de temperatura da gua 7,5C (20C a 27,5C). Adotando-se cG. = 4 J , a massa de gua determinada atravs da relao: g C

Q = M c 3602 = M 4 7,5

M = 4320 g = 4,32 kg

b) Admitindo-se que o bloco e a gua se encontrem em equilbrio trmico durante todo o experimento (grfico B) e tomando-se o intervalo de tempo de 6 min a 16 min (t = 10 min), a quantidade de calor total fornecida ao conjunto bloco + gua ser: QTOTAL =

QTOTAL = 360 10 60 QTOTAL = 216000 J No intervalo de tempo considerado, a quantidade de calor absorvido pela gua dada por: QG. = M c , em que: M = 4320 g c=4 J g C

= (35 25) = 10C


Assim: QG. = 4320 4 10 QG. = 172800 J Dessa forma, a quantidade de calor absorvido pelo bloco : QBLOCO = QTOTAL QG. QBLOCO = 216000 172800 QBLOCO = 43200 J Para o bloco, tem-se: QBLOCO = m c , em que: m = 5,4 kg = 5400 g

= 10C
Assim: 43200 = 5400 c 10

cBLOCO = 0,8

J g C

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 07

Uma bolinha de isopor mantida submersa, em um tanque, por um fio preso ao fundo. O tanque contm um lquido de densidade igual da gua. A bolinha, de volume V = 200 cm3 e massa m = 40g, tem seu centro mantido a uma distncia H0 = 50cm da superfcie (figura 1). Cortando o fio, observa-se que a bolinha sobe, salta fora do lquido, e que seu centro atinge uma altura h = 30cm acima da superfcie (figura 2). Desprezando os efeitos do ar, determine: a) A altura h, acima da superfcie, que o centro da bolinha atingiria, se no houvesse perda de energia mecnica (devida, por exemplo, produo de calor, ao movimento da gua, etc.). b) A energia mecnica E (em joules) dissipada entre a situao inicial e a final.

H0

figura 1 (situao inicial)

figura 2 (situao final)

RESOLUO:

a) A hiptese que no haja dissipao de energia mecnica enquanto o corpo est imerso. Logo, as foras aplicadas na bolinha so, exclusivamente, o peso e o empuxo, as quais so constantes, produzindo um movimento uniformemente variado (MUV).
E

Aplicando-se o princpio fundamental e equacionando-se o movimento: EP=ma a= a= E P d L VI g m g = m m

103 (2 10 4 ) 10 (4 10 2 ) 10 4 10 2

a = 40

m s2

2 v2 = v0 + 2 a

s v2 = 02 + 2 a H0

v2 = 40

Fora do lqido, o sistema tambm conservativo:


f i m = m

m g h =

1 m v2 2

, 1 v2 1 40 h = = 2 g 2 10

, h = 2m

b) Na situao do item a, o sistema conservativo:


i f m = m = m g h = (40 10 3) 10 2 = 0,8 J

A energia mecnica final com perdas pode ser calculada assim:


f m = m g h = (40 10 3) 10 (3 10 1) = 0,12 J

A energia dissipada :
i f d = m m = 0,8 0,12 d = 0,68 J

10

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 08

Uma partcula, de massa m e com carga eltrica Q, cai verticalmente com velocidade constante v0 . Nessas condies, a fora de resistncia do ar pode ser considerada como Rar = kv, sendo k uma constante e v a velocidade. A partcula penetra, ento, em uma regio onde atua um campo magntico uniforme e constante B, perpendicular ao plano do papel e, nele entrando, conforme a figura. A velocidade da partcula , ento, alterada, adquirindo, aps certo intervalo de tempo, um novo valor vL, constante.
m v0

g B

(Lembre-se de que a intensidade da fora magntica |FM| = |q| |v| |B|, em unidades SI, para v perpendicular a B). a) Expresse o valor da constante k em funo de m, g e v0. b) Esquematize os vetores das foras (Peso, Rar e FM) que agem sobre a partcula, em presena do campo B, na situao em que a velocidade passa a ser a velocidade vL. Represente, por uma linha tracejada, direo e sentido de vL. c) Expresse o valor da velocidade vL da partcula, na regio onde atua o campo B, em funo de m, g, k, B e Q.

RESOLUO:

a) No incio:

Rar

Como a partcula est em equilbrio: Rar = P

k v0 = mg

k = mg v0

b) Quando a velocidade passa a ser constante, no interior do campo magntico, a soma vetorial de P, Rar e FM deve ser nula. Como Rar e vL tm a mesma direo:

Rar FM vL P

c) A condio de equilbrio (item b) :


2 2 P2 = FM + Rar 2 2 m2g2 = Q2 vL B2 + k2 vL 2 vL =

m2 g2 Q2 B2 + k2

vL = mg (Q2 B2 + k2 )1/2

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

11

QUESTO 09

Um painel de clulas solares funciona como um gerador, transformando energia luminosa em energia eltrica. Quando, sobre a rea de captao do painel, de 2m2, incide uma densidade superficial de potncia luminosa de 400 W/m2, obtm-se uma relao entre I (corrente) e V (tenso), conforme grfico abaixo. (Os valores de I e V so os indicados pelo ampermetro A e pelo voltmetro V, no circuito esquematizado, variando-se R em uma ampla faixa de valores). Nas aplicaes prticas, substitui-se a resistncia por um aparelho eltrico.
I (A) 3 2 Luz 1 0 10 20 V(V) V R A

Para as condies acima: a) Construa, no sistema de coordenadas da folha de respostas, um esboo do grfico da potncia fornecida pelo painel solar em funo da tenso entre seus terminais. b) Estime a eficincia mxima ( max) de transformao de energia solar em energia eltrica do painel. c) Estime a resistncia Rmax, quando a potncia eltrica gerada pelo painel for mxima.

RESOLUO:

a) Como a potncia ( ) dada por V (V) 0 2 4 6 8 10 12 16 18 20

= V . I, do grfico dado construmos a tabela: I (A) 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,0 1,5 0 (W) 0 5 10 15 20 25 30 32 27 0

A tabela permite construir o grfico:


P (W) 40 30 20 10 0 10 20 V(V)

b) A potncia luminosa de 800 W. Portanto:

mx =

mx L

32 800

mx

= 4%

16 V c) Rmx = = Rmx = 8 2 I mx Observao: Os valores foram obtidos com base nos pontos que permitiram leitura mais precisa.

12

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 10

Na figura mostrada na folha de respostas, esto representadas as superfcies equipotenciais do potencial eletrosttico criado por duas esferas carregadas S1 e S2. Os centros das esferas esto sobre a reta OO. A diferena de potencial entre duas linhas sucessivas de 1 volt, e as equipotenciais de 3V e 4V esto indicadas no grfico. a) Identifique os sinais das cargas eltricas Q1 e Q2 nas esferas S1 e S2. Indique a relao entre os mdulos das cargas |Q1| e |Q2|, utilizando os smbolos , ou = . b) Represente, na figura, direo e sentido do vetor campo eltrico E no ponto A. c) Estime o valor do campo eltrico E no ponto A, em N/C (newton/coulomb), utilizando a escala de distncias indicada na figura. d) Se existirem um ou mais pontos em que o campo eltrico seja nulo, demarque, com a letra N, aproximadamente, a regio onde isso acontece. Se em nenhum ponto o campo for nulo, registre na folha de respostas: Em nenhum ponto o campo nulo.

RESOLUO:

a) Os potenciais eltricos dos pontos do campo so negativos, independentemente da posio relativa s esferas o que evidencia que os sinais das cargas de S1 e S2 so negativos. A maior concentrao de S.E. em torno de S2 implica |Q2| |Q1|. b) O vetor campo eltrico perpendicular S.E. e aponta para o menor potencial (ver figura). c) Tomando as superfcies A e B apresentadas na figura e, estimando a distncia AB = 0,5 cm e considerando a aproximao E d = U, temos: E 0,5 10 2 = 1 d) Ver figura.
Y 5 (cm)

E = 200 N/C

A B

S1

S2

2 3V 3

4V

X 4 4 3 2 1 0 1 2 3 4 (cm)

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

13

Comentrio
Prova bem elaborada e com nvel de dificuldade compatvel com uma avaliao de conhecimentos especficos. Os pontos principais foram todos abordados em questes que integram diversos assuntos, de maneira original.

Procuramos reproduzir fielmente os enunciados do caderno de questes fornecido aos candidatos.

14

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

Incidncia
ASSUNTO

Dinmica Eletricidade Cinemtica Trabalho e Energia Termofsica Eletromagnetismo ptica Geomtrica


N DE QUESTES

FUVEST/2000 2 FASE ANGLO VESTIBULARES

15

You might also like