You are on page 1of 3

Por uma antropologia dos mundos contemporneos (Marc Aug)

Prlogo O paradoxo de hoje assinala que toda ausncia de sentido evoque sentido, assim como toda uniformizao evoca diferena. nesse jogo complexo de chamados e respostas que o antroplogo encontra agora seus novos objetos de reflexo (pg. 8). Captulo O espao histrico da Antropologia e o tempo antropolgico da Histria 1

Na poca que a Antropologia se definia como o estudo das sociedades longnquas e diferentes, o problema era conciliar a idia de um esquema geral da evoluo humana com a realidade de configuraes culturais e sociais particulares (pg.10). Se a histria da Histria, que por um lado a histria da relao entre Histria e Antropologia, acabou por definir as condies de uma histria do presente, a Antropologia no deve interpretar essa evoluo como um sinal imperialista de uma concorrncia desleal, mas como um sintoma mais significativo ainda por ter sua fonte na reflexo de historiadores por definio especialista do tempo (pg.11). a especificidade da rea que faz a das disciplinas ou se no so, ao contrrio, os passos disciplinares que constroem as reas s quais se aplicam (pg.12). A distino das disciplinas abrangeria a distino dos objetos que elas se outorgam, as sociedades com histria (no sentido de conscincia histrica) em um caso, e as sociedades sem histria (sem conscincia histrica) no outro. (pg.12) A mudana no necessariamente Histria nem uma sociedade sai da Histria porque ela vive um perodo de relativa estabilidade. A Histria enquanto disciplina cientfica no nasce necessariamente em pocas ou em sociedades marcadas por uma forte conscincia histrica (pg. 12 e 13). Antropologia, cujo nascimento est ligado ao perodo colonial, define-se como o estudo do presente de sociedades longnquas. Em contrapartida a Histria, originalmente uma histria nacional ou local, define-se como o estudo do passado de sociedades no muito remotas (pg. 13) Mas as duas disciplinas esto, entretanto, numa relao de proximidade que remete natureza de seu objeto: o espao enquanto matria da Antropologia, um espao histrico, o tempo como matria-prima da Histria um tempo localizado e, nesse sentido, antropolgico (pg.13). O espao da Antropologia necessariamente histrico, j que precisamente um espao dominado por grupos humanos, ou seja, um espao simbolizado.

Tal simbolizao, que fato em todas sociedades humanas, visa tornar legvel a todos aqueles que freqentam um mesmo espao um certo nmero de esquemas organizadores, de referncias ideolgicas e intelectuais que ordenam o social (pg.13). Do ponto de vista subjetivo, do ponto de vista segundo o qual sujeitos podem encarar o passado de sua sociedade, a histria mtica que acabamos de evocar talvez no seja fundamentalmente diferente da histria propriamente dita, ou talvez seja preciso dizer que, no bom ou no mau sentido, toda histria pode ser mtica: significativo que se tenha podido hoje falar de fim da histria no mesmo momento em que, pelas mesmas razes, proclamava-se a morte das ideologias, isto , de mitos reconhecidos como tais e condenados morte a partir do momento de serem reconhecidos pelo que eram (pg.17). O que domina em toda alterao a persistncia da matria antiga (pg.18) Com o termo etno-histria, os etnlogos pretenderam antes compreender a concepo da histria dos povos que estudavam do que fazer histria deles. Mais exatamente, pretendiam compreender a concepo que esses povos tinham de sua histria (pg. 18). A etno-histria pode fixar-se em dois objetivos. Primeiramente, interrogar-se sobre a histria real das sociedades que estuda e sobre a qualidade e a credibilidade dos testemunhos fornecidos exatamente com esse propsito (pg.19). O segundo objetivo da etno-histria aparece ento, a Antropologia interroga-se sobre a significao desta ou daquela modalidade particular de memria, sobre o sentido e o lugar de uma memria histrica que remonta rapidamente a seus confins msticos (pg.20). Independentemente de quais sejam a significao e o valor real dos rtulos direita e esquerda ou conservador e progressista, interessante notar que eles se definem sempre em relao histria passada e histria futura (pg.21). natural, se admitimos que o objeto da Antropologia , antes de tudo e essencialmente, a idia que os outros tm da relao entre pessoas: a primeira alteridade comea mais perto do antroplogo; ela no necessariamente tnica ou nacional; pode ser social, profissional, residencial (pg.25). Hoje, o Planeta encolheu, a informao e as imagens circular e, ao mesmo tempo, a dimenso mtica dos outros se apaga. Os outros no mais so diferentes: mais exatamente a alteridade permanece, mas os prestgios do exotismo desapareceram (pg.25). Nossa modernidade cria passado imediato, histria, de forma desenfreada, assim como cria alteridade, ao mesmo tempo em que pretende estabilizar a Histria e unificar o mundo (pg.26).

Poder-se-ia dizer que a relao entre o campo e seu analista sempre foi afetada por fenmenos de "transferncia" (o campo se reduz viso que dele tem o analista) e de "contratransferncia" (a teoria apenas uma transposio do campo) que seriam, nos fatos, pouco distinguveis se no se definissem, justamente, em relao ao termo "teoria": a "tranferncia" a afirmao da legitimidade de uma teorizao do social e a "contratransferncia", a afirmao de uma dvida sobre qualquer possibilidade de teorizao. (pg.27) O problema se resume em saber se, ao sistematizar a interpretao da realidade contempornea, as teorias do consenso e da ps-modernidade conseguem realmente dar conta de seus aspectos inditos. Como pensar em conjunto a unidade do Planeta e a diversidade dos mundos que a constituem? (pg.29)

You might also like