You are on page 1of 10

Ao Trabalhista - Horas Extras, Aviso Prvio, FGTS e Seguro Desemprego

Peties - Reclamatrias Trabalhistas O reclamante pleiteia verbas que tem direito, em razo da despedida indireta, causada pelo no cumprimento do contrato de trabalho pelo empregador, tais como horas extraordinrias, aviso prvio, FGTS e multa compensatria, seguro-desemprego, com seus reflexos e integraes.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PRESIDENTE DA .... JUNTA DE CONCILIAO E JULGAMENTO DA COMARCA DE .....

...., (qualificao), residente e domiciliado na Rua .... n ...., atravs de seu advogado e procurador que a esta subscreve, regularmente inscrito na OAB/... sob n ...., com escritrio profissional sito na Rua .... n ...., onde recebe notificaes e intimaes, vm, com o respeito costumeiro presena de Vossa Excelncia, propor a presente RECLAMAO TRABALHISTA em face de ...., pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CGC/MF sob n ...., com sede na Rua .... n ...., nesta Cidade, na pessoa de seu representante legal, pelos fatos e substratos jurdicos abaixo expendidos. I. Da admisso, funo e demisso . O Reclamante foi admitido aos servios da Reclamada em data de ...., na funo de vendedor, sendo que seu afastamento deu-se em de ...., configurando despedida indireta como restar demonstrado abaixo.

II. Da jornada de trabalho.

O Reclamante foi contratado para laborar da seguinte forma: - de segunda a sexta-feira, das 08:00 s 18:00 horas, com 02 (duas) horas de intervalo para refeies; - aos sbados, das 08:00 s 12:00 horas. Ocorre que o Reclamante sempre laborou em regime de horas extras. Em todo o perodo em que trabalhou para o Reclamado, tinha apenas 01 (uma) hora por dia para almoo, logo excedendo em 01 (uma) hora diria, de segunda a sexta-feira, sua jornada de trabalho. Aos sbados, sempre trabalhou das 08:00 horas s 14:00 horas. Nos ltimos .... meses de trabalho, trabalhou todos os finais de semana. Aos sbados, das 08:00 s 14:00 horas e domingos, das 07:30 s 18:00 horas. Ademais, o Reclamante sempre viajava a servio para buscar carros batidos em outras cidades, trabalhando, por vezes, oito horas ininterruptas.

III. Do salrio, comisses e registro em CTPS. O Reclamante, desde sua contratao sempre recebeu em mdia de .... a .... salrios mnimos mensais. Alm do salrio fixo equivalente a .... salrio mnimo governamental, recebia comisses no montante de ....%, do valor do carro que vendesse, sendo que aos sbados e domingos recebia .....% de comisso por carro vendido. Tais verbas jamais foram computadas para fins de integrar sua remunerao, eram recebidas "por

fora". Cabe salientar, que a CTPS do Reclamante foi anotada com apenas .... salrio mnimo (em anexo), no constando as comisses a que fazia jus. A Reclamada no atendeu as normas convencionais (Convenes Coletivas de Trabalho em anexo), no pagando o piso salarial da categoria.

IV. Das horas extras - clculo e incidncia Conforme demonstrado no item II desta, o Reclamante, habitualmente, laborava para a Reclamada, durante todo o pacto laboral, como vendedor, de segunda a sexta-feira, das 08:00 horas s 18:00 horas, com intervalo de apenas uma hora para refeies, e aos sbados das 08:00 horas s 14:00 horas. Nos ltimos .... meses de labor, o Reclamante trabalhou todos os domingos, das 07:30 s 18:00 horas. Conclui-se, pois, que o Reclamante laborava em regime de trabalho extraordinrio, porm no recebendo corretamente as horas extras a que tinha direito, pois conforme comprovar-se- pelos cartes-ponto a serem juntados pela Reclamada, o mesmo laborava em jornada excedente s 08 (oito) horas dirias, conforme o art. 7, inciso XIV, da Constituio Federal. Aps a incorporao aos salrios do Reclamante das diferenas do piso salarial da categoria, pleiteado no item anterior, este faz jus a receber as horas extraordinrias laboradas no pagas que excederem da 44 (quadragssima quarta) hora semanal ou 8 hora diria, com a devida atualizao legal. As horas extras devidas ao Reclamante, no percentual a ser apurado, devem ser calculadas partindo-se da somatria de todas as verbas remuneratrias que constituem o rendimento mensal

do Reclamante. Ao total obtido, aplica-se o divisor 220 ao valor da hora normal, devendo ser acrescido, s horas extraordinrias, o ndice de 50% (cinqenta por cento), conforme dispe o art. 7, inciso XVI da Constituio Federal e havendo o excesso de horas extras, alm do limite de 220 horas/ms, deve ser acrescido o adicional de 100% (cem por cento), consoante previso em clusulas normativas da categoria do Reclamante (em anexo). Devem ser dobradas as horas extraordinrias trabalhadas nos domingos e feriados. As horas extras por sua habitualidade devem ser consideradas com reflexos e integraes para o clculo do aviso prvio, frias integrais e proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional, referentes ao perodo de todo pacto laboral descrito no item I desta, 13 salrios integrais e proporcionais, R.S.R., descansos remunerados laborados e FGTS, consoante os Enunciados 151, 45, 172 e 63, todos do TST.

V. Da Despedida indireta. Em ...., o Reclamante foi compelido a pedir demisso. A Reclamada exigia que o Reclamante prestasse horas em regime extraordinrio, alm de sua capacidade, prejudicando-lhe inclusive o dia de descanso. A atividade da empresa- Reclamada consistia em compra e venda de veculos usados. O Reclamante foi contratado para exercer as funes do cargo de vendedor, conforme depreende-se da prpria anotao em CTPS, ora juntada. No obstante, a Reclamada exigia do Reclamante a prestao de servios superiores s suas foras e alheios ao contrato de trabalho. Sendo que o Reclamante era obrigado a prestar um excessivo nmero de horas extras, comprometendo sua sade e seu bem-estar fsico e mental, privando-o de poder usufruir de seu descanso semanal, inclusive para lazer.

A Reclamada exigia que o Reclamante acordasse s 04:30 horas, para comprar jornais de circulao local, a fim de procurar veculos logo pela manh, para fins de compra pela empresa. O Reclamante residia no mesmo local do estabelecimento da Reclamada, sendo que seu superior hierrquico proibia-lhe de sair nos seus parcos horrios de folga, para cuidar do estabelecimento, passando a exercer funes de vigia, alheias ao seu contrato de trabalho. O art. 483 da CLT prev em suas alneas "a" e "d", o seguinte: Art. 483 CLT - "O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios ao contrato; (...) d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato." irrefutvel que a Reclamada, ante s inmeras exigncias que imps ao Reclamante, quanto ao cumprimento de horas extraordinrias excessivas e quanto ao desempenho de funes alheias ao contrato de trabalho, tais como: motorista, lavador de veculos e vigia, descumpriu com suas obrigaes contratuais, dando causa resciso contratual. A jurisprudncia tem se posicionado com o entendimento supra: "Poder o empregado rescindir o seu contrato de trabalho e pleitear a devida indenizao, se a empresa, aps reiteradas vezes punida, permaneceu exigindo servios superiores s suas foras e, ainda, ocasionalmente, jornada alm das oito horas normais." (TST, RR 2.993/86-0, Hlio Regato, Ac. 2 T., 2.025/87). Isto posto, pugna seja o presente contrato considerado rescindido por justa causa do empregado, ou seja, configurando, pelos motivos acima aduzidos, despedida indireta, com o conseqente

pagamento das verbas atinentes.

VI. Do aviso prvio. O Reclamante no recebeu o aviso prvio. Ocorre que sua demisso foi solicitada em data de .... e seu desligamento ocorreu no mesmo dia. Assim, resta evidenciado que o Reclamante no recebeu os valores referentes ao aviso prvio. O art. 487, 4 da CLT, patente ao estabelecer ser devido o aviso prvio na despedida indireta. Deste modo, pugna pela condenao da Reclamada no pagamento do aviso prvio, alm dos reflexos e integraes em frias, 1/3 constitucional, 13 salrios, R.S.R., FGTS e multa de 40%, tudo atualizado na forma da lei.

VII. Do FGTS e multa compensatria. Tendo em vista a configurao de despedida indireta pela Reclamada, faz jus o Reclamante liberao dos depsitos do FGTS, alm da indenizao da diferena dos depsitos sobre os salrios pagos "por fora" , a ttulo de comisses, alm da multa compensatria de 40% sobre todos os depsitos realizados e sobre a diferena devida, com fulcro no art. 18, 1 da Lei 8.036/90. Tudo, com reflexos e integraes em frias, 1/3 constitucional, 13 salrios, R.S.R. e aviso prvio, tudo atualizado na forma da lei.

VIII. Do seguro-desemprego. Pela despedida indireta, que corresponde a despedida sem justa causa do empregado, faz jus o Reclamante a indenizao pela Reclamada da verba a que faria jus a ttulo de seguro-

desemprego, nos termos das Leis 7.998/90 e 8.900/94.

IX. Das penalidades. Em virtude da no observncia pela Reclamado, das Convenes Coletivas de Trabalho da categoria do Reclamante, descumpriu as clusulas abaixo enumeradas, como anteriormente demonstrado e, por conseguinte devem ser aplicadas as clusulas penais respectivas: CCCTs CLUSULAS INFRINGIDAS CLUSULAS PENAIS CCT 1993/94 Clusula .... - Piso salarial da categoria; Clusula 8 - pagamento de horas extras; Clusula .... - Carga horria de trabalho Clusula .... - 01 salrio normativo CCT 1994/95 Clusula .... - Piso salarial da categoria; Clusula .... - pagamento de horas extras; Clusula .... - Carga horria de trabalho Clusula .... - 01 salrio normativo Logo, deve a Reclamada ser condenada ao pagamento de cada uma das multas estabelecidas nas CCT's e, nos valores respectivos, em favor do ora Reclamante, tudo atualizado na forma da lei.

X. Dos Pedidos. Diante do exposto, visando a reparao da leso dos seus direitos, com fulcro no art. 5, inciso XXXV, da Carta Magna e demais disposies Celetistas e Convencionais, considerando a integrao das diferenas salariais do piso da categoria do Reclamante e as horas extras habituais, vm pugnar pelo pagamento das seguintes verbas, seus reflexos e extenses, tudo pleiteado ms a ms, com atualizao na forma legal: 1. DESPEDIDA INDIRETA - consoante disposto no item V desta, pugna pelo reconhecimento

da despedida indireta, por justa causa do empregado, condenando a Reclamada ao pagamento de todas as verbas e diferenas decorrentes desta forma de resciso contratual; 2. REGISTRO, ATUALIZAO E BAIXA NA CTPS - Requer seja a Reclamada compelida a efetuar as devidas anotaes, alteraes e atualizaes na CTPS do Reclamante, inserindo na mesma os reais valores das remuneraes auferidas e dar baixa na CTPS do mesmo, considerando o perodo de aviso prvio, conforme demonstrado nos itens III e VI desta, tudo sob as penas dos arts. 9, 29, 36, 41 e seguintes da CLT; 3. DAS DIFERENAS SALARIAIS - Requer seja a Reclamada condenada ao pagamento ao Reclamante, das diferenas dos salrios e comisses pagos quele e os pisos salariais de sua categoria, previstos nas normas convencionais, conforme pugnado no item III desta, durante todo o pacto laboral, com reflexos e integraes em aviso prvio, frias acrescidas de 1/3 constitucional e, ainda, 13 salrios, R.S.R., descansos remunerados trabalhados e FGTS, tudo atualizado na forma da lei; 4. DAS HORAS EXTRAS - Requer, conforme pleiteado no item IV desta, aps a integrao ao salrio do Reclamante das diferenas salariais pleiteadas no item anterior, a condenao do Reclamado ao pagamento ao Reclamante, das horas extraordinrias laboradas no pagas que excederem da 44 (quadragssima quarta) hora semanal ou 8 hora diria, alm dos adicionais respectivos, na forma da lei, tudo com a devida atualizao legal. E ainda, as horas extras por sua habitualidade, devem ser consideradas com reflexos e integraes para o clculo do aviso prvio, frias acrescidas de 1/3 constitucional, referentes ao perodo de todo pacto laboral, descrito no item I desta, alm de 13 salrios, R.S.R., descansos remunerados trabalhados e FGTS, consoante os Enunciados 151, 45, 172 e 63, todos do TST, tudo atualizado na forma da lei. 5. AVISO PRVIO - a condenao da Reclamada, consoante odisposto no item VI desta, ao pagamento do aviso prvio ao Reclamante, alm dos reflexos e integraes em frias, 1/3 constitucional, 13 salrios, R.S.R., FGTS e multa de 40%, tudo atualizado na forma da lei.

6. DO FGTS E MULTA COMPENSATRIA - determine a liberao dos depsitos do FGTS, pela Reclamada, alm da condenao ao pagamento de indenizao da diferena dos depsitos sobre os salrios pagos "por fora", a ttulo de comisses, alm da multa compensatria de 40% sobre todos os depsitos realizados e sobre a diferena devida. Tudo, com reflexos e integraes em frias, 1/3 constitucional, 13 salrios, R.S.R. e aviso prvio. 7. SEGURO-DESEMPREGO - conforme disposto no item VIII desta, a condenao da Reclamada, ao pagamento de indenizao, a ttulo de seguro-desemprego, nos termos das Leis 7.998/90 e 8.900/94. 8. DAS PENALIDADES - Requer a condenao do Reclamado ao pagamento das multas estabelecidas nas Convenes Coletivas Trabalho, quais sejam: a) clusula 09 da CCT de .... por infringncia das clusulas ...., .... e ....) clusula .... da CCT de ... por infringncia das clusulas ...., .... e ...., conforme item IX desta, tudo atualizado na forma da lei;

XI. Dos requerimentos. Diante do exposto, requer digne-se Vossa Excelncia, em mandar notificar o Reclamado, no endereo descrito no prembulo da Exordial, de todos os termos da presente Reclamatria, para que comparea audincia que for designada por esta MM. Junta de Conciliao e Julgamento, nela apresentando, querendo, a defesa que tiver, sob pena de revelia e de serem presumidos como verdadeiros os fatos articulados pelo Reclamante. Requer que, ao final, seja a presente Reclamatria julgada totalmente procedente, condenando-se o Reclamado ao pagamento de todas as verbas pleiteadas, com a devida atualizao monetria, juros, honorrios advocatcios, custas processuais e demais cominaes legais. Requer, para tanto, digne-se Vossa Excelncia, em determinar ao Reclamado a juntada na primeira oportunidade, dos documentos abaixo, sob as sanes dos arts. 9 da Consolidao das

Leis do Trabalho e art. 359 do Cdigo de Processo Civil: a) Contrato de Trabalho; b) Folhas de pagamento ou "holeritz" do Reclamante, durante todo o pacto laboral; c) Cartes-ponto. Requer ainda, com fulcro na Lei 1060/50, a concesso do benefcio da Assistncia Judiciria gratuita, por ser o Reclamante pessoa pobre na acepo jurdica do termo (declarao de situao econmica em anexo). Pretende provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente, pelo depoimento pessoal do Reclamado, sob pena de confesso, oitiva de testemunhas, documentos ora anexados, juntada de novos documentos, que ficam desde j requeridas. Atribu-se causa, para fins de alada, o valor de R$ .... Nestes termos, Pede deferimento. ...., .... de .... de .... .................. Advogado

You might also like