You are on page 1of 9

1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu nmero de inscrio no quadro abaixo.

Preencha, com traos firmes, o espao reservado a cada opo na folha de resposta. N de Inscrio Nome

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

Leia atentamente o texto que se segue e responda, com base nele, s questes da prova.

Cincia e moralidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 A percepo pblica da cincia , com razo, repleta de conflitos. Alguns acreditam que a cincia seja a chave para a liberdade do homem, para a melhora das condies de vida de todos, para a cura dos tantos males que afligem pobres e ricos, desde a fome at as mais variadas doenas. J outros vem a cincia com grande desconfiana e at com desprezo, como sendo a responsvel pela criao das vrias armas de destruio inventadas atravs da histria, da espada bomba atmica. Para o segundo grupo, os homens no so maduros o suficiente para lidar com o grande poder que resulta de nossas descobertas cientficas. No incio do sculo 21, a clonagem e a possibilidade de construirmos mquinas inteligentes prometem at mesmo uma redefinio do que significa ser humano. Na medida em que ser possvel desenhar geneticamente um indivduo ou modificar a sua capacidade mental por meio de implantes eletrnicos, onde ficar a linha divisria entre homem e mquina, entre o vivo e o robotizado? Entre os vrios cenrios que vemos discutidos na mdia, o mais aterrorizador aquele em que ns nos tornaremos forosamente obsoletos, uma vez que clones bioeletrnicos sero muito mais inteligentes e resistentes do que ns. Ou seja, quando (e se) essas tecnologias estiverem disponveis, a cincia passar a controlar o

2 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 processo evolutivo: a nossa misso final criar seres "melhores" do que ns, tomando a seleo natural em nossas prprias mos. O resultado, claro, que terminaremos por causar a nossa prpria extino, sendo apenas mais um elo na longa cadeia evolutiva. O filme "Inteligncia Artificial", de Steven Spilberg, relata precisamente esse cenrio lgubre para o nosso futuro, a inventividade humana causando a sua destruio final. difcil saber como lidar com essa possibilidade. Se tomarmos o caso da tecnologia nuclear como exemplo, vemos que a sua histria comeou com o assassinato de centenas de milhares de cidados japoneses, justamente pela potncia que se rotula o "lado bom". Esse rtulo, por mais ridculo que seja, levado a srio por grande parte da populao norte-americana. o velho argumento maquiavlico de que os fins justificam os meios: "Se no jogssemos as bombas em Hiroshima e Nagasaki, os japoneses jamais teriam se rendido e muito mais gente teria morrido em uma invaso por terra", dizem as autoridades militares e polticas norte-americanas. Isso no s no verdade como mostra que so os fins poltico-econmicos que definem os usos e abusos da cincia: os americanos queriam manter o seu domnio no Pacfico, tentando amedrontar os soviticos que desciam pela Manchria. As bombas no s detiveram os soviticos como redefiniram o equilbrio de poder no mundo. Ao menos at os soviticos desenvolverem a bomba, o que deu incio Guerra Fria. As conseqncias de um conflito nuclear global so to horrendas que at mesmo os lderes das potncias nucleares conseguiram resistir tentao de abusar de seu poder: criamos uma guerra sem vencedores e, portanto, intil. Porm, as tecnologias nucleares no so propriedade exclusiva das potncias nucleares. A possibilidade de que um grupo terrorista obtenha ou construa uma pequena bomba remota, mas no inexistente. Em casos de extremismo religioso, escolhas morais so redefinidas de acordo com os preceitos (distorcidos) da religio: isso foi verdade tanto nas Cruzadas como hoje, nas mos de suicidas muulmanos. Eles no hesitariam em usar uma arma atmica, caso a tivessem. E sentiriam suas aes perfeitamente justificadas. Essa discusso mostra que a cincia no tem uma dimenso moral: somos ns os seres morais, os que optamos por usar as invenes de modo criativo ou destrutivo. Somos ns que descobrimos curas para doenas ou gases venenosos. Da que o futuro da sociedade est em nossas mos e ser definido pelas escolhas que fizermos daqui para a frente. Essas escolhas se fazem presentes toda vez que desenvolvida uma nova tecnologia com poderes destrutivos. Agora, devemos lidar com a clonagem e seus abusos. Ser que devemos impor limites s pesquisas envolvendo clones humanos? Ser que impor limites ir adiantar alguma coisa? Afinal, a histria nos

3 65 66 67 68 69 mostra que as tecnologias "vazam", no podem ser escondidas para sempre. No futuro no muito distante, teremos de lidar com o que significa ter uma mquina que pensa ou, mais realisticamente, uma mquina to veloz que simula o pensamento. No da cincia que devemos ter medo, mas de ns mesmos e da nossa imaturidade moral. GLEISER, Marcelo. Folha de So Paulo, So Paulo, 07/07/2002, Caderno Mais!, p. 22. (texto adaptado). QUESTO 1: Todas as afirmaes que se seguem podem ser confirmadas pelo texto, EXCETO: a) b) c) d) A cincia percebida de maneira diferente pelas pessoas. No se pode atribuir uma dimenso moral cincia. O destino mais provvel do homem causar a sua prpria destruio. O avano cientfico e tecnolgico pode levar a uma redefinio do significado de ser humano.

QUESTO 2: No texto, todos os fatos seguintes aparecem como hipotticos, EXCETO: a) b) c) d) o controle do processo evolutivo pela cincia. a modificao da mente humana por meio de implantes eletrnicos. a ocorrncia de um conflito nuclear global. a realizao de pesquisas envolvendo clonagem.

QUESTO 3: A expresso que melhor interpreta o sentido de "cenrio lgubre" (linha 26) : a) b) c) d) viso cinematogrfica. quadro fnebre. desfecho messinico. final imprevisvel.

QUESTO 4: Com base nas informaes contidas no terceiro pargrafo do texto, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) A maioria dos norte-americanos aprova a destruio de Hiroshima e Nagasaki. Os soviticos foram os nicos responsveis pelo incio da Guerra Fria. Os norte-americanos lanaram bombas atmicas sobre o Japo porque queriam amedrontar os soviticos e manter o domnio sobre o Pacfico. Os lderes das potncias nucleares vem a religio como inimiga.

QUESTO 5: Leia a seguinte passagem do texto: "Se tomarmos o caso da tecnologia nuclear como exemplo, vemos que a sua histria comeou com o assassinato de centenas de milhares de cidados japoneses, justamente pela potncia que se rotula 'o lado bom'. Esse rtulo, por mais ridculo que seja, levado a srio por grande parte da populao norte-americana." (linhas 28-33) Assinale a alternativa que contm afirmao que pode ser confirmada pela passagem transcrita: a) b) c) d) A crena dos norte-americanos em sua prpria bondade supostamente ridcula. Os japoneses que constituem, na verdade, o "lado bom". Rotular fatos e pessoas atitude sempre reprovvel. A populao norte-americana desinformada.

QUESTO 6: Todas as alternativas contm afirmaes que servem para reforar, no texto, a idia de que a cincia amoral, EXCETO: a) b) "Em casos de extremismo religioso, escolhas morais so redefinidas de acordo com os preceitos (distorcidos) da religio [...]" (linhas 50-52) "[...] so os fins poltico-econmicos que definem os usos e abusos da cincia [...]" (linhas 38-39)

5 c) d) "a clonagem e a possibilidade de construirmos mquinas inteligentes prometem at mesmo uma redefinio do que significa ser humano." (linhas 11-13) "Somos ns os seres morais." (linha 56)

QUESTO 7: Todos os recursos seguintes so usados pelo autor na estruturao do texto, EXCETO: a) b) c) d) o contraste de idias. a formulao de conjecturas. a exemplificao com fatos histricos. a citao de fontes e dados estatsticos.

QUESTO 8: Nas frases seguintes, os termos destacados constituem o principal elemento de conexo com o pargrafo anterior, EXCETO: a) b) c) d) "Para o segundo grupo, os homens no so maduros o suficiente para lidar com o grande poder que resulta de nossas descobertas cientficas.". (linha 9) " difcil saber como lidar com essa possibilidade." .(linha 28) As conseqncias de um conflito nuclear global so to horrendas que at mesmo os lderes das potncias nucleares conseguiram resistir tentao de abusar de seu poder [...]". (linha 44) Essa discusso mostra que a cincia no tem uma dimenso moral [...]". (linha 55)

QUESTO 9: Em todas as passagens transcritas, est implcita a idia de que as situaes histricas se repetem, EXCETO em: a) b) c) d) "[...] isso foi verdade tanto nas Cruzadas como hoje [...]". (linha 52) "Afinal, a histria nos mostra que as tecnologias "vazam", no podem ser escondidas para sempre.". (linhas 64-65) [...] a sua histria comeou com o assassinato de centenas de milhares de japoneses [...]". (linhas 29-31) "Essas escolhas se fazem presentes toda vez que desenvolvida uma nova tecnologia com poderes destrutivos.". (linhas 60-61)

QUESTO 10: Em todas as alternativas, o uso do sinal de aspas produz um efeito de sentido nos termos destacados, EXCETO em: a) b) c) d) "lado bom". (linha 31) "vazam" (linha 65) "Inteligncia Artificial". (linha 25) "melhores". (linha 22)

QUESTO 11: Assinale a alternativa em que o termo destacado usado como um marcador de tempo: a) b) c) d) "A possibilidade de que um grupo terrorista obtenha ou construa uma pequena bomba remota [...]". (linha 49) "O resultado, claro, que terminaremos por causar a nossa prpria extino, sendo apenas mais um elo na longa cadeia evolutiva.". (linha 24) "Essas escolhas se fazem presentes toda vez que desenvolvida uma nova tecnologia com poderes destrutivos.". (linha 60) "Da que o futuro da sociedade [...] ser definido pelas escolhas que fizermos daqui para a frente.". (linha 59)

QUESTO 12: Examine a seguinte passagem do texto: "Somos ns que descobrimos curas para doenas ou gases venenosos. Da que o futuro da sociedade est em nossas mos [...]". (linhas 57-59) A expresso "da que" denota: a) b) c) d) finalidade. concluso. concesso. explicao.

QUESTO 13: A indicao da funo sinttica do termo destacado est CORRETA em: a) b) c) d) "a linha divisria entre homem e mquina". (linha 16) (complemento nominal) "guerra sem vencedores". (linha 46) (adjunto adverbial) " difcil saber como lidar [...]". (linha 28) (adjunto adnominal) "muito mais gente teria morrido em uma invaso por terra". (linha 36) (agente da passiva)

QUESTO 14: Examine a seguinte passagem do texto: "Alguns acreditam que a cincia seja a chave para a liberdade do homem [...]. J outros vem a cincia com grande desconfiana [...]". (linhas 2-5) O termo "J" exprime: a) b) c) d) adio. causa. simultaneidade. contraste.

QUESTO 15: Considerando o seu emprego no texto, os termos seguintes esto corretamente classificados, EXCETO: a) b) c) d) "desde". (linha 4) (preposio) "vivo". (linha 16) (adjetivo) "forosamente". (linha 18) (advrbio) "se". (linha 28) (conjuno)

QUESTO 16: Em todas as oraes destacadas, o termo "que" introduz orao adjetiva, EXCETO: a) b) c) d) "[...] a cura dos tantos males que afligem pobres e ricos [...]". (linha 4) "[...] os vrios cenrios que vemos discutidos na mdia [...]". (linha 17) "[...] pelas escolhas que fizermos [...]". (linha 59) "Alguns acreditam que a cincia seja a chave para a liberdade do homem [...]". (linha 2)

QUESTO 17: Assinale a alternativa em que a flexo do verbo destacado, tal como ele empregado no texto, est CORRETAMENTE descrita: a) b) c) d) "[...] a clonagem e a possibilidade de construirmos mquinas inteligentes prometem at mesmo uma redefinio do que significa ser humano.". (linha 12) (1 pessoa do plural do futuro do subjuntivo) "Agora, devemos lidar com a clonagem e seus abusos.". (linha 61) (1 pessoa do plural do plural do futuro do presente do indicativo) "Alguns acreditam que a cincia seja a chave para a liberdade do homem [...]". (linha 2) (1 pessoa do singular do presente do subjuntivo) "Ou seja, quando (e se) essas tecnologias estiverem disponveis [...]". (linha 21) (3 pessoa do plural do futuro do subjuntivo)

QUESTO 18: Assinale a alternativa em que o uso da vrgula facultativo: a) b) c) d) "Agora, devemos lidar com a clonagem e seus abusos.". (linha 61) "[...] armas de destruio inventadas atravs da histria, da espada bomba atmica.". (linha 7) "Ao menos at os soviticos desenvolverem a bomba, o que deu incio Guerra Fria.". (linha 43) "No da cincia que devemos ter medo, mas de ns mesmos e da nossa imaturidade moral.". (linha 68)

QUESTO 19: Assinale a frase em que se admite outra possibilidade de concordncia para o verbo destacado. a) b) c) d) "[...] onde ficar a linha divisria entre homem e mquina, entre o vivo e o robotizado?". (linha 15) "[...] somos ns os seres morais, os que optamos por usar as invenes de modo criativo ou destrutivo.". (linha 56) "No futuro no muito distante, teremos de lidar com o que significa ter uma mquina que pensa [...]". (linha 66) "No sculo 21, a clonagem e a possibilidade de construirmos mquinas inteligentes prometem at mesmo uma redefinio do que significa ser humano.". (linha 12)

QUESTO 20: Assinale a alternativa em que o processo de formao da palavra destacada est CORRETAMENTE explicado: a) b) c) d) "melhora". (linha 3) (derivao regressiva) "poltico-econmicos" (linha 38) (composio por aglutinao) "desconfiana" (linha 5) (derivao parassinttica) "aterrorizador" (linha 18) (derivao sufixal)

You might also like