You are on page 1of 5

Purchase Price Allocation PPA aplicado ao IFRS 3 Combinao de Negcios

Identificao dos Ativos Intangveis


O IFRS fornece exemplos ilustrativos dos itens adquiridos em uma combinao de negcios que atende a definio de ativos intangveis e deve ser reconhecido separado do gio pro expectativa de rentabilidade futura, desde que o seu valor justo possa ser mensurado de forma confivel. Para atender a definio de um ativo intangvel, um ativo no monetrio sem substncia fsica deve ser identificado, i.e., deve ser proveniente de direitos legais ou contratuais e/ou ser separvel. Os exemplos no so exaustivos, mas provem um quadro muito til para a determinao de ativos intangveis. Os exemplos so classificados em cinco categorias, como demonstrado a seguir: Categorias de ativos intangveis - Ativos intangveis relacionados a marketing Exemplos Marcas, nomes comerciais, marcas de servio, cabealhos de jornais, nomes de domnio na internet, acordos de no concorrncia. Lista de clientes, contratos e relacionamento com clientes incluindo aqueles relacionamentos que no esto formalizados por contrato, e ordens de produo. Jornais, fotografias, livros, obras de ballet, obras de pera, partituras. Acordos de royalty, acordos de construo, contratos de franquia e contratos com empregados chave Patente de tecnologia, software de computador, tecnologia sem patentes (Knowhow), banco de dados, frmulas secretas.

- Ativos intangveis relacionados a clientes

- Ativos intangveis relacionados a artes - Ativos intangveis relacionados a contratos - Ativos intangveis relacionados a tecnologia

O processo de identificao crtico. Baseado na nossa experincia, o reconhecimento e a mensurao de ativos intangveis deve ser avaliado caso a caso.

Tcnicas de valuation
Seguindo na identificao dos ativos intangveis, o prximo passo determinar o valor justo dos ativos intangveis identificados. O IFRS 3 uma orientao limitada para a determinao do valor justo. No entanto, as principais metodologias de valuation utilizadas so:

Mtodos de mercado valoriza o ativo intagvel por meio de comparao do ativo intangvel com transaes ocorridas recentemente em mercados similares ou por meio de benchmarks de ativos comparveis. Esta metodologia pode fornecer a melhor evidncia do valor justo, porque se baseia na evidncia de transaces de mercado reais. No entanto, as vendas imediatas e as compras de ativos intangveis no so freqentes e os detalhes daqueles que acontecem raramente so totalmente disponveis. Pode ser difcil para garantir que o ativo em questo e que, mediante a transao de mercado so suficientemente comparveis. Portanto, esta metodologia pode ser difcil de aplicar na prtica. Mtodos de receita valoriza o ativo intangvel com base nos benefcios econmicos futuros derivados da posse do ativo. A abordagem da receita procura identificar e quantificar, em valores presentes, as receitas tributveis futuras atribuveis ao ativo em questo. Essa metodologia utilizada na valorizao de marcas, carteiras de clientes, patentes de tecnologia e tecnologias no patenteadas (Know-how). O valuation baseado na receita de um ativo intangvel tem dois componentes distintos: - identificao, separao e quatificao do fluxo de caixa (ou receitas) atribuveis ao ativo intangvel, e - a capitalizao desses fluxos de caixas (ou receitas). Os principais mtodos de receita so baseadas no royalty e nos fluxos de caixas descontados. O mtodo de royalty uma metodologia baseada na estimativa do preo que um negcio pagaria para usar um determinado ativo intangvel que no de sua posse ou nos gastos economizados por no ter que pagar royalty. A base do mtodo de receita que o valor do ativo intangvel o valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Mtodos de custo valoriza o ativo intangvel com base no custo de desenvolvimento ou reposio. A abordagem do custo usada para valorizar ativos intangveis desenvolvidos internamente. (i.e. software). A abordagem do custo deve ser vista com cautela, pois o custo de reproduo ou desenvolvimento no necessariamente uma indicao precisa do seu valor futuro. No entanto, o mtodo do custo pode ser um benchmark valioso para o valuation. A adequao de cada uma dessas metodologias de valuation varia de acordo com o tipo de ativo, informao disponvel e as circunstncias especficas de diferentes industrias.

Pontos de valuation Em nossa experincia, os pontos comuns so: Ativos Intangveis - Identificao do ativo intangvel. Podem haver diferentes opinies dentro da gesto sobre os ativos intangveis chaves adquiridos. A identificao desses ativos intangveis pode ocasionar muito debate. - Um dos desafios chaves da contabilidade dos ativos intangveis a seleo da vida econmica apropriada para cada item ou categoria. Alguns ativos como grandes marcas devem apresentar uma vida econmica relativamente longa ou at um vida econmica indefinida, outros como uma carteira de clientes ou base de dados, devem ser amortizadas em um perodo curto. Metodologias de valuation - Escolhendo uma metodologia adequada de valuation. Embora os mtodos de mercado sejam os melhores disponveis, a falta de evidncia do mercado significa que os mtodos de renda so mais aplicados. - A determinao de hipteses adequadas requer experincia e julgamento, devido a subjetividade envolvida. - O processo de seleo de uma apropriada taxa de royalty baseada em evidncias de mercado precisa ser rigorosa, pois uma pequena mudana nos valores de royalty aplicados pode significar uma mudana significativa. - A determinao do custo de capital requer experincia e julgamento. O custo de capital deve ser consistente com os riscos e benefcios do ativo intangvel que est sendo valorizado. - As projees devem ser cuidadosamente revisadas pois isto ir impactar o valor dos ativos intangveis e o comportamento nos futuros testes impairment. - Evitando a contagem duplicada do valor do intangvel quando dois ou mais ativos intangveis contribuirem para o mesmo fluxo de caixa. Lucros - Impacto no EPS. A reduo da amortizao inicialmente ir impactar positivamente o EPS. No entanto, o teste anual de impairment requerido pelo IFRS pode levar a volatilidade aos lucros. Se a receita de marcas ou clientes especficos menor que a projeo inicial, uma significante reduo de valor necessria. - Implicaes de longo prazo na identificao de certos intangveis. Em um evento que uma marca mudada aps uma aquisio pode significar uma substancial queda de valor.

Pontos de impostos - Implicaes de impostos necessrio identificar situaes onde um ativo intangvel est sendo usado por outro membro do grupo de empresas e cobrar royalty desta empresa. Vrias empresas envolvidas em aquisies vo utilizar consultores externos para a valorizao e contabilizao dos ativos intangveis adquiridos como parte do negcio.
Abordagem de valorizao de um ativo intangvel - Viso Geral: industria, mercado e pases de operao. Pesquisa de mercado e da operao - Empresa: operaes, clientes, fornecedores e financiamentos. - Informaes da Empresa: projees, documentao interna e documentao legal. - Transaes similares para comparao.

- Motivos da aquisio - Documentao disponvel (apresentao da diretoria, relatrios de due diligence) Identificao do ativo intangvel - Modelo de preo de aquisio considerado - Os critrios de reconhecimento e identificao foram atendidos? - As normas de contabilidade fornecem um guia de contabilizao especfico para este tipo de ativo intangvel?

Selecionar a metodologia de valuation

Mtodos de mercado

Mtodos de receita

Mtodos de custo

- Integrao das informaes financeiras e de mercado - Estimativa da vida til: definida/indefinida Valorize o ativo intangvel - Aplicao da metodologia de avaliao definida - Pesquisa adicional - Hipteses incluindo taxas de desconto e de royalty - Clculo do WACC - Anlise de sensibilidade e projees - Relatrios e apresentaes

Sumrio O valuation de um ativo intangvel importante tanto na viso comercial quanto contbil. Como as empresas se tornaram mais baseada no conhecimento, os ativos intangveiscompreendem como percentual crescente do valor das empresas adquiridas.

Temos implicaes para os compradores o IFRS ir fazer com que eles foquem no que eles realmente esto comprando. Qualquer prmio pago sobre o patrimnio lquido tangvel estar sujeito a muito debate. O IFRS garante que os resultados da aquisio possam ser validados por investidores logo depois que o acordo est fechado. Dados as implicaes dessa nova norma, as empresas devem considerar identificar e valorizar os ativos intangveis como parte do processo de due diligence antes do encerramento do negcio e considerar isso na contabilidade no final da negociao. Valorizar o intangvel no apenas um dos exerccios, o requerimento de realizao anual do teste de impairment ir ser um valuation contnuo do atvo intangvel.

You might also like