You are on page 1of 22

O TERCEIRO MUNDO COMO PODEMOS CLASSIFICAR ESTES PASES?

O termo TERCEIRO MUNDO comeou a ser utilizado associando a ideia aos pases que ficavam arredados dos centros de deciso e de repartio mundial da riqueza. A expresso SUBDESENVOLVIDOS contm implicitamente a ideia de que setes pases se encontram numa situao de atraso quando comparados com os pases desenvolvidos. A partir de 1966 as Naes Unidas introduziram a expresso PASES EM VIAS DE DESENVOLVIMENTO e actualmente PASES EM DESENVOLVIMENTO (PVD/PED) Atendendo ao fosso entre os pases desenvolvidos do Norte e e os pases mais pobres do hemisfrio Sul habitual utilizar-se a expresso PASES DO NORTE e PASES DO SUL.
ECONMICO Rendimento per capita baixo, mo-de-obra desqualificada exportam produtos de baixo valor acrescentado e tm forte endividamento externo SOCIAL Taxas de analfabetismo altas, falta de assistncia, ms condies de habitao, fome e escassez de alimentos generalizada.

PASES DO SUL Como se caracterizam?

DEMOGRFICO Elevado crescimento, taxa de mortalidade infantil elevada, esperana mdia de vida baixa.

POLTICO Conflitos tnicos e fronteirios, governos corruptos e autocrticos, no so respeitados os direitos humanos.

O meio natural onde se localizam os pases desenvolvidos no favorvel ao desenvolvimento pois ao localizar-se na regio inter-tropical com longos perodos de seca faz com que os solos se esgotem e se tornem frgeis esgotando-se com facilidade. As grandes catstrofes naturais como tufes, inundaes ou secas so frequentes trazendo muitos prejuzos.

A colonizao deixou estes pases com estruturas econmicas que serviam as necessidades dos colonizadores levando falncia das actividades locais.

Como as taxas de mortalidade baixaram e as de natalidade mantiveram nveis elevados o crescimento populacional elevado o que contribui para o aumento do nmero de pessoas subalimentadas. As carncias alimentares resultam de uma prtica agrcola virada para as culturas de exportao que degradam os solos devido sobreexplorao.

Estes pases tm uma forte dependncia econmica do exterior quer do ponto de vista comercial, financeiro nomeadamente do investimento estrangeiro e mesmo tecnolgico pois todo o equipamento tem que ser importado.

Os reflexos da colonizao
A maior parte dos pases de frica, sia e Amrica Latina que actualmente constituem o denominado Terceiro Mundo eram no sculo XIX colnias dos pases ocidentais desenvolvidos. Aps a II Guerra Mundial apoiados pela Carta da Naes Unidas, que defende o direito dos povos colonizados auto-determinao e independncia, d-se o desmoronamento dos seculares imprios coloniais europeus fazendo surgir um novo mapa poltico em vrios continentes. O perodo de colonizao deixou vrias consequncias nos planos econmico, social e poltico: Destruio das economias tradicionais exportao de produtos primrios de baixo valor acrescentado e importao de produtos manufacturados pagos a preos elevados. Pilhagem dos recursos naturais. Criao de fronteiras polticas artificiais sem ter em conta a cultura e as afinidades dos povos. Destruio das estruturas sociais, polticas e lingusticas. Cidades construdas de forma a servir os interesses das metrpoles. Ritmo de crescimento demogrfico acelerado devido baixa da taxa de mortalidade. Migraes internas e vagas de refugiados. Dualismo econmico, um moderno e lucrativo controlado pelas transnacionais, outro tradicional e pouco produtivo virado para o auto-consumo. Desigualdades econmicas e sociais profundas entre as elites do poder e uma vasta populao que vive na pobreza. A Questo do Terceiro Mundo

O comrcio internacional o resultado de uma diviso do trabalho que se realiza escala mundial. A troca internacional necessria porque os pases no podem produzir o conjunto de bens e de servios de que tm necessidade. Os pases europeus tm necessidade de matrias-primas que eles no possuem, enquanto outros pases desejam obter os seus produtos de alta tecnologia. Cada pas pode portanto especializar-se na produo de um certo bem e realizar trocas com os pases que disponham de uma outra especializao.

A repartio das diferentes especializaes entre todos os pases do mundo constitui:

Diviso Internacional do Trabalho

Aps a Revoluo Industrial vai desenvolver-se uma Diviso Internacional do Trabalho em que o Terceiro Mundo vai exportar em geral produtos de fraco valor acrescentado, enquanto os pases industrializados se especializam na produo de bens de elevado valor acrescentado.

EM CONCLUSO:
Em oposio aos pases industrializados os pases do Terceiro Mundo detm globalmente uma proporo muito fraca das trocas mundiais, sobretudo se atendermos proporo territorial e demogrfica. Destaca-se a sia em que alguns estados alcanaram j um lugar de relevo no comrcio internacional Quatro Drages Asiticos Hong Kong, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul, que representam dois teros das exportaes de produtos manufacturados de todo o Terceiro Mundo. Na Amrica Latina destacam-se os pases com maior dinamismo econmico: o Mxico e o Brasil que detm mais de metade das trocas latino americanas. frica cabem-lhe apenas 2,5 % do comrcio mundial. Mesmo assim cerca de 60% do comrcio externo africano concentra-se em apenas 4 pases: frica do Sul, Nigria, Arglia e Lbia. excepo da frica do Sul o comrcio daqueles pases concentra-se na exportao de petrleo e tambm (embora menos) na de gs natural.

Devido aos choques petrolferos (1973 e 1979) o petrleo aumenta a sua importncia no total das exportaes do Terceiro Mundo (2/3). Em meados de 80 com a descida do preo do petrleo este perde importncia que detinha sendo substitudo pelos produtos manufacturados dos NPI. Por outro lado verifica-se um grande instabilidade dos preos das matrias primas o que agrava ainda mais a situao de dependncia.

A DEGRADAO DOS TERMOS DE TROCA

A relao entre o valor dos bens exportados e o valor dos bens importados corresponde aos: TERMOS DE TROCA Quando o valor das exportaes superior ao das importaes verifica-se uma: VALORIZAO DOS TERMOS DE TROCA Quando se verifica a situao inversa fala-se numa deteriorao ou: DEGRADAO DOS TERMOS DE TROCA

Factores que explicam a degradao dos termos de troca nos PVD: A estrutura das exportaes vendem barato e compram caro Aumento de oferta de produtos brutos implica uma baixa dos preos nos mercados internacionais Diminuio da procura de matrias-primas reduo das quantidades de matria-prima devido ao desenvolvimento da tecnologia. Substituio de matrias-primas por produtos sintticos. Medidas restritivas dos PD aos produtos vindos dos PVD.

Distinguir entre ajuda bilateral e multilateral. Relacionar a ajuda bilateral com a acentuao da dependncia externa. Dar uma noo de Ajuda Pblica ao Desenvolvimento (APD). Explicar a repartio regional da APD. Explicar o papel das ONG no processo de desenvolvimento local. Enunciar as limitaes internas e externas da ajuda. Interpretar os fluxos financeiros para o Terceiro Mundo. Explicar as causas do endividamento externo. Justificar por que razo o endividamento externo um obstculo ao desenvolvimento. Evidenciar a necessidade da renegociao da dvida externa. Caracterizar as polticas de ajustamento estrutural. Referir a importncia da CNUCED. Justificar a necessidade de instaurao de uma NOEI. Enunciar os objectivos da NOEI. Efectuar o balano do dilogo Norte Sul.

A Ajuda internacional assenta em parte na ideia de que o desenvolvimento uma questo tcnica e financeira () Assim, a ajuda resume-se a um simples fluxo que completa os magros recursos dos pases pobres e lhes permite aceder a um nvel de capital necessrio ao investimento e ao crescimento Emmerij, L, op. Cit. De acordo com o Banco Mundial a ajuda deve entre outros aspectos permitir: Melhorar a vida de toda a populao. Melhorar o crescimento econmico e obter ganhos sociais e econmicos para toda a populao. Reduzir a pobreza

A Ajuda Pblica ao Desenvolvimento (APD) obedece aos seguintes critrios: fornecida aos pases em desenvolvimento de forma bilateral ou multilateral Atribuda por organismos pblicos Destinada a promover o desenvolvimento Assente em condies financeiras favorveis (25% a fundo perdido) A AJUDA INTERNACIONAL BILATERAL MULTILATERAL

BILATERAL

MULTILATERAL

Quando concedida por um Estado directamente a outro Estado sob a forma de emprstimo ou doao.

Quando concedida a um Estado atravs de organismos internacionais como o Banco Mundial ou o fundo monetrio internacional (FMI)

Quando a Ajuda BILATERAL ela serve muitas vezes de instrumento estratgico nas mos das grandes potncias. Deste modo a Ajuda dos EUA vai principalmente para a Amrica central e para Israel; a do Japo para os seus parceiros comerciais na sia; a da Frana e do Reino Unido para as suas ex-colnias. Quando a Ajuda MULTILATERAL muito menos importante apesar do trabalho das organizaes ser muitas vezes exemplar.

HUMANITRIA Destina-se a populaes estrutural e permanentemente pobres DE EMERGNCIA Destina-se ao auxlio de vitimas dos desastres causados por factores naturais ou humanos. Pode ser negativa pois: Pode no corresponder s reais necessidades da populao. Os alimentos podem no ser de boa qualidade. Os alimentos por vezes no chegam s populaes . Pode criar dependncia nas populaes.

constituda por: Investimentos directos realizados principalmente por empresas transnacionais (ETN) que actuam segundo os seus interesses e no os dos pases receptores. Os seus lucros chegam a ser superiores ao PIB dos pases onde se instalam e por isso dominam politica e economicamente. Emprstimos bancrios concedidos a taxas de juro pouco favorveis aos PVD o que leva a um agravamento da sua situao financeira e ao endividamento. Doaes das Organizaes No Governamentais (ONG)- estas organizaes independentes dos Estados e sem fins lucrativos constituem uma das melhores formas da ajuda, pois normalmente tm uma grande proximidade com as populaes. Nos ltimos anos a ajuda privada aumentou muito sobretudo em IDE que se dirige essencialmente para as economias emergentes da sia. Apenas 1,5% vai para os pases mais pobres. A ajuda prestada pelas ONG relativamente baixa em relao ao total da ajuda mas tem vindo a aumentar muito nos ltimos anos. Sendo organizaes que se deslocam ao terreno tm um conhecimento muito mais profundo das necessidades das populaes o que as torna muito mais eficazes na implementao de programas de assistncia s populaes mais carenciadas. Equipadas com tcnicos especializados nos vrios ramos da assistncia estas organizaes esto hoje em quase todos os conflitos mundiais, no s a ajudar as populaes mas tambm a denunciar situaes de drama humano Comunidade internacional.

Ao longo dos ltimos anos a Ajuda tem tido alguns sucessos mas tambm se tm verificado uma srie de insucessos cujas responsabilidades so atribudas quer aos doadores quer aos receptores:

A ajuda tem sido insuficiente : A APD tem vindo a ser ultrapassada pela ajuda privada pois a maioria dos pases no cumpre com o estipulado pelas Naes Unidas no transferindo cerca de 1% do seu PIB anual. A Ajuda nem sempre desinteressada Os pases doadores orientam a ajuda para as regies onde tm interesses e fazem-na segundo os seus interesses. Imposio de modelos desadequados realidade dos pases receptores A ajuda no tem sido isenta No tem sido orientada para os que mais precisam mas sim para os que oferecem mais garantias.

Tem sido mal canalizada No aplicada na melhoria da qualidade de vida das populaes mas em armamento ou despesas suprfluas. Apropriao pelas elites do poder Apenas enriquece alguns. Desincentivo produo interna Agravamento das desigualdades econmico-sociais A ajuda no repartida de forma equilibrada por toda a populao ou regies o que conduz a um acentuar das assimetrias.

O endividamento no em si mesmo uma operao econmica condenvel quando as riquezas produzidas graas aos recursos emprestados so suficientes para assegurar o respectivo reembolso ( quando a taxa de crescimento da economia superior taxa de juro dos emprstimos). Foi esta situao que os PVD conheceram nos anos 70 (forte taxa de crescimento e fraca taxa de juro real devido intensa inflao). A partir do segundo choque petrolfero (1979) uma vez que o comrcio internacional se comeou a retrair, enquanto os pases ocidentais adoptavam polticas econmicas restritivas verificam-se duas consequncias negativas para os PVD: A diminuio do seu crescimento, uma vez que as exportaes baixavam Certos PVD que tinham obtido muito crdito (especialmente da Amrica Latina) encontram-se depressa perante a impossibilidade de fazer face aos seus compromissos.

Subida das taxas de juro

Valorizao do Dlar

Baixa dos preos dos produtos primrios

ALIGEIRAMENTO DA DVIDA O FMI e o Banco Mundial TOMARAM ALGUMAS MEDIDAS COM VISTA A COMBATER O SOBRE-ENDIVIDAMENTO REESCALONAMENTO DA DVIDA PROGRAMAS DE AJUSTAMENTO ESTRUTURAL ATRIBUIO DE NOVOS CRDITOS

O AJUSTAMENTO ESTRUTURAL Consiste num conjunto de medidas impostas pelo FMI aos pases endividados para controlar os dfices comerciais e pblicos e a inflao: Privatizao das empresas pblicas Reduo do investimento pblico Desvalorizao da moeda Congelamento dos aumentos salariais Subida das taxas de juro Estas medidas tm alguns efeitos negativos para a populao nomeadamente: Abaixamento do poder de compra Degradao dos servios pblicos Reduo de salrios da funo pblica Diminuio das importaes o que origina quebras na produo industrial

Em 1964 os pases do Terceiro Mundo defendem na 1 Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento (CNUCED) o estabelecimento de trocas comerciais mais justas e equitativas entre o Norte e o Sul. Esta 1 Conferncia estabeleceu os seguintes objectivos: Favorecer a cooperao internacional de forma a criar uma relao comercial mais equitativa entre o Norte e o Sul. Estimular a cooperao Sul Sul. Reestruturar o comrcio internacional.

Na 2 conferncia (1968), no sentido de estimular a exportao dos pases do Sul foi aprovado o SPG (Sistema de preferncias generalizado) que prev a reduo das tarifas aduaneiras s exportaes efectuadas pelos s exportaes efectuadas pelos pases do Sul para os pases do Norte. Conscientes da importncia do comrcio para o seu desenvolvimento os pases do Terceiro Mundo reivindicaram trocas mais justas orientados pelo princpio Comrcio sim, ajuda no. Em 1974 por presso dos pases do Terceiro Mundo aprovada na Assembleia Geral da ONU:

UMA NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL (NOEI)


Garantir uma justa remunerao dos preos das matrias primas exportadas pelos pases do Sul. Estabilizar os preos das matrias-primas, de forma a evitar os prejuzos causados pelas constantes flutuaes dos preos. Facilitar o acesso dos produtos do Terceiro Mundo aos mercados do Norte. reduzir o endividamento atravs de mecanismos de renegociao da dvida e prolongamento dos prazos de pagamento.

A ideia de que para se atingir o desenvolvimento os pases do Terceiro Mundo teriam de passar por um processo de industrializao, tal como os pases industrializados do Norte levou a que grande parte destes pases adoptassem diversas estratgias de desenvolvimento centradas no crescimento da indstria, numa primeira fase voltadas para o mercado interno para em seguida conquistarem os mercados externos.

INDUSTRIALIZAO POR SUBSTITUIO DAS IMPORTAES Voltada para o mercado interno desenvolvendo a indstria transformadora ligeira para o mercado interno evitando assim as importaes. Exige proteccionismo do Estado. INDSTRIAS INDUSTRIALIZANTES Desenvolvimento de indstrias motoras criando plos de desenvolvimento que induzam o crescimento de toda a economia.

VALORIZAO DOS RECURSOS NATURAIS Valorizar os produtos naturais por forma a no os exportar em bruto. Foi seguida por pases com abundncia de recursos. PRODUO DE BENS MANUFACTURADOS Promoo das exportaes de produtos manufacturados , criao de zonas francas atractivas de capital estrangeiro, forte dinamizao do Estado.

A partir dos anos 70 alguns pases do Terceiro Mundo comeam a apresentar taxas de crescimento muito elevadas e uma forte implantao nos mercados internacionais exportando produtos manufacturados de elevado valor acrescentado e concorrendo directamente com os pases industrializados do Norte. Nascem assim um conjunto de pases de economias dinmicas e competitivas com um forte crescimento industrial e uma grande abertura ao exterior.

Estes pases so tambm designados por: SEMI-PERIFERIAS- Pois apresentam alguns indicadores muito prximos dos PD ECONOMIAS INTERMDIAS Ocupam uma posio intermdia no sistema de trocas internacionais entre os PD e os PVD.

A estratgia de industrializao adoptada A sua posio geoeconmica

Seguindo a estratgia de industrializao voltada para as exportaes a partir da dcada de 60 emergem quatro novos pases industrializados na sia do Pacfico: TAIWAN, SINGAPURA, COREIA DO SUL E HONG-KONG os NPI de 1 Gerao INDONSIA, MALSIA E TAILANDIA os NPI de 2 Gerao. Dos quatro Drages asiticos Hong-Kong foi o 1 a emergir seguido de Taiwan e mais tarde a Coreia do Sul e Singapura. Estes pases caracterizam-se pela grande diversidade das suas exportaes (produtos manufacturados de elevado valor acrescentado) afirmando-se tambm como importantes praas financeiras internacionais.

FACTORES DE AFIRMAO DESTES PASES:


A sua posio geogrfica entre a China e a URSS. O papel do Estado muito intervencionista criando mecanismos protectores do mercado interno e atraindo investimento estrangeiro A estratgia de industrializao adoptada Mo-de-obra abundante e com bom nvel de formao. Elevadas taxas de investimento poupanas internas e investimento estrangeiro articulao entre a indstria e a agricultura para assegurar a auto-suficincia alimentar.

Influenciados pelo crescimento econmico dos quatro Drages Asiticos surgem na regio os NPI de 2 Gerao: Indonsia, Malsia e Tailndia, estando prestes a emergir mais trs: Filipinas, Vietname e China. semelhana do que tinha acontecido na relao do Japo com os NPI de 1 gerao, tambm estes ltimos iniciam um processo de deslocalizao das indstrias mais poluentes e consumidoras de mo-de-obra intensiva para os pases da regio. Com salrios mais baixos e legislao mais permissiva estes pases vo registar uma taxa de crescimento do produto muito elevada. - A Malsia actualmente o 3 exportador mundial de semi-condutores - A Tailndia ocupa um lugar de destaque no fabrico de componentes electrnicos e informticos. - A Indonsia especializou-se na indstria pesada de siderurgia e petroqumica. A partir de meados de 90 o crescimento de alguns destes pases tem vindo a diminuir, afectados tambm pela recesso mundial, o que se deve a factores como: Elevada dependncia dos mercados externos. Elevada dvida externa Dependncia face ao dlar norte-americano. Instabilidade financeira devido aos capitais especulativos. Perda de competitividade dos NPI de 1 gerao

ias nc o v na Pr Chi da

, ar m an me My etna Vi

Ta il n

Ta iw a

dia ,

Tringulo de Singapura

Associao

Associao

Laos e Cambodja

Hong-Kong

Apesar do sucesso, estes pases apresentam grandes limitaes ao nvel:

SOCIAL Verificam-se graves violaes dos direitos humanos e dos trabalhadores: trabalho infantil, horrios muito longos e sem proteco social. POLTICO Permanncia de regimes ditatoriais e autoritrios. AMBIENTAL Para conseguir um rpido crescimento econmico estes pases no tiveram em conta a componente ambiental, debatendo-se hoje com graves problemas. ECONMICO Um grande dependncia de capitais estrangeiros o que deixa estas economias muito vulnerveis s recesses econmicas mundiais.

Destacam-se nesta regio do globo a Argentina o Brasil e o Mxico, estes pases iniciaram o seu processo de industrializao entre as duas grandes guerras seguindo um estratgia de industrializao por substituio de importaes.

You might also like