You are on page 1of 20

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.

05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

A ORGANIZAO DA FALA-EM-INTERAO DE SALA DE AULA E A COMUNICAO PEDAGGICA DE UMA PROFESSORA DE LNGUA INGLESA
Parmnio Cito*

Resumo: Concordando com Schlatter, Garcez & Scaramucci (2004), onde a aprendizagem se d na prtica social e instanciada por meio da interao, a organizao da fala-em-interao em sala de aula pode ser determinante na formao dos alunos, de acordo com o tipo de interao presente no processo ensino/aprendizagem. Segundo Garcez (2006), a partir da sua estrutura, a organizao da fala-em-interao pode ter funes que variam entre o controle social, a reproduo de conhecimento e a construo conjunta de conhecimento. Com base em uma anlise exploratria de uma aula de ingls, lngua estrangeira, procuramos caracterizar a comunicao pedaggica da professora. A anlise da funo das estruturas de organizao da fala-em-interao da professora, bem como estratgias utilizadas tais como pausas longas e recurso lngua materna dos alunos, mostra uma comunicao pedaggica no centralizadora, onde a professora privilegia a construo conjunta do conhecimento. Palavras-chave: fala-em-interao; comunicao pedaggica; ensino/aprendizagem de lngua estrangeira. Abstract: Schlatter, Garcez & Scaramucci (2004) state learning takes place in social practices and is instantiated through interaction. From this perspective, the organization of talk in interaction may be determinant in students formation according to the type of interaction present in the process of teaching/learning. Garcez (2006), states the organization of a talk in interaction may have functions that vary from social control, knowledge reproduction or knowledge coconstruction regarding its structure. Based on an exploratory analysis of a class of English as a foreign language (EFL), we characterize the teachers pedagogical communication. The analysis of the function of the teachers talk in interaction organization structures, as well as strategies used such as long pauses and students first language, shows a non-centralizing pedagogical communication that privileges knowledge co-construction. Key-words: talk in interaction; pedagogical communication; teaching/learning of foreign language.

Introduo

Agradeo Universidade Federal de Roraima UFRR, instituio na qual sou professor efetivo, pela liberao para estar cursando o Curso de Mestrado Acadmico em Lingstica Aplicada CMLA, na Universidade Estadual do Cear UECE. Este trabalho resultado das atividades da disciplina Sociolingstica do CMLA/UECE.

O ensino de lngua estrangeira, no Brasil, tem sido alvo de diversas crticas tanto pela sua ineficincia quanto pela sua inadequao face s necessidades e expectativas dos alunos. Muitas razes tm sido apontadas para essa ineficincia e inadequao, dentre elas, podemos apontar os objetivos de ensino da escola, que no esto em consonncia com os objetivos de aprendizagem dos alunos. Como conseqncia, a escola desenvolve um modelo de ensino que privilegia uma competncia lingstica, preocupada com o conhecimento dos aspectos formais da lngua, atravs do domnio do cdigo lingstico, diferentemente do que esperam os alunos, que entendem a lngua estrangeira como instrumento de comunicao, preocupados em desenvolver uma competncia comunicativa na lngua estrangeira1. No entanto, parece-nos que a questo dos objetivos de ensino e aprendizagem deve ser vista a partir da viso de educao, e conseqentemente de escola, que os sujeitos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem querem desenvolver. Soares (1986), apresenta um tipo de escola instrumento de transformao, que teria como objetivo, atravs de suas disciplinas e atividades, levar o aluno (...) aquisio do capital cultural (isto , da cultura considerada legtima) a fim de instrumentaliz-lo para uma mais ampla participao poltica, na luta contra as desigualdades (...) (Soares, 1986: 76). Segundo a autora, a Sociolingstica tem papel fundamental na sua proposta de uma escola transformadora a partir dos conhecimentos produzidos sobre as relaes entre linguagem e classe social. Numa mesma perspectiva, Schlatter, Garcez & Scaramucci (2004), quando abordam a questo da interao na aquisio e uso de lngua estrangeira, entendem que a aprendizagem se d na prtica social. Segundo os autores, embasados na perspectiva Vygotskiana de desenvolvimento da linguagem, a aprendizagem coletiva, co-construda pelos participantes [e] instanciada atravs da interao (Schlatter et al., 2004: 356). Neste sentido, o tipo de relaes entre professor-aluno e aluno-aluno poderia ser determinante no tipo de sujeito que estaria sendo formado, a partir do tipo de interao presente no processo de ensino e aprendizagem.

O conceito de competncia comunicativa proposto por Hymes (1966), contrapondo-se ao conceito de competncia lingstica (Chomsky), ou melhor, complementando-o, definindo como um conhecimento de gramtica e uma capacidade abstrata para o uso coerente e apropriado da linguagem em situaes de interao (Almeida Filho, 2005: 81). (Cf. princpios da Sociolingstica Educacional In Bortoni-Ricardo, 2005: 130-133)

No que concerne questo da interao em sala de aula, parece-nos importante destacar, segundo Garcez (2006), que a interao na sala de aula pode ser instrumento de controle social, de reproduo de conhecimento ou de construo conjunta de conhecimento. No primeiro caso, as aes realizadas na interao, basicamente entre professor-aluno, estariam a servio da disciplina. No segundo caso, elas estariam sendo realizadas, tambm basicamente entre professor-aluno, com a finalidade de reproduzir um conhecimento acrtico. Por fim, no terceiro caso, elas estariam direcionadas formao de cidados participantes e crticos (Garcez, 2006: 68). Neste trabalho, o autor analisa duas estruturas de organizao da fala-em-interao de sala de aula: a primeira, denominada estrutura seqencial padro, conhecida como Iniciao-RespostaAvaliao (IRA) (Sinclair & Coulthard (1975), apud Garcez, 2006: 68); a segunda, denominada revozeamento, que caracterizaria-se por um redizer do turno anterior, pelo professor, para reexame pelo seu produtor, o aluno, que recebe crdito pela autoria da articulao que produziu da questo cognitiva sob exame do grupo (OConnor & Michaels (1996), apud Garcez, 2006: 72). A partir da anlise desses dois tipos de estrutura de organizao da fala-em-interao de sala de aula, poderamos definir qual o papel da comunicao pedaggica do professor de lngua inglesa. Apresentamos, ento, as caractersticas e algumas funes dos dois tipos de estruturas de organizao da fala-em-interao de sala de aula. A estrutura seqencial IRA, onde I significa iniciao, R, resposta e A, avaliao, caracteriza-se como uma seqncia cannica do discurso de sala de aula convencional, na qual a iniciao (I) sempre feita pelo professor, que aloca o prximo turno; a resposta (R), dada por um aluno ou mais, de acordo com a determinao do professor; a avaliao (A), tambm sempre feita pelo professor. Podemos observar o papel central(izador) que o professor tem na interao dentro deste modelo de organizao da fala-eminterao de sala de aula, uma vez que ele define a pergunta de iniciao, o(s) falante(s) seguinte(s) na seqncia interacional, atravs da alocao do turno e, principalmente, avalia a resposta. Segundo Garcez (2006), esse procedimento, comum na sala de aula e mesmo definidor do fazer da sala de aula convencional, raro na conversa cotidiana (ibid, p. 68). Mais adiante falaremos da distino entre a conversa cotidiana e a conversa institucional. Em relao s funes da estrutura seqencial IRA, o autor complementa, afirmando que a seqncia de aes definidora do fazer da sala de aula convencional uma seqncia de

avaliao (ibid, p. 69). Cabe ao professor, nesse tipo convencional de aula, a prerrogativa de avaliar a resposta do aluno, pois ele o detentor do conhecimento, alm de possuir o poder de deciso entre o que pode ser considerado como certo ou errado. Neste sentido, Garcez (2006), ao afirmar que:
A conjuntura propcia correo da fala do interlocutor engendrada pela seqncia IRA fornece ao participante que atua na capacidade de professor um mtodo muito eficaz, no apenas de apresentar informaes e test-las, mas sobretudo de controle social do aluno, uma vez que a correo, ao estabelecer inter-acionalmente o status informacional superior daquele que corrige em relao ao que corrigido, refora a hierarquia entre os participantes e apresenta a informao dada como verdade para todos os efeitos prticos, a despeito de sua apreenso cognitiva, intelectual ou poltica (Garcez, 2006: 69),

mostra, dentre outros, o papel da realizao da seqncia IRA no discurso de sala de aula, qual seja, de formao de sujeitos acrticos, que apenas reproduzem os conhecimentos a eles repassados. A utilizao da seqncia IRA, ao contrrio, deve ser vista, pelo professor, como instrumento de avaliao da aprendizagem e no apenas como elemento de controle social. Mehan (1985) chama a ateno para duas funes inerentes ao uso desta seqncia, que no estaria sendo usada transgressivamente2, as quais seriam uma funo de distribuio social do conhecimento entre professores e alunos e uma funo de julgamento da qualidade do desempenho dos alunos (apud Garcez, 2006: 72). A estrutura seqencial de revozeamento, por sua vez, apresenta caractersticas e funes que podem ser definidas, no que concerne s caractersticas, como perguntas abertas, proporcionando a reflexo sobre a informao requerida, diferentemente da seqncia IRA, com a utilizao de perguntas de informao conhecida. Outra caracterstica importante a possibilidade de mltiplas vozes na fala-em-interao de sala de aula, o que no se verifica, em geral, na seqncia IRA. A funo principal, por sua vez, pode ser caracterizada como a produo conjunta de conhecimento, o que, em geral, no se observa na outra seqncia, onde seu uso pode servir para reproduo de conhecimento e/ou para a promoo de disciplina.
2

Para entender o conceito de transgressivo, vide citao: O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto esttico, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente a sua sintaxe e a sua prosdia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que ele se ponha no seu lugar ao mais tnue sinal de sua rebeldia legtima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento do seu dever de impor limites liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente experincia formadora do educando, transgride os princpios fundamentalmente ticos da nossa existncia (Freire, 1997, apud Garcez, 2006: NOTA 12).

Em relao distino entre a conversa cotidiana e a conversa institucional, Schegloff (1987) afirma que Em geral, parece que os outros sistemas de troca de falas, e suas organizaes da tomada de turnos, so produtos de transformaes ou modificaes do sistema da conversa comum, que a organizao primordial da fala-em-interao (apud Garcez, 2002: 56). Esse entendimento est consoante com alguns autores que denominam a conversa cotidiana como a pedra sociolgica fundamental (Sacks, Schegloff & Jefferson (1974); Schegloff (1995); apud Garcez, 2002: 56). A conversa cotidiana , portanto, a matriz interacional, da qual as demais se originam e se diferenciam, constituindo outras formas de conversa. Garcez (2002), citando Drew & Herritage (1992), afirma que a fala-em-interao institucional se d principalmente pelo fato de que a identidade institucional ou profissional dos participantes de alguma forma se faz relevante para as atividades de trabalho nas quais eles esto engajados (apud Garcez, 2002: 57). Ainda segundo Drew & Herritage (1992), a conversa institucional definiria-se nos seguintes termos:
1. A interao institucional envolve uma orientao por parte de pelo menos um dos interagentes para alguma meta, tarefa ou identidade fulcral (ou conjunto delas) convencionalmente associada com a instituio em questo. Em suma, a conversa institucional normalmente informada por orientaes para metas, de carter convencional relativamente restrito. 2. A interao institucional pode amide envolver limites especiais e particulares quanto quilo que um ou ambos os participantes vo tratar como contribuies admissveis ao que est sendo tratado na ordem do dia. 3. A interao institucional pode ser associada a arcabouos inferenciais e procedimentos que so peculiares a contextos institucionais especficos (apud Garcez, 2002: 57).

Em relao ao objeto de nossa anlise, o discurso de sala de aula, observa-se que h uma orientao para metas, dentre elas, na grande maioria, a promoo da disciplina e/ou a reproduo de conhecimento. Na fala-em-interao de sala de aula h a possibilidade de seqncias previsveis, tais como as perguntas cuja resposta j conhecida, presentes na seqncia IRA, serem consideradas normais, diferentemente da conversa cotidiana, onde esse tipo de pergunta poderia ser visto como transgresso s regras conversacionais3 ou com uma inteno no

Referimo-nos s mximas conversacionais de Grice, estas constituintes do Princpio de Cooperao, que estabelece que sua contribuio conversacional corresponda ao que lhe exigido para a meta ou para a direo aceitas da troca falada na qual voc est engajado. As mximas seriam, ento: (1) de qualidade; (2) de quantidade; (3) de relao ou

explicitada, o que geraria algum de tipo de protesto por parte de um dos participantes da interao. A ao avaliadora do professor tambm seria vista como procedimento constitutivo da microecologia da ao social da conversa de sala de aula. Com base nessa conceituao terica, pretendemos analisar o tipo e a(s) funo(es) da comunicao pedaggica de uma professora em uma interao de sala de aula de ingls como lngua estrangeira (doravante ILE). Comunicao pedaggica entendida por ns como as comunicaes entre professora e aluno(s) que tenham alguma relao com a lngua estrangeira, no caso a lngua inglesa. No levaremos em conta outras comunicaes, presentes na interao entre professora e aluno(s), que no tm ligao direta com a meta da conversa de sala de aula, isto , a aprendizagem da lngua inglesa.

Caractersticas e funes da comunicao pedaggica da professora

Inicialmente, faremos uma descrio das atividades de sala de aula desenvolvidas pela professora, caracterizando o tipo de curso no qual a interao ocorre, o grupo de alunos e, por fim, o tipo de atividade(s), para em seguida analisarmos a comunicao pedaggica da professora. Em relao comunicao pedaggica, nossa anlise ser feita com vistas a identificar o tipo de estrutura seqencial na interao entre professora e aluno(s) e a funo dessa comunicao. Estaremos observando, mais especificamente, a presena de seqncia(s) IRA e/ou revozeamento, bem como a funo dessa(s) seqncia(s) na interao professora-aluno(s). O corpus4 constitui-se de gravaes, em vdeo, de aulas de ingls ministradas pela professora em um curso livre na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima. A denominao de curso livre designa cursos de lngua estrangeira, geralmente com abordagem didticometodolgica comunicativa, que pressupe o desenvolvimento de habilidades de produo e compreenso orais e escritas, mais conhecidas como speaking, writing, listening e reading. Nesta
relevncia; (4) de modalidade. (In Charaudeau, Patrick & Maingueneau, Dominique. Dicionrio de anlise do discurso. Fabiana Komesu (coord. trad.) So Paulo: Contexto, p. 323, 2004. 4 O corpus faz parte de uma base de dados de gravaes feitas por Maria Lcia da Silva Brito, aluna do Curso de Especializao em Ensino-Aprendizagem de Lnguas e Literatura CEEALL, do Departamento de Lnguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal de Roraima UFRR, como parte de seu projeto de monografia intitulado: Professora de Lngua Inglesa: crenas versus teoria/prtica um estudo de caso, sob orientao do Professor Ricardo Vagner Silveira Oliveira. (Cf. Almeida Filho, 2005: 79-80).

modalidade de curso, o aluno tem aulas que variam entre 50 e 60 minutos de durao e o contedo no tem relao com a formao escolar obrigatria ministrada pelas escolas de ensino bsico. Nossa anlise ser baseada em uma atividade caracterizada como exerccio de formao do grau comparativo de adjetivos, ministrada para um grupo composto de 12 alunos, 04 meninas e 08 meninos, com idades entre 12 e 14 anos, em 2005. A professora, graduada em Letras, habilitao em lnguas portuguesa e inglesa e literaturas correspondentes, poca do registro, exercia a profisso de professora de ingls h, no mnimo, quatro anos, lecionando em escola pblica de ensino bsico e em cursos livres. Nesta mesma poca, a professora era aluna do Curso de Especializao em Ensino-Aprendizagem de Lnguas e Literaturas CEEALL, do Departamento de Lnguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal de Roraima UFRR. Nesta atividade, a professora, alm de responder o exerccio do livro, faz uma reviso oral do contedo gramatical referente ao assunto. A escolha dessa atividade se d em funo de, mesmo tendo como caracterstica principal o foco na gramtica, o elemento da oralidade ser definidor da ao principal na interao professora-alunos. Desta forma, cremos poder analisar mais detalhadamente a comunicao pedaggica da professora na interao entre ela e os alunos em uma atividade de reviso de contedo gramatical. A professora constri sua comunicao pedaggica tentando levar os alunos a, a partir do que j conhecem sobre as regras de formao do comparativo dos adjetivos, elaborarem cada regra conjuntamente. Como exemplo, temos pausas longas nos turnos tanto da professora quanto de alunos (excerto 1), que sinalizam uma valorizao da participao deles nessa construo do conhecimento:
(1)
001 **002 003 004

P-

ok. (0,7) so you have to form the comparative of (0,5)

= =

P - = number one, (0,5) one syllable adjective, example, P - = light (0,5) we use, (4,9) Aswe use-[

**

As convenes de transcrio so as mesmas usadas em Garcez, 2006. A numerao refere-se ao nmero de linhas na transcrio das falas dos participantes na interao desde o incio da atividade. A letra A refere-se (s) fala(s) de aluno(s) e a P, (s) fala(s) da professora.

005 -

P-

[we use use (0,8)

006 As - we use(03 linhas omitidas) 010 P - = what students, do we use, (1,0) 011 012 013 014 015 Aa - (fala menino) P - better than? (2,0) Ab - adjec[tive. PAa [u[hm? [(more)

016 P - adjective, (0,6) (03 linhas omitidas) 020 As - e[r ((pronncia do /r/)) 021 022 023 024 025 026 P[than (0,7) for example, (0,5) light, (0,6) =

P - = using light. (0,9) to make a comparison, (1,4) Aa - ah, pera, ::, (1,1) Ab - ( ) (1,5)

Aa - (more)? (0,7) Pno.

As pausas nos turnos da professora (003/010/012/016/022), bem como a repetio de parte da sua pergunta (003/005/010) e um recurso de retroalimentao da fala do aluno (014), marcada pela entonao que significa pedido de complementao do raciocnio, sinalizam que ela espera que os alunos complementem o seu raciocnio. Desta forma, ela procura que eles construam o comparativo de adjetivos de uma slaba. No caso da fala de alunos, observamos tambm o uso de pausas (023/024) com sinalizao de continuao do raciocnio, estas respeitadas pela professora, demonstrando, com isso, a importncia de suas contribuies na construo do conhecimento. No excerto (2), temos exemplos de pausas longas (112/114) na fala de um aluno, mostrando, mais uma vez, a importncia que a professora atribui a sua participao:
(2)
110 P - = example, (0,5) ((entonao para pedir complementao)) spicier =

111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 -

P - = than, (0,9) ((entonao para pedir complementao)) Aa - :: , (2,4) Ab - ( xxx[xxxx ) ((alunos procuram a resposta no livro)) Aa [:: , (7,4) Ac [( )

P - [for example, soup , (1,0) >ok, understand<, soup? Aa - sopa[. ((pronncia em portugus)) P[and barbecue, remember barbecue?

Ab churras[co. ((pronncia em portugus)) PAa - ::[, Ab [( ) ((risos)) [yeah. (1,1) make a comparison. (0,9)

Aa - the:: (1,5) the barbecue,[ PAb - (mo[re spici[er) Aa [is[spicier, (0,7) [uhm,

P - spicier, >you dont have to [use< more. Aa P - yeah. Understand? [tha:n (.) soup. ((pronncia de soap))

Alm das pausas longas na fala dos alunos (112/114), a professora retoma o turno para complementar a fala do aluno com palavras que completariam seu exemplo (116/118), inclusive utilizando uma entonao de pedido de complementao para que ele ou outro aluno possam faz-lo. A professora utiliza outros recursos, j usados por ela no excerto (1), que funcionam como elementos de valorizao da participao do aluno: a retroalimentao da fala do aluno (124) e o revozeamento (127).

Temos, no excerto (3), outro uso da estratgia de revozeamento que sinaliza a valorizao da participao do aluno, atravs da questo da autoria, na construo da regra de formao do comparativo de adjetivos com uma slaba:
(3)
(12 linhas omitidas) 013 Aa - adjec[tive. 014 015 016 017 018 019 020 021 PAb [u[hm? [(more)

P - adjective, (0,6) Aa adjec[tive. Ab P - er, As - e[r ((pronncia do /r/)) P[than (0,7) for example, (5,0) light, (0,6) = [(er) (0,7) ((pronncia /r/))

A repetio das falas dos alunos (016/019), bem como o recurso da retroalimentao da fala do aluno (014), com entonao de pedido de complementao do raciocnio, sinalizam a atribuio de autoria fala deles, demonstrando sua importncia na construo do conhecimento. O mesmo, podemos observar no excerto (4), que trata da formao do comparativo de adjetivos terminados em y:
(4)
056 057 058 059 060 061 062 063 064 Plets see the next (.) number two (.) adjective (0,6) ending (.) = P - = in y (1,9) spicy, for exam[ple. Aa Aa - = than)? (0,9) Puhm? (0,5) ((dirige-se a Aa)) [(better and more =

Aa - (better and more than)? Pbetter? (3,4) ((dirige-se a todos))

Ab - spicy? Pyeah. (0,5)

10

Alm da questo da autoria da fala, ressaltada pela repetio da fala do aluno (062), a professora finge no entender a contribuio incorreta de um aluno (058-059) ao responder sua solicitao de exemplificao (056-057), utilizando um recurso entonacional de pedido de repetio dirigido a este aluno (060), no que o aluno usa a mesma forma incorreta (061). Neste exemplo, o posicionamento da professora, ao dirigir-se ao aluno que fez a contribuio (060), tambm sinal de atribuio de autoria, alm da repetio de sua fala (062), ou seja, o revozeamento. Um outro aspecto que podemos ressaltar neste exemplo a possibilidade de mltiplas vozes, quando a professora dirige-se aos outros alunos, utilizando a estratgia de revozeamento (062), juntamente com a entonao que significa um pedido de confirmao, para que eles possam responder pergunta feita antes ao outro aluno, inclusive com uma pausa longa. Outra caracterstica da comunicao pedaggica da professora o foco na forma, excertos (5) e (6), reforado na sua prtica interativa. Estes dois exemplos fazem parte da interao entre professora e alunos para construo da regra do comparativo de adjetivo com mais de duas slabas, quando ela pede que eles dem exemplos:
(5)
(07 linhas omitidas) 164Aa - :: , (1,0) (the xxx[xx is more) ((risos)) 165 166 167 168 169 170 171 Ab Ab - = (people) PAs Aa yeah? [really? [( xx[xxx ) ((risos)) [t doido ? ((risos)) = [the (xxxxx) is more expensive, than, (0,6) =

Aa - = ( xxx[xxxx ) P[ok. but its an example. thats correct (.) another, =

No excerto (5), um aluno apresenta um exemplo de comparativo que parece ser estranho do ponto de vista do significado (165-166), no que os outros alunos riem e a professora, diante da estranheza do exemplo, faz duas pergunta com um tom de surpresa (167), com uma entonao que representa um pedido de confirmao. Neste turno, a professora parece est dando importncia ao significado advindo da fala do aluno, e no forma, porm, em um turno mais adiante (171), ela reconhece a correo da forma e aceita como correta a

11

contribuio. Por parte dos alunos, observa-se a no aceitao do exemplo, o que ressalta que da parte deles o foco est no plano da significao e no no plano da forma, reforado pelo comentrio de outro aluno (169). No entanto, a professora valida o exemplo, pois estaria correto do ponto de vista da forma. A abordagem com foco na forma e no no significado pode ser observada, tambm, no excerto (6), onde novamente a professora aceita um exemplo que do ponto de vista da significao no estaria correto, mas da forma, sim.
(6)
170 171 172 -I 173 -I 174 175 -R 176 A/rI 177 -R 178 -A Aa - = ( xxx[xxxx ) P[ok. but its an example. thats correct. (.) another, = =

P - = another example, for example, (0,6) P - = bike and car, (0,7) Aa - ( xxxxx[xxxxxx ) As PAs Psure[. [thats it. [<bike is more expensive than car[>. [sure? (0,8)

No exemplo acima (excerto 6), diferentemente do anterior onde os alunos demonstraram a estranheza atravs de risos e comentrios (169), apenas a professora demonstra estranheza na comparao feita entre os elementos com uma pergunta de ratificao (176). A reao dos alunos, ratificando o exemplo mesmo no sendo correto do ponto de vista da significao, devese em funo da professora ter ressaltado anteriormente (excerto 5) que o que importava na exemplificao seria a forma e que desse ponto de vista a frase estaria correta. A partir desses exemplos, podemos verificar que uma das funes da comunicao pedaggica da professora seria a reproduo do conhecimento com foco na forma e no no significado. Essa posio parece reforar nossa argumentao, mais geral, em relao dissonncia entre os objetivos da escola e os alunos. Ainda, no ltimo exemplo (excerto 6), observamos na organizao seqencial da interao entre a professora e os alunos a estrutura IRA, no na forma cannica, na qual em

12

apenas trs turnos teramos a resposta correta. O que observamos uma estrutura IRA estendida*, onde a iniciao (I) se faz com o pedido da professora para que os alunos formem um exemplo de comparativo (172-173), a resposta (R) com o exemplo dos alunos (175). Neste instante, a professora emprega a estratgia de confirmao da resposta, atravs da entonao, como uma avaliao (A) e uma reiniciao (rI) (176), uma vez que o exemplo no estava correto do ponto de vista da significao, no que os alunos confirmam (177) e ela, ento, aceita (178) e avalia (A) como correto, do ponto de vista da forma. Neste exemplo, o turno de pedido de confirmao funciona tanto como avaliao quanto como (re)iniciao, sendo a avaliao final feita no ltimo turno, com a aceitao da professora. Nos dois exemplos, temos a professora como a pessoa que valida o que deve ser visto como certo, em funo da sua posio de detentora do conhecimento e, principalmente, de autoridade, reforando, mesmo que no explicitamente, o papel inferior do aluno, que o percebe e adequa-se ao que deve ser considerado correto e esperado. Podemos observar outros exemplos de seqncia IRA na comunicao pedaggica da professora, excertos (7) e (8), que funcionam como checagem de aprendizagem. Essa caracterstica de checagem de aprendizagem pode ser explicada em face da natureza de reviso do exerccio. Verificamos esta funo da estrutura IRA, no primeiro exemplo, excerto (7), onde a professora utiliza a estrutura IRA ao final de uma seqncia de turnos quando ela desenvolve juntamente com os alunos a regra para a formao do comparativo de adjetivos terminados em y, no caso, spicy:
(7)
(43 linhas omitidas) 099 - I P - = so, students, (0,5) when you, (0,8) the:, (0,7) the (0,5) word 100 - I 101 - I 102 -I 103 -R 104 -A P - = the adjective <is ending in y>, (0,6) ok? P - = youre not going to use y anymore. (0,5) ok? P - = when you (use comparisons (.) what would you say), (0,6) Aa Pspicier. [thats it. (0,8) spicier, (1,0) = = =

(Cf. Mehan, apud Garcez, 2006-NOTA 8)

13

Ao final deste intervalo, observamos a estrutura IRA (102-104) na forma cannica, usada como checagem de aprendizagem, comeando com a pergunta (99-102) da professora, iniciao (I), seguida da resposta (R) de um aluno (103), e, esta, seguida da avaliao (A) da professora (104). Esta estratgia nos parece aceitvel a partir do entendimento de Mehan (1985) de que uma das funes do uso desta estrutura de perguntas de informao conhecida pelo professor julgar a qualidade da aprendizagem dos estudantes. No excerto (8), observamos dois momentos de utilizao da seqncia IRA com a funo de checagem da aprendizagem, embora com intercalaes de outros turnos entre a pergunta de sondagem (I), a resposta (R) e a avaliao (A). Nestes exemplos, a professora est construindo com os alunos exemplos de comparativo de adjetivos terminados em ye de uma slaba, respectivamente:
(8)
110 -I 111 -I 112 -R 113 114 -R 115 116 -R 117 118 -R 119 120 -rI 121 -R 122 123 -R 124 125 -R 126 -R P - = example, (0,5) ((entonao para pedir complementao)) spicier P - = than, (0,9) ((entonao para pedir complementao)) Aa - :: , (2,4) Ab - ( xxx[xxxx ) ((alunos procuram a resposta no livro)) Aa [:: , (7,4) Ac - [( ) =

P - [for example, soup . (1,0) >ok, understand<, soup? Aa - sopa.[ P((pronncia em portugus))

[and barbecue, remember barbecue? ((pronncia em portugus))

Ab - churras[co. PAa - ::[, Ab [(

[yeah. (1,1) make a comparison. (0,9)

) ((risos))

Aa - the:: (1,5) the barbecue,[ PAb - (mo[re spici[er) Aa [is[spicier, (0,7) [uhm,((entonao = pedir complementao))

14

127 128 -R 129 -A 130 -I 131 -I 132 133 -R 134 135 -R 136 137 -R 138 139 -R 140 -R 141 -R 142 -R 143 -A

PAa P-

spicier, >you dont have to [use< more. [tha:n (.) soup. ((pronncia de soap)) yeah. Understand? (0,7) ((entonao para pedir confirmao)) = =

P - = ok? (.) ((entonao para pedir confirmao)) and lighter, P - = lighter than, (1,5) Aa - u::hm , Ab - (sala[da) Ac Ad P[( xxxx[xx ) ((risos)) [salad, is, (0,6) uhm, ((entonao para pedir complementao)) salad? (1,0)

Aa - salad,[ PAb As Ac Ad [uhm,[ [is ligh[ter, [is lighter than[ ( )

[(sandw[ich) [barbecue? =

P - barbecue, sandwich, yeah. Feijoada, ((risos))

No primeiro exemplo, que trata do comparativo de adjetivos terminados em y, a estrutura da seqncia IRA formada com intercalaes de turnos entre a pergunta de sondagem (I) (110111/120), a resposta (R), construda pela professora (116/118) e por diversos alunos (112/114/121/123/125-126/128), e a avaliao da professora (A) (129). No segundo exemplo, aps a pergunta de sondagem da professora (I) (130-131), os alunos constroem um exemplo do comparativo de adjetivos com uma slaba (R), de forma conjunta (133/135/137/139-142), que avaliado pela professora (A) (143). Verificamos nos dois exemplos a construo do conhecimento, inclusive com momentos de participao de todo o grupo (116/118/140). importante ressaltar que mesmo sendo uma estrutura seqencial IRA com a funo de checagem da aprendizagem, a comunicao pedaggica da professora tem momentos de valorizao da

15

participao dos alunos na construo dos exemplos, quando ela usa estratgias de retroalimentao da fala dos alunos (124/136/138), com entonao que significa pedido de complementao, e revozeamento da fala dos alunos (127/143). No excerto (9), temos novamente a professora participando da construo do conhecimento, contribuindo para a elaborao do exemplo com respostas pergunta de sondagem (I). Neste exemplo, a professora e os alunos esto elaborando um exemplo do comparativo do adjetivo good:
(9)
(10 linhas omitidas) 190 -I P - = English, you say, better, ok? <better>, 191 -I P - = than, (.) example, (2,2) =

192 -R Aa - :: , deix ver aqui: ((pronncia em portugus)) (04 linhas omitidas) 196 -R P - pizza, a::nd,[ 197 -R 198 -R 199 -R 200 -R 201 202 -R 203 -R 204 -R 205 -R 206 -R 207 -A Ab Ac Ad PAs Aa Ab As Aa Aa - = better than brcolis.[ ((pronncia em portugus)) P[thats it. (0,7) do you agree? (.) = ::,[ [brcolis[ ((pronncia em portugus)) ((pronncia em portugus)) [( xxxx[xxxxx ) [::,[ [the pizza[is, (.) [the pizza is, better[ [is = [pizza ( ) hum.

[brcolis[

Aqui, a professora inicia a seqncia IRA com a solicitao de um exemplo com better than (I) (190-191), em seguida, ela e os alunos constroem conjuntamente a resposta (R) (192/196200/202-206), que avaliada (A) por ela (207). Mais uma vez, observamos a professora participando da construo do exemplo, contribuindo com a resposta.

16

Para concluir a apresentao da organizao da fala-em-interao, observamos a presena da comunicao pedaggica da professora funcionando como elemento de disciplina (excerto 10), no incio da aula, onde ela chama ateno um aluno que estaria conversando e no participando da atividade proposta, ou seja, a construo de exemplo do comparativo de adjetivos com uma slaba:
(10)
001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 Pok. (0,7) so you have to form the comparative of (0,5) = = P - = number one, (0,5) one syllable adjective, example, P - = light (0,5) we use, (4,9) AsPAs PYPuhm.[ we use-[ [we use use (0,8) we use-[ [Yuri (1,3) ((nfase para chamar a ateno)) ((exclamao de surpresa)) [Yuri (2,4) ((aceno de cabea confirmando a escolha)) =

P - = what students, do we use, (1,0)

No incio da atividade, a professora utiliza uma pergunta de checagem de aprendizagem (001003/005), inicialmente feita a todos os alunos, que no decorrer da atividade vemos que se trata de uma estrutura IRA, como instrumento de disciplina para chamar a ateno de um aluno (007). A professora ratifica sua escolha (009), aps a manifestao de surpresa do aluno (008), falando, novamente, o nome do aluno e acenando afirmativamente com a cabea. A funo da estrutura IRA como instrumento de disciplina reforada pela continuao do turno da professora (110), aps uma pausa longa, dirigindo a pergunta a todos os alunos, uma vez que o aluno repreendido voltou sua ateno para a atividade, embora no tenha respondido a pergunta da professora. Aps a apresentao da organizao da fala-em-interao na sala de aula de lngua inglesa, passaremos discusso sobre a funo e as possveis implicaes no processo de ensino e aprendizagem.

Discusso

17

A organizao da fala-em-interao na sala de aula da professora e sua comunicao pedaggica apresentam caractersticas, mais gerais, que podemos classificar como uma comunicao pedaggica que privilegia a reproduo do conhecimento e, conseqentemente, a formao de sujeitos acrticos, a partir da constatao da presena da seqncia IRA. Isto se daria em funo da professora ter a prerrogativa de julgamento do que certo e errado. Observamos, nos excertos (5) e (6), que a professora privilegia, na sua avaliao, a questo da forma em detrimento do significado. Alm dessa funo, observamos no excerto (10) a funo disciplinadora da seqncia IRA, quando a professora chama ateno um aluno que no participa da atividade, dirigindo-lhe uma pergunta de sondagem de conhecimento, anteriormente dirigida ao grupo. No entanto, a presena de seqncias IRA estendidas, excertos (6), (8) e (9), configura uma comunicao pedaggica que privilegia a construo conjunta do conhecimento. Aliado a isso, nos dois ltimos exemplos (excerto 8 e 9), temos a participao da professora na construo conjunta da resposta, reforando uma comunicao pedaggica no centralizadora. Ainda, a presena da estratgia de revozeamento em vrios momentos da interao entre a professora e os alunos, excertos (2), (3), (4) e (8), at mesmo dentro da estrutura IRA, aliada estratgia de retroalimentao da fala dos alunos, com entoao de pedido de complementao, excertos (1), (2), (3) e (8), so exemplos de uma comunicao pedaggica atenta questo da autoria do discurso, elemento que poderia ser determinante na caracterizao da construo conjunta do conhecimento. Alm desses elementos caractersticos da comunicao pedaggica da professora, um outro procedimento interacional que refora a questo da importncia que ela atribui participao dos alunos na construo do conhecimento, respeitando a autoria das falas, observado na presena de pausas longas tanto na sua quanto na fala deles, como observamos nos excertos (1), (2) e (8). Alm da presena de pausa longas, a professora tambm utiliza recursos no-verbais para reforar a autoria das contribuies dos alunos na construo conjunta do conhecimento, tais como, seu posicionamento em relao pessoa que est com o turno, observado no excerto (4) e em outras partes da interao registradas na gravao. Por fim, a professora aceita a estratgia de recurso lngua materna dos alunos, chegando mesmo a utilizar este recurso iniciado por eles, excertos (8), (9) e na continuao da interao

18

apresentada no excerto (3), como elemento de construo do conhecimento a partir do estgio de desenvolvimento deles na lngua estrangeira, estratgia esta que poderamos classificar como andaimento. Um outro exemplo da estratgia de andaimento pode ser observado entre os prprios alunos, quando eles analisam a qualidade do conhecimento uns dos outros, na continuao da interao apresentada no excerto (1), procedimento este respeitado pela professora, demonstrando sua preocupao com o desenvolvimento individual e social da linguagem entre os alunos. Conclumos que a comunicao pedaggica da professora e a organizao da fala-eminterao em sua sala de aula contribuem para uma construo conjunta do conhecimento, inclusive com a participao da professora. Essa concluso tem como base a utilizao de estratgias de revozeamento e andaimento, dentre outros recursos, que mostram uma valorizao da participao dos alunos nesta construo, pela professora. Embora, possamos identificar, mesmo que em apenas um momento na atividade analisada, o uso da seqncia IRA com a funo de promover a disciplina, na organizao da fala-em-interao na sala de aula desta professora. O foco na forma um elemento muito presente na interao entre a professora e os alunos. Entendemos, porm, que isto se deva ao tipo de atividade escolhida para a anlise, ou seja, uma reviso de regra gramatical, no caso a formao do grau comparativo de adjetivos. Para uma concluso mais completa da comunicao pedaggica da professora necessria uma anlise de outros momentos da interao em sua sala de aula. Pudemos observar, entretanto, que mesmo em uma atividade com um foco to direcionado para uma questo gramatical a professora desenvolveu estratgias que privilegiam a construo conjunta do conhecimento. Um outro tipo de anlise, com outros elementos alm destes aqui considerados, seria oportuno no sentido de observar a opinio dos alunos e da prpria professora em relao organizao da fala-em-interao, comunicao pedaggica e a aprendizagem da lngua estrangeira. Cabe ressaltar que aspectos importantes observados na interao professora-alunos, como, por exemplo, os conflitos entre as vises de aprendizagem, vistos nos excertos (5) e (6), que corroborariam a opinio geralmente difundida de uma dissonncia entre estas vises, podem ser determinantes numa perspectiva de aprendizagem de lngua que privilegiasse a questo da interatividade no processo de ensino/aprendizagem.

19

Bibliografia

ALMEIDA FILHO, Jos Carlos Paes. Lingstica Aplicada: ensino de lnguas e comunicao. Campinas: Pontes Editores/Artelngua, p. 77-101, 2005. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Ns cheguemu na escola, e agora?: sociolingstica & educao. So Paulo: Parbola Editorial, 2005. DREW, P. & HERRITAGE, J. (Orgs.) Talk at work: interaction in institutional settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. GARCEZ, Pedro M. A organizao da fala-em-interao na sala de aula: controle social, reproduo de conhecimento, construo conjunta de conhecimento. Calidoscpio, vol. 4, n 1, p. 66-80, 2006. GARCEZ, Pedro M. Formas institucionais de fala-em-interao e conversa cotidiana: elementos para a distino a partir da atividade de argumentar. Palavra, 8, p. 54-73, 2002. MEHAN, H. The structure of classroom discourse. In T. v. Dijk (Org.) Handbook of discourse analysis. Vol. 3, p. 119-131, Londres: Academic Press, 1985. OCONNOR, M. & MICHAELS, S. Shifting participants framework: orchestrating thinking practices in group discussion. In D. Hicks (Org.) Discourse, learning and schooling, p. 63-103, Cambridge: Cambridge University Press, 1996. SACKS, H., SCHEGLOFF, E. A. & JEFFERSON, G. A simplest systematic for the organization of turn-taking for conversation. Language, 50, 696-735, 1974. SCHEGLOFF, E. A. Discourse as an international achievement III: the omnirelevance of action. Research on Language and Social Interaction, 28(3), 185-211, 1995. SCHEGLOFF, E. A. Between micro and macro: contexts and other connections. In J. K. C. Alexander, B. Giesen, R. Munch, & N. J. Smelser (Orgs.), The micro-macro link. Berkeley, EUA: University of California Press, p. 207-234, 1987. SCHLATTER, Margarete, GARCEZ, Pedro M. & SCARAMUCCI, Matilde V. R. O papel da interao na pesquisa sobre aquisio e uso de lngua estrangeira: implicaes para o ensino e para a avaliao. Letras de Hoje, v. 39, n 3, p. 345-378, set. 2004. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. So Paulo: Ed. tica, 1986.

20

You might also like