You are on page 1of 6

BIOGRAFIA Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filsofo e idelogo alemo foi um dos mais influentes filsofos alemes do sculo

o 19.

autor de um esquema dialtico no qual o que existe de lgico, natural, humano, e divino, oscila perpetuamente de uma tese para uma anttese, e de volta para uma sntese mais rica. Escreveu sobre psicologia, direito, histria, arte e religio.
Heg e l f o i p a ra T b ing en (se min rio da ig re ja p ro t e st a nt e ) em 17 88 , on de est ud o u t eo lo g ia e f ilo so f ia, E nt re seu s co le ga s e sta va Frie d rich Wilh e lm Jo se ph vo n S ch e llin g , ma is no vo qu e e le cin co an o s e o po et a Jo h an n Ch rist ia n Frie d rich H ld e rlin . E m 17 96 mud ou - se pa ra Fran kf u rt on de est a va o a mig o H ld e rlin qu e a li a rra n jo u -lh e u ma tu to ria . O amig o e nt ro u e m a lg u ma s co mp lica e s a mo ro sa s e f ico u lo u co , o q ue d e ixo u Heg e l p ro f un da me n te de p rimid o

Aps a sua graduao, tornou-se autodidata at 1801, quando comeou a lecionar na Universidade de Jena Casou-se com Marie von Tucher, com quem teve dois filhos. Lecionou em Heidelberg durante algum tempo e foi para Universidade de Berlim em 1818, tornando-se reitor em 1830.

Hegel debruou-se sobre domnios diversos como lgica, direito,

religio, arte, moral, cincia e histria da filosofia, e em todos eles viu a manifestao do Esprito Absoluto que se materializava atravs da Histria Humanidade. O pensamento Hegeliano, cuja obra serviu de base para a maior parte das tendncias filosficas e ideolgicas posteriores, como o marxismo, o existencialismo e a fenomenologia. ocupou a ctedra de filosofia da Universidade de Heildelberg. Como pastor, os problemas religiosos do cristianismo so sua principal preocupao. Atacou sempre a ortodoxia, no a doutrina propriamente. Acreditava na doutrina do Esprito Santo. Para ele, o esprito do homem, sua razo, so uma vela do Senhor. Essa f de base religiosa na Razo o fundamento de todo o trabalho de Hegel. Morreu vitima de clera no dia 14 de novembro de 1831. Em seus ltimos anos, tornou-se suspeito de pantesmo; sob o boato de que ele duvidava da imortalidade da alma. OBRAS Em 1796 escreveu uma Crtica da Idia da Religio Positiva; 1807 publica a Fenomenologia do Esprito (analisou detalhadamente a
dialtica do senhor e do servo. O senhor se torna tanto mais senhor quanto mais o servo internaliza em si o senhor, o que aprofunda ainda mais seu estado de servo)

1812 a Propedncia Filosfica (introduo sua doutrina); (1812-1816) Cincia da Lgica; 1817 Enciclopdias das Cincias Filosficas em Eptome; 1818 aceitas a ctedra de Filosofia da Universidade de Berlim; 1821 publica Princpios da Filosofia do Direito.

FILOSOFIA O objetivo que impulsionou originalmente a filosofia de Hegel foi reconstituio de um ideal cristalizado na imagem da Grcia Antiga. Na filosofia hegeliana, a dialtica permitiu compreender e elucidar a racionalidade do real.

Personificao da liberdade completa e igualdade ligada ao infinito que quando alcanada capaz de quebrar todas as barreiras sociais humanas ,sua realizao deveria eliminar toda espcie de separao entre as dimenses da vida. Liberdade ento significava uma vida plena ou reestabelecimento da juventude perdida da civilizao ocidental. O que sei no a prpria realidade, mas um saber relativo a ela. Todo saber, portanto, fora do ser. (quando conhecemos produzimos uma alienao, uma diferena entre o saber e o ser)

A conscincia deve ser conduzida a um estgio no qual no haja mais a alienao - mas isso deve ser produto do esforo da conscincia e no sua negao. A Filosofia de Hegel no pode ser confundida como uma espcie de empirismo espiritual que rene qualquer contedo na forma em que ele aparece para a conscincia. No cria nada de concreto. Filosofia de Hegel simplesmente concede a um contedo a sua forma verdadeira. A misso da filosofia hegeliana dotar a realidade de uma forma adequada ao saber absoluto, isto ,elevar o presente conscincia verdadeira de si mesmo. O projeto filosfico hegeliano um projeto essencialmente epistemolgico e no ontolgico.
A filosofia de Hegel a tentativa de considerar todo o universo como um todo sistemtico, baseado na f, na religio crist, Deus foi revelado como verdade e como esprito. Como esprito, o homem pode receber esta revelao. Na religio a verdade est oculta na imagem; mas na filosofia o vu se rasga, de modo que o homem pode conhecer o infinito e ver todas as coisas em Deus. sist e ma mon ist a p e lo fa to d e te r u m te ma n ico : o q ue f a z o un ive rso in te lig ve l v -lo co mo o et e rno p ro ce sso c clico p e lo qu a l o Esp rit o A b so lu to ve m a con he ce r a si p rp rio co mo esp rito : (1 ) a t ra v s de se u p r p rio pe nsa me nt o ; (2 ) a t ra v s da na tu re za ; (3 ) at ra v s d os e sp rit o s e sua s au to - exp re ss e s na hist ria e sua a ut o -d escob e rt a, n a a rte , na re lig io , e n a f ilo so f ia .

" En ciclo p d ia d a s Ci n cia s Filo s f ica s" , d ivid ida e m t r s p a rt e s: L g ica , Na t u re za e E sp rit o , m t od o de expo si o d ia l t ico. A co n te ce co m f re q n cia qu e em u ma d iscu ss o , d ua s p essoa s qu e a p rin c p io a p re se nt a m po nt o s de vista d ia me t ra lme n te op o st o s de po is con co rda m e m re je ita r su a s vis e s p a rcia is p r p ria s, e ace it a r u ma viso n ova e ma is a mp la q ue fa z ju st ia su b st n cia d e cad a u ma da s p re ced en t e s.

SEGUIDORES Aps a morte de Hegel, seus seguidores dividiram-se em dois campos


principais e contrrios: 1 - Os hegelianos de direita: discpulos diretos de Hegel na Universidade de Berlim, defendiam a ortodoxia evanglica e o conservadurismo poltico do periodo posterior restaurao napolenica. Seguiram o estilo dos ltimos anos de Hegel. Reconciliaram as opinies religiosas de Hegel com o protestantismo e aceitaram a viso positiva geral acerca do Estado prussiano expressa na Filosofia do direito. Esta escola no produziu pensadores importantes, Aps sustentar por alguns anos a posio de filosofia semioficial em Berlim, entrou em declnio que, por volta de 1860, a filosofia de Hegel estava totalmente fora da moda na Alemanha.

2 - Os hegelianos de esquerda : interpretaram a Hegel num sentido revolucionrio, o que os levou a aterse ao atesmo na religio e democracia

liberal na poltica. Viam a filosofia de Hegel como uma exigncia por um mundo melhor, um mundo no qual a oposio entre o individuo e a sociedade seria superada, um mundo racionalmente organizado, de liberdade genuna. Desconsiderando a idia de que a Alemanha nos anos 1830 pudesse ser o cumprimento da promessa da filosofia de Hegel, os jovens hegelianos determinaram-se a encontrar maneiras de alcanar seu objetivo radical.

Primeiramente, consideraram a religio o obstculo crucial para uma sociedade que permitisse que os poderes humanos atingissem seu potencial mximo. Argumentaram que a religio uma forma de alienao. O homem cria Deus e ento imagina que foi Deus que o criou. O homem pe em sua imagem de Deus tudo o que h de melhor nele mesmo: conhecimento, bondade e poder. Ento o homem se ajoelha perante essa imagem de sua prpria criao e, comparando-se a ela, v a si mesmo como ignorante, mau e fraco. Para devolver os seres humanos aos seus plenos poderes, tudo o que preciso faz-los perceber que os seres humanos so na verdade a mais alta forma de divindade. Entre eles encontram-se: Bruno Bauer, Ludwig Feuerbach, David Friedrich Strauss, Max Stirner e, o mais famoso, Karl Marx. Os mltiplos cismas nesta faco levaram finalmente variedade anarquista do egosmo de Stirner e verso marxista do comunismo.

You might also like