You are on page 1of 6

A funo social da escola

Ida Regina Moro Milleo de Mendona


O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor no necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor quer ensinar. Ou aquilo que o mestre nem sabe que ensinou, mas o aluno reteve. O professor, por isso, ensina tambm o que no quer, algo de que no se d conta e passa silenciosamente pelas paredes da sala.
Afonso Romano de SantAnna

ossa inteno, neste captulo, promover uma reflexo crtica sobre a funo social da escola, luz das idias e das concepes desenvolvidas e discutidas ao longo do texto que apresentaremos. Analisar e discutir a funo e o papel que a escola ocupa na sociedade contempornea no tarefa muito fcil, mas, aviso de antemo, fascinante. comum alunos sarem das universidades e, ao iniciar suas atividades de docncia, perceber o grande distanciamento entre as expectativas da sociedade e a funo da escola que nela est inserida. Proponho que deixemos de lado preconceitos ou conceitos cristalizados para, juntos, chegarmos ao final deste captulo com uma concepo mais clara e coerente da funo social da escola como instituio especfica de educao. De acordo com Gomes (2000), a educao nas sociedades primitivas acontecia, de modo geral, por meio da socializao em atividades cotidianas, entre os membros das geraes mais novas e os prprios adultos da comunidade.
Todavia com as mudanas ocorridas na sociedade, seguidas de uma diversificao de funes e tarefas, essa forma de educao torna-se ineficiente. Isso significa que as demandas de interesses e necessidades de uma sociedade mais povoada e complexa no comportavam uma educao direta das novas geraes nas clulas primrias de convivncia: a famlia, o grupo de iguais, os centros ou grupos de trabalho e produo. (Gomes, 2000, p. 13)

Surgem ento novas formas de se efetivar o processo educacional de crianas e de jovens, por exemplo: a tutoria, o preceptor, as academias etc. Essas maneiras de educar as novas geraes antecedem o contexto da sociedade contempornea, na qual a forma predominante de educao tem sido a escolar. No entanto, alerta-nos Delval (2001) que, apesar das significativas mudanas ocorridas ao longo da histria da humanidade a vida social, a organizao poltica, o trabalho a prtica no contexto escolar continua reproduzindo um modelo de educao semelhante ao de tempos remotos. Ento, nos tempos atuais, qual a funo social da escola? Segundo Drkheim (1972), quando se estuda historicamente a maneira de se formarem e desenvolverem os sistemas de educao, percebe-se que eles dependem da religio, da organizao poltica, do grau de desenvolvimento das cincias, do Estado, das indstrias etc. Separados de todos essas causas histricas, tornam-se incompreensveis.

Currculo Estruturado: implementao de programas pedaggicos

Na viso de Gomes (2000), a funo social da escola desenvolver o processo de socializao do aluno e, nessa perspectiva, so dois os objetivos prioritrios desse processo: incorporao do aluno no mundo do trabalho; a formao do cidado para interveno na vida pblica. Segundo o referido autor, a funo da escola concebida como instituio especificamente configurada para desenvolver o processo de socializao das novas geraes, aparece puramente conservadora; garantir a reproduo social e cultural como requisito para a sobrevivncia mesma da sociedade (GOMES, 2000, p. 14). Desse modo, por meio do currculo, da organizao pedaggica, bem como dos prprios contedos, que a escola gradativamente repassa as idias, os conhecimentos, os valores e as formas de conduta que a sociedade exige. Assim, sendo a escola concebida pela sociedade contempornea como uma das instituies sociais responsveis pela educao das novas geraes, encontrase no meio de conflitos e contradies de idias, valores e atitudes conservadoras e de mudana. Vale ressaltar que esses conflitos esto imbudos na prpria dinmica de manuteno da nossa sociedade. Muitas vezes, ouvimos de professores, bem como de pessoas relacionadas a outros segmentos da sociedade, que a escola est despreparada para atender s exigncias das demandas sociais. Embora essa premissa seja real, podemos visualizar que, nos ltimos anos, h um movimento de mudana no sentido de transformao das funes e do papel da escola. A reflexo crtica sobre as prticas educativas tem sido frum permanente de debates, dentro do contexto escolar, em congressos, seminrios e encontros de semana pedaggica. De acordo com Gomes (2000), retomando os objetivos fundamentais do processo de socializao dos alunos na escola, temos que a sociedade contempornea e, de certo modo industrial, exige que a escola tenha como meta primordial a preparao do aluno para o mercado de trabalho. Ou seja, o desenvolvimento das novas geraes referente a idias, conhecimentos, habilidades e comportamentos precisa estar em consonncia com as exigncias da coletividade, das empresas, dos negcios e dos servios. Quanto socializao voltada para o desenvolvimento da cidadania e a preparao para a vida pblica, a escola tambm vivencia dilemas marcados pela demanda social. Ao mesmo tempo que todas as pessoas tm os mesmos direitos como cidados, no campo econmico esse princpio no se mantm. Considerase a propriedade e no o indivduo como cidado de direitos. Contrariando concepes conservadoras impostas pela sociedade, de que forma a escola pode assumir seu compromisso fundamental de socializao dos alunos? A escola, como espao privilegiado de educao, deve assumir seu papel garantindo o desenvolvimento de idias, de atitudes e de conhecimentos que
8

A funo social da escola

proporcionem ao aluno, sua incorporao eficaz no mundo civil, no mbito da liberdade de consumo, da liberdade de escolha e participao poltica, da liberdade e responsabilidade na esfera da vida familiar e pblica (GOMES, 2000, p. 15). Nesse caminho, o colombiano Bernardo Toro (2002, p. 25) elaborou os cdigos da modernidade que so, ao todo, sete competncias para a escola desenvolver no processo educacional dos alunos. So elas: 1) domnio da leitura e da escrita; 2) capacidade de fazer clculos e resolver problemas; 3) capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes; 4) capacidade de compreender e atuar em seu entorno social; 5) receber criticamente os meios de comunicao; 6) capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informao acumulada; 7) capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo. Sem a pretenso de supervalorizar as funes da escola, temos que a ao educativa dela deve estar direcionada promoo da conscincia da realidade humana. Nesse sentido, entendemos que educao pode ser definida como uma forma de compreender, de interpretar e de transformar o mundo.
a educao tem variado infinitamente com o tempo e com o meio. Nas cidades gregas e latinas a educao conduzia o indivduo a subordinar-se cegamente coletividade [...]. Hoje esfora-se em fazer dele uma personalidade autnoma. Em Atenas, procurava-se formar espritos delicados, prudentes, sutis [...], capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulao; em Roma, desejava-se especialmente que as crianas se tornassem homens de ao, apaixonados pela glria militar, [...]; na Idade Mdia a educao era crist, antes de tudo; na Renascena toma carter mais leigo, mais literrio; nos dias de hoje, a cincia tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia. Na verdade, [...] cada sociedade considerada em momento histrico determinado do seu desenvolvimento, possui um sistema de educao que se impe aos indivduos [...]. (DURKHEIM, 1972, p. 35-36)

preciso considerar que vivemos hoje em uma sociedade em mudana, pluralista, portanto no podemos estabelecer um conceito unvoco de educao. Podemos, sim, buscar compreend-la como processo de vida social e individual. Em sntese, a ao educativa da escola, ao promover uma conscincia da realidade humana e social, proporciona ao aluno uma viso mais reflexiva e crtica da sociedade. papel da escola, como instrumento de educao formal, refletir sobre as demandas da sociedade marcadas pelo momento histrico e sua funo nesse contexto. No cabe escola uma ao educativa que reproduza os valores econmicos e sociais dominantes. funo social da escola preparar os alunos para que, na convivncia com tais valores, possa perceb-los, refletir e redimension-los de acordo com suas reais propores e repercusses.

Currculo Estruturado: implementao de programas pedaggicos

de fundamental importncia que a escola em sua atividade cotidiana observe, oua, perceba e identifique as idias, os conhecimentos, as atitudes, os valores e a cultura de sua populao. Pois dessa maneira, que ela poder proporcionar a seus alunos, pais e comunidade conduzir seu prprio processo educativo. Outra concepo tambm interessante sobre as funes sociais da escola a de Delval (2001). Para ele, as funes sociais da escola so quatro. Veja quadro a seguir: Funes da escola
Cuidado das crianas Solicitao atividades Coloc-las em contato com outras crianas. Ensinar normas bsicas de conduta social. Prepar-las para o mundo do trabalho. Aquisio de conhecimento Adquirir habilidades bsicas instrumentais: ler, escrever, expressar-se, lidar com a aritmtica. Adquirir o conhecimento cientfico. Ritos de iniciao Submet-los a provas que servem de seleo para a vida social. Estabelecer discrminap entre elas.

Aquisies
Manter as crianas ocupadas, enquanto seus pais esto em suas

Entendemos que a escola possui outras funes distintas das que citamos neste captulo. Uma delas o currculo oculto, ou seja, tudo aquilo que no est explicitado de forma intencional no desenvolvimento da proposta educativa realizada pela escola. Todavia, vivenciado pelo aluno na dinmica das relaes interpessoais (professor-aluno e aluno-aluno), bem como no desempenho do trabalho pedaggico realizado diariamente no contexto escolar. na vivncia coletiva travada dentro do espao escolar que o aluno poder perceber e tomar conscincia a respeito de si mesmo,dos seus parceiros, das afinidades e amizades que podem ser construdas e, sobretudo, da necessria disciplina em termos de horrios, hbitos de estudo e realizao de tarefas. Enfim, no convvio dirio da escola, que o aluno poder gradativamente conhecer a si mesmo, o outro, e construir sua auto-imagem e identidade de sujeito social.

10

A funo social da escola

1.

Leia novamente e discuta com seus colegas as sete competncias da escola, elaboradas por Toro. Entre elas, escolha e analise trs competncias que voc considera que sejam mais importantes para a concretizao do processo educacional na escola.

2.

Qual sua concepo de educao? Qual a funo social da escola em nossa sociedade?

3.

Assista ao filme Meu adorvel professor, com seus colegas. Analise e discuta as transformaes do processo educativo da escola, apresentadas no referido filme. Em seguida, realize uma entrevista com um professor de uma escola de seu municpio para que ele possa lhe contar sobre de que maneira, em diferentes momentos, sua escola tem desempenhado seu papel na sociedade.
11

Currculo Estruturado: implementao de programas pedaggicos

12

You might also like