You are on page 1of 16

Artigo Tcnico

TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS


ART TV007 08/03 Andr L.C. Silva, Elisabete Ponzetto e Fbio Rosa Oxiteno S/A Indstria e Comrcio

1. CONCEITOS GERAIS Para entender a atuao do tensoativo, independentemente da aplicao e da rea de interesse, preciso conhecer as caractersticas destas molculas, que conferem propriedades diferenciadas aos meios nos quais agem, quando comparadas a outras molculas no tensoativas. Um tensoativo pode ser definido como uma substncia que tem, na mesma molcula, grupos polares (hidrfilos), que tm afinidade com gua, e grupos apolares (hidrfobos), sem afinidade com gua (por exemplo, tem afinidade com leos).
Grupo Hidrfilo - Solvel em gua

Grupo Hidrfobo - Solvel em leo - (CH2) n > 10

Grupos Polares e Apolares Presentes no Tensoativo Dentre os grupos apolares presentes na molcula, destacam-se as cadeias carbnicas com mais de 10 tomos de carbono e os anis aromticos. Quanto aos grupos polares pode-se destacar:
Hidroxilas Aminas Carboxilas Sulfnicos Sulfatos Alcoxilados - OH - NH2 - COO - SO 3 - OSO 3- (OCH2CH2)n-OH

Nos grupos polares inicos a afinidade com gua provm da presena de cargas na molcula, e nos grupos polares no inicos a afinidade com gua provm da formao de pontes de hidrognio com a poro hidrfila.

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

2. OBJETIVO DO TENSOATIVO Agir como conciliador entre compostos sem afinidade, pela alterao da tenso superficial Esta definio comum sempre que se fala sobre os efeitos de tensoativos. Segundo os conceitos envolvidos e a rea de aplicao, existem inmeras classificaes e nomenclaturas para um tensoativo, de acordo com o principal efeito observado. H nomes diferentes para classificar um mesmo efeito, conforme mostra o quadro a seguir.
Emulgador Dispersante Umectante Detergente Antiespumante Surfactante Desengraxante Lubrificante Antiesttico Amaciante Espumante Espalhante Emoliente Penetrante Solubilizante

Qualquer que seja a classificao, o efeito que se observa o de conciliao entre compostos sem afinidade, quer sejam lquidos imiscveis, slidos e lquidos, quer sejam lquidos e gases, ou gases e slidos. A disperso aquosa de pigmentos orgnicos s possvel com a adio de tensoativos. Na polimerizao em emulso de monmeros vinlicos ou de monmeros acrlicos, necessrio adicionar tensoativos para compatibilizar e estabilizar o sistema emulsionado.

3. MECANISMO DE AO DOS TENSOATIVOS Para entender a ao de um tensoativo vamos, primeiramente, analisar a distribuio do tensoativo numa soluo aquosa e o efeito na tenso superficial, atravs da seguinte representao esquemtica.

A
Tenso superficial

B C

CMC

Concentrao

(log10 C)

Um tensoativo, devido dupla caracterstica de afinidade presente na molcula, tende a se concentrar na interface de um sistema. A molcula com a parte hidrfila orienta-se voltada para gua, e a parte hidrfoba orienta-se voltada para o ar ou outra substncia que tenha pouca afinidade com a gua, como um pigmento. Esta caracterstica de orientao da molcula a principal diferena dos tensoativos em relao a outros solutos, como os sais inorgnicos que tendem a se distribuir igualmente por toda a soluo.

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

A adio de tensoativos gua tende a saturar todas as interfaces (situaes B e C), de modo que a partir de uma concentrao denominada Concentrao Micelar Crtica (CMC) h a saturao do meio e a formao de micelas (situao D). A micela a forma que o tensoativo assume para melhorar a estabilidade na soluo colocando, voltadas para o mesmo lado, as cadeias hidrfobas; e voltadas para a gua, as cadeias hidrfilas.

4. TENSO SUPERFICIAL (TS) A tenso superficial pode ser definida como: A energia necessria para perturbar, distender ou perfurar uma superfcie. Para entender melhor este conceito, vamos observar o desenho abaixo:

Desenho esquemtico de uma gota em formao

Ao observar uma gota de lquido, verificamos que as molculas no interior da gota esto envolvidas por outras molculas da mesma substncia. As foras intermoleculares esto equilibradas, uma vez que atuam em todas as direes. Entre as molculas de um fluido existem foras de atrao e repulso, as chamadas foras intermoleculares, como as pontes de hidrognio, interaes Dipolo-dipolo e as foras de Van der Waals. Entretanto, as molculas presentes na superfcie no esto totalmente envolvidas por molculas da mesma espcie, esto sob efeito de uma fora intermolecular resultante, que origina a chamada Tenso Superficial (TS), que pode ser mais bem compreendida se imaginarmos que existe uma pelcula sobre o fluido, assim como a pele sobre o corpo. No grfico da TS associada concentrao de tensoativo pode-se notar o efeito de reduo da TS pela adio deste tipo de produto.

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

A tabela abaixo permite comparar a TS de diversas substncias e o efeito do tensoativo numa soluo aquosa.
Lquido gua gua + 0,1 % NFE 9,5 EO Etanol Acetona Mercrio Butilglicol Etilenoglicol Xileno Tolueno MEK MIBK Acetato de Butila Poliacrilatos Poliacrilto de viinila Resinas alqudicas Resinas melamnicas TS (d/cm) 72,75 29,00 22,30 23,70 485,00 32,0 48,4 30 28 24 23,4 25 32-40 41,9 33-60 42-58

Podemos notar que a adio de Nonilfenol etoxilado com 9,5 moles gua proporciona uma reduo significativa da TS, efeito necessrio para facilitar a molhablidade. Comparando com a gua, podemos observar que os lquidos orgnicos tm uma TS bastante inferior, devido presena de ligaes intermoleculares fracas (Dipolo-dipolo e Van der Waals), enquanto que na gua as foras so de elevada intensidade (devido s pontes de hidrognio).

na medida em que o filme inicia o processo de

O acerto da TS permite melhorar o nivelamento e a preveno de alguns defeitos observados na aplicao de tintas. Diferenas na tenso superficial provocam movimentao da tinta nas regies onde a TS menor para regies onde maior. Os problemas tendem a se agravar secagem e cura.

importante considerar as Tenses Superficiais dos solventes e resinas para se alcanar o desempenho adequado de uma tinta. Como os solventes apresentam TS muito inferior da gua, sua utilizao na formulao tambm permite reduzir a TS das tintas. A tabela anterior mostra, ainda, o exemplo ilustrativo do mercrio, que tem uma tenso superficial muito elevada devido for a da ligao metlica. 5. CLASSIFICAO DOS TENSOATIVOS De acordo com a caracterstica da parte hidrfila dos tensoativos, podemos dividi-los em classes.

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

a - Tensoativos No Inicos Produtos cuja parte hidrfila composta por cadeias alcooxiladas. Por exemplo:
O(CH2 CH2)nH

Nonilfenol Etoxilado

O(CH2CH2)nH

lcoois Graxos Etoxilados

O(CH2CH2 O)n

(CH2CHO)nH CH3

lcoois Graxos Etoxilados e Propoxilados

O C O(CH2CH2O)n H cidos Graxos Etoxilados

As principais caractersticas desta classe so a elevada resistncia a eletrlitos, dureza de gua (ons de clcio e magnsio) e o bom desempenho em ampla faixa de pH, quer em meio cido ou alcalino. Esta a classe de tensoativos mais numerosa em termos de variedades de molculas. b - Tensoativos Aninicos Produtos que apresentam a parte hidrfila composta por grupos com carga negativa, como por exemplo sulfatos, sulfonatos e carboxilas.
SO 3
-

Alquilbenzeno Sulfonatos

OSO 3

Alquil Sulfatos

O C O
-

cidos Graxos Saponificados ou Sabes

As principais caractersticas desta classe so a baixa resistncia a eletrlitos, dureza de gua, alm da baixa eficincia em meios cidos, em que os grupos aninicos so protonados e a capacidade de atuao do tensoativo reduzida.

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

Esta foi a primeira classe de tensoativos fabricada (pelo uso do sabo) e at hoje a classe mais utilizada no mundo. c - Tensoativos Catinicos A parcela representativa da molcula composta por grupos com carga positiva. Por exemplo: quaternrios de amnio com cadeia graxa (usados em detergentes) d - Tensoativos Anfteros Apresentam em sua molcula carga positiva ou negativa, de acordo com o pH do meio, podendo ser aninicos, catinicos ou no inicos. Quando o pH for maior que 7, o tensoativo ser aninico; menor que 7, catinico; e igual a 7, no inico. Por exemplo : Betanas (usados em cosmticos e em minerao).

6. EFEITOS DOS TENSOATIVOS a - Umectao Uma das principais aplicaes tensoativas a umectao ou promoo da molhabilidade. Uma forma de entender melhor este conceito analisar uma gota sobre uma superfcie, conforme figura abaixo:

A gota da esquerda ilustra uma situao em que h pouca afinidade pelo substrato, isto , uma situao em que a elevada TS desfavorece a molhabilidade. Na outra gota pode-se notar que a rea de contato com o substrato maio r, indicando uma afinidade elevada. Este fato permite concluir que a tenso superficial foi substancialmente reduzida. O efeito tensoativo reduz a TS da gua, permitindo alcanar a molhabilidade desejada. Portanto, o exemplo poderia estar relacionado com gua pura (1a . gota) e aditivada com tensoativo (2a . gota).

7. SELEO DE TENSOATIVOS HLB BALANO HIDRFILO/ LIPFILO* Uma vez que verificamos a existncia de inmeras possibilidades para a utlizao de um tensoativo, surge a seguinte questo: Como escolher o tensoativo mais apropriado para determinada aplicao?

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

O sistema HLB ajuda a orientar esta deciso. Ele pode ser definido como um nmero associado molcula de tensoativo que expressa a relao entre grupos polares e apolares da molcula:
Hidrfobo Hidrfilo

Hidrfobo

Hidrfilo

Baixo HLB

Alto HLB

A representao grfica mostra, proporcionalmente, os tamanhos da cadeia hidrfoba e hidrfila. Num tensoativo de alto HLB h uma molcula, por exemplo, mais etoxilada (maior cadeia hidrfila) do que em um tensoativo de baixo HLB. HLB um sistema emprico em que o nmero obtido por meio de clculos a partir da estrutura da molcula. Apesar de orientar a escolha do tensoativo mais adequado, no o nico fator que influencia. Existem outros, como a estrutura do substrato, as condies do meio, a temperatura, etc. que tambm so decisivos na escolha do tensoativo mais apropriado. *Os termos lipfilo e hidrofbo so equivalentes, e indicam pouca afinidade com gua. Aplicao de HLB O objetivo de se determinar HLB economizar tempo na seleo de tensoativos para se atingir os efeitos desejados. Basicamente utiliza-se um tensoativo de HLB prximo ou igual ao HLB requerido (nmero no qual a emulso tem a sua maior estabilidade) para estabilizar o sistema escolhido. O critrio de se utilizar HLB permite usar uma concentrao menor de tensoativo e obter um sistema mais estvel. De acordo com a aplicao e as faixas de HLB, podemos escolher os tensoativos mais apropriados, como mostra a tabela abaixo:
Faixa de HLB Aplicao Nonilfenis Etoxilados (moles de EO) 1,8 4 4 a 40 9,5 a 15 5 a 40 lcoois Luricos Etoxilados (moles de EO) 2a3 3 a 23 9 6 a 23

4-6 7-9 8 - 18 13 - 15 10 - 18

Emulsificante A/O Umectantes Emulsificantes O/A Detergentes Solubilizantes

Nos casos em que necessrio obter um efeito emulgador para gua em leo (disperso de gua em um meio oleoso) a faixa ideal de HLB de 4 a 6; para o efeito umectante, o ideal de 7 a 9, e analogamente para os demais efeitos. Na indstria de tintas, os principais efeitos desejados do tensoativo so: molhabilidade, umectao (em tintas emulsionadas, melhora o nivelamento e alastramento), disperso de pigmentos inorgnicos ou orgnicos como nas pastas pigmentadas ou tintas emulsionadas e emulsificao. Este ltimo efeito permite a polimerizao em emulso, na qual se faz uma reao com os monmeros no solveis em gua, alcanando tamanhos de partculas e peso molecular que resultam no efeito de lavabilidade para tintas, alm de facilitar a remoo da sujeira quando a tinta aplicada na parede.

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

O nonilfenol etoxilado (em vrios graus de etoxilao) o produto mais empregado para se conseguir todos os efeitos desejados em uma tinta. Alm de proporcionar efeito umectante, o Nonilfenol Etoxilado com 9,5 moles de EO tem HLB 13, valor dentro da faixa de aplicao como detergente e emulgador de leo em gua. Assim podemos entender por que a indstria de tintas considera este produto o mais apropriado na preparao de tintas emulsionadas. Componentes como revestimentos, veculos e resinas tambm podem ser classificados pelo sistema HLB, incluindo os sistemas solventes como os teres gliclicos. Assim possvel selecionar os emulsificantes mais eficientes, que resultam em melhores propriedades formulao. A tabela abaixo mostra o HLB de algumas resinas.
Componente Resina alqudica Poliuretano modificado Breu modificado com maleico HLB 8 10 18

8. APLICAO DE TENSOATIVOS NA PIGMENTADAS E RESINAS EM EMULSO

FABRICAO

DE

TINTAS

PASTAS

Depois de apresentar os mecanismos de atuao de um tensoativo, importante associlos ao trabalho prtico da indstria de tintas, j que os tensoativos podem ser usados para obter vrios efeitos. Embora os tensoativos sejam empregados apenas na faixa de 0,2 a 0,3 % do peso total de uma tinta, eles so indispensveis em sua formulao, pois auxiliam a disperso e umectao dos pigmentos e cargas, o ajuste da cor, a emulsificao de leos e resinas, o nivelamento, a adeso, a lavabilidade, a estabilidade e a polimerizao em emulso. Uma vez que as tintas podem conter uma grande variedade de componentes, a interao entre estes e o tensoativo deve ser criteriosamente considerada para no resultar em propriedades indesejveis. A figura abaixo pode ajudar a escolher o tensoativo no inico (etoxilado), segundo as suas propriedades de interesse:
Nmero de grupos EtO (xido de Etileno por Molcula

Solubilidade em gua

Ao Espumante Ao de Nivelamento

Tenso Superficial

Tenso Interfacial

Viscosidade em Disperso Aquosa 3 23

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

O tensoativos no inicos so dispersantes efetivos, particularmente o nonilfenol etoxilado com 9,5 moles de EO. Neste caso, o grupo hidrfobo absorvido pelo slido, e a parte hidrfila forma uma proteo em torno das partculas. a - Umectao e Disperso de Pigmentos Umectao o efeito do tensoativo relativo reduo da TS da gua, e de concentrarse em toda a superfcie das partculas (inclusive nos seus interstcios), provocando um aumento da molhabilidade. Conseqentemente, h a remoo de gases, como o ar, e de outros contaminantes que esto na superfcie das partculas. Na ausncia de um agente redutor da TS, a umectao prejudicada, o que dificulta a penetrao da gua nas partculas de pigmento, provocando sedimentao. Este efeito tambm importante na aderncia da tinta em superfcies porosas como a madeira, em que o ar adere nas fibras hidrfilas e precisa ser substitudo pelo material de recobrimento. Disperso a manuteno do movimento das partculas umectadas no interior do lquido, que resulta em uma suspenso permanente. O objetivo desta suspenso que as partculas do pigmento, recobertas por um tensoativo, j no se atraiam. O primeiro estgio da disperso de um pigmento em tintas lquidas corresponde separao das partculas de pigmentos, destruindo aglomerados. O segundo a estabilidade da emulso, ou seja, a manuteno das partculas separadas entre si, distribudas uniformemente no meio lquido e assim permanecendo, ao longo do tempo. As figuras abaixo (a e b) apresentam, respectivamente, um aglomerado de partculas sem ao dispersante, e uma disperso com partculas homogneas estabilizadas por efeito dispersante. A B

Uma boa disperso do pigmento contribui com o brilho do filme da tinta, pois mantm ao mnimo a irregularidade no filme seco. Os tensoativos escolhidos de modo adequado, segundo as diferentes necessidades, conferem as propriedades de emulso e disperso. O grfico abaixo mostra uma comparao entre o desenvolvimento de cor em uma mistura de resina e pigmento, com e sem tensoativo.

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

DESENVOLVIMENTO DE COR

Resina + pigmento + Tensoativo

Resina + pigmento

TEMPO

Um exemplo visvel da boa atuao dos tensoativos numa tinta que utiliza misturas de pigmentos (por exemplo, com duas cores diferentes) est na tonalidade uniforme em toda a extenso do filme aplicado. Uma tima disperso de um pigmento depende de dois fatores: similaridade do HLB requerido do pigmento com o HLB do tensoativo, e seleo do tipo qumico apropriado do tensoativo. A tabela abaixo mostra alguns tensoativos utilizados em disperso de pigmentos, com seus respectivos HLBs.
Produto Nonilfenol etoxilado (10 EO ) Nonilfenol etoxilado (12 EO) Nonilfenol etoxilado (8 EO) lcool lurico etoxilado (8 EO) Monooleato de sorbitan HLB 13,3 14,1 12,3 12,9 4,3 e 8,6 Aplicao umectante umectante, alastrante agente de nivelamento, evita o fenmeno de flotao umectante co-dispersante umectante

O nonilfenol etoxilado tem participao importante nos sistemas mixing machine do mercado de tintas decorativas, devido ao seu desempenho como umectante e dispersante na elaborao de pastas pigmentadas, pois seu HLB, em torno de 13, facilita a aplicao com vrios pigmentos. Para cada sistema de pigmento existe um HLB requerido do sistema tensoativo, visando obter as propriedades desejadas:
Pigmentos Verde Ftalocianina Amarelo Hansa Vermelho Toluidina Oxido de ferro vermelho Negro de fumo HLB Requerido 14 14 14 - 15 10 - 12 14 - 15

Devido classificao qumica do tensoativo, a estabilizao da disperso pode acontecer em duas situaes diferentes, conforme mostra a tabela abaixo. Verifica-se que no caso de tensoativos aninicos ocorre a formao de dupla carga eltrica ao redor da partcula, sendo que a camada externa de uma partcula exerce repulso sobre a outra partcula vizinha porque apresentam carga de mesma natureza (+ ou -). Os tensoativos no
10

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

inicos mantm suas pores de cadeia longa orientadas para o lado externo das partculas o efeito estrico no permite aproximao entre elas.
Tipo de Tensoativo ANINICO Exemplo: Lauril sulfato de Sdio Disperso Estabilizao Dupla carga

NO INICO Exemplo: Nonil Fenol Etoxilado

Estrica

b - Polimerizao em Emulso Em um processo de polimerizao (vinlica ou acrlica), o carter exotrmico pode dificultar o controle da reao e da massa molecular do polmero, que se torna menor com o aumento de temperatura. Estas dificuldades de transferncia de calor podem ser superadas, utilizando-se a tcnica de Polimerizao em Emulso, em que o calor de polimerizao dissipado rapidamente pela fase aquosa. Nesta tcnica, o tensoativo pode agir como Estabilizante e Solubilizante. A velocidade de polimerizao e o nmero de partculas do polmero formado dependem, em grande parte, da concentrao do tensoativo. Normalmente, um nico tensoativo no consegue desempenhar adequadamente as funes necessrias para se conseguir um polmero com boas propriedades, que so emulsionar os monmeros em gua e manter estvel a suspenso deste sistema obtido. Da a necessidade de se utilizar misturas de tensoativos. Em geral, resultados satisfatrios ocorrem em uma faixa de 12-18 de HLB. Utilizam -se tensoativos aninicos e catinicos, ou misturas destes. Assim combinam -se as influncias das duas classes, que aumentam a resistncia ao resfriamento e ao mecnica (incluindo a lavagem das tintas), a estabilidade diante de eletrlitos, reduzindo a tendncia de formar espuma e alcanando um baixo dimetro de partculas.

11

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

9. FORMULAES ORIENTATIVAS - TPICAS a - Tintas Emulsionadas


Acrlica Fosco gua Carboxi metil celulose RENEX 95 ULTRASPERSE PA 44 Anti espumante Bactericida Fungicida Amnia 25% Dixido de titnio Carbonato de clcio ppt Calcita Caulim Anti espumante Emulso Acrlica Emulso Vinlica gua ULTRASOLVE P - 240 A Amnia 25% Espessante acrlico Modificador reolgico gua Antiespumante Total 20,00 0,25 0,35 0,35 0,10 0,15 0,15 0,05 18,00 8,00 8,00 5,00 0,15 23,00 10,15 1,00 0,15 0,40 1,20 3,50 0,05 100,00 Vinlica 24,00 0,50 0,20 0,40 0,10 0,05 0,05 0,10 15,00 5,00 8,00 8,00 22,00 15,50 1,00 0,10 100,00

12

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

b - Polimerizao em emulso
Emulso Copolmero Acrlica Estirenada gua Hidroxi etil celulose Nonilfenol etoxilado sulfatado (9,5 EO) RENEX 230 RENEX 95 Soluo tampo - NaHCO 3 Acetato de vinila cido acrlico Acrilamida Estireno Acrilato de butila Persulfato de amnia Rongalit C Trigonox AW 70 Total 0,07 1,00 1,00 24,00 24,00 0,30 0,50 0,50 100,00 44,13 4,5 Emulso Homopolmero Poliacetato de Vinila 43,64 1,50 2,00 1,00 0,04 51,76 0,06 100,00

10. BIODEGRADABILIDADE Como a questo ambiental desperta grande interesse nos diversos ramos da indstria, no poderamos deixar de apresentar as propriedades favorveis de biodegradabilidade de dois dos principais tensoativos utilizados no segmento de tintas. As metodologias utilizadas na Europa, USA e Brasil (Ref. OECD - Organization for Economic Co-operation and Development, Council Diretive 82/242 e 82/243 da European Economic Community) para determinar a biodegradabilidade definem que: Para um tensoativo no inico ou aninico ser considerado bio degradvel, deve apresentar 80% de biodegradabilidade (% de remoo da molcula) em um prazo mximo de 28 dias em temperatura ambiente (18 a 25C). a - Biodegradabilidade de Alquilfenois Etoxilados e lcoois Graxos Etoxilados Com base na definio de biodegradabilidade, a tabela abaixo mostra os resultados da porcentagem de remoo da molcula de tensoativo (caracterizada pelos mtodos de demanda qumica de oxignio e emisso de CO2 ) em funo do tempo de teste.

13

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

Teste Demanda qumica de oxignio, DQO 14 dias 28 dias Degradao em relao a CO2 14 dias 28 dias

Nonilfenol Etoxilado (%) 10 a 20 89 a 93 (%) 14 a 30 98 a 99

lcool Graxo Etoxilado (%) 50 a 68 94 a 100 (%) 18 a 69 97 a 100

REF: Estudos realizados pela SGS Brasil S.A. Diviso de Meio Ambiente .

A tabela mostra que, ao final de 14 dias, nos dois parmetros medidos, o Nonilfenol etoxilado (NFE) mostrou uma degradao inferior ao lcool graxo etoxilado (AGE). Porm, ao final dos 28 dias de testes, requeridos na definio de biodegradabilidade, tanto o NFE quanto o AGE superaram a marca de 80%. O grfico abaixo mostra a evoluo da biodegradabilidade dos tensoativos citados, em termos de demanda qumica de oxignio (DQO):
Remoo da molcula (%) DQO (%)
100 80 60 40 20 0 0 7 14 21 28

NFE AGE

Dias de teste
REF: Estudos realizados pela SGS Brasil S.A. Diviso de Meio Ambiente.

No grfico observamos que os AGE so biodegradados mais rapidamente do que os NFE, mas ambos demonstram elevada biodegradabilidade. b - Resduos Gerados Durante a Biodegradao de NFE Alm dos estudos sobre a biodegradabilidade dos NFE, outra questo bastante discutida a gerao de resduos fenlicos durante a biodegradabilidade desta molcula. Outros tensoativos classificados como biodegradveis podem apresentar resduos de degradao perigosos, porm pouco estudados e dificilmente detectados por mtodos analticos convencionais. Abaixo, as concluses de alguns estudos sobre o assunto. Em sistemas padres de tratamento de esgotos norte-americanos, os NFE so efetivamente removidos e no h evidncias de acumulao de nonilfenis ou outros produtos intermedirios de degradao no ambiente aqutico (Ref: Weeks J. Adams, W. J. Guiney, P.D. Hall, J. F. Naylor, C.G. Risk assentment of NFE and its ethoxylates in US th river water and sedments, S.C.Johnson & Son, Texaco, Hunstman, Proceedings of 4 World Surfactants Congress, 1996.ref. 4) A concentrao mxima de resduos fenlicos durante a biodegradao bastante inferior aos limites de toxicidade considerados nocivos vida aqutica e ao meio ambiente (Ref: Naylor, C. G. Willians, J.B. Varineu, P.T. Webb, D.A., Nonylphenol

14

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

ethoxylates in an industrial river, Hunstman, Union Carbide, Wisconsin Dept. Natural Resources, Proceedings of 4th World Sufactants Congress, 1996). Estudos do APERC - Alkylphenols Ethoxylates Research Council (Conselho de Pesquisa sobre Alquilfenis e Etoxilados USA) (ref. 3).

Alm da definio mencionada no item a, um produto considerado biodegradvel quando apresenta uma relao entre produo de CO2 real e produo de CO2 terica superior a 50%, em 64 dias. Com base nessa definio, o A PERC fez um estudo com amostras do solo contaminado com Nonifenol Etoxilado, proveniente de plantas produtoras dos EUA. Ao findar o perodo de 64 dias, os testes apresentaram resultados de biodegradabilidade total em torno de 60%, confirmando o carter biodegradvel do Nonilfenol Etoxilado. Este estudo foi realizado segundo a metodologia do FDA (Food and Drug Administration) Aerobic Biodegradation in soil and Aerobic Biodegradation in water Mtodo 3.12 constante no Environmental Assessment Technical A ssistance Handbook ref. PB 87 1 75345 de Maro de 1987. Outro estudo realizado pelo APERC foi a anlise de amostras de lodo, coletadas de trinta rios norte-americanos, que recebem descarga de efluentes de estaes de tratamento de empresas produtoras ou u surias de Nonilfenol Etoxilado. Este produto no foi sequer detectado em mais de 2/3 dos rios. Nos demais rios, o nvel detectado no passou de 15 ppb (partes por bilho).

15

Artigo Tcnico
TENSOATIVOS: CONCEIT OS GERAIS E SUAS APLICAES EM T INTAS
ART TV007 08/03

11. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1) Swaraj, Paul, Surface Coatings - Science & Technology, 2 edio, 1996, Editora John Wiley & Sons. 2) Fazenda, M. R. Jorge, Tintas e Vernizes - Cincia e Tecnologia, 1 edio, 1993, Textonovo Editora e Servios Editoriais - Publicao ABRAFATI. 3) APERC (Alkylphenol Ethoxylates Research Council - USA), 1999, Alquilfenis e Alquilfenis Etoxilados Viso Geral sobre Aspectos de Segurana, (site: HTTP:// www.aperc.org). 4) Ref: Weeks J. Adams, W. J. Guiney, P.D. Hall, J. F. Naylor, C.G. Risk assentment of NFE and its ethoxylates in US river water and sedments, S.C.Johnson & Son, Texaco, Hunstman, Proceedings of 4th World Surfactants Congress, 1996. 5) Ref: Naylor, C. G. Willians, J.B. Varineu, P.T. Webb, D.A., Nonylphenol ethoxylates in an industrial river, Hunstman, Union Carbide, Wisconsin Dept. Natural Resources, Proceedings of 4th World Sufactants Congress, 1996. 6) Ref: (OECD) Organization for Economic Co-operation and Development, Pollution by Detergents, Paris, 1971. 7) Ref: (OECD) Guidelines for Testing of Chemicals, Paris, 1981. 8) Ref: Council Directive 82/242 EEC (European Economic Community), 1982. 9) Ref: Council Directive 82/243 EEC (European Economic Community), 1982. AVISO AOS USURIOS O Artigo Tcnico contem informaes apresentadas de boa f e fundamentadas no melhor conhecimento atual da Oxiteno sobre o assunto. As informaes tm valor apenas indicativo. Quaisquer informaes comentadas, inclusive as sugestes de condies de uso dos produtos da Oxiteno, no devem substituir ensaios e verificaes experimentais que so indispensveis para assegurar a adequao do produto a cada aplicao especfica. Tambm, de responsabilidade do formulador final respeitar a legislao local e obter todas as autorizaes eventualmente necessrias.

ATENDIMENTO A CLIENTES VENDAS T E L E F O N E : (0xx11) 3 1 7 7 - 6 1 0 2 FAX: (0 xx1 1 ) 3 1 7 7 - 6633/3284-2501/289-1679 e- mail: gemerc3@oxiteno.com.br gelap@oxiteno.com.br

16

You might also like