You are on page 1of 11

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

VII - A MSICA
Sendo a msica um elemento vital no mundo do esprito, no de surpreender que um edifcio imponente fosse devotado prtica, ao ensino e ao incentivo de toda espcie de msica. Assim era o departamento a que Edwin nos conduziu a seguir. Na terra, nunca me considerei um musicista, num sentido ativo, mas apreciava essa arte, sem entretanto a compreender bem. Ouvi msica vocal esplndida durante breves estadas em diferentes catedrais metropolitanas, e tinha escassa experincia de msica orquestral. Muito do que ouvi nesse departamento da msica era novo para mim, e outro tanto, era muito tcnico. Desde ento aumentei consideravelmente os meus pequenos conhecimentos, porque descobri que quanto maior o conhecimento da msica, mais ele me ajudava a compreender fatos da vida aqui, onde a msica exerce papel to importante. No digo que todas as criaturas espirituais devam tornar-se musicistas para compreenderem a existncia; essa imposio no estaria de acordo com as leis naturais daqui. Mas a maioria dos indivduos tem algum inato instinto musical e encorajando-o sero mais felizes aqui. isso, efetivamente o que eu fiz. Rute j possua certo treino musical, e sentia-se por isso mais vontade neste grande colgio. O templo da msica seguia o mesmo amplo sistema dos outros. A biblioteca continha obras referentes msica bem como grande quantidade de msicas escritas na terra dos outros. A terra.
Monsenhor Robert Hugh Benson 1

biblioteca

continha

obras

referentes

msica,

por

compositores agora no plano espiritual, ou por outros ainda sobre a

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

O que a chamado obras-primas estava bem representado naquelas prateleiras, e interessante observar que no havia uma sequer que j no tivesse sido alterada pelo autor ao se tornar esprito. As razes desses melhoramentos, explicarei depois. A biblioteca fornece a histria completa da msica, desde os tempos mais remotos; e os que sabem ler msica no necessariamente executando-a, mas que esto familiarizados com as notas impressas podem ver os grandes impulsos que a arte sofreu durante a passagem dos anos. O progresso foi na verdade lento, como em outras artes, e formas excntricas de expresso muitas vezes obstruram o seu caminho. escusado dizer que esses problemas no existem para o compositor em esprito, que vai modificar a sua obra. Ainda na biblioteca havia livros e obras musicais que h muito desapareceram da terra, ou ento que so raros e fora do alcance popular. O colecionador musical aqui achar todas aquelas por que suspirava na terra, e lhe haviam sido negada; aqui poder consultar livremente obras que, devido sua preciosidade, nunca lhe fora possvel obter na terra. Muitos compartimentos so reservados para estudantes de msica, em todos os seus ramos, da teoria at a prtica, sob a orientao de mestres cujos nomes so conhecidos em todo o mundo. Pensaro alguns que tais pessoas famosas nunca dedicariam o seu tempo ao ensino da msica para simples principiantes. Devese lembrar que, como os pintores, os msicos tm uma avaliao diferente para os frutos de seus crebros, depois que aqui chegam. Como todos os demais, comeam a ver as coisas tais como so inclusive suas composies.
Monsenhor Robert Hugh Benson 2

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

Descobrem tambm que a msica do mundo espiritual muito diferente, em efeitos exteriores, da msica realizada na terra. Da descobrirem que seu conhecimento musical deve passar por mudanas radicais antes que eles possam se expressar musicalmente. Na msica, pode-se dizer que o mundo espiritual comea onde o terreno acaba. H leis musicais aqui que no tm aplicao na terra, porque l a msica no est suficientemente adiantada, porque o mundo espiritual do esprito, enquanto que o mundo terreno da matria. duvidoso que o plano terrestre se torne um dia etreo bastante para poder ouvir muitas das formas musicais destes reinos mais elevados. Tentaram- se inovaes, como me foi explicado, mas o resultado alm de brbaro infantil. Os ouvidos terrenos no esto afinados para a msica, que essencialmente dos reinos espirituais. Por um estranho acaso, os terrestres tm tentado produzir esse tipo de msica espiritual, mas nunca conseguiro, at que os tmpanos dos ainda encarnados sofram uma alterao fundamental. Os inmeros tipos de instrumentos musicais to familiares gente da terra, existem no colgio da msica, onde os estudantes podem aprender a execut-los. E aqui tambm, em que a destreza manual to essencial, a tarefa de ganhar proficincia no nem rdua nem cansativa, e muito mais rpida do que na terra. Ao adquirir o domnio do instrumento, o estudante pode reunir-se a uma das inmeras orquestras existentes aqui, ou pode limitar as suas audies ao crculo de amigos. No se deve estranhar que os estudantes prefiram a primeira alternativa, visto que podem produzir, em colaborao com os colegas musicistas, o tangvel efeito da msica em grande escala, quando ento muito mais pessoas podem usufruir desses, efeitos. Ficamos novamente interessados nos muitos instrumentos que no tm similares no mundo.
Monsenhor Robert Hugh Benson 3

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

So, na maioria especialmente adaptados s formas musicais exclusivas daqui, e so por esse motivo, muito mais complicados. Tais instrumentos so executados somente em conjunto com outros de sua categoria, e todos eles se destinam, assim, a uma forma especial de msica. Para a msica costumeira da terra, so suficientes os instrumentos comuns. Era natural que esse departamento tivesse um salo de concertos. Era imenso, capaz de acomodar confortavelmente muitos milhares de espritos. De forma circular, constitua-se de poltronas que saam do solo em fileiras perfeitas. No existe, claro, real necessidade de tal salo ser coberto, mas algumas prticas simplesmente seguem outras, nestes reinos como o caso das nossas residncias, por exemplo. No as necessitamos, na verdade, mas nos acostumamos a elas na terra, e natural que continuemos a t-las aqui. J observamos que o templo da msica estava em terrenos muito mais extensos que os outros j vistos, e a razo nos foi explicada. Na parte posterior do prdio estava o grande centro de concertos, que consistia num vasto anfiteatro, tal uma grande concha enterrada abaixo do nvel do cho, mas era to grande que sua profundidade era imperceptvel. Os lugares mais distantes dos executantes estavam exatamente no nvel da rua. Imediatamente atrs desses lugares circundavamnos amontoados de flores das mais lindas tonalidades, com um espaoso gramado mais alm, enquanto que a rea externa do templo da msica, ao ar livre, era cercada de rvores magnficas e graciosas. Apesar dos assentos se distriburem num vasto espao, no se tinha a impresso de estar muito longe dos executantes, mesmo nos lugares mais distantes. Deve ser lembrado que aqui nossa viso no to restrita como na terra.

Monsenhor Robert Hugh Benson 4

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

Edwin

sugeriu-nos

que

ouvssemos

um

concerto

dos

espritos, e fez ento uma estranha proposta: que no tomssemos lugares no anfiteatro mas sim, a uma certa distncia dele. A explicao disso viria assim que o concerto comeasse. Como deveria haver um concerto dentro em pouco, seguimos sua misteriosa sugesto, e sentamo-nos na grama, a considervel distncia do anfiteatro. Indaguei com os meus botes se poderamos ouvir de to longe, e nosso amigo assegurou-nos que sim. E de fato, fomos logo cercados de outras pessoas, que sem dvida, tinham vindo para o mesmo fim. O lugar que estivera vazio quando Edwin nos trouxe, estava agora repleto de gente, passeando ou sentada confortavelmente na grama. Era um lugar delicioso, cheio de rvores e flores, e alm disso tnhamos pessoas agradveis nossa volta, e eu nunca senti tanto e to intenso prazer como naquele momento. Estava em perfeita sade e perfeita felicidade, ao lado de dois companheiros dos mais agradveis, livre das restries impostas pelo tempo e clima, ou de qualquer das outras limitaes comuns vida terrestre. Edwin nos pedia que caminhssemos at o anfiteatro novamente, e observssemos os assentos. Qual no foi o nosso espanto ao ver a imensa sala completamente lotada, quando, alguns minutos antes nem uma s pessoa havia. Os msicos em seus postos esperavam a entrada do regente, e era bvio que o concerto estava prestes a comear. Voltamos para perto de Edwin e em resposta nossa indagao de como o auditrio se enchera to rapidamente, ele nos relembrou o mtodo de reunir as congregaes da igreja que visitamos no comeo. - No caso do concerto, os organizadores precisavam apenas enviar seus pensamentos ao povo em geral, especialmente interessado nessas execues, e ele logo se reunia.

Monsenhor Robert Hugh Benson 5

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

Assim que Rute e eu mostrssemos interesse pelos concertos, um elo se estabeleceria e sentiramos aqueles pensamentos nos atingirem, assim que fossem emitidos. No podamos, claro, ver os executantes de onde estvamos colocados, e por isso, quando se fez um grande silncio, ficamos sabendo que o concerto ia comear. A orquestra era composta de uns duzentos msicos que tocavam instrumentos bem conhecidos na terra, por isso consegui apreciar o que ouvia. Assim que a msica comeou, pude notar uma acentuada diferena da que eu me acostumara ouvir na terra. Os sons eram iguais aos antigos, mas a qualidade do som era imensamente mais pura, o equilbrio e a harmonia perfeitos. A obra executada era bem extensa e fui informado que seria tocada sem interrupo. O movimento de abertura era de natureza suave, quanto ao volume de som, e notamos que no instante em que a msica comeou, pareceu erguer-se na direo da orquestra uma luz brilhante, que flutuou, como uma superfcie plana, ao nvel do lugares mais altos, onde permaneceu, como uma cobertura iridescente do anfiteatro. Ao prosseguir a msica, esse amplo lenol de luz aumentou em brilho e densidade, formando como que uma firme base, para o que devia acontecer a seguir. To atento estava eu nessa extraordinria formao que mal posso dizer como era a msica. Estava cnscio de seu som, mas isso era tudo. Da a pouco, a espaos iguais, ao redor da circunferncia do teatro, quatro jatos de luz subiram at os cus em longos raios delgados de luminosidade. Permaneceram imveis por um instante e depois desceram vagarosamente, aumentando de espessura medida que desciam, at que assumiram a aparncia de quatro torres circulares, cada uma terminada em cpula, de propores perfeitas. Nesse meio tempo, a rea central de luz tinha se tornado mais espessa ainda e estava comeando a erguer-se vagarosamente
Monsenhor Robert Hugh Benson 6

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

no formato de um dossel imenso, cobrindo o teatro todo. Continuou a subir at que parecia mais alta que as quatro torres. Podia agora compreender por que Edwin sugerira que nos sentssemos fora do teatro; pude ver tambm por que os compositores se sentem impelidos a alterar suas obras terrenas depois que passam a espritos. Os sons musicais emitidos pela orquestra estavam criando sobre suas cabeas esta imensa forma de pensamento, e a forma e perfeio da cpula dependiam inteiramente da pureza dos sons musicais, da pureza da harmonia e da libertao de qualquer dissonncia. A forma da msica deve ser pura para produzir uma forma pura.A esta altura a grande forma musical tinha assumido o que parecia seu limite de altura, e ficou estacionaria e firme. A msica ainda era ouvida, e de acordo com ela, a cpula mudava ora para um tom, ora para outro, e muitas vezes para uma delicada mistura de cores, segundo o tema ou o movimento da msica. difcil dar uma idia adequada da beleza desta maravilhosa estrutura musical. Sendo o anfiteatro construdo abaixo da superfcie da terra, nada era visvel para o auditrio, nem os executantes, nem o prprio edifcio, e a cpula de luz e cor parecia pousar no mesmo solo firme em que nos achvamos. , Isto tomou pouco tempo para se descrever, mas a formao musical levou tanto tempo para formar-se quanto um concerto inteiro na terra. Ao contrrio da terra, onde a msica pode apenas ser ouvida, ns a tnhamos visto, e estvamos inspirados no s pela execuo orquestral, mas pela beleza da imensa forma criada pela influncia espiritual sobre aqueles que a presenciaram; podamos senti-la, apesar de estarmos fora do teatro. O auditrio l dentro estava gozando de seu esplendor e ainda do maior benefcio dos seus raios purificadores. Na prxima vez tomaramos lugar no imenso auditrio.

Monsenhor Robert Hugh Benson 7

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

A msica chegou ao seu finale. As cores irisadas continuavam a entrelaar-se. Ficamos imaginando quanto tempo duraria essa estrutura musical, e nos disseram que se desvaneceria mais ou menos com a mesma rapidez do arco-ris em alguns minutos. Tnhamos ouvido uma composio extensa, mas se vrias peas curtas fossem executadas, o efeito e a durao seriam os mesmos, embora as formas variassem de aspecto e tamanho. Fosse a forma de maior durao, uma nova forma se chocaria com a ltima, e o resultado seria para os olhos o mesmo que duas peas musicais diferentes e separadas seriam para os ouvidos. O msico hbil pode planejar suas composies conhecendo as formas que os vrios sons meldicos e harmoniosos iro produzir. Na verdade, ele pode construir magnficos edifcios sobre o seu manuscrito musical, sabendo exatamente qual seria o resultado, quando a msica fosse executada ou cantada. Por meio de cuidadoso ajustamento de seus temas e harmonias, ele pode construir uma forma to imponente quanto uma catedral gtica. Isto um delicioso aspecto da arte musical no esprito, e considerada como arquitetura musical. O estudante estuda msica no s acusticamente, mas aprender a faz-lo arquiteturalmente, e esta uma das facetas mais absorventes dos estudos. O que tnhamos testemunhado fora produzido numa escala de determinada magnitude; o instrumentista individual ou o cantor pode obter, em escala menor, suas prprias formaes musicais. Na verdade, seria impossvel emitir qualquer forma de som musical sem a formao dessa arquitetura. Pode no tomar uma forma definida como a que vramos, pois isso requer mais experincia. No se deve imaginar entretanto, que com todas essas galxias de cor haja continuamente um pandemnio de msica no mundo espiritual.
Monsenhor Robert Hugh Benson 8

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

Os olhos no se cansam com a riqueza de cores, logo por que se cansariam os ouvidos, por causa dos doces sons que as cores emitem? A resposta negativa, porque os sons esto em completo acordo com as cores e a exata combinao de ambos uma perfeita harmonia. Harmonia a lei fundamental aqui. No pode haver conflito. No digo que haja um estado de perfeio, que s existe nos reinos superiores. Se ns como indivduos nos tornssemos mais perfeitos do que o reino em que vivemos, ento, ipso facto, nos tornaramos dignos de passar a um plano mais elevado. Mas enquanto estamos onde estamos, neste reino ou num mais elevado, vivemos num estado de perfeio de acordo com os limites desse plano. Demorei-me mais nas nossas experincias musicais, por causa da alta posio da msica em nossa vida no reino atual. A atitude de muita gente quanto msica na terra, sofre uma grande transformao quando chegam ao esprito. A msica considerada por muitos na terra, como um mero divertimento agradvel, um agradvel complemento, mas, de forma nenhuma, uma necessidade. Aqui, ela parte de nossa vida, no porque a faamos assim, mas porque parte da existncia naturalmente, como as flores, as rvores, a grama e a gua, as colinas e os vales. um elemento da natureza espiritual. Sem ela, grande parte da alegria seria roubada de nossa vida. No preciso tornarmo-nos mestres em msica para apreciar a riqueza de sons e o maravilhoso colorido que nos rodeiam. Que choque para muita gente ao chegar aqui! E quo imensamente aliviados e contentes ficam, ao descobrir como aqui agradvel, que no um lugar assustador, que no um imenso

Monsenhor Robert Hugh Benson 9

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

templo de religio de hinos, e que podem se sentir em casa, na nova habitao. Quando tomam conhecimento disso, muito se lembram de ter visto, uma vez ou outra, descries sobre esta vida, mas como sendo material. E que alegria quando descobrem que ela realmente assim! que aqui nada etreo e imaterial! Os msicos que ouvimos tocavam instrumentos reais e slidos e msica verdadeira. O regente era uma pessoa bem real, conduzindo a sua orquestra com uma batuta bem material! Mas a bela formao do pensamento musical no era to material quanto suas adjacncias ou os meios de a criar, assim como o arco-ris no to material quanto a umidade e o sol que o produzem. Correndo o risco de me tornar enfadonho, voltei uma vez mais a esta estranha iluso de que o mundo em que estamos vivendo agora vago e sombrio. esquisito que alguns tentem sempre banir do mundo do esprito cada rvore e cada flor, e os outros mil e um encantos. H algo de convencimento nisto fazer coisas exclusivas do mundo terreno. Ao mesmo tempo, se algum pensa que tais coisas no devam, existir no mundo espiritual, ento est livre para se abster de tais gozos, indo para algum lugar rido, onde suas suscetibilidades no sejam ofendidas por objetos to terra-a-terra como rvores, flores (e at seres humanos, e l ele pode entregarse ao estado beatfico de contemplao, rodeado pelo nada, que ele supe ser prprio do cu. Ningum aqui forado a tarefas em ambiente que considere desagradvel. H um defeito entre outros que a Terra possui: o julgarse superior a qualquer outro mundo, especialmente o mundo espiritual. Podemos nos rir agora, embora a nossa alegria se transforme em tristeza quando presenciamos a aflio das almas que aqui chegam, e compreendem que finalmente enfrentam a verdade eterna, sem possibilidade de pergunta ou dvida.
Monsenhor Robert Hugh Benson 10

A VIDA NOS MUNDOS INVISVEIS - ANTHONY BORGIA

ento que a humildade se faz presente! Mas nunca censuramos, pois cada alma j traz dentro de si a prpria censura. E o que tem isto a ver, direis, com as nossas experincias musicais? Apenas o seguinte: que aps cada uma delas eu tive os mesmos pensamentos, e quase as mesmas palavras foram usadas para coment-los com Rute e Edwin. Rute sempre fez eco s minhas idias, e Edwin sempre concordava comigo, apesar de nada mais ser novidade para ele; e ainda assim, maravilhava-se com tudo aqui, como todos fazemos, sejam recm-chegados apenas, ou j antigos habitantes. Ao caminharmos, depois do concerto, Edwin nos apontou as moradias de muitos professores, que preferiam viver perto de seus lugares de trabalho. Eram na maioria casas despretensiosas e, de certa forma, era fcil adivinhar a ocupao dos moradores, por causa de vrios sinais externos evidentes. Edwin nos disse que seramos sempre benvindos se desejssemos visitar os mestres. A exclusividade que necessariamente rodeia tais pessoas na terra desaparece quando se tornam espritos. Todos os valores so drasticamente alterados a esse respeito. Os mestres no cessam seus estudos s porque esto lecionando. Esto sempre investigando e aprendendo, e transmitindo aos alunos o que assimilaram. Alguns j passaram a reinos superiores, mas ainda retm seu interesse na esfera anterior, e visitam-na continuadamente e a seus amigos para prosseguirem seu ensino. Mas j gastamos muito tempo neste assunto e Edwin est esperando para levar-nos a outros lugares de importncia na cidade.

Monsenhor Robert Hugh Benson 11

You might also like