You are on page 1of 3

CURSO DE RESOLUO DE QUESTES JURDICAS Disciplina: Direito do Trabalho Prof.

Agostinho Zechin Aula n 01 Data: 11/03/2011

MATERIAL DE APOIO - PROFESSOR

1. (FCC - 2010 - TRT - 12 Regio (SC) - Analista Judicirio - rea Judiciria) A respeito do abono de frias, analise: I. Dever ser requerido at quinze dias antes do trmino do perodo aquisitivo. II. Tratando-se de frias coletivas, a concesso do abono de frias depende de requerimento individual, independentemente de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional. III. As disposies previstas na Consolidao das Leis do Trabalho referentes ao abono de frias aplicam se aos empregados sob o regime de tempo parcial. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, est correto o que consta APENAS em a) I e III. b) II. c) I e II. d) II e III. e) I.

2. (FCC - 2010 - TRT - 12 Regio (SC) - Analista Judicirio - rea Judiciria) A respeito da estabilidade da empregada gestante, considere: I. A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. II. De acordo com o Ato das Disposies Transitrias da Constituio Federal brasileira, vedada a dispensa da empregada gestante desde a confirmao da gravidez at seis meses aps o parto. III. Em regra, h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que h uma relao de emprego legalmente constituda. IV. O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade. Est correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) I e IV. c) III e IV. d) I, III e IV. e) I e III.

3. (TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6 Regio (PE) - Juiz - Prova 1) De acordo com a lei e a jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho sobre estabilidade e garantia provisria no emprego, analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA:

CURSO DE RESOLUO DE QUESTES JURDICAS Direito do Trabalho Agostinho Zechin 11.03.2011 - Aula 01

I. constitucional o artigo 118 da Lei 8.213/91 que assegura o direito estabilidade provisria por perodo de doze meses aps a cessao do auxlio-doena ao empregado acidentado. II. So pressupostos para a concesso da estabilidade o afastamento superior a quinze dias e conseqente percepo do auxlio-doena acidentrio, salvo se constatada, aps a despedida, doena profissional que guarde relao de causalidade com a execuo do contrato de emprego. III. So dispensadas garantias provisrias no emprego aos seguintes trabalhadores: os que ajuzam ao na Justia do Trabalho contra a empresa empregadora; os que esto em estado de greve; os que so dirigentes de associao de classe ou membro das Comisses Internas de Preveno de Acidentes; os que so contratados para trabalhar no estrangeiro. IV. O servidor pblico celetista da administrao direta, autrquica ou fundacional beneficirio da estabilidade prevista no artigo 41 da Constituio Federal de 1988. V. Ao empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovao em concurso pblico, no garantida a estabilidade prevista no artigo 41 da Constituio Federal de 1988. a) Apenas a assertiva I est correta. b) Todas as assertivas esto incorretas. c) Todas as assertivas esto corretas. d) Apenas a assertiva III est incorreta. e) Apenas as assertivas IV e V esto incorretas.

4. (TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6 Regio (PE) - Juiz - Prova 1) Levando-se em conta a jurisprudncia sumulada e as Orientaes Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA relativamente ao instituto do aviso prvio: a) Os efeitos da dispensa s se concretizam depois de expirado o benefcio do auxlio-doena concedido no curso do aviso prvio. b) Em caso de aviso prvio cumprido em casa, o prazo para pagamento das verbas rescisrias at o dcimo dia da notificao de despedida. c) A "baixa" da Carteira de Trabalho e Previdncia Social deve corresponder data de efetivo afastamento do empregado, mesmo que o aviso prvio tenha sido concedido de forma indenizada. d) A prescrio comea a fluir da data do trmino do aviso prvio. e) A proporcionalidade do aviso prvio, com base no tempo de servio, depende da legislao regulamentadora, visto que o art. 7, XXI da Constituio Federal de 1988 no autoaplicvel.

5. (CESPE - 2010 - MPU - Analista Processual) Os membros da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) de uma empresa que forem indicados ou eleitos pelos empregados dessa empresa tm assegurada sua estabilidade no emprego, estando tal garantia limitada ao perodo em que exercerem efetivamente o cargo na CIPA.

6. (CESPE - 2010 - MPU - Analista Processual) O salrio mnimo regional adotado no Brasil por fora das grandes diferenas regionais existentes no pas, admitindo-se at, em algumas situaes, o seu pagamento em forma de vveres.

7. (CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Advogado Biocombustvel) Sobre o trabalhador temporrio, considere as afirmativas a seguir. I - O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora de servio ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de 3 meses, salvo autorizao do Ministrio do

CURSO DE RESOLUO DE QUESTES JURDICAS Direito do Trabalho Agostinho Zechin 11.03.2011 - Aula 01

Trabalho e Emprego, sob pena da possibilidade de reconhecimento de vnculo direto do trabalhador com o tomador de servios. II - O contrato pode ser escrito ou verbal, sendo que, escrito, nele devero constar os direitos conferidos aos trabalhadores. III - A empresa de trabalho temporrio pode ser pessoa fsica ou jurdica, sendo irrelevante, se registrada ou no no Ministrio do Trabalho e Emprego. IV - considerado local de trabalho, para efeitos de acidente de trabalho, tanto aquele onde se efetiva a prestao de trabalho quanto a sede da empresa de trabalho temporrio. So corretas APENAS as afirmativas a) I e II. b) I e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

8. (MPE-GO - 2009 - MPE-GO - Promotor de Justia) Genericamente, sobre o contrato de trabalho, incorreto afirmar: a) nulo o contrato de trabalho com a administrao pblica indireta, sem a prvia aprovao em certame, salvo se a contratao se der pelo regime da CLT. b) vedado o trabalho do menor de 16 (dezesseis) anos, salvo na condio de aprendiz, a partir dos 14 (catorze) anos. c) A validade do contrato de trabalho, assim como de qualquer negcio jurdico, deve obedecer aos requisitos do art. 104 do Cdigo Civil, a saber: agente capaz; objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; forma prescrita e no defesa em lei. d) possvel, para o empregado urbano, o trabalho realizado em seu prprio domiclio.

GABARITO 1. Alternativa E 2. Alternativa B 3. Alternativa D 4. Alternativa C 5. Alternativa Errada 6. Alternativa Errada 7. Alternativa B 8. Alternativa A

CURSO DE RESOLUO DE QUESTES JURDICAS Direito do Trabalho Agostinho Zechin 11.03.2011 - Aula 01

You might also like