You are on page 1of 19

Prof. Diego Amorim Prof.

Felipe Lima

Concordncia Verbal
REGRAS GERAIS

O verbo concorda com o sujeito termo sobre o qual se declara algo.


Com Mais de um, o verbo fica no singular Com Nenhum/Qual/Quem/Algum de ns/de vs SE IIS: verbo na 3p. Singular

SE PA: verbo concorda com sujeito paciente


Sujeito oracional verbo no singular

Vejamos na FCC
Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase:

(A) Sobrevieram tragdia de 11/9 consequncias profundas, como a

psicose coletiva a que se renderam muitos cidados novaiorquinos. (B) Agregou-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurana, sentimentos de medo e desconfiana generalizados. (C) Uma certa soberba, caracterstica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 no se aplacaram. (D) Muitas vezes decorre de uma grande tragdia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhao, da revolta e da impotncia. (E) Sobrevivem at mesmo depois de grandes tragdias a tendncia dos homens ao prosasmo e ao mau gosto, como no uso da expresso dez de setembro.

Mais
As normas de concordncia verbal esto observadas em:

(A) Nenhum dos moradores poderiam imaginar que casse do cu

aquele estranho objeto, que tantas influncias acabariam por acarretar vida do lugarejo. (B) De repente, viu-se o lugar invadido por reprteres, turistas, curiosos, gente a quem movia irrefreveis desejos de ver de perto a coisa que viera do cu. (C) Aos moradores jamais poderiam ocorrer que os policiais se solidarizassem com eles, mesmo considerando que o comandante ali havia nascido. (D) Das propriedades mgicas do objeto no advinha mal algum, pelo contrrio: s trazia benefcios aos que dele se acercassem, apenas luzes benficas irradiava. (E) Muitos moradores chegaram a pensar que, com o desaparecimento do objeto, tambm haveriam de desaparecer o que suas propriedades mgicas lhes propiciavam.

Voz Passiva
Sujeito sofre a ao = voz passiva Sujeito age = voz age

Sujeito age e sofre = voz reflexiva


A FCC j est elaborando a prova. A prova est sendo elaborada pela FCC.

SE PA : vtd/vtdi
Observa-se a movimentao do jogo. No se praticam atos dessa natureza.

Vendem-se livros.

DDD: Dica do Diego


Somente ir para a voz passiva VTD ou VTDI Portanto, basta sabermos verbo:

Quem verbo+verbo?
Sem resposta/lugar/adv = VI
Sem preposio = VTD Com preposio = VTI

Sem ao = VL

Exemplos:
Ana morreu cedo.

VI
Ana foi praia. VI

Eu amo voc.
VTD Adoramos a praia. VTD

Exemplos:
Eu gosto de voc.

VTI
Refiro-me praia. VTI

Louvemos ao Senhor.
VTD+ODpreposicionado Cumpriu com o dever. VTD+ODpreposicionado

Vejamos na FCC
Poderamos usar nossa liberdade para investir em muitos objetivos que no

so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. A frase acima se encontra corretamente reescrita na voz passiva em: (A) Muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito poderiam ser usados para melhorar nossa liberdade. (B) Nossa liberdade poderia ser usada para investirmos em muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. (C) Nossa liberdade poderia ser investida para usar em muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. (D) Muitos objetivos poderiam ser usados para investirmos em nossa liberdade, que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. (E) Nossa liberdade seria usada em um sentido restrito para investirmos em muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas.

Mais
...em que estas anotaes vadias foram feitas... Observando o contexto em que a frase acima foi (A) fizeram-se. (B) tinha feito. (C) fiz. (D) faziam. (E) poderia fazer.

empregada, a sua transposio para a voz ativa produz corretamente a seguinte forma verbal:

PONTUAO
REGRA GERAL

No se separa sujeito de verbo e verbo de complemento


Vrgula usada para separar enumeraes Toda explicao deve ser separada

Antes de E a vrgula facultativa, sempre


Deslocamento de oraes ADV , vrgula.

Vejamos na FCC
Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico; seja pela gravidade que tiveram em si mesmos; seja pelas consequncias que dele derivaram projetadas em escala mundial. (B) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico seja pela gravidade, que tiveram em si mesmos, seja pelas consequncias, que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (C) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico seja pela gravidade que tiveram, em si mesmos, seja pelas consequncias que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (D) H eventos que, como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico, seja pela gravidade que tiveram em si mesmos, seja pelas

consequncias que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (E) H eventos, que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico; seja pela gravidade que tiveram em si mesmos, seja pelas consequncias que, dele, derivaram projetadas em escala mundial.

REGNCIA
A aluna de que falei foi aprovada. (quem fala fala DE) A aluna com quem estive foi aprovada. (quem esteve

esteve COM) A aluna a quem fiz aluso foi aprovada. (quem faz aluso faz aluso A) A aluna para quem entreguei o prmio foi aprovada. (quem entrega entrega algo A algum) A aluna em quem confio foi aprovada. (quem confia confia EM)

O CUJO E AFINS
No se usa com artigos:
O banco cuja a sede aqui faliu.

As pessoas cujas as amizades so as mesmas no

vieram.

No se usa sem substantivos:


(...) depende de cuja aprovar (...) (...) dependncia de cuja aprovao falamos.

Vejamos na FCC
Est adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados

na frase: (A) Os argumentos de que devemos nos agarrar devem se pautar nos limites da racionalidade e da justia. (B) Os casos histricos em que Voltaire recorre em seu texto ajudam-no a demonstrar de que a pena de morte ineficaz. (C) A pena de talio um recurso de cuja eficcia muitos defendem, ningum se abale em tentar demonstr- la. (D) Os castigos a que se submetem os criminosos devem corresponder gravidade de que se reveste o crime. (E) As ideias liberais, de cuja propagao Voltaire se lanou, estimulam legisladores em quem no falte o senso de justia.

CORREO GRAMATICAL
Quando houver uma questo assim, est-se pedindo

anlise de tudo:
PONTUAO, REGNCIA,

CRASE,
GRAFIA, CONCORDNCIA, COLOCAO PRONOMINAL.

Vejamos no FCC
Em 11 de setembro ocorreu a tragdia que marcou o incio

deste sculo, e o mundo acompanhou essa tragdia pela TV. A princpio, ningum atribuiu a essa tragdia a dimenso que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragdia como um grave acidente areo. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por (A) acompanhou-a - a atribuiu - lhe tomar (B) acompanhou-a - lhe atribuiu - tom-la (C) lhe acompanhou - lhe atribuiu - tomar-lhe (D) acompanhou-a - a atribuiu - tom-la (E) lhe acompanhou - atribuiu-lhe - a tomar

Mais
Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) De fato, humor ferino e crtica lcida podem convergir em um

mesmo texto, como o caso dessa crnica exemplar de Luis Fernando Verissimo. (B) H casos exemplares de crnicas como esta, aonde a ironia, a mordacidade e a anlise sabem conviver de modo a que paream naturais. (C) Este autor tem conseguido viver apenas do que escreve, alm de eventuais entrevistas em que ele concede, mesmo se considerando tmido. (D) O autor equipara o 11/9 ao Dilvio bblico, com base na proporo desses fatos e do sentido de autocrtica que contribui para ambos. (E) Poucos autores se pronunciaram sobre o 11/9, seja por que em respeito aos sacrificados, ou por que comum que as grandes tragdias impliquem em silncio.

You might also like