You are on page 1of 34

FUCO

Perfis de Fundio Contnua

Manual Tcnico

Perfis Fundidos

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

NDICE
INTRODUO Definio de Ferro Fundido .............................................................................................. 03 Apresentao do FUCO ................................................................................................ 04 Vantagens do FUCO

.................................................................................................... 06

Aplicaes Tpicas do FUCO

....................................................................................... 10

FERROS FUNDIDOS CINZENTOS Descrio das Classes ....................................................................................................... 12 FC 200 - Ferro Fundido Cinzento Perltico/Ferrtico ........................................................ 13 FC 300 - Ferro Fundido Cinzento Perltico ...................................................................... 15 GMI - Ferro Fundido Cinzento com Grafita Refinada ....................................................... 17 FERROS FUNDIDOS NODULARES Descrio das Classes ....................................................................................................... 19 FE 40015 - Ferro Fundido Nodular Ferrtico .................................................................... 20 FE 45012 - Ferro Fundido Nodular Ferrtico / Perltico .................................................... 22 FE 55006 - Ferro Fundido Nodular Perltico / Ferrtico .................................................... 24 FE 70002 - Ferro Fundido Nodular Perltico ..................................................................... 26 DIMENSES PADRONIZADAS Perfis Redondos ................................................................................................................. 28 Perfis Retangulares ............................................................................................................ 30 Perfis Quadrados ............................................................................................................... 31 INFORMAES COMPLEMENTARES Outras Propriedades .......................................................................................................... 32 Materiais Correspondentes em Normas de Outras Entidades ........................................... 33 Frmulas teis / Fatores de Converso ............................................................................. 34

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

INTRODUO
DEFINIO DE FERRO FUNDIDO
Ferros Fundidos Cinzentos e Nodulares so ligas de ferro-carbono-silco, com teores de carbono geralmente acima de 2,0 %, em quantidade superior que pode ser retida em soluo slida na austenita, de modo a resultar na formao de grafita, na forma de veios (lamelas) ou ndulos (esferas), apresentadas nas figuras 1a e 1b. A forma e a distribuio da grafita, bem como a estrutura da matriz, influenciam diretamente nas propriedades dos ferros fundidos, razo pela qual a escolha da classe de ferro fundido apropriada depende muito de sua aplicao. Combinaes de diferentes formas de grafita com diferentes estruturas de matriz, resultam em uma grande variedade de classes, onde, certamente, uma delas atender aos requisitos necessrios de desempenho, segurana e qualidade. A constante evoluo da tecnologia de fundio dos ferros fundidos est contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de novas aplicaes, possibilitando, assim, alternativas mais econmicas para se obter produtos com qualidade.

Fig. 1a- Ferro Fundido Cinzento.

Fig. 1b- Ferro Fundido Nodular

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

APRESENTACO DO FUCO

Originalmente desenvolvido na Europa logo aps a segunda guerra mundial, o processo de fundio contnua em ferro fundido foi introduzido na Amrica do Sul em 1975 pela Indstria de Fundio Tupy, visando obter um mtodo mais econmico para produo de peas com qualidade similar ou superior s obtidas a partir de barras de ao ou fundio convencional (areia).

1 - Metal lquido 2 - Bica de enchimento 3 - Forno de alimentao 4 - Coquilha de grafite refrigerada 5 - Rolete de apoio 6 - Painel de comando 7 - Unidade de tracionamento 8 - Unidade de corte 9 - Unidade de quebra 10 - Barra cortada 11 - Entrada e sada de gua 12 - Resfriador 13 - Barra fundida

Fig. 2 - Processo de produo por fundio contnua.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

A geometria do FUCO delineada por uma coquilha de grafite refrigerada, proporcionando s barras uma elevada sanidade, associada a uma estrutura uniforme e refinada. Isto permite que sejam produzidas peas de elevada responsabilidade, sem o risco de falhas em servio atribudas a defeitos do material, atingindo-se ao final do processo, um menor custo de usinagem. O processo de fundio contnua permite que se obtenham os mais diferentes formatos geomtricos, tais como sees redondas, quadradas, retangulares, ovais, e outras que mais se aproximem da geometria final da peca a ser confeccionada a partir de uma barra de FUCO (Fig. 3).

Fig. 3 - Formatos especiais prximos geometria final da peca.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

VANTAGENS DO FUCO
AUSNCIA DE POROSIDADES

Porosidades so defeitos de fundio que ocorrem internamente pea e so de forma geralmente arredondada com superfcie interna lisa, podendo apresentar-se tambm com aspecto alongado e em diversos tamanhos. A formao de porosidades pode ter diversas causas, todas elas provenientes de fontes de gases.

Podem ser citadas como provveis causas de formao de porosidades: a) Gases provenientes de materiais de moldagem, macharia e tintas. b) Aprisionamento mecnico de gases b.1 - contidos nas cavidades do molde; b.2 - gerados pelos moldes e machos; b.3 - devido a turbulncia durante o vazamento; b.4 - sistemas de canais inadequados. c) Gases dissolvidos no metal lquido Para a produo do FUCO, o molde utilizado de grafite, que no libera gases quando submetido a altas temperaturas. Alm disso, no existem as principais fontes de gases anteriormente citadas. Em perfis produzidos por fundio contnua, a presena de gases limita-se apenas aos contidos no metal lquido, o que reduz acentuadamente a tendncia formao de porosidades em relao a outros processos de fundio.
AUSNCIA DE RECHUPES Os rechupes so cavidades ocasionadas pela contrao do metal lquido durante a solidificao. O controle deste defeito tanto mais difcil quanto mais complexa for a geometria da pea fundida, sendo que os rechupes situam-se sempre nas sees mais espessas, nos centros trmicos das peas. Na fundio de ferro fundido em areia existe ainda um agravante que a expanso do molde, aumentando a necessidade de metal lquido para compensar a variao dimensional que a pea sofre. Por serem rgidos, os moldes de grafite no se deformam com os esforos que ocorrem durante a solidificao dos ferros fundidos, garantindo, assim, uma perfeita alimentao da pea e, como conseqncia, a ausncia de rechupes. As barras produzidas por fundio contnua possuem geometrias definidas, podendo-se controlar o processo de solidificao para cada tipo de barra, de forma a se evitar que as cavidades decorrentes da solidificao ocorram. Desta forma, ao se usinar uma peca a partir do FUCO no se incorrer em riscos de desagradveis surpresas ao final da usinagem, como o aparecimento de rechupes.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

MENOR DENSIDADE
A diferena na densidade de aproximadamente 10 % menor do FUCO em relao aos aos, deve-se presena de grafita na estrutura, dos ferros fundidos (densidade = 2,2 g / cm3).

Densidade FUCO Densidade AO ESTRUTURA MAIS REFINADA

= =

7,20 g / cm3 7,86 g / cm3

Tambm devido utilizao de moldes de grafite refrigerados para conferir a geometria desejada s barras, o FUCO possui estruturas mais refinadas em relao s peas de mesma espessura (mdulo de resfriamento), produzidas em moldes de areia, conferindo ao material melhores propriedades mecnicas. Outro aspecto importante, decorrente do resfriamento mais rpido proporcionado pelo processo de fundio contnua, a maior estanqueidade das pecas fabricadas a partir do FUCO , caracterstica fundamental para a fabricao de componentes hidrulicos (Fig. 4).

Fig. 4 - Componentes hidrulicos-Manifolds, mbolos, tampas, corpos de vlvula, etc.

MENOR SOBRE MATERIAL PARA USINAGEM Por possuir uma grande flexibilidade quanto a geometria dos perfis, o processo de Fundio Contnua permite a produo de barras com formatos prximos a dimenso final da pea. A grande diversificao de bitolas, inexistncia de ngulos de sada, iseno de incluses ou defeitos superficiais e o bom acabamento superficial bruto de fuso, tambm contribuem para a reduo do sobre material para usinagem.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

MELHOR USINABILIDADE Devido uniformidade de sua microestrutura, ausncia de incluses abrasivas superficiais (resduos de areia), ausncia de camada descarbonetada e por ser produzido em ferros fundidos cinzentos e modulares de alta qualidade, o FUCO apresenta uma usinabilidade superior aos ferros fundidos produzidos em areia. Quando comparados aos aos, a melhor usinabilidade do FUCO deve-se, principalmente, a presena de grafita na estrutura, que atua como quebrador de cavacos e tambm como agente lubrificante. Isto se reflete na maior velocidade de corte que pode ser empregada quando da usinagem do FUCO, e no menor desgaste de ferramentas, evitando-se trocas para afiao e, com isso, perdas de produtividade.

LIGAS DE ELEVADA RESISTNCIA Para a produo de componentes que necessitem elevada resistncia mecnica, dispe-se de uma liga que atende classe FE 70002, mas que pode ter sua resistncia e tenacidade aumentada atravs do tratamento trmico de austmpera, obtendo-se um ferro fundido nodular de matriz baintica. Com este material pode-se atingir valores de limites de resistncia da ordem de 1000 a 1500 MPa, com valores de alongamento de at 6 %. Os ferros fundidos modulares submetidos tratamento trmico de austmpera so indicados para a fabricao de engrenagens, eixos comando de vlvulas, pinos, buchas e outros componentes que necessitem uma boa tenacidade associada alta resistncia ao desgaste. Devido a sua alta temperabilidade este material pode tambm ser submetido a tratamentos trmicos de tmpera e revenido e normalizao, sendo possvel, portanto, obter-se uma ampla faixa de combinaes de propriedades mecnicas.

ELIMINAO DOS CUSTOS DE FERRAMENTAIS ( MODELOS ) Por se dispor de tamanhos e formas variadas, ser sempre possvel selecionar um tipo de FUCO que mais se aproxime da forma final do componente a ser usinado. Isto elimina os dispndios elevados com ferramentais de fundio e os longos prazos para obt-los, reduzindo significativamente o custo final do produto, principalmente quando se trata de itens com baixa demanda, tais como prottipos, peas que sofrero alteraes, peas para manuteno e outras.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

TRATAMENTOS SUPERFICIAIS O FUCO admite a realizao dos mais diversos tratamentos superficiais, visando, em cada caso, benefcios especficos como elevao da resistncia fadiga, ao desgaste ou a corroso. Pode-se citar como exemplos, a realizao de cromagem em moldes para vidraria (Fig. 5), nitretao e shot peening em engrenagens e tmpera superficial em eixos comando de vlvulas.

Fig. 5 - Frmas e acessrios para indstria de vidro.

MENOR REFUGO PS USINAGEM A inexistncia de defeitos tpicos em peas produzidas pelo processo convencional, tais como porosidades, rechupes, incluses de areia e escria, tornam praticamente nulo o refugo ps usinagem de peas produzidas a partir do FUCO . O custo do refugo ps-usinagem extremamente dispendioso, pois alm de perder-se matria-prima e mo-de-obra, reduz-se a disponibilidade de horas mquina para o processo produtivo.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

10

APLICAES TPICAS DO FUCO


A princpio, qualquer tipo de componente que atualmente esteja sendo produzido em ferro fundido cinzento, nodular e em algumas classes de ao, poderia ser fabricado a partir do FUCO.
Como exemplo, seguem algumas aplicaes j consagradas em que o FUCO substitui o processo de fundio convencional e os perfis de ao.

SEGMENTO DE MERCADO

HIDRULICA E PNEUMTICA

VIDRARIAS

MQUINAS E EQUIPAMENTOS

COMPONENTES Manifolds mbolos Tampas de Cilindro Cabeotes de Cilindro Corpos de Vlvula Moldes Formas Pinos Punes Neck Rings Machos Polias Acoplamentos Roldanas Eixos Rguas Guias Buchas Arruelas Porcas Engrenagens Pinos Contra Pesos Mesas Flanges Mancais Martelos

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

11

SEGMENTO DE MERCADO

AUTOPEAS

OUTROS

COMPONENTES Capas de Mancal Distanciadores mbolos Pisto de Freio Anis Guias de Vlvulas Eixos Comandos Sedes de Vlvulas Protetores de Termopar Matrizes Retentores Cones Plugs Placas de Vlvulas Rolos para Leito de Resfriamento Coquilhas

Estes exemplos mostram a versatilidade do produto FUCO que atende a uma grande diversidade de segmentos, desde aplicaes simples como arruelas e polias, at aplicaes complexas como moldes para indstria vidreira e corpos de vlvulas para componentes hidrulicos. Para a escolha da opo mais adequada, colocamos disposio os servios de nosso corpo tcnico pelo fone DDG 0800 474100.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

12

FERROS FUNDIDOS CINZENTOS


DESCRIO DAS CLASSES
Os ferros fundidos cinzentos produzidos pelo processo de fundio contnua, cuja caracterstica estrutural dominante apresentar carbono na forma de veios (lamelas) de grafita, podem ser encontrados nas classes FC 200, FC 300 e GMI. As propriedades mecnicas dos ferros fundidos cinzentos esto condicionadas estrutura final obtida, ou seja, dependem da matriz metlica e tambm da forma e quantidade de grafita. As classes de ferro fundido de menor resistncia mecnica (FC 200) normalmente possuem maiores quantidades de grafita, veios mais longos e, em geral, maiores quantidades de ferrita, conferindo a estes materiais uma melhor usinabilidade. Por outro lado, as classes de ferro fundido de maior resistncia mecnica (FC 300) apresentam grafita mais refinada e matriz essencialmente perltica, proporcionando a estes materiais melhor acabamento superficial e maior dureza.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

13

FC 200 - FERRO FUNDIDO CINZENTO PERLTICO / FERRTICO


DESCRIO

FUCO FC 200 um ferro fundido cinzento que possui como principal caracterstica uma
excelente usinabilidade, permitindo o aumento das velocidades de corte e a reduo do desgaste prematuro das ferramentas, garantindo, assim, estreitas tolerncias dimensionais. Este material recomendado para aplicaes que requeiram moderadas propriedades mecnicas. Esta especificao similar ABNT NBR 6589, classe FC 200.

MICROESTRUTURA A microestrutura tpica do FUCO FC 200 constituda de grafite em forma de veios (lamelas), forma VII, tipo A, tamanho 3 - 6, avaliada de acordo com ASTM A 247. A matriz predominantemente perltica, podendo ter entre 5 e 20 % de ferrita. A periferia constituda de grafite tipo D, tamanho 6 - 8, em matriz essencialmente ferrtica, podendo ter no mximo 5 % de carbonetos dispersos.

Fig. 6 - Mcroestrutura tpica no ncleo.

Fig. 7 - Mcroestrutura tpica na periferia.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

14

PROPRIEDADES MECNICAS Os valores tpicos de dureza e limite de resistncia trao do FUCO FC 200 esto abaixo relacionados e referem-se a resultados encontrados em corpos de prova retirados das barras na seo mdio-raio. Estes valores so apenas orientativos e foram adequados para a obteno do limite de resistncia trao em corpos de prova padro, conforme norma ABNT NBR 6589. Dimenses ( mm ) At 27,6 27,7 - 43,4 43,5 - 63,1 63,2 - 79,0 79,1 - 92,1 92,2 111,5 111,6 - 124,2 124,3 - 143,6 143,7 - 254,1 Dureza ( HB ) 163 207 163 207 163 207 163 207 163 207 163 207 163 207 163 207 163 - 207 Limite de Resistncia ( MPa ) mn. 200 190 180 170 160 150 140 130 125

COMPOSIO QUMlCA A composio qumica geral para este material mostrada na tabela abaixo.

Elemento C1 Si Mn S P Cr

% 2,90 - 3,90 2,20 - 2,60 0,40 - 0,60 0,05 - 0,25 0,10 mx. 0,05 mx.

Nota : 1 - As faixas de carbono so especificadas para cada grupo de bitolas, de maneira a controlar o tipo e tamanho da grafita. A variao dentro da mesma faixa de aproximadamente 0,20 %.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

15

FC 300 - FERRO FUNDIDO CINZENTO PERLTICO


DESCRIO

FUCO FC 300 um ferro fundido cinzento com estrutura totalmente perltica, o que lhe
proporciona elevadas propriedades mecnicas e bom acabamento superficial. Outra caracterstica importante a ressaltar a boa estanqueidade, que aliada s propriedades acima mencionadas, possibilitam sua utilizao em peas para componentes hidrulicos sujeitas altas presses, tais com: manifolds, corpos de vlvula, cabeotes, tampas e mbolos. Esta especificao similar ABNT NBR 6589, classe FC 300.

MICROESTRUTURA A microestrutura tpica do FUCO FC 300 constituda de grafite em forma de veios (lamelas), forma VII, tipo A, tamanho 3 - 6, avaliada de acordo com ASTM A 247. A matriz predominantemente perltica, podendo ter at 10 % de ferrita. A periferia constituda de grafite tipo D, tamanho 6 - 8, em matriz ferrtica / perltica, podendo ter no mximo 5 % de carbonetos dispersos.

Fig. 8 - Mcroestrutura tpica no ncleo.

Fig. 9 - Mcroestrutura tpica na periferia.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

16

PROPRIEDADES MECNICAS Os valores tpicos de dureza e limite de resistncia trao do FUCO FC 300 esto abaixo relacionados e referem-se a resultados encontrados em corpos de prova retirados das barras na seo mdio-raio. Estes valores so apenas orientativos e foram adequados para a obteno do limite de resistncia trao em corpos de prova padro, conforme norma ABNT NBR 6589. Dimenses ( mm ) At 27,6 27,7 53,0 53,1 79,0 79,1 104,8 104,9 156,3 156,4 260,5 260,6 345,0 345,1 476,6 Dureza ( HB ) 229 285 197 269 197 269 197 269 197 269 179 255 179 255 179 255 Limite de Resistncia ( MPa ) mn. 270 250 240 230 205 185 170 160

COMPOSIO QUMlCA A composio qumica geral para este material mostrada na tabela abaixo.

Elemento C1 Si S P Cr

% 2,80 - 3,70 2,20 - 2,60 0,05 - 0,25 0,10 mx. 0,05 mx.

Nota : 1 - As faixas de carbono so especificadas para cada grupo de bitolas, de maneira a controlar o tipo e tamanho da grafita. A variao dentro da mesma faixa de aproximadamente 0,20 %.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

17

GMI - FERRO FUNDIDO CINZENTO COM GRAFITA REFINADA


DESCRIO

FUCO GMI um ferro fundido cinzento com grafita essencialmente tipo D.


Desenvolvido originalmente para fabricao de moldes na indstria vidreira, o GMI possui grafita extremamente refinada, proporcionando-lhe um excelente acabamento superficial. Destaca-se tambm pela tima usinabilidade e boa condutividade trmica. Quando submetido a repetitivos ciclos trmicos de aquecimento / resfriamento, apresenta uma boa estabilidade dimensional devido ao pequeno tamanho da grafita e matriz essencialmente ferrtica.

MICROESTRUTURA A microestrutura tpica do FUCO GMI constituda de grafita refinada, forma VII, tipo D ( 80 % mn. ), tamanho 6 - 8, avaliada de acordo com ASTM A 247. A matriz ferrtica com aproximadamente 15 % de perlita, podendo ter no mximo 5 % de carbonetos dispersos.

Fig. 10 - Mcroestrutura tpica do GMI.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

18

PROPRIEDADES MECNICAS Os valores tpicos de dureza e limite de resistncia trao do FUCO GMI esto abaixo relacionados e referem-se a resultados encontrados em corpos de prova retirados das barras na seo mdio-raio. Limite de Resistncia Trao ( MPa ) Dureza ( H B ) = = 180 mn. 131 - 207

PROPRIEDADES FSlCAS Condutividade Trmica (W / m.K) 100 a 400C Coeficiente de Exp. Trmica ( 10-6 / K) 20C / 20 a 400C = 41 a 44 = 10 a 12,5

COMPOSIO QUMlCA A composio qumica geral para este material mostrada na tabela abaixo.

Elemento C1 Si Mn S P Cr Ti2

% 3,40 4,00 2,20 - 2,60 0,20 mx. 0,02 mx 0,10 mx. 0,05 mx. 0,30 mx.

Nota : 1 - As faixas de carbono so especificadas para cada grupo de bitolas, de maneira a controlar o tipo e tamanho da grafita. A variao dentro da mesma faixa de aproximadamente 0,20 %. 2 O Titnio adicionado com o objetivo de promover grafita tipo D

APLICAES TPlCAS Moldes e acessrios para vidrarias mbolos para pisto de freio

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

19

FERROS FUNDIDOS NODULARES


DESCRIO DAS CLASSES
Os ferros fundidos modulares produzidos em fundio contnua FUCO, cuja caracterstica estrutural dominante apresentar carbono na forma de ndulos (esferas) de grafita, podem ser encontrados nas classes FE 40015, FE 45012, FE 55006 e FE 70002. A obteno da grafita nodular (esfrica) conseqncia da adio de determinados elementos qumicos ou condies particulares de fabricao, que modificam a forma de crescimento da mesma. Este tipo de material recomendado para peas que requeiram elevadas propriedades mecnicas, alta tenacidade e tima estanqueidade.

Alm da forma da grafita, as quantidades de ferrita e/ou perlita da matriz so quem determinam as propriedades mecnicas do material e , consequentemente, sua classe.
O limite de resistncia trao do FUCO , na condio bruto de fuso, pode variar entre 400 a 700 MPa com alongamento de 2 a 15 %.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

20

FE 40015 - FERRO FUNDIDO NODULAR FERRTICO


DESCRIO

FUCO FE 40015 um ferro fundido nodular com grafita tipo I e II, em uma matriz totalmente
ferrtica obtida atravs de tratamento trmico. Alm da excelente usinabilidade, a matriz ferrtica proporciona uma elevada tenacidade e alta permeabilidade magntica. Este material possui limite de resistncia trao e escoamento similares aos aos SAE 1020 laminados a quente, na condio bruta de fuso. Esta especificao similar ABNT NBR 6916, classe FE 38017

MICROESTRUTURA A microestrutura tpica do FUCO FE 40015 constituda de grafite em forma de ndulos (esferas), forma I e II, tamanho 6 - 8, avaliada de acordo com ASTM A 247. A matriz totalmente ferrtica.

Fig.11 - Mcroestrutura tpica no ncleo.

Fig. 12 - Mcroestrutura tpica na periferia.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

21

PROPRIEDADES MECNICAS Os valores tpicos de dureza, limite de resistncia trao, escoamento e alongamento do FUCO FE 40015 esto abaixo relacionados e referem-se a resultados encontrados em corpos de prova retirados das barras na seo mdio-raio.

Dimenses ( mm ) 27,6 208,0 208,1 451,2

Dureza ( HB ) 131 207 121 207 = 400 mn. = 270 mn. = 15 mn.

Limite de Resistncia Trao ( MPa ) Limite de Escoamento ( MPa ) Alongamento ( % )

COMPOSIO QUMlCA A composio qumica geral para este material mostrada na tabela abaixo.

Elemento C1 Si Mn S P Mg2

% 3,30 3,80 2,60 - 3,00 0,20 mx. 0,02 mx 0,10 mx. 0,04 0,07

Nota : 1 - As faixas de carbono so especificadas para cada grupo de bitolas e a variao dentro da mesma faixa de aproximadamente 0,20 %. 2 O Magnsio adicionado com o objetivo de promover grafita esferoidal

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

22

FE 45012 - FERRO FUNDIDO NODULAR FERRTICO / PERLTICO


DESCRIO

FUCO FE 45012 um ferro fundido nodular com grafita tipo I e II, em uma matriz totalmente
ferrtica / perltica obtida bruta de fuso ou atravs de tratamento trmico. Tem como principais caractersticas uma boa usinabilidade, bom acabamento superficial e excelente estanqueidade. Este material possui limite de resistncia trao e escoamento similares aos aos SAE 1030 laminados a quente, na condio bruta de fuso. Esta especificao similar ABNT NBR 6916, classe FE 42012

MICROESTRUTURA A microestrutura tpica do FUCO FE 45012 constituda de grafite em forma de ndulos (esferas), forma I e II, tamanho 6 - 8, avaliada de acordo com ASTM A 247. A matriz essencialmente ferrtica, podendo ter at 25 % de perlita, e no mximo 5 % de carbonetos dispersos.

Fig.13 - Mcroestrutura tpica no ncleo.

Fig. 14 - Mcroestrutura tpica na periferia.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

23

PROPRIEDADES MECNICAS Os valores tpicos de dureza, limite de resistncia trao, escoamento e alongamento do FUCO FE 40012 esto abaixo relacionados e referem-se a resultados encontrados em corpos de prova retirados das barras na seo mdio-raio.

Dimenses ( mm ) 27,6 79,0 79,1 156,3 156,4 451,2

Dureza ( HB ) 156 217 143 217 131 217 = 450 mn. = 310 mn. = 12 mn.

Limite de Resistncia Trao ( MPa ) Limite de Escoamento ( MPa ) Alongamento ( % )

COMPOSIO QUMlCA A composio qumica geral para este material mostrada na tabela abaixo.

Elemento C1 Si Mn S P Mg2

% 3,30 3,80 2,60 - 3,00 0,20 mx. 0,02 mx 0,10 mx. 0,04 0,07

Nota : 1 - As faixas de carbono so especificadas para cada grupo de bitolas e a variao dentro da mesma faixa de aproximadamente 0,20 %. 2 O Magnsio adicionado com o objetivo de promover grafita esferoidal

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

24

FE 55006 - FERRO FUNDIDO NODULAR PERLTICO / FERRTICO


DESCRIO

FUCO FE 55006 um ferro fundido nodular com grafita tipo I e II, em uma matriz totalmente
perltica / ferrtica. Esta matriz proporciona elevadas propriedades mecnicas, bom acabamento superficial e boa temperabilidade, permitindo sua utilizao em peas que requeiram alta resistncia trao e ao desgaste. Este material possui limite de resistncia trao e escoamento similares aos aos SAE 1040 laminados a quente, na condio bruta de fuso. Esta especificao similar ABNT NBR 6916, classe FE 50007

MICROESTRUTURA A microestrutura tpica do FUCO FE 55006 constituda de grafite em forma de ndulos (esferas), forma I e II, tamanho 6 - 8, avaliada de acordo com ASTM A 247. A matriz perltica / ferrtica, com aproximadamente 50 % de perlita, podendo ter no mximo 5 % de carbonetos dispersos.

Fig.15 - Mcroestrutura tpica no ncleo.

Fig. 16 - Mcroestrutura tpica na periferia.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

25

PROPRIEDADES MECNICAS Os valores tpicos de dureza, limite de resistncia trao, escoamento e alongamento do FUCO FE 55006 esto abaixo relacionados e referem-se a resultados encontrados em corpos de prova retirados das barras na seo mdio-raio.

Dimenses ( mm ) 27,6 75,8 75,9 195,3 195,4 476,6

Dureza ( HB ) 217 269 207 255 187 255 = 550 mn. = 380 mn. = 6 mn.

Limite de Resistncia Trao ( MPa ) Limite de Escoamento ( MPa ) Alongamento ( % )

COMPOSIO QUMlCA A composio qumica geral para este material mostrada na tabela abaixo.

Elemento C1 Si Mn S P Cu Mg2

% 3,30 3,80 2,60 - 3,00 0,20 0,65 0,02 mx 0,10 mx. 0,10 0,25 0,04 0,07

Nota : 1 - As faixas de carbono so especificadas para cada grupo de bitolas e a variao dentro da mesma faixa de aproximadamente 0,20 %. 2 O Magnsio adicionado com o objetivo de promover grafita esferoidal

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

26

FE 70002 - FERRO FUNDIDO NODULAR PERLTICO


DESCRIO

FUCO FE 70002 um ferro fundido nodular com grafita tipo I e II, em uma matriz
predominantemente perltica obtida bruta de fuso pela adio de elementos de liga perlitizantes. Esta matriz proporciona uma elevada temperabilidade, permitindo a execuo de tratamentos trmicos como tmpera, normalizao e tmpera superficial, obtendo-se assim, uma ampla faixa de combinaes de propriedades mecnicas. Este material possui limite de resistncia trao e escoamento similares aos aos SAE 1045 laminados a quente, na condio bruta de fuso. Esta especificao similar ABNT NBR 6916, classe FE 70002

MICROESTRUTURA A microestrutura tpica do FUCO FE 70002 constituda de grafite em forma de ndulos (esferas), forma I e II, tamanho 6 - 8, avaliada de acordo com ASTM A 247. A matriz predominantemente perltica podendo ter aproximadamente 25 % de ferrita e no mximo 5 % de carbonetos dispersos.

Fig.17 - Mcroestrutura tpica no ncleo.

Fig. 18 - Mcroestrutura tpica na periferia.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

27

PROPRIEDADES MECNICAS Os valores tpicos de dureza, limite de resistncia trao, escoamento e alongamento do FUCO FE 70002 esto abaixo relacionados e referem-se a resultados encontrados em corpos de prova retirados das barras na seo mdio-raio.

Dimenses ( mm ) 27,6 79,0 79,1 195,3 195,4 451,2

Dureza ( HB ) 241 302 241 285 229 269 = 700 mn. = 480 mn. = 2 mn.

Limite de Resistncia Trao ( MPa ) Limite de Escoamento ( MPa ) Alongamento ( % )

COMPOSIO QUMlCA A composio qumica geral para este material mostrada na tabela abaixo.

Elemento C1 Si Mn S P Cu Mg2

% 3,30 3,80 2,60 - 3,00 0,20 0,65 0,02 mx 0,10 mx. 0,10 0,25 0,04 0,07

Nota : 1 - As faixas de carbono so especificadas para cada grupo de bitolas e a variao dentro da mesma faixa de aproximadamente 0,20 %. 2 O Magnsio adicionado com o objetivo de promover grafita esferoidal

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

28

DIMENSES PADRONIZADAS
PERFIS REDONDOS
Dimenso Bruta (mm) Usinagem Recomendada no Dimetro Tolerncia Dimensional (mm) Peso Terico (kg/m)

FC200

FC300

FE45012

FE55006

18.0 21.2 22.2 27.6 30.7 33.9 37.1 40.3 43.4 46.6 49.8 53.0 56.8 59.9 63.1 66.3 69.5 72.6 75.8 79.0 82.6 85.7 88.9 92.1 95.3 98.4 101.6 104.8 111.5 113.6 117.9 124.2 130.6

2.2

+ / - 0.30

1.8 2.5 2.8 4.3 5.3 6.5 7.8 9.2 10.7 12.3 14.0 15.9 18.2 20.3 22.5 24.9 27.3 29.8 32.5 35.3 38.5 41.6 44.7 47.9 51.3 54.8 58.4 62.1 70.3 73.0 78.5 87.2 96.4

2.8

+ / - 0.80

3.2

+ / - 1.00

3.6

+ / - 1.10

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

29

Dimenso Bruta (mm)

Usinagem Recomendada no Dimetro

Tolerncia Dimensional (mm)

Peso Terico (kg/m)

FC200

FC300

FE45012

FE55006

137.3 143.6 150.0 156.3 163.1 169.4 175.8 182.1 189.0 195.3 201.7 208.0 215.0 221.4 227.7 234.1 241.4 247.8 254.1 260.5 270.5 276.9 289.6 306.9 319.6 332.3 345.0 370.4 395.8 421.2 451.2 476.6

3.9

+ / - 1.40

4.3

+ / - 1.60

4.8

+ / - 2.10

5.5

+ / - 2.70

6.5

+ / - 3.30

10.2

+ / - 3.80

14.8

+ / - 5.20

19.3

+ / - 6.60

106.6 116.7 127.2 138.2 150.4 162.3 174.7 187.6 201.9 215.7 230.0 244.7 261.5 277.2 293.3 309.9 329.5 347.1 365.1 383.6 413.8 433.5 474.1 532.6 577.5 624.4 673.0 775.8 885.8 1003.1 1151.0 1284.2

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

30

PERFIS RETANGULARES - FC 300

Dimenso Bruta (mm)

Usinagem recomendada por face (mm)

Inchamento Mximo (mm)

Peso Terico (kg / m)

31,7 x 57,1 31,7 x 82,5 31,7 x 107,9 31,7 x 133,3 31,7 x 158,7 31,7 x 260,3 38,1 x 57,1 38,1 x 82,5 38,1 x 107,9 38,1 x 133,3 38,1 x 158,7 44,4 x 50,8 44,4 x 107,9 44,4 x 114,3 44,4 x 158,7 50,8 x 63,5 50,8 x 92,1 57,1 x 82,5 57,1 x 107,9 57,1 x 133,3 57,1 x 158,7 57,1 x 209,5 63,5 x 158,7 63,5 x 184,1 63,5 x 209,5 76,2 x 209,5 82,5 x 107,9 82,5 x 260,3 107,9 x 133,3 139,7 x165,1 177,8 x 406,4 209,5 x 361,9

2,3 2,6 3,2 3,2 4,8 4,8 2,3 2,6 2,6 3,2 3,2 2,3 2,6 2,6 3,2 2,3 2,3 2,3 2,3 2,6 2,6 3,2 2,6 2,6 3,2 4,8 2,6 6,3 2,8 2,8 6,3 3,2

2,9 4,2 6,3 6,3 8,9 11,7 2,9 4,2 4,2 6,3 6,3 3,1 4,4 4,4 6,7 3,1 3,1 3,1 3,1 4,4 4,4 6,7 4,4 4,4 6,7 4,8 3,4 7,2 3,6 3,6 5,9 3,9

13,0 18,8 24,6 30,4 36,2 59,4 15,7 22,6 29,6 36,6 43,5 16,2 34,5 36,5 50,7 23,2 33,7 33,9 44,4 54,8 65,2 86,1 72,6 84,2 95,8 114,9 64,1 154,6 103,6 166,1 520,3 545,9

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

31

PERFIS QUADRADOS - FC 300

Dimenso Bruta (mm)

Usinagem recomendada por face (mm)

Inchamento Mximo (mm)

Peso Terico (kg / m)

31,7 38,1 41,3 44,4 50,8 57,1 63,5 69,8 76,2 82,5 88,9 95,2 107,9 120,6 133,3 158,7 184,1 209,5 234,9 260,3 311,1 Comprimento Padro Empenamento = =

2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,6 2,6 2,6 2,6 2,6 2,8 2,8 2,8 3,2 3,2 3,2 4,8 4,8 6,3

2,9 2,9 3,1 3,1 3,1 3,1 3,1 3,4 3,4 3,4 3,4 3,4 3,6 3,6 3,6 3,9 3,9 3,9 4,1 4,1 4,4

7,2 10,5 12,3 14,2 18,6 23,5 29,0 35,1 41,8 49,0 56,9 65,2 83,8 104,7 127,9 181,3 244,0 316,0 397,3 487,8 696,8

1880 mm ( + 25 / - 50 mm ) 2,5 mm / m.

Alm dos produtos acima relacionados, pode-se produzir o FUCO em dimenses, formatos e materiais especiais sob encomenda, visando atender propriedades especficas exigidas em determinadas situaes, tais como, resistncia ao calor, corroso e ao desgaste. O FUCO possui uma grande flexibilidade quanto composio qumica, podendo adicionar-se todos os elementos de liga empregados pelo processo de fundio convencional ( areia ) para elevar as propriedades mecnicas dos ferros fundidos cinzentos e modulares.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

32

INFORMACES COMPLEMENTARES
OUTRAS PROPRIEDADES
Normalmente os ferros fundidos cinzentos e modulares so comercialmente especificados pelo Limite de Resistncia Trao e Dureza. A principal justificativa para o uso dessas duas propriedades a relativa facilidade em determin-las. Dependendo da aplicao, outras propriedades podem ser decisivas na escolha do material adequado e na maioria das vezes, pode-se relacion-las com o Limite de Resistncia Trao (LR) e / ou Dureza.

PROPRIEDADES

CINZENTO

NODULAR

Resist. ao Cisalhamento (MPa) Resist. Toro (MPa) Resist. Fadiga (MPa) (sem entalhe)

1,15 x LR 1,15 x LR (1) 0,40 x LR ( 4;5 )

(1)

0,90 x LR ( 3;5 ) 0,90 x LR ( 3;5 ) FE 40015 = 0,50 x LR ( 3 ) FE 45012 = 0,45 x LR ( 3 ) FE 55006 = 0,40 x LR ( 3 ) FE 70002 = 0,40 x LR ( 3 ) ----------

Resist. Compresso (MPa)

LR de 140-175 x 4,02 ( 5 ) LR de 176-200 x 3,68 ( 5 ) LR de 211-245 x 3,61 ( 5 ) LR de 246-280 x 3,39 ( 5 ) ----------

Resist. ao Impacto (com entalhe 20C)

Mdulo de Elasticidade (GPa)

FC 200 = 88 113 ( 1 ) FC 300 = 108 137 ( 1 ) GMI = 78 107 ( 1 ) FC 200 = 51 48 ( 2 ) FC 300 = 47 44 ( 2 ) GMI = 44 41

Condutividade Trmica W / m.K 100C / 400C

FE 40015 = 15 13 ( 2 ) FE 45012 = 10 - 5 ( 2 ) FE 55006 = 5 - 2 ( 2 ) FE 70002 = 5 - 2 ( 2 ) FE 40015 = 169 ( 2 ) FE 45012 = 169 ( 2 ) FE 55006 = 169 ( 2 ) FE 70002 = 172 176 ( 2 ) FE 40015 = 37 36 ( 2 ) FE 45012 = 37 36 ( 2 ) FE 55006 = 35 34 ( 2 ) FE 70002 = 32 31 ( 2 )

Fontes :

(1) DIN 1691 (2) BCIRA BROADSHEET 1 (3) Engineering Data on Nodular Cast lrons (4) Ferros Fundidos Cinzentos de Alta Qualidade (5) Metalurgia dos Ferros Fundidos Cinzentos e Nodulares.

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

33

MATERIAS CORRESPONDENTES EM NORMAS DE OUTRAS ENTIDADES

O FUCO produzido conforme norma interna TUPY e suas propriedades so similares


aos materiais especificados pelas normas e entidades abaixo.

FERRO FUNDIDO CINZENTO

MATERIAIS TUPY ABNT NBR 6589 FC 200 FC 300 --

MATERIAIS CORRESPONDENTES EM NORMAS DE OUTRAS ENTIDADES ASTM A 48 30 40 -A 159 G3000 G4000 -DIN 1691 GG 20 GG 30 -ISO R 185 GR 20 GR 30 -SAE J 434c G3000 G4000 --

FC 200* FC 300 GMI * sem pintura

FERRO FUNDIDO NODULAR

MATERIAIS TUPY ABNT NBR 6916 FE 40015 FE 38017 FE 45012 FE 42012 FE 55006 FE 50007 FE 70002 FE 70002 BAINTICO -ADI 1 BAINTICO -ADI 2

MATERIAIS CORRESPONDENTES EM NORMAS DE OUTRAS ENTIDADES ASTM A 536 A 897 M 60-40-18 -65-45-12 -80-55-06 -100-70-03 --850/555/10 1050/700/7 -1200/850/4 1400/1100/1 DIN 1693 GGG 40 -GGG 50 GGG 70 --ISO 1693 400-15 450-12 500-7 700-2 --SAE J 431c D 4018 D 4512 D 5506 D 7003 ---

Perfis de Fundio Contnua - FUCO

34

FRMULAS TEIS / FATORES DE CONVERSO

Para calcular o peso / metro em sees : REDONDO kg/m = D2 x 0,005655 onde : D = Dimetro em milmetro

QUADRADO kg/m = L x L x 0,0072 onde : L = Largura em milmetro

RETANGULAR kg/m = L x H x 0,0072 onde : L = Largura em milmetro H = Altura em milmetro

PARA CONVERTER PSI N / mm2 OU MPa kgf / mm2 N / mm2 OU MPa mm pol. mm ps Lb Kg C F C K

OPERAO x 0,00694 x l44 x 9,80665 x 0,10197 x 0,03937 x 25,4 x 0,00328 x 304,8 x 0,4536 x 2,2046 (C x 1,8) + 32 (F - 32 ) x 0,556 C + 273,15 K - 273,15

PARA OBTER N / mm2 OU MPa PSI N / mm2 OU MPa kgf / mm2 pol. mm ps mm kg lb F C K C

You might also like