You are on page 1of 7

Esforos internos

Esforos internos em uma estrutura caracterizam as ligaes internas de tenses, isto , esforos internos so integrais de tenses ao longo de uma seo transversal de uma barra. Esforos internos representam o efeito de foras e momentos entre duas pores de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seo transversal. Os esforos internos correspondentes de cada lado da seo seccionada so iguais e contrrios, pois correspondem uma ao e a reao correspondente.

Esforos internos em vigas com cargas transversais


q S VA q VB
M Q Q M

VC

VD

Esforo Cortante (Q): a resultante de foras de uma poro isolada sobre a outra poro na direo transversal ao eixo da barra na seo transversal de corte. Momento Fletor (M): a resultante momento de todas as foras e momentos de uma poro isolada sobre a outra poro na direo transversal ao eixo da barra na seo transversal de corte.

VA

VB

VC

VD

O esforo cortante representa o efeito de fora cisalhante em uma seo transversal de uma barra.

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

20

O momento fletor representa o efeito de flexo (ou dobramento) em uma seo transversal de uma barra.

Convenes de sinais para esforos internos de vigas


Esforos cortantes Esforos cortantes so positivos quando, entrando com as foras esquerda de uma seo transversal, a resultante das forcas na direo transversal for no sentido para cima. De forma consistente (ao e reao), esforos cortantes so positivos quando, entrando com as foras direita de uma seo transversal, a resultante das foras na direo transversal for no sentido para baixo.
Esforo cortante positivo

Quando for contrrio ao indicado, o esforo cortante negativo. Momentos fletores Momentos fletores so positivos quando, entrando com as foras e momentos esquerda de uma seo transversal, a resultante momento na seo for no sentido horrio. De forma consistente (ao e reao), momentos fletores so positivos quando, entrando com as foras e momentos direita de uma seo transversal, a resultante momento na seo for no sentido anti-horrio.
Momento fletor positivo

Quando for contrrio ao indicado, o momento fletor negativo.

Viga biapoiada com uma carga concentrada


Duas situaes: (1) Seo S esquerda da carga concentrada (x < a)
S VA
x a l M Q Q M b

(2) Seo S direita da carga concentrada (x > a)


P S VB
b l

VB

VA
a

P M

Q Q

VA

(ax) (lx)

VB

VA

(lx)

VB

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

21

Reaes de apoio Determinadas pelo equilbrio global da viga: Fy = 0 e M A = 0 :


VA = P b l VB = P a l

Esforo cortante e momento fletor em uma transversal S Determinados pelo equilbrio de cada poro isolada da viga quando dado um corte em S. Na situao (1) (x < a) , o equilbrio ( Fy = 0 e MS = 0 ) da poro esquerda da seo S fornece:

Fy = 0

Q = + VA = + P

b l

MS = 0
a a b = + P 1 = + P l l l

M = + VA x = + P

bx l

Observe que o mesmo resultado tem que ser obtido se Q e M forem calculados atravs do equilbrio da poro direita de S:

Fy = 0 MS = 0

Q = + P VB = + P P

a ax a bx M = P (a x ) + VB (l x ) = P (a x ) + P (l x ) = + P x a + a = + P 1 x = + P l l l l

O clculo feito pelo equilbrio da poro da direita, apesar de ser mais complicado, foi feito para demonstrar que, uma vez calculadas as reaes de apoio de forma correta, tanto faz entrar pela esquerda ou pela direita de uma seo transversal para se determinar os esforos internos. Em geral procura-se determinar os valores dos esforos internos pelo lado que for mais simples. Para a situao (2) (x < a) , mais fcil entrar pelas foras que esto direita da seo S:
a l a (l x ) l

Fy = 0

Q = VB = P

MS = 0

M = + VB ( l x ) = + P

Diagrama de esforos cortantes


O diagrama de esforos cortantes um grfico que descreve a variao dos esforos cortantes ao longo das sees transversais da estrutura. A conveno adotada para o desenho do diagrama tal que valores positivos de esforos cortantes so desenhados do lado das fibras superiores da barra e negativos do outro lado. No caso da viga biapoiada com carga concentrada, o diagrama determinado para as duas situaes (1) e (2) mostradas acima, resultando em uma descontinuidade no ponto de aplicao da carga:
+Pb/l

Observe que o valor da descontinuidade do diagrama corresponde ao valor da carga concentrada P aplicada.
Pa/l

VA
a l

VB

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

22

Diagrama de momentos fletores


O diagrama de momentos fletores um grfico que descreve a variao dos momentos fletores ao longo das sees transversais da estrutura. A conveno adotada para o desenho do diagrama tal que valores positivos de momentos fletores so desenhados do lado das fibras inferiores da barra e negativos do outro lado. No caso da viga biapoiada com carga concentrada, o diagrama determinado para as duas situaes (1) e (2) mostradas acima:
P

VA
a l

+Pab/l b

VB

Observe que o diagrama contnuo, isto , os resultados obtidos das situaes (1) e (2) coincidem na seo do ponto de aplicao da carga concentrada P. . Observe tambm que o diagrama tem um bico no ponto de aplicao de P, sendo que o valor mximo de momento fletor ocorre para esta seo: Mmx = +Pab/l.

Viga engastada e em balano com uma carga concentrada


P MB MA P

VB
l

VA
l

O equilbrio das duas vigas em balano resulta em: VB = VA = P e M B = M A = P l (valores absolutos,


sendo que os sentidos fsicos esto indicados)

Diagrama de esforos cortantes


P
+P

Diagrama de momentos fletores


P P
Pl Pl

P l

Viga biapoiada com uma carga uniformemente distribuda


q S VA q
M Q Q M x l

VB q qx
x/2 M Q Q (lx) M

VA

VB

VA

(lx)

VB

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

23

Reaes de apoio

q l Fy = 0 e M A = 0 (global) VA = VB = 2

Esforo cortante e momento fletor em uma transversal S Determinados pelo equilbrio de cada poro isolada da viga quando dado um corte em S. Fy = 0 e MS = 0 da poro esquerda da seo S fornece:

Fy = 0

+ VA q x Q = 0 VA x + q x

Q = +VA q x

Q=+

q l qx 2

MS = 0

q x2 x + M = 0 M = +VA x 2 2

M=+

q l q x x2 2 2

Diagrama de esforos cortantes


Q(x) +ql/2 x

Observe que o diagrama de esforos cortantes um grfico que varia linearmente e que o coeficiente angular da reta igual a q (igual a menos a taxa de carga de carregamento transversal distribudo aplicada de cima para baixo).

ql/2 l

Diagrama de momentos fletores


x

M(x)

+ql2/8 l

Observe que o diagrama de momentos fletores uma parbola do segundo grau e que o valor mximo do diagrama ocorre na seo central e igual a +ql2/8.

Viga biapoiada com balanos


Considere a viga biapoiada com balanos mostrada abaixo. Nas extremidades de cada balano so aplicadas cargas concentradas e no vo central aplicada uma carga uniformemente distribuda.

As reaes de apoio da estrutura tambm esto indicadas na figura. Elas foram obtidas impondo-se Fy = 0 e MB = 0 globalmente.
Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha 24

Os diagramas de esforos cortantes e momentos fletores na viga biapoiada com balanos so obtidos impondo-se o equilbrio de pores isoladas da estrutura. Neste caso, conveniente isolar os balanos e o vo central biapoiado:

O traado dos diagramas nos balanos feito da mesma maneira que foi feito para as vigas engastadas e em balano mostradas anteriormente. No vo central, o traado dos diagramas pode ser explicado por superposio de efeitos:

[kN]

Q0

=0

QI

[kN]

QII

[kN]

[kNm] M0 = 0

MI

[kNm] MII [kNm]

O carregamento no vo central isolado decomposto em trs parcelas: Parcela (0): Cargas concentradas atuando diretamente sobre os apoios. Parcela (I): Momentos aplicados nas extremidades Parcela (II): Carga uniformemente distribuda. A figura acima mostra as reaes de apoio provocadas por cada parcela de carregamento. Observe que a soma das reaes em cada apoio resulta nas reaes de apoio finais da estrutura. Da mesma forma, os diagramas de esforos cortantes e momentos fletores so obtidos pela soma (superposio) dos diagramas obtidos de cada parcela de carregamento: A parcela (0) tem diagramas nulos pois as cargas concentradas so aplicadas exatamente nos apoios e morrem nos prprios apoios. Na parcela (I), como no existe carga distribuda na interior da viga, o esforo cortante em qualquer seo igual ao valor da reao no apoio da esquerda (entrando pelas foras que esto esquerda da seo). Portanto, o diagrama de esforos cortantes constante.

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

25

O diagrama de momentos fletores da parcela (I) nas extremidades do vo so obtidos diretamente dos momentos fletores aplicados nas extremidades. Observa-se que o diagrama de momentos fletores desta parcela varia linearmente. Isso pode ser visto ao se calcular o momento fletor em uma seo qualquer dada por uma posio x em relao ao incio do vo (entrando pelas foras direita da seo): MI(x) = 72 + 6x. Finalmente, os diagramas da parcela (II) so os diagramas determinados anteriormente para uma viga biapoiada com carga uniformemente distribuda. Os diagramas de esforos cortantes e momentos fletores para cada toda a viga biapoiada com balanos mostrado abaixo:

[kN]

[kNm]

Observa-se que o mximo valor para momento fletor no ocorre exatamente no meio do vo. Mais adiante vai ser mostrado que o mximo ocorre justamente na seo onde o esforo cortante nulo. A superposio de diagramas mostrada anteriormente para o vo central isolado tambm pode ser vista para a estrutura como um todo. Abaixo est mostrada a decomposio do carregamento da estrutura em duas parcelas: (I) cargas concentradas e (II) carga uniformemente distribuda. A superposio dos diagramas de momentos fletores de cada parcela resulta no diagrama de momentos fletores final da estrutura.
O procedimento de superposio de efeitos mostrado na figura conhecido como pendurar o diagrama de viga biapoiada para o carregamento que atua no interior da barra. Dessa forma, o traado do diagrama de momentos fletores em cada barra feito em duas etapas: Primeiro se determina os momentos fletores nas extremidades da barra. Se a barra no tiver cargas transversais no seu interior, o diagrama final obtido simplesmente unindo os valores extremos por uma linha reta ( o que acontece nos balanos). Em um segundo passo, se a barra tiver carregamento no seu interior, o diagrama de viga biapoiada para o carregamento pendurado (superposto transversalmente) a partir da linha reta que une os valores extremos.

MI

[kNm]

MII [kNm] M [kNm]

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

26

You might also like