You are on page 1of 21

Mecnica dos Fluidos

Linha de energia e Perda de carga

Exerccio

Um leo de viscosidade absoluta m = 0,01 kgf.s/m2 e peso especfico 8000 N/m3 escoa atravs de 100 m de tubo de ferro galvanizado de 10 cm de dimetro a vazo de 40 L/s. Qual a perda de carga no tubo? Sabendo que K = 0,000152 m.

Perdas de cargas localizadas

Perdas Localizadas

Perdas Localizadas

Clculo das Perdas de Carga localizadas

As perdas de carga localizadas podem ser expressas em termos de energia cintica (v2/2g) do escoamento. Assim a expresso geral: hp = k v2/2g

Onde: v=velocidade mdia do conduto em que se encontra inserida a singularidade em questo; k=coeficiente cujo valor pode ser determinado experimentalmente

Clculo das Perdas de Carga localizadas

Clculo das Perdas de Carga localizadas

Atravs de experimentos pode-se verificar que certas conexes possuem correspondncia em tubulao linear, a fim de se ter um clculo mais simples.

Sadas e Entradas Abruptas

Quando o fluido escoa de um tubo para um reservatrio sua velocidade cai bruscamente at prximo de zero. A perda de carga para este caso igual energia cintica dissipada. K=1.

(a) sada de tubos K=1

(b) entrada de tubos: K depende do tipo de entrada

Entradas Abruptas

No escoamento dado entre um reservatrio e uma tubulao, a velocidade passa de um valor muito baixo para um valor elevado. O coeficiente de perda de carga depende do tipo de unio entre o tubo e o reservatrio. Trs casos tpicos apresentam diferentes perdas de carga:

Reduo/Expanso curta
Expanso Brusca tanto para laminar, quanto para turbulento

hp

(V 1 V 2) ) =
2g

> Velocidade < Presso

< Velocidade > Presso

Reduo/Expanso longa

A expanso gradual obtida com uma pea de transio unindo um tubo de menor dimetro com outro de maior dimetro permite uma menor dissipao de energia do que uma transio abrupta direta entre dois tubos de diferente dimetro. O coeficiente de perda de carga (K) depende da relao de dimetros (D2/D1) e do ngulo do cone. Obtm-se uma perda de carga mnima adotando-se um ngulo do cone de 7.

Reduo/Expanso longa

Conceito de Dimetro Hidrulico


Os equacionamentos de perda de carga estudados, tambm, podem ser aplicados a tubulaes com sees no circulares utilizando a definio de dimetro hidrulico (Dh)

Exerccio 2
A vazo atravs de um tubo de ferro forjado de 10 cm de dimetro de 0,04m/s, encontre a perda de carga total (H) entre os dois reservatrios. Traar as linhas piezomtrica e de energia.

Exerccio 3
Encontre a vazo da tubulao e esboce a LP e a LE.

Exerccio 4

Calcular a vazo de gua num conduto de ferro fundido sendo dados: D = 10 cm; n = 0,7 x 10-6 m2/s; e sabendo-se que dois manmetros instalados a uma distncia de 10 metros indicam respectivamente: 1,5 kgf/cm2 e 1,45 kgf/cm2 K = 0,000259 m

You might also like