You are on page 1of 22

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar NDICE

Momentos histricos O efeito fotovoltaico As tecnologias As aplicaes Plataformas de energias renovveis Energia fotovoltaica no espao ... hoje ! Actividades didcticas Para saber mais ...

4-2 4-4 4-7 4-10 4-17 4-19 4-20 4-22

4-1

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Momentos histricos ...


1839 Edmund Becquerel, fsico experimental francs, descobriu o efeito photovoltaico num electrlito. 1873 Willoughby Smith descobriu o efeito fotovoltaico num material semi-conductor, o Selnio. 1876 Adams e Day detectam igualmente o fenmeno no Selnio e constroem a primeira clula fotovoltaica com rendimento estimado de 1% (!)
Edmund Becquerel [1820-1891]

1883 Charles Fritts, um inventor americano, descreveu as primeiras clulas solares construdas a partir de camadas wafers - de Selnio. 1887 Heinrich Hertz descobriu que a influncia da radiao ultravioleta na descarga elctrica que provoca uma fasca entre dois eltrodos do metal. 1904 Hallwachs descobriu que uma combinao de metais eram sensveis luz. 1914 Nesta altura j se conhecia a existncia de uma barreira de potencial em dispositivos fotovoltaicos. 1916 Millikan forneceu a prova experimental do efeito fotoelctrico. 1918 O cientista polaco Czochralski desenvolveu um processo de crescimento de cristais de Silcio (Si) a partir de um nico cristal.
Albert Einstein [1836-1915] William Adams [1836-1915]

1923 Albert Einstein recebeu o prmio Nobel pelos trabalhos do efeito fotoeltrico 1940/50 Desenvolve-se o mtodo Czochralski para obteno de Si de elevado grau de pureza, sob a forma de lingote monocristalino, para fins industriais. 1951 O desenvolvimento de uma juno n-p permitiu a produo de clulas a partir de um nico-cristal de Germnio (Ge).

4-2

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Momentos histricos ... (2)


1954 Realizao prtica da primeira clula solar de Si monocristalino (Pearson, Fuller, Chapin). Descoberta do efeito fotovoltaico no Arsenieto de Glio (GaAs), por Welker, e em cristais de Sulfureto de Cdmio (CdS), por Reynolds e Leies. 1956 Primeiras aplicaes terrestres da converso fotovoltaica (luzes de flash, bias de navegao, telecomunicaes). 1958 Primeiras aplicaes espaciais - satlite VANGUARD-1 que continuaram com o satlite EXPLORER-6, a nave espacial NIMBUS (1964) com um sistema de 470 Wp, o observatrio ORBITING (1966) com 1 kWp e o satlite OVI-13 (1968), lanado com dois painis de CdS. 1959 Realizao das primeiras clulas de Si multicristalino. 1963 No Japo, foi instalado num farol, um sistema com 242 Wp fotovoltaicos (a maior do mundo desse tempo). 1972 Com tecnologia de clulas CdS, foi instalado pela Frana, na cidade de Niger, um sistema que alimentava uma televiso difundindo a Tele-escola. 1976 Fabrico das 1s clulas de Si amorfo (Carlson e Wronski da RCA). 1981- 83 Foram instalados sistemas de demonstrao, vocacionados para aplicaes de electrificao de edifcios, produo de gua potvel, etc. 1982 A produo mundial fotovoltaica ultrapassou 9,3 MW e, desde ento no tem parado de crescer ....

Satlite VANGUARD-1 (1958)

Nave espacial NIMBUS (1964)

4-3

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar O efeito fotovoltaico (1)


Para compreender melhor o funcionamento da clula fotovoltaica, devemos entender o conceito de eficincia da converso - quociente entre a irradiao solar que incide na rea da clula e a energia elctrica que produzida. Melhorando a eficincia da clula fotovoltaica, corresponde a afirmar que os sistemas fotovoltaicos podem tornar-se cada vez mais competitivos relativamente produo de energia elctrica com combustveis fsseis. As clulas fotovoltaicas convertem a irradiao solar em electricidade a partir de processos que se desenvolvem ao nvel atmico nos materiais de que so constitudas. A verdadeira compreenso deste fenmeno, levou cerca de cem anos a esclarecer, embora o processo de produzir corrente elctrica em meio contnuo tenha sido relatado desde 1839.
Mdulo

Clula

Instalao

Durante a segunda metade do sc. XX assistiu-se sucessiva ultrapassagem dos principais problemas de fabrico, de um aumento de eficincia, de tal forma que o custo deste tipo de sistema - de produo alternativa de energia reduziu significativamente

4-4

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar O efeito fotovoltaico (2)


Se compararmos a eficincia das primeiras clulas fotovoltaicas (anos 50) de 1 a 2%, com os sistemas actuais que convertem de 8 a 20%, assim com os mtodos avanados de fabrico de mdulos fotovoltaicos, podemos concluir, que em numerosas aplicaes de electrificao rural, remota, urbana, escolar, conexao rede j econmicamente vivel a sua utilizao alm do compromisso que estabelece com o consumidor, o uso de uma fonte de produo de energia no poluente. Os principais componentes da clula fotovoltaica tambm designada pilha fotovoltaica correspondem s camadas (em sanduiche) de materiais semiconductores onde produzida a corrente elctrica. Existem um nmero variado de materiais adequados para serem utilizados como uma pilha, todos com vantagens e inconvenientes. No se pode dizer actualmente, que existe um material semiconductor ideal, pois a sua utilizao est directamente ligada aplicao, ao seu custo, eficincia e durao.

Contactos metlicos frontais Fotes

E=h

Material semiconductor

Zona de transio Contactos metlicos posteriores

Carga

Corrente

Alm dos materiais semiconductores, a clula fotovoltaica apresenta dois contactos metlicos, em lados opostos, para fechar o circuito elctrico. O conjunto encontra-se encapsulado entre um vidro e um fundo, essencialmente para evitar a sua degradao com os factores atmosfricos vento, chuva, poeira, vapor, etc. e assim manter as condies ideais de operao por dezenas de anos.

4-5

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar O efeito fotovoltaico (3) Composio de mdulo fotovoltaico

Vidro de elevada transmissividade

Caixa de juno (+, -)

Clula PV

Caixilho de alumnio

Clula PV Vidro temperado Revestimento Etileno-acetato de Vinil (VA) Sandwich Tedlar/Polyester

Revestimento de silicone

4-6

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As tecnologias (1)


Tipos e clulas e pelculas fotovoltaicas

Silcio monocristalino (c-Si)

Clulas convencionais

Silcio multicristalino (m-Si)

Arsenieto de glio (GaAs)


di-Selenieto de Cobre e ndio (CIS)

Pelculas finas

Compostos policristalinos
Telurieto de Cdmio (CdTe)

Silcio amorfo (a-Si)

Eficincia de converso

Tecnologia

max (clula) (Laboratrio) 24,7 % 19,8 % 12,7 % 18,2 % 16,0 %

max (mdulo)

(Indstria) 12 a 16 % 11 a 14 % 5a8% -

tp.

Silcio monocristalino Silcio multicristalino Silcio amorfo Selenieto de Cobre e ndio Telurieto de Cdmio

22,7 15,3 12,1 10,5

4-7

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As tecnologias (2)


Esquema de funcionamento de Sistema autnomo fotovoltaico (120Wp) - INETI, Lisboa

Mdulos Si monocristalino

Regulador de carga

Carga DC Quadro elctrico

Carga AC

Inversor

Acumuladores (Baterias)

4-8

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As tecnologias (3)


Caracterizao de mdulo fotovoltaico e regio de funcionamento

A cinzento indica-se a regio de funcionamento do mdulo quando ligado a uma bateria de 12V

P a r m e tr o s c a r a c te r s tic o s V
oc

te n s o e m c ir c u ito a b e r to , q u a n d o I = 0 , c o r re n t e d e c u r t o c ir c u it o , p a r a V = 0 , m x im a que se pode e x tra ir da c lu la (p ro d u to IV

Is c

p o t n c ia Pmp m x im o ), V
m p p

te n s o p a r a a q u a l o c o r r e p o t n c ia m x im a , c o r re n te p r o d u z id a n o p o n to d e p o t n c ia m x im a .

Im

4-9

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Aplicaes (1)


Recurso Solar em Portugal Entre os pases da UE, Portugal continental apresenta um dos mais elevados recursos solares: 1400 1800 kWh/m2/ano (Irradiao no plano horizontal)

4-10

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Aplicaes (2)


Estimativa da produo elctrica fotovoltaica

4-11

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As aplicaes (3)


TIPOLOGIAS Sistemas autnomos/hbridos Electrificao de casas em locais isolados (meio rural). Bombagem de gua (sistema directo). Sinalizao (bias martimas, faris, aeroportos, passagens de nvel, etc.). Sistemas de telecomunicaes (TV, rdio, telefone). Dessalinizao de gua do mar. Proteco catdica. Aplicaes de micro-potncia (rdios portteis, relgios, calculadoras, etc.). Sistemas ligados rede Integrao em edifcios. Centrais fotovoltaicas.

ESPECIFICIDADES Vantagens Benignos do ponto de vista ambiental Modulares e sem partes mveis (sujeitas a desgaste) Inexistncia de rudos ou cheiros; Reduzida exigncia de manuteno; Elevado ciclo de vida (20-30 anos no caso do Silcio cristalino) Inconvenientes Elevado custo de instalao mdulos (3-4 /Wp) e sistemas (6-12 /Wp) Rendimento relativamente baixo (10-15%) Reduzida densidade de potncia (100-150 W/m2)

4-12

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As aplicaes (4)


ELECTRIFICAO RURAL

Sistema de iluminao e TV em Moradia - Beira Alta

Sistema de iluminao e refrigerao Casa-Abrigo do Covo da Ponte Manteigas

Sistema de iluminao e refrigerao em restaurante Costa Vicentina

Sistema de iluminao e TV em Moradia - Algarve

4-13

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As aplicaes (5)


SISTEMAS DE TELECOMUNICAES

Telefones SOS - Brisa (AE, IPs)

SISTEMAS EM ESCOLAS

Retransmissores de TV (sistemas hbridos elico-fotovoltaicos)

Projecto AMPER - Escolas PV (Alentejo, 2004) Escola Secundria de Moura - 25 kWp Escola Bsica de Amareleja - 35 kWp Escola Profissional de Moura - 15 kWp

4-14

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As aplicaes (6)


Mini-redes de distribuio de energia elctrica

Projecto de Ourique [2000, Thermie] 3 centrais hbridas independentes, geridas pela EDP, alimentando 5 aldeias isoladas no concelho de Ourique, atravs de mini-redes de distribuio (55 casas, iluminao pblica, bombagem de gua).
Potncia instalada Sistemas Fotovoltaicos 42 kWp Sistemas elicos 55 kW Sistemas diesel 3x15 kW

Ourique Central de Cismalhas (PV = 21 kWp; Elico = 2 x 15 kW)

Ourique Central de Monte Corte Coelho (PV = 10,5 kWp)

Central de S. Brs [2003,Barcelos] Sistema fotovoltaico com 4,96 kWp, conectado rede (PRE), projectada e instalada pela SunTechnics/COEPTUM Engenharia.
Fornece rede a totalidade da energia elctrica produzida (~0,5 /kWh)

Barcelos Central de S. Brs (PV= 4,96 kWp)

4-15

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar As aplicaes (7)


Sistemas integrados conectados rede elctrica Projecto BP Sunflower [1998-2000] 14 sistemas integrados em coberturas de estaes de servio da BP.
Potncia por sistema: 14-22 kWp Potncia total: ~250 kWp
Lisboa Parque das Naes (21 kWp)

Projecto EDP-Setbal [1994, Thermie] Sistemas interligados com a rede de baixa tenso (BT) instalados em edifcios da EDP de Setbal
Potncia: 10 kWp
Setbal Edifcio EDP (10 kWp)

Projecto EDP-Faro [1996, Thermie] Sistemas interligados com a rede de baixa tenso (BT) instalados em edifcios da EDP de Faro
Potncia: 5 kWp
Faro Edifcio EDP (5 kWp)

4-16

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Plataformas de energias renovveis (1)


Departamento de Energias Renovveis
O Departamento de Energias Renovveis do INETI tem como misso o desenvolvimento do conhecimento tcnico e cientfico na rea das Energias Renovveis e temas afins, visando dotar o Pas de saber-como na vanguarda destas reas, bem como de infraestruturas de apoio ao sector industrial, nomeadamente atravs dos seus Laboratrios. nica entidade nacional a cobrir simultaneamente a quase totalidade do panorama das tecnologias de Energias Renovveis, entre as competncias e actividades do DER destaca-se no domnio do Solar Fotovoltaico demonstrao e ensaio de sistemas, dimensionamento e projecto, integrao em edifcios, redes hbridas, modelizao dos aspectos Tcnicos e SocioEconmicos,avaliao tcnicoeconmica de projectos, monitorizao de sistemas, auditorias.

Plataforma fotovoltaica de testes de sistemas de 2,2 kWp (1989) Campus do INETI - Lisboa

Sistema de electrificao autnomo de produo de gua por osmose inversa Campus do INETI - Lisboa Sistema hbrido elico-fotovoltaico para electrificao rural 1,1kWp Campus do INETI - Lisboa

4-17

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Plataformas de energias renovveis (12)


LABELEC
Faz parte do Grupo EDP, acompanha o desenvolvimento tecnolgico nas suas reas de actuao e possui uma plataforma de energias renovveis constituda por 3 sistemas interligados com a rede de baixa tenso (BT): sistema fotovoltaico mvel de 4 kWp sistema fotovoltaico fixo de 1,4 kWp sistema hbrido - 0,5 kWp de fotovoltaico + 0,9 kW de elico

EDP LABELEC - Plataforma de Energias Renovveis- Sacavm (2004)

Departamento de Cincias dos Materiais


Seco de Materiais Semicondutores A seco de Materiais Semicondutores do Departamento de Cincias dos Materiais (UNL), tem a seu cargo o leccionao de disciplinas bsicas de especializao e projecto das licenciaturas em Engenharia de Materiais e Engenharia Fsica, no domnio dos materiais e dispositvos semicondutores, converso de energia, optoelectrnica e processos de microelectrnica. Para alm desta actividade o grupo colabora ainda nos Mestrados em Engenharia de Materiais, Gesto e Qualidade dos Materiais, mestrado Europeu de Energias Renovveis.

UNL FCT Plataforma de Energias Renovveis- Monte de Caparica (2002)

4-18

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Energia fotovoltaica no espao ... Hoje ! (1)
Tomando como exemplo singular, no sistema de produo elctrica da Estao Espacial Internacional (ISS), verificou-se a seleco de Silcio monocristalino (Si) como material de base para a construo das clulas dos mdulos fotovoltaicos que devero garantir cerca de 110 kW (tpicamente o mesmo que 55 casas comuns).

Estao Espacial Internacional

MIR Estao espacial sovitica (destruda)

PoSAT Micro satlite portugus (em rbita)

Rover em Marte - NASA

4-19

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Actividades didcticas (1)


Iluminao com energia solar fotovoltaica
Esquema de princpio

O problema Na actual sociedade urbana, o facto de se usufruir de iluminao depois do pr-do-sol uma situao to banal que pouca gente pode argumentar que um luxo. O mesmo no se aplica certamente, em determinadas regies ou pases em vias de desenvolvimento. No entanto, as comunidades ou a unidade familiar que esteja nessas condies, acabam por tolerar essas faltas de qualidade de vida na iluminao : recorrendo a velas, candeeiros a petrleo e a gs. Um sistema fotovoltaico apresenta algumas vantagens relativamente a outras fontes de energia para utilizao local e porttil (querosene, lenha ou gs), ao proporcionar melhor qualidade de luz, com um nico (ainda) constrangimento: o seu elevado custo.

CC - Corrente contnua 12V CA -Corrente alternada 220 V

Como funciona Em locais isolados ou desviados da rede elctrica, a soluo emergente e eficiente, que oferece possibilidade de utilizao imediata em aplicaes to diversas como a iluminao, a refrigerao, a comunicao (rdio e TV), etc. sem dvida uma instalao solar com mdulos fotovoltaicos. Um sistema de iluminao utilizado, vulgarmente, noite ! Portanto, um candeeiro solar necessitar de utilizar o periodo de exposio solar (dia) para carregar a bateria que fornecer electricidade lmpada do sistema (noite).

4-20

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Actividades didcticas (2)


Refrigerao com energia solar fotovoltaica
Esquema de princpio

O problema O Refrigerador Solar representa uma micro instalao produtora e autoconsumidora de energia. Alm disso, uma utilidade que ultrapassa a simples qualidade de vida, permitindo a conservao de vacinas e medicamentos em lugares remotos ou em situaes de emergncia.

Como funciona O sistema de frio por efeito termoelctrico Peltier permite um ciclo trmico de arrefecimento sem elementos mveis e sem lquido refrigerante, funcionando a partir de uma fonte de energia elctrica de corrente contnua (12 ou 24 VDC) . Para ajustar a fonte de energia solar ao consumo do sistema refrigerador necessrio a utilizao de um acumulador (bateria), que combinado com o painel fotovoltaico deve possibilitar uma verdadeira autonomia de 24 horas de funcionamento. Para completar a instalao necessrio um regulador electrnico para proteco e controlo de todo o sistema .

4-21

GUIA DA ENERGIA SOLAR

4 Converso Fotovoltaica da Energia Solar Para saber mais ...


Bibliografia e sites da Internet

Converso Trmica da Energia Solar, Cruz Costa, Jorge; Lebea, Eduardo, SPES/INETI (disponvel em: http://www.spes.pt/Manual_Instaladores.pdf) Energias Renovveis A Opo Inadivel (SPES) Manuel Collares-Pereira
www.ineti.pt/conteudo/pgdetalheconteudo.php?id=1832&tc =15&idn=107&PHPSESSID=73c707c131923d3211e37ff662b0 6b64- Site do Satlite porugus PoSAT http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/press/spirit/200401 28a.html - Misso da sonda SPIRIT (NASA) http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/press/opportunity/2 0040128a.html - Misso da sonda OPPORTUNITY (NASA) http://www.esa.int/export/esaCP/SEM8ZB474OD_index_1.h tml - Misso da MARS EXPRESS (ESA)

www.spes.pt Sociedade Portuguesa de Energia Solar www.aguaquentesolar.com Iniciativa Pblica AQSpP www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth - mapas de satlite em directo www.speedace.info/solar_cars.htm - corridas de carros solares

4-22

You might also like