You are on page 1of 12

Planeamento

e desenvolvimento da investigao I
Estado da arte dos refratmetros em fibra
Carlos Avelino De Jesus Gouveia

RESUMO O presente trabalho tem por objectivo fazer uma reviso sobre o estado da arte em sensores refratomtricos baseados em fibra tica focalizados para aplicaes bioqumicas.

ESTADO DA ARTE DOS SENSORES DE INDICE DE REFRAO


Carlos Avelino De Jesus Gouveia INESC Porto, R. Campo Alegre s/n, 4369-007, Porto, Portugal; Centro de Competncias de Cincias Exactas e de Engenharia, Universidade da Madeira, Campus da Penteada, 9000-390 Funchal.
cgouveia@inescporto.pt

SUMARIO
Os sensores para parmetros bioqumicos so de vital importncia em diversos campos da industria e ambiente . A demanda de sistemas de medida que possibilitem a medio confivel, remota e em tempo real de diversos parmetros constitui um importante desafio no campo dos biosensores. Neste contexto os sensores de fibra tica baseados em refratometria constituem uma soluo interessante, pois oferecem entre outras vantagens o seu peso e tamanho, capacidade de multiplexagem entre outras. O presente trabalho tem por objectivo apresentar o estado da arte de este tipo de dispositivos. Key-words: sensores de fibra tica, refratmetros, ndice de refrao, estado da arte, reviso

1. INTRODUO
A necessidade de informao completa, confivel e em tempo real relativa a um conjunto de parmetros est presente em diversas aplicaes industriais, ambientais e biomdicas. Neste contexto, a demanda de novos sistemas de deteo e monitorizao capazes de operar de forma remota em ambientes de elevada interferncia eletromagntica e quimicamente agressivos tem crescido consideravelmente nos ltimos anos. A combinao das fibras ticas com mecanismos transdutores apropriados, assim como a utilizao de esquemas de deteo e processamento adequados constituem uma alternativa promissora tecnologia atualmente utilizada. Operao remota e em tempo real, imunidade a interferncias eletromagnticas, peso e tamanho reduzidos so algumas das vantagens que aufere a tecnologia acima enunciada. A somar a isto a facilidade de multiplexagem numa rede em fibra tica, possibilita tambm a medio multi-parmetro e a medio de um nico analito em diversos pontos (medio multi-ponto). Neste contexto a utilizao de sensores que de ndice de refrao apresentam-se como uma soluo interessante. Este tipo de abordagem requer camadas sensveis que alterem o seu ndice de refrao em funo do parmetro de interesse.

Isto pode ser conseguido utilizando biomolculas com afinidade natural ao analito ou atravs de espcies qumicas com ligaes especficas ao mesurando. Os sensores de ndice de refrao conhecemos baseiam-se em dois princpios. A reflexo de Fresnel, onde o luz entra em contacto direto com a soluo ou por interao evanescente onde parte da luz que viaja prxima do meio exterior afectada pelo ndice de refrao da envolvente. Existe uma grande variedade de sensores de ndice na literatura, diversos trabalhos tem sido publicados ao longo do tempo, sendo que no todos so exequveis para a monitorizao de parmetros qumicos e biolgicos. A fragilidade de algumas estruturas sensoras, a dificuldade de multiplexagem representam duas das maiores desvantagens das configuraes mais sensveis. O refratmetro em fibra, deve cumprir com determinados requisitos de modo a ser passvel de ser utilizado para medio de parmetros qumicos ou biolgicos. Existem requisitos relacionados com o desempenho, fabrico e ainda um conjunto de aspetos importantes que o tornam numa soluo passvel de ser utilizada em ambiente real no mbito dos biosensores. Os requisitos mais importantes so que operem em reflexo e apresentem elevada sensibilidade, robustez e compatibilidade com esquemas de tradicionais de multiplexagem em fibra tica.

2. ESTADO DA ARTE
A modo de pequena introduo histrica, gostaria de apresentar o primeiro refractmetro em fibra de vidro [1], o qual foi apresentado no ano 1.946 (Figura 1). O experimento pode ser observado na Figura 2 e Error! Reference source not found.constava de um guia de onda em vidro (12 mm de dimetro e 150 mm de comprimento) em forma de U. Num extremo a luz injetada e no outro atravs de uma clula fotoeltrica o sinal detetado era convertido numa corrente, e posteriormente lida por um galvanmetro. O princpio de medida era o da reflexo interna total, que no zona da curvatura (em U), submersa no liquido, alterava a potencia tica transmitida em funo do ndice de refrao.

Figura 1 Artigo presentado por Karrer et tal. como sendo o primeiro refractmetro em fibra (1946)

Figura 2 Montagem experimental do trabalho de Karrer et al.

Uma tcnica muito simples baseada na reflexo de Fresnel na ponta da fibra foi apresentada para medio de ndice de refrao de lquidos atravs da diferena do sinal reflectido pela interface fibra-ar / fibra-liquido [2, 3]. Esta tcnica embora simples no apresenta grande sensibilidade o que constitui uma forte limitao. Os tapers em fibra tica tem sido estudados ao longo do tempo pois permitem o aumento da interao evanescente, possibilitando a extrao de informao relativa ao ndice de refrao atravs da potencia tica transmitida [4].Um taper em fibra consiste num segmento cnico, onde o dimetro da fibra diminui gradualmente. Este efeito permite a redefinio da interface ncleo-bainha de modo a que a luz que se propaga no ncleo penetra na bainha, esta actua como meio de propagao permitindo a interao do campo evanescente com o meio exterior. Os tapers em fibra podem ser divididos em duas categorias distintas: adiabticos e no adiabticos. Um taper pode ser considerado adiabtico se a maior parte da radiao mantem-se no modo fundamental (LP01), no existindo por tanto acoplamento para modos de maior ordem enquanto se propaga ao longo da seco. Neste caso o ngulo do taper muito pequeno. Nos tapers no adiabticos, o ngulo abrupto permitindo o acoplamento da radiao do modo fundamental para o modo LP02 devido a grande diferena entre os ndices de refrao da fibra e do ar. Diversos interfermetros tm sido apresentados utilizando tapers adiabticos para medida de ndice de refrao [5-7]. A resoluo obtida para estes dispositivos de 10-4 UIR (unidade de ndice de refrao). Mais recentemente tm sido apresentado interfermetros Mach-Zehnder com tapers no adiabticos com resolues na ordem dos 10-6 UIR [8, 9]. Este tipo de dispositivos apresentam boa resoluo, mas so estruturas muito frgeis devido a reduo do dimetro da fibra na seco do taper. As Figura 3 e Figura 5 mostram fotografias de um taper no adiabtico e adiabtico respectivamente, onde aprecivel a fragilizao da estrutura pela reduo do dimetro do guia de onda. A Figura 4 mostra o espectro canelado tpico de um destes dispositivos.

Figura 3 Taper no-adiabtico

Figura 4 Espectro tpico de um interfermetro produzido por um taper no adiabtico ou a conjuno de dois tapers Figura 5 Taper adiabtico adiabticos.

As redes de perodo longo (LPG-long period grating) so um tipo de rede de difrao, que consiste na modulao peridica do ndice de refrao do ncleo da fibra, a referida modulao na ordem das centenas de micrmetros. O princpio de operao baseado no acoplamento do modo fundamental do ncleo para os modos co-propagantes da bainha da fibra, permitindo desta forma interao evanescente atravs dos modos excitados da bainha. Estas mantm a integridade da fibra e tm sido amplamente utilizadas para medir ndice de refrao. So tambm sensveis temperatura, deformao e curvatura pelo que so passveis de sensibilidade cruzada. . A Figura 6 mostra o principio de funcionamento das LPG . Diversos sensores tem sido apresentados usando redes de perodo longo para medida de ndice [10-12]. A Figura 7 apresenta-nos as diversas bandas de atenuao da rede de difraco e o seu comportamento face ao incremento do ndice de refrao externo. A Figura 8 indica-nos a resposta do sensor a ndice de refrao. Sensibilidades de 100nm/UIR na gama 1.33-1.39 e de 400nm/UIR na gama dos 1.40-1.45 tm sido atingidas. Diversos estudos tm sido levados a cabo de modo a melhorar a sensibilidade atravs do revestimento com diversos filmes [13-15]. As resolues reportadas aproximam-se dos 10-5 UIR.

Figura 6 Esquema de uma rede de perodo longo, onde possivel visualizar o acoplamento do modo fundamental do ncleo para os modos da bainha

Figura 7 Diversas bandas de atenuao de uma LPG, correspondentes aos diversos modos da bainha e o seu comportamento para o incremento ao ndice de refrao, onde aprecivel que a ressonncia se desloca para comprimentos de onda menores.

Figura 8 Curva de calibrao de uma rede de perodo longo. So observveis diferentes sensibilidades para as diversas gamas de ndice, sendo a zona mais sensvel aquela em que o ndice do meio exterior prximo do da bainha.

Interfermetros com topologias Michelson e Mach-Zehnder baseados em LPGs tambm tm sido estudados como refratmetros [16-19]. Este tipo de sensores mostram resolues relativamente elevadas, entre 10-5 e 10-6 UIR, sendo uma

soluo apelativa para os biosensores. Apenas um aspecto negativo para algumas aplicaes, o fato de normalmente necessitarem comprimentos de interao longos, entre 8-20 cm. As redes de Bragg (FBG- fiber Bragg grating) so outro tipo de rede de difrao, consistem tambm numa alterao peridica do ndice de refrao do ncleo da fibra na ordem de 1 micrmetro. Esta alterao resulta num espalhamento de luz nos planos consecutivos da rede. Dito de outra forma, pode dizer-se que para cada rede h um determinado comprimento de onda para o qual satisfeita uma condio de ressonncia em que as ondas geradas em cada plano esto em fase, originando uma reflexo forte num determinado comprimento de onda. Esse comprimento de onda denominado comprimento de onda de Bragg. A Figura 9 mostra o esquema e princpio de este tipo de dispositivos. Devido a esta condio as FBG so intrinsecamente sensveis a temperatura e deformao [20]. Apesar de no serem inerentemente sensveis ao ndice de refrao exterior, existem muitos trabalhos nos quais so utilizadas para este efeito. A maior parte destas estruturas baseiam-se na exposio do ncleo da fibra ao meio exterior atravs de processos de etching qumico [21-23] ou polimento [24]. Em todos estes casos a resoluo obtida varia entre 10-3 a 10-5 UIR mas a estrutura fragilizada (Figura 10) dificultando a sua utilizao em ambientes reais. Uma cavidade Fabry-Prot baseada numa FBG de baixa reflectividade e a ponta da fibra (reflexo de Fresnel) foi tambm apresentada [25]. O ndice de refrao obtido atravs da visibilidade das franjas, se bem que a resoluo demonstrada no foi muito elevada (10-3 UIR). A possibilidade de integrar esta estrutura uma membrana seletiva, previamente demonstrado em [26], faz com que esta soluo seja interessante para as aplicaes de biosensores. A Figura 11 mostra o esquema do sensor referido.

Figura 9 Rede de Bragg e o seu princpio de funcionamento

Figura 10 Rede de Bragg aps ataque qumico, onde, por forma a obter interaco evanescente o dimetro da fibra reduzido at prximo do dimetro do ncleo (~10 micrmetros) fragilizando em demasia a estrutura.

FBG (R ~4%)

4% Fresnel Reection

40 mm long Fabry-Prot Cavity


Figura 11 Cavidade Fabry-Prot formada entre uma rede de Bragg de baixa reflectividade e a ponta da fibra.

Uma pequena variante das redes de Bragg so as TFBG (tilted fiber Bragg grating). O espectro de transmisso de uma TFBG composto por diversos modos discretos que provm de dois mecanismos diferentes. Os modos de comprimentos de onda maiores resultam do auto-acoplamento do modo do ncleo, enquanto que os outros modos que se encontram em comprimentos de onda menores so derivados ao retro-acoplamento dos modos da bainha. Estes ltimos, dado serem guiados na bainha nas proximidades do meio exterior, so sensveis ao ndice de refrao circundante. As TFBG so conseguidas atravs da leve inclinao da mscara de fase no ato do fabrico do dispositivo. A Figura 12 mostra o esquema e funcionamento de esta estrutura, a Figura 14 permite-nos visualizar o espectro em transmisso da rede. Diversos refratmetros baseados no espectro de transmisso das TFBGs tem sido apresentados [27-30]. Tendo como desvantagem a leitura em transmisso. Para ultrapassar essa dificuldade alguns autores tem excitado os modos da bainha dos TFBG atravs de uma juno desalinhada (Figura 13) [31], ou uma seco de fibra multimodo [32] de modo a estes serem lidos no espetro refletido da rede. As TFBG apresentam um conjunto de picos em transmisso ou reflexo correspondentes aos diversos modos excitados dificultando assim a interrogao do sinal (Figura 15). Por outro lado em termos de resoluo os resultados publicados rondam os 10-4 UIR, valor que no demasiado promissor.

Figura 12 Esquema e principio de funcionamento de um TFBG

Figura 13 Uma seco desadaptada permite ler os modos da bainha dos TFBG em reflexao

Figura 14 Espectro de transmisso de um TBFG, os modos de comprimentos de onda mais baixos so os de maior ordem, que so por sua vez sensiveis ao ndice de refrao

Figura 15 Comportamento espectral das TFBG vistas em reflexo (atravs da juno desalinhada) aprecivel que o espectro no demasiado claro o que dificulta a interrogao do sensor.

Existem tambm outros trabalhos em que os modos da bainha de FBG standard so explorados para medio de ndice de refrao. Estes so excitados atravs de uma rede de perodo longo [33] ou atravs de uma seco de fibra multimodo

[34]. Em ambos os casos os modos da bainha so excitados atravs da seco desadaptada. A resoluo obtida ronda os 10-4. A vantagem de ambos trabalhos consiste na possibilidade de explorar os modos da bainha mediante a utilizao de um FBG standard. Existem outras configuraes hbridas baseadas em LPG/FBG. Uma cabea sensora para medio simultnea de ndice de refrao e temperatura foi demonstrada [35], o deslocamento da ressonncia do LPG modula em intensidade a potncia refletida pelos FBGs enquanto que temperatura lida atravs dos FBGs. Uma cavidade FabryProt formada por duas FBG com uma LPG a meio foi apresentada como sensor refratomtrico [36]. Ambos casos apresentam resolues de 10-5, e representam solues interessantes na rea de estudo. Recentemente outro tipo sensores de ndice de refrao baseados em nano camadas metlicas tem sido estudados. Dependendo das propriedades do filme metlico e do guia de onda podemos ter dois mecanismos. As ressonncias plasmnicas de superfcie (SPR-surface plasmon resonance) e as ressonncias dos modos de perda (LMR lossy mode resonance), em ambos os casos o filme metlico induz uma perda na propagao da luz na fibra. O SPR ocorre quando a parte real da permissividade do filme fino negativo e maior em magnitude do que a sua parte imaginria e a permissividade do material em torno do filme (Figura 16). O LMR ocorre quando a parte real da permissividade do filme fino positivo e maior em magnitude do que o seu lado imaginrio e do material em torno do filme fino (Figura 17). Em qualquer caso, requer um revestimento metlico a ser depositado sobre uma estrutura de fibra que garanta uma boa interao evanescente como tapers ou fibras cuja bainha tenha sido removida. Estes tipos de sensores so muito sensveis ao ndice de refrao externo e so muito atraentes para aplicaes de biossensores [37-39]. No entanto, o facto de serem lidos em transmisso e a sua largura espectral da ressonncia constituem uma limitao em termos de multiplexagem. A Figura 18 e Figura 19 mostram o comportamento espectral de estas estruturas, e ilustram a ideia anteriormente exposta.

Figura 16 Esquema princpio de funcionamento do SPR.

Figura 17 Esquema princpio de funcionamento do LMR

Figura 18 Resposta espectral do SPR a variao do ndice externo

Figura 19 Resposta espectral do LMR a variao do ndice externo

Outra tcnica utilizada a da interferncia multimodal (MMI - multimode interference), cujas estruturas normalmente so formadas por uma seco de fibra multimodo com um determinado comprimento entre duas monomodo. O mecanismo de operao deste tipo de refratmetro baseia-se no fenmeno da auto imagem que ocorre no segmento de fibra multimodo, para a qual o meio envolvente actua como bainha e consequentemente tem incidncia no confinamento da luz no interior do guia. Quando o sinal tico que se propaga na seco de fibra monomodo entra no segmento multimodo, os modos de elevada ordem so excitados ocorrendo interferncia entre eles, enquanto se propagam no segmento indicado. No final da seco multimodo o sinal re-acoplado na seco de fibra monomodo seguinte. Como resultados temos diversas perdas ao longo do espectros. Com um fabrico cuidadoso o ndice de refrao exterior poder determinar a posio espectral das diferentes perdas no espectro de transmisso. Semelhante ao caso anterior, este tipo de interfermetros apresentam sensibilidades muito elevadas ~10-5-10-6 [40, 41], mas so lidos em transmisso e a largura espectral das bandas de atenuao constituem duas desvantagens. A Figura 20 mostra o esquema de um refractmetro baseado num MMI. Na Figura 21 aprecivel o comportamento espectral face a variao do ndice de refrao externo.

Figura 20 Esquema de uma estructura baseada em interferencia multimodal, a luz ao chegar a seco sem nucleo excita diversos modos de bainha posibilitanto a interaco exanescente.

Figura 21 Comportamento espectral de um MMI em funo do ndice de refrao.

3. CONCLUSO
O trabalho apresentou diversas solues para medida de ndice de refrao baseadas em fibra tica. Para todos os casos existem aspectos positivos e outros menos positivos.. A Tabela 1 mostra uma comparativa entre todas as configuraes estudadas. Uma vez que para as aplicaes em questo a robustez, sensibilidade e capacidade de multiplexagem so de grande relevncia, as redes de perodo longo constituem uma soluo muito atraente, seja de forma simples ou num interfermetro. Por outro lado a cavidade Fabry-Prot formada entre uma FBG de baixa reflectividade e a ponta da fibra tambm uma soluo interessante. Existem inclusive, alguns trabalhos publicados usando este tipo de estruturas na rea dos sensores bioqumicos, facto que corrobora esta concluso

Configurao Tapers Adiabticos

Resoluo (UIR) 10
-4

Prs Multiplexagem

Contras Resoluo Fragilidade Dimenses Fragilidade Transmisso Transmisso

No adiabticos

10

-6

Dimenses Sensibilidade Multiplexagem


-5

LPG

Simples

10 , 10

-4

Dimenses Simplicidade Multiplexagem Sensibilidade Multiplexagem Multiplexagem Reflexo Multiplexagem Multiplexagem Biosensing Interrogao Interao direta Multiplexagem Sensibilidade Reflexo

LPG-I FBG Etched/polido TFBG FBG-I

10 , 10 10 ,10 10 10
-4 -3

-5

-6

Dimenses Fragilidade Sensibilidade Sensibilidade Interrogao Sensibilidade

-5

-3

Hbridos

LPG/FBG

10

-5

Complexidade

SPR/LMR , MMI

10 ,10

-5

-6

Sensibilidade

Largura da ressonncia Transmisso

Tabela 1 Quadro resumo/comparative dos diferentes refratmetros em fibra estudados

REFERNCIAS

[1] [2] [3] [4] [5]

E. Karrer, and R. S. Orr, A Photoelectric Refractometer, Journal of the Optical Society of America, 36(1), 42-46 (1946). C. B. Kim, and C. B. Su, Measurement of the refractive index of liquids at 1.3 and 1.5 micron using a fibre optic Fresnel ratio meter, Measurement Science & Technology, 15(9), 1683-1686 (2004). A. Suhadolnik, A. Babnik, and J. Mozina, Optical-Fiber Reflection Refractometer, Sensors and Actuators B-Chemical, 29(1-3), 428-432 (1995). A. Kumar, T. V. B. Subrahmanyam, A. D. Sharma et al., Novel Refractometer Using a Tapered Optical Fiber, Electronics Letters, 20(13), 534-535 (1984). P. Lu, L. Q. Men, K. Sooley et al., Tapered fiber Mach-Zehnder interferometer for simultaneous measurement of refractive index and temperature, Applied Physics Letters, 94(13), (2009).

[6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24]

Z. B. Tian, S. S. H. Yam, J. Barnes et al., Refractive index sensing with Mach-Zehnder interferometer based on concatenating two single-mode fiber tapers, Ieee Photonics Technology Letters, 20(5-8), 626-628 (2008). Z. B. Tian, S. S. H. Yam, and H. P. Loock, Refractive index sensor based on an abrupt taper Michelson interferometer in a single-mode fiber, Optics Letters, 33(10), 1105-1107 (2008). M. I. Zibaii, A. Kazemi, H. Latifi et al., Measuring bacterial growth by refractive index tapered fiber optic biosensor, Journal of Photochemistry and Photobiology B-Biology, 101(3), 313-320 (2010). M. I. Zibaii, H. Latifi, M. Karami et al., Non-adiabatic tapered optical fiber sensor for measuring the interaction between alpha-amino acids in aqueous carbohydrate solution, Measurement Science & Technology, 21(10), (2010). V. Bhatia, Applications of long-period gratings to single and multi-parameter sensing, Optics Express, 4(11), 457-466 (1999). J. H. Chong, P. Shum, H. Haryono et al., Measurements of refractive index sensitivity using long-period grating refractometer, Optics Communications, 229(1-6), 65-69 (2004). S. W. James, and R. P. Tatam, Optical fibre long-period grating sensors: Characteristics and application, Measurement Science & Technology, 14(5), R49-R61 (2003). I. M. Ishaq, A. Quintela, S. W. James et al., Modification of the refractive index response of long period gratings using thin film overlays, Sensors and Actuators B-Chemical, 107(2), 738-741 (2005). J. L. Tang, S. F. Cheng, W. T. Hsu et al., Fiber-optic biochemical sensing with a colloidal gold-modified long period fiber grating, Sensors and Actuators B-Chemical, 119(1), 105109 (2006). J. Yang, L. Yang, C. Q. Xu et al., Long-period grating refractive index sensor with a modified cladding structure for large operational range and high sensitivity, Applied Optics, 45(24), 6142-6147 (2006). T. Allsop, R. Reeves, D. J. Webb et al., A high sensitivity refractometer based upon a long period grating Mach-Zehnder interferometer, Review of Scientific Instruments, 73(4), 17021705 (2002). P. Caldas, P. A. S. Jorge, F. M. Araujo et al., Fiber modal Michelson interferometers with coherence addressing and heterodyne interrogation, Optical Engineering, 47(4), (2008). C. C. C. Lam, R. Mandamparambil, T. Sun et al., Optical Fiber Refractive Index Sensor for Chloride Ion Monitoring, Ieee Sensors Journal, 9(5-6), 525-532 (2009). P. L. Swart, Long-period grating Michelson refractometric sensor, Measurement Science & Technology, 15(8), 1576-1580 (2004). A. D. Kersey, M. A. Davis, H. J. Patrick et al., Fiber grating sensors, Journal of Lightwave Technology, 15(8), 1442-1463 (1997). A. Asseh, S. Sandgren, H. Ahlfeldt et al., Fiber optical Bragg grating refractometer, Fiber and Integrated Optics, 17(1), 51-62 (1998). D. A. Pereira, O. Frazao, and J. L. Santos, Fiber Bragg grating sensing system for simultaneous measurement of salinity and temperature, Optical Engineering, 43(2), 299-304 (2004). A. Iadicicco, A. Cusano, A. Cutolo et al., Thinned fiber Bragg gratings as high sensitivity refractive index sensor, Ieee Photonics Technology Letters, 16(4), 1149-1151 (2004). K. Schroeder, W. Ecke, R. Mueller et al., A fibre Bragg grating refractometer, Measurement Science & Technology, 12(7), 757-764 (2001).

[25] [26] [27] [28] [29] [30] [31] [32] [33] [34] [35] [36] [37] [38] [39] [40] [41]

S. F. O. Silva, O. Frazao, P. Caldas et al., Optical fiber refractometer based on a FabryPerot interferometer, Optical Engineering, 47(5), (2008). C. Jesus, S. F. O. Silva, M. Castanheira et al., Measurement of acetic acid using a fibre Bragg grating interferometer, Measurement Science & Technology, 20(12), (2009). C. Caucheteur, and P. Megret, Demodulation technique for weakly tilted fiber Bragg grating refractometer, Ieee Photonics Technology Letters, 17(12), 2703-2705 (2005). C. F. Chan, C. Chen, A. Jafari et al., Optical fiber refractometer using narrowband claddingmode resonance shifts, Applied Optics, 46(7), 1142-1149 (2007). G. Laffont, and P. Ferdinand, Tilted short-period fibre-Bragg-grating-induced coupling to cladding modes for accurate refractometry, Measurement Science & Technology, 12(7), 765-770 (2001). Y. P. Miao, B. Liu, and Q. D. Zhao, Refractive index sensor based on measuring the transmission power of tilted fiber Bragg grating, Optical Fiber Technology, 15(3), 233-236 (2009). T. Guo, H. Y. Tam, P. A. Krug et al., Reflective tilted fiber Bragg grating refractometer based on strong cladding to core recoupling, Optics Express, 17(7), 5736-5742 (2009). Y. X. Jin, X. Y. Dong, H. P. Gong et al., Refractive-Index Sensor Based on Tilted Fiber Bragg Grating Interacting with Multimode Fiber, Microwave and Optical Technology Letters, 52(6), 1375-1377 (2010). M. Han, F. W. Guo, and Y. F. Lu, Optical fiber refractometer based on cladding-mode Bragg grating, Optics Letters, 35(3), 399-401 (2010). Q. Wu, Y. Semenova, B. B. Yan et al., Fiber refractometer based on a fiber Bragg grating and single-mode-multimode-single-mode fiber structure, Optics Letters, 36(12), 2197-2199 (2011). C. Jesus, P. Caldas, O. Frazao et al., Simultaneous Measurement of Refractive Index and Temperature Using a Hybrid Fiber Bragg Grating/Long-Period Fiber Grating Configuration, Fiber and Integrated Optics, 28(6), 440-449 (2009). L. Mosquera, D. Saez-Rodriguez, J. L. Cruz et al., In-fiber Fabry-Perot refractometer assisted by a long-period grating, Optics Letters, 35(4), 613-615 (2010). O. Esteban, M. Cruz-Navarrete, A. Gonzalez-Cano et al., Measurement of the degree of salinity of water with a fiber-optic sensor, Applied Optics, 38(25), 5267-5271 (1999). C. R. Zamarreno, P. Sanchez, M. Hernaez et al., Dual-Peak Resonance-Based Optical Fiber Refractometers, Ieee Photonics Technology Letters, 22(24), 1778-1780 (2010). A. K. Sharma, R. Jha, and B. D. Gupta, Fiber-optic sensors based on surface plasmon resonance: A comprehensive review, Ieee Sensors Journal, 7(7-8), 1118-1129 (2007). Y. Jung, S. Kim, D. Lee et al., Compact three segmented multimode fibre modal interferometer for high sensitivity refractive-index measurement, Measurement Science & Technology, 17(5), 1129-1133 (2006). Q. Wang, and G. Farrell, All-fiber multimode-interference-based refractometer sensor: proposal and design, Optics Letters, 31(3), 317-319 (2006).

You might also like