You are on page 1of 16

Secretaria Municipal de Educao Processo Seletivo (edital 001/2006)

Caderno de Prova
Prova Objetiva e Discursiva

Professor III Portugus

Secretaria Municipal de Educao

Professor III Portugus


Dia: 3 de dezembro de 2006 Horrio: das 15 s 18 h Durao: 3 (trs) horas, includo o tempo para o preenchimento do carto-resposta.

Instrues
Para fazer a prova voc usar: um caderno de prova; duas folhas de questes discursivas; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Conra o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta.

Verique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqncia de questes, 30 (trinta) objetivas e 2 (duas) discursivas, est correta e se h imperfeies grcas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao scal qualquer irregularidade. No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. Para cada questo so apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos scais. No destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao scal o caderno de prova completo, as folhas com as questes discursivas e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova ser divulgado no site http://edupmf.fepese.ufsc.br

Pgina 3

Professor III Portugus

Conhecimentos Gerais
1. A abordagem funcionalista em educao caracteriza-se por: a. ( ) identicar a gnese do fracasso escolar no funcionamento da sociedade. b. ( X ) desvincular os processos educativos das condies histricas e conjunturais da sociedade na qual ocorrem. c. ( ) embasar mtodos institucionais globais de diagnstico e de interveno s diculdades escolares. d. ( ) analisar os processos de elaborao do conhecimento a partir de seus determinantes histricos e sociais.

(10 questes)
4. Em 1998, foi publicado no Brasil o relatrio solicitado pela UNESCO e sistematizado pela comisso internacional sobre educao para o sculo XXI. Esse documento indica que a educao para o futuro deve proporcionar aos sujeitos 4 aprendizagens fundamentais. No conjunto de respostas abaixo, voc ir encontrar apenas uma seqncia correta dessas aprendizagens. Identique-a. a. ( X ) Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver juntos; Aprender a ser. b. ( ) Prender a preservar; Aprender a fazer; Aprender a viver juntos; Aprender a ser. c. ( ) Aprender a conhecer; Aprender a transformar; Aprender a viver juntos; Aprender a ser. d. ( ) Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a compartilhar; Aprender a ser.

2. Qual das abordagens em educao abaixo relacionadas defende que a escola tem como funo social democratizar o acesso ao saber historicamente elaborado, problematizar a cultura hegemnica e contribuir para a transformao social? a. b. c. d. ( ) ( ) (X) ( ) tecnicista. escolanovista. histrico-crtica. crtico-reprodutivista.

5. Na expresso Projeto Poltico Pedaggico, o termo Poltico refere-se: a. ( b. ( ) participao de todos nos processos escolares. ) Ao exerccio de aprendizagem Poltica dos alunos. c. ( ) Ao propsito de denir a ao educativa segundo a ideologia vigente. d. ( X ) Ao tipo de homem e de sociedade que o grupo escolar deseja como resultado do seu trabalho.

3. Segundo Piaget, somente relaes interindividuais de cooperao permitem fazer evoluir a elaborao conceitual moral e intelectual. Nesta perspectiva, derivam das relaes de cooperao: a. b. c. d. ( ) (X) ( ) ( ) simetria e reciprocidade. respeito mtuo e autonomia. heteronomia e generosidade. autonomia e realismo moral.

Pgina 4

Secretaria Municipal de Educao

6. Vigotski defende que o funcionamento psicolgico humano constitudo Histrica e Culturalmente e que as funes psicolgicas superiores que caracterizam e especicam seu modo de pensar so: a. ( ) Ateno voluntria, generalizao, mediao e signicao. b. ( ) Comportamento intencional, pensamento abstrato, curiosidade, adaptao e controle. c. ( X ) Aes conscientemente controladas, ateno voluntria, memorizao ativa, abstrao e comportamento intencional. d. ( ) Memorizao ativa, controle consciente das aes, capacidade de abstrair, afetividade e imaginao.

9. Na perspectiva interacionista, os processo de ensinar e aprender se do atravs de vivncias em matrizes sociais diferentes, cujos interesses so, freqentemente, contraditrios. Estas palavras de Palangana (1994:146) remetem a uma situao na qual: a. ( ) Os professores devem evitar o confronto de idias. b. ( ) A turma deve ser organizada de modo homogneo. c. ( X ) preciso considerar a importncia do confronto de diferentes idias na avaliao dos resultados do processo. d. ( ) Os professores devem ser cautelosos na escolha dos temas de estudo.

7. Piaget arma que o homem no nasce um ser social e que o desenvolvimento da conduta social dos sujeitos compreende, basicamente, 3 fases. Quais so? a. ( X ) Pensamento autista, egocntrico e socializado. b. ( ) Pensamento pr-verbal, fala egocntrica e socializao. c. ( ) Pensamento pr-operacional, concreto e formal. d. ( ) Estgio sensrio-motor, pensamento egocntrico e socializao.

10. Segundo Piaget, relaes coercitivas predominam na vida da criana pequena, devido assimetria na relao pais/lhos e adulto/criana. Neste tipo de interao, a autoridade est identicada em um dos plos. J as relaes de cooperao, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, pressupem: a. ( b. ( c. ( ) relaes interindividuais objetivas. ) atribuio de valor s proposies corretas. ) a denio da autoridade pela prova de quem sabe mais. d. ( X ) a coordenao das operaes de dois ou mais sujeitos, o controle mtuo dos argumentos e das evidncias.

8. Ao contrario de Piaget, Vigostski preocupou-se em mostrar que a fala humana , desde suas primeiras manifestaes: a. b. c. d. ( ) ( ) ( ) (X) Egocntrica. Internalizada. Descontextualizada. Socializada, voltada para o contato social.

Pgina 5

Professor III Portugus

Conhecimentos Especcos
Leia com ateno o texto abaixo. As questes de 11 a 14 esto baseadas nele. Texto Se o que estuda assume realmente uma posio humilde, coerente com a atitude crtica, no se sente diminudo se encontra diculdades, s vezes grandes, para penetrar na signicao mais profunda do texto. Humilde e crtico, sabe que o texto, na razo mesma em que um desao, pode estar mais alm de sua capacidade de resposta. Nem sempre o texto se d facilmente ao leitor. Neste caso, o que deve fazer reconhecer a necessidade de melhor instrumentar-se, para voltar ao texto em condies de entend-lo. No adianta passar a pgina de um livro se sua compreenso no foi alcanada. Impe-se, pelo contrrio, a insistncia na busca de seu desvelamento. A compreenso de um texto no algo que se recebe de presente. Exige trabalho paciente de quem por ele se sente problematizado. No se mede o estudo pelo nmero de pginas lidas numa noite ou pela quantidade de livros lidos num semestre. Estudar no um ato de consumir idias, mas de crilas e recri-las.
(FREIRE, Paulo. Ao cultural para a liberdade. apud AMARAL, E. et al. Novas Palavras. Literatura, gramtica, redao e leitura. 2 grau. So Paulo: FTD, 1997, p. 376)

(20 questes)

11. Indique com V a armativa verdadeira e com F a falsa, de acordo com o texto acima. ( ( ( ( ( ) O texto revela a viso que o autor tem sobre o papel da leitura no processo de aprendizagem. ) O texto acima uma narrativa. ) Paulo Freire entende o ato de estudar como uma atividade criadora. ) O texto uma enumerao de conselhos sobre como selecionar bons autores. ) O narrador conta a histria de um aluno com problemas de compreenso de texto.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. a. b. c. d. ( ) (X) ( ) ( ) V, V, V, V, F. V, F, V, F, F. F, V, V, F, V. F, V, F, F, V.

12. Aps ler o texto, analise as armativas abaixo. Para o autor, todo leitor crtico sente-se deprimido quando no consegue compreender um texto. II. Se o estudioso uma pessoa crtica, sabe reconhecer suas limitaes e procura super-las com mais estudo. III. Os conhecimentos de uma pessoa podem ser quanticados pelo nmero de livros que ela leu. IV. A compreenso de um texto uma atividade que, muitas vezes, exige esforo e pacincia por parte do leitor. Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. ( ) ( ) (X) ( ) Somente as armativas I e II esto corretas. Somente as armativas I e IV esto corretas. Somente as armativas II e IV esto corretas. Somente as armativas II, III e IV esto corretas. I.

Pgina 6

Secretaria Municipal de Educao

13. Analise os enunciados abaixo. O texto composto de quatro pargrafos: I. No primeiro pargrafo, o autor disserta sobre a importncia da humildade e da coerncia no ato de estudar. II. No segundo pargrafo, ele expe seu ponto de vista sobre a perseverana necessria ao trabalho intelectual. III. No terceiro pargrafo, ele tece argumentos sobre o prazer da leitura. IV. No quarto pargrafo, ele conclui seu raciocnio sobre o gosto do leitor pelo ato de consumir idias. Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. (X) ( ) ( ) ( ) Somente os enunciados I e II esto corretos. Somente os enunciados I e III esto corretos. Somente os enunciados II e III esto corretos. Somente os enunciados I e II e IV esto corretos.

15. A narrativa se caracteriza principalmente por ser uma histria. Assinale a alternativa que s contm possveis exemplos de textos narrativos. a. ( ) um romance, uma sinfonia, um poema. b. ( ) uma crnica, uma epgrafe, um e-mail. c. ( X ) um conto rabe, uma notcia de jornal, as memrias de um viajante. d. ( ) um slogan, uma propaganda, uma pea teatral.

16. Leia o trecho abaixo e preencha os espaos de forma coerente e de acordo com o tipo de discurso correto. A essa forma de expresso, em que o .personagem chamado a apresentar as suas prprias palavras, denominamos discurso um enunciado em discurso . No plano formal, marca-

do, geralmente, pela presena de verbos do tipo dizer, armar, ponderar, sugerir, perguntar, indagar, responder indagar e sinnimos, que podem introduzi-lo, arremat-lo ou nele se inserir. J no discurso o emprego do discurso relato de carter principalmente lar uma informao do personagem. Verica-se que o caracteriza um . , incorpora ao seu prprio fa-

14. Considere os enunciados: 1. 2. Humilde e crtico, sabe que o texto [...] pode estar mais alm de sua capacidade de resposta. [...] o que deve fazer reconhecer a necessidade de melhor instrumentar-se para voltar ao texto em condies de entend-lo.

Com base nos enunciados acima, pode-se armar que: I. o enunciado (1) faz referncia pessoa que escreveu o texto; II. o enunciado (2) revela uma opinio do autor do texto; III. no enunciado (2), instrumentar-se quer dizer procurar melhor informar-se sobre o assunto; IV. no enunciado (1), ao inferir que o texto pode estar alm, o autor supe que os conhecimentos do leitor esto aqum das informaes contidas no texto. Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. ( ) ( ) ( ) (X) Somente as armativas II e IV esto corretas. Somente as armativas I, II e III esto corretas. Somente as armativas I, III e IV esto corretas. Somente as armativas II, III e IV esto corretas.

Na literatura narrativa moderna utiliza-se um terceiro tipo de reproduo de enunciados: o chamado discurso .

Assinale a seqncia correta, em ordem sucessiva. a. ( X ) direto direto indireto narrador indireto informativo indireto livre b. ( ) direto direto indireto livre autor direto informativo libertrio c. ( ) indireto indireto direto personagem indireto pessoal atemporal d. ( ) indireto livre indireto livre direto narrador direto emocional teatral

Pgina 7

Professor III Portugus

17. Assinale a alternativa que apresenta corretamente componentes prprios do ato de comunicao nas duas situaes: de leitura e de escrita de textos. a. ( ) Leitura: o texto um referente que conduz a mensagem. Escrita: a lngua um cdigo que o receptor deve decodicar. b. ( X ) Leitura: quem l um texto desempenha o papel de receptor. Escrita: o objeto a que a mensagem se refere denomina-se referente. c. ( ) Leitura: mensagem o contedo das informaes transmitidas. Escrita: quem escreve um texto o receptor da mensagem. d. ( ) Leitura: o leitor aquele que manuseia um cdigo para enviar uma mensagem. Escrita: o contexto a situao qual a mensagem se refere.

19. Leia as citaes abaixo: Citao 1 Estou convencido de que a gente inventa a fala a cada momento, a cada pergunta que nos fazem ou idia que queremos comunicar.
(FERREIRA GULLAR. Frases. Lngua Portuguesa. So Paulo: n 3, ano 1, p. 15, 2005)

Citao 2 A lngua no tem formas puras e formas impuras, vria, diversa, percorre toda a sociedade, tanto horizontal como verticalmente. No h contaminaes, h intercmbios, evoluo, mutaes. No h nada mais mestio que a lngua.
(SARAMAGO, Jos. Um portugus de sons e pausas. Entrevista a Luiz Costa Pereira Jr. Lngua Portuguesa. So Paulo: n 3, ano 1, p. 20, 2005)

Assinale a alternativa correta a respeito das citaes. 18. Analise as armativas abaixo. A linguagem uma forma de comunicao. Ela pode ser verbal e no-verbal. II. Toda linguagem, seja ela verbal ou no-verbal, utiliza cdigos. III. A linguagem verbal aquela que utiliza como cdigo a lngua, seja ela oral ou escrita. IV. A linguagem no-verbal aquela que utiliza qualquer cdigo que no seja a palavra. Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. (X) ( ) ( ) ( ) Todas as armativas esto corretas. Somente I e II esto corretas. Somente I e III esto corretas. Somente II e IV esto corretas. I. a. ( ) Tanto Ferreira Gullar quanto Saramago no admitem o ensino da norma culta da lngua portuguesa. b. ( ) Enquanto Saramago demonstra conhecer a clebre diferena estabelecida por Saussure entre langue e parole, Ferreira Gullar parece desconhec-la. c. ( X ) Tanto Ferreira Gullar quanto Saramago enfatizam a variabilidade da lngua: o primeiro, numa abordagem mais pessoal; o segundo, numa viso mais abrangente. d. ( ) Segundo os dois autores citados, a escola s deveria se preocupar em ensinar a lngua falada.

20. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo. Dentro do universo das diferentes manifestaes da fala, h variaes que so decorrentes no apenas de uso individual, mas de outros fatores, como... a. b. c. d. ( ) ( ) ( ) (X) fatores regionais, nacionais e legais. fatores sociais, nacionais e literrios. fatores literrios, prossionais e ilegais. fatores geogrcos, sociais e prossionais.

Pgina 8

Secretaria Municipal de Educao

21. Escreva F para as caractersticas da lngua falada e E, para as caractersticas da lngua escrita. ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) mais repetitiva mais rgida permanece nos registros mais exvel transitria mais espontnea menos dinmica

23. Relacione a coluna A com a coluna B, considerando os padres de linguagem na comunicao oral e escrita. Coluna A I. linguagem culta II. linguagem coloquial III. linguagem popular Coluna B ( ) No transgride brutalmente as normas gramaticais; incorpora expresses populares e neologismos; usa o pronome oblquo procltico ao se iniciarem as frases; a concordncia pronominal feita ora na segunda, ora na terceira pessoa. ) usada, predominantemente, em obras didticas ou tcnicas, correspondncias ociais, textos jornalsticos e revistas. Obedece ao rigor das gramticas normativas. ) Faz uso de grias, reete a cultura da linguagem oral, transmitida entre as geraes excludas do acesso norma de prestgio.

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. ( ) ( ) (X) ( ) E, E, E, F, F, E, E E, F, F, F, E, F, E F, E, E, F, F, F, E F, E, F, E, F, F, F

22. Considerando os diferentes fatores que levam s variaes lingsticas, relacione a coluna 1 com a coluna 2. Coluna 1 I. II. III. IV. variedade regional condicionamento social variante prossional nalidade esttica

A seqncia correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. ( ) (X) ( ) ( ) I, II, III II, I, III II, III, I III, I, II

Coluna 2 ( ( ( ( ) ) ) ) dialeto lngua literria norma culta linguagem tcnica

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. a. b. c. d. ( ) (X) ( ) ( ) I, III, II, IV. I, IV, II, III. II, IV, III, I. IV, I, III, II.

Pgina 9

Professor III Portugus

24. Considerando diferentes formas de uso da lngua literrio e no-literrio indique com V as armativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) A denotao designa o sentido das palavras que lhes habitualmente atribudo nos dicionrios. ( ) Na poesia, predomina o uso denotativo das palavras. ( ) A conotao indica que uma palavra pode ter seu sentido alterado e ampliado, aceitando mais de uma interpretao. ( ) Na prosa, o uso conotativo mais limitado que na poesia. ( ) Na linguagem cotidiana, as palavras comunicam mais freqentemente dados sobre a realidade imediata. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. a. b. c. d. (X) ( ) ( ) ( ) V, F, V, V, V. V, F, V, V, F. V, F, F, V, F. F, V, V, F, V.

25. Considerando as caractersticas prprias da lngua falada e da lngua escrita, relacione a coluna 1 com a coluna 2. Coluna 1 I. II. Lngua falada Lngua escrita

Coluna 2 ( ( ( ) vnculo profundo com as situaes em que empregada ) atravessa o tempo e o espao sem perder sua ecincia informativa ) o vocabulrio empregado bastante alusivo, os nomes so substitudos por pronomes e advrbios ) na maioria dos casos, os interlocutores esto em contato direto ) emprega formas de referncia precisas substantivos e adjetivos para nomear e qualicar os seres.

( (

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. a. b. c. d. ( ) ( ) ( ) (X) II, I, II, II, I. II, I, II, I, II. I, II, I, II, I. I, II, I, I, II.

Pgina 10

Secretaria Municipal de Educao

26. O povo brasileiro rico em manifestaes folclricas, seja em prosa ou verso. Identique corretamente o nome dos seguintes textos folclricos: I. Teresinha de Jesus Deu a queda, foi ao cho, Acudiram trs cavaleiros, Todos trs chapu na mo. Batatinha quando nasce Se esparrama pelo cho. Menininha quando dorme Pe a mo no corao.

28. Sabemos que a lngua escrita apresenta diferenas em relao lngua falada. Os recursos de que dispomos para dar maior eccia mensagem falada, tais como gestos, tom de voz, expresso facial, entoao etc, no esto disponveis na escrita. Para substitu-los, usamos sinais grcos denominados sinais de pontuao. Identique tais sinais de acordo com as descries abaixo: I. II. III. IV. V. ( travesso dois-pontos vrgula ponto-e-vrgula reticncias

II.

III. Quem semeia ventos Colhe tempestades. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo. a. b. c. d. ( ) ( ) (X) ( ) trava-lngua, adivinha, trova. cantiga de roda, balada, provrbio. cantiga de roda, quadrinha, provrbio. trova, cantiga de roda, frase de caminho.

27. Relacione corretamente os defeitos listados abaixo s oraes que seguem. ( I. II. III. IV. V. ( ( ( ( ( ambigidade cacofonia pleonasmo clich eco

) No pode ocorrer entre o sujeito e o verbo, nem entre o verbo e seu complemento, quando a orao estiver na ordem direta. ) Costuma separar uma orao de outra, no sendo seu uso adequado dentro de uma mesma orao. ) Este sinal grco suspende a melodia da frase. um sinal que indica uma seqncia que explica, identica, discrimina ou desenvolve uma idia anterior; tambm usado quando se quer transcrever a citao ou fala de outrem. ) Este sinal grco indica que algum fala de viva voz e tpico do dilogo.

A ordem correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. ( ) ( ) (X) ( ) II, III, IV, I III, II, V, I III, IV, II, I IV, III, V, II

) Mataram o cachorro do meu vizinho. ) A brisa noturna da noite encheu-o de alegria. ) A vitria esmagadora do candidato estarreceu a todos. ) A boca dela estava suja. ) O reitor rolou pela rampa.

A ordem correta, de cima para baixo, : a. b. c. d. ( ) (X) ( ) ( ) I, II, III, V, IV I, III, IV, II, V III, V, II, IV, I IV, III, I, II, V

Pgina 11

Professor III Portugus

29. Assinale a alternativa correta. Quanto gramtica, pode-se armar que: a. ( X ) a gramtica descritiva estuda os mecanismos de funcionamento da lngua, sem discriminar formas corretas ou incorretas de seu uso. b. ( ) a gramtica normativa estuda o conjunto de regras que garantem o uso correto da lngua, por todos os seus falantes, atravs dos tempos. c. ( ) como a transformao da lngua contnua, muito fcil estabelecer limites precisos para o que ou no aceitvel pela norma culta. d. ( ) a gramtica dividida tradicionalmente em: ortograa, morfologia e sintaxe.

30. Assinale a alternativa que apresenta a funo da linguagem predominante na citao abaixo. A contribuio pessoal do indivduo, manifestada na seleo, por ele feita, dos recursos que a lngua subministra, o que se chama, em sentido lato ESTILO, que Sneca j havia denido como o espelho da alma.
(LIMA, Rocha. Gramtica normativa da lngua portuguesa. 43 ed. Rio ngua de Janeiro: Jos Olympio, 2003. p.5)

a. b. c. d.

( ) ( ) ( ) (X)

Ftica Conativa Referencial Metalingstica

Pgina 12

Secretaria Municipal de Educao

Descritiva

(Discursiva)

(2 questes)

Conhecimentos Gerais
Para que a populao compreenda, nalmente, que a excluso poltica e econmica da maioria injusta, historicamente produzida e mantida, necessitamos de uma escola pblica que lhe mostre isso criticamente e instrumente-a adequadamente para a luta histrica.
(DEMO, Pedro. Avaliao sob o olhar propedutico. Campinas: Papirus, 2002)

Comente (10 a 15 linhas) a armativa de Pedro Demo, enfocando o papel da escola na garantia dos direitos fundamentais do cidado.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

ra

sc

u
Pgina 13

Professor III Portugus

Conhecimentos Especcos
Escreva um texto expositivo-argumentativo (entre 10 e 15 linhas) sobre a relevncia da leitura e da escrita para a vida social dos alunos, dentro e fora do ambiente escolar.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Pgina 14

ra

sc

Secretaria Municipal de Educao Rua Conselheiro Mafra, 656 Centro 88010-300 Florianpolis SC http://www.pmf.sc.gov.br/educa

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio 88040-900 UFSC Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br

You might also like