You are on page 1of 1

EEEP PAULO VI R. Jorge Dummar, 1841 Jardim Amrica Fone:3101-7823 paulovi@escola.ce.gov.

v.br TD DE FSICA - PTICA ALUNO: TURMA: PROFESSOR: Mrio Gomes


01. O que luz sob o ponto de vista da ptica geomtrica? 02. Quais as cores da bandeira brasileira ao ser desfraldada em um ambiente totalmente iluminado com luz azul? 03.Nas historias dos super-heris comum sarem raios X dos olhos das personagens para que possam visualizar o interior dos objetos . Explique porque na vida real essa situao no pode ocorrer 04. O que aconteceria com a sombra dos objetos se a luz no se propagasse em linha reta. 05. (ITA) Dos objetos citados a seguir, assinale aquele que seria visvel em uma sala perfeitamente escura. a) um espelho; b) qualquer superfcie clara; c) um fio aquecido ao rubro; d) uma lmpada desligada; e) um gato preto 06. (Fuvest-SP) Uma estrela emite radiao que percorre a distncia de 1 bilho de anos-luz, at chegar Terra e ser captada por um telescpio. Isto quer dizer: a) A estrela est a 1 bilho de quilmetros da Terra. b) Daqui a 1 bilho de anos, a radiao da estrela no ser mais observada na Terra. c) A radiao recebida hoje na Terra foi emitida pela estrela h 1 bilho de anos. d) Hoje, a estrela est a 1 bilho de anos-luz da Terra. e) Quando a radiao foi emitida pela estrela, ela tinha a idade de 1 bilho de anos 07. (FUVEST) Admita que o Sol subitamente morresse, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida, 24 horas aps esse evento, um eventual sobrevivente, olhando para o cu sem nuvens veria: a) a Lua e estrelas b) somente a Lua. c) somente estrelas. d) uma completa escurido. e) somente os planetas do Sistema Solar. 08. (UNESP-2009) Um aluno leu que a velocidade da luz diferente para diferentes meios materiais nos quais se propaga e que seu valor depende da razo entre a velocidade da luz no vcuo e o ndice de refrao, n, do meio em que se propaga. Ao expor uma placa de vidro lisa e plana a um feixe de luz monocromtica, ele observou que o feixe luminoso incidente e o refratado formaram ngulos respectivamente iguais a 45 e 30 09 - (UFU MG/2008) A figura abaixo apresenta um feixe de luz branca viajando no ar e incidindo sobre um pedao de vidro crown. A tabela apresenta os ndices de refrao (n) para algumas cores nesse vidro. em m/s, de:

DATA:

N: / / NOTA: ____

Nesse esquema, o feixe refratado 3 corresponde cor a) branca. b) violeta. c) verde. d) vermelha. 10. (UN - UBERABA) KLAUSS, um lindo menininho de 7 anos, ficou desconsertado quando ao chegar em frente ao espelho de seu armrio, vestindo uma blusa onde havia seu nome escrito, viu a seguinte imagem do seu nome:

11. (FAAP-SP) Com trs bailarinas colocadas entre dois espelhos planos fixos, um diretor de cinema consegue uma cena onde so vistas no mximo 24 bailarinas. Qual o ngulo entre os espelhos?

Considerando que a velocidade da luz no ar igual velocidade da luz no vcuo (3,0 . 108 m/s), a velocidade de propagao da luz no vidro,

You might also like