You are on page 1of 3

Mahatma Gandhi

Descendente de Brahmanes, de sua infncia em Porbandar Gandhi registra em sua autobiografia a frequncia aos locais sagrados e de prece com a mesma naturalidade do registo de episdios corriqueiros e quotidianos. A religio de seus ancestrais lanava profundas razes em seu corao. Casouse, a exemplo de todos de sua casta e Nao quele tempo, ao final da infncia com uma prima, tambm saindo da infncia, Kasturbai. Adulto, parte para estudar direito em Londres, formando-se em 1891 e regressando a sua terra para praticar a profisso. Dois anos depois vai, a convite, para a frica do Sul, onde trabalha com uma empresa hindu e faceia as primeiras dificuldades diante do poderoso Imprio Britnico, que domina as Naes do mundo no sculo XIX e primeiros lustros do XX com o mesmo poder e descaso para outros povos com que o Imprio Ianque hoje. Em 1914 regressa ndia em definitivo e d incio sua luta pela independncia da dominao britnica que j dura quase 3 sculos e, com igual vigor, pela Tradio de sua gente, em grande medida contaminada e fragilizada diante da infeco capitalista. Como lder poltico e espiritual da ndia soube utilizar-se engenhosamente de toda a Tradio para reerguer o orgulho de sua gente, abalado pela dominao e deu muito que pensar queles que se consideravam superiores e por isso dominavam. Este sempre foi e segue sendo o discurso do dominador: uma pretensa superioridade que, ao fim e ao cabo demonstra-se circunscrever ao campo da belicosidade e ponto final. Gandhi centra sua luta na busca de demonstrar a superioridade moral dos hindus sobre seus dominadores britnicos e, assim, reaviva a mente de seus conterrneos quanto a 2 ensinamentos, to antigos quanto o hindusmo: A-HIMSA No-violncia ou, como Gandhi preferia dizer, Persistncia pela Verdade e SATIAGRAHA Viver em santidade. Tomemos a no-violncia. Gandhi pregava a resistncia pacfica (no confundir com passiva; a no violncia deve ser activa e provocativa!). No concordar em se submeter ao mal e estar disposto a dar at a vida se necessrio for, para provar que est do lado do que justo, bom e correcto. Foi assim que, de demonstrao macia em demonstrao macia, o

Imprio Britnico comprovou muitas vezes a superioridade moral daquele povo oprimido e dominado. A famosa Marcha para o Sal foi um ponto de inflexo decisivo. Os Hindus, moradores da regio banhada pelo Oceano no por acaso chamado de ndico, eram proibidos de produzir sal. O sal utilizado no quotidiano de todas as famlias tinha o fluxo, a produo e a circulao, monopolizadas pelos britnicos. Gandhi ensina os hindus a desobedecerem a esta sandice. Do centro da ndia, em 1930, faz saber ao Primeiro-ministro Britnico que se dirigiria ao mar para produzir sal num gesto de desobedincia civil, activa, provocativa e contudo pacfica. Foi acompanhado de um pequeno grupo e a este se foram agregando cada vez mais significativas massas humanas. Ao fim, a histria regista que milhares de pessoas andaram mais de 320 km a p. Este contingente imenso de seres humanos chega praia e comea a fazer sal. Qual o problema? O povo da ndia vai praia banhada pelo Oceano ndico fazer sal para o seu consumo. O que tm os britnicos a ver com isso? O controlo do sal estava na raiz do controle de toda a economia hindu pelos britnicos. To logo Gandhi comea a fazer sal e ser imitado a dominao colocado em xeque. Os ingleses j no controlam os indianos. Estes esto prestes a tomar seu destino em suas prprias mos. Outros factores contribuem para a emancipao do povo hindu de maneira diferente daquela desejada por Gandhi que, mais de uma vez, fez um jejum at a morte para protestar contra a dominao britnica e pedir paz a seu povo. Em momentos considerados cruciais para a economia britnica Gandhi convocava o povo a jornadas de jejum e meditao na prtica ningum trabalhava, mas Gandhi jamais falava ou mesmo pensava na palavra greve. A expresso apropriada dentro da Tradio hindu para o que se estava fazendo era Jornada de jejum e meditao. Admirado por aliados e adversrios, foi chamado pelo Primeiro-ministro Britnico Winston Churchill de faquir despido. A questo que marca : um faquir despido, que se alimenta com uma cdea de arroz e uma terrina dgua por dia e se veste com uma pea de tecido feita por ele mesmo e que muito se assemelha a uma fralda, um homem com tal forma de comportamento e hbitos espartanos pode ser suspeito de corrupo? Algum presumiria estar ele lutando por algo diferente do que diz: Albert Einstein o saudou como porta-voz da humanidade.

Quando o armamento mais sofisticado est nas mos do adversrio, que domina, a resistncia pacfica, fundada na resistncia e persistncia pela Verdade o encaminhamento mais eficiente. Impossvel ao hindu derrotar o dominador britnico atravs de guerrilhas ou luta armada. Por outro lado, utilizando a Verdade como arma seu poderio inquestionvel! Encaminhar o processo poltico a partir de um resgate profundo do que de mais sincero, bonito e duradouro existe na Tradio e na Alma de seu povo, esta uma das lies que nos deixa Mahatma Gandhi.
Lzaro Curvlo Chaves 29/06/2006

O que me impressionou no Gandhi?

O que mais me impressionou no Gandhi foi a capacidade de serenidade mesmo em alturas de grande tenso, ou mesmo em momentos de sofrimento e dor absolutos, e nunca desmoronou, nem deixou ficar mal o seu povo, assim como tambm levou todos os seus ideais religiosos at ao ltimo suspiro de vida. Em minha opinio, um HOMEM singular, e, imagino que, por muitas boas pessoas que existam na face da terra, no haver mais ningum nem parecido, nico.

You might also like