You are on page 1of 8

Carla Vendramin : : Fernanda Foltran

ADOBE
1) A TERRA (BARRO/ARGILA) COMO MATERIAL DE CONSTRUO Em quase todos os climas quente-seco e temperado do mundo, a terra tem sido o material de construo predominante, devido a sua importncia e abundncia. Ainda na atualidade, um tero da humanidade vive em casas feitas com terra. Os nmeros aumentam nos pases mais pobres, nos quais a grande utilizao deste material na construo civil se deve pela falta de mo de obra especializada em materiais industrializados e tcnicas de produo de tais materiais. Esta falta de mo de obra especializada resolvida com a utilizao de materiais de construo locais e tcnicas de autoconstruo. Alm disso, afirma-se que a terra como material de construo possui melhores qualidades que os materiais industrializados. Assim, seguem algumas vantagens e desvantagem da terra em relao aos materiais industrializados: - Desvantagens do barro: * No um material de construo estvel; * Contrai-se ao secar; * No impermevel. - Vantagens do barro: * Regula a umidade ambiental; * Ameniza o calor; * Armazena energia e diminui a contaminao ambiental; * reutilizvel; * Economiza materiais de construo e gastos com transporte;

* apropriado para a autoconstruo; * Preserva a madeira e outros materiais orgnicos; * Absorve contaminantes dissolvidos na gua.

Casas tradicionais de terra no Novo Mxico, EUA

Runas de construo com adobes

2) O EFEITO DO BARRO NO EQUILBRIO DA UMIDADE Por ser um material poroso, o barro tem a capacidade de absorver umidade do ambiente e dissolv-la, oferecendo um equilbrio de umidade no ambiente interior.

Deve-se observar tambm, que o contedo de umidade do material depende da temperatura e da umidade do ambiente. A efetividade deste processo de equilbrio depende tambm da velocidade da absoro e a dissolvio. Alguns testes realizados mostraram que os blocos de barro absorvem 50 vezes mais umidade que os ladrilhos cozidos a altas temperaturas.

3) TIJOLO DE ADOBE Antecedente histrico do tijolo de barro, o adobe um material de construo que foi muito utilizado nas civilizaes do crescente frtil, em especial no Antigo Egito e Mesopotmia. Construdos com barro e palha, foram efetivamente utilizados em grandes monumentos da antiguidade, como os zigurates (na Mesopotmia) e as mastabas (no Egito), apresentando as mesmas tcnicas de construo utilizadas em edifcios comuns. O seu grande sucesso devia-se ao fato de secarem rapidamente em virtude do clima seco de tais regies. A construo realizada com adobe torna-se muito resistente, e o interior das casas muito fresco, suportando satisfatoriamente as altas temperaturas das regies norte e nordeste, nas quais seu emprego ainda grande. No entanto a construo de adobe deve ser realizada no perodo de seca, pois o tijolo no pode umedecer, para que o barro no de dissolva facilmente. Mas posteriormente concluso da cobertura, o adobe resiste sem problemas, podendo durar mais de 20 anos.

Centro histrico de Shibam, Yemen

4) ELABORAO DE ADOBES Para preparar tijolos de adobe, deve-se utilizar solo argiloso. Faz-se um buraco prximo ao local da obra onde se encontre solo apropriado. Coloca-se gua e depois se amassa com os ps at obter homogeneidade e plasticidade, permitindo que a massa seja moldvel. Em alguns locais, alm da terra e gua, utiliza-se o capim gordura cortado como estabilizador por armao e o estrume de gado fresco como estabilizador qumico. Depois de amassado, o barro colocado em frmas de madeira ou metal, com as dimenses de 40cm de comprimento, 20cm de largura e 15cm de altura. A frma molhada antes de se colocar a argila e recomenda-se deixar o tijolo secar ao sol durante 10 dias, virando-o a cada 2 dias. Atravs da tcnica de lanamento do barro no molde pode-se obter diferenas na compactao e na resistncia: Quanto mais forte for o lanamento do barro no molde, melhor ser a compactao e a resistncia da pea. A superfcie se uniformiza com a mo, com uma madeira, com uma palheta ou com um arame.

No se pode haver queima da pea. Para testar a resistncia das peas, deve-se colocar dois tijolos afastados entre si aproximadamente 30cm, e apoiar sobre a parte superior destes outro tijolo; a qualidade foi obtida se os adobes inferiores no apresentarem rachaduras. Uma pessoa pode fazer aproximadamente 300 adobes, de forma manual, por dia.

Elaborao de Adobes no Equador

5) DOSAGEM DA COMPOSIO DO ADOBE A distribuio granulomtrica tpica, mas que origina um adobe com problemas de expanso e retrao, : * 24% de argila; * 23% de areia;

*50% de limo; *3% de grava. J a distribuio granulomtrica otimizada, que origina um adobe sem problemas de expanso e retrao, : * 14% de argila; * 62% de areia; * 22% de limo; * 2% de grava.

Fissuras de retrao em um muro no Equador

Fissuras de retrao depois de seco em um muro molhado pela chuva

6) UTILIZAO DO ADOBE Os tijolos de adobe so utilizados em alvenarias de: paredes, abbadas, abobadilhas, cpulas, entre outras.

Detalhe de uma cpula de adobes arredondados

Adobe especial para otimizar a acstica de uma cpula

7) REFERNCIAS MINKE, Gernot. Manual de Construccion en Tierra. La tierra como material de construccin y sus aplicaciones en la arquitectura actual. Uruguai: Nordan Comunidad, 1994. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tijolo_de_adobe

You might also like