You are on page 1of 44

PLANEJAMENTO E PREVENO A EMERGNCIAS

CAPTULO 4
EQUIPAMENTOS DE PROTEO AO TRABALHADOR
Autores: Claudio Brasil Nadson Cesar Octvio Neto

INTRODUO
Caro (a) aluno (a) No capitulo anterior, tivemos a oportunidade de conhecer as metodologias de gerenciamento e controle das emergncias; os projetos e planos de contingncias; os documentos elaborados com objetivos de propor, manter e implantar o processo de gesto das emergncias; as providncias, materiais e equipamentos utilizados com o propsito de evitar a ocorrncia de sinistro e infortnios para estrutura fsica, funcionrios, terceirizados e visitantes dos estabelecimentos e atividades que possam gerar situaes de risco. Agora neste captulo final exemplificaremos os diversos materiais, equipamentos e instalaes que so preparados, montados, construdos ou distribudos aos profissionais com intuito de evitar os acidentes ou, afastar, minimizar, reduzir a nveis tolerveis ou eliminar a ao de agentes agressivos sade laboral dos trabalhadores, presentes nos ambientes de trabalho. Este captulo de suma importncia, pois se trata de uma das principais atribuies dos profissionais da segurana do trabalho, que a especificao de materiais, tcnicas e equipamentos de proteo individual e coletiva que preservam a sade profissional dos trabalhadores. Desperta interesse nos trs setores envolvidos nas relaes profissionais: os contratantes e empresrios; os trabalhadores e seus rgos de proteo (sindicatos, associaes, etc.) e o poder pblico regulamentador do trabalho (Ministrio, Superintendncias, Secretarias, etc.). Relembramos mais uma vez da necessidade das leituras obrigatrias e complementares encontradas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e outros meios como livros, artigos, internet, etc. Bons Estudos!

Professor Octvio Neto

OBJETIVOS
Prezado (a) aluno (a), Ao final dos estudos propostos neste captulo esperado que voc se torne capaz de: Conhecer equipamentos, materiais e/ou instalaes, de uso geral ou particular, que so construdos, implantados ou implementados com objetivos de reduzir a possibilidade dos profissionais sofrerem acidentes que possam gerar uma situao de emergncia; Empregar o conhecimento dos princpios bsicos adquiridos no presente documento (incluindo tambm os Captulos 1a 3) em sua atuao como profissional Tecnlogo de Segurana do Trabalho.

ESQUEMA

CAPTULO IV
1. PROTEO AO TRABALHADOR 1.1. Equipamentos de Proteo Coletiva - EPC's 1.2. Equipamentos de Proteo Individual - EPI's 1.3. Lista de Equipamentos de Proteo Individual REFERNCIAS (incluindo os sites indicados)

1. PROTEO DO TRABALHADOR
1.1.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA - EPC'S

Nenhuma proteo ser eficiente se no forem adotadas medidas de ordem geral. Os ambientes de trabalho, mesmo os fechados como salas, sales, galpes, galerias e os abertos como ptios, campos, ruas, estradas, devem sempre possuir um mnimo satisfatrio de segurana por intermdio de recursos convencionais, que abrangem desde simples dispositivos de proteo at os mais complexos meios de segurana. As guarnies de Proteo Coletiva dos Trabalhadores so sub-divididas em classes distintas: Dispositivos de Segurana: so acoplados a mquinas existentes para promover a proteo dos operadores. Ex.: reduzir as vibraes com aplicao de materiais absorventes; Equipamentos de Proteo: So equipamentos propriamente ditos, construdos ou implantados para tal fim. Ex.: ventiladores; Barreira e / ou enclausuramento: barreiras com objetivo de separar o equipamento ou elemento perigoso do trabalhador. Ex.: capela de fluxo laminar; Medidas administrativas: substituir o equipamento perigoso por outro; alterar o processo de produo ou de fabricao; programar operaes, de forma que as mquinas funcionem em perodos com menos trabalhadores; limitao do tempo de exposio; controlar o acesso de trabalhadores ao equipamento; etc.

De acordo com a Lei 6.514/77 - Captulo V, Seo XI:


Art 184 - As mquinas e os equipamentos devero ser dotados de dispositivos de partida e parada e outros que se fizerem necessrios para a preveno de acidentes do trabalho, especialmente quanto ao risco de acionamento acidental. Pargrafo nico - proibida a fabricao, a importao, a venda, a locao e o uso de mquinas e equipamentos que no atendam ao disposto neste artigo.

Regras de segurana relativas instalaes, mquinas e equipamentos: Em nenhum local de trabalho, poder haver acmulo de mquinas, materiais ou produtos acabados, de tal forma que constitua riscos de acidentes para os empregados; Deve-se deixar espao suficiente para a circulao em torno das mquinas, a fim de permitir seu livre funcionamento, ajuste, reparos e manuseio dos materiais acabados; Entre as mquinas de qualquer local de trabalho ou instalaes de pilhas de materiais, dever haver passagem livre de pelo menos 0,80 metros.

Esta distncia dever ser de 1,30 metros quando entre as partes mveis de mquinas; As mquinas, equipamentos e instalaes mecnicas devem ser mantidos em perfeitas condies de segurana; As partes mveis de quaisquer mquinas ou seus acessrios, inclusive polias, correias e eixos de transmisso, quando ao alcance dos empregados, devero estar guarnecidos por dispositivos de segurana; As transmisses de fora, somente quando estiverem a uma altura superior a 2,5 metros, podero estar expostas; As mquinas devero possuir, ao alcance dos operadores, dispositivos de partida e parada que evitem acidentes; A limpeza, ajuste e reparao de mquinas s podero ser executados quando elas no estiverem em movimento, salvo quando este for essencial realizao do ajuste; As ferramentas manuais devem ser apropriadas ao uso a que se destinam e mantidas em perfeito estado de conservao, devendo ser proibidas as que no atenderem a essa exigncia; Os recipientes que trabalham sob presso (caldeiras, vasos sob presso, autoclaves, etc.) devem ser inspecionados periodicamente; As mquinas ou equipamentos que lanarem partculas de material, devero ter proteo suficiente a fim de que tais partculas no constituam em riscos; proibida a instalao de motores estacionrios de combusto interna em lugares fechados ou insuficientemente ventilados; Dispositivos de Proteo Coletiva

Em geral as mquinas e equipamentos utilizados nas indstrias, empresas, etc., possuem pontos que representam riscos especiais de acidentes que podem gerar situaes de emergncia aos profissionais. Geralmente so os locais: de transmisso de fora, ponto de operao e partes mveis. Ponto de transmisso de fora entende-se como todo aparelhamento que transmite movimento, a partir de um motor ou outra fonte primria de movimento at o ponto de operao (eixos, polias, correias, engrenagens, volantes, correntes, etc...). Ponto de operao o local onde se processa o trabalho para o qual a mquina foi construda (corte, prensagem, dobra, moagem, etc....). Alguns pontos so perigosssimos, principalmente para as mos, quando desprovidos de meios de segurana. Os dispositivos visam impedir que as mos sejam colocadas na zona perigosa. Partes mveis so as que no pertencem diretamente nem a transmisso nem ao ponto de operao. Em geral so os alimentadores de rolo, de correntes e outros.

A finalidade da adoo dos dispositivos a de proteger a integridade fsica das pessoas e no prejudicar a eficincia do trabalho. Os dispositivos de proteo coletiva devem possuir as seguintes caractersticas: - Ser do tipo adequado em relao ao risco que iro neutralizar;

- Serem suficientemente resistentes s agressividades de impactos, corroso, desgastes, etc. a que estiverem sujeitos; - No criar outros tipos de perigo como: obstruo de passagem, cantos cortantes, etc.; - Isolar os pontos perigosos de maneira a impedir que pessoas tenham contato com elas (telas, perfis metlicos na construo de guardas protetores, etc.) - Ser projetados para uma determinada mquina e para o trabalho especfico que o mesmo efetua; - Tanto a proteo como a sua fixao estrutura da mquina, ao piso ou qualquer parte fixa, deve ser de material resistente, ter vida mdia longa com o mnimo de manuteno; - Ser considerados parte permanente da mquina; - Oferecer proteo efetiva no s ao operador, mas as pessoas prximas mquina; - No devem prejudicar a lubrificao normal da mquina; - No devem prejudicar o ritmo normal de produo, causar desconforto ao operador ou complicar o trabalho de limpeza ao redor da mquina; - Precisam ser resistentes a choques, ao calor ou corroso; - No devem enfraquecer a estrutura da mquina; - No devem criar novos riscos; - Proteger, no somente contra riscos possveis de serem previstos, mas contra todas as contingncias inerentes ao trabalho.

Chuveiro e Lava-olhos de emergncia - CL 046 Especificaes: Chuveiro: Tubulao, vlvula e suprimentos horizontais galvanizados. A fixao feita diretamente no cho. Lava-Olhos: Bacia em plstico ABS resistente agresses qumicas, a tampa de proteo do lava-olhos automaticamente aberta com o fluxo da gua. Ativao: Com duplo acionamento. Com o pedal ou manualmente possvel acionar o lava olhos. Material: Crivo e bacia em plstico ABS na cor verde segurana. Tubulao e conexes galvanizadas pintado na cor verde segurana.
Figura 01: EPC Chuveiro lava Olhos.

1.2.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL - EPI'S Lei!!!

De acordo com a CLT:


Art. 166 - A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteo individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados. Art. 167 - O equipamento de proteo s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho.

EPI todo equipamento de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. uma das barreiras de suma importncia para evitar a ocorrncia de emergncias. Segundo a NR 06 - EPI:
6.3 A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias: a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situaes de emergncia.

A escolha do EPI baseia-se na observao de inmeras variveis, entre elas: rea onde atua o trabalhador; Tipo de agente agressor; Tempo de exposio ao risco; Existncia de outros agentes agressores; Caractersticas individuais do trabalhador.

O PCMSO e os Laudos Ambientais se constituem como um progresso no acompanhamento e avaliao da eficcia das medidas de proteo individual sade do trabalhador. O uso do EPI representa uma tentativa de reduo ou

eliminao das aes agressoras do meio laboral. A certeza da eficcia do EPI s se far se: a) for usado adequadamente; b) o trabalhador for instrudo sobre a sua finalidade protetora, a maneira de us-lo adequadamente, de proceder a sua higienizao e a sua guarda; c) o trabalhador for submetido aos exames peridicos obrigatrios que, em ltima anlise, constituem os nicos parmetros palpveis para afirmar da sua eficcia. Portanto, no basta o simples fornecimento do EPI pelo empregador. No basta tambm o simples uso pelo trabalhador. O equipamento deve ser eficaz. Da a necessidade da avaliao mdica peridica, da fiscalizao do uso adequado, da informao e esclarecimentos contnuos sobre sua utilidade e seu uso, da higienizao e da guarda. Uso inadequado do equipamento de proteo individual pode ser mais prejudicial do que o seu no uso, como demonstram freqentes casos de infeco naqueles que utilizam abafadores de rudo de modo indevido. Em geral, h resistncia por parte do trabalhador em usar EPI's. Esta resistncia pode ser superada, se, por ocasio da compra e distribuio do equipamento, forem levadas em conta as seguintes condies: O EPI deve ser confortvel; Deve ajustar-se comodamente a quem vai us-lo.

Em alguns estabelecimentos so empregadas placas informativas nos ambientes, com indicao do tipo de EPI que deve ser utilizado pelos profissionais.

Figura 02: Placa Informativa de EPIs

Responsabilidades (NR 06) Cabe ao empregador: a) Adquirir o Equipamento de Proteo Individual adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) Fornecer ao trabalhador somente o Equipamento de Proteo Individual aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; d) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, a guarda e conservao do Equipamento de Proteo Individual; e) Substituir imediatamente o Equipamento de Proteo Individual, quando danificado ou extraviado; f) Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica do Equipamento de Proteo Individual; g) Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada nos Equipamentos de Proteo Individual. h) Registrar o fornecimento do Equipamento de Proteo Individual ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico. Cabe ao empregado: a) Usar o Equipamento de Proteo Individual, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) Responsabilizar-se pela guarda e conservao do Equipamento de Proteo Individual; c) Comunicar ao empregador qualquer alterao que torne O EPI imprprio para uso; e, d) cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado. Cabe ao fabricante nacional ou o importador: a) cadastrar-se junto ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; b) solicitar a emisso do CA; c) solicitar a renovao do CA quando vencido o prazo de validade estipulado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade do trabalho; d) requerer novo CA quando houver alterao das especificaes do equipamento aprovado; e) responsabilizar-se pela manuteno da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovao - CA; f) comercializar ou colocar venda somente o EPI, portador de CA; g) comunicar ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho quaisquer alteraes dos dados cadastrais fornecidos; h) comercializar o EPI com instrues tcnicas no idioma nacional, orientando sua utilizao, manuteno, restrio e demais referncias ao seu uso; i) fazer constar do EPI o nmero do lote de fabricao; j) providenciar a avaliao da conformidade do EPI no mbito do SINMETRO, quando for o caso; k) fornecer as informaes referentes aos processos de limpeza e higienizao de seus EPI, indicando quando for o caso, o nmero de higienizaes acima do qual necessrio proceder reviso ou substituio do equipamento,

a fim de garantir que os mesmos mantenham as caractersticas de proteo original. Cabe ao Ministrio do Trabalho e Emprego / MTE: a) cadastrar o fabricante ou importador de EPI; b) receber e examinar a documentao para emitir ou renovar o CA de EPI; c) estabelecer, quando necessrio, os regulamentos tcnicos para ensaios de EPI; d) emitir ou renovar o CA e o cadastro de fabricante ou importador; e) fiscalizar a qualidade do EPI; f) suspender o cadastramento da empresa fabricante ou importadora; e, g) cancelar o CA.

Lei!!!

NR 06, item 6.2:


O equipamento de proteo individual, de fabricao nacional ou importado, s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao - CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego.

Certificado de Aprovao - CA (NR 06) O Certificado de Aprovao CA a carteira de identidade dos EPIs. Todo e qualquer EPI s ter validade se tiver gravado nele uma seqncia de nmeros indelveis, que determinam o seu cadastro de aprovao junto ao Ministrio do Trabalho e Emprego do Brasil. Logo, quando vocs solicitarem uma compra de um EPI para uma determinada instituio, a primeira coisa a fazer para efetuar seu recebimento conferir para ver se o registro est gravado no equipamento. Caso no seja encontrado o registro, devolva-o imediatamente ao fornecedor, pois falso ou ilegal e, portanto, poder no oferecer a proteo necessria a qual o EPI se destina. Em seguida, o segundo passo realizar uma consulta na internet no endereo: (http://www.mte.gov.br/sistemas/caepi/PesquisarCAInternetXSL.asp) para checar se o Certificado de Aprovao do EPI est vlido, a data de validade do CA, assim como conferir se o CNPJ e a Razo Social (nome) da empresa que voc comprou o EPI a mesma que consta no cadastro do MTE.

1.3.

LISTA DE INDIVIDUAL

EQUIPAMENTOS

DE

PROTEO

Apresentaremos a seguir uma relao com alguns exemplos de EPIs que so utilizados no Brasil, acompanhados de fotos, parte do corpo para sua aplicao, indicao dos principais riscos aos quais estes oferecem proteo e especificao dos materiais constituintes destes equipamentos: A) PROTEO DA CABEA Proteo dos Olhos e Face Protetores destinados proteo dos olhos e da face quanto a leses ocasionadas por partculas, respingos, vapores de produtos qumicos e radiaes luminosas intensas (elmo). culos de Segurana rgo a Proteger: Olhos. Preveno aos riscos: para trabalhos que possam causar ferimentos nos olhos, provenientes de impacto de partculas ou de objetos pontiagudos ou cortantes. Principais Usos: trabalhos de manuteno, indstrias em geral, servios gerais (de limpeza) e trabalhos a cu aberto. Especificaes: culos em policarbonato (incolor ou fum) com tratamento anti-riscos, resistente a impactos e choques fsicos de materiais slidos e lquidos como: fragmentos de madeira, ferro, respingos de produtos cidos, custicos, entre outros. Proteo contra raios UVA e UVB. Hastes tipo esptula com ajuste de comprimento para melhor adaptao ao rosto do usurio.

Figura 03: culos de Segurana

culos de Segurana ampla viso rgo a Proteger: Olhos. Preveno aos riscos: contra respingos ou trabalhos que possam causar irritao nos olhos e outras leses decorrentes da ao de lquidos agressivos e metais de infuso e radiaes perigosas. Principais Usos: ambientes de trabalho com substncias agressivas no estado lquido (laboratrios, metalrgicas, etc.) Especificaes: armao confeccionada em uma nica pea de pvc flexvel transparente; visor anti-embaante de policarbonato incolor; ajuste face do usurio feito por meio de um tirante elstico; os culos cobrem toda a regio em torno dos olhos do usurio.

Figura 04: culos de Segurana ampla viso

culos de Segurana rgo a Proteger: Olhos. Preveno aos riscos: radiao infravermelha, calor. Principais Usos: ambientes de trabalho em que exista calor radiante e luminosidade intensa. Especificaes: armao de PVC e metal. Lentes de Policarbonato que retm 95% da radiao infravermelha incidente.

Figura 05: culos de Segurana

culos de Segurana rgo a Proteger: Olhos. Preveno aos riscos: contra respingos. Principais Usos: laboratrios, ambientes de trabalho com elementos qumicos lquidos. Especificaes: constitudo de um arco de material plstico preto, no qual se encaixa o visor de policarbonato com espuma de proteo na ponte de apoio nasal e haste tipo esptula, com regulagem de tamanho e inclinao. Confeccionadas em material plstico com clip metlico para colocao de lente de grau.

Figura 06: culos de Segurana

Protetor Facial de Segurana rgo a Proteger: Rosto. Preveno aos riscos: contra respingos de produtos qumicos e impacto de partculas ou de objetos pontiagudos ou cortantes. Principais Usos: trabalhos com mquinas, operatrizes, esmeril e manuseio de produtos qumicos. Especificaes: constitudo de carneira de material plstico, com regulagem de tamanho atravs de ajuste simples, acoplada coroa por meio de dois parafusos plsticos e visor de policarbonato incolor, acetato de celulose ou acrlico transparente com aproximadamente 200 mm de largura e 200 mm de altura.

Figura 07: Protetor facial de segurana

Mscara de Segurana para Soldadores rgo a Proteger: Rosto e olhos. Preveno aos riscos: impacto de partculas volantes multidirecionais ou de objetos pontiagudos ou cortantes, radiao no ionizante ou infravermelha, calor. Principais Usos: nos trabalhos de soldagem e corte ao arco eltrico. Especificaes: composta de escudo de celeron, com carneira de polietileno. Visor fixo ou basculante com placa de cobertura com o filtro de luz, confeccionado em policarbonato verde. O escudo preso carneira atravs de dois parafusos ou ao cabo, atravs de trs rebites metlicos.

Figura 08: Mscara de Segurana para Solda

Escudo de Solda rgo a Proteger: Rosto e olhos. Preveno aos riscos: impacto de partculas volantes multidirecionais ou de objetos pontiagudos ou cortantes, radiao no ionizante ou infravermelha, calor. Principais Usos: nos trabalhos de soldagem. Especificaes: Carcaa e punho em pea nica de polipropileno no modelo Advanced e carcaa em celeron no modelo celeron. Usado com lentes retangulares: 51mm X 108mm.

Figura 09: Escudo de Solda

B) PROTEO RESPIRATRIA Protetores destinados proteo das vias respiratrias contra agentes ambientais (poeiras, nvoas, fumos, vapores, gases,etc.). Respiradores rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: particulados e agentes biolgicos: tuberculose, sarampo, varicela, paridite infecciosa, mononucleose infecciosa, candidase, furunclose. Principais Usos: trabalhos com presena de particulados de tamanhos regular e pequeno, estabelecimentos de sade (humanos e animais). Pode ser usado tambm como mscara cirrgica. Especificaes: formato tipo concha, sem vlvula de exalao, confeccionada em manta sinttica.

Figura 10: Respirador

Respirador purificador de ar rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: particulados. Principais Usos: trabalhos com presena de particulados pequenos. Especificaes: Respirador purificador de ar tipo pea semifacial filtrante, com formato tipo concha, confeccionada em manta sinttica. O respirador dotado de 01 (uma) vlvula de exalao localizada na sua parte frontal central.

Figura 11: Respirador purificador com vlvula

Respirador purificador de ar tipo pea semifacial filtrante rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: poeiras, fumos, nvoas e concentraes at o limite de tolerncia de gases cidos. Principais Usos: trabalhos com presena de particulados de tamanhos pequeno. Especificaes: formato tipo concha, com vlvula de exalao, confeccionada em manta sinttica. O respirador dotado de 01 (uma) vlvula de exalao localizada na sua parte frontal central.

Figura 12: Respirador purificador de ar tipo pea semifacial filtrante

Respirador purificador de ar tipo pea semifacial filtrante rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: particulados. Principais Usos: trabalhos com presena de particulados de tamanhos pequeno. Especificaes: formato tipo concha na cor branca, com solda trmica em seu permetro. O respirador possui camadas em fibra sinttica de polipropileno. Nas laterais da pea existem quatro grampos metlicos, sendo dois de cada lado, por onde passam as pontas de dois tirantes elsticos brancos. A parte superior interna da pea possui uma tira de espuma cinza e a parte superior externa uma tira de material metlico moldvel.

Figura 13: Respirador purificador de ar tipo pea semifacial filtrante

Respirador de aduo de ar tipo mscara autnoma rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: asfixia, intoxicao. Principais Usos: operaes de combate a incndio, grandes vazamentos de gases, ausncia ou deficincia do teor de oxignio do ar inferior a 18% em volume, espaos confinados, ambientes de pintura, ambientes com produtos irritantes. Especificaes: Respirador de aduo de ar, composto por mscara facial autnoma em silicone com amplo visor de policarbonato, adutor de ar comprimido com circuito aberto de demanda com presso positiva; vlvula de demanda ou de exalao para presso positiva; suporte anatmico acolchoado, com cintas de fixao em polister e cilindro de ar comprimido (cilindro de ao super leve ou de fibra de carbono) com volumes 6.0, 6.8 e 9.0 litros.

Figura 14: Equipamento autnomo

Respirador purificador de ar com vlvulas de inalao rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: asfixia, intoxicao. Principais Usos: para trabalhos com produtos qumicos. Especificaes: Respirador purificador de ar tipo pea semifacial de cor acinzentada, possuindo seu corpo moldado em silicone. O respirador possui duas aberturas laterais nas quais se encaixam, internamente, um suporte em

material plstico rgido no qual so conectadas duas vlvulas de inalao, dotadas de encaixe tipo baioneta, nas quais so fixados os filtros. Na parte central interna do suporte localiza-se uma vlvula de exalao. Na parte externa da pea existe um dispositivo, que atua como tampa da vlvula de exalao, sendo que nas suas laterais possui um sistema de "trilho", atravs do qual passam dois tirantes elsticos. O sistema de trilho permite a utilizao do respirador em posio fixa ou posio deslizante atravs dos tirantes. So respiradores de filtro qumico.

Figura 15: Respirador purificador de ar com vlvulas de inalao

Mscara Semi- Facial rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: de acordo com o filtro que aplicado: contra vapores orgnicos, gases cidos, Amnia, Pesticidas, ps, poeiras, nevoas e fumos. Principais Usos: agricultura, etc. para trabalhos com produtos qumicos; indstrias,

Especificaes: Respirador purificador de ar composto por uma pea um quarto facial macia, fabricada com em elastmero preto termoplstico atxico com bordas viradas. Quatro pontos de fixao com tirante elstico. O respirador dotado de um suporte com rosca e uma vlvula de inalao, localizada na parte interna. Um sistema para colocao de um filtro mecnico ou um filtro qumico fixado a esse suporte. Nas laterais da pea existem quatro hastes presas atravs de presilhas plsticas com regulagem e nas quais so fixadas as pontas de dois tirantes elsticos pretos. A pea possui, na parte inferior do seu corpo um dispositivo dotado de uma vlvula de exalao.

Figura 16: Mscara Semi- Facial

Mscara Facial Total rgo a Proteger: Vias respiratrias. Preveno aos riscos: de acordo com o filtro que aplicado: contra vapores orgnicos, gases cidos, Amnia, Pesticidas, ps, poeiras, nevoas e fumos. Principais Usos: para trabalhos com produtos qumicos; indstrias, etc. Especificaes: Respirador composto por uma pea facial total macia, fabricado com material, termoplstico atxico. Cinco pontos de fixao com tirante elstico. O visor de policarbonato transparente com pelcula protetora e amplo campo visual. Possui uma mascarilha que impede embaamento do visor, duas vlvulas de inalao e uma de exalao.

Figura 17: Mscara Facial Total

C) PROTEO AO CRNIO Protetores destinados proteo da cabea contra impactos de objetos, radiao solar, etc. Capacete rgo a Proteger: Cabea. Preveno aos riscos: agentes meteorolgicos, impactos provenientes de quedas, projeo de objetos, queimaduras ou choque eltrico. Principais Usos: Construo civil; movimentao de cargas em suspenso, trabalhos sujeitos a agentes meteorolgicos (trabalhos a cu aberto). Especificaes: Capacete tipo aba frontal, injetado em polietileno de alta densidade, com nervuras em v no casco, com fendas laterais (slot), para acoplagem de acessrios. Pode ser utilizado com dois tipos diferentes de suspenso: 1) suspenso composta de carneira injetada em plstico, com pea absorvente de suor em espuma de polister e coroa composta de duas cintas cruzadas montadas em quatro "clips" de plstico e fixadas com uma costura, com regulagem de tamanho atravs de ajuste simples. Para proteo do crnio nos.

Figura 18: Capacete

Capuz rgo a Proteger: Cabea, orelhas, rosto, pescoo, ombro, vias respiratrias. Preveno aos riscos: agentes meteorolgicos, altas temperaturas, atmosferas com deficincia de oxignio, radiao infravermelha, luminosidade intensa. Principais Usos: ambientes de trabalho em que exista calor radiante, combate a incndios, auxlio a emergncias em espaos confinados. Especificaes: Capuzes de amianto revestidos de tecido aluminizado para os trabalhos que envolvam altas temperaturas. Vem acompanhados de visor de

Policarbonato que retm 95% da radiao infravermelha incidente e respirador que pode ser acompanhado ou no de equipamentos autnomos de aduo de ar.

Figura 19: Capuz

Bon rabe rgo a Proteger: Cabea, orelhas, rosto, pescoo, ombro. Preveno aos riscos: agentes meteorolgicos, radiao solar infravermelha, infravermelha. Principais Usos: nos trabalhos com produtos qumicos e trabalhos a cu aberto (agricultura principalmente). Especificaes: protetores de cabea de tecidos tipo brim, grossos, impermeveis e resistentes. Cobrem a cabea e o pescoo.

Figura 20: Bon rabe

D) PROTEO AUDITIVA Para proteo do sistema auditivo contra nveis de presso sonora elevados.

Protetor auditivo tipo concha rgo a Proteger: Audio. Preveno aos riscos: rudos excessivos. Principais Usos: nos ambientes de trabalhos com nveis de rudo acima do permitido.

Especificaes: Abafador tipo concha, circum-auricular, constitudo por duas conchas de plstico, revestida com almofadas de espuma em suas laterais (que entram em contato com a cabea do usurio) e no interior das conchas. Possui tambm um arco de plstico rgido recoberto em tecido, plstico ou couro que serve para manter as conchas firmemente selada contra a regio das orelhas do usurio. Atenua at 18 dB NRRsf.

Figura 21: Abafador tipo concha

Protetor auditivo tipo plug rgo a Proteger: Audio. Preveno aos riscos: rudos excessivos. Principais Usos: nos ambientes de trabalhos com nveis de rudo acima do permitido. Especificaes: Protetor auditivo tipo plug, de insero, confeccionado em silicone, tamanho nico, com cordo de algodo, plstico ou silicone, formato cnico com trs flanges. Atenua at 13 dB NRRsf.

Figura 22: Protetor auditivo tipo plug

E) PROTEO DOS MEMBROS SUPERIORES Devem ser usadas em trabalhos onde haja perigo de leses provocadas por: Materiais ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes; Produtos qumicos corrosivos, custicos, txicos, alergnicos, oleosos, graxos, solventes orgnicos ou derivados do petrleo; Materiais ou objetos aquecidos;

Choque eltrico; Radiaes perigosas; Frio; Agentes biolgicos.

Luva de Procedimentos rgo a Proteger: Mos, pulsos. Preveno aos riscos: agentes biolgicos. Principais Usos: Indicada para uso mdico e de enfermagem. Especificaes: confeccionada em borracha natural (ltex), superfcie lisa ou antiderrapante, cor branca (natural), esterilizadas pelo processo raio gama cobalto 60, levemente pulverizadas com p bio-absorvvel.

Figura 23: Luva de Procedimentos

Luva de segurana rgo a Proteger: Mos, pulsos, antebrao. Preveno aos riscos: agentes qumicos, qumicos txicos, alergnicos, corrosivos, custicos, solventes orgnicos e derivados de petrleo. Principais Usos: servios de limpeza em geral com produtos qumicos. Especificaes: confeccionada em borracha nitrlica na cor verde ou branca, com ou sem palma antiderrapante, e com ou sem revestimento interno.

Figura 24: Luva de segurana

Luva de Borracha rgo a Proteger: Mos, pulsos, antebrao. Preveno aos riscos: agentes qumicos, qumicos txicos, alergnicos, corrosivos, custicos, solventes orgnicos e derivados de petrleo, materiais ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes, picadas de animais peonhentos. Principais Usos: servios de manuteno, limpeza em geral com produtos qumicos, trabalhos a cu aberto. Especificaes: Luva de segurana base confeccionada em ltex, nas cores amarelo e verde. de borracha natural,

Figura 25: Luva de borracha

Luva de Alta Tenso rgo a Proteger: Mos, pulsos, antebrao. Preveno aos riscos: choques eltricos. Principais Usos: servios de manuteno e instalao de rede eltrica de baixa e alta tenso. Especificaes: Luva alta tenso 5 KV, classe 0, tenso mxima de uso 1.000 volts.

Figura 26: Luva de Alta Tenso

Luva de malha pigmentada rgo a Proteger: Mos, pulsos. Preveno aos riscos: objetos escoriantes, abrasivos. Principais Usos: servios de manuteno, servios industriais leves, manuseio com ferramentas, transporte de cargas, etc. Especificaes: confeccionada em trs fios de algodo e polister com pigmentos de PVC em uma face (palma da mo), tricotada em uma s pea, acabamento em overloque, modelo reversvel e punho com elstico.

Figura 27: Luva de malha pigmentada

Luva de Raspa rgo a Proteger: Mos, pulsos, antebrao. Preveno aos riscos: objetos escoriantes, abrasivos. Principais Usos: trabalhos de manuteno, trabalhos com eletricidade em baixa tenso, etc. Especificaes: Luva de cinco dedos, confeccionada em raspa de couro vacum, com reforo interno na palma e dedos, reforo externo entre o polegar e o indicador, com cano, punhos: 7 cm, 10 cm, 15 cm, 20 cm e 30 cm.

Figura 28: Luva de Raspa

Luva de Vaqueta rgo a Proteger: Mos, pulsos.

Preveno aos riscos: agentes escoriantes, abrasivos. Principais Usos: trabalhos de manuteno, inspeo industrial, carga e descarga, servios de solda, polimento, rebarbao, etc. Especificaes: confeccionada em couro vacum tipo vaqueta curtida ao cromo, com tira de reforo entre os dedos polegar e indicador, tipo petroleira, com elstico no cano do dorso da mo.

Figura 29: Luva de Vaqueta

Luva de malha de ao rgo a Proteger: Mos, pulsos. Preveno aos riscos: contra agentes cortantes e escoriantes. Principais Usos: Indstria Alimentcia, Frigorficos, Abatedouros, Cozinha Industrial, Restaurantes e trabalhos que exijam manuseio de elementos cortantes (facas, navalhas, estiletes, etc.). Especificaes: Luva de cinco dedos, confeccionada em elos de ao inox (malha de ao inox), maleveis, permitindo ao usurio exercer sua funo normalmente. Com punho auto ajustvel.

Figura 30: Luva de malha de ao

Luva de Neoprene rgo a Proteger: Mos, pulsos, antebrao. Preveno aos riscos: agentes qumicos, custicos, solventes orgnicos e derivados de petrleo.

Principais Usos: servios de manuteno, limpeza em geral com produtos qumicos. Especificaes: Luva em neoprene com isolante trmico, confeccionada em cinco dedos revestida em policloropreno (neoprene), forrada internamente com 100% algodo tipo 'felpudo" removvel, comprimento total de 46 cm com palma antiderrapante corrugada.

Figura 31: Luva de Neoprene

Luva de Raspa para altas temperaturas rgo a Proteger: Mos, pulsos, antebrao. Preveno aos riscos: queimaduras. Principais Usos: trabalhos de manipulao com elementos em altas temperaturas (fornos, fundio, etc.); combate a incndios. Especificaes: Luva confeccionada em raspa para altas temperaturas, com tratamento anti-trmico, forrao interna em chubuck, costurada com linha de kevlar e acabamento em vis, punho de 20cm resistente a 200 C..

Figura 32: Luva de Raspa para altas temperaturas

Luva de ltex rgo a Proteger: Mos, pulsos. Preveno aos riscos: agentes qumicos, solventes orgnicos e derivados de petrleo. Principais Usos: servios de limpeza em geral com produtos qumicos.

Especificaes: Luva de segurana confeccionada em ltex natural, com revestimento interno em verniz silver antialrgico; antiderrapante na palma, face palmar dos dedos e pontas dos dedos; punho picotado.

Figura 33: Luva de ltex

Luva de resina rgo a Proteger: Mos, pulsos. Preveno aos riscos: agentes qumicos. Principais Usos: trabalhos com agentes qumicos pouco agressivos (ex. pinturas de cabelos em sales de beleza, etc.). Especificaes: Luva de segurana confeccionada com resina vinlica, cor transparente, ambidestra, superfcie externa lisa.

Figura 34: Luva de resina

Manga de Raspa rgo a Proteger: pulsos, antebrao, braos. Preveno aos riscos: contra choques eltricos, agentes abrasivos, escoriantes, cortantes e perfurantes. Principais Usos: trabalhos de manuteno, trabalhos com eletricidade em baixa tenso, etc. Especificaes: confeccionada em raspa, com fechamento por meio de fivela

metlica e tira em raspa para ajuste nos ombros, fixados por arrebites metlicos.

Figura 35: Manga de Raspa

Mangote Trmico rgo a Proteger: pulsos, antebrao, braos. Preveno aos riscos: contra agentes trmicos. Principais Usos: ambientes de trabalho com objetos a altas temperaturas; combate a incndios. Especificaes: Mangote confeccionado com tecido impermevel, camada externa retardante chamas, higienizvel, modelo com proteo no dorso com forrao destacvel e tambm higienizvel, comprimento total 55cm.

Figura 36: Mangote Trmico

F) PROTEO EPITELIAL Os cremes protetores da pele so utilizados nos trabalhos quando as luvas ou mangas no possam ser utilizadas, como, por exemplo, em trabalhos onde a percepo ttil fina se faa necessria. Como todo EPI, os cremes protetores devem tambm possuir o certificado de aprovao do Ministrio do Trabalho. Tais cremes protetores vm sendo utilizados regularmente, em outros pases, sendo recomendados como barreiras contra agentes externos. Em numerosas empresas nacionais, tais cremes vm sendo utilizados com eficcia. Em nosso entender, tal eficcia s

poder ser corroborada, caso acaso, na verificao dos exames peridicos em que a integridade da pele, em contato com os agentes agressores, est mantida.

Creme protetor rgo a Proteger: tecido epitelial. Preveno aos riscos: doenas epiteliais por contato com agentes qumicos, solventes, particulados, etc. Principais Usos: manuteno, laboratrios, etc. Especificaes: Creme protetor para a pele contra derivados de petrleo (leos, graxas, gasolina etc.) colas, verniz, cimento seco, p, terra e produtos afins que contenham ou no gua em sua formulao.

Figura 37: Creme protetor

Creme protetor resistente gua rgo a Proteger: tecido epitelial. Preveno aos riscos: doenas epiteliais por contato com microorganismos. Principais Usos: Indicado para a indstria alimentcia, hospitais ou outras atividades em que o contato com micrbios seja rotineiro. Especificaes: Creme protetor para a pele, resistente a gua, que impede a proliferao de microrganismos sobre a pele.

Figura 38: Creme protetor resistente a gua

Creme protetor rgo a Proteger: tecido epitelial. Preveno aos riscos: proteger a pele do usurio contra gua, tintas, vernizes, leos brutos e solveis, solventes, graxas, cimento, cal, argamassa, l de vidro, colas instantneas, resinas, cidos e bases em diluio at 15%. Principais Usos: laboratrios, indstrias, locais com trabalhos de pintura, etc. Especificaes: Creme protetor para a pele, sem silicone, secagem rpida aps a aplicao, aplicvel em qualquer parte do corpo, inclusive sob luvas e pode ser removido com gua e sabonete.

Figura 39: Creme protetor

G) PROTEO DO CORPO PROTEO DO TRONCO Para trabalhos em que haja perigo de leses provocadas por riscos de origem mecnica, radioativa e trmica, por agentes qumicos e meteorolgicos e por umidade proveniente de operaes de lixamento gua ou outras operaes de lavagem.

Avental de Polister rgo a Proteger: tronco. Preveno aos riscos: contato com agentes qumicos, gua, etc. Principais Usos: cozinhas industriais e locais com exposio a umidade. Especificaes: Avental impermevel confeccionado em tecido poliester (pvc forrado), revestido de pvc em uma face, com trs tiras do mesmo material.

Figura 40: Avental de Polister

Avental de Raspa rgo a Proteger: tronco. Preveno aos riscos: Para riscos de origem mecnica. Principais Usos: trabalhos de manuteno. Especificaes: Avental de segurana confeccionado em raspa, com tira fixa no pescoo em raspa, fivela metlica e tira em raspa para ajuste na cintura, fixadas por arrebites metlicos.

Figura 41: Avental de Raspa

H) PROTEO DO CORPO INTEIRO Nos trabalhos que envolvam calor ou onde haja exposio a agentes qumicos absorvveis pela pele, as roupas devem ser de tecido refratrio com revestimento aluminizado. As roupas devem ter sistema de ventilao acoplado.

Capa de Chuva rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: Para riscos de origem meteorolgica. Principais Usos: trabalhos a cu aberto, servios de vigilncia, outros em que se necessite a exposio a intempries para realizao do servio. Especificaes: Capa de segurana com capuz para chuva, confeccionada

em tecido de filme de PVC, fechamento frontal atravs de 04 (quatro) botes de presso de plsticos e costuras atravs de solda eletrnica.

Figura 42: Capa de Chuva

Bluso e Cala Trmica rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: baixas temperaturas. Principais Usos: trabalhos em frigorficos, indstrias de gelo, cmaras frigorficas, etc. Especificaes: Bluso e cala trmica para o frio, confeccionados em nylon ou lona de algodo com camada impermeabilizante de teflon, composto de cala, japona e colete frigorfico, com botes de presso metlicos e/ou velcro, forrados internamente com manta de polister.

Figura 43: Bluso e Cala Trmica

Macaco rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: contato com gua,chuva, etc. Principais Usos: locais com exposio a umidade e chuvas. Especificaes: Macaco em Tyvek, branco, com capuz, fechamento em zper, elsticos nos punhos e tornozelos.

Figura 44: Macaco

Macaco em trevira rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: contato com gua, chuvas, etc. Principais Usos: locais com exposio umidade e chuvas. Especificaes: Macaco em tecido trevira, com mangas e capuz fechamento por ziper cor amarelo. Para trabalhos em presena de umidade e chuvas.

Figura 45: Macaco em trevira

Macaco tipo saneamento rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: contato com gua, chuvas, etc. Principais Usos: locais com exposio umidade (galerias de esgotos e guas pluviais) e chuvas. Especificaes: em tecido trevira, com luvas e botas de PVC acopladas, cor amarelo. Para trabalhos em presena de umidade e chuvas.

Figura 46: Macaco tipo saneamento

I) PROTEO CONTRA QUEDAS COM DIFERENA DE NVEL Para trabalhos com diferena de nvel em altura superior a 2m e em que haja risco de queda, utiliza-se os cintos de segurana, cadeira suspensa, travaqueda de segurana acoplado ao cinto de segurana, ligado a um cabo de segurana independente, para os trabalhos realizados com movimentao vertical em andaimes suspensos de qualquer tipo.

Cinturo de segurana rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: de queda em altura. Principais Usos: manuteno predial em altura; instalao e manuteno de redes eltricas areas e em postes; resgate de acidentados em alturas, outros em que haja diferenas de nvel superiores a 2 m. Especificaes: Cinturo de segurana, tipo abdominal, acolchoado na cintura, confeccionado em couro, com sobrecinto de cadaro de material sinttico, com duas argolas "d", confeccionada em ao forjado, fixa ao cinto por meio de chapa metlica com dois rebites de cobre, cadaro de material sinttico e costura reforada, uma fivela com pino, de ao forjado, utilizada para ajuste da correia de cintura.

Figura 47: Cinturo de segurana

Cinturo tipo pra-quedista rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: de queda em altura. Principais Usos: manuteno predial em altura; instalao e manuteno de redes telefnicas e eltricas areas e em postes; resgate de acidentados em alturas, montagem de estruturas metlicas, outros em que haja diferenas de nvel superiores a 2 m. Especificaes: Cinturo de segurana, tipo paraquedista (alpinista), confeccionado em cadaro de material sinttico (nilon) amarelo estampado, com uma fivela de presso, sem pino, confeccionada de ao estampado e utilizada para ajuste, uma argola em "d", de ao forjado, localizada na parte traseira do cinto na altura dos ombros, fixa atravs de um rebite.

Figura 48: Cinturo tipo pra-quedista

Talabarte Y de Fita com mosqueto rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: de queda em altura. Principais Usos: manuteno predial em altura; instalao e manuteno de redes telefnicas e eltricas areas e em postes; resgate de acidentados em alturas, montagem de estruturas metlicas, outros em que haja diferenas de nvel superiores a 2 m. Especificaes: composto de corda confeccionada de polipropileno torcido, de 12 mm de dimetro, com um mosqueto de ao estampado, de dupla trava, fixo em uma das extremidades atravs de encastroamento e lao na outra extremidade, fixo atravs de encastroamento.

Figura 49: Talabarte Y de Fita com mosqueto

Trava - quedas rgo a Proteger: corpo inteiro. Preveno aos riscos: de queda em altura. Principais Usos: manuteno predial em altura; instalao e manuteno de redes telefnicas e eltricas areas e em postes; resgate de acidentados em alturas, montagem de estruturas metlicas, outros em que haja diferenas de nvel superiores a 2 m. Especificaes: utilizado em conjunto com o cinto de segurana e acoplado em corda de poliamida (tipo bombeiro) de 12 mm. Em caso de queda acidental, trava na corda evitando a queda do usurio. feito em ao inoxidvel ou ao galvanizado. Conta com corda de poliamida de 12 mm que tem carga de ruptura de 2200 kg. Possui dupla trava de segurana e automtico para movimentos de subida e descida. Existem tambm os dispositivos trava-queda para cabo de ao de 8mm. Possui um mosqueto com trava de rosca para conexo junto ao cinto de segurana do usurio. A Norma de orientao a ABNT NBR 11370/2001.

Figura 50: Trava - quedas

J) PROTEO DOS MEMBROS INFERIORES Proteo dos ps e pernas - Calados impermeveis para trabalhos realizados em locais midos, lamacentos ou encharcados e resistentes aos agentes qumicos agressivos. As perneiras so para riscos de origem trmica, mecnica e de radiaes perigosas. Nos trabalhos que envolvam calor, a perneira deve ser de tecido refratrio revestido de tecido aluminizado.

Botina de segurana com cadaro rgo a Proteger: Ps, tornozelo. Preveno aos riscos: umidade nos pisos; agentes qumicos nos pisos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes no piso, etc. Principais Usos: manuteno eltrica predial; trabalhos em ambientes com presena de elementos estranhos no piso (oficinas, vidraarias, etc.), locais onde no haja risco de queda de materiais e/ou objetos pesados sobre os artelhos. Especificaes: Botina de segurana com fechamento em cadaro, cano acolchoado, linqueta tipo morcego, cabedal confeccionado em couro curtido ao cromo, com forrao em sinttico, palmilha de montagem em sinttico fixada pelo processo strobel, solado Bi densidade injetado diretamente ao cabedal.

Figura 51: Botina de segurana com cadaro

Botina de segurana com cadaro rgo a Proteger: Ps, tornozelo. Preveno aos riscos: umidade nos pisos; agentes qumicos nos pisos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes no piso, etc. Principais Usos: manuteno predial; trabalhos em ambientes com presena de elementos estranhos no piso (oficinas, vidraarias, etc.). Especificaes: Calado de segurana, de amarrar tipo botina, confeccionada em couro curtido ao cromo, gspea forrada em no-tecido, cano acolchoado, sem biqueira de ao, ilhoses, palmilha de montagem em no-tecido, solado em poliuretano bidensidade injetado diretamente no cabedal.

Figura 52: Botina de segurana com cadaro

Botina de segurana sem cadaro rgo a Proteger: Ps, tornozelo. Preveno aos riscos: umidade nos pisos; agentes qumicos nos pisos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes no piso, etc. Principais Usos: manuteno predial; trabalhos em ambientes com presena de elementos estranhos no piso (oficinas, vidraarias, etc.), servios de limpeza predial com agentes qumicos. Especificaes: Calado de segurana, de uso profissional, tipo botina, confeccionado em vaqueta curtida ao cromo, palmilha de montagem em couro no sistema strobel, sem bico de ao e solado de poliuretano bidensidade injetado direto no cabedal.

Figura 53: Botina de segurana sem cadaro

Botina de segurana sem cadaro rgo a Proteger: Ps, tornozelo. Preveno aos riscos: umidade nos pisos; agentes qumicos nos pisos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes no piso, etc. Principais Usos: manuteno predial; trabalhos em ambientes com presena de elementos estranhos no piso (oficinas, vidraarias, etc.), servios de limpeza predial com agentes qumicos, locais onde no haja riscos de quedas de materiais e/ou objetos pesados sobre os artelhos. Especificaes: Botina de segurana com elstico coberto, Cabedal confeccionado em couro curtido ao cromo, com forrao em sinttico, palmilha de montagem em sinttico fixada pelo processo strobel, solado Bidensidade injetado diretamente ao cabedal.

Figura 54: Botina de segurana sem cadaro

Calado de segurana sem cadaro rgo a Proteger: Ps. Preveno aos riscos: umidade nos pisos; agentes qumicos nos pisos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes no piso, etc. Principais Usos: manuteno predial; trabalhos em ambientes com presena de elementos estranhos no piso (oficinas, vidraarias, etc.), servios de limpeza predial com agentes qumicos. Na cor branca recomenda-se para profissionais de servios mdico-hospitaleres.

Especificaes: Calado de segurana, de uso profissional, confeccionado em vaqueta curtida ao cromo, palmilha de montagem no sistema strobel, com bico toe-box, sem componentes metlicos e solado de poliuretano bidensidade injetado direto ao cabedal.

Figura 55: Calado de segurana sem cadaro

Calado de segurana com cadaro rgo a Proteger: Ps. Preveno aos riscos: umidade nos pisos; agentes qumicos nos pisos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes no piso, etc. Principais Usos: manuteno predial; trabalhos em ambientes com presena de elementos estranhos no piso (oficinas, vidraarias, etc.), servios de limpeza predial com agentes qumicos. Especificaes: Calado de segurana, de uso profissional, confeccionado em vaqueta curtida ao cromo, palmilha de montagem no sistema strobel, com bico toe-box, sem componentes metlicos e solado de poliuretano bidensidade injetado direto ao cabedal.

Figura 56: Calado de segurana sem cadaro

Bota de PVC rgo a Proteger: Ps e tornozelos. Preveno aos riscos: umidade nos pisos; agentes qumicos nos pisos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes no piso, etc.

Principais Usos: trabalhos em frigorficos, abatedouros, latcnios, indstrias alimentcias, aougues e restaurantes industriais Especificaes: Calado de segurana, tipo bota, impermevel, confeccionada em pvc em uma nica pea, modelo capataz, forrada internamente com meia de polister, cano mdio. Com estrias no solado.

Figura 57: Bota de PVC

Bota de PVC rgo a Proteger: Ps e tornozelos. Preveno aos riscos: para trabalhos em terrenos midos, lamacentos, encharcados, com dejetos de animais, agentes qumicos nos pisos, ataques de animais peonhentos, etc. Principais Usos: para trabalhos em terrenos midos, lamacentos, encharcados, com dejetos de animais e com presena de animais peonhentos.. Especificaes: Calado de segurana, tipo bota, confeccionada em PVC em uma nica pea, modelo capataz, forrada internamente com meia de polister, cano longo. Botas com cano longo ou botina com perneira, onde exista a presena de animais peonhentos.

Figura 58: Bota de PVC

Perneira de raspa rgo a Proteger: tornozelo e pernas. Preveno aos riscos: respingos de agentes qumicos; objetos escoriantes, cortantes ou perfurantes a meia altura, ataques de animais peonhentos, etc. Principais Usos: Em atividades onde haja perigo de leses provocadas por materiais ou objetos cortantes, escoriantes ou perfurantes, ataques de animais peonhentos, trabalhos de soldagem, corte a quente e fundio. Especificaes: Perneira de segurana confeccionada em raspa, com fechamento em velcro para ajuste na perna e nos ps.

Figura 59: Perneira de raspa

Sintetizando...
Neste captulo conclumos o material terico didtico do componente curricular (disciplina) Planejamento e Preveno de Emergncias com apresentao das providncias, materiais e equipamentos bsicos utilizados com o propsito de proteo ao trabalhador, com foco no aprendizado com uma didtica de fcil compreenso. Os conhecimentos apresentados visaram o perfeito entendimento dos conceitos abordados, fornecendo a base fundamental para aplicao na futura vida laboral prtica do profissional prevencionista. Esperamos nestes quatro captulos apresentados ter despertado nos estudantes o interesse de aprofundamento tcnico terico no material terico apresentado, atravs da busca dos novos conhecimentos e atualizaes em outros meios como internet, livros, artigos, revistas e peridicos, para que possam melhor desenvolver-se no exerccio da profisso Tecnlogo de Segurana do Trabalho.

REFERNCIAS
BRASIL. Consolidao das Leis do Trabalho, Presidncia da Repblica, Lei n. 5.452, Dirio Oficial da Republica Federativa do Brasil, Braslia - DF, 01 de maio de 1943. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurdicos, Dirio Oficial da Republica Federativa do Brasil, Braslia - DF, 5 de outubro de 1988. BRASIL. Lei n 6.514, de 22.12.1977, Altera o Captulo V do Titulo II da Consolidao das Leis do Trabalho, relativo a segurana e medicina do trabalho. Dirio Oficial da Republica Federativa do Brasil, Braslia DF, 1977. BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora n. 06 Equipamento de Proteo Individual EPI. Aprovada pela Portaria 3.214 de 8 de Julho de 1978. Braslia DF. BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora n. 09 Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA. Aprovada pela Portaria 3.214 de 8 de Julho de 1978. Braslia DF. BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora n. 10 Instalaes e Servios em Eletricidade. Aprovada pela Portaria 3.214 de 8 de Julho de 1978. Braslia DF.
CARDELLA, Benedito. Segurana no Trabalho e Preveno de Acidentes: Segurana Integrada Misso Organizacional com Produtividade, Qualidade, Preservao Ambiental e Desenvolvimento de Pessoas. So Paulo: Atlas, 2007.

GIAMPAOLI, E., SAAD, I.F.S.D. e CUNHA, I.A. Norma de Higiene Ocupacional. Procedimento Tcnico. Avaliao da Exposio Ocupacional ao Rudo. Fundacentro Ministrio do Trabalho e do Emprego, 1999.
ZOCCHIO, lvaro. Prtica da Preveno de Acidentes: ABC da Segurana no Trabalho. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2002.

You might also like