You are on page 1of 8

Msica

Msica a arte dos sons, combinados de acordo com as variaes da altura, proporcionados segundo a sua durao e ordenados sob as leis da esttica. So trs os elementos fundamentais de que se compe a msica: melodia, ritmo e harmonia. A melodia consiste na sucesso dos sons formando sentido musical. O ritmo o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor durao. A harmonia consiste na execuo de vrios sons ouvidos ao mesmo tempo, observadas as leis que regem os agrupamentos dos sons simultneos. A melodia e o ritmo combinados j encerram um sentido expressivo musical. Para exprimir profundamente qualquer sentimento, ou descrever por meio da msica qualquer quadro da natureza, torna-se imprescindvel a participao em comum desses trs elementos: melodia, ritmo e harmonia.

Partes do violo
Para comear, vamos ver as partes do violo:

As cordas do violo podem ser de ao ou nylon. Para quem est comeando, recomendo usar de nylon. A posio mais comum do violo apoiado na perna direita, com a mo esquerda no brao e a mo direita na boca, como mostra a imagem abaixo:

Essa no uma regra. Tanto que violonistas clssicos tocam com o violo apoiado na perna esquerda, com um pequeno apoio no p para elevar um pouco mais a perna esquerda. Existem tambm os msicos que tocam o instrumento invertido, como o caso de Jimi Hendrix, que tocava a guitarra com a mo direita no brao e a esquerda nos captadores (que seria equivalente a boca no violo). O importante estar numa posio confortvel, sem tenso nos msculos. Pode-se tambm tocar o violo com uma palheta:

Importante lembrar que a contagem das cordas feita de baixo para cima, da corda mais aguda para a mais grave

Afinao
A afinao do violo, ou seja, as notas que as cordas do violo soam quando tocadas soltas, sem pressionar nenhuma casa, so, de baixo para cima: mi, si, sol, r, l e mi.

Notas naturais, acidentes e nomenclaturas


Bem, as notas naturais so: d, r, mi, f, sol, l e si. Elas tambm so representadas por letras, respectivamente: C, D, E, F, G, A e B. S que alm dessas notas existem outras, chamadas de acidentes (alguns msicos no gostam dessa designao por acharem que isso d um valor negativo a essas notas; mas por falta de opo, ainda as chamamos de acidentes): d sustenido (ou r bemol), r sustenido (ou mi bemol), f sustenido (ou sol bemol), sol sustenido (ou l bemol) e l sustenido (ou si bemol). A ordem das notas, ento, fica assim (usando a nomenclatura de letras): C, C# (Db), D, D# (Eb), E, F, F# (Gb), G, G# (Ab), A, A# (Bb), B, C, ... . Interessante notar que entre o mi (E) e o f (F), assim como entre o si (B) e o d (C) no existe sustenido (logo tambm no existe bemol), simplesmente por uma conveno. Vamos, partir de agora, procurar usar as letras para designar as notas.

Semitom e tom
O que seria semitom? Semitom a menor distncia entre duas notas. No violo, seria a menor distncia entre duas casas. Por exemplo, se tocarmos a quinta corda (lembre-se que a contagem feita de baixo para cima) na terceira casa, estaremos soando a nota C.

A casa consecutiva soar a nota C# (ou Db).

Essa distncia de uma casa chamada de semitom. Logo o C# est um semitom acima do C. De forma anloga, o B est um semitom abaixo do C.

E tom? Tom seria dois semitons, ou duas casas. Assim, se pegarmos como base novamente o C, se tocarmos um tom acima estaremos tocando a nota D.

De forma anloga, um tom abaixo seria o Bb (ou A#).

Escala meldica
Escala vem do italiano e significa escada. Musicalmente falando, escala meldica seria uma sequncia de notas tocadas cosecutivamente (uma aps a outra). As principais escalas so: maior e menor.

Escala maior
Como tocar uma escala maior? Partimos de uma nota, que ser a tnica; a tocaremos, progressivamente, um tom, outro tom, um semitom, tom, tom, tom e um semitom. Vamos pegar como exemplo o C. A escala maior de C ficaria da seguinte forma:

Da mesma forma que na teoria, o violo tambm possui uma forma para fazer uma escala maior, e da seguinte: a tnica tocada pelo dedo mdio da mo esquerda; a segunda nota tocada pela dedo mnimo; a terceira, pelo dedo indicador, na corda abaixo; depois dedo mdio e mnimo; desce mais uma corda, indicador, anelar e mnimo. Fica, ento, da seguinte forma:

A numerao indica a ordem das notas e as letras I, M, A e N indicam os dedos indicador, mdio, anelar e mnimo, respectivamente.

Escala menor
A escala menor tambm possui um padro, que este: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom. Vamos pegar como exemplo a escala menor de A:

No violo, tambm possui um formato, observe:

Acordes
O que um acorde? Acorde um conjunto de notas tocadas simultaneamente. Alguns exemplos de acordes para o violo:

Os acordes possuem uma lgica de formao. Vamos aprender primeiramente como se formam os acordes maiores.

Acordes maiores
Para isso, nos basearemos na escala maior. Por exemplo, como formamos o acorde de C (leia-se d maior)? Utilizaremos a escala meldica de C. A primeira nota do acorde ser a nota que d o seu nome, que nesse caso o C; a segunda nota seria o terceiro intervalo (ou terceira nota) da escala, que seria o E; e a terceira nota seria o quinto intervalo (ou quinta nota) da escala, ou seja, G. Pronto! Temos o nosso acorde de C, formado pelas notas C, E e G. No violo, ficaria da seguinte forma:

Se conferires, vers que todas as notas mencionadas so tocadas: na 1 corda, E; na 2, C; na 3, G; na 4, E; na 5, C; e na 6, E. A numerao corresponde a posio dos dedos: 1. 2. 3. 4. Indcador Mdio Anelar Mnimo

Acordes menores
A idia aqui parecida, s que agora nos basearemos na escala menor. Vamos pegar como exemplo o acorde de Am (leia-se l menor). As notas que utilizaremos sero A, C, E (1, 3 e 5 intervalos da escala de A menor). No violo fica assim:

Acordes diminutos
Os acordes diminutos so formados pelo 1, 3, 5 e 7 intervalos da escala menor, s que o 5 e 7 intervalos so diminuidos em um semitom. Exemplo:

Escalas harmnicas
Escala harmnica seria uma sequncia padro de acordes. Vamos comear falando da escala harmnica maior. Vamos utilizar como exemplo a escala harmnica de C. Quais seriam os acordes que compem essa escala? O primeiro, mais bvio, o prprio acorde de C; o segundo corresponde a segunda nota da escala meldica de C, que o D. Mas qual acorde de D seria? Maior ou menor? Lembra-se como formamos os acordes? Pegvamos o 1, 3 e 5 intervalo da escala. Vamos fazer a mesma coisa, s que vamos imaginar que a escala agora comea com o D; ento, ao invs da sequncia ser C, D, E, F, G, A, B e C, ser D, E, F, G, A, B, C e D. Sendo assim, as notas do acorde seriam D, F e A, que correspondem ao acorde de Dm. Seguindo essa lgica, vamos obter os acordes C, Dm, Em, F, G, Am e B meio diminuto.

You might also like