You are on page 1of 68

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Lorenzo Deh

DocBWEB 2003 Manual de Instalao Manual de referncia Verso 1.22 para Windows

Lisboa DID - Documentao, Informtica e Desenvolvimento, Lda. 2004

DRAFT - VERSO PROVISRIA

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Sumrio
1. Introduo 1.1. A quem se destina este manual 1.2. Organizao do manual 1.3. Simbologia e convenes 1.4. Se necessitar de suporte tcnico 1.5. Informao relacionada com este manual 1.6. Comentrios e sugestes sobre a documentao DocBASE 2. Requisitos Tcnicos 3. Composio do pacote DocBWEB2003 3.1. Material fornecido 3.2. Contedo do CDRom de instalao 3.3. Documentao Online 4. O mdulo DocBWEB2003 4.1. Consideraes Gerais 4.2. Os recursos utilizados pelo mdulo DocBWEB2003 4.3. Modalidades de instalao 4.4. Configurao do mdulo 5. Instalao do mdulo e seus recursos 5.1. Procedimentos de instalao da DocBWEB2003 5.2. Instalao 5.3. Instalao do motor de Dados Btrieve 5.4. Instalao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 5.5. Actualizao da DocBASE 5.6. Ficheiros instalados pelo programa de instalao assistida 6. Configurao do servidor WEB 6.1. Consideraes gerais 6.2. A virtual directory docbweb 6.3. A virtual directory multimedia 6.4. Configurao do Simple Mail Transport Protocol 7. Configurao da DocBWEB2003 7.1. Configurao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 7.2. Descrio do interface e possibilidades de configurao 7.3. Configurao banner 7.4. Configurao do e-mail de contacto 7.5. Configurao da informao de utilizadores online 7.6. Configurao das opes de exportao de resultados de pesquisa 7.7. Configurao da pgina inicial 7.8. Componentes disponveis

DRAFT - VERSO PROVISRIA

7.9. Activao / desactivao dos componentes

DRAFT - VERSO PROVISRIA

7.10. Nmero de bases que se podem disponibilizar em cada componente 7.11. Configurao dos componentes de Pesquisa Simples, Avanada e por ndice 7.12. Configurao dos componentes de Pesquisa por Thesaurus e Temticas 7.13. Configurao dos componentes Notcias e Media 7.14. Configurao do componente Utilitrios 7.15. Configurao das reservas online 7.16. Configurao das bases a disponibilizar 8. O ficheiro DOCBWEB.INI 8.1. Configurao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 8.2. Configurao dos recursos e funcionalidades principais 8.3. Configurao das reas activas 8.4. Configurao das reservas online 9. Os ficheiros BASE.INI 10. Converso de um thesaurus e de uma classificao dcimal para utilizao no mdulo 10.1. Consideraes gerais 10.2. Criao da base da classe WEBTH ou WEBCD 10.3. Configurao do ficheiro .INI da nova base da classe WEBTH ou WEBCD 10.4. Configurao do ficheiro .INI da base a disponibilizar no mdulo DocBWEB2003 10.5. Configurao do mdulo DocBWEB2003 11. Adaptao grfica do interface DocBWEB2003 11.1. Consideraes gerais 11.2. Limitaes de garantia 11.3. Caractersticas dos componentes grficos 11.4. Cascading Style Sheet 11.5. Alterao das pginas de ajuda 12. Utilizao das ajudas Online Anexos: Anexo A Edio dos ficheiros .INI Anexo B Reservas Online Mensagens de erro Anexo c Associaes multimdia Anexo D Resoluo de problemas ndice Tabelas Ilustraes

DRAFT - VERSO PROVISRIA

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 1
Introduo
Este modulo da Docbase2003 foi desenvolvido por forma a disponibilizar a pesquisa dos catlogos, internamente atravs da sua Intranet e para o exterior disponibilizando o seu acesso via Internet. O interface foi desenhado de uma forma simples a fim de tornar a pesquisa mais fcil, intuitiva e agradvel para todos os utilizadores. A Docbweb2003 permite a pesquisa nos registos cujos campos Ttulo, Autor, Assunto, etc., correspondam a um determinado conjunto de palavras ou a um termo especfico. Este manual de instalao abrange todos os procedimentos de instalao e configurao do mdulo DocBWEB2003. Por esse motivo, algumas das funcionalidades e configuraes descritas neste manual podem no ser aplicveis a todas as verses deste mdulo distribudas pela DID Documentao, Informtica e Desenvolvimento. Algumas verses especficas do mdulo DocBWEB2003 necessitam de informao adicional contidas em adendas ao manual de instalao. Antes de proceder instalao leia toda a documentao tcnica fornecida.

A quem se destina este manual


Este manual destina-se aos tcnicos responsveis pela instalao, configurao e manuteno do mdulo DocBWEB.

Organizao do manual
Os tpicos abordados neste manual esto organizados com a seguinte estrutura: O Captulo 1 contm informao geral sobre este manual e a sua utilizao. Nos Captulos 2 e 3 poder encontrar uma descrio dos requisitos mnimos e a composio do pacote fornecido O Corpo principal deste manual, constitudo pelos Captulos 4 a 9, abrange todos os procedimentos necessrios instalao, configurao do mdulo DocBWEB2003 no servidor WEB onde este vai operar. O captulo 10 descreve os procedimentos necessrios para a converso de linguagens documentais de forma a serem utilizadas no mdulo DocBWEB2003. O captulo 11 refere-se personalizao do interface do mdulo DocBWEB2003.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Este manual prope-se apoiar os tcnico que instalam o mdulo DocBWEB. Para mais informaes consulte o manual do utilizador. Caso necessite suporte adicional, consulte o suporte tcnico em www.docbase.pt ou contacte-nos directamente para o Centro de Competncia Tcnica DocBASE.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Simbologia e convenes

ateno...

nota...

sugesto...

Se necessitar de suporte tcnico

Informao relacionada com este manual

Comentrios e sugestes sobre a documentao DocBASE

DRAFT - VERSO PROVISRIA

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 2
Requisitos Tcnicos
O mdulo DocBWEB2003 destina-se a ser instalado num servidor WEB. A aplicao tem a mesma performance estando instalada num equipamento servidor ou Workstation.

Requisitos mnimos obrigatrios


Para instalar a DocbWEB2003, o seu sistema ter de cumprir os seguintes requisitos:
Motor de dados Btrieve - Pervasive SQL Server 2000 ou Workstation V8; A performance do seu sistema est dependente da sua configurao de Hardware, recursos disponveis e da quantidade de trfego no servidor; A instalao da aplicao DocbWEB2003 no obriga ao acesso fsico mquina servidora podendo ser instalada por administrao remota; Servidor Windows 2000 SP4 (Professional, Server, or Advanced Server), Windows XP PRO, Windows 2003; MS Internet Information Server (IIS) 5.x ou superior; MS Internet Explorer 6 ou Netscape 7; Processador da classe Pentium , 128Mb RAM, 100Mb espao em disco rgido sem contar com as bases de dados e ficheiros associados; Ligao de rede 100Mbits ou superior; Cliente Windows 95 ou superior, Windows NT, Windows 2000, Windows XP; Processador de classe 80486 ou superior (Pentium para Windows ME/2000/XP); Internet Explorer 6 ou Netscape 7; Browser com suporte para Javascript; No caso de haver imagens, registos sonoros ou outros documentos associados aos registos do catlogo, devero ser igualmente instalados servidores com essa finalidade. Ser da responsabilidade do cliente a construo de pginas HTML adicionais para as ligaes s pgina fornecidas como interface de acesso (s) base(s) de dados.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

No entanto, a DID Documentao, Informtica e Desenvolvimento est disponvel para estudar e efectuar a implementao e ou alteraes necessrias que os clientes desejem. Para mais informaes dever contactar o nosso departamento comercial.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

DRAFT - VERSO PROVISRIA

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 3
Composio do pacote DocBWEB2003
Material fornecido

Contedo do CD-ROM de instalao


No CDRom de instalao do mdulo DocBWEB2003 encontram-se todos os elementos necessrios instalao do mdulo, do motor de dados Btrieve bem como para proceder actualizao da DocBASE. Este manual de instalao abrange todas as configuraes do mdulo DocBWEB2003. Por esse motivo, o contedo descrito neste capitulo genrico podendo existir diferenas entre as vrias verses do mdulo DocBWEB2003 distribudas pela DID - Documentao, Informtica e Desenvolvimento. Consulte sempre a informao adicional fornecida com o mdulo adquirido.
Contedo do CDRom de instalao:

Mdulo DocBWEB2003 Actualizao DocBASE Btrieve Workstation Documentao sobre a o mdulo DocBWEB2003 em formato PDF Recursos adicionais (utilitrios, imagens, exemplos de referncia para as configuraes ficheiros .INI das vrias classes de bases, etc.) O programa de instalao assistida do mduloDocBWEB2003 permite instalar no servidor todos os componentes para o funcionamento do mdulo. No entanto, aps a sua execuo necessrio proceder a configuraes adicionais. Para visionar a documentao includa neste CDRom necessita do Adobe Acrobat Reader cuja verso gratuita pode encontrar neste CDRom.

Documentao Online

DRAFT - VERSO PROVISRIA

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 4
O mdulo DocBWEB2003
Consideraes gerais
A DocBWEB2003 um mdulo da DocBASE que se caracteriza por uma grande flexibilidade no que se refere sua configurao. So inmeras as possibilidades visto praticamente todas as funcionalidades e os componentes disponveis poderem ser activados ou no consoante os desejos do administrador do sistema de informao DocBASE. possvel implementar a DocBWEB2003 com uma configurao inicial e medida das necessidades alterar as funcionalidades disponveis. Sendo este manual de instalao destinado a abranger todos as funcionalidades e os componentes do mdulo DocBWEB2003, algumas das configuraes descritas neste manual podem no ser aplicveis a todas as verses deste mdulo distribudas pela DID Documentao, Informtica e Desenvolvimento. Atravs do upgrade para verses superiores do mdulo DocBWEB2003 possvel adicionar as funcionalidades ausentes de uma forma transparente sendo unicamente necessrio adicionar recursos e configurar correctamente as novas funcionalidades.

Os recursos utilizados pelo mdulo DocBWEB2003


Existe um conjunto de ficheiros que constituem o centro do mdulo e que interagem directamente com a DocBASE e o Internet Information Server (IIS). No momento da instalao, estes ficheiros so colocados no servidor WEB, sendo a sua localizao por defeito a directoria C:\Inetpub\wwwroot\Docbweb. Esta a localizao por defeito para contedos a disponibilizar atravs do Internet Information Server (IIS), sendo possvel colocar estes recursos em qualquer outra directoria nomeadamente, quando j existir uma estrutura de um site e se desejar manter agrupados todos os recursos deste. Neste caso, ser necessrio garantir que o utilizador annimo possui permisses de acesso adequadas. Para o seu funcionamento, a DocBWEB2003 recorre a trs tipos de recursos: Os recursos especficos do mdulo; Os recursos do mdulo so, por defeito, colocados no servidor DocBASE, podendo ser instalados num servidor Web independente. As bases a disponibilizar nos vrios componentes do mdulo;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Os componentes de pesquisa nas bases DocBASE deste mdulo necessitam de ter acesso unicamente s bases que se deseja disponibilizar atravs do mdulo. Estas podem estar localizadas no servidor onde se encontra instalado o mdulo DocBWEB2003, noutro servidor ou num servidor de ficheiros. Os contedos multimdia associados aos registos; Os contedos multimdia associados aos registos atravs da DocBASE tm que estar acessveis ao mdulo DocBWEB2003. Estes podem estar localizados no servidor onde se encontra instalado o mdulo DocBWEB2003, noutro servidor ou num servidor de ficheiros dedicado. Nota: Se bem que dependendo do nmero e tipo de ficheiros associados aos registos DocBASE, aconselha-se sempre a implementao de servidores de ficheiros dedicados a fim de maximizar a performance de todo o sistema.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Modalidades de instalao
O mdulo DocBWEB2003 pode ser instalado seja num servidor DocBASE seja num servidor WEB independente. Consoante a modalidade de instalao escolhida, ser necessrio decidir qual a forma como o mdulo ir utilizar os recursos de que necessita bem como o local onde estes sero colocados. No caso da instalao no servidor DocBASE, o mdulo DocBWEB2003 no s utilizar o motor de dados do Servidor DocBASE como todos os recursos locais necessrios. No caso da instalao num servidor WEB independente, os recursos necessrios ao mdulo DocBWEB2003 podero ser total ou parcialmente locais e/ou remotos. A escolha prende-se essencialmente com a eventual necessidade de, por exemplo por motivos de segurana, o administrador do servidor querer compartimentar o servidor WEB do resto da infra-estrutura existente. Neste caso, todos os recursos necessrios tero que estar localizados no servidor WEB. Nota: A directoria de instalao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 localizada por defeito dentro da estrutura criada pela instalao do Internet Information Server para contedos a disponibilizar atravs deste. Ex.: C:\Inetpub\wwwroot\docbweb. Esta localizao no obrigatria. possvel colocar estes recursos em qualquer outra directoria nomeadamente, quando j existir uma estrutura de um site e se desejar manter agrupados todos os recursos deste. Neste caso, ser necessrio garantir que o utilizador annimo possui permisses de acesso adequadas. Optando-se por no haver ligao com o servidor DocBASE, as bases a disponibilizar atravs do mdulo DocBWEB2003 tero que ser uma rplica daquelas existentes no servidor DocBASE. A actualizao das bases poder ser realizada por um script que copie periodicamente as bases de um servidor para o outro (devero ser actualizados somente os ficheiros NOME_DA_BASE. BST e NOME_DA_BASE_IDX).

DRAFT - VERSO PROVISRIA

10

Este procedimento ter como nico inconveniente a existncia de um desfasamento entre as bases dos dois servidores que se prende somente com a periodicidade que for definida para a actualizao das rplicas existentes no servidor WEB. possvel implementar solues mistas em que parte dos recursos sejam locais e parte sejam remotos. Poderemos ter, por exemplo as bases no servidor DocBASE, os recursos especficos do mdulo no servidor WEB e as associaes multimdia num servidor de ficheiros. Qualquer variao na localizao destes elementos possvel desde que, as configuraes dos recursos no ficheiro DOCBWEB.INI estejam correctas e que existam as permisses adequadas de acesso s directorias onde estes elementos ficarem localizados. No que se refere especificamente s bases e aos ficheiros de associaes, se a localizao de um destes elementos no for no servidor WEB sendo uma directoria mapeada na rede ou directoria situada noutra mquina do mesmo domnio, ser necessrio atribuir permisses de acesso a esses recursos por parte do utilizador annimo (IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB). No caso de estarmos, por exemplo, numa configurao em workgroup, ser necessrio criar um utilizador na mquina onde se encontra fisicamente a directoria, correspondendo ao utilizador annimo do servidor WEB onde se encontra instalado o mdulo DocBWEB2003 (IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB). Poder ser necessrio proceder igualmente a algumas das configuraes no IIS especificadas no captulo Instalao do mdulo DocBWEB2003. A localizao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 no tm implicaes no funcionamento do sistema desde que as configuraes dos recursos no ficheiro DOCBWEB.INI estejam correctas e que existam as permisses adequadas s directorias onde ficarem localizados.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Configurao do mdulo
A implementao das vrias opes seleccionadas para a configurao do mdulo DocBWEB2003 realizada nos ficheiros DOCBWEB.INI bem como nos ficheiros NOME_DA_BASE.INI referentes s bases a disponibilizar atravs deste mdulo. Os captulos 8 - O ficheiro DOCBWEB.INI e 9 - Os ficheiros BASE.INI descrevem detalhadamente a composio desses ficheiros de configurao. Estas configuraes passam portanto pela edio dos ficheiros DOCBWEB.INI bem como dos ficheiros NOME_DA_BASE.INI. Antes de editar os ficheiros .INI de configurao, consulte o anexo A Edio dos ficheiros .INI. Se bem que sendo extremamente simples configurar uma aplicao com base num ficheiro .INI, h que ter um especial cuidado no que se refere correco das alteraes efectuadas. Uma linha comentada erroneamente ou um caractere fora do stio so suficientes para que a aplicao no funcione correctamente ou produza resultados inesperados.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

11

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 5
Instalao e Configurao do mdulo DocBWEB2003
Procedimentos de instalao da DocBWEB2003
Antes de proceder instalao leia o captulo 4 O mdulo DocBWEB2003 que contm informaes importantes sobre a localizao dos recursos que vo ser instalados no servidor, as modalidades de instalao bem como as configuraes possveis. O processo de instalao da DocBWEB2003 divide-se em trs fases distintas: I. Instalao do motor de dados Btrieve A DocBWEB2003, como qualquer mdulo DocBASE, utiliza o motor Btrieve para aceder s bases de dados, sendo necessria a instalao de algumas infra-estruturas no servidor Web. Este facto limita tambm o sistema a servidores Web baseados em Windows. A instalao poder ser realizada seja num servidor DocBASE, com um motor de dados Btrieve Cliente/Servidor, seja num servidor Web independente. No caso de j existir um motor de dados Btrieve Cliente/Servidor (Pervasive SQL Server 2000 ou superior), a DocBWEB2003 vai recorrer a esse motor para funcionar no sendo necessrias configuraes adicionais. No caso de no estarmos perante uma instalao Cliente/Servidor h que efectuar uma instalao do motor de dados Btrieve no servidor Web. Em qualquer dos casos, o motor de dados Btrieve tem sempre de estar acessvel pela Path da mquina em questo e devem ser dadas permisses de acesso ao utilizador IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB directoria onde se encontra instalado o motor de dados Btrieve. Se for necessrio proceder instalao do motor de dados Btrieve, esta dever ocorrer antes da instalao do mdulo DocBWEB2003. Ao seleccionar no programa de instalao assistida a instalao do motor de dados e do mdulo DocBWEB2003, a instalao da Btrieve ser realizada automaticamente em primeiro lugar. Porm, consoante o sistema operativo instalado poder ser necessrio reiniciar o servidor e nesse caso ser necessrio reiniciar o programa de instalao assistida e seleccionar de novo o mdulo DocBWEB2003 a fim de terminar a instalao.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

12

Caso seja instalado no servidor Web a Verso 8 do motor de dados Btrieve e o mdulo DocBWEB2003 esteja a utilizar as mesmas bases que o servidor DocBASE e no uma rplica, (para mais informaes consulte o captulo 4 O mdulo DocBWEB2003), ser necessrio proceder actualizao de todos os motores de dados dos postos de trabalho para a mesma verso.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

II.

Instalao do mdulo DocBWEB2003 Instalao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 Instalao dos recursos necessrios ao funcionamentos do mdulo DocBWEB2003 no servidor Web. A DocBWEB2003 pode ser instalada seja num servidor DocBASE seja num servidor Web independente. servidor DocBASE No caso de um servidor DocBASE, ser necessrio instalar neste os recursos necessrios ao funcionamento do mdulo DocBWEB2003 e configurar correctamente o mdulo DocBWEB2003. servidor WEB independente No caso de um servidor WEB independente do servidor DocBASE, existem duas solues de instalao: Os recursos necessrios ao funcionamento do mdulo DocBWEB2003 sero instalados no servidor WEB, sendo necessrio configurar o mdulo DocBWEB2003 para que este tenha acesso no servidor DocBASE s bases a disponibilizar. No caso de o administrador desejar manter uma separao entre os dois servidores, os recursos necessrios ao correcto funcionamento do mdulo DocBWEB2003 sero instalados localmente no servidor WEB, sendo necessrio criar uma rplica das bases a disponibilizar. Para mais informaes consulte o captulo 4 O mdulo DocBWEB2003 Configurao do servidor WEB (Captulo 6) A DocBWEB2003 funciona com base no Internet Information Server (IIS) em ambiente Windows. A fim de garantir o correcto funcionamento e a estabilidade do sistema, a DocBWEB2003 bem como o IIS necessitam de ser correctamente configurados e parametrizados. Configurao do mdulo DocBWEB2003 (Captulo 7) Configurao dos recursos necessrios, dos componentes e das funcionalidades a disponibilizar no mdulo DocBWEB2003.

III. Actualizao da DocBASE Devido evoluo da aplicao DocBASE e dos seus mdulos associados, e a fim de garantir a compatibilidade com as verses mais antigas, necessrio proceder actualizao da aplicao e dos seus recursos. Esta actualizao divide-se por um lado na actualizao do servidor DocBASE e por outro dos postos de trabalho ou de pesquisa sendo actualizados os seguintes elementos em respectivamente:

DRAFT - VERSO PROVISRIA

13

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Actualizao do Servidor DocBASE Ao seleccionar esta opo, sero actualizados os seguintes elementos do servidor DocBASE: Recursos DocBASE; Recursos das bases adicionais; Bases adicionais; Estrutura de associaes multimdia; Actualizao dos postos de trabalho ou pesquisa DocBASE Ao seleccionar esta opo, sero actualizados os seguintes elementos dos postos de trabalho ou de pesquisa DocBASE: Recursos DocBASE dos postos de trabalho ou de pesquisa; Recursos dos mdulos DocBASE j instalados nos postos de trabalho ou de pesquisa (Mdulo de Gesto de Emprstimos, Mdulo de Gesto de Publicaes em Srie, Mdulo de Gesto de Aquisies e Mdulo de Gesto de Linguagens Documentais); Nota: Antes de proceder a qualquer actualizao do servidor DocBASE devero ser realizadas cpias de segurana de todos os recursos da aplicao DocBASE (por defeito em C:\Docbase\Docbrwin) bem como das bases (por defeito em C:\Docbase\Docbrwin\Bases).

Instalao
A fim de dar incio instalao, introduza o CDRom no leitor e siga as instrues fornecidas pelo programa de instalao assistida. Nota: Se o CDRom no arrancar automaticamente, poder dar incio instalao correndo o executvel setup.exe.

Instalao do motor de dados Btrieve


No programa de assistida seleccione Instalar o motor de dados Btrieve e siga as instrues fornecidas. Consoante o sistema operativo instalado poder ser necessrio reiniciar o servidor. Verifique que o motor de dados Btrieve est acessvel pela Path da mquina em questo e que acesso o utilizador IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB tem permisses de acesso directoria onde se encontra instalado o motor de dados Btrieve.

Instalao do mdulo DocBWEB2003


No programa de instalao assistida seleccione Instalar o mdulo DocBWEB2003 e siga as instrues fornecidas.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

14

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Instalao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 De acordo com as opes de instalao escolhidas, seleccione a directoria de destino dos recursos do mdulo DocBWEB2003.
Ex.: C:\InetPub\wwwroot\Docbweb.

Nota: A directoria de instalao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 localizada por defeito dentro da estrutura criada pela instalao do Internet Information Server para contedos a disponibilizar atravs deste (dentro da directoria C:\Inetpub\wwwroot\). Nota: Se bem que este assunto seja abordado mais detalhadamente no captulo 4, de referir que caso o administrador deseje manter uma separao completa entre os dois servidores, ser necessrio colocar no servidor WEB uma rplica das bases existentes no servidor DocBASE e que se deseje disponibilizar atravs do mdulo DocBWEB2003. Para mais informaes consulte o captulo 4 O mdulo DocBWEB2003

Actualizao da DocBASE
No programa de instalao assistida seleccione actualizar os componentes da DocBASE e siga as instrues fornecidas. Nota: Antes de proceder a qualquer actualizao do servidor DocBASE devero ser realizadas cpias de segurana de todos os recursos da aplicao DocBASE (por defeito em C:\Docbase\Docbrwin) bem como das bases (por defeito em C:\Docbase\Docbrwin\Bases). Seleccionar Actualizao do servidor DocBASE ou Actualizao dos postos de trabalho ou pesquisa DocBASE

Os ficheiros instalados pelo programa de instalao assistida


1. BTRIEVE WORKSTATION Ficheiros de instalao do motor de dados Btrieve para o servidor Web. Por defeito em C:\PVSW 2. DOCBWEB2003 Ficheiros dos recursos do mdulo DocBWEB2003 adicionados no servidor WEB. Por defeito em C:\Inetpub\wwwroot\Docbweb\ \images \exports \web

DRAFT - VERSO PROVISRIA

15

Ficheiros dos recursos do mdulo DocBWEB2003 adicionados ao motor Btrieve. Por defeito em C:\PVSW\Bin Ficheiros de Recursos a adicionar estrutura \\Docbase\Docbwin. Por defeito em C:\Docbase\Docbrwin\Web Bases adicionais fornecidas com o mdulo DocBWEB2003. Por defeito em C:\Docbase\Docbrwin\Bases 3. ACTUALIZAO DOCBASE

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Os ficheiros adicionados constituem os recursos adicionais necessrios actualizao dos recursos da DocBASE para que esta possa utilizar as novas classes de bases de dados do mdulo DocBWEB2003. Ser igualmente actualizada a estrutura da directoria das associaes multimdia bem como outros componentes da aplicao presente no servidor DocBASE: Por defeito em C:\Docbase\Docbrwin\Dbsys \IMG

DRAFT - VERSO PROVISRIA

16

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 6
Configurao do servidor Web
Consideraes gerais
A DocBWEB2003 funciona em ambiente Windows com base no Internet Information Server (IIS). A fim de garantir o correcto funcionamento e a estabilidade do sistema, o IIS necessita de ser correctamente configurado e parametrizado. necessrio garantir que existem as permisses atribudas aos recursos instalados no servidor Web de modo a assegurar o funcionamento do mdulo DocBWE2003. O administrador do servidor ter que verificar que: Em toda a estrutura de directorias instaladas no servidor Web, o utilizador annimo (ou seja, IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB em que nome da maquina representa o nome do servidor onde se encontra instalado o mdulo DocBWEB2003) dever ter permisses de leitura e execuo de scripts; Na directoria Exports (por defeito localizada no servidor web na directoria de recursos do IIS em C:\InetPub\wwwroot\Docbweb\exports), o utilizador annimo (ou seja, IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB em que nome da maquina representa o nome do servidor onde se encontra instalado o mdulo DocBWEB2003) dever ter permisses de leitura e escrita. Se os recursos do mdulo tiverem sido instalados na directoria criada por defeito pelo IIS (em C:\InetPub\wwwroot\Docbweb\exports) que corresponde directoria de instalao sugerida por defeito pelo programa de instalao assistida do mdulo DocBWEB2003, as permisses a existentes por defeito permitem a leitura mas no a execuo de scripts que necessria para o funcionamento do mdulo DocBWEB2003. O processo de configurao do servidor Web divide-se em trs etapas. A incorrecta realizao de uma destas pode comprometer o correcto funcionamento do mdulo DocBWEB2003. Tero que ser criadas as virtual directories docbweb e MULTIMEDIA, sendo a primeira destinada a conter os recursos do mdulo presentes no servidor bem como garantir o seu funcionamento e a segunda, a permitir o acesso por parte do mdulo aos contedos multimdia que foram associados aos registos das bases a disponibilizar atravs da DocBWEB2003. Por fim, e caso se queira activar algumas das funcionalidades relacionadas com o envio de e-mails, ser necessrio configurar o servidor de e-mail que vai ser utilizado pelo mdulo DocBWEB2003. Para mais informaes sobre as localizaes das directorias para as quais apontam as virtual directories que vo ser criadas consulte o captulo 4.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

17

DRAFT - VERSO PROVISRIA


A virtual directory Docbweb
Criao da virtual directory Docbweb No IIS dever ser criada uma virtual directory de nome docbweb apontando para a directoria criada no servidor Web no momento da instalao (por defeito localizada no servidor web na directoria de recursos do IIS em C:\InetPub\wwwroot\Docbweb). Proceder da seguinte forma Abrir a consola de gesto da mquina (My computer > Manage); Aceder rea de configurao do IIS (Services and Applications > Internet Information Service); Em Default Web Site, abrir o menu com o boto direito do rato e criar uma nova virtual directory seleccionando New > Virtual Directory; No ecr de inicio do processo de criao da virtual directory seleccionar Next;

No Virtual Directory Alias atribuir o nome docbweb e seleccionar Next; Em Web Site Content Directory colocar o caminho para a directoria em se encontram os
recursos do mdulo DocBWEB2003 (por defeito localizada no servidor Web na directoria de

recursos do IIS em C:\InetPub\wwwroot\Docbweb);

DRAFT - VERSO PROVISRIA

18

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Em Access Permissions, verificar que as caixas Read e Run scripts (such as ASP)

esto seleccionadas e seleccionar Next;


No ecr de finalizao do processo seleccionar Finish para terminar o processo de criao da virtual directory.

Configurao da virtual directory Docbweb As propriedades do virtual directory criada anteriormente devero ser configuradas da seguinte forma: Atravs da consola de gesto do IIS, aceder s propriedades da virtual directory que foi criada; Na segunda subseco (Documents), na caixa dos Default Documents, elimine os existentes e acrescente index.asp. Este ficheiro passa a corresponder pgina inicial do mdulo DocBWEB2003.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

19

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Na primeira subseco (Virtual Directory), em Aplication Settings seleccione Configuration. Na caixa seguinte, seleccione a segunda subseco (App Options) e verifique que a caixa Enable session state se encontra seleccionada.

A virtual directory Multimedia


Criao da virtual directory Multimedia Dentro da virtual directory docbweb que foi criada anteriormente, dever ser criada uma segunda virtual directory de nome MULTIMEDIA que aponta para a directoria de associaes da DocBASE (para mais informaes ver captulo 4).

Esta virtual directory indispensvel para proporcionar aos utilizadores o acesso aos contedos multimdia associados aos registos atravs das associaes multimdia da DocBASE. Nota: Conforme o tipo de instalao e a forma como foi configurada a DocBASE, e consequentemente a forma como os registos foram catalogados, a virtual directory MULTIMEDIA poder apontar seja para uma directoria mapeada na rede (Ex.: I:\) seja para a directoria IMG localizada na instalao DocBASE (Ex.: C:\docbase\docbwin\img). O processo de criao da virtual directory MULTIMEDIA igual ao que foi descrito para a virtual directory docbweb com excepo do nome e do apontador desta. No entanto, caso esta directoria no se encontre fisicamente no servidor Web (por exemplo um mapeamento ou esteja localizada noutra mquina), no decorrer da criao da virtual directory

DRAFT - VERSO PROVISRIA

20

MULTIMEDIA ser necessrio proceder a configuraes adicionais tais como a atribuio de permisses de acesso ao mapeamento ou directoria localizada noutra mquina.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Configuraes adicionais da virtual directory Multimedia No caso de tratar de um mapeamento ou de uma directoria situada noutra mquina, ser necessrio criar um utilizador na mquina onde se encontra fisicamente a directoria, correspondendo ao utilizador annimo do servidor WEB (IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB). necessrio proceder igualmente s seguintes configuraes adicionais no momento da criao da virtual directory MULTIMEDIA: Na janela Virtual Directory atribuir o nome MULTIMEDIA e seleccionar Next; No passo seguinte, Web Site Content Directory, seleccionar Browse e navegar at ao mapeamento ou directoria localizada noutra mquina (neste caso, a ttulo de exemplo, seleccionmos \\Argos\img).

Ao seleccionar um mapeamento ou directoria localizada na outra mquina, o IIS pergunta qual o User Name e a Password a utilizar para aceder ao recurso de rede seleccionado. Em User Name introduzir que foi

IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB

criado anteriormente na mquina onde se encontra o mapeamento ou directoria localizada na outra mquina; Em Password, colocar a respectiva password confirmando-a em seguida;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

21

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Em Access Permissions, verificar que a caixa Read est seleccionada e seleccionar Next; necessrio verificar que o IIS esteja correctamente configurado para que o mdulo DocBWEB2003 possa aceder ao recurso de rede seleccionado. Na consola de gesto do IIS, seleccionar as propriedades da virtual directory MULTIMEDIA; Na terceira subseco (Directory Security), seleccionar Edit na opo Anonymous access and authentication control. Na janela seguinte, de nome Authentication Methods, seleccionar a caixa Anonymous Access e editar o Account used for anonymous access: colocando como Username o utilizador criado anteriormente (IUSR_NOMEDOSERVIDORWEB), a password que lhe foi atribuda e seleccionar a caixa Allow IIS to control password.

Configurao do Simple Mail Transport Protocol (SMTP)


A fim de permitir que os utilizadores do mdulo possam enviar por e-mail os registos seleccionados na pesquisa, assegure-se que o servio de SMTP se encontra instalado e que foram atribudas permisses de mail relay. Para atribuir permisses de mail relay, proceda da seguinte forma: Na consola de gesto da mquina seleccione as propriedades do Default SMTP Virtual Server;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

22

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Nas propriedades do Default SMTP Virtual Server, seleccione a segunda subseco (Access) e em Connection control seleccione o boto connection. Na caixa seguinte, verifique que se encontra seleccionada a opo All except the list below.

Caso utilize outro tipo de servidor de e-mail e deseje permitir que os utilizadores do mdulo possam enviar por e-mail os registos seleccionados na pesquisa, dever configur-lo de forma a permitir o mail relay por parte do utilizador annimo. Nota: A funcionalidade de envio de resultados de pesquisa por e-mail encontra-se activada por defeito. Se no desejar disponibilizar este servio aos utilizadores, para proceder sua desactivao, consulte os captulos referentes configurao do mdulo DocBWEB2003. Esta funcionalidade poder no estar disponvel em algumas configuraes do mdulo DocBWEB2003 distribudas.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

23

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 7
Configurao da DocBWEB2003
Configurao dos recursos do mdulo DocBWEB2003
Aps a instalao dos recursos do mdulo DocBWEB2003 no servidor Web e da actualizao da DocBASE no servidor DocBASE, necessrio proceder s configuraes finais a fim de possibilitar o correcto funcionamento do mdulo. De acordo com as modalidades de instalao escolhidas, bem como os componentes disponveis na verso instalada, necessrio decidir quais as bases de dados que vo ser disponibilizadas para pesquisa atravs do mdulo DocBWEB2003 e quais os componentes e funcionalidades que se querem activar. Por fim, as bases de dados seleccionadas devero ser configuradas para poderem funcionar correctamente com o mdulo. A implementao destas configuraes efectua-se atravs da edio dos ficheiros DOCBWEB.INI e NOME_DA_BASE.INI que se encontra descrita de forma detalhada nos captulo 8 e 9, respectivamente. Antes de proceder edio destes ficheiros consulte o Anexo A Edio dos ficheiros .INI. O ficheiro DOCBWEB.INI: Este ficheiro divide-se em trs partes, cada uma destinada configurao de um grupo de funcionalidades do mdulo DocBWEB2003. A primeira destina-se a configurar os recursos e funcionalidades principais, na segunda contm a seleco dos componentes a activar bem como as bases de dados a disponibilizar nos respectivos componentes e a terceira, destina-se a configurar as reservas online. Consoante a verso do mdulo DocBWEB2003 de que dispe, poder haver alguns componentes e funcionalidades descritos neste captulo que no estejam disponveis e/ou presentes no ficheiro DOCBWEB.INI. A configurao dos recursos e funcionalidades principais inclui: Apontadores das directorias das bases de dados e dos recursos de visualizao; Localizao e identificao do banner; Definio do servidor de e-mail e contas a utilizar; Definio da recuperao de resultados das pesquisas por impresso, e-mail ou exportao para ISO2709; Seleco da pgina de abertura do mdulo DocBWEB2003; Localizao da pasta de rede onde se encontram os ficheiros de associaes multimdia; Declarao de todas as bases a disponibilizar para pesquisa; A seleco dos componentes a activar e das respectivas bases de dados inclui:

DRAFT - VERSO PROVISRIA

24

Activao da pgina utilitrios;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Activao dos vrios componentes disponveis; Atribuio das bases de dados a disponibilizar em cada componente; A configurao das reservas online inclui: Definio da base de dados a sobre a qual sero realizadas as reservas online; Definio da base de dados de utilizadores; Configurao da validade e prazo da reserva; O ficheiro NOME_DA_BASE.INI: Os ficheiros de configurao NOME_DA_BASE.INI das bases de dados DocBASE utilizadas pelo mdulo DocBWEB2003 necessitam de ser alterados a fim de estas poderem funcionar correctamente em conjuno com o mdulo. Ao criar uma nova base de dados ou ao duplicar uma base de dados j existente, a DocBASE, por defeito, no acrescenta no ficheiro NOME_DA_BASE.INI algumas seces necessrias ao funcionamento do mdulo DocBWEB2003. A nica seco que colocada no respectivo ficheiro NOME_DA_BASE.INI a seco Ident. Por este motivo, sempre que se procede a uma destas operaes numa bases de dados a disponibilizar atravs do mdulo DocBWEB2003, necessrio alterar o respectivo ficheiro NOME_DA_BASE.INI. Existem variadas classes de bases de dados sendo a classe ISBD (International Standard Bibliografic Description) a mais utilizada. Se bem que as diferentes classes apresentem diferenas na estrutura das respectivas bases de dados, que so intrnsecas a cada classe, a estrutura dos respectivos ficheiros NOME_DA_BASE.INI semelhante em todos os casos, com excepo da classe associada s linguagens documentais. No ficheiro NOME_DA_BASE.INI desta ltima classe s existe o grupo de definies da identificao da base e o grupo em que se definem os formatos de visualizao. Para mais informaes sobre a configurao dos ficheiros NOME_DA_BASE.INI desta classe ou para proceder associao de um thesaurus ou thesaurus de CDU a uma base de dados, consulte o captulo 10. Por ser a classe ISBD mais divulgada, todos os exemplos para a configurao do ficheiro NOME_DA_BASE.INI referem-se a esta classe de bases de dados. Se retiro uma chave do .INI da base este deixa de ser pesquisvel ??? O ficheiro de configurao das bases de dados NOME_DA_BASE.INI divide-se em trs partes, cada uma destinada configurao de um conjunto de definies da respectiva base de dados. A primeira destina-se a identificar a base de dados, na segunda so declarados os vrios formatos de visualizao dos dados e a terceira destina-se a configurar as funcionalidades da base de dados no mdulo DocBWEB2003. A configurao da identificao da bases de dados inclui: Definio do nome da base de dados; Definio da classe da base de dados;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

25

Definio do titulo que identifica a base, nomeadamente no mdulo DocBWEB2003; A configurao dos formatos de visualizao dos dados no mdulo DocBWEB2003 inclui: Definio dos formatos de visualizao dos resultados das pesquisas efectuadas bem como o nome com o qual cada formato de visualizao ir aparecer no mdulo DocBWEB2003; Definio dos formatos de envio por e-mail dos resultados das pesquisas efectuadas bem como o nome com o qual cada formato de envio por e-mail ir aparecer no mdulo DocBWEB2003; Definio dos formatos de impresso dos resultados das pesquisas efectuadas bem como o nome com o qual cada formato de impresso ir aparecer no mdulo DocBWEB2003; A configurao das funcionalidades da base de dados no mdulo DocBWEB2003 inclui: Pontos de acesso disponveis para pesquisa na bases de dados bem como o nome com o qual cada ponto de acesso ir aparecer no mdulo DocBWEB2003; Definio do ponto de acesso pelo qual se vai realizar a pesquisa simples; Definio do ponto de acesso pelo qual iro ser contextualizados efectuadas bem como o ttulo da contextualizao dos resultados das pesquisas que ir aparecer no mdulo DocBWEB2003; Configurao do thesaurus e/ou thesaurus de CDU associado Base de Dados;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Descrio do interface e possibilidades de configurao


O interface do mdulo DocBWEB2003 decompe-se em elementos de gesto do mdulo e elementos grficos, sendo todos eles configurveis. atravs dos elementos de gesto que o utilizador interage com o mdulo DocBWEB2003, podendo efectuar as pesquisas sobre as bases de dados disponibilizadas, exportar esses resultados, etc. A activao e configurao destes elementos efectua-se atravs da edio dos ficheiros DOCBWEB.INI e NOME_DA_BASE.INI. Os elementos de gesto compreendem Activao dos componentes do mdulo DocBWEB2003 na barra de menu Pontos de acesso pelos quais se contextualiza / refina a pesquisa efectuada das funes de envio por e-mail ou exportao para ISO2709 dos resultados de pesquisa Contacto por e-mail com a entidade gestora Bases a disponibilizar nos vrios componentes Pontos de acesso disponveis para pesquisa Formatos de visualizao para os resultados das pesquisas efectuadas edio do ficheiro Docbweb.ini edio do ficheiro Docbweb.ini edio do ficheiro NOME_DA_BASE.INI edio do ficheiro NOME_DA_BASE.INI edio do ficheiro Docbweb.ini edio do ficheiro NOME_DA_BASE.INI Configurado por: edio do ficheiro Docbweb.ini

DRAFT - VERSO PROVISRIA

26

No que se refere aos elementos grficos, as suas caractersticas e possibilidades de configurao so descritas de forma detalhada no captulo 11 Adaptao grfica do mdulo DocBWEB2003. Os elementos grficos compreendem: Banner Botes de seleco dos componentes da barra de menu cones de impresso, envio por e-mail ou exportao para ISO2709 dos resultados de pesquisa cones de seleco dos resultados de pesquisa ver captulo 11 ver captulo 11 Configurado por: edio do ficheiro Docbweb.ini (ver tambm o captulo 11) ver captulo 11

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Seleco das bases a disponibilizar nos vrios componentes (aqui, a ttulo de exemplo, na pesquisa avanada) Pontos de acesso disponveis para pesquisa Formatos de visualizao para os resultados das pesquisas efectuadas

Banner veja Configurao do Banner neste captulo bem como o captulo 11 Adaptao grfica do mdulo DocBWEB2003

Barra de menu - veja Activao dos componentes neste captulo bem como o captulo 11 Adaptao grfica do mdulo DocBWEB2003

Seleco de resultados - veja o captulo 11 Adaptao grfica do mdulo DocBWEB2003

Contextualizar / refinar os resultados da pesquisa veja Configurao das bases a disponibilizar neste captulo bem como o captulo 9 Os ficheiros de configurao das bases

Envio de resultados das pesquisas por impresso, e-mail ou exportao para ISO2709 - veja Configurao das opes de exportao de resultados de pesquisa neste captulo bem como o captulo 11 Adaptao grfica do mdulo DocBWEB2003

E-mail de contacto veja Configurao do e- mail de contacto neste captulo

DRAFT - VERSO PROVISRIA

27

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Configurao banner
Designa-se por banner a imagem que se encontra no topo do interface, por cima da barra de menu. Por defeito, fornecida uma imagem que pode ser substituda por uma que se julgue mais adequada. No entanto, devero ser respeitadas as especificaes para o banner referidas no captulo 11. Para que o mdulo DocBWEB2003 utilize outra imagem, em substituio daquela que fornecida, necessrio colocar o apontador para a nova imagem na chave LogoImage da seco config do ficheiro DOCBWEB.INI. O apontador dever conter o nome do ficheiro de imagem. A nova imagem dever ser colocada na directoria IMAGES que se encontra dentro da directoria dos recursos do mdulo DocBWEB2003 instalados Existe de no servidor Web (por defeito chamada C:\INETPUB\WWWROOT\DOCBWEB\IMAGES). igualmente uma imagem

BCKGRD_TOP.GIF que se destina a efectuar o preenchimento uniforme do background do banner. Caso se proceda substituio do banner por outra imagem, poder ser necessrio alterar igualmente o background. Para mais informaes consulte o captulo 11. No exemplo seguinte, substitumos a imagem NAVTOP.JPG (fornecida por defeito) pela imagem NOVOBANNER.JPG:
[Config] ;apontador do banner de topo da aplicao LogoImage=IMAGES/NAVTOP.JPG a substituir por: LogoImage=IMAGES/NOVOBANNER.JPG

Configurao do e-mail de contacto


No rodap do interface encontram-se o e-mail de contacto bem como o copyright do mdulo DocBWEB2003. possvel definir qual o e-mail de contacto pretendido que poder ser, por exemplo, do webmaster, do departamento ou pessoa responsvel pela manuteno do site, da biblioteca ou centro de documentao, etc. O envio do e-mail utiliza os recursos da mquina do utilizador necessitando por isso que este tenha um e-mail activo e devidamente configurado.

No exemplo seguinte podemos ver que na chave WebMail da seco Config est definido como email de contacto a conta docbweb@docbweb.net (definio por defeito):
[Config] ;Definio da conta de email de contacto WebMail=docbweb@docbweb.net

DRAFT - VERSO PROVISRIA

28

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Configurao da informao de utilizadores online
No canto superior direito do interface, por baixo da barra de menu, possvel visualizar o nmero de utilizadores que se encontram online a aceder naquele momento ao mdulo DocBWEB2003. Esta opo encontra-se por defeito desactivada. A informao do nmero de utilizadores indicativa pois o timeout de verificao dos utilizadores online por parte do mdulo pode fazer com que os resultados no sejam exactos. Por exemplo, se dez utilizadores estiverem online o nmero afixado ser 10 mas, se cinco deles se sarem do mdulo de pesquisa, a informao afixada continuar a ser 10 enquanto o mdulo DocBWEB2003 no proceder actualizao dos dados. Portanto, num processo dinmico de utilizadores que entram e saiam do mdulo, esta informao poder no ser sempre fiel realidade. A activao desta funcionalidade efectua-se atravs da edio da chave UsersInfo da seco Config. Os dois valores possveis para esta chave so 0 (funcionalidade desactivada) e 1 (funcionalidade activada), sendo o valor por defeito 0 estando por isso desactivada. No exemplo seguinte, procedemos activao desta funcionalidade ao substituir o valor 0 pelo valor 1 na chave UsersInfo da seco Config:
[Config] ;Definio de permisses de impresso, envio por email, exportao para ISO e utilizadores online UsersInfo=0 a substituir por: UsersInfo=1

Configurao das opes de exportao de resultados de pesquisa


Ao efectuar uma pesquisa numa base de dados disponibilizada atravs do mdulo DocBWEB2003, o utilizador poder recuperar os resultados de pesquisa por e-mail, por impresso ou exportando-os para um ficheiro com o formato da norma ISO2709. Caso o administrador mdulo DocBWEB2003 assim o pretenda, estas trs opes podem ser activadas ou desactivadas atravs das chaves EmailSupport, PrintSupport e ISOSupport da seco Config. Os dois valores possveis para estas chaves so 0 (funcionalidade desactivada) e 1 (funcionalidade activada), sendo o valor por defeito 1 estando por isso activadas.

A opo de envio dos resultados de pesquisa por e-mail necessita de um servidor de e-mail, que se poder encontrar no servidor Web ou noutro servidor. Por defeito, o mdulo encontra-se configurado para utilizar o servio de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) nativo do Ms Windows do servidor Web em que se encontra instalado o mdulo DocBWEB2003. No caso de se querer recorrer a outro servidor de e-mail, ser necessrio defini-lo na chave MailServer da seco Config. A conta de email definida na chave MailSender da mesma seco definir qual a conta que aparece como remetente do e-mail com os resultados de pesquisa enviados.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

29

DRAFT - VERSO PROVISRIA


No exemplo seguinte, procedemos s seguintes modificaes s configuraes por defeito do mdulo DocBWEB2003: Desactivao da funcionalidade de exportao dos resultados de pesquisa para ISO alterando o valor da chave ISOSupport para 0; Alterao do servidor de e-mail definido por defeito para o servidor de e-mail ServidorDeMail alterando o valor da chave MailServer; Alterao da conta de e-mail que aparece como remetente, por defeito docbweb@docbweb.net, para o e-mail biblioteca@cliente.pt;
[Config] ;apontador do servidor de email / SMTP a utilizar pela aplicao MailServer=localhost MailSender= docbweb@docbweb.net ;Definio de permisses de impresso, envio por email, exportao para ISO e utilizadores online PrintSupport=1 EmailSupport=1 ISOSupport=1 a substituir por: ISOSupport=0 a substituir por: a substituir por: MailServer=ServidorDeMailr MailSender=biblioteca@cliente.pt ;Definio da conta de email a utilizar no envio dos resultados de pesquisa

Configurao da pgina inicial


O mdulo DocBWEB2003 permite optar entre trs componentes para a abertura do mdulo. A pgina de abertura poder ser escolhida entre os componentes Pesquisa Simples, Notcias ou Utilitrios. Por defeito, a pgina de incio esta definida na Pesquisa Simples. Para alterar a pgina de incio altera-se a chave DefaultSection da seco Config de acordo com as seguintes opes: Para seleccionar o componente Pesquisa Simples para a pgina de incio: No valor da chave DefaultSection colocar SimpleSearchBases Para seleccionar o componente Notcias para a pgina de incio: No valor da chave DefaultSection colocar News Para seleccionar o componente Utilitrios para a pgina de incio: No valor da chave DefaultSection colocar Utils Mudar boneco No exemplo seguinte, procedemos alterao do componente configurado por defeito para a pgina de abertura (Pesquisa Simples) para o componente Notcias:
[Config] ;Definio da pgina de abertura ( SimpleSearchBases / Utils / News ) DefaultSection=SimpleSearchBases a substituir por: DefaultSection=News

DRAFT - VERSO PROVISRIA

30

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Componentes disponveis
Os vrios componentes disponveis no mdulo DocBWEB2003, que podem existir ou no consoante a verso existente, so os seguintes:

Componente de Pesquisa Simples: A este componente corresponde a seco SimpleSearchBases; No tem limite para o nmero de bases de dados a disponibilizar; Tem uma opo de pesquisa multibase que configurada na seco AllBases; As bases de dados a disponibilizar podem ser de qualquer classe; Componente de Pesquisa Avanada: A este componente corresponde a seco BooleanSearchBases; No tem limite para o nmero de bases de dados a disponibilizar; As bases de dados a disponibilizar podem ser de qualquer classe; Componente de Pesquisa por ndice: A este componente corresponde a seco IndexSearchBases; No tem limite para o nmero de bases de dados a disponibilizar; As bases de dados a disponibilizar podem ser de qualquer classe; Componente de Pesquisa por Thesaurus: A este componente corresponde a seco ThesaurusSearchBases; No tem limite para o nmero de bases de dados a disponibilizar; As bases de dados a disponibilizar podem ser de qualquer classe; Componente de Pesquisa Temtica Simples e Avanada: A este componente corresponde a seco CDUSearchBases; No tem limite para o nmero de bases de dados a disponibilizar; As bases de dados a disponibilizar podem ser de qualquer classe; Componente de Pesquisa na Base de Comunicao Social (Media): A este componente corresponde a seco Media; No tem limite para o nmero de bases de dados a disponibilizar; A base de dados a disponibilizar tem que ser da classe HIPERX; Componente Notcias: A este componente corresponde a seco News; S pode ser disponibilizada uma base de dados; A base de dados a disponibilizar tem que ser da classe HIPERX; Componente de Pesquisa na Base de Fontes de Informao WEB (Links): A este componente corresponde a seco Links; S pode ser disponibilizada uma base de dados; A base de dados a disponibilizar tem que ser da classe ISBD; Componente Favoritos:

DRAFT - VERSO PROVISRIA

31

A este componente corresponde a seco Favorites; S pode ser disponibilizada uma base de dados;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

A base de dados a disponibilizar tem que ser da classe FAVORIT; Componente Utilitrios: A este componente corresponde a seco Utils; Permite disponibilizar contedos em HTML;

Activao / desactivao dos componentes


Os vrios componentes do mdulo DocBWEB2003 so activados ou desactivados na segunda parte do ficheiro DOCBWEB.INI. Para cada um existe uma seco que se destina a activar ou desactivar o respectivo componente, bem como configurar os recursos a disponibilizar atravs deste. Antes de proceder edio do ficheiro DOCBWEB.INI consulte o Anexo A Edio dos ficheiros .INI.

Activao de um componente Na seco do componente que se quer activar cria-se uma nova chave por cada base de dados a disponibilizar atravs deste. chave d-se o nome da base de dados e no valor coloca-se o apontador com a localizao da directoria da respectiva base de dados. Por exemplo, se quisermos disponibilizar atravs do componente de Pesquisa Simples uma base de dados chamada ISBD (base de dados de registos bibliogrficos instalada por defeito na DocBASE) acrescenta-se a seguinte chave na seco SimpleSearchBases:
[SimpleSearchBases] ;bases disponiveis na pesquisa simples ISBD=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD

Em que: A chave ISBD corresponde ao nome da base; O valor C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD corresponde directoria onde se encontra localizada a base de dados ISBD; Desactivao de um componente Para desactivar um componente, bastar comentar todas as linhas que o constituem com o caractere ; fazendo com que o respectivo componente no esteja disponvel na barra de menu. Caso o contedo de uma seco for vazio ou a chave das bases declaradas estiverem comentadas, o resultado ser o mesmo. Por exemplo, se quisermos desactivar o componente de Pesquisa Simples, na seco

SimpleSearchBases, bastar comentar com o caractere ;a chave onde se declarou anteriormente a bases de dados ISBD:

DRAFT - VERSO PROVISRIA

32

DRAFT - VERSO PROVISRIA


a substituir por:

[SimpleSearchBases] ;bases disponiveis na pesquisa simples ISBD=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD

;ISBD=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD

Nmero de bases que se podem disponibilizar em cada componente


Pesquisa Simples Pesquisa Avanada Pesquisa por ndice Pesquisa por Thesaurus Pesquisa Temtica Simples e Avanada Nestes componentes possvel disponibilizar o nmero de bases que se desejar independentemente do tipo de classe das bases, bastando para isso criar a respectiva chave com o valor do respectivo apontador. Media (Pesquisa na Base de Comunicao Social) Notcias Links (Pesquisa na Base de Fontes de Informao WEB) Favoritos No caso destes componentes, s ser possvel disponibilizar uma base de dados em cada um. Por defeito j est atribuda a base de dados de comunicao social, HIPERX, aos componentes de Pesquisa na Base de Comunicao Social e Notcias, a base de dados WEB ao componente de Pesquisa de Fontes de Informao WEB (Links) e a base de dados FAVORIT ao componente Favoritos. Estas bases de dados podem ser substitudas por outras desde que sejam da respectiva classe, bastando para isso alterar a chave e o valor desta na seco do respectivo componente. Utilitrios Este componente a nica excepo, no lhe sendo atribuda nenhuma base de dados. Destina-se a permitir disponibilizar uma pgina, que poder ser de abertura do mdulo DocBWEB2003, onde se podem colocar contedos em HTML. A seco AllBases Esta seco corresponde opo multibase existente na combobox de seleco da base de dados na qual se vai efectuar a Pesquisa Simples. Nesta seco declaram-se todas as bases que se deseje disponibilizar na opo multibase da Pesquisa Simples. Preenchimento das comboboxes A ordem pela qual as bases de dados so declaradas com as respectivas chaves corresponder ordem pela qual sero preenchidas as comboboxes de seleco da base de dados na qual se vai efectuar a pesquisa.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

33

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Configurao dos componentes de pesquisa Simples, Avanada e por ndice
A activao destes componentes efectua-se na seco SimpleSearchBases para a Pesquisa Simples, BooleanSearchBases para a Pesquisa Avanada, e IndexSearchBases para a Pesquisa por ndice, bastando para isso criar uma chave na respectiva seco por cada base a disponibilizar. Existe uma funcionalidade de pesquisa multibase que permite efectuar uma pesquisa num conjunto de bases de dados independentemente das suas classes. Na verso actual do mdulo DocBWEB2003, esta funcionalidade s est disponvel no componente de Pesquisa Simples. Deste modo, ao seleccionar a pesquisa multibase na combobox de seleco de bases disponveis para pesquisa, o mdulo DocBWEB2003 ir efectuar uma pesquisa simples em todas as bases que estiverem declaradas na seco AllBases. De acordo com o que foi descrito neste captulo sobre a activao e desactivao dos componentes, no exemplo seguinte podemos constatar o seguinte: O componente de Pesquisa Simples est activado com as bases de dados BIBLIO e CEE; A funcionalidade de pesquisa multibase do componente de Pesquisa Simples foi activada, efectuando-se uma pesquisa na base de dados de registos bibliogrficos BIBLIO (classe ISBD), na base de dados de legislao CEE (classe LEX), bem como na base de dados de descrio de peas de coleces museolgicas MUSEU (classe MUSA); O componente de Pesquisa Avanada est desactivado; O componente de Pesquisa por ndice est activado com as bases de dados MUSEU e CEE;
[SimpleSearchBases] ;bases disponiveis na pesquisa simples BIBLIO=C:\DOCBWIN\BASES\BIBLIO CEE=C:\DOCBWIN\BASES\CEE [AllBases] ;bases disponiveis na pesquisa multibase BIBLIO=C:\DOCBWIN\BASES\BIBLIO CEE=C:\DOCBWIN\BASES\CEE MUSEU=C:\DOCBWIN\BASES\MUSEU [BooleanSearchBases] ;bases disponiveis na pesquisa avanada

;ISBD=C:\DOCBWIN\BASES\ISBD
[IndexSearchBases] ;bases disponiveis na pesquisa por indice MUSEU=C:\DOCBWIN\BASES\MUSEU CEE=C:\DOCBWIN\BASES\CEE

DRAFT - VERSO PROVISRIA

34

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Configurao dos componentes de pesquisa por thesaurus e temticas


Com estes dois componentes, o mdulo DocBWEB2003 permite disponibilizar a pesquisa em bases de dados com recurso a thesaurus ou thesaurus de CDU, respectivamente na Pesquisa por Thesaurus e nas Pesquisas Temticas. Por forma a poderem ser utilizados pelo mdulo, os thesaurus ou thesaurus de CDU devem ser convertidos para as classes especficas (WEBTH e WEBCD, respectivamente), e os ficheiros NOME_DO_THESAURUS.INI necessitam de ser devidamente configurados. Os procedimentos para a execuo destas tarefas encontram-se descritos no captulo 10. Aps a preparao dos thesaurus ou thesaurus de CDU para a sua utilizao com o mdulo DocBWEB2003, ser necessrio configurar os ficheiros NOME_DA_BASE.INI das bases a disponibilizar na Pesquisa por Thesaurus e nas Pesquisas Temticas (ver captulo 10).

A activao destes componentes efectua-se nas seces ThesaurusSearchBases, para a Pesquisa por Thesaurus, e CDUSearchBases, para as Pesquisas Temticas criando uma chave na respectiva seco por cada base a disponibilizar. Por exemplo, se quisermos disponibilizar atravs do componente de Pesquisa por Thesaurus uma base de dados de registos bibliogrficos (classe ISBD) chamada BIBLIO, e nas Pesquisas Temticas, uma bases de dados de descrio de peas de coleces museolgicas (classe MUSA) chamada MUSEU, alteram-se no ficheiro DOCBWEB.INI as seces ThesaurusSearchBases e CDUSearchBases da seguinte forma:
[ThesaurusSearchBases] ;base disponivel na pesquisa por thesaurus ISBD=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD [CDUSearchBases] ;bases disponiveis na pesquisa temtica simples e temtica avanada ISBD=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD a substituir por: MUSEU=C:\DOCBRWIN\BASES\MUSEU a substituir por: BIBLIO=C:\DOCBRWIN\BASES\BIBLIO

Aos ficheiros BIBLIO.INI e MUSEU.INI das bases de dados a disponibilizar atravs dos componentes de Pesquisa por Thesaurus e Pesquisas Temticas, ter que ser acrescentada a seco Thesaurus, conforme descrito no captulo 10. Por exemplo, se associarmos o thesaurus WEBTH e o thesaurus de CDU WEBCD teremos:
[Thesaurus] Webth=WEBTH WebCd=WEBCD

DRAFT - VERSO PROVISRIA

35

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Configurao dos componentes Notcias e Media


O componente Notcias activa-se na seco News, e o componente de pesquisa na bases de dados de comunicao social (Media) na seco Media. Como j foi referido, estes componentes s permitem disponibilizar uma bases de dados da classe HIPERX. No exemplo seguinte, ambos os componentes encontram-se activados, disponibilizando-se a base de dados de comunicao social RADIOTV no componente Media e a base de dados de notcias no componente Notcias:
[Media] ;definio da base de comunicao social - Pesquisa

RADIOTV=C:\DOCBWIN\BASES\RADIOTV
[News] ;definio da base de comunicao social - Visualizao de noticias

PUBLICO=C:\DOCBWIN\BASES\PUBLICO

Configurao do componente Utilitrios


Recorrendo a este componente, torna-se possvel ao administrador do mdulo DocBWEB2003 colocar online contedos por si escolhidos. Ser possvel dessa forma ter uma pgina de apresentao do servio de disponibilizao de catlogos online, descrio de servios ou das bases de dados disponveis, ou ento informaes teis para os utilizadores do mdulo DocBWE2003. Na pgina que compe este componente, o administrador tem toda a liberdade de colocar os contedos que desejar. A activao deste componente efectua-se na seco Utils atravs da chave Utils, que pode assumir somente os valores 0 (componente desactivado) e 1 (componente activado), sendo o valor por defeito 1 estando por isso disponvel na barra de menu. O mdulo DocBWE2003 recorre a pginas em ASP para gerar os contedos visualizados online. Na pgina UTILS.ASP, que corresponde visualizao de contedos do componente Utilitrios, existe uma zona devidamente assinalada para introduzir o cdigo em HTML destinado a gerar os contedos a colocar online. Este ficheiro encontra-se no servidor WEB, na directoria de instalao dos recursos do mdulo DocBWE2003 (por defeito em C:\INETPUB\WWWROOT\DOCBWEB). O cdigo HTML deve ser colocado na zona editvel da pgina UTILS.ASP que tem incio na linha 31.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

36

Linha 30 Linha 31

DRAFT - VERSO PROVISRIA <!-- Acrescentar por baixo desta linha o cdigo HTML -->
cdigo HTML <% PrintCopyRight() %>

Para a criao do cdigo HTML a colocar no pgina UTILS.ASP no devero ser utilizados editores do tipo Ms FrontPage por estes alterarem de modo significativo e imprevisvel o cdigo original em ASP, o que poder causar erros na visualizao. O procedimento aconselhvel ser de recorrer, por exemplo, ao Macromedia Dreamweaver, ou escrever e testar o cdigo HTML noutra pagina copiando em seguida o cdigo HTML necessrio para a pgina UTILS.ASP. Na directoria \Recursos Adicionais\Componente Utils existente no CDRom de instalao do mdulo DocBWEB2003, encontra-se o ficheiro UTILS.ASP sendo assim possvel repor o original em caso de necessidade.

Configurao das reservas online


O mdulo DocBWEB2003 permite agora a interaco com o mdulo de Gesto de Emprstimos da DocBASE. Assim, um utilizador devidamente credenciado pode consultar a sua ficha de leitor, onde consta a lista dos exemplares que j reservou ou que lhe foram emprestados, bem como reservar exemplares disponveis num catalogo de registos bibliogrficos e seleccionados atravs dos componentes de pesquisa do mdulo DocBWEB2003. Quando um leitor efectua uma reserva online, esta informao est disponvel em tempo real no mdulo de Gesto de Emprstimos da DocBASE. Para facilitar a gesto das reservas online, o mdulo DocBWEB2003 poder ser configurado de forma a enviar automaticamente uma mensagem para uma conta de e-mail predefinida, avisando que um determinado leitor efectuou uma reserva. A funcionalidade de reservas online recorre a uma base de dados de registos bibliogrficos, que dever estar associada ao mdulo de Gesto de Emprstimos da DocBASE (este ltimo dever estar correctamente configurado com exemplares criados, base de dados de leitores actualizada, etc.), bem como base de dados de leitores, por defeito a base de dados EMP. A activao e configurao das reservas online efectua-se nas seces EmpConfig e EmpHold.

Base de dados bibliogrfica O procedimento de declarao das bases de dados a associar s reservas online ligeiramente diferente daquele realizado para os outros componentes. Na seco EmpConfig, o nome da base de dados bibliogrfica declarado na chave Alias e o apontador para o ficheiro de dados declarado na chave ISBDFile. No que se refere ao apontador da base de dados, indispensvel no s colocar o caminho da directoria onde se encontra a base de dados mas colocar tambm o ficheiro de dados (NOME_DA_BASE.BST).

DRAFT - VERSO PROVISRIA

37

Por exemplo, para associar a base de dados bibliogrfica BIBLIO, ser necessrio colocar o nome da base de dados na chave ISBDFile, neste caso BIBLIO, e colocar o caminho para o ficheiro de dados BIBLIO.BST na chave Alias:
;Seces destinadas a configurar as reservas online [EmpConfig] ;nome da base bibliogrfica com reservas online Alias=BIBLIO ;apontador do ficheiro da base bibliogrfica com reservas online IsdbFile=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD\BIBLIO.BST

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Base de dados de utilizadores Esta base de dados declarada nas chaves EmpDir e UserDbFile da seco EmpConfig. Por defeito, a base de dados de utilizadores do mdulo de Gesto de Emprstimos da DocBASE denomina-se EMP. Tal como para a base de dados bibliogrfica, necessrio no esquecer de colocar o ficheiro de dados NOME_DA_BASE.BST que, por defeito, ser EMP.BST. O apontador com a localizao da base de dados de utilizadores ser colocado na chave EmpDir, e o caminho para o ficheiro de dados (EMP.BST) ser colocado na chave UserDbFile:
;nome da base de utilizadores EmpDir=C:\DOCBRWIN\BASES\EMP\ ;apontador do ficheiro da base de utilizadores UserDbFile=C:\DOCBRWIN\BASES\EMP\EMP.BST

Configurao das reservas O mdulo DocBWEB2003 permite definir o nmero de dias de validade das reservas efectuadas online, bem como o nmero mximo de reservas que um leitor poder fazer. Estes valores so definidos respectivamente nas chaves MaxHoldDays e MaxHolds da seco EmpHold. No exemplo seguinte, definimos que a validade da reserva ser de oito dias e que cada leitor poder reservar um mximo de cinco exemplares:
[EmpHold] ;configurao das reservas ;numero de dias de reserva MaxHoldDays=8 ;numero mximo de exemplares a reservar MaxHolds=5

Configurao do e-mail das reservas

DRAFT - VERSO PROVISRIA

38

De forma a facilitar a gesto das reservas efectuadas online pelos leitores, o mdulo DocBWEB2003 permite definir uma conta de e-mail para a qual ser enviada automaticamente uma mensagem avisando que um determinado leitor efectuou uma reserva. Esta opo implica que na chave MailServer da seco Config esteja designado um servidor de e-mail (ver neste captulo, na seco Configurao das opes de exportao de resultados de pesquisa, os tpicos sobre a configurao do servidor de e-mail). A definio da conta de e-mail para a qual ser enviado o aviso de reserva efectuada define-se na chave ReservasMail da seco Config. O remetente do e-mail ser a conta definida na chave

DRAFT - VERSO PROVISRIA

MailSender da seco Config.


De acordo com as configuraes definidas no exemplo seguinte, quando um leitor efectuar uma reserva online, a conta de e-mail reservas@cliente.pt receber um e-mail, enviado pela conta de email biblioteca@cliente.pt, contendo o aviso da reserva efectuada:
[Config] ;Definio da conta de email a utilizar no envio dos resultados de pesquisa MailSender=biblioteca@cliente.pt ;Definio do email para onde enviado o aviso de reserva online ReservasMail=reservas@cliente.pt

Configurao das bases a disponibilizar


Nos directrios de cada base disponibilizada pelo mdulo DocBWEB2003 (para mais informaes ver captulo O ficheiro DOCBWEB.INI), dever ser editado o ficheiro <base>.ini existente (em que <base> corresponde ao prprio nome fsico da base). Baseando-se nos ficheiros .INI de exemplo de cada classe existentes na directoria UTILITARIOS\EXEMPLO INI DAS BASES do CDRom de instalao, os ficheiros .INI devero ser editados por forma a acrescentar as seces em falta da respectiva classe (para mais informaes, consulte o captulo Os ficheiros BASE.INI bem como os ficheiros de exemplo no CDRom de instalao). Nota: A actualizao do ficheiro <BASE>.INI das bases a disponibilizar indispensvel pois a DocBASE no gera a informao necessria para que o mdulo DocBWEB2003 possa gerir as bases. Por este motivo, sempre que atravs da DocBASE duplicada ou criada uma nova base a disponibilizar na DocBWEB2003, deve-se proceder actualizao do respectivo ficheiro <BASE>.INI . Como foi referido nas seces anteriores, 3 tipos rec So configurados na primeira parte do ficheiro DOCBWEB.INI na seco [Config].

DRAFT - VERSO PROVISRIA

39

[Config]

DRAFT - VERSO PROVISRIA

[InstalledBases] ;registo das bases disponibilizadas pelo modulo ISBD=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD WEBCD=C:\DOCBRWIN\BASES\WEBCD WEBTH=C:\DOCBRWIN\BASES\WEBTH WEB=C:\DOCBRWIN\BASES\WEB FAVORIT=C:\DOCBRWIN\BASES\FAVORIT [ThesaurusSearchBases] ;base disponivel na pesquisa por thesaurus ISBD=C:\DOCBRWIN\BASES\ISBD

No ficheiro ISBD.INI:
[Thesaurus] Webth=WEBTH WebCd=WEBCD

DRAFT - VERSO PROVISRIA

40

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 8
O ficheiro DOCBWEB.INI
Configurao dos recursos do mdulo DocBWEB2003
Tal como foi descrito no captulo anterior, o ficheiro DOCBWEB.INI utilizado pelo sistema para determinar as localizaes dos vrios recursos disponibilizados, assim como para configurar outros parmetros do mdulo DocBWEB2003. O ficheiro DOCBWEB.INI articula-se em trs partes principais: Um conjunto de seces destinadas a configurar os recursos e funcionalidades principais do mdulo DocBWEB2003; Um conjunto de seces onde se incluem a seleco dos componentes a activar bem como as bases a disponibilizar nos respectivos componentes; Um conjunto de seces destinadas a configurar as reservas online.

Configurao dos recursos e funcionalidades principais:


A Seco [CONFIG] Os items desta seco definem uma srie de parmetros que vo influir no funcionamento geral do sistema. Nesta seco so declarados os caminhos dos recursos necessrios ao funcionamentos do mdulo DocBWEB2003, nomeadamente, a localizao da directoria das bases a disponibilizar, dos recursos necessrios visualizao das pginas Web e da imagem a utilizar como banner.
[Config] ;apontador da directoria de bases BasesIniDir=C:\DocbWin\Bases ;apontador da directoria de recursos ResDir=C:\DocbWin\Web ;apontador da path e do nome do ficheiro a utilizar como banner LogoImage=images\navtop.jpg

;apontador do servidor de email / SMTP a utilizar pela aplicao MailServer=localhost ;Definio da conta de email a utilizar no envio dos resultados de pesquisa MailSender=nome_do_mail@dominio.pt WebMail=nome_do_mail@dominio.pt ;Definio de permisses de impresso, envio por email, exportao para ISO e utilizadores online PrintSupport=1 EmailSupport=1 ISOSupport=1 UsersInfo=1

DRAFT - VERSO PROVISRIA

41

DRAFT - VERSO PROVISRIA


A Seco [UTILS] Nesta seco XXXXXXXXXXXXX
Ex.: HIPERX=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\HIPERX [Utils] ; Activao da pgina utilitrios Utils=1

A Seco [MappedDrives] Nesta seco declarado o caminho da pasta de rede, caso exista, onde se encontram os ficheiros das associaes multimdia da DocBASE.
[MappedDrives] ;localizao da pasta de rede onde se encontram os ficheiros das associaes multimdia I=\\DOCBASE\DOCBRWIN\IMG ;Definio da pgina de abertura ( SimpleSearchBases / Utils / News ) DefaultSection=SimpleSearchBases ;Definio do email para onde enviado o aviso de reserva online ReservasMail=nome_do_mail@dominio.pt

A Seco [INSTALLEDBASES] Nesta seco so declaradas todas as bases a disponibilizar no mdulo DocBWEB2003. Os nomes indicados para as bases so os nomes internos com os quais se ir trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [INSTALLEDBASES] ; Os items desta seco apontam para os directrios das bases disponibilizadas NOME=path completa para a base ... NOME=path completa para a base

Configurao das reas activas:


A Seco [ALLBASES] Nesta seco so declaradas todas as bases a disponibilizar na pesquisa multibase do mdulo DocBWEB2003. trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [ALLBASES] ; Os items desta seco apontam para os directrios das bases disponibilizadas NOME=path completa para a base ... NOME=path completa para a base

As bases a declarar nesta seco devero ter sido previamente declaradas na

seco INSTALLEDBASES. Os nomes indicados para as bases so os nomes internos com os quais se ir

A Seco [SimpleSearchBases] Nesta seco so declaradas todas as bases a disponibilizar na pesquisa simples do mdulo DocBWEB2003. As bases a declarar nesta seco devero ter sido previamente declaradas na seco INSTALLEDBASES. trabalhar Os nomes indicados para as bases so os nomes internos com os quais se ir

DRAFT - VERSO PROVISRIA

42

Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [SimpleSearchBases] ; bases disponiveis na pesquisa simples NOME=path completa para a base ... NOME=path completa para a base

DRAFT - VERSO PROVISRIA

A Seco [BooleanSearchBases] Nesta seco so declaradas todas as bases a disponibilizar na pesquisa avanada do mdulo DocBWEB2003. As bases a declarar nesta seco devero ter sido previamente declaradas na seco INSTALLEDBASES. trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [BooleanSearchBases] ; bases disponiveis na pesquisa avanada NOME=path completa para a base ... NOME=path completa para a base

Os nomes indicados para as bases so os nomes internos com os quais se ir

A Seco [IndexSearchBases] Nesta seco so declaradas todas as bases a disponibilizar na pesquisa por ndice do mdulo DocBWEB2003. As bases a declarar nesta seco devero ter sido previamente declaradas na seco INSTALLEDBASES. trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [IndexSearchBases] ; bases disponiveis na pesquisa por indice NOME=path completa para a base ... NOME=path completa para a base

Os nomes indicados para as bases so os nomes internos com os quais se ir

A Seco [ThesaurusSearchBases] Nesta seco so declaradas todas as bases a disponibilizar na pesquisa por thesaurus do mdulo DocBWEB2003. As bases a declarar nesta seco devero ter sido previamente declaradas na seco INSTALLEDBASES. trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [ThesaurusSearchBases] ; bases disponveis na pesquisa por thesaurus NOME=path completa para a base ... NOME=path completa para a base

Os nomes indicados para as bases so os nomes internos com os quais se ir

A Seco [CDUSearchBases] Nesta seco so declaradas todas as bases a disponibilizar nas pesquisas temticas do mdulo DocBWEB2003. As bases a declarar nesta seco devero ter sido previamente declaradas na seco INSTALLEDBASES. trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD.

Os nomes indicados para as bases so os nomes internos com os quais se ir

DRAFT - VERSO PROVISRIA

43

[CDUSearchBases] ; bases disponveis na pesquisa temtica NOME=path completa para a base ... NOME=path completa para a base

DRAFT - VERSO PROVISRIA

A Seco [Links] Nesta seco declarada a base a disponibilizar na pesquisa por links do mdulo DocBWEB2003. A base a declarar nesta seco dever ter sido previamente declarada na seco INSTALLEDBASES. O nome indicado para a base o nome interno com o qual se ir trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [Links] ; definio da base de links NOME=path completa para a base

A Seco [Favorites] Nesta seco declarada a base a disponibilizar nos favoritos do mdulo DocBWEB2003. A base a declarar nesta seco dever ter sido previamente declarada na seco INSTALLEDBASES. O nome indicado para a base o nome interno com o qual se ir trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [Favorites] ; definio da base de favoritos NOME=path completa para a base

A Seco [MEDIA] Nesta seco XXXXXXXXXXXXX


Ex.: HIPERX=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\HIPERX [Media] ; definio da base HIPERX - Pesquisa NOME=path completa para a base

A Seco [NEWS] Nesta seco XXXXXXXXXXXXX


Ex.: HIPERX=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\HIPERX [News] ; definio da base HIPERX - Visualizao de noticias NOME=path completa para a base

Configurao das reservas online:


A Seco [EmpConfig] Nesta seco so declaradas as configuraes da base ISBD com emprestimos a disponibilizar nas pesquisas do mdulo DocBWEB2003. A base a declarar nesta seco dever ter sido previamente declarada na seco INSTALLEDBASES. O nome indicado para a base o nome interno com o qual se ir trabalhar
Ex.: ISBD=C:\DOCBASE\DOCBRWIN\BASES\ISBD. [EmpConfig] ;configurao dos emprestimos

DRAFT - VERSO PROVISRIA

44

;nome da base com emprestimos Alias=Nome da Base ;apontador do ficheiro da base de emprestimos IsdbFile= path completa para a base onde dever constar o nome completo da base (por ex. ISBD.BST) ;nome da base de utilizadores EmpDir= path completa para a base de utilizadores ;apontador do ficheiro da base de utilizadores UserDbFile= path completa para o ficheiro de utilizadores onde dever constar o nome completo (por ex. USER.BST)

DRAFT - VERSO PROVISRIA

A Seco [EmpHold] Nesta seco so declaradas as configuraes das reservas a efectuar online na base ISBD com emprstimos a disponibilizar nas pesquisas do mdulo DocBWEB2003.
[EmpHold] ;configurao das reservas ;numero de dias de reserva MaxHoldDays=numero de dias de reserva ;numero de reservas por utilizador MaxHolds=numero de reservas por utilizador

NOTA: No caso de no se querer disponibilizar um determinado tipo de pesquisa, bastar comentar todas as linhas da respectiva seco com um caractere ; no incio de cada linha. Dever ter em ateno que deve comentar no s o titulo de respectiva seco como todos os seus itens. Se se limitar a comentar o ttulo poder gerar erros pois os itens correspondentes passaro para a seco anterior. A nica excepo refere-se s seces [EmpConfig] e [EmpHold] que no devero ser em algum caso comentadas sob pena de gerar erros internos no mdulo impossibilitando o seu funcionamento isto mesmo no caso de no estarem disponveis emprstimos.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

45

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 9
Os ficheiros BASE.INI
Os ficheiros NOME_DA_base.ini so ficheiros de configurao das bases de dados, e devem estar presentes no prprio directrio das bases. Estes ficheiros definem uma srie de valores necessrios ao sistema, como os pontos de acesso e formatos de visualizao disponveis.

A Seco [Ident]
[Ident] ; Identificao da base de dados Name=nome em disco da base Class=classe da base Title=descrio da base

Esta seco serve para identificar a base de dados. Segue uma explicao dos parmetros.
Name=nome Indica o nome da base. um pouco redundante, apenas includo para reforar a segurana do sistema. Deve ser sempre igual ao nome fsico da base. Ex.: Name=ISBD Class=classe Este parmetro define a que classe de base de dados esta pertence. Cada classe DocBase tem os seus prprios formatos de visualizao, sendo importante definir correctamente este parmetro. Ex.:Class=ISBD

Title Este parmetro define o nome textual da base este nome ser normalmente o apresentado ao utilizador pelo sistema. Ex.:Title=Base Bibliogrfica

A Seco [WebFmts]
[WebFmts] ; Formatos disponveis para o sistema WEB Nome=descrio ... Nome=descrio

Aqui so indicados os formatos de visualizao disponveis para a base de dados em questo. Cada formato de visualizao aqui indicado deve existir no directrio dos recursos pertencentes classe indicada da base.
Ex.: ISBD=Visualizao Standard COMP=Visualizao Completa SIMP=Visualizao Simples

A Seco [EMailFmts]

DRAFT - VERSO PROVISRIA

46

[EMailFmts] ; Formatos disponveis para o envio dos resultados das pesquisas por email Nome=descrio ... Nome=descrio

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Aqui so indicados os formatos de visualizao disponveis para o envio dos resultados das pesquisas por email para a base de dados em questo. Cada formato de visualizao aqui indicado deve existir no directrio dos recursos pertencentes classe indicada da base.
Ex.: ISBD=Visualizao Standard COMP=Visualizao Completa SIMP=Visualizao Simples

A Seco [PrintFmts]
[PrintFmts] ; Formatos disponveis para a impresso dos resultados das pesquisa Nome=descrio ... Nome=descrio

Aqui so indicados os formatos de visualizao disponveis para a impresso dos resultados das pesquisa para a base de dados em questo. Cada formato de visualizao aqui indicado deve existir no directrio dos recursos pertencentes classe indicada da base.
Ex.: ISBD=Visualizao Standard COMP=Visualizao Completa SIMP=Visualizao Simples

A Seco [WebKeys]
[WebKeys] ; Prefixos disponveis para a pesquisa Prefixo=descrio ... Prefixo=descrio

Nesta seco so indicados todos os prefixos disponveis para pesquisas na base. Estes prefixos correspondem aos prefixos utilizados pelo DocBase para gerar os ndices. Se se pretender disponibilizar a pesquisa por palavras, especifica-se como prefixo o asterisco.
Ex.: AU=Autores TI=Ttulos DE=Descritores *=Palavras

A Seco [SimpleSearch]
[SimpleSearch] ; Prefixos disponveis para a pesquisa WordPrefix= Prefixo ContextPrefix= Prefixo ContextTitle= descrio

Nesta seco so indicados todos os prefixos disponveis para a pesquisa simplesna base. Estes prefixos correspondem aos prefixos utilizados pelo DocBase para gerar os ndices. Se se pretender disponibilizar a pesquisa por palavras, especifica-se como prefixo o asterisco. igualmente definido o prefixo pelo qual sero contextualizados os resultados bem como o nome que descreve a contextualizao.
Ex.: WordPrefix= DE ContextPrefix= TI ContextTitle= Ttulos

DRAFT - VERSO PROVISRIA

47

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 10
Converso de um thesaurus e de uma classificao dcimal para utilizao no mdulo
Consideraes gerais
Uma das grandes inovaes do mdulo DocBWEB2003 a possibilidade de recorrer a uma linguagem documental para realizar pesquisas sobre um catlogo criado com a DocBASE, tornando assim possvel uma versatilidade e riqueza nicas nos resultados obtidos nas pesquisas efectuadas. Facto nico e inovador, o recurso s linguagens documentais permite agora levar mais alm o conceito de pesquisa em catlogos, recorrendo assim aos poderosos recursos dessas linguagens estruturadas, no se limitando construo de pesquisas por termos, pontos de acesso ou expresses boleanas que os outros interfaces de pesquisa web permitem. Existem dois componentes no mdulo DocBWEB2003 que recorrem s linguagens documentais: pesquisa por thesaurus; pesquisa temtica, simples e avanada. Ambas as funcionalidades de pesquisa que so disponibilizadas atravs destes componentes pressupem a existncia de uma linguagem documental, previamente carregada atravs do mdulo de Gesto de Linguagens Documentais DocBASE. Para o correcto funcionamento destes componentes do mdulo DocBWEB2003 necessrio que se verifiquem as seguintes condies: Pesquisa por Thesaurus: A existncia de um thesaurus; O correcto preenchimento dos campos destinados aos descritores da base de dados a disponibilizar atravs desta modalidade de pesquisa; A converso do thesaurus para a classe WEBTH; A correcta configurao do mdulo DocBWEB2003 (declarao das bases a utilizar no mdulo e a activao do componente de pesquisa por thesaurus para mais informaes veja os captulos 7 e 8); A correcta configurao do ficheiro NOME_DA_BASE.INI da base de dados a disponibilizar atravs desta modalidade de pesquisa (para mais informaes veja o captulo 9); Pesquisa Temtica: A existncia de um thesaurus de CDU (ou extracto deste), ou outra classificao com a mesma estrutura;

DRAFT - VERSO PROVISRIA

48

No thesaurus de CDU (ou extracto deste), ou outra classificao com a mesma estrutura, tem que existir uma classe 0; O correcto preenchimento dos campos destinados classificao da base de dados a disponibilizar atravs desta modalidade de pesquisa; A converso do thesaurus para a classe WEBCD; A correcta configurao do mdulo DocBWEB2003 (declarao das bases a utilizar no mdulo e a activao do componente de pesquisa temtica para mais informaes veja os captulos 7 e 8); A correcta configurao do ficheiro NOME_DA_BASE.INI da base de dados a disponibilizar atravs desta modalidade de pesquisa (para mais informaes veja o captulo 9); Vrias bases de dados podero estar disponveis nos componentes de pesquisa por thesaurus e temtica mas, a actual verso do mdulo DocBWEB2003, s permite a associao de uma linguagem documental a uma base de dados. Por seu lado, uma linguagem documental poder ser associada a quantas bases quisermos disponibilizar para pesquisa. Esta limitao actual implica que, seja na pesquisa por thesaurus seja na pesquisa temtica, no possvel associar simultaneamente duas ou mais linguagens documentais independentes a uma nica base de dados a disponibilizar para pesquisa. Se bem que este facto seja tornevel atravs da duplicao da base e sua configurao para ser pesquisvel com uma segunda linguagem documental, este procedimento ter como inconveniente implicar uma nova duplicao da base sempre que, atravs da catalogao, acrescentarmos novos registos ou alterarmos aqueles existentes. Por exemplo, se tivermos uma base de dados bibliogrfica, poderemos ter uma cpia desta chamada bibliogrfica com Macrothesaurus da OCDE, qual associaremos nas configuraes o Macrothesaurus da OCDE, outra cpia da base bibliogrfica chamada bibliogrfica com AGROVOC, qual associaremos nas configuraes o AGROVOC, etc. Como foi descrito no pargrafo anterior, teremos o inconveniente de, ao acrescentarmos um registo na base de dados bibliogrfica, ser necessrio actualizar todas as cpias desta para que o novo registo esteja disponvel na pesquisa. A fim de utilizar um thesaurus na pesquisa por thesaurus ou um thesaurus de CDU na pesquisa temtica, necessrio proceder sua converso para as respectivas classes de bases de dados do mdulo DocBWEB2003 e correcta configurao do mdulo e das bases. Os procedimentos de converso e de configurao so iguais seja para o componente de pesquisa por thesaurus seja para aquele de pesquisa temtica. Por simplicidade, os procedimentos descritos em seguida referem-se somente implementao da pesquisa temtica com base num thesaurus sendo semelhantes implementao da pesquisa por thesaurus.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

DRAFT - VERSO PROVISRIA

49

Criao da base da classe WEBTH ou WEBCD

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Existem classes de bases especificas para a utilizao de thesaurus no mdulo DocBWEB2003. Este facto deve-se necessidade de criar um ndice especifico para permitir a pesquisa por thesaurus ou pesquisa temtica. As novas classes so WEBTH e WEBCD, respectivamente. Por este motivo, antes de mais, necessrio proceder actualizao da DocBASE a fim de permitir que esta reconhea as novas classes e possa realizar a actualizao dos ndices das bases. Para proceder criao da base da classe WEBTH ou WEBCD, realizar as seguintes operaes: Duplicar a directoria contendo um thesaurus CDU dando-lhe outro nome; Por exemplo, duplicar a directoria THCDU, localizada por defeito no servidor DocBASE em C:\Docbase\Docbrwin\Bases; Dar-lhe um novo nome, por exemplo WTHCDU Renomear igualmente todos os ficheiros nela contidos de forma semelhante THCDU.BST para WTHCDU.BST THCDU.INI para WTHCDU.INI THCDU_.IDX para WTHCDU_.IDX Iniciar a DocBASE utilizando um login de administrao e registar o novo thesaurus; seleccionar Utilitrios > Configurao no primeiro separador Administrao seleccionar Registo de Bases escolher adicionar e registar o thesaurus WTHCD criado no passo anterior com a classe Web CDU cuja sigla WEBCD. Nesta operao atribuir igualmente a nova descrio da base. (para mais informaes sobre o registo de bases, veja o manual de Gesto de Informao Documental fornecido com a DocBASE ou disponvel na zona de downloads do site da DID em www.docbase.pt). Criar o ndice da nova base registada seleccionar Utilitrios verificar que a base activa a base WTHCD criada e registada anteriormente no primeiro separador Manuteno de Bases seleccionar Actualizar ndice e proceder actualizao do ndice da nova base (para mais informaes sobre a actualizao do ndice de uma base de dados, veja o manual de Gesto de Informao Documental fornecido com a DocBASE ou disponvel na zona de downloads do site da DID em www.docbase.pt). O processo de criao, registo e actualizao do ndice do thesaurus de CDU a utilizar na pesquisa temtica est terminado. Sempre que a linguagem documental for actualizada tem que se repetir o processo para que alteraes estejam disponveis no mdulo DocBWEB2003. No caso da linguagem documental a associar ao componente de pesquisa por thesaurus do mdulo DocBWEB2003, os procedimentos a realizar so iguais ao que foi descrito com excepo para o facto de, neste caso, a classe a utilizar no registo da nova base criada por duplicao ser Web Thesaurus, cuja sigla WEBTH.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

50

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Configurao do ficheiro .INI da nova base classe WEBTH ou WEBCD
O passo seguinte consiste em configurar o ficheiro WTHCDU.INI criado no passo anterior para que o mdulo DocBWEB2003 possa utilizar correctamente a bases de dados. Nota: Antes de proceder a alteraes nos ficheiros .INI das bases, consulte o captulo 9 Os ficheiros BASE.INI e o anexo A Edio dos ficheiros .INI. Abrir o ficheiro WTHCDU.INI da base criada anteriormente com um editor de ficheiros de texto alterando-o da seguinte forma: Modificar a seco Ident: Na chave Class colocar a classe correcta Class=WEBCD (para o thesaurus de CDU destinado pesquisa temtica) ou Class=WEBTH (para o thesaurus destinado pesquisa por thesaurus) Verificar que na chave Name se encontra o nome atribudo base no momento da sua duplicao Verificar que na chave Title se encontra a nova descrio atribuda no momento do registo da base Acrescentar o formato de visualizao acrescentando a nova seco WebFmts: [WebFmts] WEBCD=Visualizao WEBCD Gravar as alteraes efectuadas. No final, o contedo do ficheiro WTHCDU.INI dever ter a seguinte forma: [Ident] Name=WTHCDU Class=WEBCD Title=CDU para Web [WebFmts] WEBCD=Visualizao WEBCD O processo de configurao do thesaurus de CDU a utilizar na pesquisa temtica est terminado. No caso da linguagem documental a associar ao componente de pesquisa por thesaurus do mdulo DocBWEB2003, os procedimentos a realizar so iguais ao que foi descrito com excepo para o facto de, neste caso, a classe a utilizar na chave Class da seco Ident ser WEBTH.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

51

Configurao do ficheiro .INI da base disponibilizar na DocBWEB2003


Para definir qual a linguagem documental que ir ser associada base a disponibilizar atravs do componente de pesquisa temtica do mdulo DocBWEB2003, necessrio modificar o ficheiro .INI da base. Nota: Antes de proceder a alteraes nos ficheiros .INI das bases, consulte o captulo 9 Os ficheiros BASE.INI e o anexo A Edio dos ficheiros .INI. Por exemplo, se quisermos disponibilizar a pesquisa temtica da base ISBD.INI com o thesaurus de CDU criado anteriormente, teremos que configurar o ficheiro ISBD.INI para que o mdulo DocBWEB2003 possa utilizar correctamente a bases de dados. Abrir o ficheiro ISBD.INI da base ISBD (localizado por defeito em C:\Docbase\docbrwin\bases\isbd) com um editor de ficheiros de texto alterando-o da seguinte forma: Na seco Thesaurus, acrescentada de acordo com as instrues contidas no captulo 9 Os ficheiros BASE.INI, atribuir chave WEBCD o valor correspondente ao nome do thesaurus de CDU criado anteriormente, que neste caso ser WTHCDU. [Thesaurus] WEBCD=WTHCDU WEBTH= O processo de configurao da base ISBD que queremos disponibilizar na pesquisa temtica com o thesaurus de CDU est terminado. No caso da base a disponibilizar atravs do componente de pesquisa por thesaurus, os procedimentos a realizar so iguais ao que foi descrito com excepo para o facto de a chave da seco Thesaurus ser WEBTH. O valor NOME_DO_THESAURUS corresponde ao nome atribudo ao thesaurus no momento da sua duplicao. O ficheiro ISBD.INI ficar ento da seguinte forma: [Thesaurus] WEBCD= WEBTH=NOME_DO_THESAURUS

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Configurao do mdulo DocBWEB2003


A fim de finalizar este processo, necessrio que as configuraes do mdulo DocBWEB2003 estejam correctas para que seja possvel activar os componentes desejados com as bases seleccionadas. Todas as bases tm que estar declaradas na seco InstalledBases e os componentes de pesquisa por thesaurus e/ou pesquisa temtica tm que estar activos e correctamente configurados. Consulte os captulos 7 e 8 onde esto descritos os procedimentos de configurao do mdulo DocBWEB2003.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

52

DRAFT - VERSO PROVISRIA

CAPTULO 11
Adaptao grfica do interface
Consideraes gerais
Existem trs aspectos fundamentais mdulo DocBWEB2003 que podem ser alterados pelo utilizador de forma a que este o possa adaptar na linha grfica do site onde for integrado o mdulo. O interface do mdulo DocBWEB2003 recorre a um conjunto de elementos grficos, estando descritos na tabela remissiva dos elementos grficos aqueles que so passveis de ser alterados, a um ficheiro CSS (Cascading Style Sheet) destinado a formatar o cdigo HTML gerado pelo mdulo, bem como um a conjunto de pginas de ajuda em cdigo HTML. Este captulo destina-se a descrever quais as alteraes possveis e autorizadas deste conjunto de elementos. Para mais informaes contacte a DID Documentao, informtica e Desenvolvimento. No caso de ser necessrio repor algum dos ficheiros originais que so fornecidos com o mdulo DocBWEB2003, poder encontrar na directoria Recursos Adicionais do CDRom de instalao do mdulo uma cpia destes ficheiros. As imagens que compem o interface podem ser substitudas por outras desde que sejam mantidos os mesmos nomes, formatos e dimenses relativas. fundamental manter estes aspectos pois o desrespeito destes pontos poder originar o incorrecto funcionamento do mdulo DocBWEB2003.

Limitaes de garantia
A realizao de alteraes que no sejam aquelas explicitamente referidas neste captulo, bem como qualquer alterao no autorizada ao cdigo proprietrio, so consideradas como no autorizadas pela DID Documentao, informtica e Desenvolvimento, tendo como consequncia o termo da garantia e assistncia ao mdulo DocBWEB2003. Qualquer que seja a alterao efectuada, existe a obrigatoriedade de manter a informao de copyright, contactos bem como o logotipo do mdulo DocBWEB2003 na forma e dimenses em que se encontram no rodap do interface. A DID Documentao, informtica e Desenvolvimento est disponvel para proceder a personalizaes do aspecto grfico do mdulo DocBWEB2003, seja no que se refere aos aspectos referidos neste captulo, seja no caso de uma reformulao do design grfico do interface. Para informaes adicionais contacte o nosso Departamento Comercial.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

53

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Caractersticas dos componentes grficos
O mdulo DocBWEB2003 integra um conjunto de elementos grficos alguns dos quais podem ser substitudos por uma verso realizada pelo utilizador desde que, respeitando as caractersticas definidas na tabela remissiva dos elementos grficos. As novas imagens devero ser colocadas na directoria IMAGES que se encontra dentro da directoria dos recursos do mdulo DocBWEB2003 instalados no servidor Web (por defeito C:\INETPUB\WWWROOT\DOCBWEB\IMAGES). Os conjuntos de elementos grficos que podem ser alterados pelo utilizador so os seguintes: Banner Barra de menu cones de seleco e recuperao dos resultados de pesquisa Formatos dos ficheiros de imagens Todas os elementos grficos, com excepo do banner, devem ser ficheiros no formato GIF (CompuServe Grafic Interchange Format). No que se refere ao banner, este poder ser seja no formato JPEG (Joint Picture Expert Group), seja no formato GIF. A escolha do formato do ficheiro de imagem do banner depende unicamente das caractersticas da imagem a utilizar visto cada formato ter vantagens e desvantagens que lhes so prprias e que devem ser ponderadas antes de proceder a uma escolha. Banner Designa-se por banner a imagem que se encontra no topo do interface, por cima da barra de menu. Por defeito, fornecida uma imagem que pode ser substituda por uma que se julgue mais adequada desde que respeitando as suas caractersticas originais. Tal como j foi referido, o formato do ficheiro de imagem poder ser seja JPEG seja GIF. Existe de igualmente uma imagem chamada BCKGRD_TOP.GIF que se destina a efectuar o preenchimento uniforme do background do banner. Caso se proceda substituio do banner por outra imagem, poder ser necessrio alterar igualmente o background. Barra de menu A barra de menu constituda pelos botes que do acesso aos vrios componentes que se encontram activos e por uma imagem chamada BCKGRD.GIF destinada a efectuar o preenchimento uniforme do background. Caso se proceda alterao da barra de menu, poder ser necessrio alterar igualmente o background.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

54

Os botes da barra de menu possuem dois estados correspondendo cada um deles a uma imagem. O primeiro estado, em que o componente no se encontra seleccionado, e o segundo estado que corresponde ao componente activo ou ao mouse over.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Imagem de background

primeiro estado do boto

segundo estado do boto

No caso de serem substitudas as imagens dos botes sempre necessria a existncia das imagens correspondentes aos dois estados sob pena de incorrecto funcionamento da barra de menu. Caso no se deseje ter um efeito de mouse over podero ser associados a cada estado uma imagem igual. Por norma, o nome dos ficheiros de imagem dos botes tem a seguinte sintaxe: NOME_DO_COMPONENTE.GIF para o primeiro estado do boto; NOME_DO_COMPONENTE_OVER.GIF para o segundo estado do boto; cones de seleco e recuperao dos resultados de pesquisa As funcionalidades de seleco e recuperao dos resultados de pesquisa so acessveis atravs de cones que simbolizam cada operao. Existe um cone para cada uma das seis operaes possveis: Impresso dos resultados de pesquisa marcados ; Envio por e-mail dos resultados de pesquisa marcados; Exportao para ISO2709 dos resultados de pesquisa marcados; Marca todos os resultados da pgina; Desmarca todos os resultados da pgina; Restringe a visualizao aos resultados marcados;

As imagens correspondentes a cada cone podem ser substitudas desde que respeitando as caractersticas das imagens originais. Imagem no disponvel Uma das novas funcionalidades do mdulo DocBWEB2003 de permitir visualizar a miniatura de uma imagem que tenha sido associada a um registo, estando disponvel a imagem original ao clicar com o rato sobre essa miniatura. No caso da miniatura no existir, ser apresentada uma imagem indicando que a prvisualizao no est disponvel, ficando sempre acessvel a imagem original ao clicar com o rato.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

55

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Esta imagem pode ser substituda existentes na directoria de recursos adicionais ou por uma imagem realizada pelo utilizador. Para mais informaes sobre a associao de imagens aos registos de uma base de dados e a respectiva visualizao no mdulo DocBWEB2003, consulte o anexo C Associaes Multimdia. Entre os vrios formatos disponveis, a DID optou pela utilizao do formato JPEG pois no s permite a criao de ficheiros de pequenas dimenses com uma razovel taxa de compresso como permite tambm manter uma boa qualidade de imagem seja em fotografias seja em imagens que pelas suas caractersticas seriam comprimidas melhor por outros formatos como o GIF. Tabela remissiva dos elementos grficos A seguinte tabela enumera as caractersticas de todas as imagens passveis de ser alteradas por parte do utilizador. Por defeito, as imagens encontram se dentro da directoria dos recursos do mdulo DocBWEB2003 C:\INETPUB\WWWROOT\DOCBWEB\IMAGES localizada no servidor Web. Item Banner
Imagem do banner background banner do NAVTOP.JPG BCKGRD_TOP.GIF JPEG GIF GIF ou

Nome

Formato

Dimenses

Comentrio

cones de seleco e recuperao dos resultados de pesquisa


1 2 3 4 5 6 Imagem no disponvel IMAGE_UNAVAILABLE.GIF GIF GIF GIF GIF Barra de Menu Background do menu Simples Avanada ndice BCKGRD.GIF SIMPLES.GIF SIMPLES_OVER.GIF AVANCADA.GIF AVANCADA_OVER.GIF INDICE.GIF GIF GIF GIF GIF Gif Gif PRINTER.GIF EMAIL.GIF ISO_ICON.GIF SELL_ALL.GIF DESEL_ALL.GIF SEL_RESTR.GIF GIF GIF GIF GIF GIF GIF

DRAFT - VERSO PROVISRIA

56

DRAFT - VERSO PROVISRIA INDICE_OVER.GIF Gif


Thesaurus Temtica Simples Temtica Avanada Media Notcias Links Favoritos rea do Cliente Utilitrios THESAURU.GIF THESAURU_OVER.GIF TEMSIMPL.GIF TEMSIMPL_OVER.GIF TEMAVANC.GIF TEMAVANC_OVER.GIF MEDIA.GIF MEDIA_OVER.GIF NEWS.GIF NEWS_OVER.GIF LINKS.GIF LINKS_OVER.GIF FAVORIT.GIF FAVORIT_OVER.GIF LOGIN.GIF LOGIN_OVER.GIF UTILS.GIF UTILS_OVER.GIF Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif Gif

Cascading Style Sheet


O mdulo DocBWEB2003 recorre s folhas de estilo (Cascading Style Sheet) para formatar o cdigo HTML gerado pelo mdulo que o utilizador vai visualizar. O ficheiro DOCBWEB.CSS a folha de estilo principal e a nica que pode ser alterada. No entanto, as alteraes tero que ser realizadas nas reas assinaladas sob pena de gerarem efeitos colaterais indesejados resultantes, por exemplo, da alterao da hierarquia das classes. Assim sendo, s so autorizadas alteraes nas reas que esto assinaladas sugerindo-se um teste exaustivo a fim de determinar se os efeitos produzidos so somente os desejados.

Alterao das pginas de ajuda


Em alguns componentes do mdulo DocBWEB2003 existe uma pgina de ajuda ao utilizador que est acessvel colocando o cursor sobre a palavra ajuda que aparece no rodap do interface (por cima da informao de copyright). Estas pginas de ajuda so em cdigo HTML podendo ser editadas por forma a colocar exemplos de apoio ao utilizador mais adequados e de acordo com os contedos das bases de dados disponibilizadas. No entanto, a alterao do cdigo dever ser nunca editadas recorrendo ao MS FrontPage, ou similar, visto estes programas alterarem toda a estrutura do cdigo proprietrio. Ao alterar as pginas de ajuda ser necessrio ter em conta que, se o contedo colocado nestas for excessivo, a janela que mostra a ajuda poder sair para fora do ecr ficando parcialmente indisponvel. Ao definir as dimenses da janela de ajuda e ao inserir o contedo nestas, sempre necessrio ter em conta qual ser a resoluo mdia do ecr da maioria dos utilizadores que visitaro

DRAFT - VERSO PROVISRIA

57

o site (geralmente usual normalizar para 800x600 se bem que cada vez mais utilizadores tenham uma resoluo de 1024x768). O valor em pixels das dimenses da janela podero ser editados nas linhas mostradas abaixo:
Linha 37 Linha 38 var Width = 430; /* Alterar o valor para modificar a largura da janela do help */ var Height = 190; /* Alterar o valor para modificar a altura da janela do help */

DRAFT - VERSO PROVISRIA

A nica rea de cdigo HTML que poder ser alterada encontra-se dentro do tag <BODY> no sendo autorizadas outras alteraes. A seguinte lista indica quais os ficheiros de ajuda referentes aos vrios componentes: HELPSIMP.HTM HELPBOOL.HTM HELPINDEX.HTM HELPLINKS.HTM Pesquisa Simples Pesquisa Avanada Pesquisa por ndice Pesquisa nas fontes de informao Web (Links)

DRAFT - VERSO PROVISRIA

58

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Notas Importantes :

O utilizador no est autorizado a alterar nenhum dos ficheiros contidos no mdulo DocBWEB2003, com excepo dos ficheiros que so explicitamente referidos neste manual como sendo passveis de ser alterados. A garantia e suporte deste produto cessam quando houver lugar a alterao do cdigo nas partes no autorizadas e sem prvio acordo de DID Documentao, Informtica e Desenvolvimento. As pginas de cdigo HTML no devero ser nunca editadas com o MS FrontPage ou similar visto estes programas alterarem toda a estrutura do cdigo proprietrio contido nessas pginas. Este modulo foi optimizado para Internet Explorer 6.x ou superior e Netscape 7.x. O cliente dever entrar em contacto com a DID no caso de desejar alteraes ao aspecto grfico deste modulo.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

59

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Anexo A Edio dos ficheiros .INI

A configurao do mdulo DocBWEB2003 passa pela edio do ficheiros DOCBWEB.INI bem como dos ficheiros NOME_DA_BASE.INI referentes s bases a disponibilizar atravs deste mdulo. Este tipo de ficheiros, editveis com qualquer editor de texto (do tipo Notepad ou TextPad), no devem ser alterados recorrendo a processadores de texto do tipo Ms Word pois estes adulteram o seu contedo, podendo torna-los incompatveis com as aplicaes que a eles recorrem. Estruturalmente, este tipo de ficheiros compem-se em vrias seces cada uma com uma ou mais chaves. Uma seco definida por um cabealho, delimitado por parntesis rectos, seguido de uma ou mais chaves. Cada chave definida por um ttulo seguido do valor da varivel que lhe atribuda (que pode ser numrico ou texto) separados pelo caractere =. Todas as linhas iniciadas pelo caractere ; no so lidas pela aplicao. Este caractere colocado no incio da linha poder ento servir seja para escrever um comentrio, seja para desactivar uma funcionalidade. Por exemplo: [Config] ; directoria de recursos ResDir=C:\Docbase PrintSupport=1 o nome desta seco Config esta linha no ser lida pela aplicao sendo um comentrio descrevendo a chave que se segue o ttulo desta chave ResDir O valor da varivel atribuda a esta chave C:\Docbase o ttulo desta chave PrintSupport O valor da varivel atribuda a esta chave 1 Se bem que sendo extremamente simples configurar uma aplicao com base num ficheiro .INI, h que ter um especial cuidado no que se refere correco das alteraes efectuadas. Uma linha comentada erroneamente ou um caractere fora do stio so suficientes para evitar que a aplicao funcione correctamente ou produza resultados inesperados.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

60

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Anexo B - Reservas ON-LINE Mensagens de erro

DRAFT - VERSO PROVISRIA

61

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Anexo C Associaes Multimdia

1. Conceitos gerais
A DocBASE permite associar todo o tipo de ficheiros aos registos, sejam eles multimdia (imagens, vdeo, som, Flash, etc...) ou qualquer outro tipo de ficheiro gerado por um qualquer programa que corra em ambiente Windows. A partir da DocBASE, na folha de recolha ou na pesquisa, possvel aceder aos mesmos com um simples clic do rato sendo o ficheiro aberto com a aplicao que lhe est associada nas variveis do sistema. Por exemplo, se associarmos um ficheiro de MS Office Word e outro de Autocad, ao clicar sobre o cone da associao o ficheiro ser aberto no MS Office Word ou no Autocad respectivamente. No caso das imagens, possvel dispor na folha de recolha ou na pesquisa de uma pr visualizao em formato reduzido, sendo para isso necessrio a criao de uma imagem em formato reduzido (ver ponto 3.). Devido crescente quantidade e variedade de ficheiros passveis de ser associados aos registos, a pasta onde se encontram os ficheiros associados foi subdividida em zonas onde se podero colocar os vrios tipos de ficheiros tais como documentos, PDFs, imagens, fotografias, vdeos, sons, etc. Esta organizao poder ser alterada de acordo com as necessidades de cada um, desde que sejam respeitadas as regras definidas no ponto 2. Com a ampliao das funcionalidades do novo mdulo DocBWEB2003, que permite agora o acesso aos ficheiros associados aos registos, foi criada uma zona em que se podem colocar os ficheiros aos quais no se quer disponibilizar o acesso via DocBWEB2003. Estes ficheiros s podero ser acedidos atravs da DocBASE (na folha de recolha ou na pesquisa).

2. Estrutura da pasta de associaes


Devido variedade de ficheiros que podem ser associados aos registos, a pasta que contm as associaes foi dividida em vrias sub directorias de forma a permitir ordenar os vrios ficheiros por tipos. Assim, encontramos uma pasta para fotografias, outra para documentos, outra para som, etc.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

62

DRAFT - VERSO PROVISRIA

A organizao implementada meramente exemplificativa, limitando-se a sugerir uma forma de ordenar os ficheiros. Pode ser implementada qualquer outra estrutura desde que sejam respeitadas as regras definidas abaixo para a nomeao das pastas. Regras para a nomeao de pastas O nmero de caracteres dos nomes das pastas no pode ser em algum caso superior a oito sob pena de impedir o correcto funcionamento do mdulo DocBWEB2003. Devido actual limitao da DocBASE no que se refere a nomes longos de ficheiros, aconselhase a no nomear os ficheiros das associaes com mais de oito caracteres. No que se refere ao mdulo DocBWEB2003, este reconhece e visualiza os nomes longos.

As pastas das imagens de pr visualizao Sempre que for necessrio ter uma pr visualizao de uma imagem, a miniatura da imagem (vulgo thumbnail) dever ser colocada numa sub directoria nomeada thumbs (ver imagem).

Assim, para disponibilizar a pr visualizao de uma imagem via Web, colocaramos os ficheiros das associaes da seguinte forma: A imagem associada ao registo estar localizada em: ...\IMG\IMAGEM\BONECO.TIF A miniatura da imagem que ser visualizado junto ao registo seria colocada em: ...\IMG\IMAGEM\THUMBS\BONECO.JPG

DRAFT - VERSO PROVISRIA

63

Ao visualizar uma registo aps uma pesquisa, o utilizador ver a miniatura (o ficheiro colocado em ...\IMG\IMAGEM\THUMBS\BONECO.JPG) e ao clicar nela poder aceder imagem no formato original (o ficheiro colocado em ...\IMG\IMAGEM\BONECO.TIF).

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Ao criar a associao da imagem ao registo, s necessrio associar a imagem colocada em ...\IMG\IMAGEM\BONECO.TIF. No se deve criar uma segunda associao pois a miniatura da imagem que se encontra em ...\IMG\IMAGEM\THUMBS\BONECO.JPG somente usada pela DocBASE@ e pelo mdulo DocBWEB2003 para disponibilizar a pr visualizao.

3. A rea de documentos reservados


Com as novas potencialidades de pesquisa via Web do mdulo DocBWEB2003, que permite agora o acesso remoto aos vrios ficheiros associados aos registos, foi necessrio criar uma zona segura que permitisse negar esse acesso caso fosse essa a inteno dos gestores das bases. Podemos assim ter dois ou mais ficheiros associados e decidir quais deles disponibilizar via DocBWEB2003. Por exemplo, tendo um livro em formato PDF dividido em vrios ficheiros (um sumrio e os ficheiros contendo os vrios captulos) poderemos tornar acessvel via DocBWEB2003o sumrio e evitar que os ficheiros contendo os captulos estejam disponveis evitando assim problemas de direitos de autor ou cpia ilegal de ficheiros. Estes ltimos estaro disponveis para consulta atravs da folha de recolha ou na pesquisa da DocBASE. Obviamente isto ser vlido para qualquer tipo de ficheiro associado. Poderemos assim ter imagens de baixa resoluo acessveis via DocBWEB2003 e imagens de alta resoluo com acesso restrito, etc. Assim sendo, todos os ficheiros de associaes que forem colocados dentro da pasta ...\IMG\INTERNO no estaro acessveis via DocBWEB2003.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

64

Assim, para pr em prtica o exemplo ilustrado mais acima colocaramos os ficheiros das associaes da seguinte forma: Para o sumrio que est acessvel via DocBWEB2003: ...\IMG\PDF\SUMARIO.PDF Para os captulos que s esto acessveis atravs da folha de recolha ou na pesquisa da DocBASE: ...\IMG\INTERNO\PDF\CAPITULO1.PDF ...\IMG\INTERNO\PDF\CAPITULO1.PDF etc. A pasta ...\IMG\INTERNO no deve ser renomeada podendo-se por outro lado, alterar a sua estrutura interna, conforme descrito no ponto seguinte.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

4. Associao de Imagens
A fim de evitar a sobrecarga da rede quando se visualiza ou edita um registo na DocBASE ou quando se visualizam atravs do mdulo DocBWEB2003 registos com imagens associadas deve ser disponibilizada uma imagem de pr visualizao. A existncia de uma miniatura da imagem original reduz a carga colocada no trafego da rede permitindo um carregamento rpido dos registos. Se, por exemplo, a imagem original estiver num formato tipo TIFF com uma alta resoluo, podemos facilmente chegar a dimenses ultrapassando dezenas de Mb. Seria portanto impensvel sujeitar o trafego de rede sobrecarga originada pelo carregamento de ficheiros de grandes dimenses. A existncia das miniaturas das imagens associadas permite minimizar o trafego de rede deixando ao utilizador a opo de visualizar ou no a imagem no formato original. Entre os vrios formatos disponveis, a DID optou pela utilizao do formato JPEG pois no s permite a criao de ficheiros de pequenas dimenses com uma razovel taxa de compresso como permite tambm manter uma boa qualidade de imagem seja em fotografias seja em imagens que pelas suas caractersticas seriam comprimidas melhor por outros formatos como o GIF.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

65

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Para que exista a pr visualizao de uma imagem associada a um registo, necessrio criar uma imagem em formato reduzido ou miniatura, em formato JPEG, com uma resoluo de 72 dpi e com as dimenses 100 por 100 pixels, que dever ser colocada numa sub directoria nomeada THUMBS e localizada dentro da pasta onde se encontra a imagem associada. O ficheiro criado dever ter exactamente o mesmo nome da imagem original

Esta associao pode ser feita atravs do um ecr de criao, na seco multimdia, ou por arrastamento dos ficheiros visualizados no explorador do Windows directamente para a folha de recolha. A informao do nome e localizao dos ficheiros associados guardada numa etiqueta do prprio registo. No deve ser criada uma segunda associao apontando para a miniatura da imagem associada ao registo. Regras para a associao de ficheiros de imagem Regras a observar quando se pretenderem associar ficheiros de imagem aos registos: Dever ser criada uma sub directoria nomeada THUMBS onde sero guardadas as imagens em formato reduzido, conforme o descrito no ponto anterior. A miniatura dever ser em formato JPEG com uma resoluo de 72 dpi. A miniatura dever ter como dimenses 100 por 100 pixels. O ficheiro criado dever ter exactamente o mesmo nome da imagem original. No se dever criar uma segunda associao apontando para a miniatura.

Exemplo da colocao dos ficheiros na estrutura da pasta das associaes: DOCBASE Directrio Directrio Ficheiro Ficheiro Directrio Miniatura Directrio Directrio Ficheiro Directrio Miniatura ...\Docbrwin\ \Img\ \Relogio.TIF \Mapa.BMP \Thumbs\ \Relogio.JPG \INTERNO\ \Fotos\ \Predio.TIF \Thumbs\ \Predio.JPG

DRAFT - VERSO PROVISRIA

66

De acordo com a distribuio dos ficheiros na estrutura exemplificada acima:

DRAFT - VERSO PROVISRIA

Relogio.TIF, Mapa.BMP e Predio.TIF so trs imagens associadas a registos. Relogio.JPG e Predio.JPG, que esto colocados nas respectivas sub directoria THUMBS, so as miniaturas destinadas pr visualizao. A imagem Mapa.BMP no tem pr visualizao disponvel por no existir a respectiva miniatura. A imagem Predio.TIF, por se encontrar dentro da pasta INTERNO, s ser visualizada atravs da folha de recolha ou na pesquisa, no sendo acessvel via DocBWEB2003. Criao das miniaturas (thumbnails) A criao de miniaturas poder ser realizada atravs de qualquer programa de tratamento de imagem que permita o redimensionamento, a alterao da resoluo e a converso para o formato JPEG. A DID fornece programas como o ThumbIT, que gera automaticamente thumbnails ou o ACDSee que por seu lado, permite inmeras funcionalidades de tratamento de imagens e fotografias. Brevemente, a DID fornecer juntamente com a actualizao da aplicao DocBASE um utilitrio permitindo a criao automatizada das miniaturas bem como a sua colocao na sub directoria THUMBS, permitindo automatizar com segurana e fiabilidade o processo de criao de miniaturas de ficheiros de imagens em quase todos os formatos utilizados.

5. Procedimentos aconselhados
Seja numa configurao DocBASE em Rede seja em Workgroup ou Workstation, sempre aconselhvel mapear a localizao da pasta \IMG contendo os ficheiros das associaes. Esta soluo permitir manter a mesma informao sobre a associao nos registos, mesmo que a localizao fsica venha a ser alterada por fora da limitao da capacidade de disco ou outro motivo tal como a passagem de uma configurao Workstation para uma configurao em Rede. Neste ltimo caso, a mudana de configurao sem que a associao dos ficheiros seja feita a partir de um mapeamento poder implicar a alterao de todos os registos que tenham associaes com os custos que essa operao implica.

DRAFT - VERSO PROVISRIA

67

DRAFT - VERSO PROVISRIA


Anexo D - Resoluo de problemas

DRAFT - VERSO PROVISRIA

68

You might also like