You are on page 1of 6

Propsito Ajudar as crianas a amarem e valorizarem o Livro de Mrmon.

Preparao 1. Em esprito de orao, estude a Introduo e o Testemunho do Profeta Joseph Smith, no incio do Livro de Mrmon (ou Joseph Smith Histria 1:29 35, 4254, 5960). Em seguida, estude a lio e decida como pretende ensinar a histria das escrituras s crianas. (Ver Preparao das Aulas, p. vi, e Ensinar Usando as Escrituras, p. vii.) 2. Leitura adicional: Frontispcio do Livro de Mrmon, Depoimento de Trs Testemunhas, Depoimento de Oito Testemunhas, Mrmon 67. 3. Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais envolvam as crianas e as ajudem a alcanar o propsito da lio. 4. Material necessrio: a. Um Livro de Mrmon para cada criana. b. Um Livro de Mrmon embrulhado para presente. c. Um marcador de livro para cada criana, se possvel (veja o exemplo no final da lio). d. As gravuras 41, Mrmon Resumindo as Placas (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 306); 42, Morni Oculta as Placas no Monte Cumora (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 320); 43, Joseph Smith Recebe as Placas de Ouro (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 406). Sugestes para o Desenvolvimento da Lio Convide uma criana a fazer a primeira orao.

Atividade Motivadora

Mostre s crianas o Livro de Mrmon embrulhado para presente.

Por que damos presentes?

Como se sentem quando algum gosta do presente que vocs lhe deram?

Explique que, por causa do grande amor que o Pai Celestial tem por ns, Ele nos deu um presente para ajudar-nos a alcanar a vida eterna. Esse presente contm uma importante mensagem para cada um de ns. Ele nos ensina a respeito do nosso Salvador, Jesus Cristo, e sobre como devemos viver para podermos voltar presena do Pai Celestial. Ezra Taft Benson, o dcimo terceiro Presidente da Igreja, disse: uma ddiva mais valiosa para a humanidade do que quaisquer das maravilhosas conquistas da medicina moderna. Tem maior valia para o ser humano do que a aviao ou as viagens espaciais. (A Liahona, janeiro de 1987, p. 3).

Que presente esse?

Pea s crianas que desembrulhem o presente. Testifique a respeito de como o estudo do Livro de Mrmon abenoou sua vida e ajudou-o a tornar-se mais semelhante ao Salvador.

Histria das Escrituras

Ensine a histria da origem do Livro de Mrmon, como se encontra no Testemunho do Profeta Joseph Smith. (Ver sugestes para ensinar a histria das escrituras na seo Ensinar Usando as Escrituras, p. vii.) Use a introduo do Livro de Mrmon para ajudar as crianas a compreender o valor que este livro de escrituras tem para ns atualmente. Use as gravuras no momento apropriado.

Debate

Estude as seguintes perguntas e passagens das escrituras, ao preparar a aula. Use as perguntas que, na sua opinio, mais podem ajudar as crianas a compreender as escrituras e aplicar os princpios na prpria vida. A leitura das passagens com as crianas, na sala de aula, ir ajud-las a ganhar maior

entendimento das escrituras.

O que o Livro de Mrmon? Quem o escreveu? (Introduo, pargrafos 1 2. Antigos profetas da Amrica.)

Por que ele se chama Livro de Mrmon e no Livro de Morni ou Livro de Joseph Smith? (Introduo, pargrafo 2. O profeta Mrmon escreveu a maior parte do que estava gravado nas placas de ouro, citando e resumindo o que outros profetas escreveram.)

Qual o acontecimento mais importante do Livro de Mrmon? Por que? (Introduo, pargrafo 3. A visita de Jesus Cristo aos nefitas.)

O que Joseph Smith disse a respeito do Livro de Mrmon? (Introduo, pargrafo 6.) (Ver atividade complementar 3.) Como vocs acham que a leitura e o estudo do Livro de Mrmon iro ajud-los?

Muitos profetas (Nfi, Mrmon, Morni, Joseph Smith) sofreram bastante e enfrentaram grandes dificuldades para que o Livro de Mrmon chegasse at ns. Quais so as trs coisas que precisamos fazer para saber que o Livro de Mrmon verdadeiro? (Introduo, pargrafo 8. Ler, ponderar sua mensagem e perguntar a Deus se verdadeiro.)

Que mais saberemos quando tivermos um testemunho do Livro de Mrmon? (Introduo, pargrafo 9. Que Jesus Cristo o Salvador, que Joseph Smith um profeta e que a Igreja verdadeira.)

O que Joseph Smith estava fazendo quando o anjo Morni lhe apareceu pela primeira vez? (Testemunho do Profeta Joseph Smith, pargrafos 23; Joseph Smith Histria 1: 2930.)

O que o anjo Morni disse a Joseph Smith? (Testemunho do Profeta Joseph Smith, pargrafos 69; Joseph Smith Histria 1: 3435, 42.)

O que aconteceu a Joseph, no dia seguinte, enquanto trabalhava com o pai? (Testemunho do Profeta Joseph Smith, pargrafos 1516; Joseph Smith Histria 1: 4849.)

O anjo Morni chamou Joseph Smith pelo nome ao visit-lo. Como se sentem, sabendo que o Pai Celestial conhece cada um de vocs pelo nome?

O anjo Morni ordenou a Joseph que contasse a viso ao pai. A quem vocs contariam, se tivessem uma experincia parecida com a de Joseph? Por que?

O que Joseph fez depois de contar ao pai? (Testemunho do Profeta Joseph Smith, pargrafos 1719; Joseph Smith Histria 1:5052.)

Por que foram necessrios quatro anos para Joseph poder receber as placas de ouro? (Testemunho do Profeta Joseph Smith, pargrafo 20; Joseph Smith Histria 1:54.)

Que admoestao foi dada a Joseph depois de receber as placas de ouro? (Testemunho do Profeta Joseph Smith, pargrafo 22; Joseph Smith Histria 1:59.)

Atividades Complementares Voc pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como reviso, resumo ou desafio.

1. Pea que as crianas leiam o frontispcio do Livro de Mrmon. Sugira que sublinhem em seus livros o propsito do Livro de Mrmon mencionado no frontispcio e na introduo. 2. Ajude as crianas a decorarem Morni 10:4. 3. Realize um debate a respeito da seguinte declarao do Profeta Joseph

Smith e ajude as crianas a decor-la: Eu disse aos irmos que o Livro de Mrmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religio; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro. (Introduo, pargrafo 6.)

4. Ajude as crianas a compreender e decorar a oitava regra de f. 5. Represente alguns dos acontecimentos que levaram ao aparecimento do Livro de Mrmon. 6. Cante e leia a letra dos hinos Os Livros do Livro de Mrmon, p. 63; Histrias do Livro de Mrmon, p. 62 As Placas de Ouro, p. 61 ou Ler, Ponderar e Orar, p. 66 (todos em Msicas para Crianas). Concluso Testemunho

Preste testemunho de que Joseph Smith foi realmente um profeta e que o Livro de Mrmon verdadeiro.

(Optativo) Se possvel, entregue a cada criana um marcador de livro com o testemunho do Presidente Ezra Taft Benson (Ver exemplo no final da lio.)

(clique para ampliar) Sugesto para Designao de Leitura

Sugira s crianas que estudem o Testemunho de Joseph Smith em casa, como reviso da lio. Mostre-lhes onde podem encontrar esse relato, no incio do Livro de Mrmon ou em Joseph Smith Histria 1: 2935, 4254, 5960.

Incentive todas as crianas a levarem o Livro de Mrmon para a classe a

cada domingo.

Convide uma criana para fazer a ltima orao.

O Pai Celestial quer que continuem a estudar o Livro de Mrmon todos os dias. um presente especial Dele para vocs. Seguindo seus ensinamentos, estaro aprendendo a fazer a vontade de nosso Pai Celestial. Ezra Taft Benson

You might also like