You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS - UEG UNIDADE UNIVERSITRIA DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS - UnUCET Curso: Qumica Industrial

DETERMINAO DA ACELERAO GRAVITACIONAL

Acadmico: Mauricio de Sousa Oliveira Professor: Julio Cesar Queiroz de Carvalho

Anpolis; 01/08/ 2010

Introduo: poca de Newton muitos acreditavam que a natureza seguia no universo regras diferentes daquelas vlidas para a terra. A lei da gravitao universal de newton, juntamente com suas trs leis do movimento, revelou que a natureza segue as mesmas regras qualquer que seja o lugar, e essa revelao teve um efeito profundo em nosso modo de ver o universo. Pendulo Simples: Um pndulo simples um corpo ideal que consiste de uma partcula suspensa por um fio inextensvel e de massa desprezvel. Quando afastado de sua posio de equilbrio e solto, o pndulo oscilar em um plano vertical sob ao da gravidade; o movimento peridico e oscilatrio, sendo assim podemos determinar o perodo do movimento.

A figura acima exemplifica um pndulo de comprimento L, sendo m a massa da partcula. No instante mostrado, o fio faz um ngulo q com a vertical. As foras que atuam em m so o peso m.g e a trao da corda T. O movimento ser em torno de um arco de crculo de raio L; por isto, escolheremos um referencial em que um dos eixos seja radial e o outro tangente ao crculo. O peso m.g pode ser decomposto numa componente radial de mdulo m.g.cosq e numa componente tangencial m.g.senq . A componente radial da resultante a fora centrpeta que mantm a partcula na trajetria circular. A componente tangencial a fora restauradora onde o sinal negativo indica que F se ope ao aumento de q . Note que a fora restauradora no proporcional ao deslocamento angular q e sim a senq . O movimento portanto no harmnico simples. Entretanto, se o ngulo q for suficientemente pequeno, senq ser aproximadamente igual a q em radianos, com diferena cerca de 0,1% e o deslocamento ao longo do arco ser x = L .q e, para ngulos pequenos, ele ser aproximadamente retilneo. Por isto, supondo sen q q , Obteremos: F = - m.g. q = - m.g. (x/L) = - (m.g/L).x (2) Para pequenos deslocamentos, a fora restauradora proporcional ao deslocamento e tem o sentido oposto. Esta exatamente a condio para se ter movimento harmnico simples e, de fato, a equao (2) acima tem a mesma forma que a equao, F = - k . x, com m.g/L representando a constante k. Para pequenas amplitudes, o perodo T (tempo de um ciclo) de um pndulo pode ser obtido fazendo-se k = m. g /L T = 2p (m / k)1/2 = 2p (m / (m .g / L)) 1/2

T = 2p (L / g)1/2 O Pndulo Simples, atravs da equao acima, tambm fornece um mtodo para medies do valor de g , a acelerao da gravidade. Podemos determinar L e T, usando equipamentos de um laboratrio de ensino, obtendo preciso melhor do que 0,1%. g = 4p 2L / T2 Note que o perodo T , independente da massa m, da partcula suspensa. Durante os ltimos trs sculos, o pndulo foi o mais confivel medidor de tempo, sendo substitudo apenas nas ltimas dcadas por oscilaes atmicas ou eletrnicas. Para um relgio de pndulo ser um medidor de tempo preciso, a amplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afetarem todo o sistema mecnico, Variaes na amplitude, to pequenas quanto 4 ou 5, fazem um relgio adiantar cerca de 15 segundos por dia, o que no tolervel mesmo em um relgio caseiro. Para manter constante a amplitude necessrio compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente, compensando as perdas devidas ao atrito. Pendulo Fsico: Um corpo rgido, suspenso para que oscile em um plano vertical, em torno de um eixo perpendicular a este plano, denominado pndulo fsico. Todos os pndulos reais que oscilam em funo de um campo gravitacional so pndulos fsicos. O pndulo simples um caso especial do pndulo fsico, toda sua massa est concentrada em um volume muito pequeno e pode ser considerada um ponto material.

Objetivo: Determinar a grandeza da acelerao gravitacional, usando o sistema de pendulo simples e pendulo fsico e comparar com o valor de g 9,81 m/s2.

Materiais Utilizados: y y y y Kit para pendulo simples Kit para pendulo Fsico Cronometro Trena

Procedimento Experimental: Na determinao da acelerao gravitacional com pendulo simples, o pendulo foi deslocado da posio de equilbrio, de forma que seu ngulo de oscilao fosse o menor possvel. Isso a fim de obter o mximo de preciso no perodo. Para a determinao do perodo de oscilao, o comprimento do fio que sustenta o pendulo foi aferido, e o tempo correspondente a dez oscilaes foi cronometrado. Esta parte foi repetida por dez vezes. Para determinar a acelerao gravitacional com pendulo fsico, o comprimento da barra foi aferido e a mesma foi deslocada do centro. O tempo correspondente a dez oscilaes foi cronometrado. Esta parte foi repetida por dez vezes.

Resultados e discusso: Mtodo usando pendulo simples: Ensaios 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tempo correspondente a 10 oscilaes do pendulo 15,19 s 15,22 s 15,09 s 15,28 s 15,19 s 15,16 s 15,07 s 15,13 s 15,40 s 15,13 s

Tabela com o registro de tempo correspondente a dez oscilaes do pendulo em dez ensaios.

Comprimento (L) do fio: 0,58 m Calculo da mdia do tempo de oscilao do pendulo simples: Med = 15,18 s o tempo mdio de dez oscilaes do pendulo simples. Calculo do tempo correspondente a uma oscilao:  T = 1,518 s o tempo correspondente a uma oscilao. Calculo da acelerao gravitacional usando pendulo simples:

 Em comparao com o valor terico (9,81 m/s2), foi observado que o valor obtido (9,93 m/s2) no esta de acordo com o valor esperado, tal variao pode ter sido causada principalmente na aferio do tempo de oscilao como tambm no ngulo de oscilao, os quais foram inconstantes durante os dez ensaios realizados. A variao no tambm pode ser atribuda em menor parte a resistncia que o ar exerce durante o movimento, e pela equao usada no calculo da acelerao gravitacional. Visto que a equao usada para corpos esfricos e no experimento no foi usado um corpo esfrico.

Mtodo usando pendulo fsico: Ensaios 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tempo correspondente a dez oscilaes do pendulo 11,13 s 11,16 s 11,19 s 11,22 s 11,16 s 11,13 s 11,15 s 11,15 s 11,22 s 11,22 s

Tabela com o registro de tempo correspondente a dez oscilaes do pendulo em dez ensaios.

Comprimento (L) da barra: 0,46 m Calculo da mdia do tempo de oscilao do pendulo fsico: Med = 11,17 s o tempo mdio de dez oscilaes do pendulo fsico. Calculo do tempo correspondente a uma oscilao:  T = 1,117 s o tempo correspondente a uma oscilao no pendulo fsico. Calculo da acelerao gravitacional usando pendulo fsico:  

  
2

Em comparao com o valor terico, foi observado que o valor obtido (9,70 m/s ) no esta de acordo com o valor esperado (9,81 m/s2), tal variao pode ter sido causada principalmente na aferio do tempo de oscilao como tambm no ngulo de oscilao, os quais foram inconstantes durante os dez ensaios realizados. A variao no valor de g tambm pode ser atribuda ao atrito entre a barra de metal e o suporte usado em seu sustento. Isso foi observado devido expressiva diminuio da velocidade de oscilao da barra com o passar do tempo. Pode se atribuir tambm em menor parte a resistncia que o ar exerce sobre a barra durante sua oscilao.

Concluso: O objetivo do experimento (determinao da acelerao gravitacional) foi alcanado, contudo o resultado obtido nos experimento apresentou valores prximos ao real com 9,93 m/s2 no mtodo com o pendulo simples e 9,70 m/s2 com o mtodo do pendulo fsico. Sendo que o resultado esperado era de (9,81 m/s2). Essa variao no resultado pode ter sido causada na preciso das medidas que foram realizadas durante o experimento, principalmente as medidas de tempo e tambm pela resistncia do ar como tambm pelo atrito nas junes de ambos os sistemas. Com o experimento foi possvel observar formas simples de se determinar a acelerao gravitacional.

Bibliografia: TIPER MOSCA. Paul, Livro: FSICA quinta edio, Editora: LTC- Livros Tcnicos e Cientficos; pagina-388 paragrafo-2 . http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/pendulo/PenduloSimples_HTML.htm

http://ead.liberato.com.br/~mitza/rt_cb_32.pdf

You might also like