You are on page 1of 8

Virtualizao de Sistemas Operacionais

Charles Braun, Diego Dudar de Oliveira Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC) Santa Cruz do Sul RS Brasil
chbraun99@yahoo.com.br, diegodudar@gmail.com

Abstract. The concept of virtualization is applied in several areas of IT and, when applied to infrastructure servers, virtualization allows a better use of available resources, since in a single physical device, it is possible to run multiple operating systems . Thus, a single physical server can be turned into multiple virtual servers and that is totally transparent to applications that will run on them. This paper discusses the main techniques and tools used in virtualization. Resumo. O conceito da virtualizao aplicado nas mais diversas reas da TI e, quando aplicado infra-estrutura de servidores, a virtualizao possibilita uma melhor utilizao dos recursos disponveis, visto que, em um nico equipamento fsico, possvel a execuo de diversos sistemas operacionais. Dessa forma, um nico servidor fsico pode ser transformado em diversos servidores virtuais e isto totalmente transparente para as aplicaes que neles sero executadas. O presente trabalho aborda as principais tcnicas e ferramentas utilizadas na virtualizao.

1. Introduo
A diversificao de servios oferecidos pela rea de Tecnologia da Informao (TI), o aumento da qualidade e da ploriferao das redes de comunicao, principalmente a Internet, e o barateamento da tecnologia levaram as corporaes, independentemente do seu tamanho, a criarem estruturas de Data Center com solues heterogneas voltadas para o atendimento de necessidades especficas [Quevedo apud Marshall; Reynorlds; Mccrory, 2006]. Estas necessidades esto relacionadas a diversos aspectos, tais como sistemas legados, sistemas especficos, necessidade de aumento de desempenho e isolamento. A maneira mais natural para atend-las sempre foi a disponibilizao de novos recursos, aumentando assim a quantidade de equipamentos e o poder de processamento. Porm um alto preo tem sido pago em decorrncia dessa filosofia de atuao, pois a cada novo recurso disponibilizado, mais espao fsico necessrio, mais energia eltrica utilizada, mais servios de administrao so requeridos e, como conseqncia, h o aumento dos custos de manuteno do ambiente Data Center [Quevedo apud Marshall; Reynorlds; Mccrory, 2006]. Na atualidade a virtualizao um dos recursos disponveis no mundo da tecnologia da informao, para atender as necessidades com o custo e recursos efetivos melhores. Desde ento vrias solues, tanto comerciais quanto acadmicas, foram propostas, tendo em vista seus principais interesses segurana, confiabilidade e disponibilidade, custo, adaptabilidade, balanceamento de carga e suporte a aplicaes legadas.

Devido grande difuso e utilizao desta ferramenta, o artigo tem como objetivo realizar um levantamento bibliogrfico, abordando diferentes tpicos sobre o assunto.

2. Histria Virtualizao
A virtualizao foi desenvolvida pela IBM na dcada de 60 para particionar hardwares de mainframe para prover um uso melhor destes. Na dcada de 90, com a difuso do conceito cliente/servidor com os hardwares x86, a virtualizao no obteve grande aceitao no mercado. Os servidores x86 possuam um custo infinitamente menor comparado aos grandes mainframes, facilitando assim a multiplicao dos mesmos, no entanto, com o crescimento de aplicativos necessrios e a poltica de uso de um aplicativo por servidor para evitar que as vulnerabilidades de um aplicativo influenciem na disponibilidade de outro. Para se obter um melhor aproveitamento destes hardwares, em 1998 a VMware foi fundada e comeou a explorar este mercado, criando virtualizao de servidores em hardwares x86. Segundo [Weschenfelder apud Buytaert et al., 2007] os equipamentos Atlas e M44/44X podem ser a evoluo da multiprogramao. O Atlas foi o primeiro dos supercomputadores da dcada de 60 a apresentar o conceito de time sharing, compartilhamento de perifricos e multiprogramao. Para concorrer com o Atlas a IBM lanou o IBM 7044 (M44) similar ao Atlas e usou o termo Maquinas Virtuais sendo assim a primeira a utilizar este termo. O M44 da IBM conseguia emular varias mquinas virtuais do modelo 7044 dentro dele, mesmo no implementando totalmente a simulao de hardware, o projeto mostrou que este tipo de abordagem poderia dar certo no mundo da computao.

3. Tipos de virtualizao
A base para qualquer mquina virtual o Hypervisor ou VMM. Este uma camada de software que interage entre a mquina virtual e o hardware que est hospedando nesta mquina. O Hypervisor o responsvel pelos dispositivos de E/S (Entrada e Sada), como processador, memria, disco e rede. Segundo [Weschenfelder apud Andrade 2006 e Laureano 2006] existem duas classificaes para o Hypervisor: Bare Metal: forma onde o Hypervisor faz o papel de sistema operacional, interagindo entre as mquinas virtuais e o hardware. Exemplos deste formato so: VmWare ESX, XenServer e o Microsoft Hyper-V. Hosted: forma onde o Hypervisor um software instalado em um sistema operacional comum, tal como o Windows ou Linux. Desta forma, a interao entre a mquina virtual e o hardware passa por uma camada a mais de emulao,o que pode acarretar em problemas de desempenho em um ambiente com alta necessidade de processamento. Exemplos deste formato so: Microsoft Virtual Server 2005, Virtual PC, VMware Server, Virtual Box. Este tpico apresenta tambm uma breve descrio das principais tcnicas de virtualizao atualmente utilizadas, dentre elas a emulao de hardware, a virtualizao completa e a paravirtualizao.

3.1 Emulao de hardware Os emuladores so considerados bastante complexos, pois tendem a simular praticamente todas as particularidades do hardware. So fortes aliados aos desenvolvedores de firmware de hardware, pois permitem a validao de aplicativos sem a presena de um hardware real [Oliveira, 2007]. Por outro lado, apresentam um baixo desempenho, j que perdem a eficincia ao interpretar ou traduzir as instrues da mquina real [Miranda apud Laureano, 2006]. 3.2 Virtualizao Completa Com a virtualizao completa fornecido uma rplica virtual do hardware, portanto, o sistema operacional e os softwares podero ser executados na mquina virtual da mesma maneira que seriam sobre o hardware original [Rose, 2004]. O principal benefcio deste tipo de virtualizao que o sistema convidado, aquele que ser instalado na mquina virtual, no necessita de qualquer modificao em sua estrutura. Tambm constatado o melhor isolamento, segurana e simplificao no processo de migrao de um sistema convidado para outra instncia virtual ou execuo nativa em um hardware [VMware, 2007]. Na virtualizao completa, todo acesso ao hardware intermediado pelo VMM, o que torna a execuo do sistema hspede mais lenta. O VMM tambm responsvel por implementar alternativas que permitam a execuo de operaes privilegiadas em processadores que no possuam suporte nativo a virtualizao. A Figura 1 ilustra a virtualizao total em que possvel observar a existncia de duas camadas de hardware: uma camada fsica, controlada pelo sistema hospedeiro e outra camada de hardware virtualizado, controlada pelo VMM [Quevedo apud Rose, 2004; Laureano; Maziero, 2008].

Figura 1: Representao da Virtualizao Completa Fonte: Adaptado de Laureano (2006)

3.3 Paravirtualizao A paravirtualizao, tcnica ilustrada na Figura 2, um mtodo de virtualizao mais eficiente se comparado com a virtualizao total. Na paravirtualizao o sistema hspede sofre algumas alteraes a fim de melhor acomodar a interao com o VMM e aumentar o desempenho e escalabilidade dos sistemas hospedados, porm estas alteraes diminuem a portabilidade do sistema [Quevedo apud Laureano, 2006]. O desempenho conseguido com a aplicao da tcnica de paravirtualizao similar a de um sistema nativo e isto compensa a necessidade de alterao do sistema hspede. Na paravirtualizao, alguns recursos de hardware como processador e memria no so virtualizados e podem ser acessados diretamente pelo sistema hspede. Este acesso monitorado pelo VMM que fornece ao hspede todos os limites do sistema, tais como endereos de memria que podem ser utilizados e endereamento fsico [Quevedo apud Nanda; Chiueh, 2005; Rose, 2004].

Figura 10: Representao da Paravirtualizao Fonte: Adaptado de Laureano (2006)

4. Vantagens da Virtualizao
De acordo com [Mattos], existem diversas vantagens na virtualizao, a seguir sero citadas as principais: a) Segurana: Usando mquinas virtuais, pode ser definido qual o melhor ambiente para executar cada servio, com diferentes requerimentos de segurana, ferramentas diferentes e o sistema operacional mais adequado para cada servio. Alm disso, cada mquina virtual isolada das demais. Usando uma mquina virtual para cada servio, a vulnerabilidade de um servio no prejudica os demais. b) Confiana e disponibilidade: A falha de um software no prejudica os demais servios.

c) Custo: A reduo de custos possvel de ser alcanada com a consolidao de pequenos servidores em outros mais poderosos. Essa reduo pode variar de 29% a 64%. d) Adaptao s diferentes cargas de trabalho: Variaes na carga de trabalho podem ser tratadas facilmente. Ferramentas autnomas podem realocar recursos de uma mquina virtual para a outra. e) Balanceamento de carga: Toda a mquina virtual est encapsulada no VMM. Sendo assim fcil trocar a mquina virtual de plataforma, a fim de aumentar o seu desempenho. f) Suporte a aplicaes legadas: Quando uma empresa decide migrar para um novo Sistema Operacional, possvel manter o sistema operacional antigo sendo executado em uma mquina virtual, o que reduz os custos com a migrao. Vale ainda lembrar que a virtualizao pode ser til para aplicaes que so executadas em hardware legado, que est sujeito a falhas e tem altos custos de manuteno. Com a virtualizao desse hardware, possvel executar essas aplicaes em hardwares mais novos, com custo de manuteno mais baixo e maior confiabilidade.

5. Desvantagens da Virtualizao
Conforme [Mattos], existem diversas desvantagens na virtualizao, a seguir sero citadas as principais: a) Segurana: Segundo Neil MacDonald, especialista de segurana da Gartner, hoje em dia, as mquinas virtuais so menos seguras que as mquinas fsicas justamente por causa do VMM. Este ponto interessante, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as mquinas virtuais que esto hospedadas nessa mquina fsica esto vulnerveis, j que o VMM uma camada de software, portanto, como qualquer software, est sujeito a vulnerabilidades. b) Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos. Existem produtos que fornecem essas solues, mas esse o campo no qual esto os maiores investimentos na rea de virtualizao, justamente por se tratar de um dos maiores contra-tempos na implementao da virtualizao. Vale lembrar que o VMware a plataforma mais flexvel e fcil de usar, mas ainda apresenta falhas que comprometem a segurana, assim como as demais plataformas. c) Desempenho: Atualmente, no existem mtodos consolidados para medir o desempenho de ambientes virtualizados. No entanto, a introduo de uma camada extra de software entre o sistema operacional e o hardware, o VMM ou hypervisor, gera um custo de processamento superior ao que se teria sem a virtualizao. Outro ponto importante de ressaltar que no se sabe exatamente quantas mquinas virtuais podem ser executadas por processador, sem que haja o prejuzo da qualidade de servio.

6. Ferramentas de virtualizao
Esta tecnologia propicia para as organizaes uma srie de benefcios, tais como, simplificao de administrao do ambiente de Tecnologia da Informao, economia em energia e refrigerao de Data Center, entre outros. A melhor parte da tecnologia que tudo isso pode ser utilizado para o estudo, simulando ambientes, testando softwares e at o comportamento de aplicaes [Weschenfelder, 2010].

O mercado corporativo utiliza basicamente trs verses de Hypervisor. Destes softwares, dois so pagos: VMware e Microsoft Hyper-V e um open source: XenServer. 6.1 VMware Criado no ano de 1999, o VMware um dos aplicativos de virtualizao para plataforma x86 mais populares atualmente. Ele foi a primeira soluo de virtualizao para a arquitetura x86 e fornece uma implementao completa desta para o sistema convidado [Quevedo, 2008]. Hoje em dia a VMware possui uma grande gama de softwares de virtualizao, que atendem desde um simples computador no formato Hosted at uma grande infraestrutura de um Data Center onde comumente utilizado o formato Bare Metal [Weschenfelder, 2010]. o projeto de mquina virtual mais desenvolvido e divulgado atualmente. Existem trs diferentes verses de VMware, que foram implementadas com o intuito de atender a diferentes necessidades. Alm disso, elas diferem em funo do tipo de VMM que utilizam, e em conseqncia, no desempenho. No VMware Workstation e no VMware GSX utilizada a VMM de tipo II, onde a camada de virtualizao implementada sobre um sistema operacional. J no VMware ESX, utilizada a VMM de tipo I, onde a camada de virtualizao implementada imediatamente aps a camada de hardware, propiciando um maior desempenho [Ribas, 2008]. O VMware Workstation permite a criao de mquinas virtuais, cada qual com seu prprio processador, memria, discos e dispositivos de entrada e sada. Desta forma, a mquina virtual fornecida uma completa e equivalente mquina x86, que pode fazer tudo que um computador normal faria. Sendo assim, possvel executar a maioria dos sistemas operacionais desenvolvidos para esta plataforma [Ribas, 2008]. 6.2 Hyper-V Nova tecnologia da Microsoft para virtualizao que permite criar mquinas virtuais em servidores, lanada no segundo semestre do ano 2008 e fornecida juntamente com o Windows Server 2008. Nessas mquinas, questes ligadas segurana, tolerncia a falhas, confiabilidade, disponibilidade se tornam importantes. Portanto, a soluo de virtualizao de servidores, denominada de Hyper-V foi projetada para enderear esses requisitos. A Microsoft j vinha atuando no segmento de virtualizao de servidores com o Microsoft Virtual Server 2005. A proposta do Windows 2008 Server Hyper-V ser a evoluo desse produto respondendo a novas demandas e explorando eficientemente as arquiteturas de 64 bits, processadores multicore e meios de armazenamento. O Windows 2008 o componente-chave da estratgia da Microsoft para atuar no segmento da virtualizao, no que ela denomina de datacenter-to-destktop virtualization strategy. Dentro dessa estratgia a Microsoft oferece todo um ambiente integrado de gerenciamento da virtualizao (monitorao, automatizao de procedimentos, migrao, recuperao de desastres, etc) [Carissini,2008]. Entre as principais vantagens do Windows 2008 Server Hyper-V esto vrias ferramentas para automatizar o processo de virtualizao. Uma delas o Manager

Physical-to-virtual (P2V) que auxilia na converso de servidores fsicos para virtuais. H tambm o Volume Shadow Copy Services que realiza automaticamente procedimentos de backup e de disponibilidade de forma que o sistema, como um todo, opere de forma homognea independente de falhas e de picos de carga. Isso feito por tcnicas de migrao de mquinas virtuais. Um ponto que recebeu especial ateno foi a segurana. Para isso, o Hyper-V usa mecanismos em hardware existentes nos atuais processadores, como o execute-disable-bit que reduz o sucesso de ataque de vrios tipos de vrus e vermes [Carissini,2008]. O Hyper-V refora o aspecto de segurana atravs de um restrito controle de regras de permisses integrado com o Active Directory e com polticas de grupo. Alm disso, o Hyper-V permite que as mquinas virtuais usem, sem restrio alguma, as tcnicas e ferramentas de segurana tradicionalmente empregadas nas mquinas fsicas (firewalls, quarentena, anti-vrus e outros) [Carissini,2008]. No site http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/trial-software. aspx possvel fazer o download da verso de demonstrao do MS Windows Server 2008 e nele habilitar o Hyper-v .

7. Referncias
Andrade, Marcos Tadeu (2006) Um estudo comparativo sobre as principais ferramentas de virtualizao, Universidade Federal de Pernambuco. Disponvel em: http://www.cin.ufpe.br/~tg/2006-2/mta.pdf. Acesso em: 21/11/2010. Arunkundram, Rajiv.Uma introduo ao Hyper-V no Windows Server 2008. Disponvel em: http://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/cc895595.aspx. Acessado em: Novembro 2010. Buytaert, Kris; Dittner, Rogier; Garcia, Juan et al. The best damn Server virtualization book period: Everything you need to know about virtualization and leading virtual machine products, Burlington: Editora Syngress Publishing Inc, p.1 931, 2007. Carissini, Alexandre (2008), Virtualizao: da teoria a solues, 26 Simpsio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribudos - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponvel em: www.gta.ufrj.br/ensino/CPE758/artigos-basicos/cap4-v2.pdf. Acesso em: 21/11/2010. Eweek, 2007 Adoption of Virtualization Continues to Grow: Report. 2007. Disponvel em: http://www.eweek.com/article2/0%2C1759%2C2094148%2C00. asp?kc=EWRSS0 3119TX1K0000594, acesso em 15/11/2010 Quevedo, Deoclides Pereira (2008) Virtualizao: Conceitos, Tcnicas Aplicadas e um Comparativo de Desempenho entre as Principais Ferramentas Sem Custo de Licenciamento, Joinville SOCIESC. Acesso em: 21/11/2010. Laureno, M. Mquinas virtuais e emuladores: conceitos, tcnicas e aplicaes. So Paulo: Novatec, 2006. Mattos, Diogo Menezes Ferrazani Virtualizao: VMWare e Xen, Disponvel em: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/artigo.pdf, acesso em: 21/11/2010.

Maziero, C. A. Sistema Operacionais. Curitiba: http://www.ppgia.pucpr.br/ maziero, 2008. Marshall, D.; Reynolds; Mccrory, W. D. A. Advanced Server Virtualization. Boca Raton New York: Auerbach Publications, 2006. Miranda, Vitor de Deus (2010) Anlise comparativa entre as ferramentas VirtualBox, VMwareWorkstation e QEMU em um ambiente Linux, Minas Gerais Brasil. Disponvel em: http://www.ginux.ufla.br/files/mono-VitorMiranda.pdf, acesso em: 15/11/2010. Nanda, S.; Chiueh, T. cker. A Survey on Virtualization Technologies. NY,: Technical Report. Department of Computer Science. University at Stony Brook, 2005. Oliveira, G. V. N. Soluo de virtualizao completa utilizando vmware e software livre: Um estudo de caso na cef. UFLA, abr. 2007. Disponvel em: http://www.ginux.ufla.br/files/mono-GuilhermeOliveira.pdf. Acesso em: 21/11/2010. Ribas, Marcelo (2008) Consolidao de servidores: Estudo de caso, Novo Hamburgo. Disponvel em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:AMKRbC7v9bYJ:scholar. google.com/+estudo+de+caso+hyper-v&hl=pt-BR&as_sdt=2000, acesso em: 21/11/2010. Rose, R. Survey of system virtualization techniques. UFRJ, 2004. Disponvel em: http://www.robertwrose.com/vita/rose-virtualization.pdf. Weschenfelder, Adriano Luiz (2010) Uma Proposta de uso de virtualizao de servidores como suporte ao ensino de roteamento IP em redes de computadores, Nova Hamburgo. Disponvel em: http://tconline.feevale.br/tc/files/0001_2360.pdf, acesso em: 15/11/2010.

You might also like