You are on page 1of 12

RESUMO DO LIVRO ESTRATIGRAFIA DE SEQUENCIAS Severiano Ribeiro Capitulo 2 Evoluo do conceito de Seqncia Sloss et al.

., (1949) Primeira definio de seqncia. Definiu que eram sucesses de estratos limitados por discordncia. Sloss (1950) Considerou seqncia como ciclos deposicionais, mas no como unidades cronoestratigrficas porque as discordncias no coincidem com as linhas do tempo. Wheeler (1958) Uma assemblia de estratos que separada das rochas sotopostas e sobrepostas por discordncias. (independentes do contedo litolgico e paleontolgico) Sloss (1963) Unidade estratigrfica de hierarquia maior que grupo, megagrupo ou supergrupo, rastrevel por extensas reas de um continente e limitada por discordncias interregionais. Vail et al., (1977) Definiu seqncia deposicional como uma unidade estratigrfica composta de uma sucesso relativamente concordante de estratos geneticamente relacionados e limitada, no topo e na base, por discordncias ou suas conformidades correlatas. OBS: Seqncias de Vail constituem unidades estratigrficas menor ordem de magnitude que as seqncias de Sloss. Essa concepo foi expressa de maneira clara por Vail, que adotou o termo superseqncia (superciclo) para designar seqncia correspondentes as de Sloss. OBS2: Comisso Norte-Americana de Nomenclatura estratigrfica em 1983 distinguiu unidades limitadas por discordncias como uma categoria independente de unidades, culminando na denominao de unidades aloestratigrficas. Ciclos estratigrficos de diferentes ordens de magnitude Ciclos transgressivo-regressivos ou Facyes cycle wedges so ciclos de 2 ordem com durao de 10 a 100 Ma que correspondem a Seqncias definidas por Sloss e Superciclos por Vail. Caracterizados por elevao e queda do nvel do mar. Os superciclos, segundo a nomenclatura de Vail, comportam ciclos de 3 ordem, com durao de 1 a 10 Ma e so representados por Seqncias Deposicionais. Ciclos de 4 ordem receberam denominaes diversas como ciclotemas por Wanless e Weller (1932), ponctuated aggradational cycles ou PACs por Goodwin e Anderson (1985) e parasseqncias por Van Wagoner et al., (1987)

Della Fvera considerou depsitos de eventos raros como turbiditos, tempestitos, sismitos e inunditos como ciclos de 5 e 6 ordem. So depositados em ordem de horas e separados por hiatos de dezenas de milhares de anos. Causas dos ciclos Ciclos de 1 ordem ciclos eustticos derivados de fenmenos tectnicos globais, como a formao e ruptura de supercontinentes. Ex: grandes transgresses do Eopaleozico e Cretceo. Ciclos de 2 ordem Sloss (1972 e 1984) e Soares et al. (1978) acreditam que decorram de eventos de soerguimento e subsidncia de reas cratnicas. Vail et al. (1977) consideram a natureza geotectnica e tambm consideram a glacio-eustasia. Miall (1990) acreditam que so devida a mudanas na capacidade cbica dos oceanos, induzidas por mudanas nos sistemas de expanso meso-oceanico. Miall (1997) que deriva de processos tectnicos formadores de bacias como sobrecarga litosfrica e subsidncia distensional. Ciclos de 3 ordem Variaes eustticas devido a glaciaes e deglaciaes.

Ciclos (ordem) 1 2 3 4 - 6

Durao (anos) > 108 107 - 108 106 - 107 < 106

Denominaes propostas Superciclo (Vail et al., 1977) Seqncia Deposicional (Vail et al., 1977) Parasseqncia (Van Wagoner et al., 1987)

Captulo 3 Cicloestratigrafia Ciclos de Milankovitch - Variaes cclicas orbitais de baixa freqncia (duraes superiores a longevidade humana), que alternam no decorrer de milnios, a distribuio da energia solar conforme a latitude e condies de inclinao e posio do eixo da Terra ou, ainda, devida a variao na forma e distncia da rbita do planeta em relao ao Sol. Ciclo de Obliquidade inclinao do eixo rotacional terrestre (23,5) varia em at 3 em um ciclo de cerca de 41 mil anos. Ciclo de Excentricidade a rbita da Terra varia de quase-circular a elptica em dois destes ciclos dos quais um tem durao de 100 mil anos e outro de 410 mil anos. Precesso o eixo da Terra tem um movimento de precesso, semelhante ao bamboleio de um pio inclinado, com perodo mdio de 20 mil anos.

Capitulo 4 Noes de mtodo ssmico e de resoluo ssmica Os mtodos ssmicos so divididos em mtodos ssmicos de reflexo e mtodos ssmicos de refrao. O fenmeno de propagao de ondas elsticas nas rochas a base dos mtodos ssmicos. So chamadas ondas ssmicas ou elastodinmicas por se propagarem nas rochas. Adota-se que as rochas se comportam como materiais elsticos e homogneos, cujas propriedades so constantes em todos os pontos, e isotrpicos, nos quais as propriedades no variam qualquer que seja as direes em que so feitas as observaes. As ondas ssmicas compem-se de dois processos ondulatrios independentes: ondas primrias (P) e ondas secundrias (S). Sendo que ondas P possuem velocidade de propagao maior que as ondas S. As ondas P so melhor caracterizadas como ondas compressionais ou dilatacionais e as ondas S como ondas cisalhantes ou transversais. Nas ondas P as partculas vibram na direo de propagao da onda e nas ondas S as partculas esto submetidas esforos de cisalhamento. Assume-se que as rochas possuem o mesmo comportamento que os fluidos (ou seja meio acstico) nos quais apenas as ondas P se propagam. Para estas circunstncias as ondas ssmicas possuem outra terminologia: ondas acsticas. Princpio de Huygens Cada ponto ao longo de uma frente de onda funciona como uma fonte secundria para produo de uma nova onda esfrica. A tangente (envelope) a essas novas ondas secundrias forma uma nova frente de onda. Quando a onda alcana uma descontinuidade ocorre a partio da energia nos pontos desta interface. Uma parcela da energia refletida e a outra parcela refratada ou transmitida. Impedncia acstica o que determina o espalhamento da energia ssmica na forma de reflexo e refrao de ondas elsticas. determinado pelo produto entre a densidade da rocha e a velocidade das ondas P na mesma (I=V). Geofones receptores terrestres. X Hidrofones receptores marinhos.

Captulo 5 Sismo-estratigrafia o mtodo estratigrfico de interpretao de dados ssmicos. As reflexes ssmicas so o tempo de percurso (ida e volta) de ondas ssmicas geradas artificialmente na superfcie e refletidas em interfaces fsicas das rochas. Essas interfaces demarcam o contraste de impedncia acstica entre dois pacotes rochosos contguos. Na estratigrafia moderna, os padres de terminao de reflexo no representam somente limites de seqncia, na verdade tais padres indicam superfcies que vo delimitar unidades ssmicas que, em ultima estncia sero interpretados como tratos de sistemas deposicionais. Os padres de terminao de reflexes mais comuns so: lapout, onlap, downlap, toplap, truncamento e a concordncia ou conformidade (ver figuras das paginas 78 e 80 do livro).

Lapout quando as reflexes/estratos terminam lateralmente em seu limite deposicional. Denomina-se baselap quando ocorre no limite inferior de uma unidade ssmica e toplap no seu limite superior.

O baselap pode ser de dois tipos: a) Onlap quando uma reflexo/estrato inicialmente horizontal, termina deposicionalmente contra uma superfcie inicialmente inclinada ou quando um certo estrato/reflexo com uma certa inclinao termina deposicionalmente, mergulho acima contra uma superfcie de maior inclinao (ver a seguinte animao http://sepmstrata.org/terminology/onlap.html). b) Downlap quando uma reflexo/estrato, inicialmente inclinada, termina mergulho abaixo contra uma superfcie originalmente horizontal ou inclinada.

O onlap pode ser costeiro (coastal onlap) quando a terminao mergulho acima ocorre em ambientes costeiros e fluviais. Pode ser onlap marinho (marine onlap) quando as terminaes de mergulho acima ocorrem em ambientes de talude/sop de talude. No toplap as reflexes/estratos terminam lateralmente, diminuindo gradualmente de espessura mergulho acima e ascendendo ao limite superior assintoticamente. O toplap evidencia um hiato no deposicional e ocorre quando o nvel de base muito baixo, a ponto de impedir a continuidade da deposio mergulho acima de um estrato. No truncamento as reflexes/estratos terminam lateralmente por terem sido seccionadas de seu limite deposicional original, podendo ser erosional ou estrutural. A Concordncia ou conformidade quando as reflexes/estratos de duas unidades ssmicas ou seqncias adjacentes se apresentam paralelas a superfcie que as delimitam. O offlap um padro no-sistemtico de terminao das reflexes em onlap/toplap mergulho acima e downlap mergulho abaixo. utilizado pelos intrpretes para designar o padro de reflexo progradante na bacia.

Fcies ssmicas Define-se como uma unidade tridimensional, arealmente definida, constituda por reflexes ssmicas cujos parmetros inerentes diferem das fcies adjacentes (ver padres de fcies ssmicas na pagina 82 para demais explicaes). Configuraes progradantes ocorrem em reas em que os estratos se sobrepe lateralmente, constituindo-se em superfcies inclinadas denominadas clinoformas. Os padres de clinoformas diferem em funo das variaes na razo de deposio e profundidade da lamina de gua. Configurao divergente pode indicar uma variao em rea na taxa de deposio, inclinao progressiva do substrato ou os dois fatores juntos. Configuraes caticas consistem em reflexes discordantes e descontnuas, sugerindo um arranjo desordenado das superfcies de reflexo, podendo indicar ambiente de energia alta e varivel, deformaes peneconteporaneas ou posteriores a deposio. Configurao transparente so intervalos com ausncia de reflexo podendo indicar pacotes intensamente redobrados ou com mergulhos muito abruptos, como tambm como litologias homogneas para o mtodo ssmico ou no estratificada como alguns folhelhos e arenitos espessos, carbonatos macios, camadas de sal e corpos gneos. Configurao hummocky interpretado comumente como lobos de estratos interdigitados no prodelta, rea interdeltica de guas rasas ou leques turbidticos no sop do talude. Geometrias de preenchimento (ver figuras das paginas 86, 87 e 88) so interpretadas como a sedimentao em feies negativas no relevo da superfcie deposicional.

Fcies ssmicas de margem de plataforma/talude progradante distingeum-se segundo o padro de configurao interna, em dois tipos de fcies ssmicas progradacionais: sigmoidais e obliquas. Sigmoidais deposio em mais baixa energia Obliquas Ambientes de mais alta energia Fcies ssmica de talude/fundo de bacia tem vrios tipos: lenol drapeado, preencimento de talude e etc. Fcies ssmica carbontica Inicialmente foram discriminadas 4 tipos principais de construes carbonticas: barreiras, pinculos, de margem de plataforma e patch (ver figura da pagina 91). As construes carbonticas podem ser inferidas tambm do reconhecimento de stios favorveis ao seu desenvolvimento dentro de uma bacia, como por exemplo, bordas

de plataformas e de blocos falhados e elevados, altos estruturais contemporneos a deposio, linhas de charneira e etc.

Ver figura da pagina 93 Fcies ssmicas para ambientes deposicionais carbonticos!!

Indicadores sismo-estratigrficos de variaes relativas do nvel do mar So indicadores de variaes relativas do nvel do mar: onlap costeiro, toplap costeiro e deslocamento para baixo do onlap costeiro. O onlap costeiro indica uma subida relativa do nvel do mar e consiste na deposio de sedimentos costeiros em progressivo onlap em direo do continente. Pode ser causada por trs situaes: a) Uma subida eusttica, enquanto o substrato da bacia subside, fica estacionrio ou ascende em razo inferior a subida eusttica. b) Quando o substrato da bacia subside e o nvel do mar mantem-se constante c) Quando o substrato da bacia subside numa razo maior que a da queda eusttica.

Vale lembrar que o suprimento sedimentar disponvel fator determinante nas relaes faciolgicas numa situao de onlap costeiro.

O toplap costeiro indicador de estabilidade relativa do nvel do mar, ou seja, o mesmo permanece estacionrio. reas deltaicas com altas taxas de deposio so favorveis para produzir toplap costeiro. O deslocamento para baixo do onlap costeiro o reflexo de uma rpida queda relativa do nvel do mar em relao aos limites da superfcie deposicional inicial. Tres situaes so sugeridas para ocorrer uma queda relativa do nvel do mar: a) Durante uma queda eusttica quando a superfcie inicial permanece estacionaria, se eleva ou subside numa queda menor que a eusttica. b) Quando a superfcie deposicional inicial se eleva enquanto o nvel do mar permanece estacionrio c) Quando a superfcie deposicional inicial se eleva numa razo inicial que a subida eusttica.

Capitulo 6 Fundamentos de estratigrafia de seqncias Conceitos e definies bsicas Segundo Posamentier et al. (1988) o padro estratal e a distribuio espacial de fcies dependem de dois fatores: - da quantidade de espao em disponibilidade para a deposio de sedimentos e - da taxa de variao de novos espaos adicionados. Acomodao refere-se a todo espao colocado em disponibilidade para potencial acumulao de sedimentos. em funo das flutuaes eustticas e da subsidncia.

Taxa de acomodao taxa que foi criada num determinado tempo Variao relativa do nvel do mar a alterao na distancia vertical entre a posio da superfcie do mar e um datum situado no fundo do mar ou prximo dele como, por exemplo, o embasamento. independente da acumulao de sedimentos acima do datum.

Eustasia relaciona-se com variaes globais no nvel do mar, diz respeito somente a posio da superfcie do mar um datum estabelecido no centro da Terra. independente de fatores locais como subsidncia ou suprimento sedimentar. Profundidade da lamina da gua resultado da interao de trs parmetros: suprimento sedimentar, eustasia e tectnica (subsidncia ou soerguimento), correspondendo a uma posio do nvel do mar menos a espessura de sedimento acumulado.

Seqncias e modelo de trato de sistemas Seqncia - se constitui por uma sucesso de tratos de sistemas deposicionais interpretados como depositados entre dois pontos de inflexo de queda eusttica. Sistema deposicional conjunto tridimensional de litofcies geneticamente associadas por processos e ambientes ativos ou inferidos. A unidade fundamental a litofcies, o qual se define como um corpo tridimensional de rochas ou sedimentos limitados por uma superfcie deposicional (ou erosiva). Trato de sistemas conjunto de sistemas deposicionais contguos e contemporneos.

Quatro fatores principais que influenciam na distribuio de litofcies dentro de um pacote sedimentar so: subsidncia tectnica, variaes eustticas, suprimento sedimentar e clima (ver figura da pgina 120). Uma seqncia deposicional deposita-se durante um ciclo de variao eusttica, comeando e terminando nos pontos mais prximos da inflexo das quedas eustticas. Ciclos de 1 ordem (> 50 Ma) so considerado em termos de tectnica de placas, ou seja, grandes ciclos orognicos, cuja resposta estratigrfica so o conjunto de Megasseqncias. A seqncia, unidade bsica, corresponde a um ciclo de 3 ordem, com durao de 0,5 a 3 Ma. (Ver quadro da pagina 122) As unidades fundamentais da seqncia so chamadas parasseqncias. Define se como conjunto de camadas relativamente concordantes, geneticamente relacionadas, limitadas por superfcies de inundao marinha ou superfcies correlatas. Um conjunto de parassequencias pode ser progradacional, retrogracional e agradacional, dependendo da razo entre a taxa de deposio e a taxa de acomodao.

Ver e entender figura da pagina 124 Caiu idntico na Petrobras!!

Na estratigrafia de seqncias so propostos dois tipos de discordncias (Ver figuras das paginas 125 e 126): a) Discordncia do Tipo 1 superfcie regional caracterizada por exposio subarea e concomitante eroso subarea, associada com rejuvenescimento de correntes, os quais escavam vales e canais na plataforma. Ocorre quando a taxa de queda eusttica (queda rpida) excede a taxa de subsidncia no limite deposicional da linha de costa. Das caractersticas marcantes desta discordncia tem-se os leques submarinos de sop de talude depositados acima dela nesses perodos de nvel de mar baixo. b) Discordncia do Tipo 2 uma superfcie regional marcada p uma exposio subarea e deslocamento para baixo do onlap costeiro para uma posio que no chega a atingir o limite deposicional na linha de costa. mais sutil e no apresenta rejuvenescimento de correntes. Ocorre lenta e ampla deposio subarea provocando uma gradual degradao da fisiografia. caracterizado pela interrupo fluvial, sobre a qual se depositam sedimentos de plancie costeira. Forma-se quando a queda eusttica menor do que a taxa de subsidncia no limite deposicional da linha de costa. Seqncias do Tipo 1 limitado abaixo por uma discordncia do tipo 1 e acima por uma do tipo 1 ou 2. Seqncias do Tipo 2 tem seu limite inferior uma discordncia do tipo 2 e superiormente do tipo 1 ou 2. Por definio uma seqncia deposicional compe-se por uma sucesso de tratos de sistemas deposicionais e esses por sua vez, constituem-se por sistemas deposicionais contemporneos. Desta forma prope se 4 tipos de tratos de sistemas associados a curva eusttica: 1) Trato de sistema de mar alto (TSMA); 2) Trato de Sistemas de mar baixo (TSMB); 3) tratos de sistemas de margem de plataforma (TSMP) e 4)Trato de sistemas transgressivos (TST). A Sequencia do Tipo 1 composta pelos tratos de sistemas de mar baixo, transgressivos e de mar alto. A Sequencia do Tipo 2 constitui-se pelos tratos de sistemas de margem de plataforma, transgressivos e mar alto (Ver figura da pagina 127). O Trato de Sistemas de Mar Alto caracteriza-se por um padro de empilhamento de parasseqncias crescentemente progradacional (ver figura da pagina 128). Inicialmente na metade ascendente do patamar da curva eusttica, o padro de empilhamento tende a ser predominantemente agradacional, isso devida a influencia de altas taxas de acomodao. Aps o momento que se atinge o auge da curva eusttica, a taxa de acomodao decresce gradualmente, imprimindo um padro predominantemente progradacional. Sobrepe-se a uma seo condensada (ou superfcie de inundao mxima). O Trato de sistemas de mar baixo depositado a partir do incio de uma queda relativa do nvel do mar, ou seja, quando a queda eusttica maior que a taxa de subsidncia no limite

deposicional da linha de costa, persistindo ate uma subseqente e lenta subida. Divide-se em dois membros no-contemporneos: leques de mar baixo e cunha de mar baixo. Os leques de mar baixo so caractersticos de fisiografias com acentuadas quebras plataforma/talude. A cunha de mar baixo caracteriza-se por um padro de empilhamento progradacional de parasseqncias. O limite superior de um trato de sistemas de mar baixo marcado por uma significativa superfcie de inundao marinha denominada Superfcie Transgressiva. O evento da superfcie transgressiva marca o inicio do trato de sistemas transgressivos. marcado por uma sucesso de parasseqncias retrogradacionais, caracterizando eventos inundantes, que podem gerar concentraes de minerais autignicos e depsitos de carvo. Sees condensadas ocorrem com maior freqncia no meio dos tratos de sistemas transgressivos e, tambm, na poro distal do trato de mar alto. Quando ocorrer uma lenta queda eusttica, aps o trato de mar alto II, resultando portanto, numa discordncia do tipo 2, deposita-se o trato de sistemas de margem de plataforma. Caracteriza-se por um padro de parasseqncias decrescentemente progradacional, passando para um padro com predominncia de agradao. O topo desse trato de sistemas uma superfcie transgressiva, a qual, tambm constitui-se a base do trato de sistemas transgressivos.

You might also like