You are on page 1of 2

PESO E MASSA DE UM CORPO 1.

Calcule a fora com que a Terra puxa um corpo de 20kg de massa quando ele est em sua superfcie. (Dado: g=10 m/s2) 2. Na Terra, a acelerao da gravidade em mdia 9,8 m/s2, e na Lua 1,6 m/s2. Para um corpo de massa 5 kg, determine: A) o peso desse corpo na Terra. B) a massa e o peso desse corpo na Lua. 3. Qual o peso, na Lua, de um astronauta que na Terra tem peso 784 N? Considere gT = 9,8 m/s2 e gL = 1,6 m/s2.
TERCEIRA LEI DE NEWTON OU LEI DA AO E REAO "A toda ao corresponde uma reao, com a mesma intensidade, mesma direo e sentidos contrrios." Exerccios

1. Dois blocos de massas mA = 2kg e mB = 3kg, apoiados sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa,
so empurrados por uma fora F de 20 N, conforme indica a figura abaixo. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora que o corpo A exerce no corpo B. F

2. Os corpos A e B encontram-se apoiados sobre uma superfcie horizontal plana perfeitamente lisa. Uma fora
F de 40 N aplicada em A conforme indica a figura. Dados: m A= 2kg e mB= 8kg. Determine: a) acelerao dos corpos A e B; b) a fora que A exerce em B. F

3. Os blocos da figura tm massas mA= 1kg, mB= 3kg e mC= 6kg. Despreze os atritos. Sabendo-se que F= 5N,
pede-se: a) Qual a acelerao do sistema? b) Qual a fora que B aplica em C? c) Qual a fora que A aplica em B? F

4. Dois corpos A e B, de massas mA= 6 kg e mB= 4 kg esto interligados por um fio ideal. A superfcie de apoio
horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em B uma fora horizontal de 20 N, conforme indica a figura abaixo. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora de trao no fio.

F 5. Dois corpos A e B, de massas mA= 10 kg e mB= 5 kg esto interligados por um fio ideal. A superfcie de apoio horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em B uma fora horizontal de 30 N, conforme indica a figura abaixo. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora de trao no fio.

F 6. Dois corpos A e B de massas respectivamente iguais 5 kg e 3 kg, interligados por um fio de massa desprezvel, so puxadas sobre um plano horizontal liso por uma fora horizontal F. A acelerao do conjunto de 6 m/s2. Determine: a) a fora F; b) a fora de trao no fio.

7. Os corpos A e B da figura tm massas respectivamente iguais a mA = 6kg e mB = 2kg. O plano


perfeitamente liso e o fio inextensvel e de peso desprezvel. No h atrito entre o fio e a polia, consideranda sem inrcia. Adote a g = 10m/s2. determine a acelerao do conjunto e a trao do fio.

A B

8. No esquema abaixo mA = 2kg, mB = 3kg e mC = 5kg. Os fios e polia so ideais e o atrito desprezvel. Adote
g = 10m/s2. a) Qual a acelerao do sistema? b) Calcule a intensidade da fora de trao em cada fio.

You might also like