You are on page 1of 4

A Teologia da Morte

Gnesis 2.15-17 Hebreus 9.27


rh@rima.com.br

Objetivo do estudo:
Partindo do conceito mdico do assunto, dar ao povo de Deus uma noo bblica da morte, demonstrando que ela se d quando o esprito se separa do corpo tornando-a algo verdadeiramente fascinante para o verdadeiro cristo.

INTRODUO
Em todos os debates realizados nestes estudos, inevitvel o patamar da morte. Quando falamos em vida, temos que pensar na morte. Na verdade, todos os seres vivos enfrentam a morte um dia, nem que seja como mera cessao de vida. E por isso que o texto de Hebreus 9.27 diz que "ao homem est ordenado morrer uma vez..." Quando uma pessoa morre, os mdicos, por lei, so obrigados a atestar que tipo de problema causou aquela morte. o que chamamos "causa mortis". A medicina legal apresenta as principais causas da morte. Mas a cincia no vai muito longe nas questes sobre a morte. Somente a teologia pode nos levar mais longe no entendimento de to importante assunto na trajetria das nossas vidas, e isso , todavia, muito necessrio. Nos dois textos bblicos acima, temos, primeiro, o registro, pela primeira vez, da palavra morte. No segundo texto, j no Novo Testamento, temos a declarao de que a morte inevitvel a todo o ser humano.

1 - ORIGEM E SIGNIFICADO DA MORTE


Na Bblia, a palavra "morte" aparece pela primeira vez em Gn 2.17, quando Deus adverte ao homem sobre no comer da rvore da cincia do bem e do mal. Esse , talvez, o registro histrico mais antigo desta experincia to complicada da vida.

1.1. Significado no Hebraico e no Antigo Testamento


A palavra original hebraica que aparece na Bblia quer dizer separao. Esta a palavra fundamental para designar morte. a separao da parte imaterial do corpo e a separao do homem de Deus, segundo o contexto bblico. No texto bblico, a morte fsica no aconteceu imediatamente, mas ficou determinado que ela aconteceria. Na verdade o relato da primeira morte, segundo a Bblia, vai acontecer em Gn 5.5.

Para os judeus, a morte era a partida da alma para unir-se a outras almas do mundo subterrneo (Sheol). Uma das explicaes bblicas mais claras est em Ec 12.7: "O p volte terra, como o era, e o esprito volte a Deus, que o deu". Um exemplo da mesma ideia est em 1 Rs 17.18-23, que fala da morte como separao da alma do corpo. Para o povo do Antigo Testamento, a morte era algo indesejvel - Dt 30.15; 1 Sm 15.32; SI 55.4.

1.2. Significado em Outras Culturas Paralelas


Na Grcia Clssica, a morte era a libertao da alma que estava aprisionada no corpo e o consequente fim da vida material, e no havia nenhum conhecimento sobre o almtmulo. No helenismo, que um resultado da cultura grega entre outros povos, a morte era considerada um fenmeno da natureza, que eles no sabiam determinar exatamente como, e havia vrias correntes filosficas sobre o assunto.

1.3. Significado no Novo Testamento


Aqui, alistamos vrios aspectos. A morte era um processo natural, porm no originrio de Deus, mas do diabo. E o apstolo Paulo, quando fala que a morte veio por Ado (1 Co 15.22), est querendo dizer do processo da desobedincia e da morte que veio como consequncia. Em 1 Co 15.25-26, o apstolo Paulo trata a morte como inimiga, e Jesus veio para venc-la (1 Co 15.26; Ap 6.8; 20.13). Tiago, declara que o corpo sem esprito morto (2.26). No incidente da queda do jovem utico, em Troas, enquanto Paulo proferia longo discurso, a alma do jovem ainda estava nele, por isso reviveu (At 20.7-10).

2 - O PROCESSO DA MORTE
Ao falarmos do processo da morte, temos que rever, no Antigo Testamento, a composio do ser humano, que mais ou menos a mesma no Novo Testamento, e pode ser assim arranjado: No A.T., o homem Bassar - carne - instrumento do esprito Animado pelo Ruah - esprito, e se torna Nephesh - alma vivente, vida, alma, pessoa, paixo, emoo, desejo, apetite. Em Isaas 26.9 e J 7.11, alma e esprito so sinnimos. Deus forma o Ruah dentro do ser humano, por meio de seu processo de procriao (Zc 12.1), e o preserva (J 10.12) Quando o homem morre, o Ruah volta a Deus e o Bassar volta ao p (Ec 12.7). Em Ap 6.9-10, as almas dos que foram mortos clamavam. O sentido de esprito. O Ruah a parte mais importante do ser humano, e tem afinidade com o Ruah de Deus

- as palavras no original so as mesmas. O Nephesh tem vrios significados, mas muitas vezes sinnimo de Ruah. O esprito provm do sopro de Deus, quando criou o ser humano (Gn 2.7; J 32.8; 34.14-15). O esprito no se extingue com a morte. Com a morte, ele se separa do corpo e toma destino diferente da matria (Ec 12.7; 1 Rs 17.22). No N.T., algumas passagens fixam a mesma idia (At 20.9-10; Hb 9.27).

3 - O MEDO DA MORTE
A simples cessao da morte seria natural, se o pecado no tivesse entrado na vida do ser humano. Mas, porque o ser humano tem uma natureza espiritual, que aponta e reage para o eterno, a morte ameaadora. Eis alguns aspectos desta situao: O sentido da condenao: Todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus (Rm 3.23). O sentimento de perdas: De bens, de queridos, de prazeres, da prpria alma. O sentimento de incerteza: o que vir depois. A expectativa do juzo: Hb 9.27. Uma ilustrao: o prprio Jesus no Getsmani: Mt 26.36-46.

4 - CARACTERSTICAS GERAIS DA MORTE


Por serem assuntos bastante claros no prprio texto bblico citado, damos apenas um esboo resumido das caractersticas gerais da morte segundo a Bblia e, consequentemente, incorporados teologia. 1. Inevitvel - Hb 9.27 2. No tempo prprio - Ec 3.2 3. Um caso de mudana de programa - 2 Rs 20.1 4. Porta de entrada para a eternidade - Lc 16.19-31 5. A imortalidade do esprito Fl 1.19-25; 2 Co 5.1-9; 1 Pe 1.3-5 6. O destino do esprito na morte - Lc 16.19-31 7. Os dois caminhos, os dois destinos - Mt 7.13-14 8. A felicidade de ter certeza Rm 8.18-30 9. O lucro de morrer para o cristo - Fl 1.21 10. A felicidade de morrer no Senhor - 2 Co 5.17; Ap 14.13.

5 - A MORTE E A RESSURREIO
Como no caso da morte, que a cincia no vai alm da causa mortis e do atestado de bito, a ressurreio tambm assunto conhecido apenas pela teologia. No entanto, o ensinamento bblico sobre a ressurreio, isto , da recuperao do corpo do cristo

dotado de incorrupo algo fascinante, e que tem a ver com a prpria biotica. Nosso espao no d para entrarmos em detalhes da ressurreio, que deveria ser um outro assunto, em separado. Damos, assim, apenas um breve esboo para complementar o assunto principal da lio proposta. Um dos textos bblicos mais ricos sobre o assunto est na Primeira Epstola de Paulo aos Corntios, captulo 15. O apstolo Paulo fala da ressurreio de Cristo, colocando-a como um modelo do que ser a ressurreio dos crentes (1-20); Depois ele explica como funciona o processo da ressurreio, em que um corpo fsico transforma-se num corpo espiritual (21-49); Finalmente, fala da oportunidade em que um corpo corruptvel se revestir da incorruptibilidade, que representa a vitria sobre a morte (50-58). Na Segunda Epstola de Paulo aos Corntios, captulo 5, temos um resumo de tudo isto.

CONCLUSO
Como temos visto, a biotica trabalha com a morte at ao ponto das suas causas, para fins de bitos. A cincia jurdica, trabalha com ela para configurar possveis causas criminosas. Mas a teologia trabalha com a morte no sentido de preparar o ser humano para encar-la com tranquilidade, luz da certeza de um destino certo, seguro, eterno. Assim, para o cristo convicto, sejam quais forem as causas ou as circunstncias da morte, ela bem-vinda, porque ela a porta de entrada para a vida eterna. E, ainda, ela abre a expectativa para o dia da ressurreio, que ser o ponto mximo dessa caminhada para a vida eterna.

PONTOS PARA DISCUTIR


1. Qual a conexo que podemos fazer entre a ideia da morte, como separao do esprito (ou alma) do corpo, e o texto de Gn 2.7, em que Deus formou o homem e soprou-lhe nas narinas para que recebesse a vida? 2. Qual o ponto de maior tenso nas causas do medo da morte? 3. Diante de todos os aspectos teolgicos e bblicos aqui estudados, um verdadeiro cristo pode ter medo da morte?

You might also like