You are on page 1of 227

Forja, Prlogo do Autor, 0

Aquela me santamente apaixonada, como todas as mes chamava ao seu filho pequeno: o seu prncipe, o seu rei, o seu tesouro, o seu sol. Eu pensei em ti. E entendi que pai no tem nas entranhas algo maternal? que no era exagero o dizer da me boa; tu... s mais que um tesouro, vales mais que o sol: vales todo o Sangue de Cristo! Como que no vou pegar na tua alma ouro puro para a meter na forja e a trabalhar com o fogo e o martelo, at fazer desse ouro nativo uma jia esplndida para oferecer ao meu Deus, ao teu Deus? (Forja, Prlogo do autor)

Forja, Deslumbramento, 1

Filhos de Deus. Portadores da nica chama capaz de iluminar os caminhos terrenos das almas, do nico fulgor, no qual nunca podero darse escurides, penumbras nem sombras. Nosso Senhor servese de ns como archotes, para que essa luz ilumine... De ns depende que muitos no permaneam em trevas, mas que andem por sendas que levem at vida eterna.

Forja, Deslumbramento, 2

Deus meu Pai! Se a meditares, no hsde abandonar esta consoladora considerao. Jesus meu Amigo ntimo! (outra descoberta), que me ama com toda a divina loucura do seu Corao. O Esprito Santo o meu Consolador!, que me guia no andar de todo o meu caminho. Pensa bem: Tu s de Deus..., e Deus teu.

Forja, Deslumbramento, 3

Meu Pai, tratao assim, com confiana! que ests nos Cus, olhame com Amor compassivo e faz com que te corresponda. Derrete e inflama o meu corao de bronze, queima e purifica a minha carne no mortificada, enche o meu entendimento de luz sobrenatural, faz com que a minha lngua seja pregoeira do Amor e da Glria de Cristo.

Forja, Deslumbramento, 4

Cristo, que subiu Cruz com os braos abertos de par em par, com gesto de Sacerdote Eterno, quer contar connosco que no somos nada! , para levar a "todos" os homens os frutos da sua Redeno.

Forja, Deslumbramento, 5

Estamos gostosamente, Senhor, na tua mo chagada. Apertanos com fora!, espremenos!, de modo que percamos toda a misria terrena!, que nos purifiquemos, que nos inflamemos, que nos sintamos empapados no teu Sangue! E depois, lananos longe!, longe, com fome de messe, para uma sementeira cada dia mais fecunda, por Amor de Ti.

Forja, Deslumbramento, 6

No tenhas medo, nem te assustes, nem te assombres, nem te deixes levar por uma falsa prudncia. A chamada para cumprir a Vontade de Deus tambm a vocao repentina, como a dos Apstolos: encontrar Cristo e seguir o seu chamamento... Nenhum duvidou: conhecer Cristo e seguilo foi uma s coisa.

Forja, Deslumbramento, 7

Chegou para ns um dia de salvao, de eternidade. Uma vez mais se ouvem os assobios do Pastor Divino, as suas palavras carinhosas: "Vocavi te nomine tuo". Chameite pelo teu nome. Como a nossa me, Ele convidanos pelo nome. Mais: pelo apelativo carinhoso, familiar. L, na intimidade da alma, chama, e preciso responder: "Ecce ego, quia vocasti me". Aqui estou, porque me chamaste; decidido a que desta vez no passe o tempo como a gua sobre os seixos rolados, sem deixar rasto.

Forja, Deslumbramento, 8

Vive junto de Cristo! Deves ser, no Evangelho, uma personagem mais, convivendo com Pedro, com Joo, com Andr..., porque Cristo tambm vive agora: "Iesus Christus, heri et hodie, ipse et in saecula!" Jesus Cristo vive!, hoje como ontem; o mesmo, pelos sculos dos sculos.

Forja, Deslumbramento, 9

Senhor, que os teus filhos sejam como uma brasa incandescente, sem labaredas que se vejam de longe. Uma brasa que pegue fogo a cada corao com que se relacionem... Tu fars com que essa chispa se converta num incndio: os teus Anjos sei, vi so muito entendidos em soprar o rescaldo dos coraes..., e um corao sem cinzas no pode deixar de ser teu.

Forja, Deslumbramento, 10

10

Pensa no que diz o Esprito Santo, e enchete de pasmo e agradecimento: "Elegit nos ante mundi constitutionem", escolheunos, antes de criar o mundo, "ut essemus sancti in conspectu eius!", para que sejamos santos na sua presena! Ser santo no fcil, mas tambm no difcil. Ser santo ser bom cristo: parecerse com Cristo. Aquele que mais se parece com Cristo, o mais cristo, mais de Cristo, mais santo. E que meios temos? Os mesmos dos primeiros fiis, que viram Jesus ou o entreviram atravs dos relatos dos Apstolos ou dos Evangelistas.

Forja, Deslumbramento, 11

11

Que dvida a tua com o teu PaiDeus! Deute o ser, a inteligncia, a vontade...; deute a graa: o Esprito Santo; Jesus, na Hstia; a filiao divina; Nossa Senhora, Me de Deus e nossa Me; deute a possibilidade de participar na Santa Missa e concedete o perdo dos teus pecados, tantas vezes o seu perdo!; deute dons sem conta, alguns extraordinrios... Dizme, filho: como correspondeste?, como correspondes?

Forja, Deslumbramento, 12

12

No sei o que se passar contigo..., mas preciso de te confiar a minha emoo interior, depois de ler as palavras do profeta Isaas: "Ego vocavi te nomine tuo, meus est tu!". Eu chameite, trouxete minha Igreja, s meu! Que Deus me diga a mim que sou dele! para enlouquecer de Amor!

Forja, Deslumbramento, 13

13

Repara bem: h muitos homens e mulheres no mundo, e nem a um s deles o Mestre deixa de chamar. Chamaos a uma vida crist, a uma vida de santidade, a uma vida de eleio, a uma vida eterna.

Forja, Deslumbramento, 14

14

Cristo padeceu por ti e para ti, para te arrancar da escravido do pecado e da imperfeio.

Forja, Deslumbramento, 15

15

Nestes momentos de violncia, de sexualidade brutal, selvagem, temos de ser rebeldes. Tu e eu somos rebeldes: no nos d na real gana deixarnos levar pela corrente, e ser uns animais. Queremos portarnos como filhos de Deus, como homens ou mulheres que se do com o seu Pai, que est nos Cus e quer estar muito perto dentro! de cada um de ns.

Forja, Deslumbramento, 16

16

Medita com frequncia: sou catlico, filho da Igreja de Cristo! Ele fezme nascer num lar "seu", sem nenhum mrito meu. Quanto te devo, meu Deus!

Forja, Deslumbramento, 17

17

Recordai a todos e, de modo especial, a tantos pais e a tantas mes, que se dizem cristos que a "vocao", o chamamento de Deus, uma graa de Nosso Senhor, uma escolha feita pela bondade divina, um motivo de santo orgulho, um servio alegre a todos por amor de Jesus.

Forja, Deslumbramento, 18

18

Faz ecoar: no um sacrifcio, para os pais, que Deus lhes pea os filhos; nem para quem Nosso Senhor chama, um sacrifcio seguilo. , pelo contrrio, uma honra imensa, um orgulho grande e santo, uma prova de predileco, um carinho muito particular, que Deus manifestou num momento concreto, mas que estava na sua mente desde toda a eternidade.

Forja, Deslumbramento, 19

19

Agradece aos teus pais o facto de te terem dado a vida, para poderes ser filho de Deus. E s mais agradecido ainda, se o primeiro germe da f, da piedade, do teu caminho de cristo ou da tua vocao, foi posto por eles na tua alma.

Forja, Deslumbramento, 20

20

H muitas pessoas tua volta, e no tens o direito de ser obstculo para o seu bem espiritual, para a sua felicidade eterna. Ests obrigado a ser santo: a no defraudar Deus pela escolha de que te fez objecto; nem essas criaturas que tanto esperam da tua vida de cristo.

Forja, Deslumbramento, 21

21

O mandamento de amar os pais de direito natural e de direito divino positivo, e eu chameilhe sempre "dulcssimo preceito". No descuides a tua obrigao de amar cada dia mais os teus, de te mortificares por eles, de rezar por eles e de lhes agradecer todo o bem que lhes deves.

Forja, Deslumbramento, 22

22

Como quer o Mestre, tu tens de ser bem metido neste mundo, que nos coube em sorte, e em todas as actividades dos homens sal e luz. Luz, que ilumina as inteligncias e os coraes; sal, que d sabor e preserva da corrupo. Por isso, se te faltar af apostlico, tornartes inspido e intil, defraudars os outros e a tua vida ser um absurdo. 6

Forja, Deslumbramento, 23

23

Uma onda suja e podre vermelha e verde empenhase em submergir a terra, cuspindo a sua porca saliva sobre a Cruz do Redentor... E Ele quer que das nossas almas saia outra onda branca e poderosa, como a destra de Nosso Senhor , que afogue, com a sua pureza, a podrido de todo o materialismo e neutralize a corrupo que inundou o Orbe: para isso esto e para mais os filhos de Deus.

Forja, Deslumbramento, 24

24

Muitos, com ar de autojustificao, perguntamse: Eu, porque que me vou meter na vida dos outros? Porque tens obrigao, por seres cristo, de te meteres na vida dos outros, para os servires! Porque Cristo se meteu na tua vida e na minha!

Forja, Deslumbramento, 25

25

Se fores outro Cristo, se te comportares como filho de Deus, onde estiveres queimars: Cristo abrasa, no deixa indiferentes os coraes.

Forja, Deslumbramento, 26

26

Di ver que, depois de dois mil anos, haja to poucos que se chamem cristos no mundo. E que, dos que se chamam cristos, haja poucos que vivam a verdadeira doutrina de Jesus Cristo. Vale a pena arriscar a vida inteira! Trabalhar e sofrer, por Amor, para levar avante os desgnios de Deus, para coredimir.

Forja, Deslumbramento, 27

27

Vejo a tua Cruz, meu Jesus, e alegrome com a tua graa, porque o prmio do teu Calvrio foi para ns o Esprito Santo... E dste a mim, cada dia, amoroso louco! na Hstia Santssima... E fizesteme filho de Deus e desteme a tua Me! No me basta a aco de graas; vaiseme o pensamento: Senhor, Senhor, tantas almas longe de Ti! Fomenta na tua vida as nsias de apostolado, para que o conheam..., e o amem..., e se sintam amados!

Forja, Deslumbramento, 28

28

Algumas vezes j mo ouviste comentar com frequncia falase do amor como se fosse um impulso para a prpria satisfao, ou um mero recurso para completar de modo egosta a prpria personalidade. E sempre te disse que no assim: o amor verdadeiro exige sair de si mesmo, entregarse. O autntico amor traz consigo a alegria: uma alegria que tem as razes em forma de Cruz.

Forja, Deslumbramento, 29

29

Meu Deus: como pode ser possvel que veja um Crucifixo e no clame de dor e de amor?

Forja, Deslumbramento, 30

30

Pasma ante a magnanimidade de Deus: fezse Homem para nos redimir, para que tu e eu que no valemos nada, reconheceo! o tratemos com confiana.

Forja, Deslumbramento, 31

31

Oh Jesus..., fortalece as nossas almas, aplana o caminho e, sobretudo, embriaganos de Amor! Faznos fogueiras vivas, que incendeiem a terra com o fogo divino que Tu trouxeste.

Forja, Deslumbramento, 32

32

Aproximarse um pouco mais de Deus quer dizer estar disposto a uma nova converso, a uma nova rectificao, a ouvir atentamente as suas inspiraes os santos desejos que faz brotar nas nossas almas e a plas em prtica.

Forja, Deslumbramento, 33

33

De que te envaideces? Todo o impulso que te move dele. Age em conformidade.

Forja, Deslumbramento, 34

34

Que respeito, que venerao, que carinho temos de sentir por uma s alma, ante a realidade de que Deus a ama como algo seu!

Forja, Deslumbramento, 35

35

Aspirao: oxal queiramos usar os dias que Nosso Senhor nos der, apenas para lhe agradar!

Forja, Deslumbramento, 36

36

Desejo que o teu comportamento seja como o de Pedro e o de Joo: que leves tua orao, para falar com Jesus, as necessidades dos teus amigos, dos teus colegas... e que 9

depois, com o teu exemplo, possas dizerlhes "Respice in nos!" Olhai para mim!

Forja, Deslumbramento, 37

37

Quando se ama muito uma pessoa, desejase saber tudo o que lhe diz respeito. Medita nisto: tens fome de conhecer Cristo? Porque... nessa medida o amas.

Forja, Deslumbramento, 38

38

Mentem ou esto enganados os que afirmam que ns, os sacerdotes, estamos sozinhos: estamos mais acompanhados que ningum, porque contamos com a contnua companhia de Nosso Senhor, com quem temos de conviver ininterruptamente. Estamos apaixonados pelo Amor, do Autor do Amor!

Forja, Deslumbramento, 39

39

Vejome como um pobre passarinho que, acostumado a voar apenas de rvore em rvore ou, quando muito, at varanda de um terceiro andar..., um dia, na sua vida, meteuse em brios para chegar at ao telhado de certa casa modesta, que no era propriamente um arranhacus... Mas eis que o nosso pssaro arrebatado por uma guia que o julgou erradamente uma cria da sua raa e, entre as suas garras poderosas, o passarinho sobe, sobe muito alto, por cima das montanhas da terra e dos cumes nevados, por cima das nuvens brancas e azuis e corderosa, mais acima ainda, at olhar o sol de frente... E ento a guia, soltando o passarinho, dizlhe: anda, voa!... Senhor, que eu no volte a voar pegado terra, que esteja sempre iluminado pelos raios do divino Sol Cristo na Eucaristia, que o meu voo no se interrompa at encontrar o descanso do teu Corao!

Forja, Deslumbramento, 40

40

Assim conclua a sua orao aquele nosso amigo: "Amo a Vontade do meu Deus: por isso, em completo abandono, Ele que me leve como e por onde quiser".

10

Forja, Deslumbramento, 41

41

Pede ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, e tua Me, que te faam conhecerte e chorar por esse monto de coisas sujas que passaram por ti, deixando ai! tanto depsito... E ao mesmo tempo, sem quereres afastarte dessa considerao, dizlhe: Dme, Jesus, um Amor como fogueira de purificao, onde a minha pobre carne, o meu pobre corao, a minha pobre alma, o meu pobre corpo se consumam, limpandose de todas as misrias terrenas... E, j vazio de todo o meu eu, encheo de Ti: que no me apegue a nada daqui de baixo; que sempre me sustente o Amor.

Forja, Deslumbramento, 42

42

No desejes nada para ti, nem bom nem mau: quer apenas, para ti, o que Deus quiser. Seja o que for, vindo da sua mo, de Deus, por mau que parea aos olhos dos homens, com a ajuda do Senhor, a ti parecerte bom e muito bom!, e dirs, sempre com maior convico: "Et in tribulatione mea dilatasti me..., et calix tuus inebrians, quam praeclarus est!". Alegreime na tribulao..., que maravilhoso o teu clice, que embriaga todo o meu ser!

Forja, Deslumbramento, 43

43

preciso oferecer a Nosso Senhor o sacrifcio de Abel. Um sacrifcio de carne jovem e bonita, o melhor do rebanho: de carne s e santa; de coraes que s tenham um amor Tu, meu Deus! ; de inteligncias trabalhadas pelo estudo profundo, que se rendam ante a tua Sabedoria; de almas infantis, que no pensem seno em te agradar. Recebe desde agora, Senhor, este sacrifcio em odor de suavidade.

Forja, Deslumbramento, 44

44

preciso saber entregarse, arder diante de Deus como essa vela que se pe no castial, para iluminar os homens que andam nas trevas; como essas lamparinas que se queimam junto do altar e se consomem alumiando, at se gastarem.

11

Forja, Deslumbramento, 45

45

Nosso Senhor Mestre de Amor um amante ciumento que pede tudo o que nosso, todo o nosso querer. Espera que lhe ofereamos o que temos, seguindo o caminho que nos marcou a cada um.

Forja, Deslumbramento, 46

46

Meu Deus, vejo que no te aceitarei como meu Salvador, se no te reconhecer ao mesmo tempo como Modelo. J que quiseste ser pobre, dme amor Santa Pobreza. O meu propsito, com a tua ajuda, viver e morrer pobre, ainda que tenha milhes minha disposio.

Forja, Deslumbramento, 47

47

Ficaste muito srio, quando te confiei: A mim, para Nosso Senhor, tudo me parece pouco.

Forja, Deslumbramento, 48

48

Oxal possa dizerse que a caracterstica que define a tua vida "amar a Vontade de Deus".

Forja, Deslumbramento, 49

49

Qualquer trabalho, mesmo o mais escondido, mesmo o mais insignificante, oferecido a Nosso Senhor, leva a fora da vida de Deus!

12

Forja, Deslumbramento, 50

50

Sente a responsabilidade da tua misso: contemplate o Cu inteiro!

Forja, Deslumbramento, 51

51

Deus esperate! Por isso, a onde ests, tens de comprometerte a imitlo, a unirte a Ele, com alegria, com amor, com entusiasmo, ainda que se apresente a circunstncia ou uma situao permanente de ires a contragosto. Deus esperate... e precisa da tua fidelidade!

Forja, Deslumbramento, 52

52

Escrevias: "Ouote clamar, meu Rei, com uma voz viva: 'Ignem veni mittere in terram, et quid volo nisi ut accendatur?'. Vim trazer fogo terra, e que quero eu seno que arda?". Depois acrescentavas: "Senhor, respondote eu inteiro com os meus sentidos e potncias: 'Ecce ego quia vocasti me!'. Aqui me tens porque me chamaste!". Que esta tua resposta seja uma realidade quotidiana.

Forja, Deslumbramento, 53

53

Hsde ter a medida, a fortaleza, o sentido de responsabilidade que adquirem muitos com a passagem dos anos, com a velhice. Alcanars tudo isso, sendo jovem, se no perderes o sentido sobrenatural de filho de Deus: porque Ele te dar, mais do que aos ancios, essas condies convenientes para realizares o teu trabalho de apstolo.

Forja, Deslumbramento, 54

54

Gozas de uma alegria interior e de uma paz que no trocas por nada. Deus est aqui: no h nada melhor do que contarlhe a Ele as penas, para que deixem de ser penas.

13

Forja, Deslumbramento, 55

55

possvel que Cristo leve tantos anos vinte sculos a actuar na terra, e que o mundo esteja assim? perguntavasme. possvel que ainda haja gente que no conhea Nosso Senhor? insistias. E respondite com segurana: Ns temos a culpa!, ns que fomos chamados a ser coredentores e, s vezes, talvez muitas! , no correspondemos a essa Vontade de Deus.

Forja, Deslumbramento, 56

56

Humildade de Jesus: por contraste, que vergonha para mim p de esterco , que tantas vezes disfarcei a minha soberba sob uma capa de dignidade, de justia!... E assim, quantas ocasies de seguir o Mestre perdi ou no aproveitei, por no as ter sobrenaturalizado!

Forja, Deslumbramento, 57

57

Doce Me..., levanos at loucura que torne outros, loucos do nosso Cristo. Doce Senhora Maria: que o Amor no seja, em ns, falso incndio de fogos ftuos, produto s vezes de cadveres decompostos..., que seja verdadeiro incndio devorador, que faa arder e queime tudo o que atingir.

Forja, Luta, 58

58

Escolha divina significa e exige! santidade pessoal.

Forja, Luta, 59

59

Se corresponderes ao chamamento que Nosso Senhor te fez, a tua vida a tua pobre vida! deixar na histria da humanidade um sulco profundo e largo, luminoso e fecundo, eterno e divino.

14

Forja, Luta, 60

60

Sente em cada dia a obrigao de ser santo. Santo!, que no fazer coisas esquisitas: lutar na vida interior e no cumprimento herico, acabado, do dever.

Forja, Luta, 61

61

A santidade no consiste em grandes ocupaes. Consiste em lutar para que a tua vida no se apague no terreno sobrenatural; em que te deixes queimar at ltima fibra, servindo a Deus no ltimo lugar... ou no primeiro: onde Nosso Senhor te chamar.

Forja, Luta, 62

62

Nosso Senhor no se limitou a dizer que nos ama: demonstrounos esse amor com obras, com a vida inteira. E tu?

Forja, Luta, 63

63

Se amares Nosso Senhor hsde notar o bendito peso das almas, para levlas a Deus.

Forja, Luta, 64

64

Para quem quer viver de Amor, com maiscula, o meio termo muito pouco, mesquinhez, clculo ruim.

15

Forja, Luta, 65

65

Esta a receita para o teu caminho de cristo: orao, penitncia, trabalho sem descanso, com um cumprimento amoroso do dever.

Forja, Luta, 66

66

Meu Deus, ensiname a amar! Meu Deus, ensiname a orar!

Forja, Luta, 67

67

Devemos pedir a Deus a f, a esperana, a caridade, com humildade, com orao perseverante, com uma conduta honrada e com limpeza de vida.

Forja, Luta, 68

68

Dissesteme que no sabias como pagar me o zelo santo que te inundava a alma. Apresseime a responderte: Eu no te dou nenhuma vibrao; o Esprito Santo que ta concede. Amao, dte com ele. Assim, ilos amando mais e melhor, e agradecendo que seja Ele quem se instale na tua alma, para que tenhas vida interior.

Forja, Luta, 69

69

Luta por conseguir que o Santo Sacrifcio do Altar seja o centro e a raiz da tua vida interior, de maneira que toda a jornada se converta num acto de culto prolongamento da Missa que ouviste e preparao para a seguinte , que vai transbordando em jaculatrias, em visitas ao Santssimo, no oferecimento do teu trabalho profissional e da tua vida familiar...

16

Forja, Luta, 70

70

Procura dar graas a Jesus na Eucaristia, cantando louvores a Nossa Senhora, Virgem pura, sem mancha, aquela que trouxe Nosso Senhor ao mundo. E, com audcia de criana, atrevete a dizer a Jesus: Meu lindo Amor, bendita seja a Me que te trouxe ao mundo! Com certeza que lhe agradas, e por mais amor ainda na tua alma.

Forja, Luta, 71

71

O Evangelista S. Lucas conta que Jesus estava a orar... Como seria a orao de Jesus! Contempla devagar esta realidade: os discpulos tm intimidade com Jesus e, nessas conversas, Nosso Senhor ensinalhes tambm com as obras como hode rezar, e o grande portento da misericrdia divina: que somos filhos de Deus e que podemos dirigirnos a Ele, como um filho fala com o Pai.

Forja, Luta, 72

72

Ao acometer cada jornada para trabalhar junto de Cristo e atender tantas almas que o procuram, convencete de que no h mais do que um caminho: recorrer a Nosso Senhor. Somente na orao e com a orao aprendemos a servir os outros!

Forja, Luta, 73

73

A orao recordao no consiste em fazer discursos bonitos, frases grandiloquentes ou que consolem... Orao , s vezes, um olhar a uma imagem de Nosso Senhor ou de sua Me; outras, um pedido com palavras; outras, o oferecimento das boas obras, dos resultados da fidelidade... Como o soldado que est de guarda, assim temos de estar ns porta de Deus Nosso Senhor: e isso orao. Ou como se deita o cozinho aos ps do seu dono. No te importes de lho dizer: Senhor, aqui me tens como um co fiel; ou melhor, como um burrinho que no d coices a quem lhe quer bem. 17

Forja, Luta, 74

74

Todos havemos de ser "ipse Christus", o prprio Cristo. Assim nolo manda S. Paulo em nome de Deus: "Induimini Dominum Iesum Christum". Revestivos de Jesus Cristo. Cada um de ns tu! tem de ver como usa essa veste de que nos fala o Apstolo; cada um, pessoalmente, deve dialogar sem interrupo com Nosso Senhor.

Forja, Luta, 75

75

A tua orao no pode ficar em meras palavras: hde ter realidades e consequncias prticas.

Forja, Luta, 76

76

Orar o caminho para atalhar todos os males que padecemos.

Forja, Luta, 77

77

Darteei um conselho que no me cansarei de repetir s almas: que ames com loucura a Me de Deus, que Nossa Me.

Forja, Luta, 78

78

A heroicidade, a santidade, a audcia requerem uma constante preparao espiritual. Dars sempre, aos outros, s aquilo que tiveres; e, para dares Deus, hsde ter intimidade com Ele, viver a sua Vida, serviLo.

18

Forja, Luta, 79

79

No deixarei de insistir contigo, para que se te grave bem na alma: piedade!, piedade!, piedade!, j que, se faltares caridade, ser por escassa vida interior: no por teres mau carcter.

Forja, Luta, 80

80

Se fores bom filho de Deus, da mesma maneira que a criana necessita da presena dos pais ao levantar e ao deitar, o teu primeiro e o teu ltimo pensamento de cada dia sero para Ele.

Forja, Luta, 81

81

Tens de ser constante e exigente nas tuas normas de piedade, tambm quando ests cansado ou se tornam ridas. Persevera! Esses momentos so como os paus altos, pintados de vermelho, que, nas estradas de montanha, quando chega a neve, servem de ponto de referncia e indicam, sempre!, onde est o caminho seguro.

Forja, Luta, 82

82

Esforate por corresponder, em cada instante, ao que Deus te pede: tem vontade de o amar com obras. Com obras pequenas, mas sem deixar nem uma.

Forja, Luta, 83

83

A vida interior robustecese com a luta nas prticas dirias de piedade, que deves cumprir mais ainda: que deves viver! amorosamente, porque o nosso caminho de filhos de Deus de Amor.

19

Forja, Luta, 84

84

Procura Deus no fundo do teu corao limpo, puro; no fundo da tua alma, quando lhe s fiel, e no percas nunca essa intimidade! E se, alguma vez, no souberes como falarlhe nem que dizerlhe, ou no te atreveres a procurar Jesus dentro de ti, recorre a Maria, "tota pulchra", toda pura, maravilhosa, para lhe confiares: Senhora, nossa Me, Nosso Senhor quis que fosses Tu, com as tuas mos, quem cuidasse de Deus; ensiname ensinanos a todos a relacionarnos com o teu Filho!

Forja, Luta, 85

85

Inculcai nas almas o herosmo de fazer com perfeio as pequenas coisas de cada dia: como se de cada uma dessas aces dependesse a salvao do mundo.

Forja, Luta, 86

86

Com a tua vida de piedade, aprenders a praticar as virtudes prprias da tua condio de filho de Deus, de cristo. E juntamente com essas virtudes, adquirirs toda essa gama de valores espirituais, que parecem pequenos e so grandes; pedras preciosas que brilham, que temos de apanhar pelo caminho, para as levar aos ps do Trono de Deus, ao servio dos homens: a simplicidade, a alegria, a lealdade, a paz, as pequenas renncias, os servios que passam despercebidos, o fiel cumprimento do dever, a amabilidade...

Forja, Luta, 87

87

No cries mais obrigaes do que... a glria de Deus, o seu Amor, o seu Apostolado.

20

Forja, Luta, 88

88

Nosso Senhor fezte ver claramente o teu caminho de cristo no meio do mundo. Contudo, assegurasme que muitas vezes consideraste, com inveja dissesteme que no fundo era comodismo , a felicidade de ser um desconhecido, trabalhando, ignorado por todos, no ltimo canto... Deus e tu! Agora alm da ideia de missionar no Japo, vem tua cabea o pensamento dessa vida oculta e sacrificada... Mas se, ao ficar livre de outras santas obrigaes naturais, procurasses "esconderte", sem ser essa a tua vocao, numa instituio religiosa qualquer, no serias feliz. Faltarteia a paz; porque terias feito a tua vontade, no a de Deus. A tua "vocao", ento, teria outro nome: defeco, produto no de divina inspirao, mas do puro medo humano luta que se avizinha. E isso... no!

Forja, Luta, 89

89

Contra a vida limpa, a pureza santa, levantase uma grande dificuldade qual todos estamos expostos: o perigo do aburguesamento, na vida espiritual ou na vida profissional. O perigo tambm para os chamados por Deus ao matrimnio de nos sentirmos solteires, egostas, pessoas sem amor. Luta radicalmente contra esse risco, sem nenhumas concesses.

Forja, Luta, 90

90

Para vencer a sensualidade porque havemos de levar sempre s costas este burrinho do nosso corpo , tens de viver generosamente, diariamente, as pequenas mortificaes e, em certas alturas, as grandes; e tens de manterte na presena de Deus que nunca deixa de te ver.

Forja, Luta, 91

91

A tua castidade no se pode limitar a evitar a queda, a ocasio...; no pode ser, de modo nenhum, uma negao fria e matemtica. J reparaste que a castidade uma virtude e que, como tal, deve crescer e aperfeioarse? 21

No te basta, pois, ser continente segundo o teu estado , mas casto, com virtude herica.

Forja, Luta, 92

92

O "bonus odor Christi", o bom odor de Cristo tambm o da nossa vida limpa, o da castidade cada um no seu estado, repito , o da santa pureza que afirmao jubilosa: algo inteirio e delicado ao mesmo tempo, fino, que evita inclusivamente manifestaes de palavras inconvenientes, porque no podem agradar a Deus.

Forja, Luta, 93

93

Habituate a agradecer antecipadamente aos Anjos da Guarda..., para os comprometer mais.

Forja, Luta, 94

94

Devia poder aplicarse a todos os cristos o apelativo que se usou nos comeos: "portador de Deus". Age de tal maneira que possam atribuirte "com verdade" esse admirvel qualificativo.

Forja, Luta, 95

95

Considera o que aconteceria se os cristos no quisessem viver como tais... e rectifica a tua conduta!

Forja, Luta, 96

96

Contempla Nosso Senhor por detrs de cada acontecimento, de cada circunstncia, e assim sabers tirar de todos os sucessos mais amor de Deus e mais desejos de correspondncia, porque Ele esperanos sempre e oferecenos a possibilidade de cumprir continuamente esse propsito que fizemos: "serviam!", servirteei!

22

Forja, Luta, 97

97

Renova em cada dia o desejo eficaz de te aniquilares, de te abnegares, de te esqueceres de ti prprio, de caminhares "in novitate sensus", com uma vida nova, trocando esta nossa misria por toda a grandeza oculta e eterna de Deus.

Forja, Luta, 98

98

Senhor!, concedeme ser to teu que no entrem no meu corao nem os afectos mais santos, se no atravs do teu Corao chagado.

Forja, Luta, 99

99

Procura ser delicado, pessoa de boas maneiras. No sejas grosseiro! Delicado sempre, que no quer dizer afectado.

Forja, Luta, 100

100

A caridade tudo alcana. Sem caridade no se pode fazer nada. Amor, pois! o segredo da tua vida... Ama! Sofre com alegria. Enrijece a alma. Viriliza a vontade. Assegura a tua entrega ao querer de Deus e, com isto, vir a eficcia.

Forja, Luta, 101

101

S simples e piedoso como uma criana, e rijo e forte como um chefe.

23

Forja, Luta, 102

102

O mundo no pode dar a paz que a alegria traz consigo. Os homens esto sempre a fazer as pazes e andam sempre envolvidos em guerras, porque esqueceram o conselho de lutar por dentro, de recorrer ao auxlio de Deus, para que Ele vena, e consigam assim a paz no prprio eu, no prprio lar, na sociedade e no mundo. Se nos conduzirmos desta maneira, a alegria ser tua e minha, porque propriedade dos que vencem; e, com a graa de Deus que no perde batalhas , chamarnosemos vencedores, se formos humildes.

Forja, Luta, 103

103

A tua vida, o teu trabalho, no deve ser um labor negativo, no deve ser "antinada". deve ser! afirmao, optimismo, juventude, alegria e paz.

Forja, Luta, 104

104

H dois pontos capitais na vida dos povos: as leis acerca do matrimnio e as leis acerca do ensino; e a tm de estar firmes os filhos de Deus, lutando bem e com nobreza, por amor a todas as criaturas.

Forja, Luta, 105

105

A alegria um bem cristo, que possumos enquanto lutarmos, porque consequncia da paz. A paz fruto de ter vencido a guerra, e a vida do homem sobre a terra, lemos na Escritura Santa, luta.

Forja, Luta, 106

106

A nossa guerra divina uma maravilhosa sementeira de paz.

24

Forja, Luta, 107

107

Aquele que deixa de lutar causa um mal Igreja, sua empresa sobrenatural, aos seus irmos, a todas as almas. Faz exame: No podes empregar mais vibrao de amor a Deus, na tua luta espiritual? Eu rezo por ti... e por todos. Faz tu o mesmo.

Forja, Luta, 108

108

Jesus, se h em mim algo que te desagrade, dizmo, para que o arranquemos.

Forja, Luta, 109

109

H um inimigo da vida interior, pequeno, tolo, mas muito eficaz, desgraadamente: o pouco empenho no exame de conscincia.

Forja, Luta, 110

110

Na asctica crist, o exame de conscincia corresponde a uma necessidade de amor, de sensibilidade.

Forja, Luta, 111

111

Se alguma coisa no estiver de acordo com o esprito de Deus, deixaa imediatamente! Pensa nos Apstolos: eles no valiam nada, mas no nome do Senhor faziam milagres. S Judas, que possivelmente tambm fez milagres, se desencaminhou, porque se afastou voluntariamente de Cristo, porque no cortou, violenta e valentemente, com o que no estava de acordo com o esprito de Deus.

25

Forja, Luta, 112

112

Meu Deus, quando que me vou converter?

Forja, Luta, 113

113

No esperes pela velhice para ser santo: seria um grande erro! Comea agora, seriamente, gozosamente, alegremente, atravs das tuas obrigaes, do teu trabalho, da vida quotidiana... No esperes pela velhice para ser santo, porque, alm de ser um grande erro insisto , no sabes se chegar para ti.

Forja, Luta, 114

114

Roga ao Senhor que te conceda toda a sensibilidade necessria para dares conta da maldade do pecado venial; para o considerares como autntico e radical inimigo da tua alma; e para o evitares, com a graa de Deus.

Forja, Luta, 115

115

Com serenidade, sem escrpulos, tens de pensar na tua vida e pedir perdo e fazer o propsito firme, concreto e bem determinado, de melhorar neste aspecto e naquele outro: nesse pormenor que te custa e naquele que habitualmente no cumpres como deves, e bem o sabes.

Forja, Luta, 116

116

Enchete de bons desejos, que so uma coisa santa e que Deus louva. Mas no fiques apenas nisso! Tens que ser uma alma homem, mulher de realidades. Para levar a cabo esses bons desejos, precisas de formular propsitos claros, precisos. E, depois, meu filho, luta para plos em prtica, com a ajuda de Deus!

26

Forja, Luta, 117

117

Como devo fazer para que o meu amor a Nosso Senhor continue, para que aumente? perguntavasme vibrante. Filho, ir deixando o homem velho, tambm com a entrega alegre daquelas coisas, boas em si mesmas, mas que impedem o desprendimento do teu eu...; dizer a Nosso Senhor, com obras e continuamente: "aqui me tens, para o que quiseres".

Forja, Luta, 118

118

Santo! O filho de Deus deve exagerar na virtude, se que cabe exagero nisto..., porque os outros se revem nele, como num espelho, e, s apontando para muito alto, ficaro eles no meio termo.

Forja, Luta, 119

119

No te envergonhes de descobrir que tens no corao o "fomes peccati", a inclinao para o mal, que te acompanhar enquanto fores vivo, porque ningum est livre dessa carga. No te envergonhes, porque Nosso Senhor, que omnipotente e misericordioso, deunos todos os meios idneos para superar essa inclinao: os Sacramentos, a vida de piedade, o trabalho santificado. Empregaos com perseverana, disposto a comear e recomear, sem desnimo.

Forja, Luta, 120

120

Senhor, livrame de mim prprio!

Forja, Luta, 121

121

O apstolo, sem orao habitual e metdica, cai necessariamente na tibieza... e deixa de ser apstolo. 27

Forja, Luta, 122

122

Senhor, que seja outro a partir de agora: que no seja "eu", mas "aquele" que Tu desejas. Que no te negue nada do que me pedires. Que saiba orar. Que saiba sofrer. Que nada me preocupe a no ser a tua glria. Que sinta continuamente a tua presena. Que ame o Pai. Que te deseje a Ti, meu Jesus, numa permanente Comunho. Que o Esprito Santo me inflame.

Forja, Luta, 123

123

"Meus es tu", s meu manifestoute o Senhor. Que esse Deus, que toda a formosura e toda a sabedoria, toda a grandeza e toda a bondade, te diga a ti que s seu!..., e que tu no lhe saibas corresponder!

Forja, Luta, 124

124

No te podes admirar se sentires, na tua vida, aquele peso de que falava S. Paulo: "Vejo nos meus membros outra lei que se ope lei do meu esprito". Lembrate nessa altura que s de Cristo e vai ter com a Me de Deus, que tua Me: no te abandonaro.

Forja, Luta, 125

125

Recebe os conselhos que te derem na direco espiritual, como se viessem do prprio Jesus Cristo.

Forja, Luta, 126

126

Pedisteme uma sugesto para venceres nas tuas batalhas dirias, e respondite: Ao abrires a tua alma, conta em primeiro lugar o que terias preferido que no se

28

soubesse. Assim o diabo sai sempre vencido. Abre a tua alma com clareza e simplicidade, de par em par, para que entre, at ao ltimo recanto, o sol do Amor de Deus!

Forja, Luta, 127

127

Se o demnio mudo de que nos fala o Evangelho se meter na alma, deita tudo a perder. Mas, se o expulsarmos imediatamente, tudo sai bem, andase feliz, tudo corre bem. Propsito firme: "sinceridade selvagem" na direco espiritual, com educao delicada..., e que essa sinceridade seja imediata.

Forja, Luta, 128

128

Ama e procura a ajuda de quem dirige a tua alma. Na direco espiritual, pe a nu o teu corao, totalmente apodrecido, se estiver apodrecido! , com sinceridade, com vontade de te curares; se no, essa podrido no desaparecer nunca. Se recorreres a uma pessoa que s pode limpar a ferida superficialmente..., s um cobarde, porque no fundo vais ocultar a verdade, com prejuzo para ti prprio.

Forja, Luta, 129

129

Nunca tenhas medo de dizer a verdade, sem esquecer que algumas vezes melhor ficar calado, por caridade para com o prximo. Mas no te cales nunca por preguia, por comodismo ou por cobardia.

Forja, Luta, 130

130

O mundo vive da mentira; e h vinte sculos que a Verdade veio aos homens. preciso dizer a verdade! E os filhos de Deus tm de fazlo. Quando os homens se habituarem a proclamla e a ouvila, haver mais compreenso nesta nossa terra.

29

Forja, Luta, 131

131

Seria uma falsa caridade, diablica, mentirosa caridade, ceder em matria de f. "Fortes in fide", fortes na f, firmes, como exige S. Pedro. No fanatismo, mas simplesmente viver a f: no significa desamor para ningum. Cedemos em tudo o que acidental, mas na f no cabe a cedncia: no podemos dar o azeite das nossas lmpadas, porque depois vem o Esposo e encontraas apagadas.

Forja, Luta, 132

132

Humildade e obedincia so condies indispensveis para receber a boa doutrina.

Forja, Luta, 133

133

Acolhe a palavra do Papa com uma adeso religiosa, humilde, interna e eficaz: servelhe de eco!

Forja, Luta, 134

134

Ama, venera, reza, mortificate cada dia com mais amor pelo Romano Pontfice, pedra basilar da Igreja, que prolonga entre todos os homens, ao longo dos sculos e at ao fim dos tempos, aquele trabalho de santificao e governo que Jesus confiou a Pedro.

Forja, Luta, 135

135

O teu maior amor, a tua maior estima, a tua mais profunda venerao, a tua obedincia mais rendida, o teu maior afecto hde ser tambm para o ViceCristo na terra, para o Papa. Os catlicos tm de pensar que, depois de Deus e da nossa Me a Virgem Santssima, na hierarquia do amor e da autoridade, vem o Santo Padre.

30

Forja, Luta, 136

136

Que a considerao diria do duro peso que grava sobre o Papa e sobre os bispos, te urja a venerlos, a estimlos com verdadeiro afecto, a ajudlos com a tua orao.

Forja, Luta, 137

137

Torna o teu amor a Nossa Senhora mais vivo, mais sobrenatural. No vs ter com Santa Maria s para pedir. Vai tambm para dar!: darlhe afecto; darlhe amor para o seu divino Filho; manifestarlhe esse carinho com obras ao servio dos outros, que so tambm seus filhos.

Forja, Luta, 138

138

Jesus o modelo: imitemolo! Imitemolo, servindo a Igreja Santa e todas as almas.

Forja, Luta, 139

139

Ao contemplares a cena da Encarnao, refora na tua alma a deciso da "humildade prtica". Repara que Ele se abaixou, tomando a nossa pobre natureza. Por isso, em cada dia, hsde reagir imediatamente, com a graa de Deus, aceitando querendo as humilhaes com que Nosso Senhor te deparar.

Forja, Luta, 140

140

Vive a vida crist com naturalidade! Insisto: d a conhecer Cristo na tua conduta, tal como reproduz a imagem um espelho normal, que no deforma, que no faz caricatura. Se fores normal, como esse espelho, reflectirs a vida de Cristo e mostrlas aos outros.

31

Forja, Luta, 141

141

Se s frvolo, se te preocupas apenas com a tua comodidade pessoal, se centras a existncia dos outros e at a do mundo em ti prprio, no tens o direito de te chamares cristo nem de te considerares discpulo de Cristo: porque Ele marcou o limite da exigncia em oferecer por cada um "et animam suam": a prpria alma, a vida inteira.

Forja, Luta, 142

142

Procura que a "humildade de entendimento" seja, para ti, um axioma. Pensa nisso devagar e... no verdade que no se compreende que possa haver "soberbos de entendimento"? Bem o explicava aquele santo doutor da Igreja: " uma desordem detestvel que o homem, vendo Deus feito criana, queira, apesar disso, continuar a parecer grande sobre a terra".

Forja, Luta, 143

143

Quando tiveres algum ao teu lado seja quem for , procura a maneira, sem fazer coisas estranhas, de lhe contagiares a tua alegria de ser e de viver como filho de Deus.

Forja, Luta, 144

144

Grande e bela a misso de servir que o Divino Mestre nos confiou. Por isso, este bom esprito grande dignidade de senhor! compatibilizase perfeitamente com o amor liberdade, que hde impregnar o trabalho dos cristos.

Forja, Luta, 145

145

Tu no podes tratar ningum com falta de misericrdia; e, se te parecer que uma pessoa determinada no digna dessa misericrdia, tens de pensar que tu tambm no mereces nada: no mereces ter sido criado, nem ser cristo, nem ser filho de Deus, nem pertencer tua famlia...

32

Forja, Luta, 146

146

No descuides a prtica da correco fraterna, manifestao clara da virtude sobrenatural da caridade. Custa; mais cmodo eximirse; mais cmodo, mas no sobrenatural! E dars contas a Deus destas omisses.

Forja, Luta, 147

147

A correco fraterna, quando tiveres de fazla, deve estar cheia de delicadeza de caridade! na forma e no fundo, pois naquele momento s instrumento de Deus.

Forja, Luta, 148

148

Se souberes querer aos outros e difundir, entre todos, esse carinho caridade de Cristo, fina, delicada , apoiarvoseis uns aos outros, e o que for a cair sentirse amparado e urgido com essa fortaleza fraterna, para ser fiel a Deus.

Forja, Luta, 149

149

Fomenta o teu esprito de mortificao nos pormenores de caridade, com o af de tornar amvel para todos o caminho de santidade no meio do mundo: s vezes, um sorriso pode ser a melhor prova do esprito de penitncia.

Forja, Luta, 150

150

Oxal saibas, diariamente e com generosidade, contrariarte, alegre e discretamente, para servir e para tornar agradvel a vida aos outros. Este modo de proceder verdadeira caridade de Jesus Cristo.

33

Forja, Luta, 151

151

Hsde procurar que, onde estiveres, haja esse "bom humor" essa alegria que fruto da vida interior.

Forja, Luta, 152

152

Cuida o exerccio de uma mortificao muito interessante: que as tuas conversas no girem volta de ti mesmo.

Forja, Luta, 153

153

Um bom modo de fazer exame de conscincia: Recebi como expiao, neste dia, as contradies vindas da mo de Deus?; as que me proporcionaram os meus companheiros, com o seu temperamento?; as da minha prpria misria? Soube oferecer a Nosso Senhor, como expiao, a prpria dor que sinto de o ter ofendido, tantas vezes!? Oferecilhe a vergonha dos meus rubores interiores e humilhaes, ao considerar o pouco que avano no caminho das virtudes?

Forja, Luta, 154

154

Mortificaes habituais, acostumadas: sim, mas no sejas monomanaco! No devem limitarse necessariamente s mesmas, o habitual, o acostumado sem se acostumar deve ser o esprito da mortificao.

Forja, Luta, 155

155

Tu queres pr os ps sobre as pegadas de Cristo, vestirte com a sua veste; identificarte com Jesus: pois que a tua f seja operativa e sacrificada, com obras de servio, lanando fora o que estorva.

34

Forja, Luta, 156

156

A santidade tem a flexibilidade dos msculos soltos. Quem quer ser santo sabe comportarse de tal maneira que, ao mesmo tempo que faz uma coisa que o mortifica, omite se no for ofensa a Deus outra que tambm lhe custa, e d graas a Nosso Senhor por esta comodidade. Se os cristos actuassem de outra maneira, corriam o risco de se tornarem tesos, sem vida, como uma boneca de trapos. A santidade no tem a rigidez do carto; sabe sorrir, ceder, esperar. vida: vida sobrenatural.

Forja, Luta, 157

157

No me deixes, Me!: faz com que procure o teu Filho; faz com que encontre o teu Filho; faz com que ame o teu Filho... com todo o meu ser! Lembrate, Senhora, lembrate.

Forja, Derrota, 158

158

Quando temos a vista turva, quando os olhos perdem clareza, precisamos de nos dirigir para a luz. E Jesus Cristo dissenos que Ele a Luz do mundo e que veio curar os doentes. Por isso, as tuas doenas, as tuas quedas se o Senhor as permitir no devem afastarte de Cristo: devem aproximarte dele!

Forja, Derrota, 159

159

Queixavame a um amigo que, por causa da minha misria, parecia que Jesus passava... e me deixava sozinho. Imediatamente reagi com dor, cheio de confiana: No assim, meu Amor; fui eu, sem dvida, que me afastei de Ti: nunca mais!

35

Forja, Derrota, 160

160

Suplica ao Senhor a sua graa, para te purificares com Amor... e com a penitncia constante.

Forja, Derrota, 161

161

Dirigete a Nossa Senhora e pedelhe que te faa a oferta prova do seu carinho por ti da contrio, da compuno pelos teus pecados e pelos pecados de todos os homens e mulheres de todos os tempos, com dor de Amor. E com essa disposio, atrevete a acrescentar: Me, Vida, minha Esperana, conduzme pela tua mo..., e se h alguma coisa agora em mim que desagrada ao meu PaiDeus, concedeme que a veja e que, entre os dois a arranquemos. Continua sem medo: clementssima, piedosa, doce Virgem Santa Maria!, roga por mim, para que, cumprindo a amabilssima Vontade do teu Filho, seja digno de alcanar e gozar as promessas de Nosso Senhor Jesus.

Forja, Derrota, 162

162

Minha Me do Cu, faz com que eu regresse ao fervor, entrega, abnegao: numa palavra, ao Amor.

Forja, Derrota, 163

163

No sejas comodista! No esperes pelo novo ano para tomares resolues: todos os dias so bons para as decises boas. "Hodie, nunc!". Hoje, agora! Costumam ser uns pobres derrotistas os que esperam pelo ano novo para comear..., porque, alm disso, depois... no comeam!

36

Forja, Derrota, 164

164

De acordo, actuaste mal por debilidade. Mas no entendo como no reages com conscincia clara: no podes fazer coisas ms e dizer ou pensar que so santas ou que no tm importncia.

Forja, Derrota, 165

165

Lembrate sempre disto: as potncias espirituais nutremse com o que os sentidos lhes proporcionam. Guardaos bem!

Forja, Derrota, 166

166

Perdes a paz e bem o sabes! , quando consentes em pontos que levam ao descaminho. Decidete a ser coerente e responsvel.

Forja, Derrota, 167

167

A recordao, inesquecvel, dos favores recebidos de Deus deve ser sempre um impulso vigoroso; e, mais ainda, na hora da tribulao.

Forja, Derrota, 168

168

H uma nica doena mortal, um nico erro funesto: conformarse com a derrota, no saber lutar com esprito de filhos de Deus. Se faltar esse esforo pessoal, a alma paralisase e jaz sozinha, incapaz de dar fruto. Com essa cobardia, a criatura obriga Nosso Senhor a pronunciar as palavras que Ele ouviu ao paraltico, na piscina probtica: "Hominem non habeo!". No tenho homem! Que vergonha se Jesus no encontrasse em ti o homem, a mulher que espera!

37

Forja, Derrota, 169

169

A luta asctica no algo negativo nem, portanto, odioso, mas afirmao alegre. um desporto. O bom desportista no luta para alcanar uma s vitria e primeira tentativa. Preparase, treinase durante muito tempo, com confiana e serenidade: tenta uma e outra vez e, mesmo que no princpio no triunfe, insiste tenazmente, at superar o obstculo.

Forja, Derrota, 170

170

Espero tudo de Ti, meu Jesus: converteme!

Forja, Derrota, 171

171

Quando aquele sacerdote, nosso amigo, assinava "o pecador", faziao convencido de escrever a verdade. Meu Deus, purificame tambm a mim!

Forja, Derrota, 172

172

Se cometeste um erro, pequeno ou grande, regressa a Deus depressa! Saboreia as palavras do salmo: "cor contritum et humiliatum, Deus, non despicies", Nosso Senhor nunca desprezar nem se desentender de um corao contrito e humilhado.

Forja, Derrota, 173

173

D voltas na tua cabea e na tua alma: Senhor, quantas vezes, cado, me levantaste e, perdoado, me abraaste contra o teu Corao! D voltas..., e no te separes nunca mais dele.

38

Forja, Derrota, 174

174

Vste como um pobrezinho a quem o amo tirou a libr s pecador! , e entendes a nudez sentida pelos nossos primeiros pais. Devias estar sempre a chorar. E muito choraste; muito sofreste. No entanto, s muito feliz. No te trocarias por ningum. O teu "gaudium cum pace", a tua alegria serena, h muitos anos que a no perdes. Agradecela a Deus, gostarias de levar a todos o segredo da felicidade. Sim, compreendese que muitas vezes tenham dito apesar de no te importares nada com o "que dizem" que s "homem de paz".

Forja, Derrota, 175

175

Alguns fazem apenas o que est ao alcance das pobres criaturas que so, e perdem o tempo. Repetese letra a experincia de Pedro: "praeceptor, per totam noctem laborantes nihil cepimus!". Mestre, trabalhmos toda a noite e no pescmos nada. Se trabalham por conta prpria, sem unidade com a Igreja, sem a Igreja, que eficcia pode ter esse apostolado? Nenhuma! Tm de persuadirse que, por sua conta, nada podero. Tens de ajudlos a continuar a ouvir o relato evanglico: "in verbo autem tuo laxabo rete", fiado na tua palavra, lanarei a rede. Ento a pesca ser abundante e eficaz. Que bonito rectificar, quando se fez, por qualquer razo, um apostolado por conta prpria!

Forja, Derrota, 176

176

Escreves, e copio: "'Domine, tu scis quia amo te!'. Senhor, tu sabes que te amo! Quantas vezes, Jesus, repito e torno a repetir, como uma ladainha agridoce, essas palavras do teu Cefas: porque sei que te amo, mas estou to pouco seguro de mim, que no me atrevo a dizerto claramente. H tantas negaes na minha vida perversa! 'Tu scis, Domine!'. Tu sabes que te amo! Que as minhas obras, Jesus, nunca desdigam destes impulsos do meu corao". Insiste nesta tua orao, que Ele certamente ouvir.

39

Forja, Derrota, 177

177

Repete confiadamente: Senhor, se as minhas lgrimas tivessem sido contrio!... Pedelhe com humildade que te conceda a dor que desejas.

Forja, Derrota, 178

178

Quanta vilania na minha conduta e quanta infidelidade graa! Minha Me, Refgio dos pecadores, roga por mim, que nunca mais entorpea a obra de Deus na minha alma.

Forja, Derrota, 179

179

To perto de Cristo, tantos anos, e... to pecador! A intimidade de Jesus contigo no te arranca soluos?

Forja, Derrota, 180

180

No me falta a verdadeira alegria, pelo contrrio... E, contudo, ante o conhecimento da prpria baixeza, lgico clamar com S. Paulo: "Que homem to infeliz sou!". Assim crescem as nsias de arrancar de raiz a barreira que o prprio eu levanta.

Forja, Derrota, 181

181

No te assustes nem desanimes, ao descobrires que tens erros... e que erros! Luta por arranclos. E, desde que lutes, convencete de que bom que sintas todas essas debilidades porque, se no, serias um soberbo: e a soberba afasta de Deus.

40

Forja, Derrota, 182

182

Pasma ante a bondade de Deus, porque Cristo quer viver em ti..., tambm quando percebes todo o peso da pobre misria, desta pobre carne, desta vileza, deste pobre barro. Sim, tambm nessa altura, tem presente esse chamamento de Deus: Jesus Cristo que Deus, que Homem, entendeme e atendeme, porque meu Irmo e meu Amigo.

Forja, Derrota, 183

183

Vives contente, muito feliz, ainda que em certas alturas notes o arranho da tristeza e, inclusivamente, palpes quase habitualmente um sedimento real de pesar. Essa alegria e essa angstia podem coexistir, cada uma no seu "homem": aquela, no novo; a outra, no velho.

Forja, Derrota, 184

184

A humildade nasce como fruto do conhecimento de Deus e do conhecimento de si prprio.

Forja, Derrota, 185

185

Senhor, peote um presente: Amor..., um Amor que me deixe limpo. E mais outro presente: conhecimento prprio, para me encher de humildade.

Forja, Derrota, 186

186

So santos os que lutam at ao final da sua vida: os que se sabem levantar sempre depois de cada tropeo, de cada queda, para prosseguir valentemente o caminho com humildade, com amor, com esperana.

41

Forja, Derrota, 187

187

Se os teus erros te fazem mais humilde, se te levam a procurar agarrar com mais fora a mo divina, so caminho de santidade: "felix culpa!", bendita culpa!, canta a Igreja.

Forja, Derrota, 188

188

A orao mesmo a minha! omnipotente.

Forja, Derrota, 189

189

A humildade leva cada alma a no desanimar ante os prprios erros. A verdadeira humildade leva... a pedir perdo!

Forja, Derrota, 190

190

Se eu fosse leproso, a minha me abraarmeia. Sem medo nem hesitaes, beijarmeia as chagas. E, ento, a Virgem Santssima? Ao sentir que temos lepra, que estamos chagados, temos de gritar: Me! E a proteco da nossa Me como um beijo nas feridas, que nos consegue a cura.

Forja, Derrota, 191

191

No sacramento da Penitncia, Jesus perdoanos. Nele se nos aplicam os mritos de Cristo, que por nosso amor est na Cruz, de braos estendidos e pregado ao madeiro, mais do que com os cravos, com o Amor que nos tem.

42

Forja, Derrota, 192

192

Se alguma vez cares, filho, recorre prontamente Confisso e direco espiritual: mostra a ferida!, para que te curem a fundo, para que te tirem todas as possibilidades de infeco, mesmo que te doa como numa operao cirrgica.

Forja, Derrota, 193

193

A sinceridade indispensvel para progredir na unio com Deus. Se dentro de ti, meu filho, h algo que no queres que se saiba, desembucha! Diz primeiro, como sempre te aconselho, o que gostarias de ocultar. Depois de ter desabafado na Confisso, como nos sentimos bem!

Forja, Derrota, 194

194

"Nam, et si ambulavero in medio umbrae mortis, non timebo mala", mesmo que ande no meio das sombras da morte, nada temerei. Nem as minhas misrias nem as tentaes do inimigo me preocuparo, "quoniam tu mecum es", porque Nosso Senhor est comigo.

Forja, Derrota, 195

195

Jesus, considerando agora mesmo as minhas misrias, digote: Deixate enganar pelo teu filho, como esses pais bons, carinhosos, que pem nas mos do seu menino a ddiva que dele querem receber..., porque sabem muito bem que as crianas nada tm. E que alvoroo o do pai e o do filho, ainda que ambos estejam no segredo!

Forja, Derrota, 196

196

Jesus, Amor, no quero pensar que posso voltar a ofenderte!... "Tuus sum ego..., salvum me fac!". Sou teu: salvame!

43

Forja, Derrota, 197

197

A ti, que te vs com tanta falta de virtudes, de talento, de condies..., no te d vontade de clamar como Bartimeu, o cego: Jesus, filho de David, tem compaixo de mim!? Que bonita jaculatria para repetires muitas vezes: Senhor, tem compaixo de mim! Ouvirte e atenderte.

Forja, Derrota, 198

198

Fomenta na tua alma o af de reparao, para conseguires cada dia uma contrio maior.

Forja, Derrota, 199

199

Se fores fiel, poders chamarte vencedor. Na tua vida, mesmo que percas alguns combates, no conhecers derrotas. No existem fracassos convencete , se actuares com rectido de inteno e com desejo de cumprir a Vontade de Deus Nesse caso, com xito ou sem ele, triunfars sempre, porque ters feito o trabalho com Amor.

Forja, Derrota, 200

200

Tenho a certeza de que Ele acolheu a tua splica humilde e vibrante: , meu Deus!, no me importa o que possam dizer; perdo pela minha vida infame: que seja santo!... Mas s para Ti.

44

Forja, Derrota, 201

201

Na vida do cristo tem de ser "tudo" para Deus: tambm as debilidades pessoais, rectificadas!, que Nosso Senhor compreende e perdoa.

Forja, Derrota, 202

202

Que te fiz, Jesus, para me quereres assim? Ofenderte... e amarte. Amarte: a isso se vai resumir a minha vida.

Forja, Derrota, 203

203

Todas estas consolaes do Amo no sero para que eu esteja pendente dele, servindoo nas coisas pequenas, para poder assim servilo nas grandes? Propsito: dar gosto ao bom Jesus nos pormenores minsculos da vida quotidiana

Forja, Derrota, 204

204

preciso amar a Deus, porque o corao foi feito para amar. Por isso, se no o pusermos em Deus, em Nossa Senhora, nossa Me, nas almas..., com um afecto limpo, o corao vingase... e convertese numa vermineira.

Forja, Derrota, 205

205

Diz ao Senhor, com todas as veras da tua alma: Apesar de todas as minhas misrias, estou louco de Amor, estou bbado de Amor.

45

Forja, Derrota, 206

206

Dodo de tanta queda, daqui em diante, com a ajuda de Deus, estarei sempre na Cruz.

Forja, Derrota, 207

207

O que pela carne foi perdido, pela carne seja pago: faz penitncia generosa.

Forja, Derrota, 208

208

Invoca o Senhor, suplicandolhe o esprito de penitncia prprio de quem todos os dias se sabe vencer, oferecendolhe caladamente e com abnegao esse constante vencimento.

Forja, Derrota, 209

209

Repete na tua orao pessoal, quando sentires a fraqueza da carne: Senhor, Cruz para este meu pobre corpo, que se cansa e revolta!

Forja, Derrota, 210

210

Que boa razo a daquele sacerdote, quando pregava assim: "Jesus perdooume toda a multido dos meus pecados quanta generosidade! , apesar da minha ingratido. E se a Maria Madalena foram perdoados muitos pecados, porque muito amou, a mim, a quem ainda mais foi perdoado, que grande dvida de amor me fica!". Jesus, at loucura e ao herosmo! Com a tua graa, Senhor, ainda que seja preciso morrer por Ti, j no te abandonarei.

46

Forja, Derrota, 211

211

Lzaro ressuscitou porque ouviu a voz de Deus; e quis imediatamente sair daquele estado. Se no tivesse "querido" mexerse, teria morrido de novo. Propsito sincero: ter sempre f em Deus; ter sempre esperana em Deus; amar sempre a Deus... que nunca nos abandona, mesmo que estejamos apodrecidos como Lzaro.

Forja, Derrota, 212

212

Admira este paradoxo amvel da condio de cristo: a nossa prpria misria que nos leva a refugiarnos em Deus, a "endeusarnos", e com Ele podemos tudo.

Forja, Derrota, 213

213

Quando tiveres cado ou te encontrares angustiado pelo peso das tuas misrias, repete com segura esperana: Senhor, olha que estou doente; Senhor, Tu que por meu amor morreste na Cruz, vem curarme. Confia, insisto: persevera dirigindote ao seu Corao amantssimo. Como aos leprosos do Evangelho, darte sade.

Forja, Derrota, 214

214

Enchete de confiana em Deus e tem, cada dia mais profundo, um grande desejo de no fugir nunca dele.

Forja, Derrota, 215

215

Virgem Imaculada, Me!, no me abandones: olha como se enche de lgrimas o meu pobre corao. No quero ofender o meu Deus! J sei, e penso que nunca o esquecerei, que no valho nada: quanto me pesa a minha insignificncia, a minha solido! Mas... no estou sozinho: tu, Doce Senhora, e o

47

meu Pai Deus no me deixais. Ante a rebelio da minha carne e ante as razes diablicas contra a minha F, amo a Jesus e creio: Amo e Creio.

Forja, Pessimismo, 216

216

Com a graa de Deus, hsde acometer e realizar o impossvel..., porque o possvel qualquer um o faz.

Forja, Pessimismo, 217

217

Rejeita o teu pessimismo e no consintas pessimistas a teu lado. preciso servir a Deus com alegria e com abandono.

Forja, Pessimismo, 218

218

Afasta de ti essa prudncia humana que te faz to precavido, perdoame!, to cobarde. No sejamos pessoas de via estreita, homens ou mulheres menores de idade, de vistas curtas, sem horizonte sobrenatural...! Porventura trabalhamos para ns? No! Pois, ento, digamos sem medo: Jesus da minha alma, trabalhamos para Ti, e... vais negarnos os meios materiais? Bem conheces como somos ruins; contudo eu no me conduziria assim com um criado que me servisse... Por isso esperamos, temos a certeza que nos dars o necessrio para te servir.

Forja, Pessimismo, 219

219

Acto de f: nada se pode contra Ele! Nem contra os seus! No te esqueas disto.

48

Forja, Pessimismo, 220

220

No desanimes, para a frente!, para a frente com uma teimosia que santa e que se chama, no terreno espiritual, perseverana.

Forja, Pessimismo, 221

221

Meu Deus: acodes sempre s necessidades verdadeiras.

Forja, Pessimismo, 222

222

No ests pior. O que acontece que agora tens mais luzes para te conheceres: evita at o mais pequeno assomo de desnimo!

Forja, Pessimismo, 223

223

No caminho da santificao pessoal, pode, s vezes, terse a impresso que, em vez de avanar, se retrocede; que, em vez de melhorar, se piora. Enquanto houver luta interior, esse pensamento pessimista apenas uma iluso, um engano que convm repelir. Persevera com tranquilidade: se lutas com tenacidade, progrides no teu caminho e santificaste.

Forja, Pessimismo, 224

224

Secura interior no tibieza. No tbio, a gua da graa no penetra, resvala... Pelo contrrio, h sequeiros, aparentemente ridos, que, com poucas gotas de chuva, se enchem a seu tempo de flores e de frutos saborosos. Por isso, quando nos convenceremos da importncia da docilidade aos chamamentos divinos de cada instante, porque Deus nos espera precisamente a?! 49

Forja, Pessimismo, 225

225

Tem esperteza santa: no aguardes que Nosso Senhor te envie contrariedades; adiantate, tu, com a expiao voluntria. Ento no as acolhers com resignao que palavra velha , mas com Amor: palavra eternamente jovem.

Forja, Pessimismo, 226

226

Hoje, pela primeira vez, tiveste a sensao de que tudo se torna mais simples, de que tudo se "descomplica": vs, finalmente, eliminados problemas que te preocupavam. E compreendes que estaro mais e melhor resolvidos, quanto mais te abandonares nos braos do teu Pai Deus. Por que esperas para te conduzir sempre este tem de ser o motivo do teu viver! como um filho de Deus?

Forja, Pessimismo, 227

227

Dirigete a Nossa Senhora Me, Filha, Esposa de Deus, nossa Me e pedelhe que te obtenha da Trindade Santssima mais graas: a graa da f, da esperana, do amor, da contrio, para que, quando na vida parecer que sopra um vento forte, seco, capaz de murchar essas flores da alma, no murche as tuas... nem as dos teus irmos.

Forja, Pessimismo, 228

228

Enchete de f, de segurana! Diznos Nosso Senhor pela boca de Jeremias: "Orabitis me, et ego exaudiam vos". Sempre que recorrerdes a Mim, sempre que fizerdes orao!, Eu escutarvosei.

Forja, Pessimismo, 229

229

Refiro tudo a Ti, meu Deus. Sem Ti que s meu Pai , que seria de mim?

50

Forja, Pessimismo, 230

230

Deixame darte um conselho de alma experiente: a tua orao a tua vida tem de ser orar sempre deve ter a confiana da "orao de uma criana".

Forja, Pessimismo, 231

231

Apresentam um doente a Jesus, e Ele olhao. Contempla bem a cena e medita nas suas palavras: "Confide, fili". Tem confiana, filho. Isso dizto o Senhor, quando sentes o peso dos teus erros: f! A f a primeira coisa; depois, deixarse levar como o paraltico: obedincia interior e submissa!

Forja, Pessimismo, 232

232

Filho, com as tuas prprias foras, no podes nada no terreno sobrenatural; mas, sendo instrumento de Deus, poders tudo!: "omnia possum in eo qui me confortat!", tudo posso naquele que me confronta!, pois Ele quer, pela sua bondade, utilizar instrumentos ineptos, como tu e como eu.

Forja, Pessimismo, 233

233

Sempre que fizeres orao, esforate por ter a f dos doentes do Evangelho. Deves ter a certeza de que Jesus te escuta.

Forja, Pessimismo, 234

234

Minha Me! As mes da terra olham com maior predileco para o filho mais dbil, o mais doente, o menos esperto, o pobre defeituoso... Senhora!, eu sei que tu s mais Me que todas as mes juntas... E como sou teu filho... E como sou dbil, e doente..., e defeituoso..., e feio...

51

Forja, Pessimismo, 235

235

Faltanos f. No dia em que vivermos esta virtude confiando em Deus e na sua Me , seremos valentes e leais. Deus, que o Deus de sempre, far milagres pelas nossas mos. Dme, Jesus, essa f que de verdade desejo! Minha Me e Senhora minha, Maria Santssima, faz com que eu creia!

Forja, Pessimismo, 236

236

Uma firme resoluo: abandonarme em Jesus Cristo, com todas as minhas misrias. E o que Ele quiser, em cada instante, "fiat", faase!

Forja, Pessimismo, 237

237

Nunca desanimes, porque Nosso Senhor est sempre disposto a darte a graa necessria para essa nova converso que necessitas, para essa ascenso no terreno sobrenatural.

Forja, Pessimismo, 238

238

Bendito seja Deus! dizias depois de acabar a tua Confisso sacramental. E pensavas: como se voltasse a nascer. Depois, prosseguiste com serenidade: "Domine, quid me vis facere?". Senhor, que queres que faa? E deste a resposta tu prprio: Com a tua Graa, por cima de tudo e de todos, cumprirei a tua Santssima Vontade: "serviam!", servirteei sem condies!

Forja, Pessimismo, 239

239

Narra o Evangelista que os Magos, "videntes stellam", ao verem de novo a estrela, se encheram de uma grande alegria.

52

Alegramse, filho, com esse gozo imenso, porque fizeram o que deviam; e alegramse porque tm a certeza de que chegaro at ao Rei, que nunca abandona aqueles que o procuram.

Forja, Pessimismo, 240

240

Quando amares de verdade a Vontade de Deus, no deixars de ver, mesmo nos momentos de maior trepidao, que o nosso Pai do Cu est sempre perto, muito perto, ao teu lado, com o seu Amor eterno, com o seu carinho infinito.

Forja, Pessimismo, 241

241

Se o panorama da tua vida interior, da tua alma, est escuro, deixate conduzir pela mo, como faz o cego. Nosso Senhor, com o tempo, premeia essa humilhao de render a cabea, dando nova luz.

Forja, Pessimismo, 242

242

Ter medo de alguma coisa ou de algum, mas especialmente de quem dirige a nossa alma, imprprio de um filho de Deus.

Forja, Pessimismo, 243

243

No te comove ouvir uma palavra de afecto para com a tua me? Pois a Nosso Senhor acontece o mesmo. No podemos separar Jesus de sua Me.

Forja, Pessimismo, 244

244

Em momentos de esgotamento, de fastio, recorre confiadamente ao Senhor, dizendolhe como aquele nosso amigo: "Jesus, v l o que fazes...: antes de comear a luta, j estou cansado". Ele te dar a sua fora.

53

Forja, Pessimismo, 245

245

Se no houver dificuldades, as tarefas no tm graa humana... nem sobrenatural. Se, ao pregar um prego na parede, no encontrares resistncia, o que que nele poders pendurar?

Forja, Pessimismo, 246

246

Parece mentira que um homem como tu que dizes saberte nada se atreva a pr obstculos graa de Deus. isso que fazes com a tua falsa humildade, com a tua "objectividade", com o teu pessimismo.

Forja, Pessimismo, 247

247

Dme a tua graa para deixar tudo o que se refere minha pessoa. No devo ter mais preocupaes que a tua Glria..., numa palavra, o teu Amor. Tudo por Amor!

Forja, Pessimismo, 248

248

"Ouvindo isto que o Rei tinha vindo terra , Herodes perturbouse e com ele toda a Jerusalm". a vida quotidiana! O mesmo acontece agora: ante a grandeza de Deus, que se manifesta de mil maneiras, no faltam pessoas mesmo com autoridade que se perturbam. Porque... no amam a Deus totalmente; porque no so pessoas que verdadeiramente desejem encontrlo; porque no querem seguir as suas inspiraes e tornamse obstculo ao caminho divino. Est prevenido, continua a trabalhar, no te preocupes, procura o Senhor, reza... e Ele triunfar.

54

Forja, Pessimismo, 249

249

No ests sozinho. Nem tu nem eu podemos encontrarnos sozinhos. E, menos ainda, se vamos a Jesus por Maria, pois uma Me que nunca nos abandona.

Forja, Pessimismo, 250

250

Quando te parecer que o Senhor te abandona, no te entristeas: procurao com mais empenho! Ele, o Amor, no te deixa sozinho. Persuadete de que "te deixa s" por Amor, para que vejas com clareza na tua vida o que seu e o que teu.

Forja, Pessimismo, 251

251

Diziasme: "Vejome no s incapaz de ir para a frente no caminho, mas tambm incapaz de salvarme minha pobre alma! , sem um milagre da graa. Estou frio e pior indiferente: como se fosse um espectador do "meu caso", a quem no importasse o que contempla. Sero estreis estes dias? E, contudo, a minha Me minha Me e Jesus atrevome? o meu Jesus! E h almas santas, agora mesmo a pedir por mim". Continua a andar pela mo da tua Me repliqueite e "atrevete" a dizer a Jesus que Ele teu. Pela sua bondade, Ele por luzes claras na tua alma.

Forja, Pessimismo, 252

252

Dme, Jesus, Cruz sem cireneus. Digo mal: a tua graa, a tua ajuda fazme falta, como para tudo; s Tu o meu Cireneu. Contigo, meu Deus, no h provao que me assuste... Mas, e se a Cruz fosse o tdio, a tristeza? Digote, Senhor, que, Contigo, estaria alegremente triste.

55

Forja, Pessimismo, 253

253

No te perdendo a Ti, no haver para mim pena que o seja.

Forja, Pessimismo, 254

254

Jesus no nega a ningum a sua palavra, e uma palavra que sara, que consola, que ilumina. Recordemolo sempre, tu e eu, tambm quando nos encontrarmos fatigados pelo peso do trabalho ou da contradio.

Forja, Pessimismo, 255

255

No esperes o aplauso das pessoas pelo teu trabalho. Mais!: no esperes sequer, s vezes, que te compreendam outras pessoas e instituies que tambm trabalham por Cristo. Procura somente a glria de Deus e, amando a todos, no te preocupes se alguns no te entendem.

Forja, Pessimismo, 256

256

Se h montanhas, obstculos, incompreenses, embrulhadas, que satans quer e Nosso Senhor permite, hsde ter f, f com obras, f com sacrifcio, f com humildade.

Forja, Pessimismo, 257

257

Ante a aparente esterilidade do apostolado, assaltamte as cristas de uma onda de desalento, que a tua f repele com firmeza... Mas reparas que necessitas de mais f, humilde, viva e operativa. Tu, que desejas a salvao das almas, grita como o pai daquele rapaz doente,

56

possesso: "Domine, adiuva incredulitatem meam!" Senhor, ajuda a minha incredulidade! No duvides: o milagre repetirse.

Forja, Pessimismo, 258

258

Que bonita orao, para repetires com frequncia, a daquele amigo que pedia por um sacerdote preso por dio religio: "Meu Deus, consolao, porque sofre perseguio por Ti. Quantos sofrem, porque te servem!". Que alegria d a Comunho dos Santos!

Forja, Pessimismo, 259

259

Essas medidas que alguns governos tomam para assegurarem a morte da f nos seus pases, recordamme os selos do Sindrio no Sepulcro de Jesus. Ele, que no estava sujeito a nada nem a ningum, apesar desses entraves, ressuscitou!

Forja, Pessimismo, 260

260

A soluo amar. O Apstolo S. Joo escreve umas palavras que me dizem muito: "qui autem timet, non est perfectus in caritate". Traduzoo assim, quase literalmente: quem tem medo, no sabe amar. Portanto, tu, que tens amor e sabes querer, no podes ter medo de nada! Para a frente!

Forja, Pessimismo, 261

261

Deus est contigo. Na tua alma em graa habita a Santssima Trindade. Por isso, tu, apesar das tuas misrias, podes e deves estar em contnuo dilogo com Nosso Senhor.

57

Forja, Pessimismo, 262

262

Hsde orar sempre, sempre. Hsde sentir a necessidade de recorrer a Deus, depois de cada xito e de cada fracasso na vida interior.

Forja, Pessimismo, 263

263

Que a tua orao seja sempre um sincero e real acto de adorao a Deus.

Forja, Pessimismo, 264

264

Ao trazerte Igreja, Nosso Senhor pste na alma um selo indelvel, por meio do baptismo: s filho de Deus. No o esqueas!

Forja, Pessimismo, 265

265

D muitas graas a Jesus, porque por Ele, com Ele e n'Ele, tu podes chamarte filho de Deus.

Forja, Pessimismo, 266

266

Se nos sentimos filhos predilectos do nosso Pai dos Cus o que somos! , como que no estamos sempre alegres? Pensa bem nisto.

58

Forja, Pessimismo, 267

267

Quando dava a Sagrada Comunho, aquele sacerdote tinha vontade de gritar: a te entrego a Felicidade!

Forja, Pessimismo, 268

268

Agiganta a tua f na Sagrada Eucaristia. Pasma ante essa realidade inefvel!: temos Deus connosco, podemos receblo cada dia e, se quisermos, falamos intimamente com Ele, como se fala com o amigo, como se fala com o irmo, como se fala com o pai, como se fala com o Amor.

Forja, Pessimismo, 269

269

Que bonita a nossa vocao de cristos de filhos de Deus! , que nos d na terra a alegria e a paz que o mundo no pode dar!

Forja, Pessimismo, 270

270

Dme, Senhor, o amor com que queres que te ame.

Forja, Pessimismo, 271

271

Naquela manh, para superar a sombra do pessimismo que te assaltava, tambm insististe, como fazes diariamente..., mas "metestete" mais com o teu Anjo. Lanastelhe "piropos" e dissestelhe que te ensinasse a amar Jesus, pelo menos, pelo menos, como ele o ama... E ficaste tranquilo.

59

Forja, Pessimismo, 272

272

Pede tua Me Maria, a S. Jos, ao teu Anjo da Guarda..., que falem a Nosso Senhor, dizendolhe o que tu, pela tua falta de jeito, no sabes exprimir.

Forja, Pessimismo, 273

273

Enchete de segurana: ns temos por Me a Me de Deus, a Santssima Virgem Maria, Rainha do Cu e do Mundo.

Forja, Pessimismo, 274

274

Jesus nasceu numa gruta em Belm, diz a Escritura, "porque no havia lugar para eles na estalagem". No me afasto da verdade teolgica, se te disser que Jesus ainda est procura de pousada no teu corao.

Forja, Pessimismo, 275

275

O Nosso Senhor est na Cruz, dizendo: Eu padeo para que os homens meus irmos sejam felizes, no s no Cu, mas tambm, na medida do possvel, na terra, se acatarem a Santssima Vontade do meu Pai celestial.

Forja, Pessimismo, 276

276

verdade que nada podes acrescentar pelo teu lado, Deus quem faz tudo na tua alma. Mas que no seja assim, do ponto de vista da tua correspondncia.

60

Forja, Pessimismo, 277

277

Exercitate na virtude da esperana, perseverando por Deus e ainda que te custe no teu trabalho bem acabado, com a convico que o teu esforo no intil ante Nosso Senhor.

Forja, Pessimismo, 278

278

Quando na tua luta diria, composta normalmente por muitos poucos, h desejos e realidades de agradar a Deus continuamente, assegurote: nada se perde!

Forja, Pessimismo, 279

279

Pensa, porque assim: que bom Nosso Senhor que me procurou, que me fez conhecer este caminho santo para ser eficaz, para amar as criaturas todas e darlhes a paz e a alegria! Este pensamento deve concretizarse imediatamente em propsitos.

Forja, Pessimismo, 280

280

Sabes que no hde faltarte a graa de Deus, porque te escolheu desde a eternidade. E, se te tratou assim, hde conceder todos os auxlios para seres fiel como filho. Caminha, pois, com segurana e com correspondncia actual.

Forja, Pessimismo, 281

281

Peo Me de Deus que saiba, que queira sorrirnos... e sorrir. E, alm disso, premiar a nossa generosidade na terra a mil por um: a mil por um, lhe peo!

61

Forja, Pessimismo, 282

282

Pratica uma caridade alegre, doce e vigorosa, humana e sobrenatural; caridade afectuosa que saiba acolher todos com um sincero sorriso habitual; que saiba compreender as ideias e os sentimentos dos outros. Assim, suave e fortemente, sem ceder na conduta pessoal nem na doutrina, a caridade de Cristo, bem vivida, darte o esprito de conquista: ters cada dia mais fome de trabalho pelas almas.

Forja, Pessimismo, 283

283

Filho, diziate convencido: no se me ocultam os "obstculos" que encontraremos, para pegar a nossa "loucura" a outros apstolos. Alguns deles podero parecer insuperveis..., mas "inter medium montium pertransibunt aquae", as guas passaro atravs das montanhas: o esprito sobrenatural e o mpeto do nosso zelo perfuraro os montes, e superaremos esses obstculos.

Forja, Pessimismo, 284

284

"Meu Deus, meu Deus! Todos igualmente queridos, por Ti, em Ti e Contigo: e, agora, todos dispersos" queixavaste, ao verte de novo sozinho e sem meios humanos. Mas, imediatamente, Nosso Senhor ps na tua alma a segurana de que Ele resolveria tudo. E dissestelhe: Tu arranjars as coisas! Efectivamente, o Senhor disps tudo antes, mais e melhor do que tu esperavas.

Forja, Pessimismo, 285

285

justo que o Pai e o Filho e o Esprito Santo coroem a Virgem como Rainha e Senhora de toda a criao. Aproveitate desse poder! e, com atrevimento filial, unete a essa festa do Cu. Eu coroo a Me de Deus e minha Me com as minhas misrias purificadas, porque no tenho pedras preciosas nem virtudes. nimo!

62

Forja, Podes!, 286

286

Quero prevenirte de uma dificuldade que talvez possa aparecer: a tentao do cansao, do desalento. No est ainda fresca a recordao de uma vida a tua sem rumo, sem meta, sem graa, que a luz de Deus e a tua entrega encaminharam e encheram de alegria? No troques disparatadamente isto por aquilo.

Forja, Podes!, 287

287

Se notas que no podes, seja por que motivo for, dizlhe, abandonandote nele: Senhor, confio em ti, abandonome em Ti, mas ajuda a minha debilidade! E cheio de confiana, repetelhe: Olha para mim, Jesus, sou um trapo sujo; a experincia da minha vida to triste, no mereo ser teu filho. Dilo...; e dilo muitas vezes. No tardars em ouvir a sua voz: "Ne timeas!". No temas! Ou tambm: "Surge et ambula!". Levantate e caminha!

Forja, Podes!, 288

288

Comentavasme, ainda indeciso: Como se notam essas alturas em que Nosso Senhor me pede mais! S me veio cabea lembrarte: Asseguravasme que s querias identificarte com Ele, porque resistes ento?

Forja, Podes!, 289

289

Oxal saibas cumprir esse propsito que tiraste: "Cada dia morrer um pouco para mim mesmo".

63

Forja, Podes!, 290

290

A alegria, o optimismo sobrenatural e humano, so compatveis com o cansao fsico, com a dor, com as lgrimas porque temos corao , com as dificuldades na nossa vida interior ou na tarefa apostlica. Ele, "perfectus Deus, perfectus homo", perfeito Deus e perfeito homem, que tinha toda a felicidade do Cu, quis experimentar a fadiga e o cansao, o pranto e a dor..., para que percebermos que para ser sobrenaturais temos de ser muito humanos.

Forja, Podes!, 291

291

Vs claramente que Jesus te pede orao... E, no entanto, que falta de correspondncia! Tudo te custa muito: s como a criana que tem preguia de aprender a andar. Mas no teu caso no s preguia. tambm medo, falta de generosidade.

Forja, Podes!, 292

292

Repete com frequncia: Jesus, se alguma vez se insinuar na minha alma a dvida entre seguir o que Tu me pedes ou outras ambies nobres, digote desde agora que prefiro o teu caminho, custe o que custar. No me deixes!

Forja, Podes!, 293

293

Procura a unio com Deus e enchete de esperana virtude segura! , porque Jesus te iluminar, mesmo na noite mais escura, com a luz da sua misericrdia.

Forja, Podes!, 294

294

Assim discorria a tua orao: "Pesamme as minhas misrias, mas no me angustiam porque sou filho de Deus. Expiar. Amar... E acrescentavas desejo servirme da minha debilidade, como S. Paulo, persuadido de que Nosso Senhor no abandona os que confiam nele".

64

Continua assim confirmeite porque, com a graa de Deus, poders e superars as tuas misrias e debilidades.

Forja, Podes!, 295

295

Qualquer momento propcio para fazer um propsito eficaz, para dizer creio, para dizer espero, para dizer amo.

Forja, Podes!, 296

296

Aprende a louvar o Pai e o Filho e o Esprito Santo. Aprende a ter uma devoo especial Santssima Trindade: creio em Deus Pai, creio em Deus Filho, creio em Deus Esprito Santo; espero em Deus Pai, espero em Deus Filho, espero em Deus Esprito Santo; amo a Deus Pai, amo a Deus Filho, amo a Deus Esprito Santo. Creio, espero e amo a Trindade Santssima. Faz falta esta devoo como um exerccio sobrenatural da alma, que se traduz em actos do corao, mesmo que nem sempre se verta em palavras.

Forja, Podes!, 297

297

O sistema, o mtodo, o processo, a nica maneira de termos vida abundante e fecunda em frutos sobrenaturais seguir o conselho do Esprito Santo, que nos chega atravs dos Actos dos Apstolos: "omnes erant perseverantes unanimiter in oratione", todos perseveravam unanimemente na orao. Sem orao, nada!

Forja, Podes!, 298

298

O meu Senhor Jesus tem um Corao mais sensvel que todos os coraes de todos os homens bons juntos. Se um homem bom (medianamente bom) sabe que uma determinada pessoa lhe quer bem, sem esperar nenhuma recompensa ou prmio (ama por amar); e conhece tambm que essa pessoa s deseja que ele no se oponha a ser amado, mesmo que seja de longe..., no tardar em corresponder a um amor to desinteressado. Se o Amado to poderoso que tudo pode, estou convencido que, alm de acabar por se render ante o amor fiel da criatura (apesar das misrias dessa pobre alma), dar ao amante a beleza, a cincia e o poder sobrehumanos que forem precisos, 65

para que os olhos de Jesus no se manchem, ao fixarse no pobre corao que o adora. Criana, ama: ama e espera.

Forja, Podes!, 299

299

Se com sacrifcio semeias Amor, tambm colhers Amor.

Forja, Podes!, 300

300

Criana, no ardes em desejos de fazer com que todos o amem?

Forja, Podes!, 301

301

Jesusmenino, Jesusadolescente: gosto de verte assim, Senhor, porque... me atrevo a mais. Gosto de verte pequenino, como que desamparado, para imaginar que tens necessidade de mim.

Forja, Podes!, 302

302

Sempre que entro no oratrio, digo ao Senhor voltei a ser criana que ningum O ama mais do que eu.

Forja, Podes!, 303

303

Que maravilhosa a eficcia da Sagrada Eucaristia, na aco e, antes, no esprito das pessoas que a recebem com frequncia e piedosamente.

66

Forja, Podes!, 304

304

Se aqueles homens, por um bocado de po mesmo sendo muito grande o milagre da multiplicao , se entusiasmaram e te aclamaram, que devemos fazer ns pelos muitos dons que nos concedeste e, especialmente, porque te entregas a ns sem reservas na Eucaristia?

Forja, Podes!, 305

305

Menino bom: como beijam as flores, a carta, a recordao de quem amam, os amadores da terra!... E tu? Poders esquecerte alguma vez de que o tens sempre a teu lado... a Ele!? Esqueceste... de que o podes comer?

Forja, Podes!, 306

306

Assoma muitas vezes a cabea ao oratrio, para dizeres a Jesus: ... abandonome nos teus braos. Deixa a seus ps o que tens: as tuas misrias! Desta maneira, apesar da turbamulta de coisas que levas dentro de ti, nunca perders a paz.

Forja, Podes!, 307

307

Reza confiante com o Salmista: "Senhor, Tu s o meu refgio e a minha fortaleza, confio em Ti!". Garantote que Ele te preservar das insdias do "demnio meridiano" nas tentaes e... nas quedas! , quando a idade e as virtudes tinham de ser maduras, quando devias saber de cor que s Ele a Fortaleza.

Forja, Podes!, 308

308

Tu pensas que, na vida, se agradece um servio prestado de m vontade? Evidentemente, no. E at se conclui: seria melhor que o no fizesse. 67

E tu achas que podes servir a Deus com m cara? No! Hsde servilo com alegria, apesar das tuas misrias, que havemos de eliminar com a ajuda divina.

Forja, Podes!, 309

309

Assaltamte dvidas, tentaes com aspecto elegante. Gosto de te ouvir: vse que o demnio te considera inimigo, e que a graa de Deus no te desampara. Continua a lutar!

Forja, Podes!, 310

310

A maior parte dos que tm problemas pessoais, "tmnos" pelo egosmo de pensar em si prprios.

Forja, Podes!, 311

311

Parece que h calma. Mas o inimigo de Deus no dorme... Tambm o Corao de Jesus vela! Essa a minha esperana.

Forja, Podes!, 312

312

A santidade est na luta, em saber que temos defeitos e em procurar heroicamente evitlos. A santidade insisto est em superar esses defeitos..., mas morreremos com defeitos: se no, j to disse, seramos uns soberbos.

Forja, Podes!, 313

313

Obrigado, Senhor, porque, ao permitires a tentao, nos ds tambm a beleza e a fortaleza da tua graa, para sermos vencedores! Obrigado, Senhor, pelas tentaes que permites, para sermos humildes!

68

Forja, Podes!, 314

314

No me abandones, meu Senhor: no vs a que abismo sem fundo iria parar este teu pobre filho? Minha Me: sou tambm teu filho.

Forja, Podes!, 315

315

No se pode levar uma vida limpa sem a ajuda divina. Deus quer a nossa humildade, quer que lhe peamos a sua ajuda, atravs da nossa Me e sua Me. Tens que dizer a Nossa Senhora, agora mesmo, na solido acompanhada do teu corao, falando sem rudo de palavras: Minha Me, este meu pobre corao rebelase algumas vezes... Mas se Tu me ajudares... E ajudarte, para que o conserves limpo e continues pelo caminho a que Deus te chamou: Nossa Senhora facilitarte sempre o cumprimento da Vontade de Deus.

Forja, Podes!, 316

316

Para guardar a santa pureza, a limpeza de vida, hsde amar e praticar a mortificao diria.

Forja, Podes!, 317

317

Quando sentires o aguilho da pobre carne que, s vezes, ataca com violncia, beija o Crucifixo, beijao muitas vezes!, com eficcia de vontade, ainda que te parea que o fazes sem amor.

Forja, Podes!, 318

318

Pete cada dia diante de Nosso Senhor e, como aquele homem necessitado do Evangelho, dizlhe devagar, com todo o af do teu corao: "Domine, ut videam!". Senhor, que veja!; que veja o que Tu esperas de mim e lute para te ser fiel.

69

Forja, Podes!, 319

319

Meu Deus, que fcil perseverar, sabendo que Tu s o Bom Pastor, e ns tu e eu... ovelhas do teu rebanho! Porque bem nos consta que o Bom Pastor d a sua vida inteira por cada uma das suas ovelhas.

Forja, Podes!, 320

320

Hoje, na tua orao, confirmastete no propsito de ser santo. Compreendote quando acrescentas, concretizando: Sei que o conseguirei, no porque esteja seguro de mim, Jesus, mas porque... estou seguro de Ti.

Forja, Podes!, 321

321

Tu, sozinho, sem contar com a graa, no poders nada de proveito, porque cortaste o caminho das relaes com Deus. Com a graa, pelo contrrio, podes tudo.

Forja, Podes!, 322

322

Queres aprender com Cristo e seguir o exemplo da sua vida? Abre o Santo Evangelho e escuta o dilogo de Deus com os homens..., contigo.

Forja, Podes!, 323

323

Jesus bem sabe o que conveniente..., e eu amo e amarei sempre a sua Vontade. Ele quem maneja "os cordelinhos" e, se for um meio para o nosso fim, apesar desses homens sem Deus que se empenham em levantar obstculos, darme o que lhe peo.

70

Forja, Podes!, 324

324

A f verdadeira descobrese pela humildade. "Dicebat enim intra se", dizia aquela pobre mulher dentro de si: "Si tetigero tantum vestimentum eius, salva ero". Se tocar a orla do seu manto, ficarei curada. Que humildade a sua, fruto e sinal da sua f!

Forja, Podes!, 325

325

Se Deus te d a carga, Deus te dar a fora.

Forja, Podes!, 326

326

Invoca o Esprito Santo no exame de conscincia, para conheceres mais a Deus, para te conheceres a ti prprio e, deste modo, poderes converterte em cada dia.

Forja, Podes!, 327

327

Direco espiritual. No te oponhas a que revolvam a tua alma, com sentido sobrenatural e com santo atrevimento, para comprovarem at que ponto podes e queres! dar glria a Deus.

Forja, Podes!, 328

328

"Quomodo fiet istud quoniam virum non cognosco?". Como poder realizarse este prodgio, se no conheo varo? Pergunta de Maria ao Anjo, que reflexo do seu Corao sincero. Olhando para a Virgem Santa, confirmeime numa norma clara: para ter paz e viver em paz, temos de ser muito sinceros com Deus, com aqueles que dirigem a nossa alma e connosco prprios.

71

Forja, Podes!, 329

329

O menino tolo chora e esperneia quando a me lhe espeta carinhosamente um alfinete no dedo para tirar o espinho que se enterrou... O menino ajuizado, talvez com os olhos cheios de lgrimas porque a carne fraca , olha agradecido para a me boa que o faz sofrer um pouco, para evitar males maiores. Jesus, que eu seja menino ajuizado.

Forja, Podes!, 330

330

Menino, pobre burrinho: se, com Amor, Nosso Senhor limpou as tuas negras costas, habituadas ao esterco, e te aparelha com arreios de cetim e sobre eles pe jias deslumbrantes, pobre burrico!, no te esqueas de que "podes", por culpa tua, deitar a magnfica carga ao cho..., mas tu sozinho "no podes" voltar a carregla.

Forja, Podes!, 331

331

Descansa na filiao divina. Deus um Pai o teu Pai! cheio de ternura, de infinito amor. Chamalhe Pai muitas vezes e dizlhe, a ss, que o amas, que o amas muito, muito, que sentes o orgulho e a fora de ser seu filho.

Forja, Podes!, 332

332

A alegria consequncia necessria da filiao divina, de nos sabermos queridos com predileco pelo nosso Pai Deus que nos acolhe, nos ajuda e nos perdoa. Lembrate bem e sempre: mesmo que alguma vez parea que tudo vem abaixo, nada se desmorona, porque Deus no perde batalhas.

Forja, Podes!, 333

333

A maior prova de agradecimento a Deus amar apaixonadamente a nossa condio de seus filhos.

72

Forja, Podes!, 334

334

Ests como o pobrezinho que de repente sabe que filho do Rei! Por isso j s te preocupa na terra a Glria toda a Glria do teu Pai Deus.

Forja, Podes!, 335

335

Menino amigo, diz: Jesus, sabendo que te amo e que me amas, nada mais importa: tudo corre bem.

Forja, Podes!, 336

336

Pedi muitas coisas a Nossa Senhora, afirmavasme. E corrigiaste: digo mal, expus muitas coisas a Nossa Senhora.

Forja, Podes!, 337

337

"Tudo posso naquele que me conforta". Com Ele no h possibilidade de fracasso, e desta persuaso nasce o santo "complexo de superioridade" para enfrentar as tarefas com esprito de vencedores, porque Deus nos concede a sua fortaleza.

Forja, Podes!, 338

338

Ante a tela, com af de superao, exclamava aquele artista: Senhor, quero pintarte trinta e oito coraes, trinta e oito anjos rebentando sempre de amor por Ti: trinta e oito maravilhas bordadas no teu cu, trinta e oito sis no teu manto, trinta e oito chamas, trinta e oito amores, trinta e oito loucuras, trinta e oito alegrias... Depois, humilde, reconhecia: Isto a imaginao e o desejo. A realidade so trinta e oito figuras pouco conseguidas que, mais que dar satisfao, mortificam a vista.

73

Forja, Podes!, 339

339

No podemos ter a pretenso de que os Anjos nos obedeam... Mas temos a absoluta segurana de que os Santos Anjos nos ouvem sempre.

Forja, Podes!, 340

340

Deixate conduzir por Deus. Levarte pelo "seu caminho", servindose de adversidades sem conta..., e at talvez da tua ociosidade, para se ver que a tua tarefa realizada por Ele.

Forja, Podes!, 341

341

Pedelhe sem medo, insiste. Lembrate da cena que nos relata o Evangelho sobre a multiplicao dos pes. Olha com que magnanimidade corresponde aos Apstolos: Quantos pes tendes? Cinco?... Que me pedis?... E Ele d seis, cem, milhares... Porqu? Porque Cristo v as nossas necessidades com uma sabedoria divina, e com a sua omnipotncia pode e chega mais longe que os nossos desejos. Nosso Senhor v mais para mais alm da nossa pobre lgica e infinitamente generoso!

Forja, Podes!, 342

342

Quando se trabalha por Deus, preciso ter "complexo de superioridade" fizte notar. Mas perguntavasme isso no uma manifestao de soberba? No! uma consequncia da humildade, de uma humildade que me faz dizer: Senhor, Tu s o que s. Eu sou a negao. Tu tens todas as perfeies: o poder, a fortaleza, o amor, a glria, a sabedoria, o imprio, a dignidade... Se eu me unir a Ti, como um filho quando se pe nos braos fortes do pai ou no regao maravilhoso da me, sentirei o calor da tua divindade, sentirei as luzes da tua sabedoria, sentirei correr pelo meu sangue a tua fortaleza.

74

Forja, Podes!, 343

343

Se tiveres presena de Deus, por cima da tempestade que ensurdece, no teu olhar brilhar sempre o sol; e, por baixo das vagas tumultuosas e devastadoras, reinaro a calma e a serenidade na tua alma.

Forja, Podes!, 344

344

Para um filho de Deus cada jornada tem de ser uma ocasio para se renovar, com a segurana de que, ajudado pela graa, chegar ao fim do caminho, que o Amor. Por isso, vais bem, se comeares e recomeares. Se tiveres moral de vitria, se lutares, com o auxlio de Deus vencers! No h dificuldade que no possas superar!

Forja, Podes!, 345

345

Vai at Belm, aproximate do Menino, baila com Ele, dizlhe muitas coisas vibrantes, apertao contra o corao... No estou a falar de infantilidades: falo de amor! E o amor manifestase com factos: na intimidade da tua alma, bem o podes abraar!

Forja, Podes!, 346

346

Recordaremos a Jesus que somos crianas. E as crianas, as crianas pequenitas e simples, muito sofrem para subir um degrau! Aparentemente, esto ali a perder tempo. Por fim, sobem. Agora, outro degrau. Com as mos e os ps, e com o impulso do corpo todo, conseguem um novo triunfo: outro degrau. E voltam a comear. Que esforos! J faltam poucos..., mas, ento, uma escorregadela... e eilo!... por a abaixo. Toda dorida, num mar de lgrimas, a pobre criana comea, recomea a subida. Assim acontece connosco, Jesus, quando estamos sozinhos. Peganos Tu nos teus braos amveis, como um Amigo grande e bom da criana simples; no nos deixes enquanto no chegarmos l acima; e ento oh ento! , saberemos corresponder ao teu Amor misericordioso com audcias infantis, dizendote, doce Senhor, que, fora de Maria e de Jos, no houve nem haver mortal e houveos muito loucos que te queira como te quero eu.

75

Forja, Podes!, 347

347

Aconselheite a no te importares de fazer pequenas infantilidades: desde que esses actos no sejam rotineiros, no sero estreis. Um exemplo: suponhamos que uma alma, que vai pela via da infncia espiritual, se sente movida a agasalhar todas as noites, nas horas do sono, uma imagem de madeira da Santssima Virgem. O entendimento rebelase contra semelhante aco, por lhe parecer claramente intil. Mas a alma pequena, tocada pela graa, v perfeitamente que uma criana, por amor, actuaria assim. Ento, a vontade viril, que tm todos os que so espiritualmente pequenos, erguese, obrigando o entendimento a renderse... E se aquela alma infantil continua todos os dias a aconchegar a imagem de Nossa Senhora, faz tambm todos os dias uma pequena criancice fecunda aos olhos de Deus.

Forja, Podes!, 348

348

Quando fores sinceramente criana e seguires por caminhos de infncia se o Senhor te levar por a , sers invencvel.

Forja, Podes!, 349

349

Um pedido confiante de filho pequeno: eu gostaria de ter, Senhor, uma compuno como a que tiveram aqueles que mais te souberam agradar.

Forja, Podes!, 350

350

Deixars de ser criana, se algum ou algo se interpuser entre ti e Deus.

76

Forja, Podes!, 351

351

No devo pedir nada a Jesus: limitarmeei a agradarlhe em tudo e a contarlhe as coisas, como se ele no as soubesse, da mesma maneira que um menino pequeno faz com o seu pai.

Forja, Podes!, 352

352

Menino, diz a Jesus: no me conformo com menos que Contigo.

Forja, Podes!, 353

353

Que coisas mais pueris dizes ao teu Senhor na tua orao de infncia espiritual! Com a confiana de um menino que fala ao Grande Amigo, de cujo amor tem a certeza, confiaslhe: Que eu viva s para a tua Glria! Recordas e reconheces lealmente que fazes tudo mal: Isso, meu Jesus acrescentas , no te pode chamar a ateno: impossvel que eu faa alguma coisa bem feita. Ajudame Tu, flo Tu por mim e vers como tudo corre bem. A seguir, audazmente e sem te apartares da verdade, continuas: Empapame, embebedame com o teu Esprito e assim farei a Tua Vontade. Quero fazla. Se no a fao..., porque no me ajudas. Mas, oh se me ajudas!

Forja, Podes!, 354

354

Hsde sentir a necessidade urgente de te veres pequeno, desprovido de tudo, dbil. Ento lanartes no regao da nossa Me do Cu, com jaculatrias, com olhares de afecto, com prticas de piedade mariana... que esto no mago do teu esprito filial. Ela protegerte.

77

Forja, Podes!, 355

355

Acontea o que acontecer, persevera no teu caminho; persevera, alegre e optimista, porque Nosso Senhor empenhase em varrer todos os obstculos. Ouveme bem: tenho a certeza de que, se lutares, sers santo!

Forja, Podes!, 356

356

Quando Nosso Senhor os chamou, os primeiros Apstolos estavam junto do barco velho e junto das redes rotas, remendandoas. O Senhor disselhes para o seguirem: e eles "statim", imediatamente, "relictis omnibus", abandonando todas as coisas, tudo!, seguiramno... E acontece algumas vezes que ns, que desejamos imitlos, no acabamos por abandonar tudo e ficanos um apego no corao, um erro na nossa vida, que no queremos cortar para o oferecer ao Senhor. Examina o teu corao bem a fundo? No hde ficar l nada que no seja dele; se no, no o amamos bem, nem tu nem eu...

Forja, Podes!, 357

357

Apresenta a Nosso Senhor, com sinceridade e constantemente, os teus desejos de santidade e de apostolado..., e ento no se quebrar o pobre vaso da tua alma; ou, se se partir, recomporse com nova graa, e continuar a servir para a tua prpria santidade e para o apostolado.

Forja, Podes!, 358

358

A tua orao hde ser a do filho de Deus; no a dos hipcritas que hode ouvir de Jesus aquelas palavras: "Nem todo o que diz Senhor!, Senhor!, entrar no Reino dos Cus". A tua orao, o teu clamar "Senhor!, Senhor!" hde ir unido, de mil formas diferentes ao longo do dia, ao desejo e ao esforo eficaz por cumprir a Vontade de Deus.

78

Forja, Podes!, 359

359

Menino, dizlhe: Jesus, eu no quero que o demnio se apodere das almas!

Forja, Podes!, 360

360

Se foste escolhido, chamado pelo Amor de Deus para o seguir, tens obrigao de corresponder ... e tens tambm o dever, no menos forte, de conduzir, de contribuir para a santidade e o bom caminhar dos homens teus irmos.

Forja, Podes!, 361

361

nimo!..., tambm quando o caminho se torna duro. No te d alegria que a fidelidade aos teus compromissos de cristo dependa em boa parte de ti? Enchete de gozo e renova livremente a tua deciso: Senhor, eu tambm quero, conta com a minha pequenez.

Forja, Podes!, 362

362

Deus no te arranca do teu ambiente, no te tira do mundo, nem do teu estado, nem das tuas ambies humanas nobres, nem do teu trabalho profissional... mas, a, querte santo!

Forja, Podes!, 363

363

Com a testa encostada ao cho e na presena de Deus, considera (porque assim) que s uma coisa mais suja e desprezvel que o lixo varrido pela vassoura. E, apesar de tudo, Nosso Senhor escolheute.

79

Forja, Podes!, 364

364

Quando te decidirs?!... Muitos, tua volta, levam uma vida sacrificada por um motivo simplesmente humano; essas pobres criaturas no se lembram que so filhos de Deus e conduzemse assim talvez apenas por soberba, para se destacarem, para conseguirem uma vida futura mais cmoda: abstmse de tudo! E tu, que tens o doce peso da Igreja, dos teus, dos teus colegas e amigos, motivos pelos quais vale a pena gastarse, que fazes?, com que sentido de responsabilidade reages?

Forja, Podes!, 365

365

Senhor! Porque me procuraste a mim que sou a negao , havendo tantos santos, sbios, ricos e cheios de prestgio? Tens razo..., precisamente por isso, agradeceo com obras e com amor.

Forja, Podes!, 366

366

Jesus, que na tua Igreja Santa perseverem todos no caminho, seguindo a sua vocao crist, como os Magos seguiram a estrela: desprezando os conselhos de Herodes..., que no lhes faltaro.

Forja, Podes!, 367

367

Peamos a Jesus Cristo que o fruto da sua Redeno cresa abundante nas almas: ainda mais, mais, mais abundante!, divinamente abundante! E, para isso, que nos faa bons filhos da sua Me bendita.

Forja, Podes!, 368

368

Queres um segredo para ser feliz?: Dte e serve os outros, sem esperar que te agradeam. 80

Forja, Podes!, 369

369

Se actuares viveres e trabalhares face a Deus, por razes de amor e de servio, com alma sacerdotal, ainda que no sejas sacerdote, toda a tua aco adquire um genuno sentido sobrenatural, que mantm a tua vida inteira unida fonte de todas as graas.

Forja, Podes!, 370

370

Ante o imenso panorama de almas que nos espera, ante essa preciosa e tremenda responsabilidade, talvez te ocorra pensar o mesmo que eu s vezes penso: comigo todo esse trabalho? Comigo que sou to pouca coisa? Temos de abrir ento o Evangelho e contemplar como Jesus cura o cego de nascena: com barro feito de p da terra e de saliva. E esse o colrio que d luz a uns olhos cegos! Isso somos tu e eu. Com o conhecimento da nossa fraqueza, do nosso nenhum valor, mas com a graa de Deus e a nossa boa vontade somos colrio!, para iluminar, para emprestar a nossa fortaleza aos outros e a ns prprios.

Forja, Podes!, 371

371

Dizialhe uma alma apostlica: Jesus, v o que fazes..., eu no trabalho para mim...

Forja, Podes!, 372

372

Se perseverares na orao com "perseverana pessoal", Deus Nosso Senhor darte os meios de que necessitares, para seres mais eficaz e para estenderes o seu reinado no mundo. Mas necessrio que permaneas fiel: pede, pede, pede... Achas que te comportas assim?

81

Forja, Podes!, 373

373

O Senhor quer os seus filhos por todos os caminhos honestos da terra, lanando a semente da compreenso, do perdo, da convivncia, da caridade, da paz. O que que tu fazes?

Forja, Podes!, 374

374

A Redeno est a fazerse, ainda neste momento..., e tu s hsde ser! coredentor.

Forja, Podes!, 375

375

Ser cristo no mundo no significa isolarse, pelo contrrio! Significa amar toda a gente e desejar inflamla com o fogo do amor a Deus.

Forja, Podes!, 376

376

Senhora, Me de Deus e minha Me, de nenhuma maneira quero que deixes de ser a Dona e Imperatriz de toda a criao.

Forja, Lutar de novo, 377

377

Segue o conselho de S. Paulo: "Hora est iam nos de somno surgere!". J hora de trabalhar! De trabalhar por dentro, na edificao da tua alma; e por fora, a partir do teu lugar, na edificao do Reino de Deus.

82

Forja, Lutar de novo, 378

378

Dizesme, contrito: "Quanta misria vejo em mim! Encontrome, tal a minha torpeza e tal o conjunto das minhas concupiscncias, como se nunca tivesse feito nada para me aproximar de Deus. Comear, comear: oh, Senhor, sempre nos comeos! Procurarei, no entanto, avanar com toda a minha alma em cada jornada". Que Ele abenoe esses teus esforos.

Forja, Lutar de novo, 379

379

Padre comentasteme , eu cometo muitos enganos, muitos erros. J sei, respondite. Mas Deus Nosso Senhor, que tambm o sabe e conta com isso, s te pede a humildade de o reconheceres e a luta para rectificares, para O servires cada vez melhor, com mais vida interior, com uma orao contnua, com a piedade e com o emprego dos meios adequados para santificares o teu trabalho.

Forja, Lutar de novo, 380

380

Oxal adquiras queres alcanlas as virtudes do burrinho: humilde, duro para o trabalho e perseverante, teimoso!, fiel, segurssimo no seu passo, forte e se tem bom amo agradecido e obediente.

Forja, Lutar de novo, 381

381

Continua a considerar as qualidades do burrinho, e repara que ele, para fazer alguma coisa de proveito, tem de deixarse dominar pela vontade de quem o guia...: sozinho no faria seno... burrices. Seguramente no lhe ocorre outra coisa melhor que revolverse no cho, correr para o estbulo... e zurrar. Ah Jesus! dizlho tu tambm : "ut iumentum factus sum apud te!", fizesteme o teu jumento; no me deixes, "et ego semper tecum!", e estarei sempre Contigo. Conduzme fortemente preso com a tua graa: "tenuisti manum dexteram meam...", apanhasteme pelo cabresto; "et in voluntate tua deduxisti me...", e fazme cumprir a tua Vontade. E assim heide amarte pelos sculos sem fim!, "et cum gloria suscepisti me!".

83

Forja, Lutar de novo, 382

382

At a mortificao mais insignificante te parece uma epopeia. s vezes, Jesus servese das tuas "esquisitices", das tuas ninharias, para que te mortifiques, fazendo da necessidade virtude.

Forja, Lutar de novo, 383

383

Meu Jesus, quero corresponder ao teu Amor, mas sou dbil. Com a tua graa, saberei!

Forja, Lutar de novo, 384

384

A vida espiritual repitoo teimosamente de propsito um contnuo comear e recomear. Recomear? Sim!: cada vez que fazes um acto de contrio e diariamente deveramos fazer muitos recomeas, porque ds a Deus um novo amor.

Forja, Lutar de novo, 385

385

No podemos conformarnos com o que fazemos no nosso servio a Deus, como um artista no fica satisfeito com o quadro ou a esttua que sai das suas mos. Todos lhe dizem: uma maravilha. Mas ele pensa: No, no isto; eu queria mais. Assim devamos reagir ns. Alm disso, o Senhor dnos muito, tem direito nossa mais plena correspondncia... e preciso ir ao seu passo.

Forja, Lutar de novo, 386

386

Faltate f... e faltate amor. Se no, recorrerias a Jesus imediatamente e com mais frequncia, a pedirlhe por isto e por aquilo. No esperes mais, invocao, e ouvirs que Cristo te fala: "Que queres que te faa?", como atendeu aquele ceguinho que, da berma do caminho, no se cansou de insistir.

84

Forja, Lutar de novo, 387

387

Escrevia aquele nosso amigo: "pedi perdo a Nosso Senhor muitas vezes pelos meus enormes pecados; disselhe que o amava, beijando o Crucifixo, e agradecilhe as suas providncias paternais destes dias. Surpreendime, como h anos, dizendo (s reparei mais tarde): 'Dei perfecta sunt opera', todas as obras de Deus so perfeitas. Ao mesmo tempo ficoume a convico plena, sem nenhuma espcie de dvida, de que esta a resposta do meu Deus sua criatura pecadora, mas amante. Espero tudo dele! Bendito seja!!". Apresseime a responderlhe: "Nosso Senhor comportase sempre como um bom Pai e dnos provas contnuas do seu Amor: pe toda a tua esperana nele... e continua a lutar".

Forja, Lutar de novo, 388

388

Oh, Jesus! Se, sendo como fui!, pobre de mim, fizeste o que fizeste...; se eu correspondesse, que farias? Esta verdade hde levarte a uma generosidade sem trguas. Chora e arrependete com pena e com amor, porque Nosso Senhor e sua Me bendita merecem outro comportamento da tua parte.

Forja, Lutar de novo, 389

389

Mesmo que, s vezes, se meta na tua alma a falta de vontade e te parea que dizes as coisas s com a boca, renova os teus actos de f, de esperana, de amor. No adormeas!, porque, se no, no meio das coisas boas viro as ms e arrastarteo.

Forja, Lutar de novo, 390

390

Faz assim a tua orao: Se devo fazer alguma coisa de jeito, Jesus, tens de fazla Tu por mim. Que se cumpra a tua Vontade: amoa, ainda que a tua Vontade permita que eu esteja sempre como agora, a cair penosamente e Tu a levantarme!

85

Forja, Lutar de novo, 391

391

Fazme santo, meu Deus, ainda que seja fora. No quero ser obstculo tua Vontade. Quero corresponder, quero ser generoso... Mas que querer o meu?

Forja, Lutar de novo, 392

392

Ests cheio de preocupao porque no amas como deves. Tudo te aborrece. E o inimigo faz tudo o que pode para que se evidencie o teu mau gnio. Compreendo que estejas muito humilhado, e precisamente por isso deves reagir com eficcia e sem demora.

Forja, Lutar de novo, 393

393

No verdadeira santidade ser, no melhor dos casos, a sua caricatura aquela que obriga a pensar que "para aguentar um santo, so precisos dois santos".

Forja, Lutar de novo, 394

394

O diabo procura afastarnos de Deus e, se te deixares dominar por ele, as criaturas honradas "afastarseo" de ti, porque "se afastam" dos amigos ou dos possudos de satans.

Forja, Lutar de novo, 395

395

Quando falares com Nosso Senhor, mesmo que penses que em ti tudo palavreado, pedelhe uma maior entrega, um adiantamento mais decidido na perfeio crist: que te faa vibrar mais!

86

Forja, Lutar de novo, 396

396

Renova o teu propsito firme de viver com "voluntariedade actual" a tua vida de cristo: a todas as horas e em todas as circunstncias.

Forja, Lutar de novo, 397

397

No ponhas obstculos graa: tens de te convencer que, para seres levedura, tens necessidade de ser santo, de lutar por te identificares com Ele.

Forja, Lutar de novo, 398

398

Diz devagar, com sinceridade: "nunc coepi!", agora comeo! No desanimes se, infelizmente, no vires em ti a mudana, efeito da destra do Senhor... Da tua baixeza, podes gritar: Ajudame, meu Jesus, porque quero cumprir a tua Vontade..., a tua amabilssima Vontade!

Forja, Lutar de novo, 399

399

De acordo: "eles" devem ser a tua preocupao. Mas a tua primeira preocupao deves ser tu prprio, a tua vida interior; porque, de outra maneira, no poders servilos.

Forja, Lutar de novo, 400

400

Como te custa essa mortificao que o Esprito Santo te sugere! Olha detidamente para um Crucifixo... e amars essa expiao.

87

Forja, Lutar de novo, 401

401

Pregarse na Cruz! Esta aspirao, como luz nova, vinha inteligncia, ao corao e aos lbios daquela alma, muitas vezes. Pregarse na Cruz? Como custa! dizia a si prprio. E isso sabendo muito bem o caminho: "agere contra!", negarse a si mesmo. Por isso suplicava: Ajudame, Senhor!

Forja, Lutar de novo, 402

402

Situados no Calvrio, onde Jesus morreu, a experincia dos nossos pecados pessoais deve conduzirnos dor: a uma deciso mais madura e mais profunda de no o ofender novamente.

Forja, Lutar de novo, 403

403

Cada dia um pouco mais tal como ao esculpir na pedra ou na madeira , preciso ir limando asperezas, tirando defeitos da nossa vida pessoal, com esprito de penitncia, com pequenas mortificaes, que so de dois tipos: as activas as que procuramos, como florezinhas que apanhamos ao longo do dia e as passivas, que vm de fora e nos custam aceitar. Depois, Jesus vai completando o que falta. Que Crucifixo to maravilhoso vais ser, se corresponderes com generosidade, com alegria, totalmente!

Forja, Lutar de novo, 404

404

Nosso Senhor, com os braos abertos, pedete uma constante esmola de amor.

Forja, Lutar de novo, 405

405

Aproximate de Jesus morto por ti, aproximate dessa Cruz que se recorta sobre o cimo do Glgota.

88

Mas aproximate com sinceridade, com esse recolhimento interior que sinal de maturidade crist: para que os acontecimentos divinos e humanos da Paixo penetrem na tua alma.

Forja, Lutar de novo, 406

406

Temos de aceitar a mortificao com os mesmos sentimentos que Jesus Cristo teve na sua Paixo Santa.

Forja, Lutar de novo, 407

407

A mortificao premissa necessria para todo o apostolado e para a perfeita execuo de cada apostolado.

Forja, Lutar de novo, 408

408

O esprito de penitncia est principalmente em aproveitar essas abundantes ninharias aces, renncias, sacrifcios, servios... que encontramos todos os dias no caminho, convertendoas em actos de amor, de contrio, em mortificaes, formando assim um ramalhete ao fim do dia: um bonito ramo que oferecemos a Deus!

Forja, Lutar de novo, 409

409

O melhor esprito de sacrifcio a perseverana no trabalho comeado: quando se faz com entusiasmo e quando nos custa.

Forja, Lutar de novo, 410

410

Submete considerao do teu Director espiritual o teu plano de mortificaes, para que ele as modere. Mas moderlas no quer dizer sempre diminulas, mas tambm aumentlas, se o julgar conveniente. E, seja o que for, aceitao!

89

Forja, Lutar de novo, 411

411

Podemos dizer, como Santo Agostinho, que as paixes ms nos puxam pela roupa, para baixo. Ao mesmo tempo, notamos dentro do corao desejos grandes, nobres, limpos, e h uma luta. Se tu, com a graa de Nosso Senhor, empregares os meios ascticos: procurares a presena de Deus, a mortificao no te assustes: a penitncia , irs para a frente, ters paz e alcanars a vitria.

Forja, Lutar de novo, 412

412

A guarda do corao. Aquele sacerdote rezava assim: "Jesus, que o meu pobre corao seja horto selado; que o meu pobre corao seja um paraso onde Tu vivas; que o meu Anjo da Guarda o guarde, com espada de fogo, com que purifique todos os afectos antes de entrarem em mim; Jesus, sela o meu pobre corao com o divino selo da tua Cruz ".

Forja, Lutar de novo, 413

413

Vida limpa, com valentia!, cada um no seu estado: preciso saber dizer que no, pelo grande Amor, com maiscula.

Forja, Lutar de novo, 414

414

H um refro muito claro: "entre santa e santo, parede de cal e canto". Temos de guardar o corao e os sentidos, afastandonos sempre da ocasio. preciso evitar a paixo, por santa que parea!

Forja, Lutar de novo, 415

415

Meu Deus!: encontro graa e beleza em tudo o que vejo: guardarei a vista a toda a hora, por Amor.

90

Forja, Lutar de novo, 416

416

Tu, cristo, e por seres cristo filho de Deus, deves sentir a grave responsabilidade de corresponder s misericrdias que recebeste do Senhor com uma atitude de vigilante e amorosa firmeza, para que nada nem ningum possa esbater os traos peculiares do Amor, que Ele imprimiu na tua alma.

Forja, Lutar de novo, 417

417

Chegaste a uma grande intimidade com este nosso Deus que est to perto de ti, to dentro da tua alma..., mas procuras que aumente, que se torne mais profunda? Evitas que se intrometam ninharias que possam enturvar essa amizade? S valente! No te recuses a cortar tudo o que, ainda que seja ao de leve, cause dor a Quem tanto te ama.

Forja, Lutar de novo, 418

418

Se lhe formos fiis, a vida de Jesus repetirse, de alguma maneira, na de cada um de ns, tanto no seu processo interno na santificao como na conduta externa. Agradecelhe a sua bondade.

Forja, Lutar de novo, 419

419

Pareceme muito oportuno que manifestes com frequncia ao Senhor um desejo ardente, grande, de ser santo, ainda que te vejas cheio de misrias... Flo, precisamente por isso!

Forja, Lutar de novo, 420

420

Tu, que viste com clareza a tua condio de filho de Deus, mesmo que a no voltes a ver no vai acontecer! , deves continuar para a frente no teu caminho, para sempre, por sentido de fidelidade, sem voltar a cara para trs.

91

Forja, Lutar de novo, 421

421

Propsito: ser fiel heroicamente fiel e sem desculpas ao horrio, na vida ordinria e na extraordinria.

Forja, Lutar de novo, 422

422

Ters pensado alguma vez, com santa inveja, no Apstolo adolescente, Joo, "quem diligebat Jesus", que Jesus amava. No gostarias de merecer que te chamassem "o que ama a Vontade de Deus"? Emprega os meios, dia a dia.

Forja, Lutar de novo, 423

423

Tem esta certeza: o desejo com obras! de te conduzires como bom filho de Deus, d juventude, serenidade, alegria e paz permanentes.

Forja, Lutar de novo, 424

424

Se voltares a abandonarte nas mos de Deus, recebers, do Esprito Santo, luz no entendimento e vigor na vontade.

Forja, Lutar de novo, 425

425

Escuta dos lbios de Jesus aquela parbola que S. Joo relata no seu Evangelho: "Ego sum vitis, vos palmites". Eu sou a videira; vs, os sarmentos. J tens na imaginao, no entendimento, a parbola inteira. E vs que um sarmento separado da cepa, da videira, no serve para nada, no se encher de fruto, ter a sorte de um pau seco, pisado pelos homens ou os animais, ou que se lanar no fogo... Tu s o sarmento: deduz todas as consequncias. 92

Forja, Lutar de novo, 426

426

Hoje voltei a rezar cheio de confiana, com este pedido: Senhor, que no nos inquietem as nossas misrias passadas, j perdoadas, e topouco a possibilidade de misrias futuras; que nos abandonemos nas tuas mos misericordiosas; que te apresentemos os nossos desejos de santidade e apostolado, que latejam como brasas sob as cinzas de uma aparente frieza... Senhor, sei que nos escutas. Dilo tu tambm.

Forja, Lutar de novo, 427

427

Ao abrires a tua alma, s sincero! e fala, sem dourar a plula, que s vezes infantilismo. Depois, com docilidade, continua para a frente: sers mais santo, mais feliz.

Forja, Lutar de novo, 428

428

No procures consolaes fora de Deus. Olha o que escrevia aquele sacerdote: "Nada de desafogar o corao, sem necessidade, com nenhum outro amigo!".

Forja, Lutar de novo, 429

429

A santidade alcanase com o auxlio do Esprito Santo que vem inhabitar nas nossas almas , mediante a graa que se nos concede nos sacramentos e com uma luta asctica constante. Meu filho, no tenhamos iluses: tu e eu, no me cansarei de o repetir, teremos de lutar sempre, sempre, at ao fim da nossa vida. Assim amaremos a paz, e daremos a paz, e receberemos o prmio eterno.

Forja, Lutar de novo, 430

430

No te limites a falar ao Parclito, ouveo!

93

Na tua orao considera que a vida de infncia, ao fazerte descobrir com profundidade que s filho de Deus, te encheu de amor filial ao Pai; pensa que, anteriormente, foste por Maria a Jesus que adoras como amigo, como irmo, como seu apaixonado que s... Depois, ao receber este conselho, compreendeste que, at agora, sabias que o Esprito Santo habitava na tua alma para a santificar..., mas no tinhas "compreendido" essa verdade da sua presena. Foi precisa aquela sugesto: agora sentes o Amor dentro de ti; e queres darte com Ele, ser seu amigo, seu confidente..., facilitarlhe o trabalho de limpar, de arrancar, de atear... No vou saber fazlo! pensavas. Ouveo insisto. Ele darte foras, Ele far tudo, se tu quiseres..., e queres com certeza! Reza: Divino Hspede, Mestre, Luz, Guia, Amor: que saiba acolherte, e escutar as tuas lies, e vibrar, e seguirte, e amarte.

Forja, Lutar de novo, 431

431

Para te aproximares de Deus, para voares at Deus, necessitas das asas fortes e generosas da Orao e da Expiao.

Forja, Lutar de novo, 432

432

Para evitares a rotina nas oraes vocais, procura rezlas com o mesmo amor com que o apaixonado fala pela primeira vez... e como se fosse a ltima ocasio em que pudesses dirigirte a Nosso Senhor.

Forja, Lutar de novo, 433

433

Se ests orgulhoso de ser filho de Santa Maria, perguntate: quantas manifestaes de devoo a Nossa Senhora tenho durante o dia, da manh noite?

Forja, Lutar de novo, 434

434

H duas razes, entre outras, dizia aquele amigo, para que desagrave a minha Me Imaculada todos os sbados e vsperas das suas festas:

94

A segunda que as pessoas, em vez de dedicarem os domingos e as festas de Nossa Senhora (que costumam ser festas de aldeia), orao, dedicamnos basta abrir os olhos e ver a ofender o nosso Jesus com pecados pblicos e crimes escandalosos. A primeira: que os que queremos ser bons filhos, talvez empurrados por satans, no vivemos com a ateno devida esses dias dedicados a Nosso Senhor e sua Me. Com certeza j reparaste que, infelizmente, continuam muito actuais estas razes, para que tambm ns desagravemos.

Forja, Lutar de novo, 435

435

Sempre entendi a orao do cristo como uma conversa amorosa com Jesus, que no se deve interromper nem sequer nos momentos em que fisicamente estamos longe do Sacrrio, porque toda a nossa vida est feita de coplas de amor humano divinizado..., e podemos amar sempre.

Forja, Lutar de novo, 436

436

tanto o Amor de Deus pelas suas criaturas, e deveria ser tanta a nossa correspondncia que, ao celebrar a Santa Missa, deviam parar os relgios.

Forja, Lutar de novo, 437

437

Os sarmentos, unidos cepa, amadurecem e do frutos. Que havemos de fazer tu e eu? Estar muito unidos, por meio do Po e da Palavra, a Jesus que a nossa vide..., dizendolhe palavras de afecto ao longo de todo o dia. Os apaixonados fazem assim.

Forja, Lutar de novo, 438

438

Ama muito Nosso Senhor. Guarda e fomenta na tua alma esta urgncia de lhe querer bem. Ama a Deus, precisamente agora, que talvez bastantes dos que o tm nas suas mos, no o amam, o maltratam e no cuidam dele. Trata muito bem o Senhor, na Santa Missa e durante o dia inteiro!

95

Forja, Lutar de novo, 439

439

A orao a arma mais poderosa do cristo. A orao faznos eficazes. A orao faznos felizes. A orao dnos toda a fora necessria para cumprir os mandatos de Deus. Sim, toda a tua vida pode e deve ser orao!

Forja, Lutar de novo, 440

440

A santidade pessoal no uma entelquia, mas uma realidade concreta, divina e humana, que se manifesta constantemente em factos dirios de Amor.

Forja, Lutar de novo, 441

441

O esprito de orao que anima a vida inteira de Jesus Cristo entre os homens, ensinanos que todas as obras grandes e pequenas hode estar precedidas, acompanhadas e seguidas de orao.

Forja, Lutar de novo, 442

442

Contempla e vive a Paixo de Cristo com Ele: expe com frequncia quotidiana as tuas costas, quando o flagelam; oferece a tua cabea coroa de espinhos. Na minha terra dizem: "amor com amor se paga".

Forja, Lutar de novo, 443

443

Quem ama no perde nem um pormenor. Vio em muitas almas; essas ninharias so uma coisa muito grande: Amor!

96

Forja, Lutar de novo, 444

444

Ama a Deus pelos que no o amam: deves fazer carne da tua carne este esprito de desagravo e de reparao.

Forja, Lutar de novo, 445

445

Se nalguma altura se torna mais difcil a luta interior, ser o bom momento de mostrar que o nosso Amor de verdade.

Forja, Lutar de novo, 446

446

Tens a certeza de que foi Deus quem te fez ver, claramente, que deves voltar s infantilidades mais pueris da tua antiga vida interior; e perseverar, durante meses e at anos, nessas insignificncias hericas (a sensibilidade, tantas vezes adormecida para o bem, no conta), talvez com a tua vontade fria, mas decidida a cumprilas por Amor.

Forja, Lutar de novo, 447

447

Persevera, voluntariamente e com amor mesmo que estejas seco , na tua vida de piedade. E no te importes se te surpreenderes contando os minutos ou os dias que faltam para acabar essa norma de piedade ou esse trabalho, com o turvo regozijo que pe, em semelhante operao, o rapaz mau estudante, que sonha com o fim do ano; ou o delinquente, que espera reincidir, quando se abrirem as portas da priso. Persevera, insisto, com vontade eficaz e actual, sem deixar nem um momento de querer fazer e aproveitar esses actos de piedade.

Forja, Lutar de novo, 448

448

Vive a f, alegre, colado a Jesus Cristo. Amao de verdade de verdade, de verdade! , e sers protagonista da grande Aventura do Amor, porque estars cada dia mais apaixonado.

97

Forja, Lutar de novo, 449

449

Diz devagar ao Mestre: Senhor, s quero servirte! S quero cumprir os meus deveres e amarte com alma apaixonada! Fazme sentir o teu passo firme ao meu lado. S Tu o meu nico apoio. Dilo devagar... e dilo de verdade!

Forja, Lutar de novo, 450

450

Tens necessidade de vida interior e de formao doutrinal. Exigete! Tu, cavalheiro cristo, mulher crist, tens de ser sal da terra e luz do mundo, porque ests obrigado a dar exemplo com um santo descaramento. Hde urgirte a caridade de Cristo e, ao sentireste e sabereste outro Cristo a partir do momento em que lhe disseste que o seguias, no te separars dos teus semelhantes os teus parentes, os teus amigos, os teus colegas , da mesma maneira que o sal no se separa do alimento que condimenta. A tua vida interior e a tua formao abrangem a piedade e o critrio que deve ter um filho de Deus, para temperar tudo com a sua presena activa. Pede ao Senhor para seres sempre esse bom condimento na vida dos outros.

Forja, Lutar de novo, 451

451

Ns, cristos, vimos recolher, com esprito de juventude, o tesouro do Evangelho que sempre novo , para fazlo chegar a todos os cantos da terra.

Forja, Lutar de novo, 452

452

Tens necessidade de imitar Jesus e de dlo a conhecer com a tua conduta. No esqueas que Cristo assumiu a nossa natureza para introduzir todos os homens na vida divina, de modo que, unindonos a Ele, vivamos individual e socialmente os mandatos do Cu.

98

Forja, Lutar de novo, 453

453

Tu, pela tua condio de cristo, no podes viver de costas para nenhuma inquietao, para nenhuma necessidade dos homens, teus irmos.

Forja, Lutar de novo, 454

454

Com quanta insistncia o Apstolo S. Joo pregava o "mandatum novum"! "Amaivos uns aos outros!". Prmeia de joelhos, sem fazer teatro gritamo o corao , para vos pedir, por amor de Deus, que vos estimeis, que vos ajudeis, que vos deis a mo, que vos saibais perdoar. Portanto, vamos banir a soberba, ser compassivos, ter caridade; prestarnos mutuamente o auxlio da orao e da amizade sincera.

Forja, Lutar de novo, 455

455

S sers bom, se souberes ver as coisas boas e as virtudes dos outros. Por isso, quando tiveres de corrigir, flo com caridade, no momento oportuno, sem humilhar... e com inteno de aprender e de melhorar tu prprio, naquilo que corriges.

Forja, Lutar de novo, 456

456

Ama e pratica a caridade, sem limites e sem discriminaes, porque a virtude que caracteriza os discpulos do Mestre. Contudo essa caridade no pode levarte deixaria de ser virtude a amortecer a f, a tirar as arestas que a definem, a dulcificla at convertla, como alguns pretendem, em algo amorfo, que no tem a fora e o poder de Deus.

99

Forja, Lutar de novo, 457

457

Tens de conviver, tens de compreender, tens de ser irmo dos homens teus irmos, tens de pr amor como diz o mstico castelhano onde no h amor, para colher amor.

Forja, Lutar de novo, 458

458

A crtica, quando tiveres de fazla, deve ser positiva, com esprito de colaborao, construtiva, e nunca s escondidas do interessado. Se no, uma traio, uma murmurao, uma difamao, talvez uma calnia... e, sempre, uma falta de honradez.

Forja, Lutar de novo, 459

459

Quando vires que a glria de Deus e o bem da Igreja exigem que fales, no te cales. Pensa bem: quem no seria valente face a Deus, no limiar da eternidade? No h nada a perder e, pelo contrrio, muito que ganhar. Ento, porque no te atreves?

Forja, Lutar de novo, 460

460

No somos bons irmos dos homens nossos irmos, se no estivermos dispostos a manter uma conduta recta, ainda que os que nos rodeiam interpretem mal a nossa actuao e reajam de uma maneira desagradvel.

Forja, Lutar de novo, 461

461

O teu amor e o teu servio Igreja Santa no podem estar condicionados pela maior ou menor santidade pessoal dos que a compem, embora desejemos ardentemente a perfeio crist em todos. Hsde amar a Esposa de Cristo, tua Me, que est, e estar sempre, limpa e sem mancha.

100

Forja, Lutar de novo, 462

462

A tarefa da nossa santificao pessoal repercute na santidade de tantas almas e na da Igreja de Deus.

Forja, Lutar de novo, 463

463

Convencete de que, se quiseres como Deus te ouve, te ama, te promete a glria , tu, protegido pela mo omnipotente do teu Pai do Cu, podes ser uma pessoa cheia de fortaleza, disposta a dar testemunho, em toda a parte, da sua amvel doutrina verdadeira.

Forja, Lutar de novo, 464

464

O campo de Nosso Senhor frtil e boa a sua semente. Por isso, quando neste nosso mundo aparece a ciznia, no duvides: houve falta de correspondncia dos homens, dos cristos especialmente, que adormeceram e deixaram o terreno aberto ao inimigo. No te lamentes, que estril; e examina, pelo contrrio, a tua conduta.

Forja, Lutar de novo, 465

465

Farte pensar tambm a ti este comentrio que me magoou muito: "Vejo com clareza a falta de resistncia ou a ineficcia dessa resistncia s leis infames, porque h por cima, por baixo e no meio, muitos, mas muitos!, medocres".

Forja, Lutar de novo, 466

466

Os inimigos de Deus e da sua Igreja, manobrados pelo dio imperecvel de satans, movimentamse e organizamse sem trgua. Com uma constncia "exemplar", preparam os seus quadros, mantm escolas, dirigentes e agitadores e, com uma aco dissimulada mas eficaz , propagam as suas ideias e levam aos lares e aos lugares de trabalho a sua semente destruidora de toda a ideologia religiosa.

101

O que que no deveremos fazer ns, os cristos, para servir o nosso Deus, sempre com a verdade?

Forja, Lutar de novo, 467

467

No confundas a serenidade com a preguia, com o desleixo, com o atraso nas decises ou no estudo dos assuntos. A serenidade complementase sempre com a diligncia, virtude necessria para considerar e resolver, sem demora, as questes pendentes.

Forja, Lutar de novo, 468

468

Filho, onde est o Cristo que as almas procuram em ti?: na tua soberba?, nos teus desejos de te impores aos outros?, nessas insignificncias de carcter nas quais no te queres vencer?, nessa teimosia?... Est a Cristo? No!! De acordo: deves ter personalidade, mas a tua tem de procurar identificarse com Cristo.

Forja, Lutar de novo, 469

469

Proponhote uma boa norma de conduta para viveres a fraternidade, o esprito de servio: que, quando faltares, os outros possam continuar a tarefa que tinhas entre mos, pela experincia que generosamente lhes transmitiste, sem te tornares imprescindvel.

Forja, Lutar de novo, 470

470

Sobre ti recai apesar das tuas paixes a responsabilidade da santidade, da vida crist dos outros, da eficcia dos demais. Tu no s uma pea isolada. Se parares, quantos podes deter ou prejudicar!

Forja, Lutar de novo, 471

471

Pensa na tua Me a Igreja Santa e considera que, se um membro se ressente, todo o corpo se ressente. 102

O teu corpo necessita de cada um dos membros, mas cada um dos membros necessita do corpo inteiro. Ai, se a minha mo deixasse de cumprir o seu dever... ou se o corao deixasse de bater!

Forja, Lutar de novo, 472

472

Viste com clareza: enquanto tanta gente no o conhece, Deus fixouse em ti. Quer que sejas alicerce, silhar, em que se apoie a vida da Igreja. Medita nesta realidade e tirars muitas consequncias prticas para a tua conduta corrente: o alicerce, o silhar talvez sem brilhar, oculto tem de ser slido, sem fragilidades; tem de servir de base para a sustentao do edifcio...; se no, fica isolado.

Forja, Lutar de novo, 473

473

Como te sentes alicerce escolhido por Deus para coredimir no te esqueas que s... misria e misria , a tua humildade hde levarte a colocarte debaixo dos ps ao servio de todos. Assim esto as bases dos edifcios. Mas o fundamento tem de ter fortaleza, que virtude indispensvel em quem tem de sustentar ou impulsionar outros. Jesus dilo com fora , que nunca, por falsa humildade, deixe de praticar a virtude cardial da fortaleza. Dme, meu Deus, a capacidade de discernir o ouro da escria.

Forja, Lutar de novo, 474

474

Me nossa, nossa Esperana!, como estamos seguros, pegadinhos a Ti, ainda que tudo cambaleie.

Forja, Ressurgir, 475

475

Sentes a necessidade de te converteres: Ele pedete mais... e tu cada dia lhe ds menos!

103

Forja, Ressurgir, 476

476

Realmente, a cada um de ns, como a Lzaro, foi um "veni foras", sai para fora, que nos ps em movimento. Que pena do aqueles que ainda esto mortos, e no conhecem o poder da misericrdia de Deus! Renova a tua alegria santa porque, face ao homem que se desintegra sem Cristo, se levanta o homem que ressuscitou com Ele.

Forja, Ressurgir, 477

477

Os afectos da terra, inclusivamente quando no so concupiscncia suja e seca, envolvem normalmente algum egosmo. Por isso, sem desprezar esses afectos que podem ser muito santos , rectifica sempre a inteno.

Forja, Ressurgir, 478

478

No procures que tenham pena de ti: muitas vezes sinal de orgulho ou de vaidade.

Forja, Ressurgir, 479

479

Quando falares das virtudes teologais, da f, da esperana, do amor, pensa que, mais do que para teorizar, so virtudes para viver.

Forja, Ressurgir, 480

480

H alguma coisa na tua vida que no corresponda tua condio de cristo e que te leve a no quereres purificarte? Examinate e muda.

104

Forja, Ressurgir, 481

481

Repara na tua conduta com vagar. Vers que ests cheio de erros, que te prejudicam a ti e talvez tambm aos que te rodeiam. Lembrate, filho, que no so menos importantes os micrbios do que as feras. E tu cultivas esses erros, esses enganos como se cultivam os micrbios no laboratrio , com a tua falta de humildade, com a tua falta de orao, com a tua falta de cumprimento do dever, com a tua falta de conhecimento prprio... E, depois, esses focos infectam o ambiente. Precisas de um bom exame dirio de conscincia, que te conduza a propsitos concretos de melhora, por sentires verdadeira dor das tuas faltas, das tuas omisses e pecados.

Forja, Ressurgir, 482

482

Deus Omnipotente, TodoPoderoso, Sapientssimo tinha que escolher a sua Me. Tu, que terias feito, se tivesses tido de escolhla? Penso que tu e eu teramos escolhido a que temos, enchendoa de todas as graas. Isso fez Deus. Portanto, depois da Santssima Trindade, est Maria. Os telogos estabelecem um raciocnio lgico desse cmulo de graas, desse no poder estar sujeita a satans: convinha, Deus podia fazlo, logo flo. a grande prova. A prova mais clara de que Deus rodeou a sua Me de todos os privilgios, desde o primeiro instante. E assim : formosa e pura e limpa, em alma e corpo!

Forja, Ressurgir, 483

483

Esperas a vitria, o fim da luta..., e no chega? D graas a Nosso Senhor, como se j tivesses alcanado essa meta, e oferecelhe as tuas impacincias: "vir fidelis loquetur victoriam", a pessoa fiel cantar a alegria da vitria.

Forja, Ressurgir, 484

484

H momentos nos quais privado daquela unio com Nosso Senhor, que te dava contnua orao, mesmo a dormir parece que resistes Vontade de Deus.

105

fraqueza, bem o sabes; ama a Cruz: a falta de tantas coisas que toda a gente julga necessrias; os obstculos para empreender ou... continuar o caminho; a tua prpria pequenez e a tua misria espiritual. Oferece, com um querer eficaz, o que teu e dos teus: humanamente visto, no pouco; com luzes sobrenaturais, nada.

Forja, Ressurgir, 485

485

Em certa altura, algum me disse: Padre, mas se eu me encontro cansado e frio; se, quando rezo ou cumpro outra norma de piedade, me parece que estou a fazer teatro... A esse amigo e a ti, se te encontrares na mesma situao, respondo: Teatro? Grande coisa, meu filho! Faz teatro! O Senhor o teu espectador!: o Pai, o Filho, o Esprito Santo; a Santssima Trindade estar a contemplarnos, naqueles momentos em que "fazemos teatro". Actuar assim diante de Deus, por amor, para lhe agradar, quando se vive a contragosto, que bonito! Ser jogral de Deus! Que maravilhoso esse recital realizado por Amor, com sacrifcio, sem nenhuma satisfao pessoal, para dar gosto a Nosso Senhor! Isso sim que viver de Amor.

Forja, Ressurgir, 486

486

Um corao que ama desordenadamente as coisas da terra est como que preso por uma corrente ou por um "fiozinho subtil", que o impede de voar para Deus.

Forja, Ressurgir, 487

487

"Vigiai e orai, para no cairdes na tentao"...: impressionante a experincia de como se pode abandonar uma tarefa divina, por um engano passageiro!

Forja, Ressurgir, 488

488

O apstolo tbio, esse o grande inimigo das almas. 106

Forja, Ressurgir, 489

489

Prova evidente de tibieza a falta de "teimosia" sobrenatural, de fortaleza para perseverar no trabalho, para no parar at pr a "ltima pedra".

Forja, Ressurgir, 490

490

H coraes duros, mas nobres, que, ao aproximaremse do calor do Corao de Jesus, se derretem como o bronze em lgrimas de amor, de desagravo. Ardem! Por sua vez, os tbios tm o corao de barro, de carne miservel... e gretam. So p. Do pena. Diz comigo: Jesus nosso, longe de ns a tibieza! Tbios, no!

Forja, Ressurgir, 491

491

Toda a bondade, toda a formosura, toda a majestade, toda a beleza, toda a graa adornam a nossa Me. No te enamora ter uma Me assim?

Forja, Ressurgir, 492

492

Estamos apaixonados pelo Amor. Por isso Nosso Senhor no nos quer secos, rgidos, como uma coisa sem vida: quernos impregnados do seu carinho!

Forja, Ressurgir, 493

493

V se percebes esta aparente contradio: ao fazer trinta anos, aquele homem escreveu no seu dirio: "j no sou novo". E, superados os quarenta, voltou a anotar: "permanecerei jovem at chegar a octogenrio: se morrer antes, pensarei que me malogrei". Andava sempre, apesar dos anos, com a juventude madura do Amor. 107

Forja, Ressurgir, 494

494

Que bem entendo a pergunta que formulava aquela alma enamorada de Deus: Houve algum gesto de desgosto, houve algo em mim que te pudesse magoar a Ti, Senhor, meu Amor? Pede ao teu Pai Deus que nos conceda essa exigncia constante de amor.

Forja, Ressurgir, 495

495

Reparaste com que afecto, com que confiana se relacionavam com Cristo os seus amigos? Com toda a naturalidade as irms de Lzaro lanamlhe em rosto a sua ausncia: Tnhamoste avisado! Se Tu tivesses estado aqui!... Confialhe devagar: Ensiname a tratarte com aquele amor de amizade de Marta, de Maria e de Lzaro; como te tratavam tambm os primeiros Doze, ainda que no princpio te seguissem talvez por motivos no muito sobrenaturais.

Forja, Ressurgir, 496

496

Como me agrada contemplar Joo, que reclina a cabea sobre o peito de Cristo! como render amorosamente a inteligncia, ainda que custe, para a inflamar no fogo do Corao de Jesus.

Forja, Ressurgir, 497

497

Deus amame... E o Apstolo Joo escreve: "amemos, pois, a Deus, j que Deus nos amou primeiro". Como se fosse pouco, Jesus dirigese a cada um de ns, apesar das nossas inegveis misrias, para nos perguntar como a Pedro: "Simo, filho de Joo, amasme mais do que estes?"... a hora de responder: "Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que te amo!", acrescentando com humilde: Ajudame a amarte mais, aumentame o amor!

108

Forja, Ressurgir, 498

498

"Amores so obras e no boas razes". Obras, obras! Propsito: continuarei a dizerte muitas vezes que te amo quantas to repeti hoje! , mas, com a tua graa, ser sobretudo a minha conduta, sero as bagatelas de cada dia com eloquncia muda que clamaro diante de Ti, mostrandote o meu Amor.

Forja, Ressurgir, 499

499

Os homens no sabemos ter com Jesus as suaves delicadezas que uns pobres toscos, mas cristos, tm diariamente com uma infeliz criaturinha a mulher, o filho, o amigo , pobre tambm como eles. Esta realidade deveria servirnos de revulsivo.

Forja, Ressurgir, 500

500

to atraente e to sugestivo o Amor de Deus, que o seu crescimento na vida de um cristo no tem limites.

Forja, Ressurgir, 501

501

No te podes comportar como uma criana rabina ou como um louco. Tens de ser uma pessoa forte, filha de Deus; serena no teu trabalho profissional e na tua vida de relao, com uma presena de Nosso Senhor que te faa estar com perfeio, at nos mais pequenos pormenores.

Forja, Ressurgir, 502

502

Se se faz justia a seco, possvel que as pessoas fiquem feridas. Portanto, conduzte sempre por amor a Deus, que acrescentar a essa justia o blsamo do amor ao prximo; e que purifica e limpa o amor terreno. Quando Deus est de permeio, tudo se sobrenaturaliza.

109

Forja, Ressurgir, 503

503

Ama apaixonadamente Nosso Senhor. Amao com loucura!, porque se h amor ento! atrevome a afirmar que nem sequer so necessrios os propsitos. Os meus pais pensa nos teus no precisavam de fazer o propsito de gostar de mim, e que cmulo de pormenores quotidianos de carinho tinham comigo! Com esse corao humano, podemos e devemos amar a Deus.

Forja, Ressurgir, 504

504

O amor sacrifcio; e o sacrifcio, por Amor, jbilo.

Forja, Ressurgir, 505

505

Respondete: quantas vezes por dia te pede a vontade que ponhas o corao em Deus, para lhe entregar os teus afectos e as tuas obras? Boa medida para comprovar a intensidade e a qualidade do teu amor.

Forja, Ressurgir, 506

506

Convencete, filho, que Deus tem direito a dizernos: pensas em Mim?, tensme presente?, procurasme como teu apoio?, procurasme como Luz da tua vida, como couraa..., como tudo? Portanto, reafirmate neste propsito: nas horas que a gente da terra qualifica como boas, clamarei: Senhor! Nas horas a que chama ms, repetirei: Senhor!

Forja, Ressurgir, 507

507

No me percas nunca o sentido do sobrenatural. Mesmo que vejas com toda a sua crueza as tuas prprias misrias, as tuas ms inclinaes o barro de que ests feito , Deus conta contigo.

110

Forja, Ressurgir, 508

508

Vive, como os outros que te rodeiam, com naturalidade, mas sobrenaturalizando cada instante do dia.

Forja, Ressurgir, 509

509

Requerse um corao limpo, zelo pelas coisas de Deus e amor s almas, sem preconceitos, para poder julgar com rectido de inteno. Pensa bem nisto!

Forja, Ressurgir, 510

510

Ouvi falar a uns conhecidos dos seus aparelhos de rdio. Quase sem reparar, levei o assunto ao terreno espiritual: temos muita ligao terra, demasiada, e esquecemos a antena da vida interior... Esta a causa de serem to poucas as almas que mantm intimidade com Deus: oxal nunca nos falte a antena do sobrenatural.

Forja, Ressurgir, 511

511

Mincias e insignificncias s quais nada devo, das quais nada espero, ocupam a minha ateno mais do que o meu Deus? Com quem estou, quando no estou com Deus?

Forja, Ressurgir, 512

512

Dizlhe: Senhor, nada quero alm do que Tu quiseres. At o que nestes dias te tenho estado a pedir, se me afasta um milmetro da tua Vontade, no mo ds.

111

Forja, Ressurgir, 513

513

O segredo da eficcia radica em que sejas piedoso, sinceramente piedoso: assim todo o teu dia decorrer com Ele.

Forja, Ressurgir, 514

514

Propsito: "frequentar", sendo possvel sem interrupo, a amizade e relao amorosa e dcil com o Esprito Santo. "Veni, Sancte Spiritus...!". Vem, Esprito Santo, morar na minha alma!

Forja, Ressurgir, 515

515

Repete com todo o corao e sempre com mais amor, mais ainda quando estiveres perto do Sacrrio ou tiveres Nosso Senhor dentro do teu peito: "non est qui se abscondat a calore eius" que no te evite, que o fogo do teu Esprito me encha.

Forja, Ressurgir, 516

516

"Ure igne Sancti Spiritus!". Queimame com o fogo do teu Esprito! clamas. E acrescentas: necessrio que, quanto antes, a minha pobre alma comece de novo o voo... e que no deixe de voar at descansar nele! Parecemme muito bem os teus desejos. Vou pedir muito por ti ao Parclito; invocloei continuamente, para que se assente no centro do teu ser e presida e d tom sobrenatural a todas as tuas aces, palavras, pensamentos e afs.

Forja, Ressurgir, 517

517

Ao celebrar a festa da Exaltao da Santa Cruz, suplicaste a Nosso Senhor, com todas as veras da tua alma, que te concedesse a sua graa para "exaltar" a Cruz Santa nas tuas potncias e nos teus sentidos... Uma vida nova! Um novo selo: para dar firmeza autenticidade da tua embaixada..., todo o teu ser na Cruz! Veremos, veremos.

112

Forja, Ressurgir, 518

518

A mortificao tem de ser contnua, como o bater do corao: assim teremos domnio sobre ns prprios e viveremos com os outros a caridade de Jesus Cristo.

Forja, Ressurgir, 519

519

Amar a Cruz saber contrariarse gostosamente por amor de Cristo, mesmo que custe e porque custa...: no te falta a experincia de que compatvel.

Forja, Ressurgir, 520

520

A alegria crist no fisiolgica: o seu fundamento sobrenatural, e est por cima da doena e da contradio. Alegria no alvoroo de guizos ou de baile popular. A verdadeira alegria algo mais ntimo: algo que nos faz estar serenos, transbordantes de gozo, mesmo que, s vezes, o rosto permanea grave.

Forja, Ressurgir, 521

521

Escreviate: mesmo compreendendo que um modo normal de dizer, sinto desagrado quando ouo chamar cruzes s contradies nascidas da soberba da pessoa. Essas cargas no so a Cruz, a verdadeira Cruz, porque no so a Cruz de Cristo. Luta, pois, contra essas adversidades inventadas, que nada tm que ver com a autntica marca de Cristo: desprendete de todos os disfarces do prprio eu!

Forja, Ressurgir, 522

522

At nos dias em que parece que se perde o tempo, atravs da prosa dos mil pequenos pormenores, dirios, h poesia mais que suficiente para se sentir na Cruz: numa Cruz sem espectculo. 113

Forja, Ressurgir, 523

523

No ponhas o corao em nada caduco: imita Cristo, que se fez pobre por ns e no tinha onde reclinar a cabea. Pedelhe que te conceda, no meio do mundo, um desprendimento efectivo, sem atenuantes.

Forja, Ressurgir, 524

524

Um sinal claro de desprendimento no considerar de verdade nada como prprio.

Forja, Ressurgir, 525

525

Quem vive sinceramente a f, sabe que os bens temporais so meios e usaos com generosidade, heroicamente.

Forja, Ressurgir, 526

526

Cristo ressuscitado, glorioso, despojouse de tudo o que era terreno, para que os homens seus irmos pensem no que hode despojarse.

Forja, Ressurgir, 527

527

preciso amar Nossa Senhora: nunca a amaremos bastante! Amaa muito! Que no te baste colocar imagens suas e cumprimentlas e dizer jaculatrias, mas que saibas oferecer na tua vida cheia de fortaleza algum pequeno sacrifcio cada dia, para lhe manifestares o teu amor e aquele que queremos que lhe professe a humanidade inteira.

114

Forja, Ressurgir, 528

528

Esta a verdade do cristo: entrega e amor amor a Deus e, por ele, ao prximo , fundamentados no sacrifcio.

Forja, Ressurgir, 529

529

Jesus, ponhome confiadamente nos teus braos, com a cabea escondida no teu peito amoroso, com o corao pegado ao teu Corao: quero, em tudo, o que Tu quiseres.

Forja, Ressurgir, 530

530

Hoje, quando o ambiente est cheio de desobedincia, de murmurao, de engano, de enredo, temos de amar mais do que nunca a obedincia, a sinceridade, a lealdade, a simplicidade: e tudo isto, com sentido sobrenatural, farnos mais humanos.

Forja, Ressurgir, 531

531

Dizesme que sim, que ests firmemente decidido a seguir Cristo. Ento tens de ir ao passo de Deus; no ao teu!

Forja, Ressurgir, 532

532

Qual o fundamento da nossa fidelidade? Dirteia, a traos largos, que se baseia no amor de Deus, que faz vencer todos os obstculos: o egosmo, a soberba, o cansao, a impacincia... Um homem que ama calcase a si prprio; sabe que, at amando com toda a sua alma, ainda no sabe amar bastante.

115

Forja, Ressurgir, 533

533

Diziamme e copioo, porque muito bonito que falava assim uma freirinha aragonesa, agradecida bondade paternal de Deus: "Como 'perspicaz'!...: no lhe escapa nada".

Forja, Ressurgir, 534

534

Tu, como todos os filhos de Deus, precisas tambm da orao pessoal: dessa intimidade, dessa relao directa com Nosso Senhor dilogo a dois, face a face , sem te esconderes no anonimato.

Forja, Ressurgir, 535

535

A primeira condio da orao a perseverana; a segunda, a humildade. S santamente teimoso, com confiana. Pensa que Nosso Senhor, quando lhe pedimos uma coisa importante, talvez queira a splica de muitos anos. Insiste!..., mas insiste sempre com mais confiana.

Forja, Ressurgir, 536

536

Persevera na orao, como aconselha o Mestre. Este ponto de partida ser a origem da tua paz, da tua alegria, da tua serenidade e, portanto, da tua eficcia sobrenatural e humana.

Forja, Ressurgir, 537

537

Num lugar onde se falava e se ouvia msica, surgiu a orao na tua alma, com uma consolao inexplicvel. Acabaste dizendo: Jesus no quero o consolo, querote a Ti.

116

Forja, Ressurgir, 538

538

A tua vida tem de ser orao constante, dilogo contnuo com Nosso Senhor: ante o agradvel e o desagradvel, ante o fcil e o difcil, ante o ordinrio e o extraordinrio... Em todas as ocasies hde vir tua cabea, imediatamente, a conversa com o teu Pai Deus, procurandoo no centro da tua alma.

Forja, Ressurgir, 539

539

Recolherse em orao, em meditao, to fcil...! Jesus no nos faz esperar, no impe salas de espera: Ele que aguarda. Basta que digas: Senhor, quero fazer orao, quero ter intimidade contigo! E j ests na presena de Deus, a falar com Ele. Como se fosse pouco, no te cerceia o tempo: deixao ao teu gosto. E isto, no durante dez minutos ou um quarto de hora. No!, horas, o dia inteiro! E Ele quem : o Omnipotente, o Sapientssimo.

Forja, Ressurgir, 540

540

Na vida interior, como no amor humano, preciso ser perseverante. Sim, hsde meditar muitas vezes os mesmos assuntos, insistindo at descobrir um novo aspecto. E como que no tinha visto isto antes, assim to claramente? perguntartes surpreendido. Simplesmente, porque s vezes somos como as pedras, que deixam resvalar a gua, sem absorver nem uma gota. Por isso necessrio voltar a discorrer sobre o mesmo, que no o mesmo!, para nos embebermos das bnos de Deus.

Forja, Ressurgir, 541

541

No Santo Sacrifcio do altar, o sacerdote pega no Corpo do nosso Deus e no Clice com o seu Sangue, e levantaos sobre todas as coisas da terra, dizendo: "Per Ipsum, et cum Ipso, et in Ipso", pelo meu Amor!, com o meu Amor!, no meu Amor!

117

Unete a esse gesto. Mais ainda: incorpora essa realidade na tua vida.

Forja, Ressurgir, 542

542

Conta o Evangelista que Jesus, depois de ter feito o milagre, quando o querem coroar rei, se esconde. Senhor, que nos fazes participar do milagre da Eucaristia: pedimoste que no te escondas, que vivas connosco, que te vejamos, que te toquemos, que te sintamos, que queiramos estar sempre junto de Ti, que sejas o Rei das nossas vidas e dos nossos trabalhos.

Forja, Ressurgir, 543

543

Dte com as trs Pessoas: Deus Pai, Deus Filho, Deus Esprito Santo. E para chegares Santssima Trindade, passa por Maria.

Forja, Ressurgir, 544

544

Quem no tem entrega actual a Jesus Cristo, no tem f "viva".

Forja, Ressurgir, 545

545

Todo o cristo deve procurar Cristo e darse com Ele, para poder amlo cada vez mais. Acontece como no noivado: o convvio necessrio, porque, se duas pessoas no se relacionam, no podem chegar a quererse. E a nossa vida de Amor.

Forja, Ressurgir, 546

546

Detmte a considerar a ira santa do Mestre, quando v que, no Templo de Jerusalm, maltratam as coisas de seu Pai. Que lio, para que nunca fiques indiferente nem sejas cobarde, quando no tratam respeitosamente o que de Deus!

118

Forja, Ressurgir, 547

547

Enamorate da Santssima Humanidade de Jesus Cristo. No te d alegria que tenha querido ser como ns? Agradece a Jesus este cmulo de bondade.

Forja, Ressurgir, 548

548

Chegou o Advento. Que bom tempo para remoar o desejo, o anelo, as nsias sinceras pela vinda de Cristo!, pela sua vinda quotidiana tua alma na Eucaristia! "Ecce veniet!", est a chegar!, animanos a Igreja.

Forja, Ressurgir, 549

549

Natal. Cantam: "venite, venite...". Vamos, que Ele j nasceu. E, depois de contemplar como Maria e Jos cuidam do Menino, atrevome a sugerirte: Olhao de novo, olhao sem descanso.

Forja, Ressurgir, 550

550

Ainda que nos pese e peo a Deus que nos aumente esta dor , tu e eu no somos alheios morte de Cristo, porque os pecados dos homens foram as marteladas que o pregaram com cravos ao madeiro.

Forja, Ressurgir, 551

551

So Jos: no se pode amar Jesus e Maria sem amar o Santo Patriarca.

119

Forja, Ressurgir, 552

552

V quantos motivos para venerar S. Jos e para aprender da sua vida: foi um varo forte na f...; sustentou a sua famlia Jesus e Maria com o seu trabalho esforado...; guardou a pureza da Virgem, que era sua Esposa...; e respeitou amou! a liberdade de Deus que fez a escolha, no s da Virgem como Me, mas tambm dele como Esposo de Santa Maria.

Forja, Ressurgir, 553

553

S. Jos, nosso Pai e Senhor, castssimo, limpssimo, que mereceste trazer Jesus Menino nos teus braos, e lavlo e abralo: ensinanos a tratar o nosso Deus, a ser limpos, dignos de ser outros Cristos. E ajudanos a fazer e a ensinar, como Cristo, os caminhos divinos ocultos e luminosos , dizendo aos homens que podem, na terra, ter continuamente uma eficcia espiritual extraordinria.

Forja, Ressurgir, 554

554

Ama muito S. Jos, querlhe com toda a tua alma, porque a pessoa que, com Jesus, mais amou Santa Maria e quem mais conviveu com Deus: quem mais o amou, depois da Nossa Me. Merece o teu carinho e convmte darte com ele, porque Mestre de vida interior e pode muito ante Nosso Senhor e ante a Me de Deus.

Forja, Ressurgir, 555

555

Nossa Senhora. Quem pode ser melhor Mestra de amor a Deus que esta Rainha, que esta Senhora, que esta Me que tem a relao mais ntima com a Trindade: Filha de Deus Pai, Me de Deus Filho, Esposa de Deus Esprito Santo e que ao mesmo tempo Me nossa? Recorre pessoalmente sua intercesso.

120

Forja, Ressurgir, 556

556

Chegars a ser santo, se tiveres caridade, se souberes fazer as coisas que agradem aos outros e que no sejam ofensa a Deus, mesmo que a ti te custem.

Forja, Ressurgir, 557

557

S. Paulo dnos uma receita de caridade fina: "Alter alterius onera portate et sic adimplebitis legem Christi", levai uns as cargas dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. assim na tua vida?

Forja, Ressurgir, 558

558

Jesus Nosso Senhor amou tanto os homens, que encarnou, tomou a nossa natureza e viveu em contacto dirio com pobres e ricos, com justos e pecadores, com novos e velhos, com gentios e judeus. Dialogou constantemente com todos: com os que gostavam dele e com os que s procuravam a maneira de retorcer as suas palavras, para o condenar. Procura comportarte como Nosso Senhor.

Forja, Ressurgir, 559

559

O amor s almas, por Deus, faznos querer a todos, compreender, desculpar, perdoar... Devemos ter um amor que cubra a multido das deficincias das misrias humanas. Devemos ter uma caridade maravilhosa, "veritatem facientes in caritate", defendendo a verdade, sem ferir.

Forja, Ressurgir, 560

560

Quando te falo do "bom exemplo", quero indicarte tambm que hsde compreender e desculpar, que hsde encher o mundo de paz e de amor. 121

Forja, Ressurgir, 561

561

Perguntate com frequncia: esmerome para afinar na caridade com aqueles que convivem comigo?

Forja, Ressurgir, 562

562

Ao pregar que preciso ser tapete fofo para os outros poderem pisar, no pretendo dizer uma frase bonita: tem de ser uma realidade! difcil, como difcil a santidade; mas fcil, porque insisto a santidade acessvel a todos.

Forja, Ressurgir, 563

563

No meio de tanto egosmo, de tanta indiferena cada um nas suas coisas! , recordo aqueles burriquinhos de madeira, fortes, robustos, a trotar sobre uma mesa... Um perdeu uma pata. Mas continuava para a frente, porque se apoiava nos outros.

Forja, Ressurgir, 564

564

Ns, os catlicos ao defender e manter a verdade, sem transigncias , temos de esforarnos por criar um clima de caridade, de convvio, que afogue todos os dios e rancores.

Forja, Ressurgir, 565

565

Num cristo, num filho de Deus, amizade e caridade formam uma s coisa: luz divina que d calor.

122

Forja, Ressurgir, 566

566

A prtica da correco fraterna que tem tradio evanglica uma manifestao de carinho sobrenatural e de confiana. Agradecea quando a receberes, e no deixes de praticla com quem convives.

Forja, Ressurgir, 567

567

Ao corrigir, porque necessrio e se quer cumprir com o dever, preciso contar com a dor alheia e com a dor prpria. Mas que essa realidade no te sirva nunca de desculpa para te inibires.

Forja, Ressurgir, 568

568

Pete muito perto da tua Me, Nossa Senhora. Tu deves estar sempre unido a Deus: procura a unio com Ele, junto da sua Me bendita.

Forja, Ressurgir, 569

569

Ouveme bem: estar no mundo e ser do mundo no quer dizer ser mundano.

Forja, Ressurgir, 570

570

Tens de comportarte como uma brasa acesa que pega fogo onde quer que esteja; ou, pelo menos, procura elevar a temperatura espiritual dos que te rodeiam, levandoos a viver uma intensa vida crist.

123

Forja, Ressurgir, 571

571

Deus quer que as suas obras, confiadas aos homens, vo para a frente base de orao e de mortificao.

Forja, Ressurgir, 572

572

O fundamento de toda a nossa actividade como cidados como cidados catlicos est numa intensa vida interior: em sermos, eficaz e realmente, homens e mulheres que fazem do seu dia um dilogo ininterrupto com Deus.

Forja, Ressurgir, 573

573

Quando estiveres com uma pessoa, tens de ver nela uma alma: uma alma que preciso ajudar, que preciso compreender, com quem preciso conviver e que preciso salvar.

Forja, Ressurgir, 574

574

Empenhaste em andar sozinho, fazendo a tua prpria vontade, guiado exclusivamente pelo teu prprio juzo... e, bem vs!, o fruto chamase "infecundidade". Filho, se no renderes o teu juzo, se fores soberbo, se te dedicares ao "teu" apostolado, trabalhars toda a noite toda a tua vida ser uma noite! , e no fim amanhecers com as redes vazias.

Forja, Ressurgir, 575

575

Pensar na Morte de Cristo traduzse num convite a situarmonos ante a nossa tarefa quotidiana, com absoluta sinceridade, e a tomarmos a srio a f que professamos. Hde ser uma ocasio para mergulhar na profundidade do Amor de Deus, para poder assim com a palavra e com as obras mostrlo aos homens.

124

Forja, Ressurgir, 576

576

Procura que na tua boca de cristo que isso s e tens de ser a toda a hora esteja a "imperiosa" palavra sobrenatural que mova, que incite, que seja a expresso da tua disposio vital comprometida.

Forja, Ressurgir, 577

577

Escondese uma grande comodidade e s vezes uma grande falta de responsabilidade naqueles que, constitudos em autoridade, fogem da dor de corrigir, com a desculpa de evitar o sofrimento alheio. Talvez poupem desgostos nesta vida..., mas pem em jogo a felicidade eterna a deles e a dos outros pelas suas omisses que so verdadeiros pecados.

Forja, Ressurgir, 578

578

O santo, para a vida de muitos, "incmodo". Mas isto no significa que tenha de ser insuportvel. O seu zelo nunca deve ser amargo; a sua correco nunca deve ferir; o seu exemplo nunca deve ser uma bofetada moral, arrogante, na cara do prximo.

Forja, Ressurgir, 579

579

Aquele jovem sacerdote costumava dirigirse a Jesus, com as palavras dos Apstolos: "edissere nobis parabolam", explicanos a parbola. E acrescentava: Mestre, mete nas nossas almas a clareza da tua doutrina, para que nunca falte nas nossas vidas e nas nossas obras... e para que a possamos dar aos outros. Dilo tu tambm ao Senhor.

Forja, Ressurgir, 580

580

Tem sempre a valentia, que humildade e servio de Deus, de apresentar as verdades da f tal como so, sem cedncias nem ambiguidades.

125

Forja, Ressurgir, 581

581

No pode haver outra disposio num catlico: defender "sempre" a autoridade do Papa; e estar "sempre" docilmente decidido a rectificar a opinio, ante o Magistrio da Igreja.

Forja, Ressurgir, 582

582

H muito tempo uma pessoa, indirectamente, perguntoume se os que seguem a profisso sacerdotal tm reforma, aposentao, ao chegar a velhos... Como no lhe respondesse, o importuno insistiu. Ento ocorreume a resposta que, em meu entender, no tem voltas a dar: O sacerdcio disselhe no uma profisso, um apostolado! Assim o sinto. E quis plo nestas notas, para que, com a ajuda de Nosso Senhor, nunca nos esqueamos da diferena.

Forja, Ressurgir, 583

583

Ter esprito catlico implica que hde pesar sobre os nossos ombros a preocupao por toda a Igreja, no s por esta ou por aquela parcela concreta; e exige que a nossa orao se estenda de Norte a Sul, de Leste a Oeste, com generosa petio. Compreenders assim a exclamao a jaculatria daquele amigo, ante o desamor de tantos para com a nossa Me: Dime a Igreja!

Forja, Ressurgir, 584

584

"Pesa sobre mim a solicitude por todas as igrejas", escrevia S. Paulo; e este suspiro do Apstolo recorda a todos os cristos tambm a ti! a responsabilidade de pr aos ps da Esposa de Jesus Cristo, da Igreja Santa, o que somos e o que podemos, amandoa muito fielmente, mesmo custa da bens, da honra e da vida.

Forja, Ressurgir, 585

585

No te assustes e, na medida em que puderes, reage ante essa conjura do silncio, com que querem amordaar a Igreja. Uns no deixam que se oua a sua 126

voz; outros no permitem que se contemple o exemplo dos que a pregam com as obras; outros apagam todo o rasto de boa doutrina...; e tantas maiorias no a suportam. No te assustes, repito, mas no te canses de fazer de altifalante aos ensinamentos do Magistrio.

Forja, Ressurgir, 586

586

Fazte cada dia mais "romano", ama essa abenoada condio, que adorna os filhos da nica e verdadeira Igreja, visto que Jesus Cristo assim o quis.

Forja, Ressurgir, 587

587

A devoo a Nossa Senhora, nas almas crists, desperta o impulso sobrenatural para actuar como "domestici Dei" como membros da famlia de Deus.

Forja, Vitria, 588

588

Imita a Virgem Santa: s o perfeito reconhecimento do nosso nada pode tornarnos preciosos aos olhos do Criador.

Forja, Vitria, 589

589

Estou convencido de que Joo, o Apstolo jovem, permanece ao lado de Cristo na Cruz, porque a Me o arrasta: tal o poder do Amor de Nossa Senhora!

Forja, Vitria, 590

590

No alcanaremos nunca a autntica alegria sobrenatural e humana, o "verdadeiro" bom humor, se no imitarmos "de verdade" Jesus; se no formos, como Ele, humildes.

127

Forja, Vitria, 591

591

Darse sinceramente aos outros de tal eficcia, que Deus o premeia com uma humildade cheia de alegria.

Forja, Vitria, 592

592

A humilhao, o aniquilamento, o esconderse e desaparecer devem ser totais, absolutos.

Forja, Vitria, 593

593

Humildade sincera: que poder perturbar quem tem por deleite as injrias, pois sabe que no merece outro tratamento?

Forja, Vitria, 594

594

Meu Jesus: o que meu teu, porque o que teu meu e o que meu abandonoo em Ti.

Forja, Vitria, 595

595

s capaz de passar por essas humilhaes, que Deus te pede, em coisas que no tm importncia, que no obscurecem a verdade? No?: ento no amas a virtude da humildade!

Forja, Vitria, 596

596

A soberba entorpece a caridade. Pede diariamente a Nosso Senhor para ti e para todos a virtude da humildade, porque a soberba aumenta com os anos, se no se 128

corrige a tempo.

Forja, Vitria, 597

597

Pode haver coisa mais antiptica do que uma criana a fazer de homem? Que simpatia pode ter diante do seu Deus um pobre homem uma criana , a fazer de grande, inchado pela soberba, convencido do seu valor, confiando s em si mesmo?

Forja, Vitria, 598

598

Com certeza que podes condenarte. Ests bem convencido, pois no teu corao encontramse os grmenes de todas as maldades. Mas, se te fizeres criana diante de Deus, esta circunstncia levarte a unireste com o teu PaiDeus e com a tua Me Santa Maria. E S. Jos e o teu Anjo no te desampararo, ao verte criana. Tem f, faz tudo o que puderes, penitncia e Amor!, e Eles hode acrescentar o que faltar.

Forja, Vitria, 599

599

Como custa viver a humildade!, porque a sabedoria popular crist que o afirma "a soberba morre vinte e quatro horas depois de a pessoa ter morrido". Portanto, quando ao contrrio do que te diz quem recebeu graa especial de Deus, para orientar a tua alma pensares que tens razo, convencete de que no "tens razo nenhuma".

Forja, Vitria, 600

600

Servir e dar formao s crianas; tratar com carinho dos doentes. Para se fazer entender pelas almas simples, preciso humilhar a inteligncia; para compreender os pobres doentes, preciso humilhar o corao. E assim, com o entendimento e com a carne ajoelhados, fcil chegar a Jesus, pelo caminho seguro da misria humana, da misria prpria, que leva a aniquilarse, para deixar que Deus construa sobre o nosso nada.

129

Forja, Vitria, 601

601

Propsito: no havendo verdadeira necessidade, nunca heide falar das minhas coisas pessoais.

Forja, Vitria, 602

602

Agradece a Jesus a segurana que te d! Porque no teimosia: luz de Deus, que te faz sentirte firme, como sobre rocha, enquanto que outros, a quem cabe fazer um triste papel sendo to bons , parecem afundarse na areia..., falhos do fundamento da f. Pede a Nosso Senhor que as exigncias da virtude da f se cumpram na tua vida e na de todos.

Forja, Vitria, 603

603

Se eu fosse de outro modo, se dominasse mais o meu gnio, se te fosse mais fiel, Senhor, de que admirvel maneira nos havias de ajudarnos!

Forja, Vitria, 604

604

As nsias de reparao, que o teu Pai Deus pe na tua alma, verseo satisfeitas, se unires a tua pobre expiao pessoal aos mritos infinitos de Jesus. Rectifica a inteno, ama a dor n'Ele, com Ele e por Ele.

Forja, Vitria, 605

605

No sabes se progrediste, nem quanto... De que te serviria esse clculo?... O importante que perseveres, que o teu corao arda em fogo, que veja mais luz e mais horizonte...: que vivas as nossas intenes, que as pressintas ainda que as no conheas e que rezes por todas.

130

Forja, Vitria, 606

606

Dizlhe: No vejo, Jesus, nem uma flor lou no meu jardim: todas tm manchas..., parece que todas perderam a cor e o aroma. Pobre de mim! Com a boca no esterco, no cho: assim. Esse o meu lugar. Desta maneira humilhandote , Ele vencer em ti, e alcanars a vitria.

Forja, Vitria, 607

607

Compreendite bem, quando concluas: Decididamente quase no chego a burrico..., ao burrinho que foi o trono de Jesus para entrar em Jerusalm: fico a formar parte do montinho vil de trapos sujos, que at o trapeiro mais pobre despreza. Mas comenteite: Contudo Nosso Senhor escolheute e quer que sejas seu instrumento. Por isso o facto real de te veres to miservel, tem de converterse numa razo mais para agradeceres a Deus o seu chamamento.

Forja, Vitria, 608

608

O canto humilde e gozoso de Maria, no "Magnificat", recordanos a infinita generosidade de Nosso Senhor com os que se fazem como crianas, com os que se abaixam e sabem sinceramente que no so nada.

Forja, Vitria, 609

609

muito grato a Deus o reconhecimento da sua bondade rezando um "Te Deum" de aco de graas, sempre que h um acontecimento um pouco extraordinrio, sem avaliar se como o mundo lhe chama favorvel ou adverso: porque vindo das suas mos de Pai, ainda que o golpe do cinzel fira a carne, tambm uma prova de Amor, que tira as nossas arestas para nos aproximarmos da perfeio.

Forja, Vitria, 610

610

Quando os homens querem realizar algum trabalho, procuram empregar os meios apropriados. Se eu tivesse vivido h sculos, teria usado uma pena de ave para escrever; agora 131

utilizo uma caneta de tinta permanente. Pelo contrrio, quando Deus deseja realizar alguma obra, escolhe meios desproporcionados, para que se note quantas vezes mo ters ouvido! que a obra sua. Por isso, tu e eu, que conhecemos o peso enorme das nossas misrias, devemos dizer a Nosso Senhor: mesmo sendo miservel, no deixo de compreender que sou um instrumento divino nas tuas mos.

Forja, Vitria, 611

611

Dedicaremos todos os afs da nossa vida grandes e pequenos honra de Deus Pai, de Deus Filho, de Deus Esprito Santo. Recordo com emoo o trabalho daqueles universitrios brilhantes dois engenheiros e dois arquitectos , ocupados com todo o gosto na instalao material de uma residncia de estudantes. Mal acabaram de colocar o quadro numa aula, a primeira coisa que escreveram os quatro artistas foi: "Deo omnis gloria!", toda a glria para Deus. J sei que te deu muito prazer, Jesus.

Forja, Vitria, 612

612

Onde quer que te encontrares, lembrate de que o Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir, e convencete de que, quem quiser seguilo, no pode pretender outra linha de conduta.

Forja, Vitria, 613

613

Deus tem sobre ns, seus filhos, um direito especial: o direito a que correspondamos ao seu amor, apesar dos nossos erros pessoais. Esta convico, ao mesmo tempo que nos impe uma responsabilidade de que no podemos escapar, dnos segurana plena: somos instrumentos nas mos de Deus, com que Ele conta diariamente e, por isso, diariamente, nos esforamos por servilo.

132

Forja, Vitria, 614

614

Nosso Senhor espera que os instrumentos faam o possvel por estar bem dispostos: e tu tens de procurar que nunca falte essa boa disposio da tua parte.

Forja, Vitria, 615

615

Eu entendo que cada AveMaria, cada saudao a Nossa Senhora, um novo bater de um corao apaixonado.

Forja, Vitria, 616

616

A nossa vida a dos cristos tem de ser assim to vulgar como isto: procurar fazer bem, todos os dias, as mesmas coisas que temos obrigao de viver; realizar no mundo a nossa misso divina, cumprindo o pequeno dever de cada instante. Melhor: esforandonos por cumprilo, porque s vezes no o conseguimos e, ao vir a noite, no exame, teremos que dizer a Nosso Senhor: No te ofereo virtudes; hoje s posso oferecerte defeitos, mas com a tua graa chegarei a chamarme vencedor.

Forja, Vitria, 617

617

Desejo com todo o corao que, pela misericrdia de Deus, Ele apesar dos teus pecados (nunca mais ofender a Jesus!) te faa "viver habitualmente essa vida ditosa de amar a sua Vontade".

Forja, Vitria, 618

618

No servio de Deus, no h trabalhos de pouca categoria: todos so de muita importncia. A categoria do trabalho depende do nvel espiritual de quem o realiza.

133

Forja, Vitria, 619

619

No ficas contente com essa certeza, segura, de que Deus se interessa at pelas mais pequenas coisas das suas criaturas?

Forja, Vitria, 620

620

Manifestalhe de novo que queres ser eficazmente dele: Jesus, ajudame, fazme teu de verdade: que arda e me consuma, fora de pequenas coisas que os outros no notem.

Forja, Vitria, 621

621

Santo Rosrio. Os gozos, as dores e as glrias da vida de Nossa Senhora tecem uma coroa de louvores, que os Anjos e os Santos do Cu repetem ininterruptamente... e aqueles que amam a nossa Me aqui na terra. Pratica diariamente esta devoo santa e difundea.

Forja, Vitria, 622

622

O baptismo faznos "fideles", fiis, palavra que, como aquela outra "sancti", santos, empregavam os primeiros seguidores de Jesus para se designarem entre si, e que ainda hoje se usa: falase dos "fiis" da Igreja. Pensa nisto!

Forja, Vitria, 623

623

Deus no se deixa ganhar em generosidade e podes ter a certeza! concede a fidelidade a quem se lhe rende.

134

Forja, Vitria, 624

624

Exigete sem medo. Muitas almas fazem assim na sua vida escondida, para que s Nosso Senhor brilhe. Gostaria que tu e eu reagssemos como aquela pessoa que desejava ser muito de Deus na festa da Sagrada Famlia, que se celebrava ento na infraoitava da Epifania. "No me faltam 'cruzinhas'. Uma, de ontem, custoume at chorar trouxeme considerao, no dia de hoje, que o meu Pai e Senhor S. Jos e a minha Me Santa Maria no quiseram deixar o 'seu menino' sem presente de Reis. E o presente foi luz para conhecer a minha ingratido com Jesus, por falta de correspondncia graa, e o erro enorme que significa oporme, com a minha conduta vil, Vontade Santssima de Deus, que me quer para seu instrumento".

Forja, Vitria, 625

625

Quando as santas mulheres chegaram ao sepulcro, repararam que a pedra estava afastada. Isso acontece sempre!: quando nos decidimos a fazer o que devemos, as dificuldades superamse facilmente.

Forja, Vitria, 626

626

Convencete de que, se no aprenderes a obedecer, no sers eficaz.

Forja, Vitria, 627

627

Quando receberes uma ordem, que ningum te ganhe em saber obedecer!, tanto d se faz frio ou calor, se ests com nimo ou cansado, se s novo ou no o s tanto. Uma pessoa que "no sabe obedecer", no aprender nunca a mandar.

135

Forja, Vitria, 628

628

Torpeza insigne que o Director se conforme com que uma alma d quatro, quando pode dar doze.

Forja, Vitria, 629

629

Tu hsde obedecer ou hsde mandar sempre com muito amor.

Forja, Vitria, 630

630

Gostaria ajudame com a tua orao que, na Igreja Santa, todos nos sentssemos membros de um s corpo, como nos pede o Apstolo; e que vivssemos a fundo, sem indiferenas, as alegrias, as tribulaes, a expanso da nossa Me, una, santa, catlica, apostlica, romana. Quereria que vivssemos a identidade de uns com os outros e de todos com Cristo.

Forja, Vitria, 631

631

Persuadete, filho, de que desunirse, na Igreja, morrer.

Forja, Vitria, 632

632

Pede a Deus que na Santa Igreja, nossa Me, os coraes de todos, como na primitiva cristandade, sejam um s corao, para que at ao fim dos sculos se cumpram de verdade as palavras da Escritura: "multitudinis autem credentium erat cor unum et anima una", a multido dos fiis tinha um s corao e uma s alma. Falote muito seriamente: que por tua causa no se lese esta unidade santa. Leva isto tua orao!

136

Forja, Vitria, 633

633

A fidelidade ao Romano Pontfice implica uma obrigao clara e determinada: a de conhecer o pensamento do Papa, manifestado em Encclicas ou noutros documentos, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para que todos os catlicos acolham o magistrio do Padre Santo e acomodem a esses ensinamentos a sua actuao na vida.

Forja, Vitria, 634

634

Peo com todo o corao, diariamente, que Nosso Senhor nos conceda o dom de lnguas. Um dom de lnguas que no consiste no conhecimento de vrios idiomas, mas em saber adaptarse capacidade dos ouvintes. No se trata de "falar nesciamente ao vulgo, para que entenda"; mas de falar sabiamente, em cristo, mas de modo acessvel a todos. Este dom de lnguas o que peo ao Senhor e sua Me bendita para os seus filhos.

Forja, Vitria, 635

635

A malcia de alguns e a ignorncia de muitos: eis o inimigo de Deus, da Igreja. Confundamos o malvado, iluminemos a inteligncia do ignorante... Com a ajuda de Deus e com o nosso esforo, salvaremos o mundo.

Forja, Vitria, 636

636

Temos de procurar que, em todas as actividades intelectuais, haja pessoas rectas, de autntica conscincia crist, de vida coerente, que empreguem as armas da cincia ao servio da humanidade e da Igreja. Porque nunca faltaro no mundo, como aconteceu quando Jesus veio terra, novos Herodes que tentam aproveitar os conhecimentos cientficos, inclusivamente falseandoos, para perseguir Cristo e os que so de Cristo. Que grande trabalho temos pela frente!

137

Forja, Vitria, 637

637

No teu trabalho de almas toda a tua ocupao tem de ser trabalho de almas , enchete de f, de esperana, de amor, porque todas as dificuldades se superam. Para nos confirmar nesta verdade, escreveu o Salmista: "et Tu, Domine, deridebis eos: ad nihilum deduces omnes gentes" Tu, Senhor, zombars deles: reduziloss a nada. Estas palavras ratificam o "non praevalebunt", os inimigos de Deus no prevalecero: nada hode poder contra a Igreja nem contra aqueles instrumentos de Deus que servem a Igreja.

Forja, Vitria, 638

638

A nossa Santa Me a Igreja, em magnfica extenso de amor, vai espalhando a semente do Evangelho por todo o mundo. De Roma periferia. Ao colaborares nessa expanso, pelo orbe inteiro, leva a periferia ao Papa, para que a terra toda seja um s rebanho e um s Pastor: um s apostolado!

Forja, Vitria, 639

639

"Regnare Christum volumus!" queremos que Cristo reine. "Deo omnis gloria!" para Deus toda a glria. Este ideal de guerrear e vencer com as armas de Cristo, somente se tornar realidade pela orao e o sacrifcio, pela f e o Amor. Portanto..., orar, crer, sofrer, e Amar!

Forja, Vitria, 640

640

O trabalho da Igreja, cada dia, como um grande tecido que oferecemos a Nosso Senhor, porque todos os baptizados somos Igreja. Se cumprirmos fiis e entregues , este grande tecido ser formoso e sem defeito. Mas, se se solta um fio aqui, outro ali e outro pelo outro lado..., em vez de um bonito tecido, teremos um farrapo feito em tiras.

138

Forja, Vitria, 641

641

Porque no te decides a fazer uma correco fraterna? Sofrese ao recebla, porque custa humilharse, pelo menos no princpio. Mas, fazla, custa sempre. Bem o sabem todos. O exerccio da correco fraterna a melhor maneira de ajudar, depois da orao e do bom exemplo.

Forja, Vitria, 642

642

Pela confiana que Ele deposita em ti, ao terte trazido Igreja, hsde ter a medida, a serenidade, a fortaleza, a prudncia humana e sobrenatural de pessoa madura, que muitos s adquirem com o passar dos anos. No esqueas que cristo, como aprendemos no Catecismo, significa homem mulher que tem a f de Jesus Cristo

Forja, Vitria, 643

643

Queres ser forte? Primeiro repara que s muito dbil; e, depois, confia em Cristo que Pai e Irmo e Mestre, e que nos faz fortes, entregandonos os meios para vencer: os sacramentos. Viveos!

Forja, Vitria, 644

644

Compreendiate bem quando me confiavas: Quero embeberme na liturgia da Santa Missa.

Forja, Vitria, 645

645

Valor da piedade na Santa Liturgia! No estranhei nada o que, h uns dias, me comentou uma pessoa, falando de um sacerdote exemplar, falecido recentemente: Que santo era!

139

Conheciao bem? pergunteilhe. No respondeume , mas vio uma vez celebrar a Santa Missa.

Forja, Vitria, 646

646

Tu que te chamas cristo, tens de viver a Sagrada Liturgia da Igreja, tendo verdadeiro interesse por rezar e te mortificares pelos sacerdotes especialmente pelos novos sacerdotes , nos dias indicados para esta inteno, e quando souberes que recebem o Sacramento da Ordem.

Forja, Vitria, 647

647

Oferece a orao, a expiao e a aco por esta finalidade: "ut sint unum!", para que todos os cristos tenham uma mesma vontade, um mesmo corao, um mesmo esprito: para que "omnes cum Petro ad Iesum per Mariam!", todos, bem unidos ao Papa, vamos a Jesus, por Maria.

Forja, Vitria, 648

648

Perguntasme, meu filho, o que podes fazer para que eu fique muito contente contigo. Se Nosso Senhor est satisfeito contigo, eu tambm estou. E podes saber se Ele est contente contigo, pela paz e pela alegria no teu corao.

Forja, Vitria, 649

649

Caracterstica evidente de um homem de Deus, de uma mulher de Deus, a paz na alma: tem "a paz" e d "a paz" s pessoas com quem convive.

Forja, Vitria, 650

650

Habituate a apedrejar com AveMarias esses pobres "odientos", como resposta s suas pedradas.

140

Forja, Vitria, 651

651

No te preocupes se o teu trabalho de agora parece estril. Quando a sementeira de santidade, no se perde; outros recolhero o fruto.

Forja, Vitria, 652

652

Mesmo que consigas pouca luz na orao, mesmo que te parea forada, seca..., deves considerar, sempre com viso nova e segura, a necessidade da perseverana em todos os pormenores da tua vida de piedade.

Forja, Vitria, 653

653

Superavaste ante as dificuldades do apostolado, orando assim: "Senhor, Tu s o de sempre. Dme a f daqueles vares que souberam corresponder tua graa e que fizeram no teu Nome grandes milagres, verdadeiros prodgios...". E concluas: "sei que os fars; mas tambm me consta que queres que te peam, que queres que te procuremos, que batamos com fora s portas do teu Corao". No fim, renovaste a tua deciso de perseverar na orao humilde e confiante.

Forja, Vitria, 654

654

Quando te vires atribulado... e tambm na hora do triunfo, repete: Senhor, no me largues, no me deixes, ajudame como a uma criana inexperiente, levame sempre pela mo!

Forja, Vitria, 655

655

"Aquae multae non potuerunt exstinguere caritatem!". A turbulncia das guas no pde extinguir o fogo da caridade. Ofereote duas interpretaes destas palavras da Escritura Santa: uma, que a multido dos teus pecados passados a ti que ests bem arrependido no te afastar do Amor do nosso Deus; e outra, que as guas da incompreenso, das contradies, que talvez padeas, no devero interromper o teu trabalho apostlico. 141

Forja, Vitria, 656

656

Acabar! Acabar! Filho, "qui perseveraverit usque in finem, hic salvus erit", o que perseverar at ao fim salvarse. E os filhos de Deus dispem dos meios, tu tambm!: cobriremos guas, porque tudo podemos naquele que nos conforta. Com Nosso Senhor no h impossveis: superamse sempre.

Forja, Vitria, 657

657

s vezes apresentase um porvir imediato cheio de preocupaes, se perdermos a viso sobrenatural dos acontecimentos. Portanto, filho, ento f... e mais obras. Assim seguro que o nosso PaiDeus continuar a dar soluo aos teus problemas.

Forja, Vitria, 658

658

A providncia ordinria um contnuo milagre, mas... Ele empregar meios extraordinrios, quando forem precisos.

Forja, Vitria, 659

659

O optimismo cristo no um optimismo adocicado, nem to pouco uma confiana humana em que tudo correr bem. um optimismo que mergulha as suas razes na conscincia da liberdade e na segurana do poder da graa; um optimismo que leva a exigirmonos a ns prprios, a esforarmonos por corresponder em cada instante aos chamamentos de Deus.

Forja, Vitria, 660

660

O dia do triunfo de Nosso Senhor, da sua Ressurreio, definitivo. Onde esto os soldados que a autoridade tinha posto? Onde esto os selos que tinham colocado sobre a pedra de sepulcro? Onde esto os que condenaram o Mestre? Onde esto os 142

que crucificaram Jesus?... Ante a sua vitria, produzse a grande fuga dos pobres miserveis. Enchete de esperana: Jesus Cristo vence sempre.

Forja, Vitria, 661

661

Se procurares Maria, encontrars "necessariamente" Jesus e aprenders sempre com maior profundidade o que h no Corao de Deus.

Forja, Vitria, 662

662

Quando te dispuseres a fazer um trabalho de apostolado, aplica a ti mesmo o que dizia um homem que procurava a Deus: "Hoje comeo a pregar um retiro para sacerdotes. Oxal tiremos muito fruto: em primeiro lugar, eu!". E mais tarde: "estou h vrios dias em retiro. Os que assistem ao retiro so cento e vinte. Espero que Nosso Senhor faa bom trabalho nas nossas almas".

Forja, Vitria, 663

663

Filho, vale a pena que sejas humilde, obediente, leal, que te empapes do esprito de Deus, para o levar do lugar que ocupas, do teu posto de trabalho a todas as pessoas que povoam o mundo!

Forja, Vitria, 664

664

Na guerra, de pouco serviria a coragem dos soldados que se enfrentam com o inimigo, se no houvesse outras pessoas que sem tomar, aparentemente, parte na batalha, proporcionam munies e alimentos e remdios aos guerreiros... Sem a orao e sem o sacrifcio de muitas almas, no haver verdadeiro apostolado da aco.

143

Forja, Vitria, 665

665

Poder de fazer milagres!: quantas almas mortas, e at apodrecidas, ressuscitars, se permitires que Cristo actue em ti. Naqueles tempos, narram os Evangelhos, Nosso Senhor passava, e eles, os doentes, chamavamno e procuravamno. Tambm agora Cristo passa com a tua vida crist e, se o secundares, quantos o conhecero, o chamaro, lhe pediro ajuda e se lhes abriro os olhos luz maravilhosa da graa.

Forja, Vitria, 666

666

Teimas em fazer o que te apetece e o teu trabalho estril. Obedece, s dcil: pois da mesma maneira que necessrio pr cada roda de uma mquina no seu lugar (caso contrrio pra ou deformamse as peas; e, sem dvida, no produz ou o seu rendimento muito escasso), assim tambm um homem ou uma mulher, fora do seu campo de aco, sero um estorvo e no um instrumento de apostolado.

Forja, Vitria, 667

667

O apstolo s tem um fim: deixar actuar Nosso Senhor, tornarse disponvel.

Forja, Vitria, 668

668

Tambm os primeiros Doze eram estrangeiros nas terras que evangelizavam, e tropeavam com pessoas que construam o mundo sobre bases diametralmente opostas doutrina de Cristo. Olha: para alm dessas circunstncias adversas, sabiamse depositrios da mensagem divina da Redeno. E o Apstolo clama: "ai de mim se no evangelizar!".

144

Forja, Vitria, 669

669

A eficcia coredentora, eterna!, das nossas vidas, s pode efectivarse com a humildade, desaparecendo, para que os outros descubram Nosso Senhor.

Forja, Vitria, 670

670

Os filhos de Deus tm de ser, na sua aco apostlica, como essas potentes instalaes elctricas: enchero o mundo de luz, sem que se veja o foco.

Forja, Vitria, 671

671

Diz Jesus: "Quem a vs ouve a Mim ouve". Julgas ainda que so as tuas palavras que convencem os homens?... Alm disso, no esqueas que o Esprito Santo pode servirse do instrumento mais inepto para levar a cabo os seus planos.

Forja, Vitria, 672

672

Que admiravelmente se aplicam aos filhos de Deus estas palavras de Santo Ambrsio! Fala do burrinho preso com a asna, de que Jesus precisava, para o seu triunfo, e comenta: "s uma ordem do Senhor o podia desatar. Soltaramno as mos dos Apstolos. Para um facto semelhante, requeremse um modo de viver e uma graa especial. S tu tambm apstolo, para poderes libertar os que esto cativos". Deixame glosarte de novo este texto: quantas vezes, por mandato de Jesus, soltaremos as prises das almas, porque Ele as necessita para o seu triunfo! Que sejam de apstolo as nossas mos e as nossas aces e a nossa vida... Ento Deus darnos tambm graa de apstolo, para quebrar os ferros dos acorrentados.

Forja, Vitria, 673

673

No podemos atribuirnos nunca o poder de Jesus que passa entre ns. Nosso Senhor passa e transforma as almas, quando nos pomos todos junto dele, com um s

145

corao, com um s sentir, com um s desejo de sermos bons cristos; mas Ele, no tu nem eu. Cristo que passa! E, alm disso, fica nos nossos coraes no teu e no meu! e nos nossos sacrrios. Jesus que passa e Jesus que fica. Permanece em ti, em cada um de vs e em mim.

Forja, Vitria, 674

674

Nosso Senhor quis fazernos coredentores com Ele. Por isso, para ajudarnos a compreender esta maravilha, move os evangelistas a relatarem tantos prodgios grandes. Ele podia tirar o po donde quisesse..., mas no! Procura a cooperao humana: necessita de uma criana, de um rapaz, de uns bocados de po e de uns peixes. Tu e eu fazemoslhe falta, e Deus! Isto hde urgirnos a ser generosos na correspondncia s suas graas.

Forja, Vitria, 675

675

Se o ajudares, ainda que seja com uma ninharia, como fizeram os Apstolos, Ele est disposto a fazer milagres, a multiplicar os pes, a mudar as vontades, a dar luz s inteligncias mais obscuras, a fazer com uma graa extraordinria que sejam capazes de rectido os que nunca o foram. Tudo isto... e mais, se o ajudares com o que tiveres.

Forja, Vitria, 676

676

Jesus morreu. um cadver. Aquelas mulheres santas no esperavam nada. Tinham visto como o tinham maltratado e como o tinham crucificado: presente tinham a violncia daquela Paixo sofredora! Sabiam tambm que os soldados guardavam o lugar, sabiam que o sepulcro estava completamente cerrado: "quem nos tirar a pedra da entrada?", perguntavamse, porque era uma lousa enorme. No entanto..., apesar de tudo, elas vo estar com Ele. Olha, as dificuldades grandes e pequenas vemse imediatamente..., mas, se h amor, no se repara nesses obstculos e procedese com audcia, com deciso, com valentia; confessa que sentes vergonha ao contemplar a vibrao, a intrepidez e a valentia dessas mulheres.

146

Forja, Vitria, 677

677

Maria, tua Me, levarte ao Amor de Jesus. E a estars "cum gaudio et pace", com alegria e paz, sempre "levado" porque sozinho cairias e encherteias de lodo pelo caminho fora, para crer, para amar e para sofrer.

Forja, Trabalho, 678

678

Pelo ensinamento paulino, sabemos que temos de renovar o mundo no esprito de Jesus Cristo, que temos de colocar Nosso Senhor no vrtice e na base de todas as coisas. Achas que ests a realizlo no teu trabalho, na tua tarefa profissional?

Forja, Trabalho, 679

679

Porque no experimentas converter em servio de Deus a tua vida inteira: o trabalho e o descanso, o pranto e o sorriso? Podes... e deves!

Forja, Trabalho, 680

680

Todas e cada uma das criaturas, todos os acontecimentos desta vida, sem excepo, tm de ser degraus que te levem a Deus e que te movam a conheclo e amlo, a darlhe graas e a procurar que todos o conheam e o amem.

Forja, Trabalho, 681

681

Estamos obrigados a trabalhar e a trabalhar com conscincia, com sentido de responsabilidade, com amor e perseverana, sem descuidos nem superficialidades: porque o trabalho um mandato de Deus, e a Deus, como diz o salmista, preciso obedecer "in laetitia", com alegria!

147

Forja, Trabalho, 682

682

Temos de conquistar, para Cristo, todos os valores humanos que sejam nobres.

Forja, Trabalho, 683

683

Quando se vive deveras a caridade, no sobra tempo para procurarse a si prprio; no h espao para a soberba; s nos ocorrero ocasies de servir!

Forja, Trabalho, 684

684

Qualquer actividade quer seja ou no humanamente muito importante tem de converterse para ti num meio de servir Nosso Senhor e os homens: a est a verdadeira dimenso da sua importncia.

Forja, Trabalho, 685

685

Trabalha sempre e em tudo, com sacrifcio, para pr Cristo no cume de todas as actividades dos homens.

Forja, Trabalho, 686

686

A correspondncia graa tambm est nessas coisas midas do dia, que parecem sem categoria e, no entanto, tm a transcendncia do Amor.

Forja, Trabalho, 687

687

No se pode esquecer que o trabalho humanamente digno, nobre e honesto, pode e deve! elevarse ordem sobrenatural, passando a ser uma tarefa divina. 148

Forja, Trabalho, 688

688

Jesus, nosso Senhor e nosso Modelo, crescendo e vivendo como um de ns, revelanos que na existncia humana a tua , as ocupaes correntes e vulgares tm um sentido divino, de eternidade.

Forja, Trabalho, 689

689

Admira a bondade do nosso Pai Deus: no te enche de alegria a certeza de que o teu lar, a tua famlia, o teu pas, que amas com loucura, so matria de santidade?

Forja, Trabalho, 690

690

Minha filha, que formaste um lar, agradame recordarte que vs, as mulheres, bem o sabes! tendes muita fortaleza, que sabeis envolver numa doura especial, para que no se note. E, com essa fortaleza, podeis fazer do marido e dos filhos instrumentos de Deus ou diabos. Tu floss sempre instrumentos de Deus: Nosso Senhor conta com a tua ajuda.

Forja, Trabalho, 691

691

Comoveme que o Apstolo qualifique o matrimnio cristo como "sacramentum magnum", sacramento grande. Tambm daqui deduzo que o trabalho dos pais de famlia importantssimo. Participais do poder criador de Deus e, por isso, o amor humano santo, nobre e bom: uma alegria do corao, qual Nosso Senhor, na sua providncia amorosa, quer que outros livremente renunciemos. Cada filho que Deus vos concede uma grande bno divina: no tenhais medo aos filhos!

149

Forja, Trabalho, 692

692

Nas minhas conversas com tantos casais, insisto em que, enquanto eles viverem e os filhos tambm viverem, devem ajudlos a ser santos, sabendo que na terra ningum ser santo. No faremos mais que lutar, lutar e lutar. E acrescento: Vs, mes e pais cristos, sois um grande motor espiritual, que manda aos vossos filhos fortaleza de Deus para essa luta, para vencer, para que sejam santos. No os defraudeis!

Forja, Trabalho, 693

693

No tenhas medo de querer bem s almas, por Ele; e no te importes de amar ainda mais aos teus, sempre que, querendolhes muito, o ames a Ele milhes de vezes mais.

Forja, Trabalho, 694

694

"Coepit facere et docere". Jesus comeou a fazer e depois a ensinar: tu e eu temos de dar o testemunho do exemplo, porque no podemos levar uma vida dupla: no podemos ensinar o que no praticarmos. Por outras palavras, temos de ensinar o que, pelo menos, lutamos por praticar.

Forja, Trabalho, 695

695

Cristo: ests obrigado a ser exemplar em todos os terrenos, tambm como cidado, no cumprimento das leis encaminhadas ao bem comum.

Forja, Trabalho, 696

696

J que s to exigente em que, at nos servios pblicos, os outros cumpram as suas obrigaes um dever!, afirmas , j pensaste se respeitas o teu horrio de trabalho, se o realizas com conscincia?

150

Forja, Trabalho, 697

697

Observa todos os teus deveres cvicos, sem te quereres subtrair ao cumprimento de nenhuma obrigao; e exerce todos os teus direitos, em bem da colectividade, sem exceptuares imprudentemente nenhum. Tambm a deves dar testemunho cristo.

Forja, Trabalho, 698

698

Se queremos de verdade santificar o trabalho, preciso cumprir iniludivelmente a primeira condio: trabalhar, e trabalhar bem!, com seriedade humana e sobrenatural.

Forja, Trabalho, 699

699

Que a tua caridade seja amvel: no deve faltar nunca nos teus lbios, com a prudncia e a naturalidade devidas, e mesmo que chores por dentro, um sorriso para todos, um servio sem regateios.

Forja, Trabalho, 700

700

Esse trabalho meio acabado apenas uma caricatura do holocausto que Deus te pede.

Forja, Trabalho, 701

701

Se afirmas que queres imitar Cristo... e te sobra tempo, andas por caminhos de tibieza.

151

Forja, Trabalho, 702

702

As tarefas profissionais tambm o trabalho do lar uma profisso de primeira ordem so testemunho da dignidade da criatura humana; ocasio de desenvolvimento da prpria personalidade; vnculo de unio com os outros; fonte de recursos; meio de contribuir para a melhoria da sociedade em que vivemos, e de fomentar o progresso da humanidade inteira... Para um cristo estas perspectivas alongamse e ampliamse ainda mais, porque o trabalho assumido por Cristo como realidade redimida e redentora se converte em meio e em caminho de santidade, em tarefa concreta santificvel e santificadora.

Forja, Trabalho, 703

703

Nosso Senhor quis que os seus filhos, que recebemos o dom da f, manifestemos a viso optimista original da criao, o "amor ao mundo" que palpita no cristianismo. Portanto, no deve faltar nunca entusiasmo no teu trabalho profissional nem no teu empenho por construir a cidade temporal.

Forja, Trabalho, 704

704

Tens de permanecer vigilante, para que os teus xitos profissionais ou os teus fracassos que hode vir! no te faam esquecer, ainda que seja s momentaneamente, qual o verdadeiro fim do teu trabalho: a glria de Deus!

Forja, Trabalho, 705

705

A responsabilidade crist no trabalho no se traduz apenas em preencher as horas, mas em realizlo com competncia tcnica e profissional... e, sobretudo, com amor de Deus.

Forja, Trabalho, 706

706

Que pena matar o tempo que um tesouro de Deus!

152

Forja, Trabalho, 707

707

Como todas as profisses honestas podem e devem ser santificadas, nenhum filho de Deus tem o direito de dizer: no posso fazer apostolado.

Forja, Trabalho, 708

708

Da vida oculta de Jesus hsde tirar esta outra consequncia: no ter pressa..., tendoa! Quer dizer, antes de mais nada est a vida interior; o resto, o apostolado, todo o apostolado, um corolrio.

Forja, Trabalho, 709

709

Enfrentate com os problemas deste mundo, com sentido sobrenatural e de acordo com as normas morais, que no ameaam nem destroem a personalidade embora a encaminhem. Conferirs assim tua conduta uma fora vital, que arraste; e confirmartes no teu caminhar pelo caminho certo.

Forja, Trabalho, 710

710

Deus Nosso Senhor querte santo, para santificares os outros. E para isso preciso que tu com valentia e sinceridade olhes para ti prprio, olhes para o Senhor Nosso Deus... e depois, s depois, que olhes para o mundo.

Forja, Trabalho, 711

711

Fomenta as tuas qualidades nobres, humanas. Podem ser o comeo do edifcio da tua santificao. Ao mesmo tempo, lembrate como j te disse noutra altura que no servio de Deus preciso queimar tudo, at o "que vo dizer", at isso que chamam reputao, se for preciso.

153

Forja, Trabalho, 712

712

Necessitas de formao, porque tens de ter um profundo sentido de responsabilidade, que promova e anime a actuao dos catlicos na vida pblica, com o respeito devido liberdade de cada um, e recordando a todos que tm de ser coerentes com a sua f.

Forja, Trabalho, 713

713

Por meio do teu trabalho profissional, acabado com a perfeio sobrenatural e humana possvel, podes deves! dar critrio cristo nos lugares onde exerceres a tua profisso ou ofcio.

Forja, Trabalho, 714

714

Como cristo tens o dever de actuar, de no te abster, de prestar a tua prpria colaborao para servir com lealdade, e com liberdade pessoal, o bem comum.

Forja, Trabalho, 715

715

Os filhos de Deus, cidados da mesma categoria que os outros, temos de participar "sem medo" em todas as actividades e organizaes honestas dos homens, para que Cristo ali esteja presente. Nosso Senhor pedirnos conta estreita se, por desleixo ou comodismo, cada um de ns, livremente, no procurar intervir nas obras e nas decises humanas, de que dependem o presente e o futuro da sociedade.

Forja, Trabalho, 716

716

Com sentido de profunda humildade fortes no nome do nosso Deus e no, como diz o Salmo, "nos recursos dos nossos carros de combate e dos nossos cavalos" , temos de procurar, sem respeitos humanos, que no haja recantos da sociedade em que no se conhea Cristo.

154

Forja, Trabalho, 717

717

Com liberdade, e de acordo com os teus gostos ou qualidades, participa activa e eficazmente nas associaes rectas, oficiais ou privadas do teu pas, com uma participao cheia de sentido cristo: essas organizaes nunca so indiferentes para o bem temporal e eterno dos homens.

Forja, Trabalho, 718

718

Esforate para que as instituies e as estruturas humanas, em que trabalhas e actuas com pleno direito de cidado, se conformem com os princpios que regem uma concepo crist da vida. Assim, no duvides, asseguras aos homens os meios para viverem de acordo com a sua dignidade, e facilitars a muitas almas que, com a graa de Deus, possam responder pessoalmente vocao crist.

Forja, Trabalho, 719

719

dever de cristo e de cidado defender e fomentar, por piedade e por cultura, os monumentos disseminados por ruas e caminhos cruzeiros, imagens marianas, etc. reconstruindo os que a barbrie ou o tempo destrurem.

Forja, Trabalho, 720

720

necessrio resistir com denodo a essas "liberdades de perdio", filhas da libertinagem, netas das ms paixes, bisnetas do pecado original..., que descendem, como se v, em linha recta do diabo.

Forja, Trabalho, 721

721

Por objectividade, e para que no faam mais mal, tenho que insistir em que no h que fazer publicidade nem "hossanar" os inimigos de Deus..., to pouco depois de mortos.

155

Forja, Trabalho, 722

722

Hoje atacase a nossa Me a Igreja no terreno social e a partir do governo das naes. Por isso Deus envia os seus filhos a ti! para lutar e para difundir a verdade nessas tarefas.

Forja, Trabalho, 723

723

Pela tua condio de cidado corrente, precisamente por esse teu "laicismo", igual nem mais nem menos ao dos teus colegas, tens de ter a valentia, que em certas alturas no ser pequena, de tornar "tangvel" a tua f: que vejam as tuas boas obras e a inteno que te move.

Forja, Trabalho, 724

724

Um filho de Deus tu no deve ter medo de viver no ambiente profissional, social... que lhe prprio: nunca est sozinho! Deus Nosso Senhor que sempre te acompanha concedete os meios para que lhe sejas fiel e para que leves os outros at Ele.

Forja, Trabalho, 725

725

Tudo por Amor! Este o caminho da santidade, da felicidade. Enfrenta com este ponto de vista as tuas tarefas intelectuais, as ocupaes mais altas do esprito e as coisas mais terraaterra, essas que necessariamente todos temos de cumprir, e vivers alegre e com paz.

Forja, Trabalho, 726

726

Tu, por seres cristo, dentro dos limites do dogma e da moral, podes ceder em tudo o que for pessoal e ceder com todo o corao...: mas, no que de Jesus Cristo, no podes ceder!

156

Forja, Trabalho, 727

727

Quando tiveres de mandar, no humilhes: procede com delicadeza; respeita a inteligncia e a vontade de quem obedece.

Forja, Trabalho, 728

728

Logicamente tens de empregar meios terrenos. Mas pe um empenho muito grande em estares desprendido de tudo o que for terreno, para manejlo pensando sempre no servio de Deus e dos homens.

Forja, Trabalho, 729

729

Planificar tudo? Tudo!, dissesteme. De acordo; necessrio exercitar a prudncia, mas tem em conta que os empreendimentos humanos, rduos ou vulgares, conservam sempre uma margem de imprevistos..., e que um cristo, alm disso, no deve fechar a passagem esperana nem prescindir da Providncia divina.

Forja, Trabalho, 730

730

Hsde trabalhar com tal viso sobrenatural, que s te deixes absorver pela tua actividade para a divinizar: assim o que terreno fazse divino, o que temporal tornase eterno.

Forja, Trabalho, 731

731

As obras ao servio de Deus nunca se perdem por falta de dinheiro: perdemse por falta de esprito.

157

Forja, Trabalho, 732

732

No ficas contente por sentir to de perto a pobreza de Jesus?... Que bonito carecer at do necessrio! Mas como Ele: oculta e silenciosamente.

Forja, Trabalho, 733

733

A devoo sincera, o verdadeiro amor a Deus, leva ao trabalho, ao cumprimento ainda que custe do dever de cada dia.

Forja, Trabalho, 734

734

Psse em relevo, muitas vezes, o perigo das obras sem vida interior que as anime: mas devia sublinharse tambm o perigo de uma vida interior se que pode existir sem obras.

Forja, Trabalho, 735

735

A luta interior no nos distancia das nossas ocupaes temporais: levanos a acablas melhor!

Forja, Trabalho, 736

736

A tua existncia no repetio de actos iguais, porque o seguinte deve ser mais recto, mais eficaz, mais cheio de amor que o anterior. Cada dia nova luz, novo entusiasmo!, por Ele!

Forja, Trabalho, 737

737

Em cada dia faz tudo o que puderes para conheceres a Deus, para te dares com Ele, para te enamorares mais em cada instante e no pensares seno no seu Amor e na 158

sua glria. Cumprirs este plano, filho, se no deixares, por nada!, os teus tempos de orao, a tua presena de Deus (com jaculatrias e comunhes espirituais para te inflamarem), a tua Santa Missa pausada, o teu trabalho bem acabado por Ele.

Forja, Trabalho, 738

738

Nunca compartilharei a opinio ainda que a respeite dos que separam a orao da vida activa, como se fossem incompatveis. Os filhos de Deus tm de ser contemplativos: pessoas que, no meio do fragor da multido, sabem encontrar o silncio da alma em colquio permanente com Nosso Senhor: e olhlo como se olha um Pai, como se olha um Amigo, a quem se quer com loucura.

Forja, Trabalho, 739

739

Uma pessoa piedosa, com uma piedade sem beatice, cumpre o seu dever profissional com perfeio, porque sabe que esse trabalho orao elevada a Deus.

Forja, Trabalho, 740

740

A nossa condio de filhos de Deus levarnos insisto a ter esprito contemplativo no meio de todas as actividades humanas luz, sal e levedura, pela orao, pela mortificao, pela cultura religiosa e profissional , fazendo realidade este programa: quanto mais dentro do mundo estivermos, tanto mais temos de ser de Deus.

Forja, Trabalho, 741

741

O ouro bom e os diamantes esto nas entranhas da terra, no na palma da mo. O teu trabalho de santidade prpria e com os outros depende desse fervor, dessa alegria, desse teu trabalho, obscuro e quotidiano, normal e corrente.

159

Forja, Trabalho, 742

742

Na nossa conduta habitual, necessitamos de uma virtude muito superior do legendrio rei Midas: ele convertia em ouro tudo o que tocava. Ns temos de converter pelo amor o trabalho humano, do nosso dia normal, em obra de Deus, com alcance eterno.

Forja, Trabalho, 743

743

Na tua vida, se te propuseres a isso, tudo pode ser objecto de oferecimento a Nosso Senhor, motivo de colquio com o teu Pai do Cu, que sempre guarda e concede luzes novas.

Forja, Trabalho, 744

744

Trabalha com alegria, com paz, com presena de Deus. Desta maneira realizars a tua tarefa, alm disso, com bom senso: chegars at ao fim ainda que rendido pelo cansao, acabalas bem... e as tuas obras agradaro a Deus.

Forja, Trabalho, 745

745

Deves manter ao longo do dia uma constante conversa com Nosso Senhor, que se alimente tambm das prprias ocorrncias da tua tarefa profissional. Vai com o pensamento ao Sacrrio... e oferece a Nosso Senhor o trabalho que tiveres entre mos.

Forja, Trabalho, 746

746

A, desse lugar de trabalho, faz com que o teu corao se escape at Nosso Senhor, junto do Sacrrio, para lhe dizeres, sem fazer coisas raras: Meu Jesus, amote. No tenhas medo de lhe chamar assim meu Jesus e de lho repetires amide.

160

Forja, Trabalho, 747

747

Assim desejava dedicarse orao um sacerdote, enquanto recitava o Ofcio divino: "seguirei a norma de dizer, ao comear: 'quero rezar como rezam os santos', e depois convidarei o meu Anjo da Guarda para cantar comigo os louvores do Senhor". Experimenta este caminho para a tua orao vocal e para fomentares a presena de Deus no teu trabalho.

Forja, Trabalho, 748

748

Recebeste o chamamento de Deus para um caminho concreto: metereste em todas as encruzilhadas do mundo, estando tu no teu trabalho profissional metido em Deus.

Forja, Trabalho, 749

749

No me percas nunca de vista o ponto de mira sobrenatural. Rectifica a inteno, como se rectifica o rumo do barco no alto mar: olhando a estrela, olhando para Maria. E ters a segurana de chegar sempre a bom porto.

Forja, Crisol, 750

750

No te digo que me tires os afectos, Senhor, porque com eles posso servirte, mas que os acrisoles.

Forja, Crisol, 751

751

Ante todas as maravilhas de Deus e ante todos os nossos fracassos humanos, temos de reconhecer: Tu s tudo para mim: servete de mim como quiseres! E a solido j no existir para ti, para ns.

161

Forja, Crisol, 752

752

O grande segredo da santidade reduzse a parecerse cada vez mais com Ele, que o nico e amvel Modelo.

Forja, Crisol, 753

753

Quando te puseres a orar, e no vires nada e te sentires confuso e seco, este o caminho: no penses em ti; volta os teus olhos, em contrapartida, para a Paixo de Jesus Cristo, nosso Redentor. Convencete de que tambm a cada um de ns nos pede, como queles trs Apstolos mais ntimos, no Jardim das Oliveiras: "vigiai e orai".

Forja, Crisol, 754

754

Ao abrires o Santo Evangelho pensa que no s tens de saber o que ali se narra obras e ditos de Cristo mas tambm tens de vivlo. Tudo, cada ponto relatado, se recolheu, pormenor a pormenor, para que o encarnes nas circunstncias concretas da tua existncia. Nosso Senhor chamou os catlicos para o seguirem de perto e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, alm disso, deves encontrar a tua prpria vida. Aprenders a perguntar tu tambm, como o Apstolo, cheio de amor: "Senhor, que queres que eu faa?"... A Vontade de Deus! ouvirs na tua alma de modo terminante. Ento, pega no Evangelho diariamente, e lo e viveo como norma concreta. Assim procederam os santos.

Forja, Crisol, 755

755

Se de verdade desejas que o teu corao reaja de um modo seguro, aconselhote que te metas numa Chaga de Nosso Senhor: assim ters intimidade com Ele, pegartes a Ele, sentirs palpitar o seu Corao... e seguilos em tudo o que te pedir.

162

Forja, Crisol, 756

756

A orao indubitavelmente o "tira mgoas" dos que amam Jesus.

Forja, Crisol, 757

757

A Cruz simboliza a vida do apstolo de Cristo, com um vigor e uma verdade que encantam a alma e o corpo, mesmo que s vezes custe e se note o peso.

Forja, Crisol, 758

758

Compreendo que, por Amor, desejes padecer com Cristo: pr as tuas costas entre Ele e os verdugos, que o azorragam; a tua cabea, e no a dele, para os espinhos; e os teus ps e as tuas mo para os cravos;... ou, pelo menos, acompanhar a nossa Me Santa Maria, no Calvrio, e acusareste de deicida pelos teus pecados..., e sofrer e amar.

Forja, Crisol, 759

759

Propusme recorrer com mais frequncia ao Parclito e pedirlhe a sua luz dissesteme. Bem: mas lembrate, filho, que o Esprito Santo fruto da Cruz.

Forja, Crisol, 760

760

O amor alegre, que torna feliz a alma, est baseado na dor: no possvel amor sem renncia.

163

Forja, Crisol, 761

761

Cristo pregado na Cruz, e tu?...: ainda metido s nos teus gostos!; corrijome: cravado pelos teus gostos!

Forja, Crisol, 762

762

No sejamos no podemos ser! cristos adocicados: na terra tem que haver dor e Cruz.

Forja, Crisol, 763

763

Nesta nossa vida h que contar com a Cruz. Quem no conta com a Cruz no cristo... e no poder evitar o encontro com "a sua cruz", na qual desesperar.

Forja, Crisol, 764

764

Agora que a Cruz sria, de peso, Jesus arranja as coisas de maneira que nos enche de paz: fazse nosso Cireneu, para que a carga se torne leve. Dizlhe, ento, cheio de confiana: Senhor, que Cruz esta? Uma Cruz sem cruz. Daqui em diante, com a tua ajuda, conhecendo o modo de me abandonar em Ti, sero sempre assim todas as minhas cruzes.

Forja, Crisol, 765

765

Reafirma na tua alma o antigo propsito daquele amigo: "Senhor, quero o sofrimento, no o espectculo".

164

Forja, Crisol, 766

766

Ter a Cruz ter a alegria: terte a Ti, Senhor!

Forja, Crisol, 767

767

O que verdadeiramente torna desgraada uma pessoa e inclusivamente uma sociedade inteira essa procura, ansiosa e egosta, de bemestar: esse intento de eliminar tudo o que contraria.

Forja, Crisol, 768

768

O caminho do Amor chamase Sacrifcio.

Forja, Crisol, 769

769

A Cruz, a Santa Cruz!, pesa. Por um lado, os meus pecados. Por outro, a triste realidade dos sofrimentos da nossa Me a Igreja; a apatia de tantos catlicos que tm um "querer sem querer"; a separao por diversos motivos de seres amados; as doenas e tribulaes, alheias e prprias... A cruz, a Santa Cruz!, pesa: "Fiat, adimpleatur...!". Faase, cumprase, seja louvada e eternamente glorificada a justssima e amabilssima Vontade de Deus sobre todas as coisas! Amen. Amen.

Forja, Crisol, 770

770

Quando se caminha por onde Cristo caminha; quando j no h resignao, mas a alma se conforma com a Cruz toma a forma da Cruz ; quando se ama a Vontade de Deus; quando se quer a Cruz..., ento, s ento, Ele que a leva.

165

Forja, Crisol, 771

771

Une a dor a Cruz exterior ou interior com a Vontade de Deus, por meio de um "fiat!" generoso, e enchertes de alegria e de paz.

Forja, Crisol, 772

772

Sinais inequvocos da verdadeira Cruz de Cristo: a serenidade, um profundo sentimento de paz, um amor disposto a qualquer sacrifcio, uma eficcia grande, que dimana do prprio Lado de Jesus, e sempre de modo evidente a alegria: uma alegria que procede de saber que, quem se entrega de verdade, est junto da Cruz e, por conseguinte, junto de Nosso Senhor.

Forja, Crisol, 773

773

No deixes de ver e de agradecer a predileco do Rei que, na tua vida inteira, ressela a tua carne e o teu esprito com o selo real da Santa Cruz.

Forja, Crisol, 774

774

"Trago comigo escrevia aquele amigo um pequeno Santo Cristo, com a imagem muito gasta pelo uso e os beijos, herdado pelo meu pai na morte da sua me, que o usava habitualmente. Como muito pobrezinho e est muito gasto, no me atrevo a ofereclo a ningum e desta maneira, ao vlo, aumenta o meu amor Cruz".

Forja, Crisol, 775

775

Rezava assim um sacerdote, em momentos de aflio: "Venha, Jesus, a Cruz que Tu quiseres: desde agora receboa com alegria e a abenooa com a rica bno do meu sacerdcio".

166

Forja, Crisol, 776

776

Quando receberes alguma pancada forte, alguma Cruz, no deves afligirte. Pelo contrrio, com rosto alegre, deves dar graas a Nosso Senhor.

Forja, Crisol, 777

777

Ontem vi um quadro de Jesus morto, que me encantou. Um anjo, com uno indizvel, beijalhe a mo esquerda; outro, aos ps do Salvador, tem um cravo arrancado da Cruz; e, em primeiro plano, de costas, olhando Cristo, um anjinho pequenino chora. Pedi a Nosso Senhor que me oferecessem o quadro: bonito, respira piedade. Entristeceume saber que uma pessoa, a quem se mostrou a tela para que a comprasse, a recusou dizendo: "Um cadver!". Para mim, sers sempre a Vida.

Forja, Crisol, 778

778

Senhor no me importa repetilo mil vezes : quero acompanharte, sofrendo Contigo, nas humilhaes e crueldades da Paixo e da Cruz.

Forja, Crisol, 779

779

Encontrar a Cruz encontrar Cristo.

Forja, Crisol, 780

780

Jesus, que o teu Sangue de Deus penetre nas minhas veias, para fazerme viver, em cada instante, a generosidade da Cruz.

167

Forja, Crisol, 781

781

Ante Jesus morto na Cruz, faz orao, para que a Vida e a Morte de Cristo sejam o modelo e o estmulo da tua vida e da tua resposta Vontade divina.

Forja, Crisol, 782

782

Lembrate na hora da dor ou da expiao: a Cruz o sinal de Cristo Redentor. Deixou de ser o smbolo do mal para ser o sinal da vitria.

Forja, Crisol, 783

783

Pe, entre os ingredientes da refeio, "o saborosssimo", da mortificao.

Forja, Crisol, 784

784

No esprito de penitncia fazer uns dias grandes mortificaes e abandonlas noutros. Esprito de penitncia significa saber vencerse todos os dias, oferecendo coisas grandes e pequenas por amor e sem espectculo.

Forja, Crisol, 785

785

Se unirmos as nossas bagatelas as insignificantes e as grandes contradies aos grandes sofrimentos de Nosso Senhor, Vtima a nica Vtima Ele! , aumentar o seu valor, tornarseo num tesouro e, ento, pegaremos com gosto, com garbo, na Cruz de Cristo. E assim no haver pena que no se vena com rapidez; e no haver nada nem ningum que nos tire a paz e a alegria.

168

Forja, Crisol, 786

786

Para seres apstolo tens de levar em ti como ensina S. Paulo Cristo crucificado.

Forja, Crisol, 787

787

verdade!: a Santa Cruz traz s nossas vidas a confirmao inequvoca de que somos de Cristo.

Forja, Crisol, 788

788

A Cruz no a pena, nem o desgosto, nem a amargura... o madeiro santo onde triunfa Jesus Cristo... e onde triunfamos ns, quando recebemos com alegria e generosamente o que Ele nos envia.

Forja, Crisol, 789

789

Depois do Santo Sacrifcio, viste como da tua F e do teu Amor da tua penitncia, da tua orao e da tua actividade dependem em boa parte a perseverana dos teus e, por vezes, at a sua vida terrena. Bendita Cruz, que levamos o meu Senhor Jesus Ele e tu e eu!

Forja, Crisol, 790

790

Oh, Jesus, quero ser uma fogueira de loucura de Amor! Quero que s a minha presena seja bastante para incendiar o mundo, num raio de muitos quilmetros, com um incndio inextinguvel. Quero saber que sou teu. Depois, venha a Cruz... Magnfico caminho!: sofrer, amar e crer.

169

Forja, Crisol, 791

791

Quando estiveres doente, oferece com amor os teus sofrimentos, e converterseo em incenso que se eleva em honra de Deus e que te santifica.

Forja, Crisol, 792

792

Hsde ser, como filho de Deus e com a sua graa, varo ou mulher forte, de desejos e de realidades. No somos plantas de estufa. Vivemos no meio do mundo e temos de estar a todos os ventos, ao calor e ao frio, chuva e aos ciclones..., mas fiis a Deus e sua Igreja.

Forja, Crisol, 793

793

Como doem os desprezos, ainda que a vontade esteja disposta a querlos! No te admires: ofereceos a Deus

Forja, Crisol, 794

794

Muito te feriu aquele desprezo!... Significa que te esqueces demasiado facilmente de quem s.

Forja, Crisol, 795

795

Ante as acusaes que consideramos injustas, examinemos a nossa conduta, diante de Deus, "cum gaudio et pace", com alegre serenidade, e rectifiquemos, ainda que se trate de coisas inocentes, se a caridade nolo aconselhar. Lutemos por ser santos, cada dia mais: e, depois, "que digam o que quiserem", sempre que a esses ditos se possa aplicar aquela bemaventurana: "beati estis cum... dixerint omne malum adversus vos mentientes propter me", bemaventurados sereis quando vos caluniarem por minha causa.

170

Forja, Crisol, 796

796

Afirmouse no recordo quem nem onde que o vendaval da insdia se enfurece com os que sobressaem, como o furaco fustiga os pinheiros mais altos.

Forja, Crisol, 797

797

Intrigas, interpretaes miserveis cortadas medida do corao vil que interpreta sussurros cobardes... uma cena infelizmente repetida nos diferentes ambientes: no trabalham nem deixam trabalhar. Medita devagar naqueles versos do salmo: "Meu Deus, cheguei a ser estranho para os meus irmos e forasteiro para os filhos da minha me. Porque o zelo da tua casa me devorou e os oprbrios dos que te ultrajam caram sobre mim"... e continua a trabalhar.

Forja, Crisol, 798

798

No se pode fazer o bem, mesmo sendo todas as almas boas, sem a Cruz santa da murmurao.

Forja, Crisol, 799

799

"In silentio et in spe erit fortitudo vestra", no silncio e na esperana residir a vossa fortaleza..., assegura Nosso Senhor aos seus. Calar e confiar: duas armas fundamentais no momento da adversidade, quando te forem negadas as ajudas humanas. O sofrimento suportado sem queixa olha para Jesus na sua Santa Paixo e Morte d tambm a medida do amor

Forja, Crisol, 800

800

Rezava assim uma alma desejosa de ser inteiramente de Deus e, por Ele, de todas as almas: "Senhor, peote que actues neste pecador e que rectifiques e purifiques e

171

acrisoles as minhas intenes".

Forja, Crisol, 801

801

Tocoume a condescendncia a transigncia e a intransigncia daquele varo doutssimo e santo, que dizia: "conformome com tudo, menos com ofender a Deus".

Forja, Crisol, 802

802

Considera o bem que fizeram tua alma os que, durante a tua vida, te importunaram ou procuraram fazlo. Outros chamam inimigos a essas pessoas. Tu, procurando imitar os santos, pelo menos nisso, e sendo muito pouca coisa para ter ou ter tido inimigos, chamalhes "benfeitores". E acontecer que, fora de pedires a Deus por eles, simpatizars com eles.

Forja, Crisol, 803

803

Filho, ouveme bem: mantmte feliz quando te maltratarem e te desonrarem; quando muita gente se alvoroar e estiver na moda cuspir em ti, porque s "omnium peripsema" como que lixo para todos... Custa, custa muito. duro, at que por fim uma pessoa se aproxima do Sacrrio, vendose considerada como toda a porcaria do mundo, como um pobre verme, e diz de verdade: "Senhor, se Tu no precisas da minha honra, eu para que a quero?". At ento, o filho de Deus no sabe o que ser feliz: at chegar a essa nudez, a essa entrega, que entrega de amor, mas fundamentada na mortificao, na dor.

Forja, Crisol, 804

804

Contradio dos bons? Coisas do demnio.

172

Forja, Crisol, 805

805

Quando perdes a calma e ficas nervoso, como se tirasses razo tua razo. Nesses momentos, volta a ouvirse a voz do Mestre a Pedro, que se afunda nas guas da sua falta de paz e do seu nervosismo: "Porque duvidaste?".

Forja, Crisol, 806

806

A ordem dar harmonia tua vida e brindarte a perseverana. A ordem proporcionar paz ao teu corao e gravidade tua compostura.

Forja, Crisol, 807

807

Copio este texto, porque pode dar luz tua alma: "Encontrome numa das situaes econmicas mais difceis que atravessei. No perco a paz. Tenho a certeza absoluta de que Deus, meu Pai, resolver todo este problema de uma vez. Quero, Senhor, abandonar todos os meus cuidados nas tuas mos generosas. A nossa Me a tua Me! a estas horas, como em Can, j fez soar aos teus ouvidos: no tm!... Eu creio em Ti, espero em Ti, amoTe, Jesus: para mim, nada; tudo para eles".

Forja, Crisol, 808

808

Amo a tua Vontade. Amo a santa pobreza, minha grande senhora. E abomino, para sempre, tudo o que implicar mesmo de longe, falta de adeso tua justssima, amabilssima e paternal Vontade.

Forja, Crisol, 809

809

O esprito de pobreza, de desprendimento dos bens terrenos, redunda na eficcia do apostolado.

173

Forja, Crisol, 810

810

Nazar: caminho de f, de desprendimento, onde o Criador se sujeita s criaturas como ao seu Pai Celestial.

Forja, Crisol, 811

811

Jesus fala sempre com amor..., tambm quando nos corrige ou permite a tribulao.

Forja, Crisol, 812

812

Identificate com a Vontade de Deus... e assim a contradio no contradio.

Forja, Crisol, 813

813

Deus quernos infinitamente mais do que tu prprio te queres... Deixao, pois, exigirte!

Forja, Crisol, 814

814

Aceita sem medo a Vontade de Deus; formula sem vacilaes o propsito de edificar toda a tua vida com o que nos ensina e exige a nossa f. Desta maneira podes ter a certeza que, mesmo com penas e inclusivamente com calnias, sers feliz, com uma felicidade que te levar a amar os outros e a fazlos participar da tua alegria sobrenatural.

174

Forja, Crisol, 815

815

Se vierem contradies, convencete de que so uma prova do amor de Pai, que Nosso Senhor te tem.

Forja, Crisol, 816

816

Nesta forja de dor que acompanha a vida de todas as pessoas que amam, Nosso Senhor ensinanos que quem passa sem medo ainda que custe por onde passou o Mestre, encontra a alegria.

Forja, Crisol, 817

817

Fortalece o teu esprito com a penitncia, de tal maneira que nunca desanimes quando chegar a contradio.

Forja, Crisol, 818

818

Quando te propors, de uma vez por todas, identificarte com esse Cristo que Vida!

Forja, Crisol, 819

819

Para perseverar no seguimento dos passos de Jesus, preciso uma liberdade contnua, um querer contnuo, um exerccio contnuo da prpria liberdade.

Forja, Crisol, 820

820

Admirate descobrir que, em cada uma das possibilidades de melhorar, existem muitas metas diferentes... 175

So outros caminhos, dentro do "caminho", que evitam a possvel rotina e te aproximam mais de Nosso Senhor. Aspira com generosidade ao mais alto.

Forja, Crisol, 821

821

Trabalha com humildade, quer dizer, conta primeiro com as bnos de Deus, que no te faltaro; depois, com os teus bons desejos; com os teus planos de trabalho; e com as tuas dificuldades!, sem esquecer que, entre essas dificuldades, hsde pr sempre a tua falta de santidade. Sers bom instrumento, se lutares todos os dias por ser melhor.

Forja, Crisol, 822

822

Confiasteme que, na tua orao, abrias o corao a Nosso Senhor com as seguintes palavras: "considero as minhas misrias que parecem aumentar, apesar das tuas graas, sem dvida pela minha falta de correspondncia. Conheo a ausncia em mim de toda a preparao, para o empreendimento que me pedes. E, quando leio nos jornais o que tantos e tantos homens de prestgio, de talento e de dinheiro falam e escrevem e organizam para defender o teu reinado..., olho para mim prprio e vejome nada, to ignorante e to pobre, numa palavra, to pequeno..., que me encheria de confuso e de vergonha, se no soubesse que Tu me queres assim. Oh, Jesus! Por outro lado, sabes bem como pus, da melhor vontade, aos teus ps, a minha ambio... F e Amor: Amar, Crer, Sofrer. Nisto sim, quero ser rico e sbio, mas no mais sbio nem mais rico do que o que Tu, na tua Misericrdia sem limites, tiveres disposto: porque heide pr todo o meu prestgio e honra em cumprir fielmente a tua justssima e amabilssima Vontade". No fiques s nesses bons desejos aconselheite.

Forja, Crisol, 823

823

O amor a Deus convidanos a levar a Cruz a pulso..., a sentir sobre os ombros o peso da humanidade inteira e a cumprir, nas circunstncias prprias do estado e do trabalho de cada um, os desgnios claros e amorosos ao mesmo tempo da Vontade do Pai.

176

Forja, Crisol, 824

824

O maior louco que houve e haver Ele. Cabe maior loucura do que entregarse como Ele se entrega e a quem se entrega? Porque loucura teria sido ficar como um Menino indefeso; mas, assim, ainda muitos malvados se enterneceriam, sem se atreverem a maltratlo. Pareceulhe pouco: quis aniquiliarse mais e darse mais. Tornouse alimento, fezse Po. Divino Louco! Como te tratam os homens?... Eu prprio?

Forja, Crisol, 825

825

Jesus, a tua loucura de Amor roubame o corao. Ests inerme e pequeno, para engrandecer os que te comem.

Forja, Crisol, 826

826

Tens de conseguir que a tua vida seja essencialmente, totalmente!, eucarstica.

Forja, Crisol, 827

827

Gosto de chamar "cadeia de amor!" ao Sacrrio. Ele est ali h vinte sculos..., voluntariamente encerrado!, por mim e por todos.

Forja, Crisol, 828

828

Pensaste nalguma ocasio como te prepararias para receber Nosso Senhor, se s se pudesse comungar uma vez na vida? Agradeamos a Deus a facilidade que temos para nos aproximarmos dele, mas... temos de agradeclo preparandonos muito bem para o receber.

177

Forja, Crisol, 829

829

Diz a Nosso Senhor que, daqui em diante, cada vez que celebrares ou assistires Santa Missa, e administrares ou receberes o Sacramento Eucarstico, flos com uma f grande, com um amor que queime, como se fosse a ltima vez da tua vida. E tem dor pelas tuas negligncias passadas.

Forja, Crisol, 830

830

Compreendo o teu empenho por receber diariamente a Sagrada Eucaristia, porque quem se sente filho de Deus tem imperiosa necessidade de Cristo.

Forja, Crisol, 831

831

Enquanto assistes Santa Missa, pensa assim! que ests a participar num Sacrifcio divino: sobre o altar, Cristo volta a oferecerse por ti.

Forja, Crisol, 832

832

Quando o receberes, dizlhe: Senhor, espero em Ti; adorote, amote, aumentame a f. S o apoio da minha debilidade, Tu, que ficaste na Eucaristia, inerme, para remediar a fraqueza das criaturas.

Forja, Crisol, 833

833

Devemos fazer nossas, por assimilao, aquelas palavras de Jesus: "desiderio desideravi hoc Pascha manducare vobiscum", desejei ardentemente comer esta Pscoa convosco. De nenhuma forma poderemos manifestar melhor o nosso mximo interesse e amor pelo Santo Sacrifcio, que observando esmeradamente at a mais pequena das cerimnias prescritas pela sabedoria da Igreja. E, alm do Amor, deve urgirnos a "necessidade" de nos parecermos com Jesus Cristo, no s interiormente, mas tambm externamente, movendonos nos amplos espaos do altar cristo com aquele ritmo e harmonia da santidade 178

obediente, que se identifica com a vontade da Esposa de Cristo, quer dizer, com a Vontade do prprio Cristo.

Forja, Crisol, 834

834

Temos de receber Nosso Senhor na Eucaristia, como aos grandes da terra, melhor!: com adornos, luzes, fatos novos... E se me perguntares que limpeza, que adornos e que luzes hsde ter, responderteei: limpeza nos teus sentidos, um por um; adorno nas tuas potncias, uma por uma; luz em toda a tua alma.

Forja, Crisol, 835

835

S alma de Eucaristia! Se o centro dos teus pensamentos e esperanas est no Sacrrio, filho, que abundantes os frutos de santidade e de apostolado!

Forja, Crisol, 836

836

Os objectos utilizados no culto divino devem ser artsticos, tendo em conta que o culto no est para a arte, mas a arte para o culto.

Forja, Crisol, 837

837

Vai perseverantemente ao Sacrrio, fisicamente ou com o corao, para te sentires seguro, para te sentires sereno: mas tambm para te sentires amado... e para amar!

Forja, Crisol, 838

838

Copio umas palavras de um sacerdote, dirigidas aos que o seguiam no seu empreendimento apostlico: "Quando contemplardes a Sagrada Hstia exposta na custdia sobre o altar, olhai que amor, que ternura a de Cristo. Explicoo pelo amor que vos tenho; se pudesse estar longe trabalhando e, ao mesmo tempo, junto de cada um de vs, com que gosto o faria! 179

Mas Cristo, Ele sim, pode fazlo! E Ele, que nos ama com um amor infinitamente superior ao que podem albergar todos os coraes da Terra, ficou para que possamos unirnos sempre sua Humanidade Santssima e para nos ajudar, para nos consolar, para nos fortalecer, para que sejamos fiis".

Forja, Crisol, 839

839

No penses que fcil fazer da vida um servio. preciso traduzir em realidades to bom desejo, porque "o reino de Deus no consiste em palavras, mas em virtude", ensina o Apstolo; e porque a prtica de uma constante ajuda aos outros no possvel sem sacrifcio.

Forja, Crisol, 840

840

Sente sempre e em tudo com a Igreja! Adquire, por isso, a formao espiritual e doutrinal necessria, que te faa pessoa de recto critrio nas tuas opes temporais, pronto e humilde para rectificar, quando advertires que te enganaste. A nobre rectificao dos erros pessoais um modo, muito humano e muito sobrenatural, de exercer a liberdade pessoal.

Forja, Crisol, 841

841

urgente difundir a luz da doutrina de Cristo. Entesoura formao, enchete de clareza de ideias, de plenitude da mensagem crist, para poder depois transmitila aos outros. No esperes umas iluminaes de Deus, que no tem porque dlas, j que dispes de meios humanos concretos: o estudo, o trabalho.

Forja, Crisol, 842

842

O erro no s obscurece a inteligncia, mas divide as vontades. Pelo contrrio, "veritas liberabit vos", a verdade livrarvos das faces que secam a caridade.

180

Forja, Crisol, 843

843

Esforaste por te dares bem com esse companheiro que mal te d os bons dias... e custate. Persevera e no o julgues; ter as "suas razes", da mesma maneira que tu tens as tuas para pedir por ele cada dia mais.

Forja, Crisol, 844

844

Se tu ests no mundo com quatro patas, como podes estranhar que os outros no sejam anjos?

Forja, Crisol, 845

845

Est amorosamente vigilante para viveres a santa pureza..., porque mais facilmente se apaga uma falha do que um incndio. Mas toda a diligncia humana, com a mortificao e o cilcio e o jejum armas necessrias! que pouco valem sem Ti, meu Deus!

Forja, Crisol, 846

846

Lembrate com constncia que colaboras na formao espiritual e humana dos que te rodeiam e de todas as almas at a chega a bendita Comunho dos Santos , em qualquer momento: quando trabalhas e quando descansas; quando se v que ests alegre ou preocupado; quando na tua tarefa no meio da rua fazes a tua orao de filho de Deus e transcende exteriormente a paz da tua alma; quando se nota que sofreste que choraste e sorris.

Forja, Crisol, 847

847

Uma coisa a santa coaco e outra a violncia cega ou a vingana.

181

Forja, Crisol, 848

848

J o disse o Mestre: oxal os filhos da luz tenham, em fazer o bem, pelo menos o mesmo empenho e a obstinao com que se dedicam s suas aces os filhos das trevas! No te queixes: trabalha, mas para afogar o mal em abundncia de bem!

Forja, Crisol, 849

849

A caridade que prejudica a eficcia sobrenatural do apostolado uma caridade falsa.

Forja, Crisol, 850

850

Deus precisa de mulheres e homens seguros, firmes, nos quais seja possvel apoiarse.

Forja, Crisol, 851

851

No vivemos para a terra nem para a nossa honra, mas para a honra de Deus, para a glria de Deus, para o servio de Deus: isto o que nos hde mover!

Forja, Crisol, 852

852

Desde que Jesus Cristo Nosso Senhor fundou a Igreja, esta nossa Me tem sofrido contnua perseguio. Talvez noutros tempos as perseguies se fizessem abertamente e agora organizamse muitas vezes de modo assolapado; mas, hoje como ontem, continua a combaterse a Igreja. Que obrigao temos de viver, diariamente, como catlicos responsveis!

182

Forja, Crisol, 853

853

Emprega esta receita, para a tua vida: "no me lembro de que existo. No penso nas minhas coisas, porque no tenho tempo". Trabalho e servio!

Forja, Crisol, 854

854

Sob estas directrizes decorre a bondade inigualvel da nossa Me Santa Maria: um amor levado at ao extremo, cumprindo com esmero a Vontade divina, e um esquecimento completo de si mesma, contente por estar onde Deus a quiser. Por isso nem o mais pequeno dos seus gestos trivial. Aprende.

Forja, Seleco, 855

855

Comprometido! Como me agrada esta palavra! Ns, os filhos de Deus, obrigamonos livremente a viver dedicados a Nosso Senhor, com o empenho de que Ele domine, soberana e completamente, nas nossas vidas.

Forja, Seleco, 856

856

A santidade quando verdadeira transborda do recipiente para encher outros coraes, outras almas, dessa superabundncia. Ns, os filhos de Deus, santificamonos santificando. Alastra tua volta a vida crist? Pensa nisso diariamente.

Forja, Seleco, 857

857

O Reino de Jesus Cristo. Isso connosco! Por isso, filho, com generosidade!, no queiras saber nenhuma das muitas razes que tem para reinar em ti. Se olhares para Ele, bastarte contemplar como te ama..., sentirs nsias de corresponder, gritandolhe bem alto que "o amas actualmente", e compreenders que, se no o deixares, Ele no te deixar.

183

Forja, Seleco, 858

858

O primeiro passo para aproximar outros dos caminhos de Cristo que te vejam contente, feliz, seguro no teu andar para Deus.

Forja, Seleco, 859

859

Um varo catlico uma mulher catlica no pode esquecer esta ideia mestra: imitar Jesus em todos os ambientes, sem repelir ningum.

Forja, Seleco, 860

860

Jesus Nosso Senhor que o quer: preciso seguilo de perto. No h outro caminho. Esta a obra do Esprito Santo em cada alma na tua e tens de ser dcil, para no pr obstculos ao teu Deus.

Forja, Seleco, 861

861

Sinal evidente de que procuras a santidade deixame chamarlhe assim o "so preconceito psicolgico" de pensares habitualmente nos outros, esquecendote de ti prprio, para os aproximares de Deus.

Forja, Seleco, 862

862

Tem de ficar claramente gravado na tua alma que Deus no tem necessidade de ti. O seu chamamento uma misericrdia amorosssima do seu Corao.

184

Forja, Seleco, 863

863

Trata com afecto, com carinho com caridade crist! , o que erra, mas sem admitir concesses naquilo que v contra a nossa santa F.

Forja, Seleco, 864

864

Recorre Doce Senhora Maria, Me de Deus e Nossa Me, confiandolhe a limpeza de alma e de corpo de todas as pessoas. Dizlhe que queres invocla e que a invoquem sempre e vencer sempre, nas horas ms ou boas e muito boas da luta contra os inimigos da nossa condio de filhos de Deus.

Forja, Seleco, 865

865

Ele veio terra, porque "omnes homines vulto salvos fieri", para redimir todo o mundo. Enquanto trabalhas lado a lado com tantas pessoas, lembrate sempre de que no h alma que no interesse a Cristo!

Forja, Seleco, 866

866

Senhor asseguravaslhe , gosto de ser agradecido; quero slo sempre com todos. Pois, olha: no s uma pedra... nem um sobreiro... nem um mulo. No pertences a esses seres que realizam o seu fim aqui em baixo. E isso porque Deus quis fazerte homem ou mulher seu filho ... e te ama "in caritate perpetua", com amor eterno. Gostas de ser agradecido? Vais fazer uma excepo com Nosso Senhor? Procura que a tua aco de graas, diria, saia impetuosa do teu corao.

185

Forja, Seleco, 867

867

Compreenso, caridade real. Quando de verdade a tiveres conseguido, ters o corao grande com todos, sem discriminaes, e vivers tambm com os que te maltrataram o conselho de Jesus: "Vinde a mim todos os que andais angustiados..., e Eu vos aliviarei".

Forja, Seleco, 868

868

Trata com afecto os que ignoram as coisas de Deus. Mas com mais razo deves tratar assim aqueles que as conhecem: sem isto, no podes cumprir o anterior.

Forja, Seleco, 869

869

Se de verdade amasses a Deus com todo o teu corao, o amor ao prximo que s vezes te to difcil seria uma consequncia necessria do Grande Amor. E no te sentirias inimigo de ningum nem farias acepo de pessoas.

Forja, Seleco, 870

870

Tens nsias, loucura divina de que as almas conheam o Amor de Deus? Pois, na tua vida corrente, oferece mortificaes, reza, cumpre o dever, vencete em tanto pormenor pequeno.

Forja, Seleco, 871

871

Falalhe devagar: Bom Jesus, se heide ser apstolo apstolo de apstolos preciso que me faas muito humilde. Que me conhea: que me conhea e que te conhea. Assim nunca perderei de vista o meu nada.

186

Forja, Seleco, 872

872

"Per Iesum Christum Dominum nostrum", por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Tens de fazer as coisas desta maneira: por Jesus Cristo! bom que tenhas um corao humano; mas, se fazes as coisas s porque se trata de uma pessoa determinada, mal! Ainda que o faas tambm por esse irmo, por esse amigo, flo sobretudo por Jesus Cristo!

Forja, Seleco, 873

873

A Igreja, as almas de todos os continentes, de todos os tempos actuais e vindouros esperam muito de ti..., mas que se te meta bem na cabea e no corao! sers estril se no fores santo: corrijome, se no lutares por ser santo.

Forja, Seleco, 874

874

Deixate modelar pelos golpes fortes ou delicados da graa. Esforate por no ser obstculo, mas instrumento. E, se quiseres, a tua Me Santssima ajudarte e sers canal, em vez de pedra que desvie o curso das guas divinas.

Forja, Seleco, 875

875

Senhor, ajudame a serte fiel e dcil, "sicut lutum in manu figuli", como o barro nas mos do oleiro. E assim no viverei eu, mas em mim vivers e actuars Tu, Amor.

Forja, Seleco, 876

876

Jesus far com que tenhas um amor grande a todos aqueles com quem convives, que em nada ofuscar o que lhe tens a Ele. Pelo contrrio: quanto mais amares Jesus, mais gente caber no teu corao.

187

Forja, Seleco, 877

877

A criatura, ao aproximarse mais de Deus, sentese mais universal: dilatase o seu corao, para que caibam todos e tudo, no nico grande desejo de pr o universo aos ps de Jesus.

Forja, Seleco, 878

878

Jesus tinha trinta e trs anos, ao morrer na Cruz. A juventude no pode servir de desculpa! Alm disso, cada dia que passa, j vais deixando de ser jovem..., embora com Ele tenhas a sua juventude eterna.

Forja, Seleco, 879

879

Repele o nacionalismo que dificulta a compreenso e o convvio: uma das barreiras mais perniciosas de muitos momentos histricos. E repeleo com mais fora porque seria mais nocivo , se se pretende levar ao Corpo da Igreja, que onde mais deve resplandecer a unio de tudo e de todos no amor a Jesus Cristo.

Forja, Seleco, 880

880

Tu, filho de Deus, que fizeste at agora para ajudar as almas dos que te rodeiam? No te podes conformar com essa passividade, com essa languidez: Ele quer chegar a outros com o teu exemplo, com a tua palavra, com a tua amizade, com o teu servio...

Forja, Seleco, 881

881

Sacrificate, entregate e trabalha com as almas uma a uma, como se tratam uma a uma as jias preciosas. Mais ainda, hsde pr maior empenho, porque est em jogo algo de valor incomparvel: o objecto dessa ateno espiritual preparar bons instrumentos para o 188

servio de Deus, que custaram a Cristo, cada um!, todo o seu Sangue.

Forja, Seleco, 882

882

Ser cristo e particularmente ser sacerdote; recordando tambm que todos os baptizados participam do sacerdcio real estar continuamente na Cruz.

Forja, Seleco, 883

883

Se fosses consequente, agora que viste a sua luz, desejarias ser to santo, como to grande pecador foste: e lutarias por converter essas nsias em realidade.

Forja, Seleco, 884

884

No soberba, mas fortaleza, fazer sentir o peso da autoridade, cortando quando houver que cortar, quando assim o exigir o cumprimento da Santa Vontade de Deus.

Forja, Seleco, 885

885

s vezes preciso atar as mos, com reverncia e com medida, sem ofensas nem indelicadeza. No por vingana, mas para cura. No como castigo, mas como remdio.

Forja, Seleco, 886

886

Olhasteme muito srio..., mas por fim entendesteme, quando te comentei: "Quero reproduzir a vida de Cristo nos filhos de Deus, fora de a meditar, para actuar como Ele e falar s dele".

189

Forja, Seleco, 887

887

Jesus ficou na Eucaristia por amor..., por ti. Ficou, sabendo como o receberiam os homens... e como o recebes tu. Ficou, para que o comas, para que o visites e lhe contes as tuas coisas e, falando intimamente com Ele na orao junto do Sacrrio e na recepo do Sacramento, te apaixones cada dia mais e faas com que outras almas muitas! sigam o mesmo caminho.

Forja, Seleco, 888

888

Dizesme que desejas viver a santa pobreza, o desprendimento das coisas que usas. Pergunta a ti mesmo: tenho os afectos de Jesus e os seus sentimentos, em relao pobreza e s riquezas? E aconselheite: Alm de descansares no teu PaiDeus, com verdadeiro abandono de filho..., pe particularmente os olhos nessa virtude, para amla como Jesus. E assim, em vez de vla como uma cruz, considerlas como sinal de predileco.

Forja, Seleco, 889

889

s vezes, com a sua actuao, alguns cristos no do ao preceito da caridade o valor mximo que tem. Cristo, rodeado pelos seus, naquele maravilhoso sermo final, dizia maneira de testamento: "Mandatum novum do vobis, ut diligatis invicem", douvos um mandamento novo, que vos ameis uns aos outros. E ainda insistiu: "In hoc cognoscent omnes quia discipuli mei estis", nisto conhecero todos que sois meus discpulos, se tiverdes amor uns aos outros. Oxal nos decidamos a viver como Ele quer!

Forja, Seleco, 890

890

Se faltar a piedade esse lao que nos ata a Deus fortemente e, por Ele, aos outros, porque neles vemos Cristo , inevitvel a desunio, com a perda de todo o esprito cristo.

190

Forja, Seleco, 891

891

Agradece com todo o corao a Nosso Senhor as potncias admirveis... e terrveis, da inteligncia e da vontade com que quis criarte. Admirveis, porque te fazem semelhante a Ele; terrveis, porque h homens que as pem contra o seu Criador. A mim, como sntese do nosso agradecimento de filhos de Deus, ocorreme dizer a este Pai nosso, agora e sempre: "Serviam!" Servirteei!

Forja, Seleco, 892

892

Sem a vida interior, sem formao, no h verdadeiro apostolado nem obras fecundas: o trabalho precrio e, inclusivamente, fictcio. Que responsabilidade, portanto, a dos filhos de Deus! Temos de ter fome e sede dele e da sua doutrina.

Forja, Seleco, 893

893

Diziam quele bom amigo, para o humilhar, que a sua alma era de segunda ou de terceira classe. Convencido do seu nada, sem se aborrecer, raciocinava assim: Como cada homem no tem seno uma alma eu a minha, uma s tambm , para cada um a prpria alma ser... de primeira. No quero baixar a pontaria! Portanto, tenho uma alma de "primeirssima" e quero, com a ajuda de Deus, purificla e branquela e acendla, para que o Amado esteja muito contente. No te esqueas tu tambm mesmo que te vejas to cheio de misrias: no "podes baixar a pontaria".

Forja, Seleco, 894

894

Para ti, que te queixas de estar sozinho, de que o ambiente agressivo: pensa que Cristo Jesus, Bom Semeador, aperta cada um dos seus filhos na sua mo chagada como o trigo ; nos inunda com o seu Sangue, nos purifica, nos limpa, nos embriaga!...; e depois, generosamente, nos lana pelo mundo um a um: porque o trigo no se semeia aos sacos, mas gro a gro.

191

Forja, Seleco, 895

895

Insisto: roga ao Senhor que conceda aos seus filhos o "dom de lnguas", de se fazerem entender por todos. A razo pela qual desejo este "dom de lnguas", podes deduzila das pginas do Evangelho, abundantes em parbolas, em exemplos que materializam a doutrina e ilustram o espiritual, sem envilecer nem degradar a palavra de Deus. Para todos doutos e menos doutos , mais fcil considerar e entender a mensagem divina atravs dessas imagens humanas.

Forja, Seleco, 896

896

Nestes momentos e sempre! , quando Nosso Senhor quer que se espalhe a sua semente, numa divina disperso pelos diferentes ambientes, quer tambm que a extenso no faa perder a intensidade... E tu tens a misso, clara e sobrenatural, de contribuir para que essa intensidade no se perca.

Forja, Seleco, 897

897

Sim, tens razo: que profundidade a da tua misria! Por ti, onde estarias agora, at onde terias chegado?... "Somente um Amor cheio de misericrdia pode continuar a amarme" reconhecias. Consolate: Ele no te negar nem o seu Amor nem a sua Misericrdia, se o procurares.

Forja, Seleco, 898

898

Tu hsde procurar que haja, no meio do mundo, muitas almas que amem a Deus com todo o corao. Chegou o momento de fazer as contas: quantas ajudaste tu a descobrir esse Amor?

192

Forja, Seleco, 899

899

A presena e o testemunho dos filhos de Deus no mundo para arrastar, no para se deixar arrastar; para dar o seu prprio ambiente o de Cristo , no para se deixar dominar por outro ambiente.

Forja, Seleco, 900

900

Tens obrigao de te aproximares dos que te rodeiam, de os sacudires da sua modorra, de abrires horizontes diferentes e amplos sua existncia aburguesada e egosta, de lhes complicares santamente a vida, de fazeres com que se esqueam de si mesmos e compreendam os problemas dos outros. Se no, no s bom irmo dos homens teus irmos, que esto necessitados desse "gaudium cum pace", dessa alegria e dessa paz, que talvez no conheam ou tenham esquecido.

Forja, Seleco, 901

901

Nenhum filho da Santa Igreja pode viver tranquilo, sem experimentar inquietao ante as massas despersonalizadas: rebanho, manada, piara, escrevi nalguma ocasio. Quantas paixes nobres h na sua aparente indiferena! Quantas possibilidades! necessrio servir a todos, impor as mos a cada um "singulis manus imponens", como fazia Jesus , para voltarem vida, para iluminar as suas inteligncias e robustecer as suas vontades, para que sejam teis!

Forja, Seleco, 902

902

Eu tambm no pensava que Deus me apanhasse como o fez. Mas Nosso Senhor deixame que to repita no pede licena para "nos complicar a vida". Metese e... j est!

Forja, Seleco, 903

903

Senhor, s em Ti confio. Ajudame para que te seja fiel, porque sei que desta fidelidade em te servir, deixando nas tuas mos todas as minhas solicitudes e

193

cuidados, posso alcanar tudo.

Forja, Seleco, 904

904

Agradeamos muito e com frequncia este chamamento maravilhoso que recebemos de Deus: que seja uma gratido real e profunda, estreitamente unida humildade.

Forja, Seleco, 905

905

O privilgio de nos contarmos entre os filhos de Deus, felicidade suprema, sempre imerecido.

Forja, Seleco, 906

906

Corta o corao aquele clamor sempre actual! do Filho de Deus, que se lamenta porque a messe grande e os operrios so poucos. Esse grito saiu da boca de Cristo, para que tambm tu o ouvisses: como lhe respondeste at agora? Rezas, pelo menos diariamente, por essa inteno?

Forja, Seleco, 907

907

Para seguir o Senhor, preciso darse de uma vez, sem reservas e com fortaleza: queimar as naves com deciso, para que no haja possibilidades de retroceder.

Forja, Seleco, 908

908

No te assustes quando Jesus te pedir mais, inclusivamente a felicidade dos do teu sangue. Convencete de que, do ponto de vista sobrenatural, Ele tem o direito de passar por cima dos teus, para a sua Glria.

194

Forja, Seleco, 909

909

Afirmas que queres ser apstolo de Cristo. Fico muito contente ao ouvirte. Peo ao Senhor que te conceda perseverana. E lembrate que, da nossa boca, do nosso pensamento, do nosso corao, no hode sair seno motivos divinos, fome de almas, temas que, de uma maneira ou outra, levem a Deus; ou, pelo menos, que no te afastem dele.

Forja, Seleco, 910

910

A Igreja necessita e necessitar sempre de sacerdotes. Pedeos diariamente Santssima Trindade, atravs de Santa Maria. E pede que sejam alegres, operativos, eficazes; que estejam bem preparados; e que se sacrifiquem alegremente pelos seus irmos, sem se sentirem vtimas.

Forja, Seleco, 911

911

Recorre constantemente Virgem Santssima, Me de Deus e Me da humanidade: e Ela atrair, com suavidade de Me, ao amor de Deus as almas com quem fazes apostolado, para que se decidam a ser no seu trabalho corrente, na sua profisso testemunhas de Jesus Cristo.

Forja, Fecundidade, 912

912

Corresponde ao amor divino sendo fiel, muito fiel!; e, como consequncia desta fidelidade, leva o Amor recebido a outras pessoas, para que tambm desfrutem do encontro com Deus.

Forja, Fecundidade, 913

913

Meu Senhor Jesus: faz com que sinta, que secunde de tal modo a tua graa, que esvazie o meu corao..., para que o enchas Tu, meu Amigo, meu Irmo, meu Rei, meu Deus, meu Amor!

195

Forja, Fecundidade, 914

914

Se no mostrares com a tua orao, com o teu sacrifcio, com a tua aco uma constante preocupao de apostolado, sinal evidente de que te falta felicidade e de que tem de aumentar a tua fidelidade. Quem tem a felicidade, o bem, procura dlo aos outros.

Forja, Fecundidade, 915

915

Quando calcares de verdade o teu prprio eu e viveres para os outros, s ento sers instrumento apto nas mos de Deus. Ele chamou chama os seus discpulos, e mandalhes: "Ut eatis!" Ide buscar a todos.

Forja, Fecundidade, 916

916

Decidete a incendiar o mundo podes com amores limpos, para tornar ditosa a humanidade inteira, aproximandoa, de verdade, de Deus.

Forja, Fecundidade, 917

917

"In modico fidelis!". Fiel no pouco... O teu trabalho, meu filho, no s salvar almas, mas santificlas, dia a dia, dando a cada um dos instantes, mesmo aos aparentemente vulgares, vibrao de eternidade.

Forja, Fecundidade, 918

918

No se pode separar a semente da doutrina da semente da piedade. O teu trabalho de semeador de doutrina poder evitar os micrbios que a tornem ineficaz, somente se fores piedoso.

196

Forja, Fecundidade, 919

919

Assim como a imensa maquinaria de dzias de fbricas pra, fica sem fora, quando a corrente elctrica se interrompe, tambm o apostolado deixa de ser fecundo sem a orao e a mortificao que movem o Corao Sacratssimo de Cristo.

Forja, Fecundidade, 920

920

Se fores fiel aos impulsos da graa, dars bons frutos: frutos duradouros para a glria de Deus. Ser santo implica ser eficaz, mesmo que o santo no toque nem veja a eficcia.

Forja, Fecundidade, 921

921

A rectido de inteno est em procurar "somente e em tudo" a glria de Deus.

Forja, Fecundidade, 922

922

O apostolado manifestao evidente de vida espiritual esse adejar constante que faz sobrenaturalizar cada pormenor, grande ou pequeno, do dia, pelo amor a Deus com que se faz tudo.

Forja, Fecundidade, 923

923

Usava sempre, como marca nos livros que lhe serviam de leitura, uma tira de papel com este lema, escrito em amplos e enrgicos caracteres: "Ure igne Sancti Spiritus!". Dirseia que, em vez de escrever, gravava: queima com fogo do Esprito Santo! Esculpido na tua alma e aceso na tua boca e pegado nas tuas obras, cristo, queria eu deixar esse fogo divino.

197

Forja, Fecundidade, 924

924

Procura ser uma criana com santa desvergonha, que "sabe" que o seu Pai Deus lhe manda sempre o melhor. Por isso, quando lhe falta at o que parece mais necessrio, no se preocupa; e, cheia de paz, diz: restame e tenho o Esprito Santo.

Forja, Fecundidade, 925

925

Cuida a tua orao diria por esta inteno: que todos os catlicos sejam fiis, que se decidam a lutar por ser santos. lgico! O que que vamos desejar aos que amamos, aos que esto atados a ns pelos laos fortes da f?

Forja, Fecundidade, 926

926

Quando me dizem que h pessoas entregues a Deus, que j no se aplicam fervorosamente santidade, penso que isso se houver algo de verdade conduzir ao grande fracasso das suas vidas.

Forja, Fecundidade, 927

927

"Qui sunt isti, qui ut nubes volant, et quasi columbae ad fenestras suas?". Quem so esses que voam como nuvens, como as pombas para os seus ninhos? pergunta o Profeta. E comenta um autor: "As nuvens tm a sua origem no mar e nos rios, e, depois de uma circulao ou percurso mais ou menos longo, voltam outra vez fonte". E acrescento: Assim tens de ser tu: nuvem que fecunde o mundo, fazendoo viver vida de Cristo... Estas guas divinas banharo empapandoas as entranhas da terra; e, em vez de sujarse, filtrarseo ao atravessar tanta impureza, e manaro fontes limpssimas, que depois sero arroios e rios imensos para saciar a sede da humanidade. Depois, retirate para o teu Refgio, para o teu Mar imenso, para o teu Deus, sabendo que continuaro a amadurecer mais frutos, com a rega sobrenatural do teu apostolado, com a fecundidade das guas de Deus, que duraro at ao fim dos tempos.

198

Forja, Fecundidade, 928

928

Criana: oferecelhe tambm as penas e as dores dos outros.

Forja, Fecundidade, 929

929

Penas? Contradies por aquele acontecimento ou outro qualquer?... No vs que o que o teu PaiDeus que o quer..., e Ele bom..., e Ele amate a ti s! mais que todas as mes do mundo juntas podem amar os seus filhos?

Forja, Fecundidade, 930

930

Examina com sinceridade o teu modo de seguir o Mestre. Considera se te entregaste de uma maneira oficial e seca, com uma f que no tem vibrao; se no h humildade, nem sacrifcio, nem obras nos teus dias; se no h em ti mais que fachada e no ests no pormenor de cada instante..., numa palavra, se te falta Amor. Se for assim, no podes estranhar a tua ineficcia. Reage imediatamente, pela mo de Santa Maria!

Forja, Fecundidade, 931

931

Quando tiveres alguma necessidade, alguma contradio pequena ou grande , invoca o teu Anjo da Guarda, para que a resolva com Jesus ou te preste o servio necessrio em cada caso.

Forja, Fecundidade, 932

932

Deus est metido no centro da tua alma, da minha e na de todos os homens em graa. E est para alguma coisa: para que tenhamos mais sal, e para que adquiramos muita luz, e para que saibamos repartir esses dons de Deus, cada um do seu lugar. E como poderemos repartir esses dons de Deus? Com humildade, com piedade, muito unidos Igreja nossa Me.

199

Lembraste da vide e dos sarmentos? Que fecundidade a do sarmento unido vide! Que cachos generosos! E que esterilidade a do sarmento separado, que seca e perde a vida!

Forja, Fecundidade, 933

933

Jesus, que o meu pobre corao se encha do oceano do teu Amor, com vagas tais que limpem e expulsem de mim toda a minha misria... Verte as guas purssimas e ardentes do teu Corao no meu, at que, satisfeita a minha nsia de te amar, no podendo conter mais afectos de divino incndio, estale morrer de Amor! , e salte esse teu Amor, em cataratas vivificadoras e irresistveis e fecundssimas, para outros coraes que vibrem, ao contacto de tais guas, com vibraes de F e de Caridade.

Forja, Fecundidade, 934

934

Vive a Santa Missa! Ajudarte aquela considerao que fazia um sacerdote enamorado: " possvel, meu Deus, participar na Santa Missa e no ser santo?". E continuava: "ficarei metido cada dia, cumprindo um propsito antigo, na Chaga do Lado do meu Senhor!". Animate!

Forja, Fecundidade, 935

935

Quanto bem e quanto mal podes fazer! Bem, se fores humilde e te souberes entregar com alegria e com esprito de sacrifcio; bem, para ti e para os homens, teus irmos, para a Igreja, para esta Me boa. E quanto mal, se te guiares pela tua soberba.

Forja, Fecundidade, 936

936

No te aburgueses, porque, se estiveres aburguesado, estorvas, converteste num peso morto para o apostolado e, sobretudo, num motivo de dor para o Corao de Cristo!

200

No deixes de fazer apostolado, no abandones o teu esforo por trabalhar da melhor maneira possvel, no descuides a tua vida de piedade. O resto, flo Deus.

Forja, Fecundidade, 937

937

De vez em quando, preciso fazer com as almas como com o lume da lareira: metese um atiador de ferro e remexese para tirar o brasido, que o que mais brilha e a causa de que se apague o fogo do amor de Deus.

Forja, Fecundidade, 938

938

Iremos ter com Jesus, ao Tabernculo, conheclo, digerir a sua doutrina, para entregar esse alimento s almas.

Forja, Fecundidade, 939

939

Quando tiveres o Senhor no teu peito e saboreares os delrios do seu Amor, prometelhe que te esforars por mudar o rumo da tua vida em tudo o que for necessrio, para o levar multido que o no conhece, que anda vazia de ideias; que, infelizmente, caminha animalizada.

Forja, Fecundidade, 940

940

"Onde h caridade e amor, a est Deus", canta o hino litrgico. E aquela alma pde assim anotar: " um tesouro grande e maravilhoso este amor fraterno, que no fica s numa consolao necessria muitas vezes , mas transmite a segurana de ter Deus perto, e se manifesta pela caridade dos que nos rodeiam e com os que nos rodeiam".

Forja, Fecundidade, 941

941

Foge do espectculo!: que s Deus conhea a tua vida, porque a santidade passa inadvertida, ainda que cheia de eficcia.

201

Forja, Fecundidade, 942

942

Procura prestar a tua ajuda sem que se note, sem que te louvem, sem que ningum te veja..., para que, passando oculto, como o sal, condimentes os ambientes em que te encontras; e contribuas para conseguir que tudo seja pelo teu sentido cristo natural, amvel e saboroso.

Forja, Fecundidade, 943

943

Para que este nosso mundo v por um caminho cristo o nico que vale a pena , temos de viver uma amizade leal com os homens, baseada numa prvia amizade leal com Deus.

Forja, Fecundidade, 944

944

Ouvisteme falar muitas vezes do apostolado "ad fidem". No mudei de opinio: que maravilhoso campo de trabalho nos espera em todo o mundo, com os que no conhecem a verdadeira f e, contudo, so nobres, generosos e alegres!

Forja, Fecundidade, 945

945

Com frequncia, sinto vontade de gritar ao ouvido de tantas e de tantos que, no escritrio e no comrcio, no jornal e na tribuna, na escola, na oficina e nas minas e no campo, amparados pela vida interior e pela Comunho dos Santos, tm de ser portadores de Deus em todos os ambientes, segundo o ensinamento do Apstolo: "glorificai a Deus com a vossa vida e levaio sempre convosco".

Forja, Fecundidade, 946

946

Os que temos a verdade de Cristo no corao, temos de meter esta verdade no corao, na cabea e na vida dos outros. O contrrio seria comodismo, tctica falsa. Pensa de novo: Cristo pediute licena, a ti, para se meter na tua alma? Deixoute a liberdade de o seguir, mas procuroute Ele, porque quis.

202

Forja, Fecundidade, 947

947

Com obras de servio, podemos preparar a Nosso Senhor um triunfo maior que o da sua entrada em Jerusalm... Porque no se repetiro as cenas de Judas, nem a do Jardim das Oliveiras, nem aquela noite cerrada... Conseguiremos que o mundo arda nas chamas do fogo que veio trazer terra!... E a luz da verdade o nosso Jesus iluminar as inteligncias num dia sem fim.

Forja, Fecundidade, 948

948

No te assustes!: tu, por seres cristo, tens o direito e o dever de provocar, nas almas, a crise salutar de viverem face a Deus

Forja, Fecundidade, 949

949

Reza por todo o mundo, pelos homens de todas as raas e de todas as lnguas e de todas as crenas; pelos homens que tm uma ideia vaga da religio e pelos que no conhecem a f. E este af de almas, que prova fiel e clara de que amamos Jesus, far com que Jesus venha.

Forja, Fecundidade, 950

950

Ao ouvirem falar de trabalhos de almas em terras distantes, como lhes brilhavam os olhos! Dava a impresso que estavam dispostos a atravessar o oceano com um salto. E que o mundo muito pequeno, quando o Amor grande.

Forja, Fecundidade, 951

951

Nenhuma alma, nenhuma!, pode serte indiferente.

203

Forja, Fecundidade, 952

952

Um discpulo de Cristo nunca poder raciocinar assim: "eu procuro ser bom, e os outros, se quiserem..., que vo para o Inferno". Este comportamento no humano, nem de acordo com o amor de Deus, nem com a caridade que devemos ao prximo.

Forja, Fecundidade, 953

953

Quando o cristo compreende e vive a catolicidade, quando adverte a urgncia de anunciar a Boa Nova de salvao a todas as criaturas, sabe que, como ensina o Apstolo, tem de fazerse "tudo para todos, para salvar todos".

Forja, Fecundidade, 954

954

Tens de amar os homens, teus irmos, at ao extremo de que inclusivamente os seus defeitos quando no so ofensa a Deus no te paream defeitos. Se no amas seno as boas qualidades que vejas nos outros se no sabes compreender, desculpar, perdoar , s um egosta.

Forja, Fecundidade, 955

955

No podes destruir, com a tua negligncia ou com o teu mau exemplo, as almas dos teus irmos os homens. Tens apesar das tuas paixes! a responsabilidade da vida crist dos que te so prximos, da eficcia espiritual de todos, da sua santidade!

Forja, Fecundidade, 956

956

Longe fisicamente e, contudo, muito perto de todos: muito perto de todos!... repetias feliz. Estavas contente, graas a essa comunho de caridade, de que te falei, que tens de avivar sem cansao.

204

Forja, Fecundidade, 957

957

Perguntasme o que que poderias fazer por aquele teu amigo, para que no se encontre sozinho. Dirteei o que sempre digo, porque temos nossa disposio uma arma maravilhosa, que resolve tudo: rezar. Primeiro, rezar. E, depois, fazer por ele o que gostarias que fizessem por ti, em circunstncias semelhantes. Sem o humilhar, preciso ajudlo de tal maneira que se lhe torne fcil o que lhe difcil.

Forja, Fecundidade, 958

958

Pete sempre nas circunstncias do prximo: assim vers os problemas ou as questes serenamente, no ters desgostos, compreenders, desculpars, corrigirs quando e como for necessrio, e enchers o mundo de caridade.

Forja, Fecundidade, 959

959

No se pode ceder no que de f: mas no te esqueas que, para dizer a verdade, no preciso maltratar ningum.

Forja, Fecundidade, 960

960

Sendo para bem do prximo, no te cales, mas fala de modo amvel, sem destemperana nem aborrecimento.

Forja, Fecundidade, 961

961

No possvel comentar acontecimentos ou doutrinas sem se referir a pessoas..., que no julgas: "qui iudicat Dominus est", Deus quem julga. No te preocupes, portanto, se alguma vez te encontras com um interlocutor sem recta conscincia, que por m f ou falta de critrio qualifica as tuas palavras 205

como murmurao.

Forja, Fecundidade, 962

962

Alguns pobrezinhos incomodamse com o bem que fazes, como se o bem deixasse de slo quando no o fazem ou no o controlam eles... Que essa incompreenso no te sirva de desculpa para afrouxar na tua tarefa. Esforate por render com maior empenho, agora: quando na terra te faltam aplausos, mais grata chega a tua tarefa ao Cu.

Forja, Fecundidade, 963

963

s vezes, perdese cinquenta por cento da actividade em lutas intestinas, que tm por fundamento a ausncia de caridade, e os mexericos e as intrigas entre irmos. Por outro lado, vinte e cinco por cento da actividade perdese em levantar edifcios desnecessrios para o apostolado. Nunca se hde consentir na murmurao e no se hde perder o tempo a edificar tantas casas, e assim as pessoas sero apstolos cem por cento.

Forja, Fecundidade, 964

964

Pede para os sacerdotes, os de agora e os que hode vir, que amem de verdade, cada dia mais e sem discriminaes, os homens, seus irmos, e que saibam fazerse querer por eles.

Forja, Fecundidade, 965

965

Pensando nos sacerdotes do mundo inteiro, ajudame a rezar pela fecundidade dos seus apostolados. Sacerdote, meu irmo, fala sempre de Deus, porque, se fores d'Ele, no haver monotonia nos teus colquios.

Forja, Fecundidade, 966

966

A pregao, a pregao de Cristo "Crucificado", a palavra de Deus.

206

Os sacerdotes hode prepararse o melhor que puderem, antes de exercer to divino ministrio, procurando a salvao das almas. Os leigos hode escutar com respeito especialssimo.

Forja, Fecundidade, 967

967

Alegroume o que diziam daquele sacerdote: "Prega com toda a alma... e com todo o corpo".

Forja, Fecundidade, 968

968

Reza assim, alma de apstolo: Senhor, faz com que saiba incitar as pessoas e incendiar todos em fogueiras de Amor, que sejam o motor nico das nossas actividades.

Forja, Fecundidade, 969

969

Os catlicos tm de andar pela vida como apstolos: com luz de Deus, com sal de Deus. Sem medo, com naturalidade, mas com tal vida interior, com tal unio com Nosso Senhor, que iluminem, que evitem a corrupo e as sombras, que repartam o fruto da serenidade e a eficcia da doutrina crist.

Forja, Fecundidade, 970

970

Saiu o semeador a semear, a lanar ao vento a semente em todas as encruzilhadas da terra... Bendito trabalho o nosso!: encarregarnos de que, em todas as circunstncias de lugares e de pocas, a palavra de Deus arraigue, germine e d fruto.

Forja, Fecundidade, 971

971

"Dominus dabit benignitatem suam et terra nostra dabit fructum suum". Nosso Senhor dar a sua bno, e a nossa terra produzir o seu fruto. Sim, essa bno a origem de todo o bom fruto, o clima necessrio para que no 207

nosso mundo possamos cultivar santos, homens e mulheres de Deus. "Dominus dabit benignitatem", Nosso Senhor dar a sua bno. Mas, repara bem, a seguir indica que Ele espera o nosso fruto o teu, o meu , e no um fruto raqutico, desmedrado, por no termos sabido entregarnos; esperao abundante, porque nos cumula de bnos.

Forja, Fecundidade, 972

972

Vias a tua vocao como essas cpsulas que encerram a semente. Hde chegar o momento da expanso, e haver enraizamento mltiplo e simultneo.

Forja, Fecundidade, 973

973

Dentro da grande multido humana interessamnos todas as almas tens de ser fermento, para que, com a ajuda da graa divina e com a tua correspondncia, actues em todos os lugares do mundo como a levedura que d qualidade, que d sabor, que d volume, com o fim de que depois o po de Cristo possa alimentar outras almas.

Forja, Fecundidade, 974

974

Os inimigos de Jesus e alguns que se dizem seus amigos , cobertos com a armadura da cincia humana, empunhando a espada do poder, riemse dos cristos como o filisteu se ria de David, desprezandoo. Tambm agora cair por terra o Golias do dio, da falsidade, da prepotncia, do laicismo, do indiferentismo...; e ento, ferido o gigante dessas falsas ideologias pelas armas aparentemente dbeis do esprito cristo orao, expiao, aco , despojloemos da armadura das suas doutrinas errneas, para revestir os homens, nossos irmos, com a verdadeira cincia: a cultura e a prtica crists.

Forja, Fecundidade, 975

975

Nas campanhas contra a Igreja, maquinam muitas organizaes s vezes pelo brao dos que se chamam bons que agitam o povo com imprensa, folhas, pasquins, calnias, propaganda falada. Depois levamno para onde querem: ao prprio Inferno. Pretendem que a massa seja amorfa, como se as pessoas no tivessem alma..., e do compaixo. Mas, como tm alma, preciso arranclas das garras dessas organizaes do mal e 208

plas ao servio de Deus.

Forja, Fecundidade, 976

976

Uma percentagem muito considervel das pessoas, que frequentam os Sacramentos, l a m imprensa... Com calma e com amor de Deus, temos de rezar e de dar doutrina, para que no leiam esses jornalecos endiabrados que, segundo dizem porque se envergonham , so comprados pela famlia, ainda que talvez o faam eles prprios.

Forja, Fecundidade, 977

977

Defende a verdade, com caridade e com firmeza, quando se tratar das coisas de Deus. Pratica a santa desvergonha de denunciar os erros, que s vezes so pequenas insdias; outras, odiosas razes ou descaradas ignorncias; e, normalmente, manifestao da impotncia dos homens que no podem tolerar a fecundidade da palavra de Deus.

Forja, Fecundidade, 978

978

Em momentos de desorientao geral, quando clamas ao Senhor pelas suas almas!, parece que no te ouve, que est surdo aos teus apelos. Inclusivamente chegas a pensar que o teu trabalho apostlico vo. No te preocupes! Continua a trabalhar com a mesma alegria, com a mesma vibrao, com o mesmo afinco. Permiteme que insista: quando se trabalha por Deus, nada infecundo!

Forja, Fecundidade, 979

979

Filho: todos os mares deste mundo so nossos, e l onde a pesca mais difcil tambm mais necessria.

209

Forja, Fecundidade, 980

980

Com a tua doutrina de cristo, com a tua vida ntegra e com o teu trabalho bem feito, tens que dar bom exemplo, no exerccio da tua profisso e no cumprimento dos deveres do teu cargo, aos que te rodeiam: os teus parentes, os teus amigos, os teus companheiros, os teus vizinhos, os teus alunos... No podes ser um embusteiro

Forja, Fecundidade, 981

981

Pela tua intimidade com Cristo, ests obrigado a dar fruto: Fruto que sacie a fome das almas, quando se aproximarem de ti, no trabalho, no convvio, no ambiente familiar...

Forja, Fecundidade, 982

982

Com o teu cumprimento alegre e generoso do dever, obtns tambm graa abundante do Senhor para outras almas.

Forja, Fecundidade, 983

983

Esforate por levar o teu sentido cristo ao mundo, para que haja muitos amigos da Cruz.

Forja, Fecundidade, 984

984

Alm da sua graa abundante e eficaz, Nosso Senhor deute a cabea, as mos, as faculdades intelectuais, para que faas frutificar os teus talentos. Deus quer realizar milagres constantes ressuscitar mortos, dar ouvido aos surdos, vista aos cegos, possibilidades de andar aos coxos... , atravs da tua actuao profissional santificada, convertida em holocausto grato a Deus e til s almas.

210

Forja, Fecundidade, 985

985

No dia em que no procures aproximar outros de Deus tu, que deves ser sempre brasa acesa , convertertes num carvozito desprezvel ou num montinho de cinza, que um sopro de vento dispersa. Tens que levar fogo, tens que ser algo que queime, que arda, que produza fogueiras de amor de Deus, de fidelidade, de apostolado.

Forja, Fecundidade, 986

986

Invoca a Santssima Virgem; no deixes de pedirlhe que se mostre sempre tua Me "monstra te esse Matrem!" e que te alcance, com a graa do seu Filho, clareza de boa doutrina na inteligncia e amor e pureza no corao, com o fim de saberes ir at Deus e levarlhe muitas almas.

Forja, Eternidade, 987

987

Um filho de Deus no tem medo da vida nem medo da morte, porque o fundamento da sua vida espiritual o sentido da filiao divina: Deus meu Pai, pensa, e o Autor de todo o bem, toda a Bondade. Mas tu e eu procedemos, de verdade, como filhos de Deus?

Forja, Eternidade, 988

988

Encheume de alegria ver que compreendias o que te disse: "Tu e eu temos de actuar e viver e morrer como apaixonados, e 'viveremos' assim eternamente".

Forja, Eternidade, 989

989

Nosso Senhor vence sempre. Se s seu instrumento, tambm tu vencers, porque lutars os combates de Deus.

211

Forja, Eternidade, 990

990

A santidade consiste precisamente nisto: em lutar por ser fiis, durante a vida; e em aceitar alegremente a Vontade de Deus, na hora da morte.

Forja, Eternidade, 991

991

Quando receberes Nosso Senhor na Eucaristia, agradecelhe com todas as veras da tua alma essa bondade de estar contigo. Nunca te detiveste a considerar que passaram sculos e sculos, para que viesse o Messias? Os patriarcas e os profetas a pedir, com todo o povo de Israel: "A terra tem sede, Senhor, vem!". Oxal seja assim a tua espera de amor.

Forja, Eternidade, 992

992

Tambm nestes tempos, a despeito dos que negam Deus, a terra est muito perto do Cu.

Forja, Eternidade, 993

993

Escrevias: "'simile est regnum caelorum', o Reino dos Cus semelhante a um tesouro... Esta passagem do Santo Evangelho caiu na minha alma lanando razes. Tinhaa lido tantas vezes, sem captar o seu mago, o seu sabor divino". Tudo..., tudo hde vender o homem prudente, para conseguir o tesouro, a prola preciosa da Glria!

Forja, Eternidade, 994

994

Pete em colquio com Santa Maria e confialhe: Senhora, para viver o ideal que Deus meteu no meu corao, necessito voar... muito alto, muito alto!

212

No basta desprendereste, com a ajuda divina, das coisas deste mundo, sabendo que so terra. Mais ainda: mesmo que coloques o universo inteiro num monto sob os teus ps, para estares mais perto do Cu..., no basta! Necessitas voar, sem te apoiares em nada daqui, atento voz e ao sopro do Esprito. Mas dizesme as minhas asas esto manchadas!: barro de anos, sujo, pegajoso... E insisto contigo: Recorre Virgem. Senhora repetelhe : mal consigo levantar voo! A terra atraime como um man maldito! Senhora, Tu podes conseguir que a minha alma se lance no voo definitivo e glorioso, que tem o seu fim no Corao de Deus. Confia. Ela ouvete.

Forja, Eternidade, 995

995

Pensa quo grato a Deus Nosso Senhor o incenso que se queima em sua honra; pensa tambm no pouco que valem as coisas da terra, que mal comeam logo acabam... Pelo contrrio, um grande Amor te espera no Cu: sem traies, sem enganos: todo o amor, toda a beleza, toda a grandeza, toda a cincia...! E sem enfastiar: saciarte sem saciar.

Forja, Eternidade, 996

996

Viso sobrenatural! Calma! Paz! Olha assim para as pessoas, para as coisas, para os acontecimentos..., com olhos de eternidade. Ento, qualquer muro que te feche a passagem mesmo que, humanamente falando, seja de respeito , logo que levantes de verdade os olhos para o Cu, que pouca coisa !

Forja, Eternidade, 997

997

Se estamos perto de Cristo e seguimos as suas pegadas, temos de amar com todo o corao a pobreza, o desprendimento dos bens terrenos, as privaes.

213

Forja, Eternidade, 998

998

Na vida espiritual, muitas vezes, preciso saber perder, de um ponto de vista terreno, para ganhar no Cu. Assim ganhase sempre.

Forja, Eternidade, 999

999

Os homens mentem quando dizem "para sempre" em coisas temporais. S verdade, com uma verdade total, o "para sempre" da eternidade. E assim tens de viver tu, com uma f que te faa sentir sabores de mel, douras de cu, ao pensar nessa eternidade que, essa sim, para sempre!

Forja, Eternidade, 1000

1000

Se no houvesse outra vida alm desta, a vida seria uma brincadeira cruel: hipocrisia, maldade, egosmo, traio.

Forja, Eternidade, 1001

1001

Continua para a frente, com alegria, com esforo, mesmo sendo to pouca coisa, nada! Com Ele, ningum te parar no mundo. Pensa, alm disso, que tudo bom para os que amam a Deus: nesta terra, tudo tem soluo menos a morte; e, para ns, a morte Vida.

Forja, Eternidade, 1002

1002

Para salvar o homem, Senhor, morres na Cruz; e, contudo, por um s pecado mortal, condenas o homem a uma eternidade infeliz de tormentos...: quanto te ofende o pecado, e quanto devo odilo!

214

Forja, Eternidade, 1003

1003

Assegura Santa Teresa que "quem no faz orao no precisa de demnio que o tente; ao passo que, quem faz apenas um quarto de hora por dia, necessariamente se salva"..., porque o dilogo com Nosso Senhor amvel, mesmo nos tempos de aspereza ou de secura da alma descobrenos o autntico relevo e a justa dimenso da vida. S alma de orao.

Forja, Eternidade, 1004

1004

"Portanto tu s Rei"... Sim, Cristo o Rei, que no s te concede audincia quando desejas, mas que, em delrio de Amor, at abandona bem me entendes! magnfico palcio do Cu, ao qual tu ainda no podes chegar, e te espera no Sacrrio. No te parece absurdo no acorrer pressuroso e com mais constncia a falar com Ele?

Forja, Eternidade, 1005

1005

Cada vez estou mais persuadido: a felicidade do Cu para os que sabem ser felizes na terra.

Forja, Eternidade, 1006

1006

Vejo com meridiana clareza a frmula, o segredo da felicidade terrena e eterna: no se conformar apenas com a Vontade de Deus, mas aderir, identificarse, querer numa palavra , com um acto positivo da nossa vontade, a Vontade divina. Este o segredo infalvel, insisto, da alegria e da paz.

215

Forja, Eternidade, 1007

1007

Quantas vezes te vers inundado, brio de graa de Deus: que grande pecado, se no corresponderes!

Forja, Eternidade, 1008

1008

Na hora da tentao, exercita a virtude da Esperana, dizendo: para descansar e gozar, aguardame uma eternidade; agora, cheio de F, vamos ganhar com o trabalho, o descanso; e, com a dor, a alegria... Que ser o Amor, no Cu? Melhor ainda, exercita o Amor, reagindo assim: quero dar gosto ao meu Deus, ao meu Amado, cumprindo a sua Vontade em tudo..., como se no houvesse prmio nem castigo: somente para lhe agradar.

Forja, Eternidade, 1009

1009

Quando s vezes, como um relmpago; outras, como uma mosca suja e maadora, que se sacode e volta vier desanimarte o pensamento de que te falta rectido de inteno, faz sempre, e imediatamente, actos contrrios..., e continua a trabalhar tranquilo, por Ele e com Ele. De passagem, mesmo que te parea que o pronuncias apenas com os lbios, diz devagar: Senhor, no quero nada para mim. Tudo para a tua glria e pelo teu Amor.

Forja, Eternidade, 1010

1010

Tanto te faz estar aqui como na China, dizesme. Ento procura estar onde cumprires a Santa Vontade de Deus.

Forja, Eternidade, 1011

1011

Tambm depende de ti que muitos no permaneam nas trevas e caminhem por sendas que levem at vida eterna. 216

Forja, Eternidade, 1012

1012

Habituate a confiar cada uma das pessoas com quem te ds ao seu Anjo da Guarda, para que a ajude a ser boa e fiel e alegre; para que possa receber, a seu tempo, o eterno abrao de Amor de Deus Pai, de Deus Filho, de Deus Esprito Santo e de Santa Maria.

Forja, Eternidade, 1013

1013

Como o gro de trigo, temos necessidade da morte para ser fecundos. Tu e eu queremos abrir, com a graa de Deus, um sulco profundo e luminoso. Por isso, temos de deixar o pobre homem animal e lanarnos pelos campos do esprito, dando sentido sobrenatural a todas as tarefas humanas e, simultaneamente, aos homens que a trabalham.

Forja, Eternidade, 1014

1014

Jesus, que as minhas distraces sejam distraces ao contrrio: em vez de me lembrar do mundo, quando falo contigo, que me lembre de Ti, ao tratar das coisas do mundo.

Forja, Eternidade, 1015

1015

Assustastete um pouco ao ver tanta luz..., tanta que te parece difcil olhar e mais ainda ver. Fecha os olhos tua evidente misria; abre o olhar da tua alma f, esperana, ao amor, e continua para a frente, deixandote guiar por Ele, atravs de quem dirige a tua alma.

Forja, Eternidade, 1016

1016

S generoso! No peas a Jesus nem uma consolao! Porqu? perguntasteme. Porque respondite bem sabes que, ainda que

217

parea que este Nosso Deus est longe, mora no centro da tua alma, dando relevo divino tua vida inteira!

Forja, Eternidade, 1017

1017

Contavate que at pessoas que no receberam o baptismo, me disseram comovidas: " verdade, eu compreendo que as almas santas tm que ser felizes, porque olham os acontecimentos com uma viso que est por cima das coisas da terra, porque vem as coisas com olhos de eternidade". Oxal no te falte esta viso! acrescentei depois , para que sejas consequente com o tratamento de predileco que recebeste da Trindade.

Forja, Eternidade, 1018

1018

Assegurote que, se ns, os filhos de Deus, quisermos, contribuiremos poderosamente para iluminar o trabalho e a vida dos homens, com o resplendor divino eterno! que o Senhor quis depositar nas nossas almas. Mas "quem diz que mora em Jesus, deve seguir o caminho que Ele seguiu", como ensina S. Joo: caminho que conduz sempre glria, passando sempre tambm atravs do sacrifcio.

Forja, Eternidade, 1019

1019

Que desencanto para os que viram a luz do pseudoapstolo e quiseram sair das suas trevas aproximandose dessa claridade! Correram para chegar. Talvez deixassem pelo caminho tiras de pele... Alguns, na sua nsia de luz, abandonaram tambm retalhos da alma... J esto junto do pseudoapstolo: frio e escurido. Frio e escurido que acabaro por encher os coraes partidos daqueles que, por um momento, acreditaram no ideal. M obra fez o pseudoapstolo: esses homens decepcionados, que vieram trocar a carne das suas entranhas por uma brasa ardente, por um pasmoso rubi de caridade, regressam de novo terra de onde vieram..., baixam com o corao apagado, com um corao que no corao..., um pedao de gelo envolto em trevas que chegaro a enevoar o seu crebro. Falso apstolo dos paradoxos, essa a tua obra: porque tens Cristo na tua lngua e no nos teus actos; porque atrais com uma luz de que careces; porque no tens calor de caridade e finges preocuparte com os estranhos ao mesmo tempo que abandonas os teus; porque s mentiroso, e a mentira filha do diabo... Por isso, trabalhas para o demnio, desconcertas os seguidores do Amo e, ainda que

218

triunfes aqui com frequncia, ai de ti, no prximo dia, quando vier a nossa amiga a Morte e vires a ira do Juiz a quem nunca enganaste! Paradoxos, no, Senhor: paradoxos, nunca.

Forja, Eternidade, 1020

1020

Este o caminho seguro: pela humilhao at Cruz; da Cruz, com Cristo, Glria imortal do Pai.

Forja, Eternidade, 1021

1021

Como me regozijou a epstola daquele dia! O Esprito Santo, por S. Paulo, ensinanos o segredo da imortalidade e da Glria. Todos os homens sentem nsias de perdurar. Queramos eternizar os instantes da nossa vida, que reputamos felizes. Queramos glorificar a nossa memria... Queramos a imortalidade para os nossos ideais. Por isso, nos momentos de aparente felicidade, ao ter algo que consola o nosso desamparo, todos, naturalmente, dizemos e desejamos: para sempre, para sempre... Que sabedoria a do demnio! Que bem conhecia o corao humano! "Sereis como deuses", disse aos primeiros pais. Aquilo foi um engano cruel. S. Paulo, nessa epstola aos Filipenses, ensina um divino segredo para ter a imortalidade e a Glria: Jesus aniquilouse, tomando forma de servo... Humilhouse a si mesmo fazendose obediente at morte e morte de Cruz. Pelo que Deus o exaltou e lhe deu um nome que est por cima de todo o nome: para que ao nome de Jesus se ajoelhem todos, nos cus e na terra e nos infernos...

Forja, Eternidade, 1022

1022

Para acompanhar Cristo na sua Glria, no triunfo final, necessrio que participemos antes no seu holocausto e que nos identifiquemos com Ele, morto no Calvrio.

Forja, Eternidade, 1023

1023

No te distraias, no deixes a imaginao solta: vive dentro de ti e estars mais perto de Deus. 219

Forja, Eternidade, 1024

1024

Ajudame a repetir ao ouvido daquele e do outro... e de todos: o pecador que tiver f, ainda que consiga todas as bemaventuranas da terra, necessariamente infeliz e desgraado. verdade que o motivo que nos hde levar a odiar o pecado, mesmo o venial, o que deve mover a todos, sobrenatural: Deus aborreceo com toda a sua infinitude, com dio sumo, eterno e necessrio, como mal oposto ao infinito bem...; mas a primeira considerao que te apontei, pode conduzirnos a esta ltima.

Forja, Eternidade, 1025

1025

Ters tanto de santidade, quanto tiveres de mortificao por Amor.

Forja, Eternidade, 1026

1026

Tinhase desencadeado a perseguio violenta. E aquele sacerdote rezava: Jesus, que cada incndio sacrlego aumente o meu incndio de Amor e Reparao.

Forja, Eternidade, 1027

1027

Ao considerares a beleza, a grandeza e a eficcia da tarefa apostlica, asseguras que te chega a doer a cabea, pensando no caminho que falta percorrer quantas almas espera! ; e senteste felicssimo, oferecendote a Jesus como seu escravo. Tens nsias de Cruz e de dor e de Amor e de almas. Sem querer, num movimento instintivo que Amor , estendes os braos e abres as palmas, para que Ele te pregue sua Cruz bendita: para ser seu escravo serviam!'' que reinar.

220

Forja, Eternidade, 1028

1028

Comoveume a splica vibrante que saiu dos teus lbios: "Meu Deus, s desejo ser agradvel aos teus olhos, tudo o resto no me importa. Me Imaculada, faz com que me mova exclusivamente o Amor".

Forja, Eternidade, 1029

1029

Pede de todo o corao: antes a morte e mil mortes do que ofender o teu Deus. E isto, no pelas penas do pecado que bem merecemos , mas porque Jesus foi e to bom contigo.

Forja, Eternidade, 1030

1030

Meu Deus, quando te quererei a Ti, por Ti? Ainda que, bem vistas as coisas, Senhor, desejar o prmio perdurvel desejarte a Ti, que Te ds como recompensa.

Forja, Eternidade, 1031

1031

"Provai e vede como o Senhor bom" reza o Salmista. A conquista espiritual, porque Amor, tem de ser nas coisas grandes e nas pequenas nsia de Infinito, de eternidade.

Forja, Eternidade, 1032

1032

Jesus, no quero pensar o que ser o "amanh", porque no quero pr limites tua generosidade.

221

Forja, Eternidade, 1033

1033

Faz teus os pensamentos daquele amigo que escrevia: "Estive a considerar as bondades de Deus comigo e, cheio de alegria interior, teria gritado pela rua, para que toda a gente soubesse do meu agradecimento filial: Pai, Pai! E, se no foi a gritar, andei a chamarlhe assim baixinho Pai! , com a certeza de lhe agradar. Outra coisa no procuro: s quero o seu agrado e a sua Glria, tudo para Ele. Se quero a salvao, a minha santificao, porque sei que Ele a quer. Se, na minha vida de cristo, tenho nsias de almas, porque sei que Ele tem essas nsias. Digo de verdade: nunca heide pr os olhos no prmio. No desejo recompensa: tudo por Amor!".

Forja, Eternidade, 1034

1034

Como amava a Vontade de Deus aquela doente que atendi espiritualmente!: via na doena, longa, penosa e multplice (no tinha nada so), a bno e as predileces de Jesus; e, ainda que afirmasse na sua humildade que merecia castigo, a terrvel dor que em todo o seu organismo sentia no era castigo, era uma misericrdia. Falmos da morte. E do Cu. E do que havia de dizer a Jesus e a Nossa Senhora... E de como dali "trabalharia" mais que aqui... Queria morrer quando Deus quisesse... Mas exclamava, cheia de alegria ai, se fosse hoje mesmo! Contemplava a morte com a alegria de quem sabe que, ao morrer, vai ter com o seu Pai.

Forja, Eternidade, 1035

1035

No temas a morte. tua amiga! Procura acostumarte a essa realidade, assomando com frequncia tua sepultura: e ali, olha, cheira e palpa o teu cadver apodrecido, h oito dias defunto. Lembrate disto, especialmente, quando o mpeto da tua carne te perturbar.

222

Forja, Eternidade, 1036

1036

Ao abrirme a alma, dizia: "Pensava estes dias na morte, como num descanso, apesar dos meus crimes. E considerava: se me comunicassem: 'chegou a hora de morrer', com que gosto responderia: 'chegou a hora de Viver'".

Forja, Eternidade, 1037

1037

Morrer uma coisa boa. Como pode ser que haja quem tenha f e, ao mesmo tempo, medo da morte?... Mas, enquanto Nosso Senhor te quiser manter na terra, morrer, para ti, uma cobardia. Viver, viver e padecer e trabalhar por Amor: isto o que te compete.

Forja, Eternidade, 1038

1038

Ao menos uma vez ao dia, pete com o pensamento no transe da morte, para ver com essa luz os acontecimentos de cada jornada. Assegurote que ters uma boa experincia da paz que essa considerao produz.

Forja, Eternidade, 1039

1039

Ficaste muito srio ao ouvirme: aceito a morte quando Ele quiser, como Ele quiser e onde Ele quiser; e, ao mesmo tempo, penso que "um comodismo" morrer cedo, porque temos de desejar trabalhar muitos anos para Ele e, por Ele, ao servio dos outros.

Forja, Eternidade, 1040

1040

Morrer?... Que comodismo! repito. Como aquele santo bispo, velho e doente, diz: "Non recuso laborem". Senhor, enquanto te puder ser til, no recuso viver e trabalhar por Ti.

223

Forja, Eternidade, 1041

1041

No queiras fazer nada para ganhar mrito nem por medo das penas do purgatrio: desde agora e para sempre, empenhate em fazer tudo, at as coisas mais pequenas, para dar gosto a Jesus.

Forja, Eternidade, 1042

1042

Deseja ardentemente que, quando a nossa boa e inevitvel irm morte vier fazerte o servio de te levar ante Deus, no te encontres preso a coisa nenhuma da terra!

Forja, Eternidade, 1043

1043

Se anelas ter vida, e vida e felicidade eternas, no podes sair da barca da Santa Madre Igreja. Olha, se te distancias do mbito da barca, perdertes entre as ondas do mar, morrers, afogado no oceano; deixas de estar com Cristo, perdes a sua amizade, que escolheste voluntariamente, quando reparaste que Ele ta oferecia.

Forja, Eternidade, 1044

1044

Jesus veio terra para padecer..., e para evitar os padecimentos tambm os terrenos dos outros.

Forja, Eternidade, 1045

1045

No h melhor senhorio que saberse ao servio: ao servio voluntrio de todas as almas! assim que se ganham as grandes honras: as da terra e as do Cu.

224

Forja, Eternidade, 1046

1046

Ante a dor e a perseguio, dizia uma alma com sentido sobrenatural: "Prefiro que me batam aqui, a que me batam no purgatrio!".

Forja, Eternidade, 1047

1047

Se amar, para mim no haver inferno.

Forja, Eternidade, 1048

1048

Que bom viver de Deus! Que bom no querer seno a sua Glria!

Forja, Eternidade, 1049

1049

Se queres de verdade alcanar a vida e honra eternas, aprende a prescindir em muitos casos das tuas nobres ambies pessoais.

Forja, Eternidade, 1050

1050

No ponhas o teu "eu" na tua sade, no teu nome, na tua carreira, na tua ocupao, em cada passo que ds... Que coisa to maadora! Parece que te esqueceste que "tu" no tens nada, tudo d'Ele. Quando ao longo do dia te sentires, talvez sem razo, humilhado; quando pensares que o teu critrio deveria prevalecer; quando notares que a cada instante borbota o teu "eu", o teu, o teu, o teu..., convencete de que ests a matar o tempo e que ests a precisar que "matem" o teu egosmo.

225

Forja, Eternidade, 1051

1051

Aconselhote a no procurares o prprio louvor, nem sequer o que merecias: melhor passar oculto e que o mais belo e nobre da nossa actividade, da nossa vida, fique escondido... Que grande este fazerse pequeno! "Deo omnis gloria!". Toda a glria para Deus.

Forja, Eternidade, 1052

1052

Em momentos de desconsolo, dizia a Nosso Senhor aquela alma: "Meu Jesus, que podia darte, alm da honra, se no tinha outra coisa? Se tivesse tido fortuna, tertaia entregado. Se tivesse tido virtudes, com cada uma edificaria, para te servir. S tinha a honra e deita. Bendito sejas! Bem se v que estava bem segura nas tuas mos!".

Forja, Eternidade, 1053

1053

O barro foi o meu princpio e a terra a herana de toda a minha linhagem. Quem, seno Deus, merece louvor?

Forja, Eternidade, 1054

1054

Quando sentires o orgulho que ferve dentro de ti a soberba! , que faz com que te consideres um superhomem, chegou o momento de exclamar: No! E, assim, saborears a alegria do bom filho de Deus, que passa pela terra com erros, mas fazendo o bem.

Forja, Eternidade, 1055

1055

"Sancta Maria, Stella Maris!". Santa Maria, Estrela do Mar, conduznos tu! Clama assim com fortaleza, porque no h tempestade que possa fazer soobrar o Corao Dulcssimo de Nossa Senhora. Quando vires que vem a tempestade, se te meteres nesse Refgio firme, que Maria, no h perigo de naufrgio ou de afundamento.

226

2010 Fundao Studium

227

You might also like