You are on page 1of 5

Aluno: Oseias Madeira Cordeiro - Matricula: 200701163855 Semana 10

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO Y.

SINDICATO DOS SERVIDORES DO ESTADO Y, (qualificao e endereo completos), representado por ...., na qualidade de substituto processual, vem, em nome e interesse de seus filiados, por meio de seu advogado, conforme procurao anexa, com escritrio no endereo ..., local onde recebe intimaes e notificaes, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, impetrar

MANDADO DE SEGURANA COLETIVO COM PEDIDO LIMINAR

em face ato da autoridade que determinou a excluso do pagamento dos servidores dos percentuais previstos em lei, ato coator, praticado pelo SECRETRIO DE ADMINISTRAO, autoridade coatora, ligado a Administrao Pblica Direta do Estado Y, para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, em face dos fatos e fundamentos a seguir expostos.

I DA TEMPESTIVIDADE O ato coator foi praticado no dia ... , motivo pelo qual tempestiva a presente pretenso na data de hoje impetrada, conforme art. 23 da lei 12.016/09.

II DOS FATOS O Impetrado, com a finalidade de incentivar o aprimoramento profissional de certa categoria de servidores pblicos, criou, por meio de lei especfica, tabela de referncias salariais com incremento de 10% entre uma e outra, estando a mudana de referncia baseada em critrios de antiguidade e merecimento. O pagamento do mencionado percentual seria feito em seis parcelas mensais e sucessivas.

Os servidores que adquiriram todas as condies para o posicionamento na referncia salarial subseqente j haviam recebido o pagamento de trs parcelas quando sobreveio a edio de medida provisria revogando a sistemtica estabelecida na lei. Assim, no ms seguinte edio dessa medida, o valor correspondente quarta parcela foi excludo da folha de pagamento. Em decorrncia dessa excluso, os servidores requereram Secretaria Estadual de Planejamento e Gesto a respectiva insero na folha de pagamento, sob pena de submeter a questo ao Poder Judicirio.

Em resposta, o Impetrado indeferiu o pedido, fundado nos seguintes argumentos: a) em razo da revogao da lei, promovida pela medida provisria, os servidores no mais teriam direito ao recebimento do percentual; b) seria possvel a alterao do regime remuneratrio, em face da ausncia de direito adquirido a regime jurdico, conforme j reconhecido pelo Supremo Tribuna Federal; c) os servidores teriam, na hiptese, mera expectativa de direito, e no, direito adquirido; d) no cabe ao Poder Judicirio atuar em rea prpria do Poder Executivo e conceder o reajuste pleiteado, sob pena de ofensa ao princpio constitucional da separao dos poderes.

III DA LIMINAR No presente caso, como resta amplamente demonstrado, o servidores tem direito receber as citadas parcelas, tendo em vista que trata-se de direito adquirido, justificando a relevncia dos fundamentos, conforme art. 7, III da lei 12.016/09. Alm disso, a questo relativa a vencimentos, e, conseqentemente, a demora na prestao da tutela jurisdicional, acarreta grave prejuzo, uma vez que os mesmos tem natureza alimentar, cabvel, portanto, a concesso da liminar para evitar dano grave.

Cabe, ainda, ressaltar que a cognio exercida em sede de liminar superficial, no cabendo s partes o esmiuamento e esgotamento dos assuntos, posto a cognio aqui no exauriente. Infere-se, portanto, presentes os requisitos que autorizam a concesso da liminar, vez que os servidores no podem deixar de perceber tais parcelas.

IV DOS FUNDAMENTOS Trata-se de mandamus impetrado com o intuito de ver assegurado direito dos servidores continuarem percebendo valor relativo adicional institudo por Lei n..., de ..., o qual j estaria incorporado aos seus patrimnios, desde.... Com efeito, a Lei ... assegura aos servidores a incorporao do quantia aos seus vencimentos, desde que cumpra determinadas condies, as quais j foram completamente cumpridas. Assim, na ocasio da edio da medida provisria, os servidores j haviam adquirido todas as condies para o recebimento do percentual relativo a referencia salarial subseqente, tanto que j vinham percebendo o pagamento de forma parcelada. Por conseguinte, os servidores j haviam adquirido, por forca da legislao especifica, o direito ao recebimento do percentual. O pagamento e que foi efetuado de forma parcelada, ou seja, o direito ao recebimento do percentual ja havia integrado o patrimnio dos servidores, quando da edio da medida provisria, muito embora a implementao estivesse sendo feita de modo parcelado. Logo, no poderia tal espcie legislativa desrespeitar direito j incorporado ao patrimnio, sob pena de afronta ao disposto no art. 5.o, XXXVI, da Constituio Federal, segundo o qual a lei no prejudicara o direito adquirido. Pode, todavia, a administrao retirar o beneficio para os servidores que ainda no completaram tal direito. Dessa forma, a subtrao das parcelas a que fariam jus os servidores tambm implica afronta ao disposto no art. 37, XV, da Constituio Federal, segundo o qual os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis. Isso porque, como o direito j havia sido incorporado ao patrimnio dos servidores, sua excluso configura clara afronta ao principio da irredutibilidade de vencimentos. O entendimento do Supremo Tribunal Federal e pacifico nesse sentido. Assim, apesar de ser constitucional a modificao do regime remuneratrio

dos servidores, tal alterao no pode ocorrer de forma alheia a observncia dos comandos constitucionais, em especial da vedao de decesso remuneratrio. Nesse sentido:
0019941-95.2009.8.19.0007 - REEXAME NECESSARIO DES. LUIZ FELIPE FRANCISCO - Julgamento: 05/10/2011 OITAVA CAMARA CIVEL REEXAME NECESSRIO. AO DE OBRIGAO DE FAZER. PRETENSO DEDUZIDA POR SERVIDOR DO MUNICPIO DE BARRA MANSA OBJETIVANDO A SUSPENSO DE EFEITOS DO DECRETO MUNICIPAL N 3143/97, QUE ALTEROU A METODOLOGIA DE CLCULO DE SEUS VENCIMENTOS, REDUZINDO-OS, POIS EXCLUIU DA BASE DE CLCULO NUMERRIOS J INCORPORADOS AOS VENCIMENTOS DO DEMANDANTE. FLAGRANTE VIOLAO DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DO ATO JURDICO PERFEITO E DO DIREITO ADQUIRIDO, ALM, CLARO, DO PRINCPIO DA IRREDUTIBILIDADE DOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES, PREVISTO NO ARTIGO 37, XV, DA LEI FUNDAMENTAL. CORREO DO DECISUM TO-SOMENTE NO QUE CONCERNE AOS JUROS DE MORA, ADEQUANDO-OS AO COMANDO CONTIDO NO ARTIGO 1-F, DA LEI N 9494/97. PARCIAL REFORMA DA SENTENA, EM REEXAME NECESSRIO.

Sobre essa questo, o prof. Edmur Ferreira de Faria lecionou:


"Depois da Constituio da Repblica de 1988 garantido aos servidores pblicos civis e militares a irredutibilidades de vencimentos. Antes, inexistia esse direito. A Administrao podia, se julgasse conveniente, reduzir vencimento de servidor, alegando falta de disponibilidade financeira ou interesse pblico." (Curso de Direito Administrativo, 4 ed., Belo Horizonte, p. 144)

Nessa ordem de idias, fica claro a violao a direito lquido e certo do servidores.

V DO PEDIDO Diante do exposto requer a Vossa Excelncia:

1- A concesso da liminar, a fim para garantir o pagamento da 4, da 5 e da


6 parcela, em razo do seu carter alimentar.

2- A notificao da autoridade coatora. 3- A notificao do Estado Y. 4- A intimao do Ministrio Pblico. 5- A concesso da segurana concesso da ordem para que seja assegurada
aos servidores pblicos a implementao do reajuste, bem como a declarao definitiva de nulidade do ato que determinou a excluso da parcela do reajuste na folha de pagamento.

6- A condenao em custas processuais. VI DAS PROVAS Requer a produo de provas documentais. VII DO VALOR DA CAUSA D-se causa o valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Nestes Termos Pede Deferimento

Local/Data Advogado/OAB

You might also like