You are on page 1of 17

Plato (427 a.C. 347 a.C.

)
Modelo totalitrio de sociedade poltica. A lei deve ser norteada pelo propsito de realizar a felicidade de todos. A lei no deve existir para garantir a liberdade dos cidados fazerem o que lhes agrada, mas para os fazer participar na fortificao do Estado. Confere ao Estado a faculdade de escolher os cidados, verificando-se que o cidado s existe dentro do Estado e para o Estado. Ausncia de noo de direitos da pessoa humana. As crianas so separadas dos pais e a sua educao e instruo fica tutelada pelo estado. Confia ao filsofo o governo do Estado, enquanto detentor de sabedoria e da virtude. Governo de um homem prefervel ao governo das leis. O Homem nunca escolhe voluntariamente o mal, apenas se agir por ignorncia, incontinncia ou por ambas. Modelo de governo funcionalmente dirigido busca da felicidade do individuo. Crena ilimitada na motivao do homem, no filsofo-sbio como governante e uma desconfiana da lei. Ideia de ausncia de limites normativos ao poder, base de modelos polticos ditatoriais e totalitrios. Plato abandona o radicalismo da sua teoria e reconhece a necessidade de existncia de lei e de os homens lhe obedecerem, para se diferenciarem dos animais mais ferozes. Personifica a anticonstituio. A alma o divino, o imortal, o inteligvel e indissolvel. O corpo mortal, no inteligvel e dissolvel. O corpo a priso da alma. Desvalorizao do corpo humano, afirmando que s depois da morte que se consegue obter a felicidade, quando a alma se liberta do corpo. Significado poltico: a) Sentido ultimo de liberdade est na libertao da alma do corpo: o verdadeiro filsofo alegra-se perante a morte, pois apenas aps a morte conseguimos adquirir a sabedoria pura; b) A vida no tem relevo positivo, pois expressa um momento de unio do corpo e alma; c) No existe ideia de pessoa humana, faz-se apologia morte enquanto momento de felicidade e conhecimento. Plato apenas contraria a sua teoria num aspecto, quando probe que se maltratem com violncia os criados, censura que se seja impiedoso e injusto para os escravos, o mesmo defendendo face a qualquer tipo de relaes que envolvem pessoas mais dbeis. Assim, assiste-se formulao de um princpio geral de justia, segundo a melhor demonstrao de bondade est em, podendo algum abusar do deu poder, abster-se de o fazer relativamente a pessoas que lhe so mais dbeis.

Aristteles (384 a.C. - 322 a.C.)


Ser mais vantajoso para o estado ser governado por um homem muito eminente em virtude ou por ptimas leis? Valoriza o papel das leis, defende que o governo justo o governo das leis, enquanto garantia de iseno de paixes. A paixo transforma todos os homens em animais. S as leis, isentas de paixo, garantir o melhor governo: a lei, podendo ser escrita ou no escrita, a mediadora da justia. Apenas a lei garante a justia poltica na regulao das relaes entre os homens: o governante, aplicando sempre a lei, o guardio da justia. O governo das leis representa a limitao do poder e dos seus titulares atravs de normas jurdicas, traduzindo a essncia do fenmeno constitucional. Pai da ideia material de Constituio. A justia em Aristteles, estabelecendo uma ntima relao com as ideias de proporcionalidade e de igualdade, habilita que a injustia seja vista como a situao em que algum quer ter mais do que devido ou desproporcional ao seu mrito, recortando-se uma justia distributiva e uma justia correctiva. A equidade assume uma funo de rectificao da justia legal. A equidade permite que a universalidade da lei possa ceder perante casos concretos que, no previstos pelo legislador no seu enunciar do princpio universal, tm de ser rectificados em nome da justia. A equidade visa, assim, rectificar os defeitos da lei, defeito esse que resulta da sua universalidade. Pluralismo social e poltico. Sublinha que a sociedade civil, em geral, e o Estado, em particular, tm como fim que os homens vivam bem, segundo critrios de igualdade e de justia. Deste modo, o governo justo aquele em que os governantes procuram apenas a felicidade geral. Ideias polticas: a) A distino entre Estado e sociedade civil; b) A defesa de um modelo de governo misto. A maioria obedece mais fora do que palavra e mais aos castigos do que aos bons exemplos. O Estado reconduz-se universalidade dos cidados pois estes detm o direito de sufrgio nas assembleias e de participao no exerccio do poder pblico na sua ptria. Exclui-se deste universo os escravos, os estrangeiros e aqueles que pela sua idade ainda no podem ou j no podem participar de forma activa na vida poltica. O individuo continua a ser visto como algo pertencendo ao Estado e s no Estado se podendo realizar, sendo o principal dever dos cidados contribuir para o bem do Estado. Inexiste direitos da pessoa humana ou qualquer ideia de liberdade individual. A escravatura entendida como uma instituio natural, pois h homens feitos para a liberdade e outros para a escravido. Relevando-se como necessria e vantajosa a relao de obedincia entre os homens. Desde o primeiro instante do seu nascimento, os homens esto marcados pela natureza, uns para mandar outros para obedecer. 2

A razo a dimenso da alma que no Humano capacitante, o elemento que diferencia animais e homens. A liberdade dos homens o critrio fundamental da definio de democracia. A democracia o sistema em que governam pessoas livres, existindo igualdade na alternncia entre quem manda e quem obedece. A igualdade entre ricos e pobres, permitindo a todos participar na governao, equacionada como elemento da democracia. Existe o risco do Estado cair nas mos de uma multido indigente e subtrada ao domnio das leis: o povo ento, desprezando as leis, torna-se dspota e o seu governo em nada difere da tirania. de sublinhar a importncia das leis para a limitao do poder, sendo certo que o mesmo povo no se encontra isento de governar de forma tirnica: s o respeito pelo Direito, limitando sempre a actuao dos governantes, se mostra passvel de evitar o despotismo e a tirania. A existncia de uma lei limitativa dos titulares do pode politico, sendo por eles respeitada, a nica garantia contra o despotismo e a tirania.

Ccero (106 a.C. 43 a.C.)


Direito natural e as suas relaes com o homem. Existe uma lei conforme natureza que, sendo comum a todos, imutvel, eterna e universal, no podendo ser substituda ou derrogada, antes todos lhe devem obedincia, sob pena de atentarem contra a prpria natureza do homem. O Direito nasce da prpria natureza do homem e no da vontade de povos ou daqueles que fazem a lei. Se o Direito se fundamentasse na vontade da maioria ou da autoridade investida de poder, tudo poderia ser Direito. A lei natural encontra-se gravada na natureza do homem sendo lei suprema e comum a todos os tempos. Postulado de igualdade entre todos os seres humanos. Universalidade do homem e a eternidade do Direito Natural. A lei natural nica enquanto recta da razo, podendo se encontrar escrita ou no. Qualquer acto que contrarie a lei natural no poder ser considerado como lei, nem mesmo receber esse nome. Ideias polticas: i) ii) iii) iv) v) Sistema de combinao governativa entre o elemento monrquico, o aristocrtico e o popular, traduzindo o alicerce de um governo misto; Estabilidade das instituies constitucionais num equilbrio de poderes na sociedade; A liberdade caracterstica das repblicas em que o poder supremo reside no povo; A salvaguarda dos bens, identificada com a propriedade, vista como razo de ser do prprio Estado; Noo de justia associada a uma vertente patrimonial, formulando o entendimento de que a injustia tanto se pode traduzir na prtica de uma aco injusta, como na omisso da justia.

S. Toms de Aquino (1225 1274)


Estatuto da pessoa humana. A pessoa significa relao. Cada pessoa, sendo dotada de uma substancialidade, individualidade e racionalidade, goza de uma entidade cuja existncia independente e distinta de todos os demais seres. A pessoa o produto final mais perfeito que foi por Deus criado. A alma o homem interior, enquanto o corpo o homem exterior. O Homem dono dos seus prprios actos, desde que possa escolher entre as vrias solues, aceitando-as ou no, residindo aqui o livre arbtrio. Este livre arbtrio no maneira de levar o homem a suicidar-se. O Homem, diferenciando-se de todos os demais seres, participa como protagonista e autor da sua prpria ordem do universo. Deus, sendo a causa primeira, tendo predestinado o Homem por um acto de amor, fez dele um colaborador na construo do universo, dotando-o de um estatuto de superioridade face a tudo o mais que foi criado por Deus. O homem foi criado imagem de Deus, da possuir uma superioridade face s restantes criaturas, sendo mesmo assim, uma imagem por semelhana, no perfeita. O homem a nica criatura que apenas se encontra subordinada a Deus, dominando todos os demais seres. Admite a escravatura como maneira do homem controlar o homem, ou seja, a escravatura consiste em usar algum para utilidade prpria. A servido de um homem perante outro, apesar de afectar o corpo, no atinge a alma. Princpio de igual dignidade, ao ser formada a mulher de uma costela de Ado significa que entre ambos deve existir uma unio social, no podendo a mulher dominar o homem, pois no foi formada da sua cabea, nem o homem deve desvalorizar como ela lhe estivesse submetida, pois no foi formada dos seus ps. Postura de dicotomia entre o individualismo ou o personalismo e o universalismo ou transpersonalismo: o bem do individuo no um fim ltimo, antes est subordinado ao bem comum. Modelo de Estado vocacionado para a garantia do bem comum da sociedade, devendo o rei ser tal um pai de famlia para o seu povo, o Estado deve respeitar a liberdade do Homem. Um regime torna-se injusto quando, desprezando o bem comum da sociedade, tende ao bem privado do seu dirigente, situao esta reconduzvel tirania. Direito de resistncia- A ilegitimidade do governante, sendo usurpador ou ordenando coisas injustas, no gera dever de obedincia aos sbditos, excepto em casos excepcionais para evitar o perigo. Reconhecimento de um genrico direito de obedincia perante todas as leis injustas que vo contra o bem e a lei divina, admitindo-se, paralelamente, que tambm as leis que vo contra o bem comum, enquanto expresso de uma outra modalidade de direito injusto, sejam passveis de desobedincia, salvo se da desordem resultante do seu incumprimento resultar dano superior ao que decorre da obedincia.

A lei surge como um ditame da razo prtica existente no prncipe, salientando-se que a ausncia dessa razo transforma a vontade do prncipe em iniquidade. Se a lei se afasta da razo, tona-se inqua, negando-se a si mesma como lei. A lei traduz uma ordenao que tem por objecto principal a utilidade comum ou o bem comum. A lei justa tem que: 1- Tem de visar a prossecuo do bem comum; 2- No pode excluir os poderes do autor que a instituiu; 3- Deve distribuir os encargos pelos sbditos com igualdade proporcional e em funo do bem comum. Reconhecimento de um direito geral dos governados contra as actuaes injustas dos governantes, traduzindo uma limitao e uma vinculao teleolgica de exerccio do poder prossecuo do bem comum de toda a colectividade. O homem no reconduzido a uma simples pea de engrenagem do Estado, ante sgoza de autonomia perante o Poder.

Hobbes (1588 1679)


A equidade, a justia e a honra so a sntese de todo o tipo de virtudes. A lei natural vincula apenas em conscincia. Proclama a mxima No faas aos outros aquilo que no queres que te faam a ti , elegendo um conjunto de direitos naturais que cada homem possui, alguns deles sendo direitos inalienveis: i) ii) iii) Todos os homens so iguais por natureza, tendo iguais direitos e justificando-se igualdade de imposio de tributos; Todo o homem tem direito de se preservar da morte e da dor, sendo nulos quaisquer pactos pelos quais renuncia ao direito vida e sua defesa; No possvel renunciar ao direito de resistir contra aquele que ataca pela fora com o propsito de tirar a vida, antes se tem como lcito que o individuo se possa servir de todos os meios e realize qualquer aco necessria para conservar o corpo. H liberdade para desobedecer ao soberano que ordena atentar contra a pessoa do sbdito ou lhe impe no resistir a quem o agredir ou ainda a abster-se do uso de alimentos, do ar, da medicina ou de qualquer outra coisa sem a qual no pode viver; Todo o homem tem o direito de julgar sobre a necessidade dos meias a usar para se defender e ser tambm o juiz da gravidade do perigo que enfrenta; Ningum se encontra obrigado a confessar o crime salvo se obtiver garantia de perdo; Todo o homem tem, no estado natureza, direito a possuir, empregar e desfrutar todas as coisas que deseje e possa. A propriedade privada surge como advento do estado: Onde no existe Estado, no h propriedade ; H coisas sobre as quais todos os homens conservam direito: respeito pelo prprio corpo, o servir-se do fogo, da gua e do ar e ainda o direito a ter um lugar onde viver e todas as coisas necessria vida; A todos reconhecido o direito de resistir contra os ataques de que so vtimas, ou seja, o direito a defender-se um direito natural; Principio da liberdade religiosa, pois nenhuma lei humana deve obrigar a conscincia humana; A liberdade no pode ter qualquer proibio a no ser aquela que se justificar em prol do bem da repblica; Tudo aquilo que o homem faa conforme a sua vontade, nunca pode ser considerado como uma injria para o prprio, pois a liberdade respeitada e confere uma amplitude mxima autonomia da vontade.

iv)

v) vi) vii)

viii)

ix) x) xi) xii)

Os homens no estado de liberdade natural, encontram-se permanentemente em guerra e uma vez que nenhum homem tem a fora necessria para se manter seguro sempre, a razo mostra o caminho para atingir a paz, a razo. necessrio a constituio de um corpo poltico ou sociedade civil devido ao efeito da vontade de cada um, pois s assim se garantir a paz, a defesa, o bem comum e essencialmente, garantir a segurana. Esta noo de Estado vem impor a abdicao do direito de cada um resistir, pois a vontade da maioria torna injusto e contrrio ao pacto qualquer protesto contra as decises por ela tomadas. O Estado baseia-se num contrato social. O Estado finaliza-se, como uma construo de um poder soberano absoluto, ilimitado, indivisvel, desobrigado das suas prprias leis e dotado de impunidade, no podendo o seu titular ser castigado. um poder criado para garantir a segurana numa situao de liberdade insegura que, por sua vez, acaba por gerar a insegurana de uma situao de segura ausncia de liberdade. Este paradoxo foi fundamentao para no sc. XX crescerem os modelos polticos totalitrios. 7

Spinoza (1632 1677)


Propriedade e justia. No estado natureza o individuo goza de plena autonomia, a vivncia em sociedade determina que cada cidado ou sbdito possui tanto menos direito quanto a prpria sociedade mais poderosa do que ele, da a vontade da sociedade deve ser considerada como a vontade de todos, assumindo-se a democracia como sistema preferencial monarquia, pois imita o estado natureza. A vontade da sociedade identifica-se com a vontade de todos, tanto que quando algo considerado justo e bom pela sociedade traduz a vontade de cada em particular neste mesmo sentido. Sendo a existncia de uma autoridade soberana na sociedade ditada pela necessidade de conservao do homem, a desobedincia a essa autoridade uma contradio em si mesma, representando uma aco contra o proveito do prprio homem. No se deve fundar no medo a obedincia dos homens ao Estado, devendo estes, enquanto expresso da unidade entre o cidado e o soberano, ser guiados de forma que lhes parea que no so guiados, antes vivem segundo o seu prprio espirito e sua livre deciso. A paz e a segurana da vida so o fim do Estado. Postula uma regra de igualdade na vivncia em sociedade, uma vez que todos temem as mesmas coisas e todos contam com uma e mesma garantia de segurana e uma mesma razo de viver. A razo humana surge como instrumento da liberdade do homem, pois a liberdade tanto maior quanto mais capaz o homem de guiar-se pela razo e moderar os seus desejos.

Pufendorf (1632 1694)


Procurou traar uma construo cientfica do Direito Natural e definir os deveres do homem e do cidado luz da lei natural. Apesar de ser Deus o autor da lei natural, atravs da razo humana que se revela o Direito Natural: a luz da razo inata ao homem, enquanto ser inteligente e dotado de vontade. A lei natural postula que o homem tenha de viver em sociedade, a sociedade existo pelo individuo e para o individuo. O homem tem deveres para com Deus, para consigo prprio e ainda deveres para com os demais homens, pois o homem no nasceu exclusivamente para si. Daqui nasce a ideia de dignidade e de igualdade. Uma vez que o homem tem de viver em sociedade, o homem tem o dever de no prejudicar o outro, tem o dever assim de cultivar a vivncia social. i) ii) iii) A prpria palavra homem envolve j, por si, a ideia de dignidade, utilizando at a expresso dignidade do homem ; Todas as pessoas tm igual natureza humana, sendo a dignidade tambm resultante da natureza; Os homens so iguais por natureza, uma vez que participam de uma natureza comum.

Assim, cada um tem o dever de tratar os outros como iguais a si ou como quem igualmente homem. A igualdade e a dignidade de todos os homens devem ser objecto de reconhecimento mtuo entre os membros da sociedade. A dignidade humana fundamenta-se na prpria natureza social do homem, traduzindo-se numa liberdade eticamente vinculada e na igualdade dos homens. Formulao de um princpio de igualdade relacionado com a ideia de justia e de proporcionalidade das penas e ainda a defesa de um esboo de polticas de bem-estar.

Kant (1724 1804)


Fundamento para a liberdade e igualdade dos homens. Existindo uma ligao directa entre a paz e a propriedade privada, apenas num estado de paz que se encontram garantidos atravs das leis o que de cada um, por isso qualquer constituio jurdica melhor do que nenhuma. Um poder limitado pela lei. A regra da maioria dos votos do povo o princpio supremo do estabelecimento de uma constituio civil, pois considerasse que existe uma proibio genrica de opor resistncia obedincia lei. A desobedincia lei uma contradio evidente que a constituio contenha a respeito deste caso uma lei que autoriza a derrubar a constituio existente. A constituio republicana funda-se nos princpios da liberdade e da igualdade, para alcanar a paz. A liberdade tida, assim, como a faculdade de no obedecer a quaisquer leis externas seno enquanto lhes puder dar o meu consentimento. Assim forma-se a lei universal do Direito: age externamente de tal modo que o uso livre do teu arbtrio possa coexistir com a liberdade de cada um segundo uma lei universal. A liberdade corresponde a uma faculdade de todo o homem decorrente da sua humanidade, fundamentando a sua autonomia. A igualdade envolve uma relao pela qual nenhum cidado pode vincular juridicamente outro. Existncia de direitos inalienveis e inatos. Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na sua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio. O homem no uma coisa, sendo sempre visto como um fim em si mesmo. Conceito jurdico de ser humano: i) ii) O ser humano nunca pode ser um simples meio, nem tratado como sendo um objecto; O ser humano nunca se pode degradar a si prprio em simples meio ou coisa, nem ser degradado por terceiro categoria de coisa ou mero instrumento.

Afirma que a humanidade existente em cada homem o objecto do respeito que ele pode exigir a qualquer homem e de que ele tambm no se pode privar. O homem sempre um fim em si mesmo e isto envolve que a prpria humanidade seja uma dignidade: ser tratado como um fim a raiz da dignidade do homem. A dignidade um valor interno absoluto, pela dignidade que cada homem se pode valorar em p de igualdade perante os demais. Igual dignidade de todos os homens: a natureza absoluta do valor da dignidade, criando uma obrigao universal de respeito entre todos os homens, tem subjacente um princpio de igualdade na dignidade.

10

o valor absoluto da dignidade que justifica a sua indisponibilidade: o homem no deve renunciar sua dignidade. A dignidade algo que no tem preo, nunca podendo ser substituda, assim, se algo pode ser um fim em si mesmo, ento no tem somente um preo, mas sim um valor ntimo, ou seja, dignidade. Moralidade e humanidade: o homem como pessoa, como sujeito de uma razo prtico-moral, est situado acima de todo o preo. A prpria dignidade no existe sem autonomia: s o ser humano, dotado de uma natureza racional, nico sujeito dos fins, pode encontrar na autonomia da vontade o princpio supremo da moralidade, residindo na liberdade a causa dessa mesma autonomia. Por fora do princpio da humanidade, no pode existir autonomia contrria dignidade, sob pena de o ser humano deixar de ser um fim em si mesmo, degradando-se a si prprio em mera coisa ou objecto. Conjunto de implicaes prticas decorrentes do princpio da dignidade humana: i) ii) iii) iv) Envolve o reconhecimento do valor da vida humana, fazendo da autoconservao o primeiro dever do homem para consigo prprio; Exige uma tica da palavra ou da comunicao, traduzindo a mentira na maior violao do dever do homem para consigo prprio; Pressupe um sistema de penas em que o homem nunca possa ser tratado como meio ou coisa, servindo a pena para retribuir a culpa do agente; Determina um dever positivo de agir, promovendo a dignidade;

11

Locke (1632 1704)


Pensamento liberal sobre a pessoa humana e a inerente limitao do poder poltico. A vivncia em sociedade, sendo determinada pelo propsito de salvaguardar e defesa da propriedade, pressupe o consenso dos homens em subordinarem-se ao poder do Estado, envolvendo a existncia de regras de conduta comuns a todos os membros dessa sociedade. O Estado uma sociedade constituda, nica e exclusivamente, com o fim de conservar e promover os bens civis dos homens, identificados estes com a vida, a liberdade, a integridade do corpo, a proteco contra a dor e a propriedade dos bens exteriores. A existncia de direitos da pessoa que considera sagrados, neles incluindo os direitos de humanidade e de cidadania, os quais no podem ser lesados ou destrudos pelos privados, nem pelo Estado ou pela Igreja. Proclamao dos direitos do homem. O poder legislativo o poder supremo do Estado, expressando o consenso da sociedade. Este poder limitado pois nunca poder arrogar a destruir, escravizar ou empobrecer deliberadamente as pessoas, tem que prosseguir o bem da sociedade. A lei existe para determinar os direitos e defender a propriedade. Princpio da liberdade religiosa. Nos direitos da pessoa encontra-se fundamento e limite ao poder poltico.

12

Rousseau (1712 1778)


Faz da propriedade privada o elemento fundador da sociedade civil, aqui encontra-se a razo da formao da bondade natural do homem e a origem da desigualdade entre os homens. Modelo de sociedade que, apesar de existir propriedade privada, encontra no cultivo da terra a sua fonte: somente o trabalho que, ao dar direito ao trabalhador sobre o produto da terra que trabalhou, lhe d tambm como consequncia o direito sobre o campo, pelo menos at colheita. Identifica a vida e a liberdade de cada um como dons essenciais da natureza, sendo duvidoso que haja o direito de deles se despojar. Confirma o poder legislativo como poder soberano do Estado, entende que a lei nunca pode confundir-se com a ordem de um homem. A pessoa encontra-se sempre numa dupla relao com o Estado: parte do legislador, integrando a soberania, e, simultaneamente, sujeito destinatrio da lei, enquanto individuo que lhe deve obedincia. Assenta a vontade geral na regra da maioria, afirmando que a voz do maior numero obriga sempre todos os outros e defendendo que a maioria nunca se engana, contrariamente ao que acontece com aqueles que defendem uma postura minoritria. A obedincia vontade geral, incluindo atravs da utilizao da fora contra quem a ela resiste, nada mais representa do que obrigar quem discorda a ser livre.

13

Kant e Hegel
A essncia do fenmeno constitucional no apenas a garantia da justia, da segurana e da liberdade, isto a base, a aproximao, verdadeira dimenso da Constituio. A justia, a segurana e a liberdade nunca podem deixar de estar ao servio do homem vivo e concreto e da sua inalienvel dignidade, isto sim a razo do fenmeno constitucional. Uma vez que para a pessoa humana que o prprio mundo existe, tudo quanto existe no direito se destina ao homem. O Direito Constitucional existe em funo da pessoa humana e no do Estado, de um puro formalismo normativo ou de uma mera ideologia: se tudo o que existe no Direito em funo do Homem, ento o fenmeno constitucional nunca poder deixar de ter na sua essncia a centralidade do humano. A edificao de uma ordem que negue a justia, recuse a igualdade ou ponha em causa a liberdade, enquanto possveis solues constitucionais contrrias dignidade da pessoa humana, ser sempre um no-direito, ou seja, um estado contra o direito e, por isso, renega-se a si prprio. Fazer do estado o centro da constituio e da sua anlise tributar homenagem a uma linha de pensamento transpersonalista de base hegliana. Fazer de cada Homem vivo e concreto o eixo central do fenmeno constitucional no significa que o Direito Constitucional j tenha alcanado um modelo perfeito de organizao poltica ou mesmo que alguma vez o venha a conseguir, antes se mostra que deparamos aqui um processo de constante evoluo. O ser humano muito grande nos fins que envolve e demasiado pequeno para os concretizar de forma perfeita no tempo e no espao. O Direito Constitucional reflecte isso mesmo: ele simultaneamente, um Direito da garantia e da desconfiana, da satisfao de reivindicaes e reivindicativo de insatisfaes.

14

Herdoto (484 a.C. 420 a.C.)


A defesa de uma forma de governo em que o povo quem tem o poder, que tem como caractersticas: i) ii) iii) iv) Igualdade de direitos; Obteno dos cargos pblicos por meio de sorteio; Controlo da aco governativa, verificando-se que o governo est sujeito a prestao de contas; Todas as decises so tomadas em comum, encontrando-se na maioria a fonte de todo o Direito.

Primeiros referenciais democracia, salientando-se a gnese das ideias de igualdade de direitos, a fora decisria do princpio maioritrio e a responsabilidade dos governantes.

Tucdes (460 a.C. 400 a.C.)


Defende a democracia e o princpio da legalidade. A democracia ateniense em que o sistema depende da maioria, baseia-se nas ideias de igualdade e de liberdade: -A igualdade expressa no tratamento idntico conferido pelas leias a todos no mbito dos seus conflitos privados e na circunstncia de se encontrar aberta a todos a participao nos negcios pblicos; -A liberdade envolve o direito de cada cidado se expressar na assembleia. A democracia ateniense postula a fraternidade entre os cidados, apelando tolerncia e ao acolhimento e assistncia a favor dos oprimidos e mais necessitados.

Xenofonte (430 a.C. 350 a.C.)


Defesa de um modelo antidemocrtico. O modelo ateniense, confiando nos pobres e ao povo o poder da cidade, e visto que nestas classes baixas abunda a ignorncia, a falta de disciplina e a maldade traduz-se num governo dos piores. Xenofonte configura a democracia ateniense como um modelo poltico em que os pobres exploram os ricos, assim, apoia-se no sistema poltico de Esparta que revelador de um intervencionismo extremo do Estado na vida das pessoas. Esparta uma sociedade fechada, expulsa os estrangeiros e probe que se viaje para o estrangeiro. Salvo no que respeita cidadania, no h qualquer ideia de direitos da pessoa, apenas existem deveres em funo da colectividade. Existe uma rigorosa observncia da lei, sendo a obedincia fulcral, um dos maiores bens. na obedincia lei, que se estrutura uma primeira e dbil ideia de igualdade: aos que cumprem todas as leis -lhes concebido, por igual, o direito de cidadania. Inversamente, aos que no cumprem so considerados como indignos de serem tratados como iguais. A igualdade e o direito de cidadania resultam da obedincia autoridade da lei.

15

Santo Agostinho (354 430)


Define-se o homem como animal racional criado por Deus, sua imagem, apesar de mortal, e afirma-se que a unidade da espcie humana justifica a dignidade humana: tendo Deus feito o homem sua imagem, conferiu-lhe razo e inteligncia que permite ao ser humano elevar-se acima dos restantes seres da terra. na razo e na inteligncia humana que reside o ponto de contacto entre Deus e os homens, e assim o alicerce da dignidade humana. Se certo que Deus conhece todos os acontecimentos antes dele se verificarem, no deixa de ser verdade que fazemos voluntariamente tudo o que sabemos e temos conscincia de que o fazemos apenas porque o queremos. A valorizao da vontade humana, identifica o livre arbtrio com a liberdade, sendo assim a vontade livre um bem que Deus nos deu. O respeito de Deus pelo Homem o fundamento ltimo da liberdade. Deus ao criar o homem, conferiu-lhe o poder de dominar os seres irracionais e no que o homem dominasse o homem: no momento em que Deus criou o homem, ningum era servo de outro homem, razo pela qual a escravatura no uma instituio natural, antes tem a sua origem no pecado. No existe um verdadeiro Estado sem justia no seu governo, onde no h justia, no h Estado.

Santo Isidoro de Sevilha (562 636)


Santo Isidoro considera Deus a origem de tudo o que existe na natureza, considerando assim que a diferena entre o homem e a mulher radica na fora e na debilidade do corpo, procedendo a uma descrio cientfica pormenorizada do ser humano, encontrando-lhe uma dupla configurao: homem interior que a alma e um exterior que o corpo. Fundamenta na razo o valor da lei escrita: ser lei tudo o que esteja garantido pela razo. No entanto, a lei, tendo de estar de acordo com a religio, no poder ser ditada para benefcio particular, antes tem sempre de ser feita em proveito do bem comum dos cidados. A perda de liberdade, reduzindo-se categoria de escravo, vista como a mais cruel das sanes, pois a liberdade tudo. A igual liberdade para todos vista como uma regra de Direito natural que comum a todos os povos e provm do instinto da natureza. Igualmente se d como direito natural, a propriedade privada.

Marslio de Pdua (1275 1342)


Estatuto da pessoa humana: i) A exigncia de aces que promovam o bem comum e o de cada indivduo: a cidade uma comunidade cuja existncia e organizao tem em vista o bem viver das pessoas, podendo dizer-se que a sua finalidade consiste em viver bem e com dignidade;

16

ii) iii) iv) v)

As pessoas encontram-se irmanadas por vnculos de sangue e sociais, existindo entre elas uma obrigao de prestarem auxlio recproco; Nega Igreja qualquer faculdade jurdica de tipo coactivo; Encontra nas leis o melhor governo, limita o exerccio do poder pela lei; O governante dever ordenar o que justo e honesto, proibindo os seus contrrios.

A importncia da vontade consensual dos sbditos e do seu respeito pelo soberano na edificao da verdadeira monarquia real, pois o gnero de governo electivo superior quele que no o . Entende-se a lei como expresso ao servio do bem comum e para o que justo na cidade, encontra no povo, o protagonista do poder legislativo. que se se confiasse a uma s pessoa o poder de fazer leis, isso poderia conduzir tirania. S a vontade de todos garante um agir do governante em benefcio da colectividade. Sendo a lei o resultado da vontade do povo, a obedincia lei torna-se mais pacfica, pois cada cidado fica consciente que a estabeleceu para si mesmo e da no poder reclamar. As leis elaboradas mediante consulta globalidade dos cidados e aprovadas consensualmente pelos mesmos sero muito melhor cumpridas e ningum ter motivo para protestar contra elas. Distino entre o poder de legislar e o poder de fazer cumprir as leis, o primeiro pertence ao conjunto de cidados e o segundo ao prncipe, sendo assim o poder legislativo a controlar ou mesmo a depor o governante. Tese de supremacia do poder legislativo.

17

You might also like